Home » Coluna » Coluna Pedro Abelha
CAPA

Coluna Pedro Abelha

PORTO MARAVILHA
Apresentado pela primeira vez pela concessionária, através de seu novo site publicado recentemente, o Pier Mauá acaba de lançar projeto “Pier Maravilha”, que consiste em destinar parte da área que administra para locação fixa em prol do fomento de novos negócios culturais, gastronômicos, de entretenimento, lazer ou tecnologia no coração do Porto do Rio. “O principal objetivo deste projeto é transformar uma parte da nossa área, que hoje é fechada para a população e aberta somente em eventos, num pólo cultural, gastronômico e de lazer, aberto ao público e com acesso à belíssima vista da Baía de Guanabara”, explica Luiz Cerqueira, presidente do Pier Mauá. A primeira empresa a apostar no local foi o Google, que abriu o YouTube Space, o mais moderno do mundo, há um ano. No espaço de 3 mil m², um ambiente voltado para a gravação e profissionalização de conteúdo produzido por youtubers. O local conta com um sistema de ventilação de baixo para cima. Saindo do chão, a circulação de ar gasta menos energia. O galpão possui ainda com isolamento térmico na cobertura, trocadores de calor e iluminação com sensores de presença. Atualmente, o Pier Mauá administra a área entre o Prédio do Touring, na Praça Mauá, e o Armazém 5. Um anexo externo (onde foi criado o mural de Kobra) também é utilizado pela concessionária como estacionamento.

Campanha AmstelAMSTEL COMEMORA RESULTADO
A Amstel, cerveja puro malte da HEINEKEN Brasil, está comemorando os resultados de sua campanha de vendas nas lojas do GPA. Realizada pela agência J.Walter Thompson, em parceria com a Office Mídia OOH, a campanha veiculou mensagens publicitárias sobre a cerveja em 134 painéis digitais instalados em 56 lojas do GPA, em São Paulo e Rio de Janeiro, durante 14 dias. A partir dos dados aferidos pelo cliente, por meio da ferramenta Accera, realizou-se o comparativo entre as lojas com exibição versus sem exibição, o que permitiu a comprovação do aumento médio de 195% nas vendas de Amstel. Para Juliana Magalhães, supervisora de mídia na J. Walter Thompson, “a Office Mídia OOH é um parceiro super importante para Amstel, reforçando a presença e credenciais da marca no local da decisão de compra. Com os resultados da campanha em mãos, fica claro que a conversão aumenta consideravelmente, comprovando a efetividade do formato”. “Os créditos destes resultados devem ser compartilhados. O planejamento de mídia considerou a jornada completa do consumidor, desde a influência dos demais meios até o momento de compra, última oportunidade de transformar anúncios em vendas. Ressalto também a criação da Thompson que desenvolveu o filme ideal para exibição em nossas telas”, avalia Marcelo Aguiar, diretor comercial Office Mídia OOH.

live teamNOVIDADES NA LIVE TEAM
A Live Team, agência do Team Créatif Group, multinacional francesa especializada em Design e Branding, apresenta novidades para o segundo semestre de 2018: a empresa amplia seu posicionamento e passa a atuar além da área de live marketing. “Somos ‘brand attitude builders’ porque acreditamos que o live marketing nos permite ir além do discurso da marca, construindo a atitude que elas terão, cara a cara, com as pessoas. Falar é essencial, mas quando a marca combina discurso e ação, o ciclo se completa”, afirma Rico Mendonça, Chief Creative Officer da Live Team. A agência comandada pelos diretores Alê Martineli (Chief Operating Officer – COO) e Rico Mendonça (Chief Creative Officer -CCO) conquistou a conta “full” de comunicação da marca de bebidas de coco Obrigado, incluindo estratégia, digital e mídia. A Team Créatif, do mesmo grupo, já atendia a marca desde 2011, e criou todo branding de Obrigado – desde naming, posicionamento, lançamento de produtos, no Brasil e no exterior (Estados Unidos e Europa) “Centralizar a conta em um mesmo grupo otimiza todo o desenvolvimento da comunicação e do design. Tem sinergia e melhor uso da energia e do investimento”, destaca Alê Martineli, que há pouco mais de um ano lidera a agência, ao lado de Rico Mendonça.

AÇÕES GLOBAIS
A Live Team está criando ações globais para Obrigado, uma marca baiana que está ganhando visibilidade e mercado nos Estados e Europa. A agência está trabalhando no planejamento de comunicação da marca dos próximos meses de 2018 e no planejamento anual de 2019. A empresa prevê ainda 5 lançamentos de novos produtos para os próximos meses. “É uma marca apaixonante, uma ‘love brand’ genuinamente brasileira, que carrega a bandeira do espírito baiano no País e no exterior”, reforça Rico Mendonça. A agência também está criando ações para outros clientes importantes, como a promoção para as massas e biscoitos Vitarella (da gigante de alimentos M.Dias Branco), com premiação de mais de R$ 1 milhão. Além do conceito e design da nova campanha de Volta às Aulas da Faber-Castell, que estará em materiais especiais nos pontos de venda, no final de 2018. Outra novidade da Live Team é a sede própria da agência, recém-inaugurada no bairro do Itaim, em São Paulo. Com 120 metros quadrados, o espaço foi projetado pela empresa de cenografia inteligente Casa Caucaia e vai abrigar uma equipe de 18 pessoas. A arquitetura de interiores privilegia a integração do time, em ambientes abertos, sem divisórias e paredes.

NorcauCHEF PURATOS
Resultado de uma pesquisa feita com apoio de técnicos e confeiteiros sobre o creme para fazer chantilly, a Puratos identificou a oportunidade de instruir melhor os consumidores sobre os cuidados especiais a respeito da armazenagem, modo de preparo e conservação do produto. Assim, o Norcau Chanty, um dos principais produtos do portfólio de confeitaria da Puratos, passa a ter uma nova embalagem que traz o passo a passo de como obter o chantilly perfeito. Quem vai revelar as dicas de preparo é o “Chef Puratos”, personagem que está na frente da embalagem e que destaca a importância de sempre conservar o produto longe do calor, em até 20ºC. No verso, estão as informações técnicas que ganharam mais espaço e são apresentadas em tópicos de forma mais clara e divertida.

.

.

.

MUDANÇA DE LINGUAGEM
Outra mudança na embalagem está no tipo de linguagem adotada. “Trouxemos uma linguagem mais próxima ao público e que educa em relação aos cuidados necessários para se ter um bom resultado na hora de bater o chantilly. Com isto, esperamos ter um consumidor ainda mais satisfeito com o nosso produto. Além disso, queremos auxiliar com técnicas e dicas para que as receitas usando Norcau Chanty sejam sempre um sucesso”, conta Alessandra Haybittle, Marketing de Confeitaria da Puratos. Para comunicar a mudança na embalagem a estratégia da Puratos é apresentar a novidade por meio de ações em diversos canais. Serão usados materiais customizados nos principais pontos de venda. Estão programadas ainda ações nas redes sociais – facebook, instagram e youtube – com vídeos rápidos de dicas e receitas com o Chef Rodney Caco, Chef de cozinha, confeiteiro e consultor na área de gastronomia, que já oferece aulas de culinária para as consumidoras por todo o Brasil e tem bastante relevância com o público. Estamos ganhando espaço em gôndola e crescendo o nosso volume em vendas ano após ano. Este ano pretendemos continuar crescendo em relação à 2017″.

Renato GóesLEGALIZE JÁ
“Tem muita coisa errada, temos que reclamar”. Foi assim, com canções de denúncia social e resistência, que os amigos Skunk e Marcelo – atualmente conhecido como Marcelo D2 – deram os primeiros passos com a banda Planet Hemp. A relação de ambos é tema de “Legalize Já – Amizade Nunca Morre”, que estreia nos cinemas no dia 18 de outubro. Skunk, interpretado por Ícaro Silva, é um artista que sonha em ganhar a vida com o seu talento, enquanto, Marcelo, vivido por Renato Góes, trabalha como camelô e não reconhece o potencial que tem como compositor e cantor. O trailer do longa, que mostra o encontro dos dois e as dificuldades que enfrentaram até o início da carreira, pode ser visto aqui: https://youtu.be/ZE_Ma-1GdUc.

PRÊMIOS
A cinebiografia conquistou o prêmio de Melhor Ficção Nacional Segundo o Público na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e também Melhor Longa-metragem pelo Júri Popular e Melhor Roteiro no 12º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, além de ter participado do Festival do Rio de 2017. Dirigido por Johnny Araújo e Gustavo Bonafé, com roteiro de Felipe Braga, o drama tem produção da Academia de Filmes, distribuição da RioFilme e Imagem Filmes e coprodução do Telecine e da RioFilme.
O cantor Marcelo D2 participou de perto desde o início do projeto, que durou nove anos, assina o argumento do filme junto do do diretor Johnny Araújo e é um dos responsáveis pela trilha sonora. “O filme ‘Legalize Já’ não é só sobre maconha. É uma história de amor. É um grito de liberdade. Um pé na porta. É reconhecer que você tem o seu espaço no mundo. O mundo é meu, o mundo é seu. O mundo é de todos nós.” declara o rapper.

bruno bernardoNOVA FASE NA CARREIRA
O empresário Bruno Bernardo anuncia nova fase na carreira. O executivo deixa o cargo de sócio-diretor da agência Peppery para mergulhar de cabeça em seu mais novo projeto. O hub LabOf, empresa que nasce com propósito de ajudar marcas e pessoas no processo de transformação por meio da ressignificação. Denominado de LabOf – A Redefinition Hub, a atuação acontecerá em três frentes: LabOf Strategy – consultoria para marcas que queiram definir ou redefinir branding, modelo de negócio e até mesmo processos internos, LabOf Art – onde a arte será a ferramenta de transformação de ambientes, contexto e pessoas. Além de ser um veículo para concretizar a cultura do cliente em seu ambiente de trabalho, e por fim, o LabOf Inspiration – parte que será voltada para os mais diversos cursos presenciais. Longe de ser uma agência, o hub chega ao mercado com o posicionamento Community Strategy Thinking. “Nunca se falou tanto em propósito, em trabalhar em rede, compartilhamento, geração e distribuição de valor. Temos uma grande expertise em soluções estratégicas e isso será de fato o que o cliente irá pagar. A partir daí, iremos plugar os melhores para aquele determinado job. Com transparência para todos”, destaca Bruno. Localizado na Vila Olímpia, a empresa abre as portas oficialmente em setembro, mas já está atuando em quatro projetos de redefinições e transformações.

.

.

grupo imobiOPERAÇÃO COMERCIAL EM SÃO PAULO
O Grupo Imobi, de Daniel Costa e Ricardo Silveira, está expandindo suas divisas e abre sua operação comercial em São Paulo. A empresa contratou Antonio Moreira (Toninho) como o responsável pela venda de publicidade em seus produtos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Toninho Moreira possui 31 anos de mercado, sendo que em mais de 20 deles atuou como profissional de mídia em agências como Publicis, Ogilvy, Loducca, Neogama e TBWA. Nos últimos 11 anos, trabalhou na área comercial de veículos, reunindo passagens pelo jornal “O Dia” (RJ) como executivo comercial; Grupo FTPI como executivo de negócios e coordenador regional de unidades; AondeConvem – Shopfully Group como business manager; e pela Hyperfator, empresa especializada em bancas de jornais, sendo responsável pela venda do inventário de bancas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. O Grupo Imobi é um dos mais importantes veículos de Mídia OOH do estado do Rio Grande do Sul, operando fortemente através de painéis Front Light, empenas, bikes, metrô e aeroportos. Além dessas opções, a empresa também trabalha em uma frente de mídia de prestação de serviço: PLUG – carregadores de celulares em mesas de restaurantes, presentes em toda a Rede Outback e em diversas redes das principais capitais brasileiras, totalizando mais de 1.000 restaurantes em todo o Brasil.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 03, Aline Marine-NBS, Ana Paula Cardoso, Débora Veloso, Dalva Borges-DM9DDB, Flávio Cavalcanti Júnior, Isabel Cristina Ferreira, Guilherme Azevedo-3 Mídia, Luiz Ceará, Rafaelle Costa-Cia de Idéias, Thyessa Benincasa; Dia 04, Cátia Adriana Macedo Siqueira, Christel Fank, Jarbas Silva Marques, Michele Sousa, Patrícia Mésio Nogueira, Virna Afonso; Dia 05, Carol Cisti, Gabriela Rosso, Viviane Guedes, Ubiratan Martinez, Rodrigo Rodrigues; Dia 06, Bruno Barra-FLAP, Hugo Barros, Mara Taddei-Agência Athena, Márcia Figueiredo, Marcelo Paiva-Mullen Lowe Brasil, Nilson Maranhão Moreira-Nova Estratégia Comunicação e Marketing; Dia 07, Antônio Barbieri Neto-Remat, Luís Cláudio Guedes de Oliveira-BB, Renata Cotta, Maria Zélia da Silva Telles; Dia 08, Leandro Pimenta, Lúcia Sato, Marisa de Sá; Dia 09, Alexandra Santos, James Soares, Wandler Pereira da Cunha.