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Ivana Valença, Carol Valença, Carol Kanj, Josie Fedrigo e Renato Leme _ Fotógrafo Alan Santos

COLUNA PEDRO ABELHA

NOVO POSICIONAMENTO DO CASA PARK
O mundo mudou, não há dúvidas. E o comportamento do consumidor também. Para alinhar o negócio a esta nova realidade, o CasaPark resolveu investir num olhar de fora para ajudar a enxergar o que precisa de adequação e, sobretudo, as novas oportunidades. Neste sentido, o shopping foi buscar uma consultoria em São Paulo, que fosse capaz de apoiar a Administração do mall na construção de um novo posicionamento. À frente deste trabalho está a publicitária paulista Carol Kanj, que acumula mais de 15 anos de experiência nas áreas da Moda, Design, Arte e Arquitetura. Kanj já esteve, ainda, à frente de projetos de conteúdo nos principais veículos de lifestyle do mundo, como Vogue, Elle, Bamboo e Harper’s Bazzar. Ela, que comanda uma empresa de Consultoria de Estratégias e Soluções para empresas preocupadas em se adequar para atender o novo consumidor dos tempos modernos, assume o novo desafio em sua carreira, de estar à frente da Consultoria de Novos Negócios do CasaPark Shopping. Para identificar gargalos e propor soluções adequadas para o negócio, Carol Kanj busca ressignificar o modelo atual de posicionamento do produto e da marca, sempre focando nos resultados desejados pelo cliente. Para ela, inovação e coerência de ideias são a chave para o sucesso.

CENÁRIO DE RENOVAÇÃO
Neste cenário de renovação, Kanj se junta à equipe do CasaPark para somar: “Foi uma honra receber o convite para assumir esse compromisso com a inovação do CasaPark. Estamos evoluindo para receber as pessoas com todo o conforto, arte, design e excelência. Tem muita novidade quentinha saindo do forno em breve”, conta. Sob o olhar visionário e multifacetado da nova consultora, o shopping já possui projetos e ações formatadas ainda para este ano, como, por exemplo, o Coletivo Casa, espaço dedicado aos designers e artesãos; Casa Pop-up, lojas de segmentos diversos irão ocupar o shopping por prazo determinado, a fim de ressignificar o modelo atual do mall; Casa Design, local destinado a designers nacionais e internacionais para exporem seus trabalhos; Concierge Móvel, sai o “antigo” balcão e entram jovens uniformizados de forma descolada e iPad em mãos, que vão se locomover pelo shopping; e Casa Aconchego, espaço de descanso para os clientes. “A sua principal missão é fortalecer o mall como referência em inovação, bom gosto e inspiração, além de fomentar a cultura e a arte por meio de ações pontuais. Respeitando, obviamente, o conceito do empreendimento, de ser um espaço moderno, cool e antenado com o que há de mais novo e interessante no mercado”, explica Ivana Valença, diretora de Marketing do CasaPark, sobre a atuação de Kanj.

NOVOS CLIENTES NA PROATIVA
Com 17 anos de mercado, comemorados em outubro, a Proativa Comunicação conclui o ano com a conquista de novos clientes, que passaram a contar com os mais variados serviços ofertados pela empresa. De gestão de redes sociais a editoração de publicação, a agência brasiliense incrementou sua carteira de clientes nas áreas de Gastronomia, de Educação e de Saúde.
A empresa passa agora a ser responsável pela Assessoria de Imprensa da Cremeria Italiana, a primeira escola-gelateria de Brasília, sob o comando de dois mestres gelatier italianos e da Sweet Cake, buffet com 25 anos de atuação na capital federal, considerado o melhor da cidade, de 2013 a 2016, pela Revista Encontro. Ao lado destas empresas, há ainda a World Study, empresa de intercâmbio com 20 anos de atividade no DF e a Cenfe Wound Care, um centro de tratamento, tanto ambulatorial quanto domiciliar, de pessoas lesionadas por feridas crônicas ou agudas. Em redes sociais, a Proativa iniciou a administração os perfis do escritório Bruno Junqueira Consultoria Tributária e Empresarial; do Residencial Fleur de Lis, a recém-chegada instituição de Longa Permanência para Idosos, que conta com um novo conceito na área da saúde, vivência social e qualidade no cuidado, e do Ceilândia Mall, shopping com inauguração prevista para 2019 na maior região administrativa do Distrito Federal. Já na área de editoração e produção de conteúdo, a agência produziu uma publicação para a ABC – Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. O documento relata a execução e os resultados de seis projetos do Governo Federal em cooperação técnica junto a países africanos. “Este foi mais um ano desafiador para o mercado de comunicação no Brasil. No entanto, temos motivos para comemorar, junto com nossos 17 anos de atuação, a conquista de clientes nas mais diversas áreas. Sem dúvidas, estas novas contas significam muitas ricas oportunidades para o fortalecimento da equipe e da empresa como um todo”, destaca Flávio Resende, diretor executivo da Proativa Comunicação.

rafaela Dornas15 ANOS NO SBT
Há 15 anos a jornalista e apresentadora Rafaela Dornas começava a trilhar sua carreira de sucesso no SBT Brasília. No ar desde outubro de 2003, Rafaela comemora, em 2018, 15 anos ininterruptos de programas no canal local. E motivos não faltam para celebrar: são mais de 780 episódios exibidos, todos os sábados, sempre no comando da apresentadora. O ponto-chave dessa trajetória de sucesso está muito ligada à determinação da apresentadora e sua equipe em sempre levar o melhor conteúdo ao brasiliense. Rafaela atuou em outro programa da grade, mas em 2007 criou o seu Inside, que desde então, tem sido sucesso absoluto. Ele é voltado para toda a família brasiliense, um programa de variedades, que apresenta assuntos relevantes da capital, abordando temas como saúde, gastronomia, moda, intimidade com personagens da cidade e entrevistas com artistas locais, nacionais e internacionais. Não é à toa que a atração ganha cada vez mais audiência, sendo uma das líderes entre as atra&cce dil;ões locais do gênero. “Foi aos 16 anos que descobri a minha paixão pela televisão, quando fiz um teste para um programa de TV, incentivada por um amigo de colégio e a partir daí não parei mais. Considero tanto o SBT Brasília como os telespectadores brasilienses uma família, afinal, crescemos juntos. Estar tantos anos no ar, em uma mesma emissora, é fruto de muito trabalho: eu nunca “parei no tempo”, sempre estou pensando em inovação para oferecer o melhor para o meu público”, explica Rafaela Dornas.

Propeg

ESCOLHAS
A Propeg é a nova agência de publicidade da Universidade Veiga de Almeida (UVA), segunda maior instituição de ensino superior privado do Rio de Janeiro. A UVA faz parte da Rede Ilumno, que possui mais de 30.000 alunos matriculados em 17 instituições distribuídas em 10 países diferentes. Em seu primeiro trabalho para promover a UVA, a agência criou a campanha “Escolhas”. Com o conceito “UVA. A sua melhor escolha”, a comunicação reforça os diferenciais da universidade e mostra que a instituição é a melhor opção para o aluno, que pode se matricular em cursos de graduação presencial ou à distância, tendo direito a diversos benefícios como intercâmbio, cursos de inglês e de liderança gratuitos, além de ter acesso a um centro de empreendedorismo e carreiras. Tudo isso a um custo-benefício vantajoso sem perder a qualidade de ensino. “Estamos empolgados de trabalhar para uma das maiores universidades do Rio de Janeiro. Iremos aplicar nosso know-how no segmento, em parceria com a Rede Ilumno, na qual atendemos outras duas instituições de ensino, para a nova comunicação da UVA.” Diz Vitor Barros, VP de Atendimento e Gestão da Propeg.

Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras 2SUCESSO NA INTERNACIONALIZAÇÃO
A rede goiana Fast Açaí foi reconhecida como uma das marcas brasileiras mais relevantes do mercado de franquias no exterior, de acordo com a pesquisa “Trajetórias de Internacionalização de Empresas Brasileiras 2018”, realizada pelo Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais, da Fundação Dom Cabral (FDC). O objetivo principal da pesquisa é acompanhar a busca por novos mercados no exterior. Através dela, é possível estimular os empreendedores a encontrarem estratégias para a entrada das franquias no mercado internacional. A seleção é feita através da receita de royalties e das taxas de produtos vendidos no exterior. “Na Fast Açaí fica o sentimento de muito orgulho e reforça a ideia de que o trabalho está sendo bem feito e de que estamos no caminho certo. Esperamos, nos próximos anos, ampliar ainda mais essa participação”, comemora Odilon Moura, gerente de Franquias da rede. A Fast Açaí iniciou sua internacionalização em 2016, nos Estados Unidos. Após isso, abriu operações na Angola, em 2018, e, no mesmo ano, iniciou negociações na Europa e na América do Sul. No próximo ano, a rede goiana dará mais alguns passos no exterior. O primeiro deles será com a inauguração de três unidade da Fast Açaí na Flórida. De acordo com Waleska Rocha, gerente de Internacionalização da marca, os quiosques ficarão nos seguintes lugares: Shopping de Doral, Shopping em Boca Raton e também na avenida Ocean Drive Miami.

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01.CACILDIS HOMENAGEM [2]CERVEJA CACILDIS
O humorista Mussum retorna à casa de milhões de brasileiros, protagonizando um filme que faz parte da campanha publicitária que comunica a expansão da cerveja Cacildis, um dos rótulos da Brassaria Ampolis, cervejaria criada em 2013 por Sandro Gomes, filho do humorista, e pelo publicitário Diogo Mello. A ideia da dupla foi homenagear o artista. O filme traz o carismático personagem muito bem representado por um dublê, com sua linguagem inesquecível caracterizada por palavras terminadas em “is”, em uma conversa divertida com o filho Sandro Gomes, que conta um pouco sobre a criação da cervejaria. Fotos do acervo pessoal da família também ganham destaque! Com veiculação em horário nobre na TV aberta, além de versão para o digital, a campanha promete mexer com o emocional de diferentes gerações que acompanharam o Mussum na telinha por vários anos. Com o slogan “a cerveja, a lenda, o verdadeiro mé”, a Cacildis promete se destacar ainda mais no mercado nacional de cervejas premium. Segundo Diogo Mello, responsável pela criação da campanha, o conceito foge da publicidade tradicional. “A responsabilidade é enorme em trazer o Mussum de volta à TV depois de tantos anos. Colocamos muito carinho nisso, somos uma marca conhecida pela criatividade e o objetivo é que nossa comunicação reflita isso sempre de forma inovadora e, acima de tudo divertida”, completa.

CASE MOLICO
A Office Mídia OOH e Dunnhumby, em conjunto com a NESTLÉ, apresentaram o Case Molico no “Retail Insights, evento promovido pelo Instituto Nacional do Varejo (INV), em São Paulo, em novembro. Esse foi o primeiro evento de trade marketing focado em inteligência de execução, integrando fundamentos de shopper e sell-out, chamado “Retail Insights”, que foi realizado na GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação. Durante o evento foram discutidas com profissionais de trade marketing e de varejo, as alavancas e melhores práticas aplicadas em processos de inteligência da execução, engajamento do shopper e conversão de vendas. O evento também apresentou a oferta de soluções que entregam uma inteligência de dados para a tomada das decisões comerciais mais assertivas. O painel apresentado pela Office Mídia OOH foi comandado de seu Diretor Nacional de Vendas Marcelo Aguiar e Alberto Damasceno, Account Manager da dunnhumby Media, em conjunto com Eduardo Alba, da área de Desenvolvimento de Vendas da Nestlé. Os profissionais apresentaram os dados de campanha com comprovação do crescimento de 38% do produto Molico High Protain, realizada nas lojas do GPA. A apresentação confirmou o sucesso do projeto “A Jornada do Consumidor”, oferecido ao mercado pelas telas digitais FULL HD de 65” e da mídia programática adotada pela Office Mídia OOH. “Ter demonstrado esse case de sucesso, de uma marca tão relevante, para um público qualificado e exigente, somente reforça nossa certeza de estarmos trilhando o caminho certo”, pontuou Marcelo Aguiar Diretor Nacional de Vendas da Office Mídia OOH. “O case apresentado no evento Retail Insights 2018 mostra a importância de buscarmos dados para fundamentar a execução de campanhas de comunicação. Entendendo o consumidor em diversos canais, on e offline, é possível melhorar a experiência dele e maximizar resultados para marcas e varejistas”, afirmou Alberto Damasceno, Account Manager da dunnhumby Media.

o boticarioCAMPANHA DE NATAL DO BOTICÁRIO
As campanhas de final de ano e de datas comemorativas do Boticário há tempos emocionam o público brasileiro com suas histórias muito próximas à realidade das pessoas: o casal separado que se une para celebrar o Natal com a filha pequena, o padrasto que comemora o Dia dos Pais com a enteada que viu crescer, a mãe que percebe que, com a rotina, tende a expressar menos os seus sentimentos pelos filhos e por aí segue. Para este final de 2018, O Boticário preparou uma grande novidade, com criação da AlmapBBDO. Trata-se de um núcleo familiar ficcional, formado por personagens fixos e centrais, bem como por outros personagens correlacionados. Com perfis e histórias próximas ao do público consumidor, eles estarão presentes na comunicação da marca desenvolvida para as datas especiais ao longo de 2019.Na campanha de estreia, a família composta pela mãe Daniela; pelo pai Marcos; pela filha adolescente Marina; pelo filho pequeno Lucas e pelas sobrinhas trigêmeas Duda, Joana e Laila, protagoniza os três filmes de Natal da marca. No primeiro deles, “Coral”, a mãe passa por uma experiência bastante emocionante ao conduzir o coral de fim de ano da escola onde atua. O comercial conta com a participação muito especial de um ator mirim portador de deficiência auditiva. Assista a “Coral”: https://youtu.be/qNh-4rz0Jlc Já “Rena” mostra a inusitada saída que a mãe encontra para realizar o pedido de presente de Natal do filho pequeno, para surpresa da família. E “Trigêmeas” apresenta a inteligente solução encontrada pelo pai para presentear as sobrinhas trigêmeas – não sem antes passar por uma certa intervençãozinha das meninas. Veja “Rena”: https://youtu.be/p3Ak3II0CO4 “Trigêmeas”: https://youtu.be/GJERjKFBAX0 Realizadas em formato de mockumentary, linguagem documental de ficção comum aos seriados, e bastante em voga nas produções internacionais, as criações que envolverão a família do Boticário e os seus personagens terão desdobramentos nos meios digitais e também em ações off ao longo das campanhas. Suas tramas e perfis prometem envolver e engajar à audiência, que se reconhecerá em muitos dos enredos vividos. De acordo com Luiz Sanches, sócio e diretor-geral de criação da AlmapBBDO, “O Boticário inova ao trazer histórias que interagem com a dinâmica real das famílias brasileiras. As datas comemorativas intensificam essas relações, pois são momentos de muita troca emocional, em que os vínculos se estreitam e as pessoas se aproximam. São episódios chave para mostrar, também, como os produtos do Boticário fazem parte desses momentos e como valorizam as datas”, finaliza Luiz.

radialistaWORKSHOP SINDIRÁDIO
A assessora jurídica da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT), Patrícia Guimarães, participou do Workshop Sindirádio, organizado pelo sindicato patronal gaúcho, a fim de esclarecer dúvidas sobre a nova legislação do radialista. O evento, que reuniu mais de 100 filiados, aconteceu no Hotel Deville Prime, em Porto Alegre. Com dinamismo e interação do público, Patrícia analisou o quadro anexo das funções dos radialistas, os cenários e impactos da alteração. “A mudança da própria tecnologia fez com que tivéssemos uma necessidade de adaptação sobre o método de fazer notícia. O quadro original possui uma série de funções que não são técnicas e especializadas da radiodifusão, existiam esses conflitos e os dois itens de mudanças levam em conta essas questões”, destacou Patrícia. Além de Patrícia, o workshop também contou com painel do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), Emílio Papaléo Zin, sobre o primeiro ano da Reforma Trabalhista. A mediação do evento ficou por conta dos jornalistas Tulio Milman e Paulo Sérgio Pinto.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 3, Danielle Bueno Carvalho, Mila Rocha-Calia Y2, Márcio Oliveira Godinho, Neire Pareja-BB; dia 4, Carlos Murilo Reis Carneiro Novaes, Daniel Didó, Fabrício Andrade, Giovanni Lima-Master, Milen Baqui- Grupo LTM, Veruschka Fonseca; Dia 5, Liana Moreira Lima Bonccorsi, Thaiane Avelino; Dia 6, Marcia Cristina Guasco-Ogilvy, Dilma Lima, Elaine François, Kaká Lobo, Luzia Arleth Campos-Secom, Márcia Paulo de Tarso Pereira, Wellington Barbosa Alves, Roberto Thomé; Dia 7, Cristiana Carvalho, Gabriela Ortiz, Helena Silva Salles, Marcos Duarte-Bancobrás, Moacir Lopes Pereira Júnior, Rosângela Melo-Abrace; Dia 8, Cléia Andrade, Flávia de Castro, José Cyrillo Agathão, Maíra Montalvão Lima-Street Midia, Michelle Carvalho, Vânia Valadares-Self Propaganda; Dia 9, Bárbara de Siqueira-TV Globo, Marlene Couto, Sabrina Lopes-Rede Record.