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COLUNA PEDRO ABELHA

APRENDER POR INTEIRO NOS COMPLETA
O Colégio Marista João Paulo II está com campanha de comunicação para matrículas de novos estudantes em 2020. Com o slogan “Aprender por inteiro nos completa”, a ação ganhou uma nova roupagem e está cheia de novidades. Além de humanizar ainda mais as peças, com a utilização de estudantes maristas de cada unidade, a campanha usa um quebra-cabeça como metáfora para representar o aprendizado dos estudantes por meio de temáticas importantes para o colégio. Os quatro pilares que fortalecem a campanha de comunicação são: a tradição dos colégios, a excelência acadêmica, a formação integral e a inovação. O conceito central terá variações como, por exemplo, “Aprender esporte nos completa”, e “Aprender sustentabilidade nos completa”. Entre as estratégias de comunicação e marketing que serão empreendidas estão: ativações nas redes sociais em formatos inovadores, peças publicitárias em veículos de comunicação como rádio, televisão e jornal e peças de mobiliário urbano. Em Brasília, o lançamento oficial da campanha reuniu professores e colaboradores no dia 22 de julho, no Colégio Marista João Paulo II, na Asa Norte. A campanha seguirá até o dia 31 de março de 2020. As matrículas já estão abertas. Mais informações podem ser obtidas no site do colégio Marista João Paulo II.

Captura de Tela 2019-08-02 às 15.34.57SEU CARRO, SUA CARA
Ideafix é a moldura que deixa a placa mais segura e o seu carro personalizado. Produto que é sucesso nos Estados Unidos e em vários países da Europa como Alemanha, Inglaterra e França, Ideafix chega ao Brasil com dezenas de opções e temas que vão desde futebol e infantis, até frases e cores marcantes. O produto é fabricado no Brasil para a nova placa do mercosul. Para lançar a nova marca, será feita uma campanha completa de propaganda, com filme na TV, outdoors pelas ruas, influenciadores digitais e mídia digital em redes sociais, principalmente Instagram. O primeiro estado a ganhar o investimento da marca é o Espírito Santo, a partir do próximo fim de semana. A campanha é da Onzevinteum, que explora o humor no comercial de TV, criando um personagem marcante do guarda que parece estar multando um carro, mas está fotografando a placa com Ideafix. O tema da campanha é “Seu carro, sua cara”.

SABE GUS IDEAFIXQUE CARRO É ESSE?
Em outdoor, alguns teasers vão criar expectativa do “lançamento automobilístico do ano” mostrando um carro coberto e perguntando: “Sabe que carro é esse?” Na semana seguinte a surpresa será revelada com o carro descobeto na área da placa, que está com Ideafix e o título muda: Esse carro é o seu com Ideafix. Alguns influenciadores digitais do Espírito Santo também vão entrar para o time do Ideafix, fazendo demonstração de produto, lives da loja, etc. Em setembro, a campanha entra no Rio de Janeiro e mais três estados do norte e nordeste. Para Gustavo Bastos, CEO da agência Onzevinteum e criador da campanha, “É um privilégio lançar um produto como Ideafix. A campanha chega com leveza e humor, numa linguagem popular que é tradicional na melhor propaganda brasileira. Estamos muito orgulhosos”. Filme: https://www.youtube.com/watch?v=eBptJnJqVgE

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Karina e VanessaOFFICE SHOPPING REFORÇA EQUIPE
Com as recentes conquistas de novos Shopping Centers para a sua carteira, em várias regiões do Brasil, a Office Shopping promove um reforço em sua equipe comercial.
Chega Karina Bassi (ex General Shopping e Gazit) com a missão de integrar a comercialização nacional dos empreendimentos atendidos e Vanessa Lima (que já é integrante da equipe), que agora, além de atendimento a rede D’Avó, passa a atuar, em conjunto com Karina Bassi, o time de atendimento aos shoppings por todo o Brasil.
A equipe comercial da Office Shopping fica baseada na matriz, em São Paulo, oferecendo todo o suporte ao time comercial de outras cidades.

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DENTSU BRASIL REFORÇA PLANEJAMENTO
A Dentsu Brasil anuncia novos nomes em sua equipe de planejamento. Priscilla Ceruti, head da área como Diretora Geral, conta agora com os reforços da diretora Tallita Alves, da gerente Bianca Brito, do supervisor Eric Yamaga e do assistente Marco Lopes. Os profissionais se juntam a Daniel Iacobucci, diretor de planejamento, Miguel Souza e Estela de Luca. Os estagiários Patrick Araújo e Sabrina Vicente completam o time. “Estamos felizes por reunir esse time com diferentes backgrounds e perfis. Pessoalmente, montar essa equipe é uma forma de materializar o resultado de um primeiro ano de trabalho aqui na Dentsu, que mostra seu reflexo não só com as concorrências que conquistamos e com os projetos que estão indo para a rua, mas principalmente com os talentos que estamos conseguindo atrair”, afirma Priscilla.

CLIQUES FRAUDULENTOS
A indústria de cliques fraudulentos em publicidade digital deve causar um prejuízo de US$ 42 bilhões em 2019, de acordo com a consultoria Juniper Research. O número é 21% maior do que os US$ 35 bilhões registrados no ano passado, o que deixa claro como esse filão tem se tornado sofisticado. Por meio de uma série de técnicas que envolvem desde bots até fazendas de cliques em países pobres, os criminosos faturam em cima de empresas que veem seu orçamento de marketing ser desperdiçado. “O Brasil é um dos principais mercados mundiais na publicidade digital, então é natural que seja um alvo valioso para esse tipo de golpe”, diz Michel Primo da Clickcease (www.clickcease.com.br), martech israelense especializada na defesa contra ações desse tipo. Não há dados sobre o prejuízo com problemas do tipo no Brasil, mas a estimativa é de que as perdas correspondam a 20% do orçamento total dos anunciantes.

Fake cliqueCOMO OS FAKE CLIQUES ACONTECEM
De modo geral, as fraudes se dividem em duas categorias. As chamadas Click Frauds envolvem ações que forçam o anunciante a gastar com cliques que não foram feitos por consumidores reais. Nesse caso, robôs, por exemplo, clicam de maneira consecutiva em anúncios e fazem o responsável por ele pagar por visualizações que não atingiram potenciais clientes verdadeiros – ou seja, não há ganho direto para o responsável pelo golpe. “É comum que isso seja feito por concorrentes, por exemplo”, afirma Primo.
Ad Frauds, por outro lado, são estratégias que fazem com que as empresas paguem por visualizações e interações com anúncios em sites maliciosos sem obter qualquer retorno publicitário com isso. Um exemplo são páginas com conteúdo fake que recebem um volume alto de tráfego por redirecionamento de links automáticos, mas que não entregam qualquer retorno para o anunciante – aqui sim os fraudadores lucram.

CRESCIMENTO ACELERADO
Segundo a Clickcease, as Click Frauds têm crescido a uma taxa de 50% ao ano. No que tange às Ad Frauds, para se ter uma ideia do quanto eles movimentam, o FBI desmontou em 2017 a quadrilha especializada 3ve, cujo faturamento foi estimado em US$ 250 bilhões. “É um panorama preocupante, que exige de empresas que investem em marketing digital que tenham cuidado e tomem medidas de proteção”, explica Primo. Entre as melhores estratégias para evitar golpes na publicidade digital, estão softwares que monitoram o tráfego e identificam comportamentos anormais, assim como a escolha adequado dos parceiros que fazem parte do ecossistema de marketing da empresa. Por conta própria, o problema não irá embora. Ainda de acordo com a Juniper Research, o prejuízo causado por cliques fraudulentos deve bater a marca dos US$ 100 bilhões anuais em 2023.

Stefano-Zunino-Sergio-AmadoSTEFANO ZUNINO ASSUME WPP
A WPP anuncia a nomeação de Stefano Zunino como country manager para o Brasil. Stefano sucede Sergio Amado que, depois de 23 anos com a WPP e uma carreira de mais de cinco décadas, decidiu se aposentar. Stefano, que atualmente ocupa o cargo de CEO da J. Walter Thompson para América Latina, vai se reportar a Andrew Scott, COO da WPP. Stefano se juntou à J. Walter Thompson em 2005 e foi responsável pela transformação geral da agência no Brasil como presidente e CEO. Nomeado Head Global de Digital em 2013, Stefano liderou o desenvolvimento dos produtos globais da agência, assim como a expansão de sua oferta. Ele foi fundamental na formação da Mirum, em 2015, e de agora em diante também acumulará o cargo de chairman global dessa agência. “Sergio é um dos ícones da propaganda e do marketing brasileiros e nós somos temos a sorte em termos sido beneficiado por sua sabedoria, talento e comprometimento durante todo este longo período. Ele parte com nossa apreciação e agradecimento por toda sua contribuição com a WPP” afirmou Andrew Scott. “O Brasil é um mercado muito importante para a WPP, com grande potencial de crescimento, uma reputação de excelente trabalho criativo e 7.000 pessoas talentosas dentro de nossas agências. Stefano se baseará no trabalho de Sergio em reunir nossas pessoas e agências para alavancar a força coletiva da WPP no Brasil e fornecer soluções para os nossos clientes”, diz Scott.

wmccann_004NOVA CSO DA MCCANN
Renata Bokel é a nova Chief Strategy Officer (CSO) da WMcCann. Desde o início de sua trajetória profissional, Renata tem utilizado dados de diversas maneiras inovadoras para moldar e direcionar a comunicação a fim de trazer resultados de negócios. Voz ativa na consolidação de cultura digital, Renata estava na IBM iX como head de consumer e engagement para a América Latina. Ela também está entre as cinco homenageadas do Women To Watch 2019, promovido pelo Meio & Mensagem. “Cada vez mais a tecnologia e os dados farão parte da comunicação. Ter uma profissional com este background, aliado à experiência não só em agências, traz um olhar diferente para a estratégia de negócio dos nossos clientes”, destaca Kevin Zung, COO da WMcCann. “O McCann Worldgroup é referência em estratégia e efetividade e tenho certeza que a Renata é a pessoa certa para assumir essa responsabilidade, ajudando nossos clientes a terem um papel significativo na vida das pessoas”, finaliza. “Tenho orgulho em ser uma profissional de estratégia em que o digital e a tecnologia sempre fizeram parte da minha trajetória. O mercado pede por uma conversa data-driven e o que me chamou mais atenção é que a WMcCann está profundamente engajada neste movimento, se reinventando todos os dias e buscando resultados concretos para os clientes”, enfatiza Renata.

Marcela Monteiro_Viralata Produções_altaVIRALATA AUMENTA O TIME
A Viralata acaba de aumentar o time de feras da produtora. Marcela Monteiro chega para assumir o cargo de Executiva de Contas. A profissional tem passagens por diversas agências como Grupo 3+, agência PS10, Quê Comunicação, Heads, Artplan Comunicação, Drive Filmes, NBS e Platinum FMD, empresa referência em 3D e fotografia.

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Praça de AlimentaçãoOFFICE SHOPING AMPLIA REDE
A Office Shopping, empresa especializada no planejamento e comercialização de espaços temporários, oportunidades de mídia, merchandising e projetos especiais em Shopping Centers e Hipermercados, anuncia novas conquistas em seu plano de expansão. A partir de julho, o Grupo passa a atender novos empreendimentos nas áreas de mall e mídia. Em São Paulo estará oferecendo ao mercado publicitário oportunidades de mídia para o Pátio Metrô São Bento e Shopping Diadema. Já na região Sul, a Office Shopping passa a atender o Shopping Itaguaçu, localizado na grande Florianópolis. “Também entre as novidades anunciadas para agosto, estão o início do projeto digital no Mogi Shopping e a instalação de totens digitais em nossa rede”, comenta Michelle Tassinari Alves, COO da empresa. A empresa ainda promete mais aquisições para sua carteira com a breve finalização de dois novos contratos, em Goiânia, também para as áreas de mall e mídia. A executiva comenta que “o mercado vem buscando, cada vez mais, opções por mídias digitais, principalmente pela facilidade e controle em relação à produção e veiculação dos anúncios contratados. Assim, com essa evidente tendência, a Office Shopping, por já contar com uma grande tradição na prestação de serviços dessa natureza, e uma rede de shoppings qualificada, vem conquistando mais espaço entre agências e anunciantes”, finaliza Michelle.

Rodolpho Aguiar Eufrosino_Camila Moraes_Lucas Cavalcante_mNOVOS DIRETORES DE MÍDIA
A Dentsu Brasil anuncia a chegada de Camila Moraes e Lucas Cavalcante, que ocuparão o cargo de diretores de mídia, respondendo a Rodolpho Aguiar Eufrosino, diretor geral de mídia. Com mais de 19 anos de experiência, Camila Moraes reúne passagens por agências como JWT, Talent, AlmapBBDO e WMcCann, tendo iniciado sua carreira em pesquisa de mídia, no centro de mídia Unilever. Já Lucas Cavalcante atua na área há 13 anos e possui experiência em agências e empresas de mídia. De acordo com diretor geral de mídia, Rodolpho Aguiar Eufrosino, a chegada dos dois diretores faz parte de um processo de reestruturação da área que a Dentsu Brasil tem feito nos últimos 12 meses, que culminou na contratação de mais de 14 integrantes para o departamento. “Nosso objetivo é ter um time que possa prover soluções do ponto de vista de estratégia, tecnologia, dados e insights, ou seja, uma oferta completa e integrada que responda às necessidades de negócios das empresas que atendemos. É um processo longo, que passa por treinamento da equipe atual e pela busca de novos talentos. Com isso, a ideia é termos um time plural e com diversidade de talentos liderado pela Camila e pelo Lucas, que estarão focados em ampliar resultados de negócios e trazer inovação na estratégia de mídia dos clientes”, afirma.

LOGOS_YDUQS-01YDUQS
A Estácio Participações, holding do grupo Estácio, passa a se chamar YDUQS. Após o crescimento da Universidade a nível nacional, com 93 campi e presença em todos os estados do Brasil, foi designada à WMcCann a tarefa estratégica de desenvolver uma nova representação para a holding, que abre uma nova fase de crescimento para o grupo. A missão foi dada à WMcCann logo após a agência contribuir para um recorde histórico de captação de calouros da Estácio, desde a sua fundação em 1970. Em relação ao ano passado, a Universidade Estácio aumentou 12,6% o número de alunos matriculados. Como parceira de negócios da Estácio desde 2018, a WMcCann teve um papel estratégico neste processo, sendo a responsável pela construção da marca da holding, avaliando as marcas de mercado, as possibilidades de expansão e de posicionamentos diferentes, criação do nome e logo, e, por fim, a introdução da YDUQS ao mercado. “A Estácio foi fundada em 1970, e a qualidade do nosso ensino criou um grupo com mais de 500 mil alunos e um negócio pujante”, diz Cláudia Romano, Vice-Presidente de Relações Institucionais da Estácio. “Com essa mudança, teremos uma agilidade maior para explorar oportunidades e inovar num mercado que hoje é muito dinâmico. Estamos preparando a empresa para os próximos 50 anos”. “A Estácio, durante sua trajetória, revolucionou, democratizando o ensino superior. Crescemos e nos tornamos uma marca nacionalmente reconhecida. Agora, chegou a hora de evoluirmos para novos negócios. Com a nova marca da holding, podemos dedicar recursos em negócios já existentes e construir posicionamentos diferentes por meio de novas empresas”, complementa Eduardo Guedes, diretor de Marketing e Mídia da empresa.

PROJETO DESAFIADOR
A estratégia para a criação do nome YDUQS se baseia na junção da letra “Y”, que representa a primeira geração 100% conectada, com a sonoridade e radical EDUX, destacando que é um grupo focado em educação. O “Y” também representa na linguagem digital, o sinal de “thumbs up”, “positivo”, “OK”, “Formou” (que faz alusão ao posicionamento da Estácio). Uma roupagem moderna que traz leveza e inovação. “Sem dúvida, esse foi um projeto muito desafiador para nós”, afirma Marcio Borges, VP executivo e diretor-geral da WMcCann Rio. “Nos envolvemos profundamente, participando de inúmeras reuniões com a diretoria executiva, entendendo a fundo sobre o movimento de todos os players do mercado, as possibilidades futuras e avaliação de cenários, até chegarmos em um resultado que realmente traduzisse tudo isso e pudesse ter um impacto real para o negócio do cliente.” A mudança não se trata apenas do nome, é um marco para a holding, que consolida a tradição dos 49 anos da Estácio em educação e prepara o grupo para um futuro crescente. A YDUQS irá abrigar a marca Estácio e incluir diversas possibilidades de outras marcas e outras unidades de negócio no futuro. O nome Estácio se mantém nas atuais operações no segmento de Ensino Superior.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 12, Leila Ornelas, Núbia Gracielle da Silva Vale, Amantino Teixeira-Paralelo, Henrique Vale-Agência Click, dia 13, Cilene Alves Vieira-Park Shopping, Daniela Alzira Vaz de Lima-AGECOM GDF, Júlio Leitão-Interagência, Marcelo Couto-Stilo, Pandiá Segundo, Daniel Araújo-Nova SB, Marcos Vieira Pedrini, Marcier Trombiere Moreira, Juliana Pereira-Leo Burnett Tailor Made; dia 14, Patrícia Correa Soares-Eros 22 Marketing, André Luiz Gomes Pepes-Net Vox, Carlos Henrique-Publicidart, Rodrigo Hiram, Sérgio Souza-BB; dia 15, Ana Paula Melo-Promark Comunicação, Adriene Zema-TST, Carolina Guidotti-Cine Vídeo, Nanan Catalão, Paula Braga-TBA, Romildo Borges, Sandro Eduardo Macedo Pinto-BB, Marcus Vinícius, Érica Campbell-PPR; dia 16, Ana Paula Bulus-Agência Click, Antônia Vieira, Emanuelle Santos, Jane Fagundes, Selma Nunes-Fischer+Fala, Carlos Filho, Fernando Coelho, Fernando Barros-Propeg, Kiko Vicente-Master, Ireno Mendes da Luz Júnior, Ricardo Neiva Tavares-Ministério das Relações Exteriores, Vladimir Aparecido Spinoza-Rádio Senado, Antonia Marinho-Joy, Beatriz Spira, Gustavo Diamantino, Caroline Braz; dia 17, Fernando Simões; dia 18, Letícia Ritta Duque, Tatiana Lima Rosa de Oliveira, Antônio Carlos Pereira, Sílvio César Alves Bizzo.