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Coluna Pedro Abelha

DIRETORA EXECUTIVA GLOBAL
McCann Worldgroup anuncia a promoção de Kate MacNevin a diretora executiva global da MRM//McCann, uma agência global de relacionamento com clientes. MacNevin, que recentemente era Presidente Global e Chefe de Operações, traz para sua nova posição um longo histórico de sucesso comprovado na MRM//McCann, bem como mais de 25 anos de experiência em marketing. Durante o ano passado, como Presidente Global, ela liderou a MRM//McCann em um período de expansão explosiva dos negócios, reputação e perspectivas criativas, gerando resultados comerciais para clientes como General Motors, GSK, Correios dos Estados Unidos e Cisco. “Kate tem duas coisas que a diferenciam na mesma medida: um desejo insaciável de aprender e uma curiosidade que desafia a norma. Ela inspira a todos em sua órbita, e os resultados dessa inspiração são claros no sucesso contínuo da MRM//McCann”, disse Bill Kolb, Presidente Global, Agências Diversificadas, McCann Worldgroup. “Kate é uma visionária e eu não uso essa palavra à toa. Sob seu comando, a MRM//McCann se tornou uma líder do setor e, sob sua orientação contínua, sem dúvida continuará a prosperar.”

GRANDES NOVOS CLIENTES
Com MacNevin no comando, MRM//McCann adicionou grandes novos clientes globais à sua lista, incluindo Honeywell, Corning, Subway, L’Oréal, Crystal Cruises, Hitachi e Party City, aumentando a agência em 15 por cento durante 2018. Sua liderança resultou na conquista de várias premiações em Cannes, The Webby Awards, D & AD, Effie Awards e The One Show. Além disso, nos últimos dois anos, a MRM// McCann foi reconhecida com alguns dos maiores reconhecimentos do setor, incluindo por dois anos consecutivos (2017 e 2018) “Leader” na Gartner Inc.’s Magic Quadrant para Agências Globais de Marketing Digital, como Agência B-to-B do Ano da Ad Age’s em 2018, e como a Maior Agência Top do Ano nos Prêmios Digital Analytics Association’s Quanties. Harris Diamond, Presidente e CEO da McCann Worldgroup, disse: “Kate e eu começamos a trabalhar juntos quando ela se tornou Diretora Executiva de Operações Globais da Commonwealth // McCann. Ao longo de sua carreira conosco, ela se tornou conhecida por sua capacidade de manter o foco em impulsionar o crescimento de nossos clientes. Na MRM // McCann, ela mostrou como esse compromisso melhora e amplia a eficácia, a criatividade e a inovação nas plataformas de CRM, digital e de comércio eletrônico.” MacNevin ingressou na McCann em Toronto em 2006 e foi nomeada para dirigir a divisão canadense da General Motors, em 2009. Depois mudou-se para Detroit em 2012, onde tornou-se Diretora Executiva de Operações Globais da Commonwealth// McCann. Em 2014, foi promovida a vice-presidente executiva, diretora executiva de operações globais da Commonwealth//McCann, e em 2016 foi transferida para se tornar diretora de operações globais da MRM//McCann. Kate foi promovida a Presidente Global da MRM//McCann em 2017.

EXPOSIÇÃO CONFEA 85 ANOS
Para homenagear os 85 anos do Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, está sendo realizada uma exposição que reúne a realidade do trabalho da engenharia ao olhar lúdico do artista e ilustrador Toninho Euzébio. A exposição apresenta situações do universo da engenharia modificadas por meio de ilustrações descontraídas do artista plástico. Uma arte que combina fotos, desenhos e ilustrações de uma maneira nunca antes apresentada sobre a “Arte de ser Engenheiro” e trabalham os profissionais como verdadeiros heróis do nosso dia a dia. A exposição foi inaugurada no dia 11 de dezembro, na sede do Confea, em Brasília, logo na entrada do prédio. A visitação está disponível no horário comercial. São 13 telas em exposição representando as diversas categorias de engenheiros e agrônomos. Toninho é conhecido pela capacidade de transformar paisagens, de recriar novos olhares através de suas ilustrações. Nanquim, moleskine e um olhar único compõem a obra de Toninho Euzébio. Fazendo interferências despretensiosas nas paisagens cotidianas de Brasília, o artista conquistou reconhecimento internacional. Foi o único brasileiro selecionado para expor seu trabalho no início desse ano em Nova York, nos Estados Unidos, na chamada _Armory Art Weeks_. Embaixador no Brasil da mais tradicional marca mundial de cadernos de anotações, a Moleskine.

GLOBOSATNOVIDADE NA GLOBOSAT
A Globosat tem novidade no seu departamento comercial: a chegada de Guido Sarti na Gerência de Convergência. Guido assume a missão de posicionar os produtos digitais da Globosat, acompanhando os movimentos de transformação pelos quais a empresa e o mercado estão passando. Ele responderá a Fred Müller, diretor executivo comercial da Globosat. Especialista em Business Intelligence com foco em Marketing, Guido Sarti tem mais de 10 anos de experiência na área, tendo sido responsável pelo uso de dados qualitativos e quantitativos em processos de planejamento, UX/ID, mídia e disciplinas criativas. Durante sua carreira, atuou em agências como R/GA, Tribal Worldwide e DPZ&T com clientes como MasterCard, Itaú, Vivo, Google, RockInRio, RedBull e Netflix. Trabalhou ainda no lançamento do projeto Nike Fuel, que ampliou as vendas e os conhecimentos da Nike sobre os consumidores, e no relançamento da Perfumaria Natura. “Estamos evoluindo a cada dia na maneira de lidar com o conteúdo e o digital faz parte da essência dessa evolução. É uma grande satisfação poder contar com o Guido nesse processo. A Globosat tem um time comercial muito alinhado com as novidades e inovações do mercado, e tenho certeza de que a experiência e a criatividade do Guido somarão muito para o nosso trabalho”, afirma Fred Müller, diretor executivo comercial da Globosat. Atualmente, Guido também coordena o curso de BI na Miami Ad School e é professor na IAB e na Trampos Academy. Guido é formado em Relações Públicas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e tem extensão em Marketing na Berlin School of Criative Leadership.

FRAME2O NATAL QUE TODO MUNDO QUER
A Americanas.com lança sua nova campanha publicitária “O Natal que todo mundo quer”, assinada pela WMcCann. Estrelada pela atriz Ingrid Guimarães, a comunicação conta com um hotsite especial para encontrar de forma fácil e direcionada os melhores presentes de Natal: as categorias mais buscadas como opções de presentes estão destacadas. O cliente também pode navegar por faixa de preço ou procurar por presentes mais criativos e surpreender em amigos ocultos ou nos presentes pros pequenos. A campanha pode ser assistida no YouTube, redes sociais da marca e também na TV aberta. O objetivo é destacar para os consumidores, utilizando o bom-humor da atriz, como é prático e seguro comprar os tradicionais presentes de final de ano no site e app da Americanas.com e como é melhor já garantir os presentes com antecedência. Nas peças, Ingrid está no conforto de sua casa comprando e exibindo vários presentes. A personagem cita situações típicas do Natal, como a quantidade de parentes que aparecem na data, mas garante que já comprou presentes para todos. Em uma das peças, ela diz que só se esqueceu de comprar o de sua sogra. A campanha dá continuidade à comunicação da marca na Black Friday e traz de volta o bordão “Pronto, comprei”, consagrado por Ingrid na data. Segundo pesquisa da Ipsos, divulgada em 29 de novembro, a comunicação da Americanas.com foi a mais lembrada pelos clientes durante o evento. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=-6G6yr2KUcc

NatalPAPAI NOEL INFLUENCIADOR
Neste Natal, a Saraiva reforça em sua campanha o poder transformador dos livros, como um item atemporal e um presente com valor emocional e conteúdo, além de nunca sair de moda e abranger diversos gostos e estilos. Para isso, a ação traz o selo #Livrodepresente, o qual evidência o livro como uma ótima opção para presentear em ocasiões especiais. Para protagonizar a campanha, a rede traz a figura do Papai Noel “Influenciador”. O personagem, com um visual mais moderno e contemporâneo, oferece toda a sua expertise para que os clientes acertem nos presentes. No e-commerce da rede (https://www.saraiva.com.br/natal), os produtos foram categorizados em temas para facilitar a procura do presente ideal. Entre elas estão “destaques”, “promoções imperdíveis”, “mimos” e “listas de livros”. Os itens também podem ser encontrados por faixa de preços que vão até R$ 30, R$ 80, R$ 150 e valores acima de R$ 150,00. Alguns produtos podem ser encontrados com descontos de até 60%. E de olho no amigo secreto, que movimenta tantas festas no fim do ano, a rede oferece a possibilidade da criação de uma lista de desejo que permite ao consumidor montar sua própria seleção e compartilhar com amigos, nas redes sociais ou por e-mail. Ainda na página, os clientes podem encontrar um tutorial com passo-a-passo de como selecionar os itens desejados. Nas lojas, além dos livros selecionados, a Saraiva também conta com uma ampla variedade de CDs de filmes e séries, música e games. A campanha tem vigência até 25 de dezembro e, para oferecer as melhores condições aos clientes, as compras podem ser parceladas em até 15x sem juros no cartão Saraiva ou até 10x sem juros nos demais cartões.

eLETROBRASNOVA SEDE DA ELETROBRAS
O GAD, uma das mais importantes consultorias de Marca do Brasil, desenvolveu o projeto de retrofit arquitetônico e modernização da infraestrutura da nova sede da Eletrobras, na cidade do Rio de Janeiro. A obra engloba layout, definições de ocupação e todos os aspectos formais da experiência dos novos usuários e faz parte do movimento de revitalização do centro da capital fluminense. O Edifício Mario Bhering representa um marco no novo momento da empresa, com foco em resultados, transparência e gestão integrada. A estatal, que estava há mais de duas décadas no edifício Herm Stoltz, no Centro do Rio de Janeiro, vai para a antiga sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico, na Rua da Quitanda, também no Centro carioca. A nova sede, que pertence à Fundação Eletros, tem 9.392 metros quadrados e deve ser ocupada por, aproximadamente, 650 funcionários.

RESPEITO AO PROJETO ORIGINAL
Consolidada no contexto urbano do Centro do Rio de Janeiro há mais de duas décadas, a edificação foi totalmente modernizada, mas respeitando a integridade arquitetônica do projeto original. “A adequação dos layouts com base no organograma da empresa e níveis hierárquicos, arquitetura de interiores, projeto de sinalização inspirado nos atributos e valores expressos pela marca, fachada e toda a infraestrutura da edificação foram objeto de nossa intervenção integral e modernização”, analisa Leonardo Koboldt de Araujo, diretor de Retail & Environmental Design do GAD. A proposta atual de gestão eficiente e integrada sugere a eliminação de barreiras. Os escritórios foram propostos em “open space”, com muita transparência, incentivando o trabalho em equipe, de forma desburocratizada. Tudo sem perder a “liturgia” inerente à natureza estratégica das atividades desempenhadas pela empresa.

ATMOSFERA ELETROBRAS
O prédio foi idealizado para conter toda a estrutura administrativa da empresa, antes espalhada em andares de seis prédios no Centro do Rio. “O principal desafio foi a concepção de uma ‘atmosfera Eletrobras’, com olhar nos atributos da marca, como ‘função multiplicadora’, ‘tecnologia inovadora’ e ‘energia que renova’. Propusemos o espaço de trabalho de forma moderna e dinâmica, com foco no engajamento via design, conectando colaboradores e diferentes culturas em um mesmo objetivo”, destaca Leonardo Koboldt de Araujo. O predomínio do branco garante leveza aos ambientes. O projeto utiliza uma paleta de cores da marca (tons de azul e verde) para ativar os pontos de convívio, bem como texturas amadeiradas e terrosas, que remetem ao patrimônio natural brasileiro. Todos os materiais de acabamento são certificados e ecoeficientes. O prédio inteligente também conta com automatização das instalações de ar-condicionado, iluminação e elevadores, pré-requisitos estabelecidos pela Eletrobras.

NATAL SEM FILTROS
Com a mensagem “o mundo é do jeito que olhamos para ele”, a campanha de Natal da Canon começou a ser veiculada. O filme “Natal sem filtros” segue a linha criativa e emocionante usada pela marca há quatro anos. No filme criado pela Dentsu Brasil, a marca convidou seis crianças que não se conhecem para brincarem juntas. Heitor, Isabelle, Matias, Ana, Manu e Bento brincaram em duplas em uma sala montada especialmente para que as crianças com necessidades especiais pudessem circular livremente. A ideia era criar momentos especiais, sem filtros – assim como o olhar de uma criança. Assista: https://youtu.be/VZK7H6buyZ0. Para a supervisora de marketing da Canon no Brasil, Tânia Abe, “O Natal é um momento muito importante de inspirar as pessoas e as crianças nos inspiram a todo momento brincando com as outras, sem nenhum tipo de preconceito. São atitudes como estas que inspiram o nosso dia a dia aqui na Canon.”

MOMENTOS REGISTRADOS
Todos os momentos foram registrados e eternizados em fotos, impressas e entregues para os pais das crianças que também fizeram parte da gravação. “A conexão aconteceu de uma maneira muito rápida entre essas crianças. A afetividade foi tão forte nesse momento de encontro que me emocionei muito. Como educadora, foi muito legal ver que famílias estavam ali para passar por aquela experiência mesmo sem saber exatamente como seria”, comenta Adriana Silveira, pedagoga que acompanhou a gravação. Para Filipe Cuvero, VP de criação Dentsu Brasil, “Em um ano com tanta intolerância, queríamos trazer uma mensagem positiva nesse natal. Essa é mais uma campanha de Canon que nos envolvemos com o coração desde a concepção da ideia, produção até o resultado final”. O filme foi produzido pela BossaNova Films e dirigido por Georgia Guerra-Peixe.

EXPLORADOR
O novo filme da Ri Happy para o Natal, nomeado de “Explorador”, mostra que brincar não é só coisa de criança. Com um tom emocional, a peça criada para as mídias digitais traz a sensibilidade da relação familiar e inverte os padrões ao colocar um filho presenteando o pai com um brinquedo da sua infância, o fazendo brincar novamente. Assinada pela WMcCann, a ação conta também com uma forte trilha sonora criada especialmente para o filme. A canção “Shooting Stars” tem assinatura da produtora Sonido. “Há um ano lançamos a campanha #ModoBrincar propondo que as famílias colocassem seus celulares no “modo avião” por um breve período e ficassem totalmente conectadas com os filhos através do ato de brincar. Nosso filme de Natal tem o mesmo propósito e traz a história de um menino que ao ver seu pai brincando quando era criança, fica com o desejo de vê-lo brincar novamente. Dessa maneira, reforçamos nossa crença de que brincar faz bem e nos torna mais felizes”, afirma a diretora de marketing da Ri Happy, Flávia Drummond.

VALORIZANDO A BRINCADEIRA
Mais do que valorizar o brinquedo, o filme valoriza a brincadeira. Com apelo de uma curta-metragem, ele conta a história de um garoto que se depara com objetos antigos e desconhecidos no sótão de sua casa. Curioso e cheio de atitude, o pequeno explora o espaço, se assusta ao encontrar um esqueleto e esbarra em algo que descobre ser uma TV com videocassete. O aparelho começa a exibir imagens de seu pai brincando, quando criança. Em seguida, ele tem a ideia de exibir o vídeo em casa na noite de Natal e de presentear o pai, com o mesmo brinquedo da infância, comprado na Ri Happy. O filme “Explorador” dá ainda mais destaque a campanha #ModoBrincar, que resgata os momentos de diversão entre pais e filhos e continua em 2019 com novas peças e ações em loja. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=0XrhlSRT80Y

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 17, Dário Douglas Araújo, ErvinoRodrigues Martins, Marco Gaspar, Rodrigo Pereira de Araújo, Rogério de Oliveira Neto, Tatiana Almeida-BorghierhLowe(SP); Dia 18, Aline Montandon-Montandon Comunicação, Jucenir Oliveira-AllChannel, Angélica Gardova Machado-BB, Aquilamares Bauer Alberti, Eduardo Vergara-Rede Gasol, Eurizete Vasconcelos, Fernanda da Silva-Secom, Fabiana Gomes de Andrade, Rodrigo Rubim-Grupo Comunicação e Marketing; Dia 19, Carlos Vilazio, Gabriela Márcia da Silva, Marcel Andrade; Dia 20, Cleuber de Rezende Costa, José Adilson Alves Dias, José Luiz da Silva Amorim, Maria de Fátima Everton Alves; Dia 21, Camila Fleury, Daniel Mielzynski, Jô Abreu, José Eustaquio Boitrago, Jonas Aguiar, Marco Antônio Brito Lomanto-Embratur; Dia 22, Cynthia Machado, Ligia David-New Business; Dia 23, Álvaro Márcio Ramalho, Cláudio Olimar Inatomi, Gustavo Simões-Lowe, Iara Strufaldi-Shopping Iguatemi, Luiz Antunes de Souza-E-co Comunicação, Monique Marie-Bancorbrás, Moacir Ferreira.