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Coluna Pedro Abelha

peça2-proativa-17anosPROATIVA COMEMORA 17 ANOS
Outubro é mês de comemoração na Proativa. É quando completa 17 anos uma das agências de comunicação mais tradicionais da cidade, premiada como a melhor da Região Centro-Oeste, em 2015, pelo Prêmio Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa; e finalista do mesmo prêmio (entre as três melhores) nos três anos subsequentes. Para marcar a data, a agência lançou a campanha intitulada “Quando existe propósito, há transformação”, que além de valorizar o aniversário da Proativa, traz novo posicionamento para a marca, com o slogan “Comunicação com Propósito”.
Dirigida pelo jornalista Flávio Resende, a empresa comemora, ainda, a chegada dos novos clientes: World Study, Anvisa e LHx Investimentos, representante credenciada em Brasília e em Goiás da XP Investimentos. Na campanha, que será veiculada em jornais, revistas, sites e mídia de elevador, a agência divulgará também o projeto “Proativos do Bem”, braço social da empresa, que apoia, desde 2014, instituições e iniciativas que tragam benefícios diretos e indiretos para a sociedade. Entre os projetos contemplados, até agora, estão: Projeto Cão Guia, Abrapec, Aconchego, Kombo Arte Afro, entre outros. “Todo o mercado está vivendo um momento difícil, que nos obriga a ter mais eficiência na gestão dos negócios. Estamos orgulhosos de nos manter firmes, 17 anos depois, trazendo soluções criativas para nossos clientes e mantendo nossa carteira de assessorados fiel e satisfeita”, afirma o empresário.

O SUCESSO DO MCCANN WORLDGROUP
O McCann Worldgroup consolida-se, mais uma vez, como uma das redes mais robustas da América Latina e Caribe, durante a 3ª edição do Effie Awards LATAM 2018, realizado durante a convenção +Cartagena, realizada na Cidade de Cartagena das Índias, Colômbia. Josafat Solis, Chief Strategy Officer do McCann Worldgroup para América Latina e Caribe, declarou: “Nosso esforço para ajudar as marcas dos nossos clientes a desempenhar um papel significativo na vida das pessoas é mais uma vez reconhecido. Neste ano, conseguimos manter nossa excelência, com resultados que destacam o impacto relevante que as marcas de nossos clientes têm nos seus públicos”.

18 MEDALHAS
No total, McCann Worldgroup conquistou 18 metais que se dividem em 6 Ouros, 4 Pratas, 8 Bronzes e 9 finalistas, para 11 clientes distintos, em 8 agências da rede. McCann Equador ganhou 2 Ouros, 1 Prata; McCann Lima; 1 Ouro e 3 Bronzes; Mercado McCann: 2 Ouros e 1 Bronze; WMcCann, 1 Ouro e 1 Bronze; McCann Colombia, 1 Prata e 2 Bronzes; McCann México, 1 Prata; Universal McCann, 1 Prata e; MRM/McCann Buenos Aires, 1 Bronze. Também tivemos cases finalistas da McCann Panamá e de outras campanhas dos mercados acima mencionados.

3 DESTAQUES
Três campanhas da WMcCann se destacaram no Effie Awards LATAM 2018. “Onix: o carro mais conectado da categoria”, de Chevrolet, foi contemplado com ouro em Multi-Market – Veículos. “Usar a gastronomia para encontrar semelhanças não tem preço”, de Mastercard, levou um bronze em Single Market – Programática. Na mesma categoria, o case “Brincadeira vende mais que brinquedo”, de Ri Happy, foi finalista. “A consistência do nosso trabalho permanece firme, com resultados sólidos que comprovam. Nosso produto criativo e estratégico em toda a América Latina e Caribe foi reconhecido nos festivais mais importantes da região, tornando-se a Rede #1 no FIAP, Rede #1 no Volcán, e nossos escritórios foram destacados individualmente em seus respectivos mercados. Queremos ser a agência #1 do mundo movida pela criatividade, e os resultados são a prova disso” afirma, Fernando Fascioli, presidente do McCann Worldgroup para América Latina e Caribe.

TRIO reforçaTRIO REFORÇA DIREÇÃO DE CENA
A TRIO, produtora full service dos sócios Caito Cyrillo e Luciano Mathias, aumentam sua presença no mercado internacional, passando a representar, exclusivamente no Brasil, a dupla de diretores de cena Simonites. Os irmãos norte-americanos, Peter e Nick Simonite, são fotógrafos de formação e, nessa função, já atuaram em diversos projetos com Dante Ariola, diretor da produtora MJZ indicado seis vezes para o prêmio de melhor diretor de comerciais no Directors Guild of America. Além de Ariola, o Simonites também trabalhou com o diretor, roteirista e produtor de cinema Terrence Malick em obras como “The Tree of Life” (2011) e outros filmes.

 

FENAERT CONTRA FAKE NEWS
Redes sociais e aplicativos de mensagens geram o chamado compartilhamento instantâneo de informações. No entanto, nem sempre, o conteúdo veiculado corresponde a fatos, ou é baseado em notícias verdadeiras. Compreendendo este cenário, a Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT), através de suas fanpages no Facebook e Instagram, inicia a campanha Fenaert contra Fake News. Até o final do ano, a entidade indicará sites confiáveis e dará dicas para auxiliar o público a reconhecer informações falsas e, assim, evitar a disseminação desse tipo de conteúdo.
Segundo dados do Massachusetts Institute of Technology (MIT), notícias falsas se espalham pelas redes sociais de forma mais rápida, fácil e ampla do que as notícias reais. Para o presidente da federação patronal, Guliver Leão, o dado é preocupante. “Sabemos que, em um momento de emoção ou surpresa, as pessoas podem compartilhar um conteúdo sem saber de sua veracidade. Isso é preocupante. Por isso, é sempre importante checar os grandes veículos e ver se a informação foi dita em mais de um lugar. Utilizar as redes da Fenaert para alertar à população faz parte do nosso trabalho, enquanto representante da radiodifusão”. Para conhecer a proposta da entidade e ter acesso aos conteúdos, basta acessar a página da Fenaert no Facebook (facebook.com/FENAERT) e no Instagram, @fenaertoficial.

PARA ENTENDER A SÉTIMA ARTE
O site da Academia Internacional de Cinema (AIC) começou a publicar em sua seção de artigos, uma série de estudos sobre os movimentos cinematográficos mais relevantes, oferecendo uma ótima oportunidade para os que querem entender mais sobre a história da sétima arte. A autoria dos artigos é de Katia Kreutz, jornalista e cineasta. “Sou ex-aluna da primeira turma da AIC e agora pesquisadora de Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP, por isso acredito que uma das melhores formas de impulsionar a produção cinematográfica brasileira é por meio do conhecimento. Divulgar informações importantes sobre os movimentos que contribuíram para estabelecer a linguagem do cinema como o conhecemos hoje é um caminho para conquistar o interesse das pessoas sobre o universo extraordinário da sétima arte”, diz Katia, que também é redatora no site Cinemascope. Os artigos, frutos de um excelente trabalho de pesquisa, são bem detalhados e informam o que foi o movimento, como ele surgiu, suas principais características e os grandes nomes que o representam. Além disso, temos o legado de cada um deles para o cinema, como no caso do expressionismo Alemão, que pode ser percebido em toda a filmografia do diretor Tim Burton, e do Neorrealismo Italiano, presente na obra de Federico Fellini. No site oficial da Academia Internacional de Cinema (www.aicinema.com.br) estão disponíveis os três primeiros artigos da série, que são sobre o expressionismo Alemão, o Neorrealismo Italiano e o Nouvelle Vague. Outros movimentos importantes serão acrescentados nessa lista em breve. O próximo será sobre Cinema Novo. O site também oferece dicas para quem está entrando na área audiovisual ou pretende saber mais o universo cinematográfico e suas possibilidades profissionais.

GloobNOVIDADES NA GLOBOSAT
A Globosat traz novidades em sua área comercial com o reforço do seu Departamento de Publicidade Regional. André Yuhara, Diretor de Publicidade em Brasília, passa a responder também pela região Nordeste, além das regiões Centro-Oeste e Norte que já estavam sob sua responsabilidade. Já Gustavo Lerner, que até então era Gerente Executivo de Negócios, foi promovido a Diretor de Publicidade no Rio de Janeiro e, sob sua responsabilidade ficará a região Sul e Sudeste do Brasil, com exceção da cidade de São Paulo. Os dois diretores respondem a Eduardo Salvador, Diretor de Publicidade Regional da Globosat.
As mudanças das diretorias regionais acompanham a expansão da atuação da Globosat junto ao mercado publicitário de todo o Brasil, oferecendo soluções dedicadas aos anunciantes e às agências de cada região.
“A Globosat está cada vez mais presente em todas as regiões do país. Temos um olhar muito atento às peculiaridades e demandas locais, e esta iniciativa acompanha o novo formato de atendimento que estamos propondo aos nossos clientes em cada praça, permitindo um trabalho ainda mais focado nos mercados regionais”, afirma Fred Müller, diretor executivo comercial da Globosat.

LET’S MOVE ON
A Kimberly-Clark continua quebrando barreiras para suas consumidoras por meio de campanhas inovadoras como a “Let’s Move On”, – recente campanha premiada pelo Gold Effie, liderada por Intimus e KOTEX® na América Latina, para desafiar as percepções negativas da sociedade em relação a menstruação. “As mulheres conquistam coisas grandes todos os dias, menstruadas ou não. Mentruação e todas as suas percepções não devem atrapalhar o progresso das mulheres”, comenta Juanita Pelaez Zambrano, criadora da campanha Let´s Move On na América Latina. “Isso foi mais do que uma campanha, foi um movimento para ajudra a quebrar estigmas. Ser reconhecida com um Effie é inspirador e alimenta nosso compromisso em continuar impulsionando as fronteiras e percepções da sociedade sobre mulheres e seus períodos menstruais”.

MARCAS LÍDERES
Como marcas líderes de cuidados femininos que defendem o progresso das mulheres, Intimus e KOTEX® continuam se preocupando com a inovação de produtos que atendam às necessidades das mulheres modernas de hoje, ao mesmo tempo em que quebram os tabus e os estigmas relacionados ao período menstrual. Este ano, Intimus e KOTEX® introduziram a #SheCan – uma evolução do #LetsMoveOn que continua tratando com naturalidade os períodos femininos. “Períodos menstruais fazem parte de ser mulher. Eles não definem quem somos ou nos impedem de alcançar o que queremos na vida”, afirma Samia Chehab, Gerente Geral de Atendimento Adulto e Feminino. “Como líder de mercado, KOTEX® tem a obrigação de lançar luz sobre esses estereótipos que não deveriam mais estar presentes na sociedade atual. É nosso papel empoderar as mulheres e tornar isso mais fácil para as gerações futuras.”

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 15, Carmazina Mascarenhas Santana, Fábio Galvão-APEX, Tatiana Passos, Walfrânio Medeiros-DNIT; Dia 16, Argemiro Nery Filho; Dia 17, Ana Luíza Prates, Fernanda Haddad, Fran Araújo, Iandra Carvalho, João Paulo do Nascimento Lopes Nogueira, João Batista Demonte Neto-DQV, José Carlos Magalhães-Agência Z, Maria Fernandes Souza Leite; Dia 18, Alessandra Menezes, Aline Fonseca-MTV, Ariane Denardi, Dalva Fázzio, Lina Aredes Coutinho, Lina Domingues, Roberta Costa Carvalho, Samuel Figueroa-Correios, Valéria Fonseca; Dia 19, Paula Lopes, Carla Carvalho, Fernando Donato, Francisco Nilvan Gomes de Alcântara, Leonardo Rodrigues Faria, Mirela Andrade, Renato Moura Jr, Valto Ângelo; Dia 20, Aline Pereira, Bruno Grossi, Everton Moreira- Cemusa, Marcelo Magalhães-Giacometti, Paula Ramos-Ministério do Meio Ambiente, Sandro Cunha-Secretaria de Turismo do DF, Teka Matos-Artplan, Thayse Arruda; Dia 21, Izabel Cristina-All Channel, Adriano Fernandes, Fernando Vasconcelos-Meio & Mídia, Marcelo Dias Godoy-G3 Comunicação, Juliano Sales-Casablanca, Marcus Vinícius de Lucena Heusi-Rádio Transamérica, Renata Oliveira-TV Senado, Tadeu Rodrigues Barbosa.