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Coluna Pedro Abelha

OUTDOOR X
Chega ao mercado uma ferramenta que abre uma nova modalidade para a veiculação de campanhas em outdoors. O “Outdoor X” é uma plataforma colaborativa digital criada para auxiliar empresas exibidoras a zerar os outdoors que estarão disponíveis após o início das bi-semanas. O sistema é gratuito para que, tanto anunciantes como agências, possam conhecer os locais disponíveis e custos especiais ofertados no sistema pelas diversas exibidoras de todo o Brasil, podendo, assim, incluir campanhas de oportunidade (ou mesmo sobras de verbas que podem ser aproveitadas), e flyghts pontuais que precisam ir para as ruas com urgência e não podem esperar a próxima bi-semana. Sempre que a bi-semana estiver começando, as empresas exibidoras informarão, de forma gratuita, o sistema do “Outdoor X” de quantos outdoors vazios sobraram em suas redes, conhecidos no meio como “calhaus”, e o valor líquido que desejam receber por eles. Por outro lado, as agências e anunciantes, acessando o site www.outdoorx.com.br, poderão escolher os locais desejados para a veiculação e os custos especiais, que prometem estar bem abaixo da tabela, uma vez que não contemplam integralmente os 14 dias da Bi-semana e contarão com uma disponibilidade reduzida, passando a tratar diretamente com as exibidoras para a finalização do processo.

MELHOR NEGOCIAÇÃO FINANCEIRA
Sergio Dionysio, publicitário e empresário de OOH no litoral paulista, idealizador do aplicativo, acredita que a ferramenta auxiliará em muito agências e anunciantes que estão dispostos a abrir mão de um planejamento mais apurado ou mesmo de locais específicos, em troca de uma melhor negociação financeira. Para ele, “anunciantes e agências terão ótimas oportunidades, mesmo que veiculando por período menor do que o estabelecido nas bi-semanas, em função das ofertas dos exibidores. Para que o processo tenha o atrativo de uma negociação com custo menor, a plataforma ‘Outdoor X’ não participa das negociações em nenhum momento. O anunciante ou agência escolhe as peças disponíveis, entra em contato com a empresa exibidora e negocia diretamente com ela. O objetivo da plataforma é simplesmente o de promover o encontro de quem ainda tem outdoors disponíveis depois que a bi-semana começou, com quem busca uma oportunidade para anunciar.” O executivo ainda lembra que as vantagens são excepcionais para todos que participam do projeto “Outdoor X”. Para as empresas exibidoras, a plataforma proporciona a oportunidade de se gerar uma receita extra na ociosidade da sua rede de outdoors, diminuindo os custos médios de locação dos pontos. Com isso, a exibidora tem a oportunidade de gerar uma receita nova, com uma condição comercial ímpar e fechamento mais ágil, sem a necessidade de dispor de uma equipe de vendas dedicada a essas negociações.

AGILIDADE E TRANSPARÊNCIA
Já para anunciantes e agências, o aplicativo oferece agilidade e transparência para que sejam veiculadas campanhas de oportunidade que não tiveram planejamento ou tempo hábil para entrar nas bi-semanas de veiculação normal ou podendo aproveitar, também, eventuais sobras de campanha e de material já pronto para veiculação. Sérgio Dionysio ressalta que todos os passos seguintes, depois da escolha dos pontos e conhecimento dos custos promocionais, ficam por conta da agência e empresa exibidora, combinar a produção, entrega do material, checking da veiculação, prazos de pagamento etc, como ocorre nas negociações tradicionais. O “Outdoor X” é totalmente gratuito tanto para as empresas exibirem seus pontos disponíveis como para anunciantes e agências fazerem a consulta necessária. É importante lembrar que o sistema é válido apenas para engenhos no formato padrão de outdoors (9,00m x 3,00m). Consulte e confira: www.outdoorx.com.br

PROGRAMA DE TRAINEE 2019
A Wooza, empresa de marketing e vendas digitais que comercializa serviços das principais operadoras de telecom do Brasil, integrante do Grupo Advent International, abre inscrições para o Programa de Trainee 2019. Estudantes dos cursos Administração de Empresas, Marketing, Engenharias, Economia e Ciências Econômicas podem fazer suas inscrições até 2 de setembro. O processo seletivo é conduzido pela Page Talent (detalhes no link: http://www.pagetalent.com.br/Vagas/Details/310), unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees, empresa do PageGroup no Brasil. É necessária formação entre dezembro de 2016 e dezembro 2018, inglês a partir do nível intermediário e domínio do pacote Office. Os jovens selecionados irão atuar na área Comercial da Wooza. O programa, com duração de dois anos, tem a missão desenvolver jovens criativos, inovadores e com potencial para se tornarem peças-chave na Wooza. O projeto oferece total imersão na empresa por meio da participação em projetos multidisciplinares, interação com os principais gestores e mentores do negócio.

Maria Laura Nicotero_NOVA CONSELHEIRA REGIONAL DO WLC
Maria Laura Nicotero, CEO da Momentum, é a mais nova integrante do conselho regional do Women Leadership Council (WLC), uma iniciativa do McCann Worldgroup na América Latina, que visa promover a igualdade de gênero na indústria publicitária. Em sua nova função, a executiva terá a missão de representar as profissionais do mercado brasileiro na luta por um ambiente de trabalho mais inclusivo.
Conselheira da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) e presença constante nas maiores premiações do mercado (participou do júri em Cannes Lions 2016 e será jurada no Effie Awards Brasil 2018), Maria Laura Nicotero é uma das poucas mulheres à frente de uma agência de publicidade, além de uma grande referência nos movimentos de representatividade feminina na indústria da comunicação. Já ministrou várias palestras sobre o tema para eventos diversos e será uma das homenageadas do Women to Watch Brasil 2018, evento que destaca as mais bem-sucedidas líderes no mundo da publicidade, marketing e mídia, que estão mudando o rumo do mercado no país.

AÇÃO DE BRANDING DA HUGHES
A Hughes, líder mundial em telecomunicações via satélite, criou uma ação de branding para comemorar dois anos de lançamento no Brasil de sua unidade de negócios residenciais com o serviço HughesNet, internet banda larga via satélite, além da ampliação da área de cobertura com um novo satélite. A empresa desenhou um agroglifo com o símbolo do Wi-Fi em uma plantação de aveia em Piraí do Sul, no interior do Paraná. Agroglifos -também conhecidos como Crop Circles ou Crop Signs -, são marcas desenhadas em plantações, e foram popularizados na Inglaterra na década de 1970 e, muitas vezes, a origem desses desenhos é atribuída a causas sobrenaturais.
De acordo com Humberto Grote, diretor de vendas e marketing da Hughes do Brasil, o objetivo foi despertar a curiosidade das pessoas e, assim, chamar a atenção para as mensagens da ação. “A Hughes ampliará a cobertura de seu serviço de internet via satélite HughesNet para 90% da população brasileira, e nosso principal foco continua sendo a área rural. Para comemorar esse feito, surgiu a ideia do agroglifo. Apostamos no fator surpresa para impactar a população, e deu certo”.

MISTÉRIO
Para realizar essa ação, a Hughes contratou a Catalunya Filmes, que ficou responsável por desenhar na plantação o símbolo do Wi-Fi e registrar a produção em um filme que será veiculado na internet. Para manter o mistério, o desenho foi feito durante a madrugada. Para aumentar a repercussão da iniciativa, uma edição do jornal Folha do Campo, criado pela empresa especialmente para esta ação, foi enviada a jornalistas e influenciadores apenas com a capa impressa e um ramo de aveia da plantação do desenho estava entre as páginas em branco dessa primeira versão. “Quisemos gerar um mistério em torno do desenho enquanto filmávamos as cenas internas em uma locação na mesma fazenda. Além da versão impressa, criamos um site do jornal com mais informações, como o endereço da fazenda e comparação com outros agroglifos que já apareceram no Brasil”, explica Marcelo Juliato, gerente de comunicação da Hughes.
Os jornalistas e influenciadores que receberam o jornal impresso iniciaram a discussão da ação de marketing, mas outra corrente passou a questionar a origem do desenho. “As pessoas começaram a divulgar uma foto nas redes sociais, aumentando o alcance da ação”, comenta Rodrigo Cavalieri, head de marketing da Hughes. “Foi uma ação de engajamento que todos nós adoramos ter colocado em prática”. A coordenação da campanha de comunicação com jornalistas e influenciadores foi feita pela agência RP1 Comunicação.

pringlesFESTA NA LATA E DINHEIRO NA MÃO
Agosto é mês de comemoração, já que Pringles® está completando 50 anos. Para festejar o meio século, a marca resolveu presentear os consumidores com a promoção “Festa na lata e dinheiro na mão”. Assim, até o final de setembro, quem comprar os produtos da marca poderá ganhar prêmios de até R$500,00. Para concorrer é simples, basta adquirir qualquer produto Pringles® e cadastrar o cupom fiscal no site www.promopringles.com. Com a mecânica “achou, ganhou”, o consumidor descobre na hora se foi premiado. Além disso, a embalagem de Pringles® Original contará com visual especial comemorativo. “Pringles® chegou de forma disruptiva ao mercado de salgadinhos e é reconhecida por seus grandes diferenciais como o formato do produto, a embalagem e a qualidade. No Brasil, a marca conquistou seu espaço como uma das mais desejadas e temos crescido ano após ano”, comenta Damian Pirichinsky, diretor de marketing Mercosul, que reforça: “Para comemorar essa data tão importante, criamos a promoção Pringles® 50 anos, uma forma de presentear e agradecer aos consumidores e apaixonados pela marca”.

ENGAGE
O Engage, uma das maiores conferências de tendências em mídias sociais e marketing digital do mundo, aconteceu na tarde do dia 20, em São Paulo, organizado pela Socialbakers – líder global em soluções para otimização de performance corporativa nas redes sociais. Durante o evento, as empresas que mais engajaram nas redes sociais no primeiro semestre do ano, além da melhor postagem no período foram premiadas. Os destaques foram avaliados nos critérios Marca com maior engajamento: que analisava a consistência das marcas avaliando o engajamento de todas as suas postagens no período, e Melhor post que avaliava o conteúdo com maior engajamento, dentro das categorias com mais ou até 500 mil fãs no Facebook e Instagram. “Mais que simplesmente investir, as marcas já sabem que para ter sucesso nas redes sociais é preciso entender sua audiência. Campanhas são ótimas para atrair a atenção e gerar buzz, mas é a consistência que vai fazer a marca se manter relevante para o seu público.” Afirma Alexandra Avelar, Country Manager da Socialbakers, que completa: “Para nós é uma grande satisfação poder reconhecer o trabalho incrível que estas marcas fazem e promover o encontro deste profissionais. Investir no amadurecimento do mercado de Social é um compromisso da nossa empresa.”

PROGRAMA AMIGOPROGRAMA AMIGO
Com o objetivo de ampliar o conhecimento da marca e aumentar a sua base de usuários, o Programa Amigo, programa de fidelidade da Avianca Brasil, anuncia a sua nova campanha – “Programa Amigo. Quem tem, viaja mais”, desenvolvida pela agência Menta. “Este foi um movimento estratégico para fortalecer a nossa marca e a parceria com a Menta foi fundamental neste processo. Queremos que cada vez mais pessoas conheçam o Programa Amigo e aproveitem todos os benefícios que ele oferece, como poder viajar mais e visitar mais de 1,3 mil destinos em todo o mundo, por meio da Avianca Brasil e das demais aéreas integrantes da Star Alliance”, destaca Thais Skitnevsky Grinberg, diretora de Marketing da Avianca Brasil e do Programa Amigo.
A campanha, que teve início no mês de julho, ressalta os benefícios oferecidos pela fidelização ao programa. No momento, é possível conferir as peças produzidas pela Menta na revista da Avianca Brasil, no ckeck-in e a bordo das aeronaves da companhia aérea. Segundo Flavio Casarotti, presidente da Menta, “o Programa Amigo tem muitos diferenciais positivos, como a oferta de 100% de disponibilidade nos voos da Avianca Brasil e a possibilidade de resgatar passagens para 193 países com as companhias integrantes da maior aliança global do setor aéreo. Nossa tarefa é contar tudo isso para as pessoas e tornar a marca ainda mais reconhecida”.O cadastro no Programa Amigo é gratuito e pode ser feito pelo site www.pontosamigo.com.br.

LA MADRE SHORTS
Para descobrir novos talentos do mundo da sétima arte, a produtora de filmes especializada em storytelling, La Casa de la Madre lançou o concurso La Madre Shorts. Destinada a roteiristas iniciantes e criativos de agências de publicidade, a história vencedora vai se transformar num curta metragem dirigido pelo renomado diretor Jorge Brivilati e será inscrito em festivais internacionais de cinema. A ideia de lançar o concurso, segundo o roteirista, André Castilho, é uma celebração às origens da dupla que hoje comanda uma produtora reconhecida internacionalmente e que acumula vários prêmios internacionais, como o Grand Clio de Entretenimento Award, conquistado no ano passado e foi o primeiro concedido à América Latina – o filme vencedor foi o “Movido a Respeito”. “Eu e Brivilati viemos de agências e sempre sonhávamos em rodar nosso próprio curta, mas tivemos que batalhar muito para transformar este sonho em realidade. Com esta iniciativa, oferecemos aos jovens a chance que não tivemos”, completa. “É o empurrãozinho que pode faltar em muitas carreiras de pessoas que querem ingressar no mundo da sétima arte”, afirma Brivilati.

COMO PARTICIPAR
O concurso é exclusivo para criativos, maiores de 18 anos, que estejam trabalhando em agências (redatores, assistentes de arte, diretores de arte ou diretores de criação). Para participar, é necessário escrever um roteiro de ficção de, no máximo, 10 páginas (incluindo título, rubricas e apêndices). As histórias devem ter, no máximo, quatro personagens e rodar numa única locação. A inscrição é gratuita e pode ser feita no link http://conteudos.lacasadelamadre.com.br/la-madre-shorts. Os participantes deverão preencher a ficha de inscrição, aguardar o e-mail de confirmação e respondê-lo com o roteiro anexado. A data limite para envio dos trabalhos é dia 30 de setembro. A avaliação será feita por Jorge Brivilati e André Castilho que irão analisar o espírito crítico e prático, a imaginação e a originalidade do roteiro inscrito. A decisão do júri é soberana e não há possibilidade de reavaliação. Os dez finalistas ganharão um workshop sobre branded content ministrado por Castilho e Brivilati. A divulgação será realizada no dia 18 de outubro. Já o anúncio do vencedor do concurso acontecerá em 10 de novembro. O resultado será divulgado nas redes sociais da La Casa de La Madre e também por e-mail aos dez melhores classificados.A gravação do curta está prevista para dezembro. A La Casa de la Madre será responsável por todos os meios para produção do curta e se compromete a, em nenhuma hipótese, compartilhar, apropriar-se ou tornar público roteiros inscritos e não selecionados.

Bolsas_Zona_Sul2_certo_menorSMARTBAGS DO ZONA SUL
Mais do que belas estampas e apelo sustentável, a nova linha de ecobags da rede de supermercados Zona Sul ganha versão tecnológica. Chamadas de smartbags, elas dispõem agora de um sistema que permite a visualização de novidades das lojas por meio do celular de quem possui a sacola reciclável. Para isso, basta o cliente escanear a imagem impressa na smartbag com o uso do aparelho para poder, entre outras coisas, comprar com um clique, receber informações e ficar por dentro das promoções do supermercado no próprio celular. As smartbags estão previstas para chegar às lojas da rede a partir de outubro.“A produção das nossas ecobags sempre foram motivadas pela preocupação do Zona Sul com a sustentabilidade, mas agora queremos ir além, oferecendo também mais facilidade e conveniência ao nosso público com a visualização das novidades e ofertas por meio da própria sacola”, comenta Renata Leta, gerente de e-commerce do Zona Sul. Para isso, as estampas das smartbags foram desenvolvidas com o código do Messenger, que todo perfil possui. Ao escanear, o cliente abre uma janela direta com o Facebook do Zona Sul. “Um jeito simples e inteligente de contribuir com o meio ambiente e usar um item proprietário da marca para destacá-lo no mercado”, comenta Marcio Borges, diretor-geral da WMcCann Rio.

EVOLUÇÃODAS ECOBAGS
As ecobags do Zona Sul já estão inseridas no dia a dia dos clientes. Em tamanhos P e G e com variações para sacolas de compras, térmicas e de vinho, todo o projeto tem o design como ponto forte. A ideia começou em 2014 e foi ganhando a simpatia dos consumidores, atingindo hoje um volume de mais de 40 mil ecobags vendidas mensalmente. Por ser uma marca genuinamente carioca, que acredita e investe na cidade, todo o design das peças é inspirado em elementos que rementem ao espírito carioca. Inicialmente o destaque era a logomarca da rede, “o coração”, fazendo parte do movimento “eu amo o Rio”. A rede costumava lançar uma linha de sacolas por ano, mas a procura e a adesão foram tantas que a partir de 2017 passaram a contar com dois lançamentos. Atualmente, são lançadas duas linhas por ano (uma por semestre), com uma média de 5 variações de arte. As smartbags são uma evolução das ecobags e prometem abrir mais um canal de relacionamento com o consumidor do Zona Sul. A sustentabilidade continua sendo ponto forte de toda proposta da rede, que dispõem ainda de outras iniciativas muito bacanas. Desde o início de 2018, a loja Zona Sul do bairro da Urca já passou a operar sem sacolas plásticas, e a ideia é que gradativamente o mesmo aconteça nas demais unidades da rede. Todas estas iniciativas estão disponíveis para conhecimento e acompanhamento no site https://www.zonasul.com.br/zonasulsustentavel2014/334.

NOVOS CURSOS DA AIC
A Academia Internacional de Cinema (AIC) abre inscrições os cursos programados para setembro e outubro em suas unidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Há cursos voltados para roteiro para séries de TV, direção de arte, assistência de direção e som para cinema e TV. A grade de programação é:
Roteiro para séries de TV – Unidade São Paulo: 13 de setembro – https://www.aicinema.com.br/curso/oficina-de-roteiro-para-tv/sao-paulo-sp/13-set-qui-noite/
Unidade Rio de Janeiro: 3 de setembro –
https://www.aicinema.com.br/curso/oficina-de-roteiro-para-tv/rio-de-janeiro-rj/03-set-seg-noite/
Direção de Arte – Unidade São Paulo: 15 de setembro.
Unidade Rio de Janeiro: 3 de setembro
https://www.aicinema.com.br/cursos/direcao-de-arte/
Assistência de Direção – Unidade São Paulo: 6 de setembro.
Unidade Rio de Janeiro: 5 de setembro.
https://www.aicinema.com.br/cursos/direcao-cinematografica/
Som para cinema e tv– Unidade São Paulo: 29 de agosto.
Unidade Rio de Janeiro: 1 de outubro
https://www.aicinema.com.br/cursos/som/

paratiBISCOITO PREMIADO PARATI
A Parati, uma das maiores empresas de alimentos do sul do Brasil e adquirida em 2016 pela Kellogg Company, lançou no dia 16 de julho uma campanha nacional com o objetivo de promover sua linha de biscoitos. Denominada “Biscoito Premiado Parati”, a promoção vai sortear prêmios diários que vão de um ano de produtos Parati a uma casa para o grande vencedor. O apresentador de TV Celso Portiolli é o embaixador da campanha de biscoitos. Para participar, o consumidor deverá comprar três produtos da linha de biscoitos da Parati e cadastrar o cupom fiscal no site www.promobiscoitosparati.com.br. No total, mais de 100 produtos da linha de biscoitos participam da promoção, que será válida de 16/07/2018 a 31/10/2018. “A campanha é uma excelente oportunidade para promover as diferentes linhas de biscoitos do nosso catálogo e aproximar ainda mais o consumidor da marca”, revela Damian Pirichinsky, diretor de Marketing Mercosul da Kellogg/Parati.

Ludmila e rodrigoTIM CONTROLE É ASSIM
Os clientes TIM estão cada vez mais conectados. Pensando nisso, a operadora inovou mais uma vez para proporcionar navegação ilimitada aos usuários nas redes sociais. O TIM Controle B Plus agora oferece uma degustação exclusiva do seu serviço de redes sociais ilimitadas. O plano, no valor de R$ 49,99 com fidelização de 12 meses, contará com um período de três meses gratuitos para uso ilimitado do Facebook, Instagram e Twitter. A novidade foi anunciada na sexta-feira, 24, com uma campanha estrelada pelos artistas Ludmilla e Rodrigo Hilbert. A música “Din Din Din”, faixa de sucesso da cantora com mais de 90 milhões de visualizações no YouTube, ganhou uma versão exclusiva para embalar o comercial produzido pela Z+.”A nova campanha reflete a atual estratégia da TIM e o nosso compromisso em oferecer a melhor experiência ao cliente. Apostamos mais uma vez na música e na dança, mantendo de forma consistente os ícones de construção da marca e trazendo novos personagens: Ludmilla e Rodrigo Hilbert, numa parceria inusitada e divertida. A musicalidade do “Din Din Din” e o tom descontraído da letra casam perfeitamente com a nossa essência, nos aproximando ainda mais dos nossos clientes”, ressalta Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM Brasil. A protagonista do filme é a própria Ludmilla, que contracena com Hilbert em um cenário moderno, ambientado em uma festa. As cenas foram gravadas no início desse mês na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A mensagem principal da comunicação é “Já vou logo avisando que aqui é ilimitado / TIM TIM TIM, TIM Controle é assim”. Ao longo da versão musical, os aplicativos de redes sociais –– que fazem parte da nova oferta, ganham destaque. Além do filme para TV, a campanha contempla peças de rádio, mídias impressa e digital.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 27, Eduardo Schmit Rosa, José Carlos Oliveira Jr., Andréa Ferreira; Dia 28, Lia Marinho-CEF, Lúcia Moreira, Simone de Almeida Bastos Guimarães, Bruno Alexandre Pereira-Criativa, Hermenilson Seixas, Sérgio Augusto Farias, Eliane Nascente-VMP8; Dia 29, Rosenei de Barros Coutinho, Almir Antônio Lustosa Vieira, Marcelo Soares, Raimundo Nonato de Melo Filho-Ministério da Saúde; Dia 30, Andréia Castro, Rosa Bueno, Sany Mota Garcia-Caixa/Seguros, Caio Marcelo Pinto de Carvalho-Diagramart Publicidade, Valter Santana, Vinícius Tavares Lobato Gama; Dia 31, Andréa Meirelles, Alexandre Secco-Malabar Filmes, Aninha da Silva Sousa-Secom, Egídio Serpa, Evelin Veiga Ferreira, Sandra Dorneles-Slogan, Linton Zaparolla Oliveira; Dia 1º, Cleusa Néri-Fields360 , Eliana Santoro, Fausto Pinto Lima, Maximino Morais Lage-BB, Paloma Cordeiro, Selma Ramos-CCP; Dia 2, Aline Marine-NBS, Maria Elizabeth Ramos Bezerra-Secom, Sheila Alves Damasceno-Comunicação Criativa, Rodrigo Moreira, Rodrigo Terra, Suellem Rocha.