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Coluna Pedro Abelha

FATO OU FAKE
Com uma ampla comunicação embalada por um dos temas mais discutidos da atualidade, as fake news, o Banco do Brasil estreia sua primeira campanha assinada pela WMcCann, que conquistou a conta em outubro deste ano. A empresa aborda o assunto para mostrar o que de fato e de fake existe na percepção do público em relação à marca, seus produtos e soluções digitais. A campanha “Fato ou Fake” conta com ampla presença na plataforma digital, tendo toda a fase de teaser concentrada nas redes sociais. Além disso, o trabalho também terá material para TV, mídia impressa e OOH. O desenvolvimento da comunicação foi traçado tendo como base o posicionamento do BB: uma empresa brasileira inovadora, que conecta as pessoas às suas realizações. A partir dessa premissa e tendo no radar as fakes news como um dos grandes problemas que atingem, hoje, o mundo, a criação usou o assunto como fio condutor dos roteiros para mostrar o que de fato e de fake há sobre as soluções digitais do banco. Nas peças, a realidade de quem é cliente, de quem conhece de fato o banco, de quem usa e sabe as vantagens que o BB oferece é contraposta a percepções equivocadas que não representam a variedade, praticidade, inovação e eficiência das soluções digitais de que a instituição dispõe, deixando claro que é um “banco de fatos”. A comunicação recorreu a um tom mais moderno, dando o protagonismo que exige uma empresa como o Banco do Brasil.

ESCOLHA DO MOTE
A escolha das fake news como mote alinha-se perfeitamente à necessidade de um mercado que tem a confiança entre os seus principais atributos. Os dois filmes iniciais de lançamento seguem uma sequência explorando esse tema em relação aos serviços de banco, e mais especificamente ao do Banco do Brasil. O primeiro discute o que é fato ou fake quando questiona: “Os celulares vão substituir as agências?”, “O dinheiro vai deixar de existir?”, “Um banco é melhor só porque nasceu digital?”. A outra peça é mais reveladora a respeito das soluções digitais e avalia sobre o que é ou não real quanto as funcionalidades do app do banco no mercado e o quanto ele é fácil e ágil para abrir uma conta. Em um segundo momento, outros três filmes em estilo testemunhal são ainda mais pontuais sobre o que o BB oferece. As cenas se intercalam indagando se todo mundo conhece o Banco do Brasil, se o que se ouve sobre a empresa é verdadeiro ou não, se o seu app é o mais bem avaliado, se é possível abrir uma conta em minutos pelo aplicativo, se há atendimento nas redes sociais, entre outras questões que vão sendo respondidas, até o convite final para que o público abra sua conta no banco e comprove que, de fato, ele apresenta as melhores soluções digitais. Para assistir aos filmes, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=sm2ISLSySy4

CRIAÇÃO DE SÉRIES DE TV
O número de séries originais brasileiras só tem crescido nos últimos tempos. Conseguimos terminar o ano de 2018 com número recorde de produções destinadas aos serviços de streaming, enquanto na TV aberta já temos notícias de que a Globo pretende continuar investindo muito em séries nacionais após suas novelas, e tudo indica que a Rede TV pretende retomar a produção de séries nacionais em 2019, além de diversos projetos de outras emissoras. Dados assim mostram a importância de se ter profissionais preparados para esse segmento específico do mercado audiovisual, e foi pensando nisso que a Academia Internacional de Cinema preparou o curso “Criação de Séries de TV”, destinado a pessoas com experiência profissional ou em fase avançada de estudos nas áreas de roteiro, produção e direção que tenham interesse em desenvolver conteúdo seriado para TV e ampliar suas habilidades narrativas e de gestão de projetos. A roteirista e produtora Joana Brea, professora da Academia Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, explica o que é necessário para se trabalhar com séries de TV: “Há que se ter uma experiência e um perfil profissional muito específico. Antes de mais nada, você precisa ser um bom roteirista; depois, precisa também ser um produtor, entender de mercado, do negócio de televisão”.

CURSO EM DOIS MÓDULOS
O curso é inspirado no trabalho dos criadores de séries e de showrunners do mercado internacional – os profissionais que estão por trás de séries que conquistaram o público nos últimos anos, como Game of Thrones, Breaking Bad, Narcos, 3%, La Casa de Papel, e muitos outros. O curso tem duração de um ano, dividido em dois módulos, com aulas duas vezes por semana. MÓDULO 1 – O aluno compreende o panorama de mercado para séries no Brasil, entende o processo conceitual de construção de uma história, aprende a criar a bíblia da série e desenvolve o piloto da primeira temporada.
MÓDULO 2 – O aluno se concentra no processo criativo e produtivo, desenvolvendo a estética do projeto, bem como a produção executiva, abordando processos de financiamento, orçamento, cronograma, etc. Além das aulas, o aluno conta com orientação individual para o desenvolvimento dos projetos, aulas de formatação de bíblia, prática de pitching e participa da Rodada de Roteiro, um evento final em que os autores terão a oportunidade de apresentar seu projeto de série para produtoras convidadas. Ao final do curso, o aluno terá elaborado um material robusto – projeto, bíblia e piloto de série – e adquirido conhecimentos de mercado para realizar projetos e colocar em prática novas ideias. A inscrição no curso pode ser feita no site e é acompanhada do envio de uma carta de intenção para o e-mail: coordprod@aicinema.com.br.

UnimedUNIMED FEDERAÇÃO MG É PREMIADA
A Unimed Federação Minas, entidade que representa política e institucionalmente as 67 Unimeds do estado, ganhou dois prêmios nas áreas de comunicação e marketing durante o Encontro Anual da Unimed do Brasil, em São Paulo. A Federação recebeu o primeiro lugar na categoria Ações e Campanhas com a Imprensa e o segundo lugar em Campanha Publicitária. “A premiação demonstra o reconhecimento e a efetividade das nossas ações de comunicação e marketing para o desenvolvimento e fortalecimento do Sistema Unimed mineiro”, comemora o presidente executivo da Unimed Federação Minas, Luiz Otávio Fernandes de Andrade. Vencedor do Prêmio de Comunicação Unimed – Alberto Urquiza Wanderley, na Categoria Federações, o Plano de Posicionamento com a Imprensa é um trabalho de valorização da marca Unimed, que engloba várias ações, entre elas, a produção de conteúdo para as Unimeds replicarem em suas regiões, divulgação em veículos de grande expressão no estado e ações de relacionamento com a imprensa. Na categoria Campanha Publicitária, a iniciativa voltada para pequenas e médias empresas ficou em segundo lugar. A ação foi criada com o objetivo de mostrar que mesmo uma pequena empresa pode oferecer um plano de saúde com a qualidade Unimed para seus funcionários. Para diversificar e permitir que todas as Unimeds utilizassem uma campanha adequada aos tipos de empresas mais comuns em sua região, todas as peças apresentavam opções de empreendimentos como academia, barbearia, confecção, farmácia, produtor rural e salão de beleza.

NEGOCIAÇÕES CONCLUIDAS
A Globosat concluiu as negociações das cotas de patrocínio para as transmissões de futebol em 2019. Ao todo foram comercializadas seis cotas máster, que incluem ações de janeiro a dezembro em todas as plataformas dos canais SporTV e Premiere. Ambev (Brahma), Bradesco, Fiat, Ipiranga e Vivo, que já patrocinavam o futebol da Globosat em 2018, renovaram suas cotas para o próximo ano, ao lado do Sportingbet, que estreará como patrocinador. O pacote de cotas de patrocínio para 2019 inclui mais de 1.100 partidas de campeonatos como Brasileirão Série A e Série B, Campeonato Paulista, Campeonato Carioca, Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores da América, Copa São Paulo de Futebol Jr., Copa do Brasil de Futebol Sub-17 e Sub-20, além de amistosos pré-temporada. Cada cota contempla inserções no SporTV e Premiere na TV e nas plataformas “play” de cada canal. Uma ampla cobertura nas redes sociais também está inclusa no plano comercial. “Estamos muito satisfeitos e orgulhosos com os resultados. Mais do que a renovação em si dos patrocínios, é uma manifestação clara dos anunciantes quanto à sua confiança na capacidade da Globosat de conectar marcas tão relevantes às suas grandes e diversas audiências através do conjunto de suas propriedades de mídia. Cada momento da nossa programação é pensado de maneira que faça sentido e tenha relevância para os diversos públicos, independentemente da plataforma. Com o futebol não poderia ser diferente. Buscamos entregar durante o ano todo a emoção do esporte para os brasileiros e a parceria com essas marcas é fundamental para isso”, afirma Manuel Belmar, diretor-geral de Operações da Globosat.

ABRANGÊNCIA MULTIPLATAFORMA
Para 2019, a Globosat levou ao mercado anunciante cotas de patrocínio com abrangência multiplataforma, trazendo ações ainda mais customizadas e integradas com a estratégia de cada marca patrocinadora. “Mantemos uma relação muito próxima dos nossos anunciantes e nos dedicamos para oferecer para cada um deles soluções diferenciadas, que se adequem às suas necessidades e gerem valor para suas marcas. Os resultados das negociações para o futebol em 2019 indicam que estamos no caminho certo. Desenhamos um plano comercial em sintonia com a estratégia de cada marca que estará conosco ao longo do próximo ano. E desde já temos certeza de que os resultados serão incríveis”, afirma Fred Müller, diretor executivo comercial da Globosat.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 19, Alessandra Mayrinck-Nova Brasil FM, Sandra Meyer, Wander Inocêncio- TacticALL Comunicação Integrada; Dia 20, Camila Junqueira, Cely Sandoval de Castro, Maria da Conceição Farias de Oliveira-EBC, Monique Vidal, João Luiz Toríbio, Paulo César da Silveira, Sérgio Souza-AV Comunicação, Luiz Cavalcanti-Agência AdMan Criativa; Dia 21, Antônio Carlos da Silva, Bruno Chicaroni, Carlos Clemente, Cláudio Vieira da Silva, Luciana Mariano; Dia 22, Elaine Brandão, José Fernandes Araújo, Maurício Sampaio, Paulo Roberto Peixoto, Ricardo de Felippe-Dimensão Propaganda, Vanuza Gonçalves, Fernanda Nogueira; Dia 23, Jefferson Carlos, Josiane Paz-MDS, Karen Rocha, Roberta Garcia-Borghi (SP), Thiago Fernandes-Borghi (SP); Dia 24, André Almeida Gomes, Anderson Carlos Maciel da Silva, Carlos Alberto de Sá-Sá Publicidade, Daniela Carneiro, Mariana Borges-Diários Associados, Mavi Paiva-Viva Representação, Mônica Cunha; Dia 25, Érick Campos Nogueira, Expedito Ricardo Aguiar, Maria do Carmo Silva, Vera Lúcia Alexandre de Souza, Yuri Tashiro.