Home » Coluna » Coluna Pedro Abelha
Caio castro

Coluna Pedro Abelha

TELE SENA DE PRIMAVERA
O ator e apresentador Caio Castro acaba de gravar a campanha da Tele Sena de Primavera. No roteiro, Caio aparece em diferentes situações, trazendo muitas novidades da Tele Sena. Os comerciais estão previstos para entrarem no ar dia 1 de setembro. Caio acaba de chegar da expedição Nomads onde viajou mais de 25 mil km e visitou mais de 20 países. O ator, que está cheio de energia, já encara mais uma campanha publicitária nacional, e também estuda novos projetos para TV. Caio, que é um dos nomes mais cotados para o mercado publicitário, soma mais de 51 milhões em suas redes sociais.

CONCORRÊNCIA DO BB
A concorrência para definir as agências de publicidade que cuidarão da conta do Banco do Brasil está chegando ao seu final. Em maio do ano passado ela foi cancelada após a suspeita de vazamento de informações. Antes mesmo da abertura dos envelopes com as propostas, o jornal Folha de S. Paulo publicou que a Multi Solution seria uma das vencedoras, informação confirmada na divulgação do resultado. Na época, além dela, Z+ e Nova/SB haviam sido declaradas vencedoras. O contrato prevê um investimento de, no máximo, R$ 500 milhões pelo período de um ano, podendo ser renovado por mais cinco. Até quatro agências poderiam dividir a conta e cinco participaram da concorrência. A conta estava sendo atendida pelas agências Lew’Lara\TBWA, que mantém o cliente, e Master. Na última quinta-feira, 16, a comissão de licitação anunciou Lew’Lara\TBWA e WMcCann como vencedoras. A primeira totalizou 100 pontos e a segunda 93,83. As demais concorrentes não atingiram a pontuação mínima de 80, linha de corte da concorrência. Foram elas: Master (77,16), NBS (69,50) e Heads (59,23).  No processo ainda cabem recursos.

AMERICANAS_ANIVERSARIO_XOUSÓ PREÇO BAIXINHO
Para lançar sua nova campanha de aniversário, “Só preços baixinhos pra você levar de tudo”, a Americanas.com conta com a eterna “Rainha dos Baixinhos”, Xuxa Meneghel. Em uma grande comunicação integrada, que conta com produção da O2 Filmes, Xuxa destaca as ofertas especiais em comemoração aos 19 anos da maior loja online do Brasil. A marca oferecerá descontos de até 80% em produtos variados, disponíveis no site e no aplicativo. Os primeiros teasers foram apresentados nas mídias digitais e em poucos dias já têm mais de 15 milhões de visualizações. A comunicação explora diversos formatos e meios, como mídias sociais, filme para TV, spot de rádio e anúncios no VLT carioca. O roteiro traz uma pessoa vendo as ofertas da Americanas.com pelo aplicativo da loja quando, ao dizer “Só preço baixinho”, Xuxa aparece com um jingle ao fundo criado com base no hit “Parabéns da Xuxa”. Ela ainda questiona o que a pessoa vai levar e tem como resposta os nomes dos produtos, em uma alusão aos “beijos” que o público do seu antigo programa de TV mandava quando era questionado por ela.

PRESENÇA DIGITAL
Com ampla presença no meio digital, a campanha explora anúncios em formatos Vogon e Bumber Ads no YouTube, quizzes e listas no BuzzFeed, como “12 objetos que você nem imaginou que tivesse na Americanas”, entre outros. Para a data, a marca oferecerá um mês gratuito do programa de fidelidade Americanas Prime – que garante entrega rápida e frete grátis ilimitado e está disponível nas regiões Sul e Sudeste – parcelamento em até 24 vezes sem juros no cartão de crédito Americanas.com e cashback de até 30% nos pagamentos realizados com a conta de pagamentos AME Digital. O consumidor também poderá comprar ofertas específicas no site e no aplicativo e retirar nas lojas físicas, se preferir. Para assistir ao filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=tX2W69lFNQg

INDEX CONQUISTA LINHA RESERVE
A Index Assessoria passa a atender a partir de agora a linha Reserve, portfólio premium da Diageo, empresa líder mundial em destilados. A linha composta por Tanqueray e Tanqueray Nº Ten para a categoria gin, Ciroc e Ketel One para vodka, Zacapa Rum, e Bulleit, para o segmento de whisky, será trabalhada por meio de ações estratégicas para lançamentos de produtos, ações de PR e em eventos parceiros e proprietários. O atendimento da conta será de Rodrigo Cury, com coordenação de Fernanda Blanes e Manuela Wis, como gerente. Silvia Vidigal Ramos, sócia-fundadora da Index é a diretora responsável.

FitmediaNOVO EXECUTIVO DE CONTAS
A FitMedia, empresa especializada em inteligência para compra de mídia programática, anuncia a contratação de um novo colaborador. Alexandre Felex é o novo Executivo de Contas Sênior da empresa e inicia suas atividades no escritório localizado em São Paulo, capital paulista. Alexandre possui mais de 19 anos de experiência no mercado. O profissional estava no UOL e também passou pela Infoglobo e pelo Grupo Estado, onde ficou por 15 anos. Ele é formado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e tem também MBA em Marketing Digital pela ESPM. “Estou feliz e motivado com a oportunidade de fazer parte da FitMedia. É um grande desafio, mas estou pronto para colaborar com o crescimento da empresa. Acredito muito no poder dos dados e tenho certeza que agências e anunciantes ficarão surpresos com as soluções da FitMedia.”, comenta Felex.

.

IBMWEBER SANDWICK E IBM EXPANDEM PARCERIA
Desde agosto, a Weber Shandwick é a agência de comunicação da IBM, expandindo para a região sua parceria global iniciada em julho. A agência trabalhará com os times de comunicação da América Latina e Brasil com foco na definição de estratégias de comunicação, relacionamento com a imprensa e influenciadores, além de produção de conteúdo para canais digitais. A missão da Weber Shandwick é apoiar a IBM na análise de oportunidades de engajamento com públicos de interesse, baseada em dados e planejamento integrado. O atendimento à gigante de tecnologia inclui a coordenação das atividades na América Latina, que compreendem as filiais da Weber Shandwick no México e na Colômbia, bem como afiliadas na Argentina, no Chile e no Peru. A conta Brasil e Latam será liderada pela vice-presidente da prática de Tecnologia, Daniela Braun. O time exclusivo do Brasil tem Luci Anunciato como gerente e conta com os profissionais de atendimento Thais Sabatini, Marcelo Rodrigues e
Izabella Nanni. O time conta ainda com apoio das equipes de Analytics e de Planejamento, lideradas por Ian Castello Branco.

SALLEROSALLERO CONQUISTA IZETTLE
A Sallero, agência de Live Marketing, Digital e Mídia do Grupo CDI, é a nova agência de publicidade da iZettle, empresa líder na Europa e fundada em Estocolmo, na Suécia, que está reinventando soluções de pagamentos e serviços financeiros, com operação no Brasil desde 2013. No novo cliente, a Sallero será responsável pela criação das campanhas publicitárias, em grande parte, focadas em mídia digital. “Além disso, seremos responsáveis pelo planejamento das campanhas e pela veiculação das mesmas”, conta Valdeck Junior, diretor de Atendimento e Novos Negócios da Sallero. Ainda de acordo com o diretor, a agência também será responsável pelo desenvolvimento de ações com o objetivo de gerar parcerias entre a fintech e determinados nichos de mercado.

VITA RESIDENCIALMUDE PARA O DECORADO
A Vitta Residencial Construtora e Incorporada lançou a campanha promocional “Mude para o Decorado”, reunindo diversos de seus empreendimentos de Ribeirão Preto e Sertãozinho numa promoção que visa presentear os clientes que comprarem imóveis no período de 1º de agosto a 31 de outubro de 2018. O ganhador receberá um prêmio que é o sonho de muita gente, a oportunidade de equipar seu apartamento. O sorteio dos cupons será feito na Central de Vendas da construtora, em Ribeirão Preto, que fica na Avenida Fiúsa, 2080, no dia 13 de novembro de 2018. Os cupons serão entregues no ato da compra e podem ser preenchidos para o sorteio até o dia 31 de outubro. Para participar, o consumidor terá que adquirir um dos imóveis da relação indicada nos estabelecimentos participantes e quitar a primeira parcela de sinal até a data da apuração.

UM IMÓVEL, UM CUPOM
A cada imóvel adquirido, o consumidor terá direito a um cupom de participação. “Serão atribuídos aos participantes tantos cupons quantos forem os imóveis adquiridos”, explica a gerente de marketing Adriana Bonemer. Além disso, o participante deverá responder corretamente, no campo apropriado do cupom, à seguinte pergunta: “Qual é a empresa que ajuda você a mudar de vida?”. A questão é apresentada com respostas de múltipla escolha. A ideia da campanha surgiu por conta de uma pesquisa da área de marketing institucional feita com clientes. “Com esse estudo, conseguimos detectar que o maior sonho de nossos clientes, após a aquisição do imóvel, é poder equipar seu apartamento”, acrescenta Adriana. A intenção principal da construtora com a criação da campanha é satisfazer esse desejo dos futuros moradores de seus empreendimentos. A gerente de marketing afirma que essa é uma excelente oportunidade da construtora estreitar o relacionamento com o seu público e ainda oferecer um diferencial na hora da compra, além de vários benefícios que já constam no seu atendimento por ter imóveis atrelados ao programa Minha Casa Minha Vida, com subsídios e taxas reduzidas. Para ter acesso ao regulamento do promoção acesse: mudeparaodecorado.com.br.

NOVA AGÊNCIA DA TRANSAMÉRICA
Para ajudar a reformular a sua nova proposta de comunicação, a Rede Transamérica conta agora com o apoio e a parceria da YouCreate Colaborativa, a primeira do Brasil a utilizar uma plataforma de criação colaborativa. “Como parte de nosso planejamento estratégico, estamos intensificando a divulgação da Rádio Transamérica junto ao público ouvinte e anunciante por meio de diferentes canais, evidenciando seus principais atributos e destaques de audiência. Neste cenário, a agência YouCreate tem um papel fundamental para falarmos com nossos stakeholders, comunicando os principais produtos da emissora, seus atributos e conquistas, além de destacar a diferenciação de sua programação em relação às demais rádios concorrentes”, afirma Ligia Cervone de Araújo, gerente de marketing & pesquisa da Rede Transamérica. A YouCreate foi a idealizadora da campanha #ComABolaToda, da Rádio Transamérica, para a Copa do Mundo FIFA 2018. Além de anúncios em revistas e jornais, a agência criou peças digitais e materiais cenográficos para os eventos de cobertura dos jogos realizados pela emissora. Em maio, a agência também desenvolveu o anúncio da Torcida da Paz, iniciativa da Rádio Transamérica Esportes contra a violência no futebol. “Está sendo muito gratificante receber de uma emissora como a Rádio Transamérica o desafio de reposicionar sua marca, não apenas perante os ouvintes, mas também as agências e os profissionais de mídia. Este é, sem dúvida, um desafio duplo que nos faz criar como agência e target ao mesmo tempo”, declara Flávio Ferreira, CEO da YouCreate Colaborativa.

MCHECON RENATADIRETORA DE NOVOS PROJETOS
Renata Barrichello chega como mais novo reforço da MChecon Group, assumindo a direção do recém-lançado núcleo de Novos Projetos. A executiva quer gerar oportunidades internacionais pra a empresa, levando a qualidade e know-how MChecon para o mercado externo. “Meu principal objetivo é a expansão da empresa, conectando com novos mercados e proporcionando aos clientes uma experiência completa, para que vislumbrem o diferencial de trabalhar com a MChecon”, destaca. Com 20 anos de experiência em estratégias que fidelizam clientes, Renata é formada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, com mestrado em Relações internacionais pela Universidade de São Paulo. Já passou por empresas como Unibanco, RB Sports, Brasil Plural Capital e gerenciou por cinco anos a carreira do piloto de F1 Rubens Barrichelo.
A chegada de Renata é estratégica para a MChecon, que conseguirá complementar o calendário de projetos, acelerar o crescimento e ganhar ainda mais visibilidade. “Com o passar do tempo, entendemos que uma estrutura para atendimento de contas internacionais em cidades estratégicas se tornou inevitável”, afirma Marcelo Checon, CEO da empresa. A forma de atuação da empresa em solos internacionais dependerá da montagem, complexidade e localização geográfica.

WHATSAPP BUSINESS API
A Wavy, empresa do grupo Movile que reúne conteúdo, mensageria e negócios com operadoras de telefonia móvel e TVs, anuncia que está trabalhando com o WhatsApp para atender clientes corporativos usando as APIs do serviço. Ainda em fase de acesso antecipado, é a primeira vez que o WhatsApp abre comercialmente a possibilidade de um provedor atuar como broker apoiando empresas a implementarem a solução. Nesse momento o foco é expandir para outros clientes no mercado a ferramenta como mais uma opção de comunicação com seus usuários finais que hoje usam SMS, voz, e-mail e, agora passarão a usar mensagens do WhatsApp com tecnologias de inteligência artificial e bots. De acordo com Eduardo Henrique, co-fundador da Movile e Diretor Executivo da Wavy, o sucesso da implementação dos projetos que a Wavy desenvolveu para a comunicação entre as empresas do grupo e seus clientes finais, mostra a importância da reinvenção na forma como devemos ir além do diálogo usual e também tirar dúvidas e facilitar o atendimento aos mesmos, otimizando a experiência de um processo de compra ou de relacionamento com os clientes finais.

PIER MAUÁNOVO SITE DO PIER MAUÁ
Com belas imagens e navegação otimizada para qualquer dispositivo, o novo site do Pier Mauá está mais dinâmico e apresenta áreas facilitadoras com informações relevantes para falar com seus públicos-alvo: frequentadores e produtores de eventos, cruzeiristas/turistas e interessados em empreender no Porto do Rio. O diferencial do novo canal está no conteúdo, todo arquitetado e elaborado para manter seus visitantes bem informados sobre a história do Pier Mauá, programação de cruzeiros e eventos, seus espaços comerciais fixos, facilidades de acesso, pontos turísticos relevantes no entorno e um blog atualizado com novidades sobre eventos e cruzeiros.

PIER MARAVILHA
Uma novidade especial é o projeto “Pier Maravilha”, apresentado pela primeira vez pela concessionária, que consiste em destinar parte da área que administram para locação fixa em prol do fomento de novos negócios culturais, gastronômicos, de entretenimento, lazer ou tecnologia no coração do Porto do Rio. “O principal objetivo deste projeto é transformar uma parte da nossa área, que hoje é fechada para a população e aberta somente em eventos, num pólo cultural, gastronômico e de lazer, aberto ao público e com acesso à belíssima vista da Baía de Guanabara”, explica Luiz Cerqueira, presidente do Pier Mauá. “Aliado ao conteúdo rico e bem organizado, estratégias de SEO e marketing de conteúdo estão sendo empregadas para que o site seja facilmente encontrado no Google por quem tiver interesse ou precisar tirar dúvidas sobre assuntos relacionados a sua área de atuação”, comenta Sabrina Brito, CEO da Simples.net, empresa de comunicação e tecnologia responsável pela comunicação estratégica do Pier Mauá. Quem acessar o site www.piermaua.rio vai encontrar também estatísticas referentes a movimentação de navios e passageiros que transitaram no Terminal Internacional de Cruzeiros desde 1998, galeria de fotos dos principais eventos, atalho para as redes sociais em que a marca Pier Mauá atua, clipping e releases dos últimos anos.

BETTANINNOVA CAMPANHA ESFREBOM
A EsfreBom, reconhecida pelo seu amplo portfólio de soluções, lança sua nova campanha de mídia. A marca estará presente em merchandisings e comerciais para a televisão, na rádio e em mídias digitais e off-line, que incluem mídia externa e impressos, a partir de um projeto de comunicação 360 graus, impactando de agosto até novembro deste ano, consumidores de todo o Brasil – principalmente – do sudeste e sul do país, onde ela é líder de vendas. O produto escolhido para representar este momento é a Esponja Multiuso EsfreBom com Íons de Prata. Desenvolvida com a exclusiva tecnologia Protech, que elimina até 99,9% das bactérias, a esponja tem sido uma importante referência em seu segmento, trazendo ao consumidor um novo conceito em limpeza, com maior padrão de qualidade, higiene e durabilidade. O produto também é reconhecido por ter a maior densidade do mercado – formando mais espuma -, e por apresentar atributos como toque macio, cores mais vivas e fibra abrasiva com maior capacidade de remoção de sujeira. A campanha conta com a chancela do biomédico e microbiologista Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, apresentando o filme publicitário da marca, que será veiculado nacionalmente, nos intervalos dos programas do Raul Gil e Ratinho, e regionalmente, nos principais programas do SBT e da RBS, afiliada Rede Globo. O filme publicitário também será exibido no palco do programa Domingo Legal (SBT), em merchandising com o apresentador Celso Portiolli.

BRUTAL CONTRA SUA FOME
A Pizza Hut, maior cadeia de pizzarias do mundo, anuncia nova promoção da Superfatia Hut Pepperoni, que agora custa apenas R$ 7,50. Para divulgar a novidade, a marca lança campanha com o mote “Brutal contra a sua fome”. As peças, criadas pela WMcCann, se espalham pelas ruas da cidade de São Paulo em mídia out of home e na plataforma digital e utilizam a chamada “Brutaaal” para destacar o tamanho e preço da pizza, que pode servir como uma refeição. “Buscamos criar uma campanha brutal em todos os sentidos: temos um preço brutal, uma fatia brutal e um sabor Brutal. Estamos preparados para qualquer fome, até mesmo uma fome brutal” diz Saddy Nardino, gerente-geral da Pizza Hut no Brasil. Nos 27 shopping centers onde a marca possui lojas na cidade, totens expõe a Superfatia Hut com um corte especial para poder ser exibida em tamanho grande, além dos limites do equipamento destinados às imagens. Sempre destacando os endereços das lojas mais próximas, a campanha também está presente em passarelas do Metrô, entre outros pontos. Na plataforma digital, um vídeo de 10” dá ainda mais força ao adjetivo “Brutaaal” para reforçar a combinação da pizza com o preço. Vídeo digital: https://www.youtube.com/watch?v=eas8P5vHE14

GHFLYNOVO SÓCIO E CMO
Referência em marketing digital e líder em performance, a GhFly anuncia a entrada de Leandro Lorca no quadro societário da empresa. Com o objetivo de fortalecer a expansão da agência no Brasil e na América Latina, o empresário também assume a área de Marketing da agência, como Chief Marketing Officer (CMO). Com ampla experiência em novos negócios, Lorca já teve passagens pela Nutrimental, onde foi responsável pelo desenvolvimento da empresa em 18 países latino-americanos, além de ter integrado o Grupo Executivo e Societário da Rede de restaurantes Madero, entre 2011 e o início deste ano. Em 2017, o profissional conquistou o prêmio de Personalidade de Marketing da ADVB-PR. “Nosso foco agora é potencializar as oportunidades do negócio da agência no Brasil e na América Latina. Como sócio e CMO, pretendo trazer toda a experiência que adquiri, ajudando neste crescimento e na integração da área de marketing e vendas”, finaliza Lorca.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 20, Cíntia Hogner-Terraço Shopping, Monaliza Maia-JK Shopping, Ademar Shiraischi-Consulta, Luís Eugênio Cardoso, Amanda Faria-Master; dia 21, José Carlos Leitão-Diário do Congresso, Carmen de Carvalho Murilo Reis-Vegas, Ione Pereira, Marcelo Ribeiro Novaes-MN Marketing, Renato Viana, Rogério Paranhos-Idéia3 Comunicação, Wilmar Araújo-CEF; dia 22, Adriana Vilanova, Marta da Silva Conceição, Albérico Correia, Dácio Renault da Silva-CNPQ, Paulo Jerônimo Pedrosa, Nieves Archanjo; dia 23, Marisa Elena Lazzaron-BB, Diógenes Tavares Rossi Júnior-Sesc, Gustavo Frazão, Cláudia Silva-Perfil Publicidade; dia 24, Carla Brito, Guairá Índia Flor-Caixa Seguros, Fabiano Costa, Giovanni Oda, Leandro Wirz de Amorim-BB, Cíntia Horowitz-DM9DDB, Isabella Caldeira; dia 25, Ana Paula Ribeiro-Secom, Adailza Oliveira Costa-Nova SB, Márcia Barbieri Couto-L Assessoria, Patrícia Montandon, Clévio Rosa de Oliveira, Victor Martins da Silva-BB, André Voltarelli-PPR; dia 26, Giselda Pinheiro Machado-Rádio Transamérica, Lorena Pádua, Priscila Araújo, Sílvia Lima Mendes Pinto, Débora Franco; dia 27, Eduardo Schmit Rosa, José Carlos Oliveira Jr., Raphael Vasconcelos-Agência Click, Andréa Ferreira.