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Eduardo Salvador capa

Coluna Pedro Abelha

BRANDED CONTENT
O branded content tem sido cada vez mais utilizado para conectar as marcas às boas histórias. São inúmeras possibilidades de formatos, linguagens e plataformas que atingem os diversos públicos. Para falar sobre a evolução desta solução de comunicação e contar como os projetos têm evoluído e se tornado cada vez mais 360º, a Globosat participou, no último dia 13, do ABA Marketing in Brasília, na capital federal.
Eduardo Salvador, diretor de Publicidade Regional da Globosat, compartilhou os principais cases e a expertise da área de projetos especiais na empresa que foi uma das pioneiras em desenvolver projetos diferenciados que aliam o conteúdo às mensagens dos anunciantes. O executivo participou do painel “Branded Content – Novas formas de trabalho entre anunciantes, agências e veículos”, ao lado de Edmar Bulla, CEO da Croma. Frederico Nogueira, CEO da Urbana Mídia e Diretor da Alpha FM Brasília, foi o moderador do debate. Nesta edição, o evento seguiu com o objetivo de discutir as principais questões atuais e futuras que influenciam o mercado de comunicação e trouxe o tema “O futuro é agora: quem está preparado para ele?”.

Rede PopeyesPOPEYES ANUNCIA AGÊNCIAS
A rede americana de fast food POPEYES®, que está sendo lançada no Brasil pela BKB (Burger King Brasil S.A), anuncia a contratação de seu pool de agências – F.biz, Bullet e PROS. “A Popeyes está chegando ao Brasil com a ambição de ser líder no segmento de fast-food de frango e, por isso, escolhemos parceiros com um sonho tão grande quanto o nosso para construir a marca do zero”, afirma Ariel Grunkraut – diretor de Vendas e Marketing da Popeyes no Brasil. Toda a comunicação da marca entra no ar no último trimestre de 2018, quando serão inauguradas as primeiras lojas, em São Paulo. A campanha será totalmente desenvolvida no Brasil e não se baseará nas internacionais da marca.

OBJETIVO NO BRASIL
A marca POPEYES® chega ao Brasil com o objetivo de manter-se fiel ao que ela é no restante do mundo, respeitando as características que fazem dela uma marca autêntica, que valoriza sua origem e o processo único de produção. “Temos orgulho de ser fast food. Não vamos criar uma marca diferente do que ela é no mercado internacional”, garante Ariel Grunkraut. Fundada em Nova Orleans, em 1972, a cadeia tem paixão por sua herança da soul food Louisiana e pelo seu cardápio autêntico, que levaram POPEYES® a ocupar a segunda posição entre as redes de fast-food focadas em frango no mundo, com mais de 2.800 restaurantes nos EUA e em mais 25 países. No menu de POPEYES® impera sua famosa receita de frangos fritos, além de outros pratos que apresentam a diversidade da cozinha da Louisiana, incluindo opções de frutos do mar, sanduiches, acompanhamentos tradicionais com tempero cajun e sobremesas. “A marca POPEYES® carrega as raizes da cultura e da tradição da cozinha da Louisiana e vai trazer para os brasileiros um produto diferenciado, marinado por no mínimo 12 horas. Nosso objetivo aqui é trazer um sabor superior que coloque o frango a um patamar mais aspiracional”, completa Ariel.

Viva a TalentologiaVIVA A TALENTOLOGIA
Totalmente repaginado após um breve período de hiato, o Festival Brasileiro de Publicidade, promovido pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP), volta ao centro das atenções em 2018 celebrando o talento. Intitulada de “Viva a talentologia”, a campanha foi criada pela Propeg. Partindo do princípio de que nem tudo pode ser criado apenas pela tecnologia e que a criatividade é fundamental no meio publicitário, a comunicação ressalta a importância das habilidades humanas para promover a nova edição do Festival, que não ocorre desde 2014. O filme está disponível no site do evento: https://festivalabp.com.br/festival. Cerca de 500 profissionais devem participar da premiação, que reduziu o número de categorias, se comparado às edições anteriores. São elas: filme, rádio, impresso, OOH, digital, promo e agência do ano. A Lâmpada, troféu tradicional e reconhecido no meio, também ganhou nova roupagem, e aparecerá de cara nova em 2018. A campanha será veiculada em mídias OOH, rádios, tvs e internet. A edição de 2018 do Festival Brasileiro de Publicidade está agendada para o dia 22 de outubro, na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro.

CAMPANHA NACIONAL
A Domino´s lança campanha nacional da pizza muçarela. A ação é somente para vendas online através do site oficial da marca, e vai até o dia 15 de novembro A pizza de sabor mais universal ganha uma promoção tentadora da Domino´s. A maior rede de delivery de pizza do mundo apresenta uma campanha da muçarela média (massa tradicional ou fina) por um preço super especial: R$ 19,90 (o valor real é de R$ 30 a R$ 40, dependendo da região). A finalidade da marca é fomentar ainda mais as vendas online e atrair novos clientes com a promoção, que fica até o dia 15 de novembro. A ação é nacional e válida somente para pedidos feitos através do site oficial da rede (www.dominos.com.br). A expectativa é aumentar em 10% o fluxo de vendas online da marca.

HuggiesCOMPROMISSO HUGGIES
Em ação inédita, Huggies®, marca da multinacional americana Kimberly-Clark que oferece solução completa de cuidado com bebês, lança a campanha Compromisso Huggies® “Sinta a diferença por sete dias ou seu dinheiro de volta” de suas toalhas umedecidas. Para Patricia Macedo, diretora da categoria de cuidados infantis da Kimberly-Clark, o lançamento da campanha é uma oportunidade para os consumidores conhecerem a qualidade e suavidade das toalhas umedecidas Huggies®: “As nossas Toalhas Umedecidas são fabricadas com 70% de fibras naturais que proporcionam maciez e absorção, possuem solução composta por 97 a 99% de água, o que torna seu uso mais seguro para a pele dos bebês e crianças. Além do sistema puxa fácil que permite tirar uma toalha por vez oferecendo mais praticidade para o dia a dia. A versão Pure Care por exemplo é sem fragrância, além de segura como água e algodão.”

NO AR ATÉ NOVEMBRO
A campanha acontece de 15 de setembro a 15 de novembro de 2018 e entra no ar em rede nacional pelos canais Discovery Home and Health, Discovery Kids e GNT, além de pontos de venda e canais digitais da marca. Na TV aberta ela será exibida na região Sul do país, pelo canal Globo (afiliada local RBS), nos três estados (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, além das principais cidades vizinhas). Para participar os consumidores precisam adquirir um pacote de toalhas umedecidas Huggies® das linhas Pure Care (ou versão anterior Primeiros 100 dias), Max Clean (ou versão anterior Classic) ou One&Done (ou versão anterior Refrescante) das embalagens com 48 ou 96 unidades e utilizá-los durante sete dias. Huggies® devolverá o valor pago pelo produto para o consumidor que não se sentir a diferença das fibras naturais e da limpeza desde a primeira passada. A participação na ação será vinculada a um CPF e só serão aceitas uma solicitação por pessoa. Os pedidos de reembolso só poderão ser realizados pelo site da campanha e só será permitido a participação de maiores de idade que residam em território nacional. Para receber o dinheiro de volta é preciso enviar algumas informações, como cópias de RG e CPF, imagens do produto e nota fiscal. Mais informações sobre a campanha acesse www.compromissohuggies.com.br

subwaySUBWAY CHEGA À MCGARRYBOWEN
A mcgarrybowen, agência da Dentsu Aegis Network Brasil, será responsável por toda a estratégia de comunicação da cadeia de fast food no País, em todos os canais. “A escolha da agência está alinhada com a nossa estratégia de ter uma plataforma de comunicação cada vez mais consistente, orientada a criatividade e dados”, explica Gabriel Ferrari, diretor de marketing da Subway Brasil. A marca Subway é a terceira marca de fast food mais valiosa do mundo. Segundo Mario D’Andrea, presidente do Dentsu Creative Group, estrutura formada pelas agências Dentsu Brasil e mcgarrybowen, “é com muito orgulho que passamos a cuidar de uma das marcas mais conhecidas do mundo, a Subway. E o mais importante: vamos poder contribuir para a construção do novo posicionamento da marca criado pela mcgarrybowen nos Estados Unidos e que agora chega ao Brasil.”

RiHappy_Frame_05TRICKUP
A Ri Happy, maior rede varejista de brinquedos do Brasil, anuncia o “TRICKUP”, um brinquedo exclusivo no mundo todo, criado especialmente para o mês das crianças. Inspirada na linguagem dos nativos digitais, a campanha de lançamento, #PegaEssa, foi buscar nos influenciadores de diversos segmentos, como jogos de futebol, games e família, a essência da comunicação com seu público. A comunicação é assinada pela WMcCann e conta com a participação de 13 digital influencers, além de peças com formatos diferenciados para mídias digitais, filme para TV e trailer no cinema. O brinquedo é um desafio de habilidade para crianças e jovens, que consiste em pegar uma bolinha, das mais diversas formas, com um copo de borracha modulável. “Seguimos nesse Dia das Crianças com o propósito de desenvolvimento infantil através do brincar e na busca por itens lúdicos e democráticos, como o TRICKUP, que permite brincar sozinho, entre amigos ou em família, sempre com muita diversão”, afirma a diretora de marketing da Ri Happy, Flávia Drummond.

INFLUENCIADORES
A lista dos influenciadores inclui Luccas Neto, Lucas Rangel, Kids Fun (Rafaela e Luiz), Camila Loures, Luis Augusto, Lukas Batista, Mundo da Vivi, Enaldinho, Gato Galáctico, Authentic Games, Vosso Canal (Juninho e João) e Matheus Jucinsky. Durante a fase teaser, todos propuseram diversos desafios entre eles e para o público nas mídias digitais sem revelar muitos detalhes sobre o produto. Os números já chegam a 5,1 milhões de views e 591 mil de engajamento. A partir de 15 de setembro, quando o brinquedo chega às lojas, a ação ganha ainda mais força. Os conteúdos levam as pessoas para o canal TOYZERA, página no Youtube com tutoriais de brincadeiras, e para a landing page oficial http://www.trickup.com.br/, que trará uma série de tutoriais de manobras.

O FILME
Já o filme apresenta crianças e o Solzinho, personagem símbolo da Ri Happy, em um galpão com algumas paredes e móveis que formam obstáculos para as manobras com o brinquedo. A cada manobra feita com sucesso, eles comemoram juntos. A peça é embalada por um jingle que explora outros elementos da marca, como os da própria assinatura: “Pega essa, pula e joga. Faz um lance animal. É o TRICKUP da Ri Happy, uma novidade UAAAU!” No mês das crianças, a cada 60 reais em compras, com mais R$ 9,99 o consumidor leva o “TRICKUP”. O produto também será vendido separadamente por R$ 39,99. Disponível em quatro cores (azul, rosa, verde e amarelo), ele vem com um copo de borracha, uma bolinha e um guide mostrando algumas das manobras e truques que o brinquedo oferece. Para assistir ao filme, acesse: https://youtu.be/KgcnHouMyek
Vídeos Influenciadores:

https://www.youtube.com/watch?v=rb2Fzocviak&feature=youtu.be

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 17, Heloisa Pires Zamprogno, Laércio Portela Delgato; dia 18, Ana Amélia Goulart, José Paulo Bertoni de Assis-Bertoni Comunicação, Júnior Lisboa, Márcia Ungarelli, Zenicéia de Assis-Vippy Comunicação, Larissa Leite; dia 19, André Fagundes-MediaPlus, Felipe Barroso, Humberto Montemurro, Levi Lourenço Narciso-Ministério da Saúde, Murilo de Aragão-Arko Advise, Patrícia Carvalho Saraiva Mendes, Paulo Rogério Caffarelli- Banco do Brasil, Roberto Gomes do Nascimento, Tereza Bruhns; dia 20, Andréa Gerard Delforge, Bruno Eduardo Gonçalo, Dílson de Abreu-Perfil Publicidade, Euler Pereira, Sidney Campos Silva-Fields Comunicação; dia 21, Aldenir Jacomi-CEF, Ana Claudia Baruch, Denise Guedes, Lu Alves-Comidinhas e outras gostosuras, Luís Antônio Alves-Secom, Nancy Raimundo, Paulo Marcello Cruz Calixto, Pedro Lex-Link Propaganda, Renata Costa Duarte-Cinemark; dia 22, Cida Fernandes, Eduardo Belmonte, Renata Bandeira; dia 23, Brunno Bello Panno-Tim(RJ), Edson Barbosa-Link Propaganda, Moema Ungarelli, Tatiana Freire, Thiago Martinez.