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Brasília Shopping -

Coluna Pedro Abelha

VFNO NO BRASÍLIA SHOPPING
Dois dias de frisson! Em 2018, o Brasília Shopping celebra a moda trazendo o Vogue Fashion’s Night Out pelo segundo ano consecutivo à capital, e em dose dupla! Na sexta-feira e sábado, 14 e 15 de setembro, o VFNO desembarca no centro de compras com um circuito fashion que inclui desfiles, trend talks, encontro com personalidades, bate-papo com editoras da revista de moda mais badalada da cena fashionista, vendas especiais, música e atrações imperdíveis. Entre elas, estão Karol Conka tombando com uma conversa com o público sobre Moda e Diversidade no primeiro dia do evento. Paulo Borges, idealizador e diretor criativo da SPFW, também brilha na tarde da sexta-feira em um talk sobre o Mercado da Moda. O VFNO Brasília é aberto ao público e agita a cidade com quem faz e vive a moda. Uma das novidades da edição 2018 é a balada Mistura Fina no sábado. “Moda é comportamento, é sentimento, é arte. Ela derruba fronteiras, estimula descobertas e redescobertas e o VFNO Brasília é uma conexão entre a nossa cidade e o universo fashion”, pontua Renata Monnerat, gerente de marketing do Brasília Shopping.

DESCONTRAÇÃO COM MUITO CONTEÚDO
Renata adianta que os talks serão descontraídos, mas com muito conteúdo. “Paulo Borges e Rodrigo Grunfeld são ícones que sabem ler e antecipar movimentos, tendências e comportamentos. Teremos conversas fascinantes para quem curte moda”, adianta. E por falar em papo bacana, no sábado tem Caio Braz no VFNO. Conhecido pela irreverência e bom humor frente às câmeras, Caio apresenta o GNT Fashion e tem um blog no qual também compartilha experiências com a moda e o hobby por viagens ao redor do mundo. “Caio já apresentou mais de dez semanas de moda pelo GNT e tem um papo muito animado, astral e falará sobre Fashion Talks”, acrescenta Monnerat. Nos dois dias de VFNO, o Team Vogue circulará pelas principais lojas e corredores do Brasília Shopping, prestigiando ações e ativações das lojas e marcas, que exibirão produtos hits para o Verão 2019 selecionados previamente por stylists da revista. Estes itens ganharão a tag ‘Vogue Indica’. A manhã de sábado será especial para quem curte carros. Um encontro de automóveis da marca MINI reunirá proprietários e fãs dos esportivos, na área externa do Brasília Shopping.

FUTEBOL DA GLOBO
A Rede Globo apresentou os detalhes do plano comercial da cobertura esportiva de 2019. O mais valioso pacote comercial da TV brasileira dispõe de seis cotas de patrocínio nas transmissões dos campeonatos nacionais e internacionais exibidos pela emissora, além da exibição das marcas na cobertura jornalística e em outros programas da grade que mencionam os torneios esportivos. Para 2019, o valor de cada cota de patrocínio oferecida pela emissora é de R$ 310 milhões e contempla a inserção dos anunciantes em 95 partidas transmitidas ao longo do próximo ano. Somadas as seis cotas, o plano comercial do futebol representa um faturamento de R$ 1,8 bilhão. O preço da cota do futebol 2019 da Globo é 34% superior ao da atual temporada. Entretanto, devemos considerar que 2018 foi ano de Copa do Mundo e a Globo, em anos de Copa, vende dois planos de futebol distintos, um para a temporada tradicional de futebol e outro somente para o Mundial da Fifa. Nestes anos a Globo costuma não reajustar o valor dos planos ou até reduzir o preço do Futebol em relação ao ano anterior. Em 2018, a Globo cobrou R$ 230 milhões por cada cota e em 2017 R$ 283 milhões.

Marcelle Anjos_WMcCann RioNOVIDADES NA CRIAÇÃO DA WMCCANNFelipe Lermen_Guilherme Valverde_Rafael Carvalho e Paulo Filipe_WMcCann SP_2
A equipe de criação da WMcCann, liderada pelo CCO, André Marques, tem novidades. Enquanto a agência no Rio de Janeiro recebe a diretora de arte Marcelle Anjos, a equipe de São Paulo passa a contar com os diretores de arte Guilherme Valverde e Paulo Filipe e os redatores Felipe Lermen e Rafael Carvalho. Diretora de arte com 7 anos de experiência em agências e cliente, Marcelle Anjos se especializou, nos últimos 4 anos, no segmento de beauty. Guilherme Valverde tem mais de 15 anos de experiência em direção de arte. Já trabalhou em agências como NBS e a própria WMcCann de 2012 a 2014. Paulo Filipe começou sua carreira em Belo Horizonte. Chegou em São Paulo há 5 anos para trabalhar na agência Africa e em seguida na J. Walter Thompson. Com 10 anos de experiência em redação publicitária, Felipe Lermen iniciou sua carreira em grandes agências em Porto Alegre como DCS e Escala e, em São Paulo, passou pela Ampfy e Africa. Este ano, o publicitário ganhou um leão de Prata em Glass, no Cannes Lions. Essa foi a maior conquista do Brasil nessa categoria até hoje. Já Rafael Carvalho deu início a sua trajetória profissional na AgenciaClick (atual Isobar). Além disso, trabalhou na Wunderman Brasil. O redator chega à WMcCann egresso da agência Africa.

TOP DE MARKETING ADVB/RS
A comunidade de Igrejinha tem mais um motivo para comemorar e se orgulhar da sua Oktoberfest, já reconhecida como Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul. A festa acaba de conquistar o Prêmio Top de Marketing ADVB/RS 2018 na categoria Top Desenvolvimento Social. O case inscrito pela AMIFEST (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha), responsável pela organização da tradicional festa, que celebra a cultura germânica e é considerado o maior evento comunitário do Brasil, destaca o trabalho dos 3 mil voluntários que fazem o evento acontecer e o retorno gerado para a comunidade. Ao longo das três décadas de história, a Oktoberfest de Igrejinha realizou o repasse de mais de R$ 13 milhões para entidades da região, principalmente vinculadas às áreas de saúde, segurança pública e educação. “Estamos muito orgulhosos desse reconhecimento em nível estadual! Principalmente, porque é o resultado da dedicação do nosso time gigante de 3 mil voluntários. Em tempos de tanta descrença nas pessoas e instituições, Igrejinha é uma referência para o Brasil de união, responsabilidade social e transparência. Fazemos tudo isso com muito amor. Amor por fazer o bem e por fazer a diferença para a nossa comunidade!”, destaca Cassiano Brenner, diretor de Comunicação e Marketing da AMIFEST.

Petroleo e gasPRIMEIRA CAMPANHA DO IBP
Pela primeira vez, desde que foi fundado há 60 anos, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP) estreia uma campanha publicitária. A associação que reúne as principais empresas de Oléo e Gás, que representa cerca de 50% da matriz energética brasileira, mostra ao público o impacto do setor no dia a dia das pessoas e como contribui para o desenvolvimento do país. A comunicação assinada pela WMcCann, que conquistou recentemente a conta, explora o mix de meios para apresentar o posicionamento da marca: “Petróleo. É para quase tudo. É para todos”. A campanha é lançada às vésperas da Rio Oil & Gas 2018, considerado o maior evento do setor na América Latina, reunindo toda a cadeia produtiva para discutir o futuro da indústria no Brasil e no mundo. O congresso acontece entre 24 e 27 de setembro, no Riocentro.
“Queremos melhorar materialmente o entendimento da sociedade sobre os benefícios que a indústria de óleo e gás traz para o Brasil. Vamos mostrar o impacto positivo no dia a dia das pessoas e espero que a gente consiga transformar nossas reservas em riqueza para a nação nessa curta janela de oportunidade que se apresenta para as próximas décadas”, conclui José Firmo, presidente do IBP.

JANELA DE OPORTUNIDADES
Mais do que evidenciar a importância do produto e seus derivados para a economia, a campanha também chama atenção para a janela de oportunidade pela qual passa o país, onde ocorreram as maiores descobertas recentes de petróleo em águas profundas do mundo, tendo o Pré-sal como destaque. Até 2040, o Brasil responderá por mais de dois terços do crescimento previsto para águas profundas. Hoje, o setor responde entre US$ 17 bi a 20 bi de investimentos anuais; contribui para R$ 160 bi em arrecadação governamental e emprega mais de 400 mil trabalhadores. Toda linguagem da comunicação foi construída para explorar o tema de forma moderna e disruptiva. Com um tom leve, o filme mostra que o petróleo não está presente só em combustíveis de carros e aviões, mas em uma diversidade de coisas usadas todos os dias e que só existem por causa dele. Exemplos disso são notebooks, cremes dentais, cosméticos e até aquelas boias de piscina em formatos de animais que viraram febre entre os jovens.

MAIS DO QUE FELIZES
“Estamos mais do que felizes por termos sido escolhidos para atender à conta de uma organização tão importante para o país e fazer parte deste momento tão significativo para o IBP”, afirma Hugo Rodrigues, Chairman e CEO da WMcCann, acrescentando que a comunicação mostra ao público a relevância desse setor para a economia do Brasil e a vida diária do brasileiro. Além de filme, a comunicação conta com mídia impressa, digital e OOH e uma plataforma onde estarão expostas diversas informações técnicas relevantes sobre o setor para aqueles que tiverem interesse em se aprofundar no assunto. As peças para mídia impressa e digital destacam como o setor movimenta a economia, gerando empregos direta e indiretamente e contribuindo para os investimentos em inovação, infraestrutura e educação. Uma série de eventos também estão programados no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília onde o tema será abordado detalhadamente. Para assistir ao filme, acesse: https://youtu.be/wm7gsu8mhTw

PRÊMIO MPT DE JORNALISMO
Estão abertas as inscrições do Prêmio MPT de Jornalismo 2018. Os participantes têm até 1º de outubro para enviar trabalhos. Este ano, são seis categorias: Universitário, Jornal e Revista, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo e Fotojornalismo, além de três prêmios especiais: Prêmio Fraudes Trabalhistas, Prêmio Igualdade de Oportunidades e Prêmio Especial MPT de Jornalismo. A iniciativa, criada em 2014, visa promover o trabalho dos profissionais de comunicação, dando visibilidade às reportagens sobre irregularidades trabalhistas e suas consequências. Para mais informações, acesse: http://premiomptdejornalismo.com.br/. Regulamento: http://premiomptdejornalismo.com.br/regulamento/.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 10, Fábio Saad-DM9DDB, Thiago Aranha, Lodes Lemos, Verônica Santos, Carolina Cordioli-Ogilvy e Mather; dia 11, Antônio Ernesto Lassance Júnior, Leandro Carvalho, Maria Tereza de Almeida, Mônica Silva Oliveira, Odete Maria da Cunha Balduíno-Eletronorte, Patrick Costa, Reiner Araújo, Zuleica Oliveira; dia 12, Adriana Moraes Valadares, Bernado de Felippe Júnior-Dimensão Propaganda, Catarina Seco-Urban Arts Brasília, Daphne Orempuller, Gisele Dias, José L. Martelletti, Naiara Duarte, Paulo Tonet Camargo-Rede Globo, Rafael Oliveira, Roger Ferreira, Zildete de Souza; dia 13, Ariovaldo Costato-Costato Assessoria, Gabriel Mendes, Joaquim Rodrigues da Silva-Rádio Paranoá, Sandra Ribeiro de Andrade-Universidade Católica, Patrícia Albuquerque de Souza, Tito Matos; dia 14, Beatriz Ribeiro, Christina Abelha-Asbraer, Carlos Eduardo (Cadú), Emiliana Bueno, Francinaldo Roque de Souto, Vânia Gurgel, Lilian Rocha; dia 15, Emmanuel de Deus Fonseca Filho, Eumar da Silva, José Vicentine, Leliane Cathia Coelho, Lyssandro dos Reis, Roberto Jucar, Wilson Assumpção-Rádio Araguaia, Luciana Maria Almeida-Lew Lara TBWA, Vitor Carvalho-VC Eventos, Valter Cunha-Arte Propaganda; dia 16, Carlos Herbert Mesquita, Júlio César Borges Macêdo, Pablo Cachoeira Claudino-BB, Silvana Silvestre.