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Coluna Pedro Abelha

A VIDA É ASSIM
A Chevrolet foi buscar inspiração na própria relação com o público para mostrar como está presente em todos os momentos de vida das pessoas. Tendo como novo posicionamento “A vida é assim. De Chevrolet em Chevrolet”, a comunicação destaca que para cada fase pessoal ou profissional pela qual passam os jovens e adultos existe um modelo da marca disponível para atendê-los. O trabalho que estreia hoje, 07/08, é a primeira grande campanha de varejo assinada pela Commonwealth//McCann, divisão da WMcCann que atende exclusivamente o anunciante. A produção executiva é assinada por Fernando Meirelles, cofundador da O2 Filmes, com direção de Paulo Caruso e Ale Pellegrino. “Recentemente, a Chevrolet promoveu a maior renovação de portfólio da história de uma marca no Brasil. Nós introduzimos e popularizamos tecnologias como a transmissão de seis velocidades em carros pequenos e médios, conectividade total com o Mylink e telemática através do OnStar. Melhoramos, ano após ano, em performance e design. Fizemos tudo isso para maravilhar nossos clientes e manter uma relação duradoura com eles, proporcionando a melhor experiência. Pois nós sabemos que, durante as diversas etapas da vida, as necessidades e prioridades das pessoas mudam, e queremos que essas mudanças ocorram sempre dentro de um Chevrolet.” afirma Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.

PRESENÇA DA MARCA
Todo trabalho reflete não só a presença da marca no dia a dia das pessoas como a simbologia que representa em cada fase da vida delas. Totalmente integrada, a campanha conta com filmes para TV, ação de merchandising, forte presença na plataforma digital e out of home, destacando os features de quase todos os veículos da marca produzidos no Brasil, como o Onix, Prisma, Cruze, Spin, Tracker e S10. “Nosso objetivo foi mostrar, de forma interativa e integrada, não só como os modelos Chevrolet estão presentes na vida das pessoas, mas principalmente evidenciar o significado e a relevância da passagem desses momentos ao longo da vida delas, e de como os carros Chevrolet estão aí para atendê-las”, afirma Hugo Rodrigues, Chairman e CEO da WMcCann. Em uma das peças, a comunicação destaca o Onix, o carro mais vendido do país, segundo dados da Anfavea. No roteiro, um rapaz chamado Pedro dirige o automóvel, enquanto a locução destaca que ele “ralou” muito para se formar como advogado e ter comprado seu primeiro carro. A surpresa fica para o final, quando já em outro momento, a comunicação mostra que o carro, na verdade, é um presente para os pais que sempre fizeram tudo por ele. A continuação dessa história poderá ser acompanhada no Instagram Stories da Chevrolet, onde serão exibidos vídeos feitos pelos próprios pais, que mostrarão o carro detalhadamente. “É uma estrutura de longa-metragem por conta da quantidade de diárias que temos nesta campanha. O desafio é a estratégia de produção para organizar esse trabalho e para que esses filmes tenham história, humor e performance”, comenta Paulo Caruso, diretor da O2 Filmes. Para assistir ao filme, acesse: https://youtu.be/Fr11u5HX9nY

NATURA TRIPLICA RECEITA ONLINE
A Natura aumentou seu ROI em 184% em mídias online, alcançando ainda um crescimento de 209% em receita. Os dados são comparações do terceiro trimestre de 2016 com o mesmo período de 2017. Os resultados em um período de um ano são fruto de um trabalho profundamente estratégico desenvolvido pela Raccoon, referência em marketing digital no Brasil. Um ponto curioso é que para chegar a este retorno não foi necessário triplicar o investimento, muito pelo contrário: houve um acréscimo de apenas 9% no aporte, o que revela o potencial disruptivo da estratégia implantada pela agência.
Em um balanço geral das principais mídias, fica evidente que as otimizações constantes desenvolvidas pelo time Raccoon garantiram números significativos. Para se ter uma ideia, foi possível obter 209% de crescimento de receita e 110% de conversões em Google. Já em Facebook Ads, a estratégia viabilizou um aumento de 192% do ROI.

EMPENHO DAS EQUIPES FOI A CHAVE
De acordo com o Gerente de E-commerce da Natura, Rafael Carvalho, o empenho das equipes foi a chave para esses resultados tão expressivos. “A integração dos times de mídias, B.I e T.I. mostrou o poder do uso dos dados na tomada de decisão e gestão, trazendo um crescimento incrível e progressivo em todas as frentes. Temos a confiança de que, com a expertise do time da Raccoon e com a continuidade do trabalho sólido que já vem sendo realizado, vamos crescer ainda mais e alcançar resultados surpreendentes”, afirma o executivo. Para o sócio-fundador da Raccoon, André Palis, esses indicadores são extremamente gratificantes. “Quando a parceria com a Natura começou, em maio de 2016, a empresa já estava em processo de digitalização, mas enfrentava uma série de desafios com sua estratégia de mídias digitais. Para reverter esse quadro, os times da Adwords, Facebook, B.I. e T.I. criaram um planejamento integrado de mídias e atuaram de maneira efetiva em cada detalhe. Foi um trabalho árduo, mas bem-sucedido. Isso mostra que estamos no caminho certo”, avalia.

BATOM EXTRAMILKNOVO BATOM EXTRAMILK
A nova campanha da Chocolates Garoto dá uma nova opção à “ditadura” do “não” na hora de educar as crianças. A comunicação explora, de forma bem-humorada, vários momentos em que são necessários dizer não a elas, para mostrar, porém, que com o novo Baton Extramilk há um ótimo motivo para dizer sim. A campanha apresenta uma comunicação ampla e integrada com filme para TV e conteúdo na plataforma digital, com material produzido exclusivamente para as mídias sociais. O roteiro remete a situações pelas quais passam diariamente pais e pessoas que convivem com crianças. Entre elas, o da criança meter a mão dentro de um aquário, mexer em objetos de vidro em uma loja de antiguidades e tirar a espada de uma armadura de cavaleiro em um museu. Com a assinatura “Quem ama precisa dizer não, mas chegou um ótimo motivo para dizer sim”, a campanha mostra que o novo Baton Extramilk, que possui o leite como 1º ingrediente, pode ser esse reforço positivo.

PEÇAS MANTEM ARGUMENTO
As peças, criadas pela WMcCann, mantiveram o mesmo argumento que já vinha sendo destacado para a marca desde 2014, baseado na percepção de pais que se preocupam se estão dizendo muito “não” ou “sim” aos filhos. Se negam muito, eles se sentem culpados; e se aprovam demais, se sentem permissivos e acham que não estão educando corretamente. De forma divertida, a campanha procura mostrar que o Baton Extramilk permite dizer sim sem culpa. A partir de 2015, a campanha alcançou resultados expressivos que se mantiveram em 2016 e ajudaram a marca a tornar-se líder de chocolates infantis em nível nacional de vendas em volume e distribuição. Ela atingiu 99,9 % de reações positivas nas mídias sociais e pela estratégia consistente e de vida longa, levou um bronze em “Eficácia a Longo Prazo” no Effie Latam 2017. Para assistir ao filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=a4VvTcWbVYc

IRONHACK ABRE INSCRIÇÕES
A Ironhack, escola de programação global com presença em sete países e oito cidades, abriu as inscrições para a primeira turma do curso de UX/UI Design, em São Paulo. Com o início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2019, o programa oferece formação aos alunos em nove semanas por meio de um treinamento presencial, em período integral. Com um modelo de ensino intensivo e imersivo baseado no conceito de “aprender fazendo”, o bootcamp de UX/UI Design é voltado para quem deseja migrar para uma carreira técnica, profissionais que já desenvolvem atividades de design, como designer gráficos, fotógrafos, diretores de criação ou profissionais de publicidade, além de empreendedores e desenvolvedores web e móvel.

ESTRUTURA DO CURSO
O curso está estruturado em quatro módulos: pesquisa de usuário, que apresenta os alunos ao design thinking e aos frameworks de design centrado no usuário; prototipagem, com foco na articulação de ideias de design através de esboços manuais, wireframes digitais e protótipos interativos, utilizando os princípios de design da indústria; teste de usuário e refinamento, que mostra como usar frameworks de teste modernos e as melhores práticas para as fases de desenvolvimento e implementação dos planos do design; e desenvolvimento de web front-end, com vistas ao aprendizado de HTML, CSS & JavaScript para transformar as ideias do design em aplicações.

ACESSO IMEDIATO
Para apresentar os alunos aos fundamentos do UX/UI Design e familiarizá-los com os softwares necessários para criar seus próprios designs, no momento da inscrição, os alunos já terão acesso imediato a 40 horas de conteúdo de design na plataforma online. Ao final desse trabalho remoto de preparação, o aluno estará pronto para iniciar as aulas no campus. Ao final do curso de UX/UI, a Ironhack organiza uma semana de contratação, chamada de Hiring Week, onde convida empresas com vagas abertas na área de UX/UI para que entrevistem os alunos recém-formados no curso. Para se inscrever, basta acessar o link http://www.ironhack.com/pt/cursos/ux-ui-design-bootcamp-learn-ux-design#upcoming-cohorts

CIRCO IRISA ARTE DE SE COMUNICAR
No dia 18 de agosto, a Cia Circo-Íris traz a Canelinha a oficina Comunicação e Arte, ministrada pela jornalista Nane Pereira. A ação faz parte do projeto 1º Ciclo de Formação: Pequenas Oficinas Variadas, que prevê o encontro e a troca entre profissionais de variadas áreas de atuação com os artistas locais e comunidade interessada. Com número limitado de participantes, os interessados podem se inscrever antecipadamente pelo e-mail ciacircoiris@gmail.com, enviando nome completo e telefone. A oficina ocorre na sede da Circo-íris, em Canelinha (SC), das 8h às 12h, e o valor da inscrição é de R$ 50,00. “A oficina é voltada para artistas, agentes e produtores culturais, e acadêmicos de comunicação social, e aborda o cotidiano da assessoria e da divulgação cultural, e do jornalismo voltado para a área de Cultura. Na agência, temos o objetivo de fazer uma oficina por ano e neste será na cidade de Canelinha. Só tenho a agradecer a Circo-íris pelo convite”, diz Nane Pereira. “A iniciativa em realizar esse primeiro ciclo de formação no Vale do Rio Tijucas vem para descentralizar as oportunidades e gerar encontro entre artistas de atuação profissional e entusiastas das artes. Incentivar possíveis parcerias, promover a profissionalização e gerar intercâmbio são alguns dos nossos pontos norteadores”, explica a produtora cultural, à frente da Circo-íris, Rafaela Kinas.

FÁBRICA CONQUISTA OMIEXPERIENCE
A agência Fábrica, especializada em CRM, Conectividade e Design de Experiências, foi a vencedora da concorrência entre três competidoras do segmento pela conta da Omiexperience, empresa que oferece um dos mais completos sistemas de gestão empresarial online para pequenas e médias empresas. A partir de agora, a agência será responsável pela comunicação dirigida da fintech, que conta com mais de 15 mil clientes integrados, por meio da plataforma e mais de 10 mil escritórios de contabilidade parceiros pelo Brasil. De acordo com o CEO da Fábrica, Luiz Buono, a conta da Omie agrega ainda mais força para o portfólio da agência. “Para a Fábrica é incrível conquistar a Omie, marca líder em tecnologia e serviços de gestão empresarial para pequenas e médias empresas, com uma cultura altamente positiva, engajadora e próspera, como poucas que vi na minha carreira”.

PARCERIA ESSENCIAL
Já para Marcelo Lombardo, CEO e fundador da Omiexperience, a parceria com a Fábrica será essencial para que a empresa continue mantendo o forte ritmo de crescimento que vem conseguindo nos últimos anos. “A Fábrica foi a agência que nos propôs as soluções que entendemos mais adequadas para as nossas necessidades. Era exatamente o que estávamos buscando neste momento tão importante para a empresa”.
A agência embarca no desafio de apresentar uma gestão de comunicação eficiente tanto para os clientes da Omie, quanto para os profissionais de contabilidade, considerados parceiros estratégicos para os negócios. “Hoje, temos um nível de aprovação entre nossos clientes de 98%. Isso faz com que todos os dias tenhamos que nos aprimorar ainda mais e contar com parcerias capazes para manter essa percepção positiva, que passa muito pela qualidade do produto, mas também depende de uma comunicação eficiente com todos os públicos”, finaliza Lombardo.

EMULZINTEMULZINT MODERNIZA A IDENTIDADE VISUAL
A Emulzint, tradicional indústria de ingredientes para panificação e confeitaria com sede em Jundiaí, no estado de São Paulo, pertencente ao Grupo Zeelandia, está atualizando gradualmente toda a sua identidade visual, de acordo com as diretrizes da matriz. “Como uma empresa global, presente em mais de 60 países, a Zeelandia trabalha continuamente para construir e fortalecer sua consistente reputação mundial, que ampara suas ambições de crescimento. Para isso, ela mantém uma identidade firme e clara, que representa aquilo em que acredita e como trabalha”, afirma Frans Van Luijk, Diretor Geral da Emulzint. Com base em informações dos seus colaboradores e clientes, a Zeelandia modernizou este ano toda a sua identidade visual e o posicionamento da marca. No Brasil, o novo logotipo da Emulzint agora está com uma única cor forte e marcante.

A CONFIANÇA NAS INSTITUIÇÕES
As instituições brasileiras perderam a confiança da população. Em 10 anos, nunca foi tão baixa a confiança do brasileiro em 20 instituições pesquisadas pelo IBOPE Inteligência no Índice de Confiança Social (ICS). A confiança na instituição presidente é a menor de todas: em uma escala de 0 a 100, atinge 13 pontos, índice nunca registrado por nenhuma instituição. O seu auge foi em 2010 quando alcançou 69 pontos. Os partidos políticos, com 16 pontos, amargam a segunda colocação nesse ranking, ficando com metade da confiança alcançada em 2010 (33 pontos). Assim, o Índice de Confiança Social em 2018 fica em 48 pontos, quatro pontos abaixo do indicador do ano passado (52), o que o torna o índice mais baixo de toda a série histórica. Contribui para a diminuição do índice o fato de todas as instituições terem apresentado redução de confiança, situação diferente do ano passado, quando a queda da confiança nas instituições políticas foi compensada pelo crescimento na confiança das igrejas, polícia, bancos, meios de comunicação e escolas públicas.

MAIS CONFIÁVEIS
O Corpo de Bombeiros mantém-se no topo do ranking pelo 10º ano seguido, entretanto registra decréscimo de quatro pontos na confiança da população, passando de 86 em 2017 para 82 pontos neste ano. O mesmo movimento ocorre com as igrejas que mantêm a segunda colocação, mas recuam de 72 para 66 pontos, voltando ao patamar de 2013 e 2014. Na terceira posição, aparece a Polícia Federal, presente no ICS desde 2016 e que registra retração de cinco pontos na confiança em relação ao ano passado (de 70 em 2017 para 65 em 2018). Na sequência, estão Forças Armadas (62 pontos), Escolas Públicas (57) e Polícia (53), que assume a quinta colocação dos Meios de Comunicação (51), que perdem uma posição e vão para o sexto lugar. O Ministério Público, instituição que também integra o índice desde 2016, mantém a 11ª posição, com 49 pontos (eram 54 em 2017). O Poder Judiciário/Justiça aparece em 12º lugar com 43 pontos, queda de 5 pontos em relação ao ano passado.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 13, Cilene Alves Vieira-Park Shopping, Daniela Alzira Vaz de Lima-AGECOM GDF, Júlio Leitão-Interagência, Marcelo Couto-Stilo, Pandiá Segundo, Daniel Araújo-Nova SB, Marcos Vieira Pedrini-Secom, Marcier Trombiere Moreira, Juliana Pereira-Leo Burnett Tailor Made; dia 14, Patrícia Correa Soares-Eros 22 Marketing, André Luiz Gomes Pepes-Net Vox, Carlos Henrique-Publicidart, Rodrigo Hiram, Sérgio Souza-BB; dia 15, Ana Paula Melo-Promark Comunicação, Adriene Zema-TST, Carolina Guidotti-Cine Vídeo, Nanan Catalão, Paula Braga-TBA, Romildo Borges, Sandro Eduardo Macedo Pinto-BB, Marcus Vinícius, Érica Campbell-PPR; dia 16, Ana Paula Bulus-Agência Click, Antônia Vieira, Emanuelle Santos, Jane Fagundes, Selma Nunes-Fischer+Fala, Carlos Filho, Fernando Coelho, Fernando Barros-Propeg, Kiko Vicente-Master, Ireno Mendes da Luz Júnior, Ricardo Neiva Tavares-Ministério das Relações Exteriores, Vladimir Aparecido Spinoza-Rádio Senado, Antonia Marinho-Joy, Beatriz Spira, Gustavo Diamantino, Caroline Braz; dia 17, Fernando Simões; dia 18, Letícia Ritta Duque, Tatiana Lima Rosa de Oliveira, Antônio Carlos Pereira, Sílvio César Alves Bizzo; dia 19, Carla Nesi-BB, Daniele Vieira, Heleonísia Nunes Santos, Gerson Macedo Ribeiro, Rosana Ribeiro-Lowe.