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Coluna Pedro Abelha

FATO OU FAKE

O Banco do Brasil lança sua campanha de Ano Novo inspirada no povo brasileiro. Quase como um manifesto de valorização da essência desse povo, a comunicação que estreou domingo, 16/12, explora as características reconhecidas da população como nação para mostrar o potencial que o brasileiro tem para fazer um 2019 melhor, de fato. Para isso, as peças contam com o mote Fato ou Fake, apresentando o que realmente faz diferença na personalidade do brasileiro. “Esta campanha celebra com orgulho a diversidade e características do brasileiro, buscando inspirar as pessoas a celebrar e construir um novo ano melhor”, afirma Alexandre Alves, diretor de Marketing do BB.

Assinada pela WMcCann e ao som da trilha emocional da Barbatuques, a locução da peça, para plataforma digital e TV, relata o quanto de fato o brasileiro é trabalhador, quer crescer, se desenvolver, tem fé na vida, não se deixa derrotar, tem capacidade para inovar, realizar. Atributos que se entrelaçam à diversidade presente nas características do povo, na mistura de etnias e em atitudes que o distinguem dos demais, como ser mais afável, mais sorridente, notoriamente um povo que abraça mais, que demonstra mais proximidade com o outro. Todo esse discurso é permeado por imagens que o representam e geram uma identificação com o público, propondo uma mensagem positiva, inspiradora e de otimismo para o novo ano que se aproxima. A linha condutora é a própria força do brasileiro como elemento realizador, finalizando com a ideia de que juntas as pessoas podem DE FATO fazer um ano melhor. A campanha nacional, além de material para internet e TV, tem desdobramentos para o impresso e ações nas redes sociais da marca. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Ha1rV_9FK4s

O LEÃO DA PANASONIC

PanasonicA Panasonic, líder mundial no desenvolvimento e criação de tecnologias e soluções eletrônicas, continua investindo no segmento de pilhas no Brasil, categoria que representa 10% do faturamento anual da empresa no País. Como parte da estratégia em dar cada vez mais visibilidade ao produto, a empresa japonesa apresenta globalmente o mascote Leo, um leão. O personagem será utilizado inicialmente em todas as comunicações das Pilhas Alcalinas Premium. “Fizemos uma série de pesquisas e estudos para chegar ao leão Leo. Além de carismático, ele tem o conceito e a personalidade da marca e reforça o principal atributo das Pilhas Alcalinas Premium Panasonic, que é a energia que dura até 15 vezes mais”, reforça Luciano Lima, gerente da categoria de pilhas da Panasonic no Brasil. Para ser apresentado ao público, Leo passou por um processo de nacionalização, feito pela agência NBS. A campanha conta com um filme para TV fechada na qual Leo escala uma montanha e, por conta da energia das Pilhas Alcalinas Panasonic, consegue chegar ao topo antes de seu oponente.

Já no ambiente digital, a ação, criada pela Fess’Kobbi, contempla filmes e displays. Reforçando o conceito “Criado para você fazer +”, o vídeo, bem-humorado, mostra crianças e adultos aparentemente cansados ao lado de objetos que continuam funcionando e cheios de energia com as Pilhas Alcalinas Premium. Ao final, o leão Leo aparece cheio de energia.

NOVO CEO DA PROPEG

ceopropegA Propeg, uma das maiores agências de publicidade do país e reconhecida por sua expertise na construção de grandes marcas e de cases na comunicação pública e privada, anuncia mudanças em sua gestão. O publicitário Fernando Barros, que comanda a empresa há mais de 30 anos, deixa o cargo de presidente para se dedicar à parte estratégica. Fernando presidirá o recém-criado Conselho de Administração, formado também por membros externos. Quem assume como CEO é Vitor Barros, atual vice-presidente de Atendimento e Gestão. Na Propeg desde 2007, está à frente da agência desde agosto, quando Fernando Barros se licenciou para dedicar-se ao marketing político. Vitor será o responsável pelas cinco unidades da Propeg, localizadas em Brasília, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. A nova gestão pretende consolidar expansão e aprimoramento do produto criativo da Propeg. Para Fernando “A Propeg possui uma estrutura e uma equipe capacitada para funcionar sem a minha presença no dia a dia. Vitor é um líder e se preparou durante anos para assumir esta função”.

ENORME DESAFIO

Segundo Vitor, “Tenho um enorme desafio pela frente: o de manter a Propeg em rota de crescimento. Contamos com um grande time que vem trabalhando conosco na expansão da agência nos últimos anos. Estamos colhendo frutos de um trabalho de reestruturação na área criativa e novos negócios, iniciada em 2015, quando a Propeg completou 50 anos. De lá para cá, nossa carteira ganhou importantes clientes, como Caixa, Petrobras e BNDES. Ampliamos nossa unidade do Rio de Janeiro e voltamos a atuar em Pernambuco. Além disso, tivemos destaque em diversos prêmios, entre eles: Profissionais do Ano da Rede Globo (nacional), Cannes e El Ojo de Iberoamérica (internacionais)”. Também integram a diretoria executiva da Propeg Marcos Fonseca (CLCO – Chief Legal and Complience Officer), Melina Romariz (CSO – Chief Strategy Officer), Gustavo Giudice (CFO – Chief Financial Officer), Emerson Braga (CCO – Chief Creative Officer), Fabiano Ribeiro – (Diretor Executivo de Criação), Fatima Rendeiro (Diretora Nacional de Mídia) e Marilia de Assumpção (Head Digital). A Propeg tem em seu portfólio clientes como as Prefeituras do Rio de Janeiro, Salvador e Recife, A Petrobras, o BNDES, Governos de S. Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, Ministério do Turismo, ONU Mulheres, Grupo M. Dias Branco, Universidades Unifil, UVA e UniJorge, entre outros. Nos últimos três anos conquistou mais de 125 prêmios. Em 2018, ganhou o Leão de Prata em Cannes, na categoria “Film”, com a campanha para o Dia dos Pais “True Colors”, criada para o Grupo Gay da Bahia (GGB), e foi eleita a Agência do Ano no Prêmio Colunistas Brasília. No aprimoramento do seu modelo de gestão, a Propeg tem implementado estruturas de Governança Corporativa, inicialmente com a Fundação Dom Cabral, além de seu Programa de Integridade que reflete os valores e princípios da agência, comprometidos com altos padrões de conduta ética.

NOVO COO DA WMCCANN

WmcCamA WMcCann passa a contar a partir de 21 janeiro com Kevin Zung no novo cargo de Chief Operating Officer (COO). Kevin chega para liderar todas as áreas da empresa com o objetivo de integrar cada vez mais os departamentos, construindo um processo que some agência + consultoria + digital, com uma entrega 100% client driven. “Trazer de volta para o Brasil e para a WMcCann um profissional que passou os últimos 2 anos vivendo todas as transformações digitais do mercado europeu e também do chinês, para clientes como HEINEKEN e RENAULT, será valiosíssimo para atingirmos essa entrega perfeita, integrada, eficaz, e comprovada que faz parte do que exige as novas demandas dos clientes e do mercado”, afirma Hugo Rodrigues, Chairman e CEO da WMcCann. “É uma honra enorme fazer parte da história dessa nova WMcCann”, ressalta Kevin, que diz ainda: “Acredito demais no direcionamento estratégico da empresa e tenho certeza que temos um caminho promissor pela frente”. Formado pela USP, com especialização na Central Saint Martins (Londres) e na Hyper Island (Nova Iorque), Kevin trabalhava na sede da Publicis, em Paris, onde comandava a criação para o mercado europeu de grandes clientes, como Renault, Heineken e Sanofi. Para Heineken, ele ajudou a consolidar a conta digital na Publicis Conseil e participou de um processo inovador de criação de branded content, chamado Publicis Loft.

CONECTAR TALENTOS

Alinhado com o pensamento em conectar talentos de diferentes áreas, Kevin colaborou com profissionais baseados em vários países para oferecer soluções integradas e eficazes aos clientes. Ele ainda participou da concorrência de Oppo, quando a Publicis foi escolhida para lançar a marca de smartphone na Europa. Baseada em Shenzhen, cidade considerada a próxima Silicon Valley, Oppo é a segunda maior fabricante de celulares da China e importante player na tendência global de marcas chinesas a desafiar a hegemonia de Samsung e Apple. Antes da experiência internacional, Kevin ocupava a função de VP de criação da Publicis Brasil, trabalhando para marcas como Chevrolet, P&G, Nestlé e Heineken. Combinando criatividade, inovação e resultados de negócios para os clientes, Kevin ajudou a Publicis a ser eleita Agência do Ano no Caboré 2016 e a ser premiada nos mais relevantes festivais de criatividade por 7 anos consecutivos. No Festival de Cannes, ele acumula 11 Leões.

NOVA ESTRELA DO HABIB’S

SedeDeLuanPara dar sequência ao seu posicionamento jovem, descolado e alto-astral, o Habib’s acaba de fechar mais um importante contrato. Sucesso absoluto no cenário musical e em todos os seus projetos paralelos, além de ser reconhecido fenômeno nas redes sociais, Luan Santana é a nova estrela da rede. A parceria em questão foi negociada pelos empresários Pedro Cler e Flávio Melchioreto, donos da Ideas Publicidade, agência que assina grandes campanhas feitas pelo astro aqui e fora do Brasil. A parceria promete ser afinada e embalar grandes sucessos até, pelo menos, agosto do próximo ano, com possibilidade de renovação. A sinergia tem sido absoluta, até porque, ambos – marca e cantor – sabem bem o que é trabalhar com milhões, seja com unidades de produtos vendidos ou clientes atendidos, seja de seguidores, views, plataformas digtais e vendas de CDs e DVDs. Por esse motivo, são várias as ações previstas pela marca e pelo cantor que englobam produtos, campanhas, ações pontuais e promoções.

#SEDEDELUAN

A primeira iniciativa tem início este mês com a promoção #SedeDeLuan. Na compra de qualquer bebida de 500 ml (suco ou refrigerante), o cliente leva um copo da promoção #SedeDeLuan. Ao todo, serão 12 copos, com imagens do cantor e letras das músicas. A cada mês, três novos copos serão lançados, com músicas e visuais diferentes de Luan Santana. Os copos foram idealizados por André Figueiredo, diretor de Comunicação e Criação do Grupo Habib’s, e por Alex Matsumoto, designer da PPM – house agency do Grupo. O conceito criativo para o design de cada um teve como inspiração a própria música selecionada pelo cantor, que ganhou uma tradução visual nas cores vibrantes e nos elementos impressos em cada um dos copos. “A escolha de Luan para trabalhar como embaixador da nossa marca, nos próximos meses, vem ao encontro do nosso posicionamento estratégico de aumentar o share-of-mind junto ao público jovem. Mas, muito mais do que trazer a força de Luan Santana para as propagandas e redes sociais, nós conseguimos criar a conexão do artista com o nosso público, por meio da música, do tom de voz da comunicação e de um ativo muito forte aqui na Rede: os copos colecionáveis de 500 ml. Os copos ficaram lindos! O próprio Luan Santana e todo o seu time apostam que será um enorme sucesso. A gente já tem certeza”, afirma André Figueiredo, Diretor de Criação e Comunicação do Grupo Habib’s.  “Fiquei muito feliz com a parceria Luan/Habib’s e, nessa primeira etapa de trabalho, a forma como conseguiram dar imagens e cores às músicas que contam um pouco da minha carreira e que estão nos copos da coleção #SedeDeLuan. Não vejo a hora de ouvir o retorno da galera. Tem muita coisa massa vindo por aí! A parceria está só começando e eu ansioso com cada etapa deste trabalho que promete ser sucesso absoluto”, conta o cantor Luan Santana.

TAKE THE SUN

A cerveja Sol, marca do Grupo HEINEKEN Brasil, apresenta novo posicionamento global.  Com a assinatura “Taste The Sun”, a comunicação da marca a partir de agora reforçará a conexão com a vitalidade do Sol. A novidade vem acompanhada de uma série de ações que estimulam os consumidores a explorarem novas possibilidades em espaços diurnos e abertos, mostrando como a vida pode ter mais energia com o poder da luz solar. “Como o próprio nome da cerveja revela, a marca está diretamente ligada ao Sol, e o objetivo deste novo posicionamento é apresentar uma abordagem inovadora da relação com ele, inspirando as pessoas a viverem com mais vitalidade, energia, vibração e emoção. Este novo posicionamento convida o público a celebrar a liberdade de estar sob o Sol com uma Sol.”, afirma Guilherme Retz, gerente da marca Sol. No Brasil, para tangibilizar este novo momento, a marca anunciou o patrocínio de alguma das festas de Réveillon mais disputadas do Nordeste – Je Suis Jeri (Jericoacoara – CE), AWE (Caraíva – BA), Piawaii (Barra Grande – PI) e Let’s Pipa (Tibau do Sul – RN) – além do projeto Neuronha que conta com uma casa de influenciadores e uma série de eventos sustentáveis promovidos pelo ator Paulo Vilhena em Fernando de Noronha.

THE LUPOLINOS

LupolinosQuem disse que não é bom ganhar meias de presente? A nova campanha de Natal da Lupo estreou esta semana para provar que, além de um ótimo presente, elas podem ser também muito divertidas. Para isso, a marca criou um grupo de fantoches chamados “The Lupolinos”, um coral que canta paródias das mais clássicas canções de Natal. A comunicação assinada pela WMcCann destaca que as meias da Lupo são presentes descolados, cheios de conforto, texturas, tecnologia e modernidade. A ação conta com 4 vídeos para as principais plataformas digitais, mídias sociais, além de GIFs animados, memes e vídeos virais para WhatsApp. Um deles, inclusive, se chama “Bom dia, grupo”. A letra é uma homenagem às pessoas que amam os áudios longos, correntes, imagens de bom dia, vídeos de gatinho, fotos de bebê…. E por se comportarem tão bem, merecem ganhar mais que memes: merecem presentes. E para mostrar o carisma e bom humor dos personagens, eles estarão no “Mais Você”, da rede Globo,  hoje, 19/12. Um dos Lupolinos será entrevistado ao vivo pela própria Ana Maria Braga, durante o programa. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Yaq1vJZZzxs

40 ANOS DA STOCK CAR

StokCarPara comemorar as quatro décadas da Stock Car, a mais icônica categoria do automobilismo brasileiro, a Chevrolet lança uma animação que relembra a presença e a parceria da marca ao longo de todos os anos da competição. Tudo isso por meio de um filme que mostra a evolução da Stock Car, partindo de 1970 até chegar nos dias atuais. Criado para a plataforma digital, a peça recria carros icônicos e seleciona campeões que marcaram a corrida. O trabalho é assinado pela Commonwealth//McCann, divisão da WMcCann que atende exclusivamente a marca. Única marca presente ao longo de todos os 40 anos da Stock Car, a Chevrolet relembra ao público os grandes carros que fizeram parte dos campeonatos, como Opala, Omega e Astra. Hoje os bólidos são alusivos ao Cruze. Dois modelos de Opala, além do Omega, Astra e o atual Cruze foram os escolhidos e reproduzem na tela a emoção das disputas. A ação estará presente em todas as redes sociais da Chevrolet, da qual também fazem parte muitos dos apaixonados pela Stock Car. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=ZldhGD_9x_U

CRIADO PRA VOCÊ

PanasonicDentro da filosofia de desenvolver produtos pensados exclusivamente para a realidade das pessoas, a Panasonic, líder mundial no desenvolvimento e criação de tecnologias e soluções eletrônicas, reafirma em sua nova campanha para produtos de linha branca, criada pela NBS, o conceito “Criado pra você”. Para essa comunicação, a agência foi buscar clientes de verdade em seus momentos mais autênticos: nos vídeos produzidos e postados por eles mesmos nas redes sociais. A partir de uma curadoria, os conteúdos escolhidos trazem referências aos principais atributos das geladeiras e lavadoras da marca. O resultado são cinco filmes divertidos, que fogem do formato convencional e conectam a Panasonic ao cotidiano das pessoas. A veiculação será em TV fechada e redes sociais, sendo a NBS responsável pela criação e mídia offline e a Fess’Kobbi com estratégia de mídia digital. “O consumidor é o protagonista em tudo que a Panasonic faz. Cada novo feature, cada detalhe de produto é idealizado pensando nele. O conceito “Criado pra você” é a materialização disso. Na comunicação, não podia ser diferente e, por isso, trouxemos o consumidor para ser também protagonista da nossa campanha”, afirma André Havt, diretor de criação da NBS. No ambiente digital, a ação da Fess’Kobbi foca em vídeos programáticos e contextuais para entregar o conteúdo no momento certo e de maneira personalizada e relevante para o consumidor. Para isso, a agência utilizou uma ferramenta do Google na qual diversas versões de um mesmo anúncio no YouTube são transmitidas, adaptando o conteúdo a cada tipo de público, de acordo com o assunto do vídeo assistido.

Links Filmes:

https://youtu.be/1EMla1aRbMc

https://youtu.be/eMIlhCRQPVo

https://youtu.be/lSaKbp4F9pc

https://youtu.be/YGsorGmeZaE

FELIZ ANO NOVO

A coluna deseja a todos os seus amigos, um 2019 de muita paz e prosperidade. Que os ânimos se acalmem e esta divisão entre nós e eles, tão nefasta para o país, acabe. Deseja também, que a tão falada auditoria nas contas de publicidade do Governo Federal realmente aconteça. Será benéfica para o país e melhor para o nosso negócio. O problema é que, em alguns poucos lugares, se forem prender todos os que precisam ser presos, vai faltar camburão para levar a turma toda.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Dia 25, Elyéder Ribeiro, Halph Silva-Lowe, Marco Antônio da Silva, Natalice Mundim, Rita de Cássia Barreto Tretter; dia 26, Alexandre Militão Carneiro-BB, Esther Vilela Morales Alves, Flávio Zulquim, Pérsio Pisani, Hebert Gomes, Regina Trindade-Re9 Comunicação; dia 27, Cláudia Silva, Eliane Vasconcelos, Helena Cristina Cyrillo Matos, Sheila Maria Fernandes Pinho, Adeildo Máximo Bezerra, Ingrid Caroline-Artplan, Wilson Fraga Alegretti-Correio Web; dia 28, Railda Neiva, Christiano Ogyb Costa de Carvalho, Francisco Cláudio Abrantes, Júlio César (Casulo), Miguel Ângelo Garavello, Samuel Torres; dia 29, Cláudio de Oliveira, Juliana Alves, Karina Pena, Leonardo Ávila, Paula Silveira, Almir Amaral Israel-BB, Cláudio Rezende Evaristo Carlos-BB, João Rocha, Márcio Fambrini-MG, Milliane Rodrigues; dia 30, Luiz Edgar Pereira Tostes, Otoniel Pereira, Patricia Machado, Juçara Trombele-Publicis, Luciana Dantas-Look Indoor; dia 31, Leonardo Hoffmann-Zigon Comunicações, Mª Aparecida Gonçalves, Roberto Bruno, Luana Roque-Master.