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Papo criativo

Coluna Pedro Abelha

PAPO PROATIVO
No próximo dia 26 de julho, às 19h, ocorrerá no Espaço Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores, da Fundação Assis Chateaubriand, mais uma edição do Papo Proativo. O talk show, comandado pelo jornalista Flávio Resende, abordará o tema “Você tem cuidado da (imagem da) sua marca?” e trará como entrevistados a especialista em marca pessoal Kellen Amorim, e os advogados e especialistas em marcas e patentes, Sérgio Ribeiro e Apuám Carvalho. Destinado a empreendedores, profissionais da Comunicação e Marketing e estudantes, o evento tem ingresso colaborativo: o interessado escolhe o valor a pagar e assim contribui para a realização de mais eventos no Espaço Ei. As inscrições devem ser feitas pelo link: bit.ly/papo-proativo-9. Na oportunidade, Kellen Amorim irá explorar pontos específicos como o que é a marca pessoal, por que a gestão da marca pessoal é tão relevante no novo contexto, vai mostrar se gestão de marca pessoal é para todos, além dos benefícios que a gestão da marca traz para os profissionais. Apuám Carvalho, por sua vez, usará quatro pontos principais: a importância do registro de uma marca para o negócio, o momento em que esse registro deve ser feito, abrangência do registro e as implicações e decorrências de não registrar a marca no momento correto. Sérgio Ribeiro terá como foco principal falar sobre a importância dos registros de marcas e como este processo se dá no Brasil.

CONCURSO DE PRATOS SPOLETO
Desde 2003, a Coleção de Pratos do Spoleto traz criações especiais de artistas hoje consagrados como Toz, Mateu Velasco e Kalina Juzwiak, que reinventaram as peças com traços e cores. Mais de 1,3 milhão de exemplares de pratos já foram produzidos e estão espalhados por todo o Brasil. Na última edição, em 2016, pela primeira vez o projeto foi aberto ao público, que pôde enviar sua “obra de arte” para votação por meio digital. A ação deu tão certo, que a 10ª edição do concurso volta no mesmo formato e o artista, novamente, pode ser “você”. Partindo de um dos valores da marca Spoleto, a coautoria, qualquer pessoa pode colaborar. Os participantes deverão seguir o gabarito do prato e o tema. A ideia é que os “artistas” se inspirem na Culinária Italiana e “ mergulhem e pirem na criação”, ousando o quanto puderem nas ilustrações, desenhos ou projetos gráficos. As obras terão que ser feitas em um template que imita a forma de um prato, escolhendo duas cores na escala de cores da paleta. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de julho pelo hotsite www.spoleto.com.br/concursopratos2018. Nele também, os interessados encontram todas as regras e instruções para participarem. “A paixão pela arte combina com o Spoleto. Nos tornamos um espaço de invenção, que democratiza a culinária italiana e faz dela uma expressão criativa de alegria”, declara e incentiva a diretora geral do Spoleto Viviane Barros.

Novos executivos Office Mídia OOHOFFICE MÍDIA AMPLIA EQUIPE
A Office Mídia OOH, empresa especializada na comercialização de espaços publicitários em áreas de grande concentração de público e responsável pelo projeto de telas digitais no GPA, anuncia a contratação de Sérgio Oliveira e Francyelli Miranda.
Sérgio Oliveira atuou por 12 anos no Jornal O Estado de São Paulo e chega para atuar como Executivo de Contas. Já Francyelli Miranda assume o cargo de assistente comercial, mesma função que exercia no grupo Clear Channel. Os profissionais chegam para fortalecer e ampliar a área liderada pelo Diretor Comercial Marcelo Aguiar, no atendimento para o projeto de telas digitais que vem se ampliando por outras capitais e novos ambientes.

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ESCOLA DE CINEMA ONLINE
A Academia Internacional de Cinema (AIC) lança a primeira Escola de Cinema Online no Brasil, com cursos em diversas áreas do cinema: https://www.aicinema.com.br/aic-lanca-primeira-escola-de-cinema-online-no-brasil/. “Somos a primeira escola com foco exclusivo em produção audiovisual no Brasil e agora também oferecemos uma formação online, voltada principalmente para quem está distante das escolas físicas em São Paulo e Rio de Janeiro”, explica Flávia Rocha, diretora de comunicação e mantenedora da AIC. Flávia reflete que no Brasil, o acesso à educação audiovisual ainda é, de certa forma, concentrado no eixo Rio-São Paulo, apesar das dimensões continentais e diversidade cultural do país. A AIC Online abre seus horizontes e estende a mesma experiência e qualidade de seus cursos presenciais a todo o país, ampliando os espaços de representação das culturas locais através do audiovisual. A primeira bateria de cursos cobre as áreas roteiro, som para cinema e TV, edição e produção. Para o lançamento, a AIC preparou uma promoção especial: pessoas cadastradas recebem descontos exclusivos. As primeiras turmas têm previsão de início em agosto. As aulas ocorrerão semanalmente, com progressão de complexidade. Haverá conteúdo ao vivo, material de apoio, exercícios de auto resposta e exercícios práticos com feedback individual. Todos os professores são especialistas por área e atuantes no mercado audiovisual. Os cursos online oferecem a praticidade para o aluno estudar quando e onde quiser, com a mesma qualidade e certificação dos cursos presenciais da AIC.
Seguindo a mesma filosofia dos presenciais, os cursos online da AIC seguem uma metodologia própria, onde teoria, criatividade e prática andam juntas. As aulas semanais são ao vivo e gravadas. O aluno tem aulas semanais, seguindo um cronograma de conteúdos com complexidade crescente. As aulas ocorrem ao vivo mas ficam gravadas e podem ser assistidas posteriormente, caso o aluno não possa participar no horário agendado. Os cursos têm duração entre 8 e 12 semanas, podendo incluir ainda um projeto final.

abusivoABUSIVO TUDO ISSO
Após constatar a exposição de brinquedos próxima ao balcão de atendimento de uma das lojas da rede de fast food McDonald’s em Brasília, um cidadão brasiliense denunciou ao Ministério Público a estratégia da empresa de direcionar publicidade às crianças. O Criança e Consumo, do Instituto Alana, foi procurado pelo órgão para contribuir com informações e, inspirado nessa ação, resolveu ajudar outros cidadãos a replicar a ação. Assim, o programa lançou a campanha “Abusivo Tudo Isso”, nas redes sociais. A campanha propõe a assinatura de uma petição com denúncia para a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, com cópia para o SAC do McDonald’s, que trata dos principais argumentos pelos quais a prática da empresa de anunciar e comercializar brinquedos com o intuito de promover seus produtos alimentícios para crianças é abusiva, ilegal e deve acabar. Ainda, estimula que os participantes compartilhem a mobilização, de forma a alcançar um número maior de cidadãos. “Nós recebemos, o tempo todo, mensagens em nosso site, redes sociais e e-mail de pessoas indignadas com as estratégias publicitárias abusivas direcionadas às crianças por essa rede de fast food. E a denúncia deste cidadão nos inspirou a criar uma ferramenta para que reclamações semelhantes cheguem a um órgão responsável por sua fiscalização. Queremos que as pessoas saibam do seu poder de mobilização e denúncia e que a empresa tome conhecimento do descontentamento gerado por suas ações”, explica Ekaterine Karageorgiadis, advogada e coordenadora do Criança e Consumo.

ESTÍMULO AO CONSUMO EXCESSIVO
Já existe consenso, entre especialistas, de que a comercialização de brinquedos por redes de fast food estimula o consumo excessivo e habitual de produtos alimentícios com altos teores de sódio, açúcar e gorduras, sendo extremamente prejudicial à saúde das crianças. A obesidade infantil e as doenças crônicas associadas são um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Sem uma mudança de hábitos e práticas de mercado, em menos de uma década a obesidade pode atingir 11,3 milhões de crianças brasileiras. Além disso, o fato de esses brinquedos serem exclusivos e colecionáveis faz com que a criança seja diretamente incentivada a consumir muitas “promoções” no curto espaço de tempo em que são oferecidas. Depois de conseguir o primeiro brinquedo da série, em geral, a criança quer completar a coleção e o apelo para que mãe, pai ou responsável compre os demais itens pode gerar estresse familiar.

SNACK ADQUIRE AMAZING PIXEL
A Snack, rede multiplataforma brasileira de social vídeo, dos publicitários Vitor Knijnik e Nelson Botega, anuncia a compra da Amazing Pixel, uma rede também multiplataforma de social vídeo, até então comandada por um dos seus fundadores, o publicitário Guga Mafra. O valor da operação é estimado em 12 milhões de reais. É a primeira vez no mercado de social vídeo que uma empresa brasileira faz a aquisição de um concorrente. Segundo Nelson Botega, sócio fundador e CEO da Snack: “Isso demonstra a vitalidade de nosso setor. O mercado de social vídeo está crescendo no volume de investimentos e em relevância para audiências e anunciantes. A compra da Amazing Pixel pela Rede Snack é um marco que exemplifica bem isso”. Com a aquisição, a Snack consolida-se como a maior rede de social vídeo brasileira e independente da América Latina, totalizando 71 canais, 62 milhões de inscritos e 210 milhões de views por mês.

SpacesSPACESWORKS CHEGA AO RIO
A Sincrônico Mais é a responsável pela ação da primeira campanha publicitária para promover a chegada da unidade da Spaces na cidade do Rio de Janeiro. Fundado em Amsterdã, o Spaces foi desenvolvido com base na ideia de que sucesso gera mais sucesso. O conceito Clube de Negócios, desenvolvido pelo grupo, é o de redefinir como o trabalho é feito, cultivando uma comunidade de pensadores, vencedores e sonhadores engajados e conectados a uma rede internacional de espaços de trabalho móveis e um calendário cheio de eventos comerciais, palestrantes e almoços de networking. A ação desenvolvida pela Sincrônico Mais começou a ser veiculada no dia 18 de junho e deve seguir até o dia 17 de julho em plataforma de mídia Brasil Mídia Móvel. A empresa foi responsável por toda a criação e montagem da cenografia dentro o baú do VUC BMM especialmente destinado a promover o SpacesWorks, incluiu também blitz com promotores na região da Cinelândia para contato com o público. O VUC especialmente caracterizado para essa ação poderá ser visto circulando nos bairros do Centro e Botafogo coma passagens Copacabana e Ipanema.

SAVEMYAD CHEGA AO BRASIL
O brand safety é um dos maiores desafios da publicidade digital programática em escala global. Para contribuir com anunciantes e agências nesse sentido, chega ao Brasil a SaveMyAd. Trata-se de uma empresa independente do grupo DynAdmic, cujo principal serviço é oferecer tecnologia que garante um ambiente publicitário mais seguro às marcas por meio de análise ampla e assertiva dos conteúdos em vídeo. Segundo Lara Krumholz, VP da DynAdmic para a América Latina, a SaveMyAd identifica os conteúdos impróprios nos quais os anúncios poderiam ser veiculados na internet, afetando a imagem da marca, e envia um alerta por e-mail em tempo real para agências e anunciantes com relatório detalhado sobre URL e palavras restritas. “É um produto simples em gerenciamento de rastreamento e fácil de implementar para oferecer a anunciantes e agências um overview diário de seus investimentos em vídeo online e, assim, garantir sua reputação. A melhor forma de trabalhar por isso é saber, real time, quando sua marca pode estar sendo vinculada a um conteúdo inseguro, para poder resolver imediatamente e ainda evitar desperdício da verba investida”, destaca. Ao reconhecer mais de 26 idiomas, a tecnologia da SaveMyAd consegue identificar conteúdo negativo restrito como terrorismo, pornografia, discurso de ódio, violência e outras vulgaridades por meio de minuciosa análise semântica não só da página em que o anúncio está inserido, mas também do áudio do conteúdo em vídeo. A SaveMyAd já está disponível nos Estados Unidos e Europa e ingressa no mercado latino-americano pelo Brasil, considerado país estratégico para seu sucesso na região. “O mercado publicitário na América Latina é sempre promissor, em especial o brasileiro. Por isso acreditamos que haverá adoção da ferramenta pelos investidores em mídia que também visam mais qualidade e transparência no ecossistema da publicidade programática”, reforça Lara, que veio ao Brasil para liderar a implementação da SaveMyAd, enquanto gerencia a expansão do grupo DynAdmic na região. A SaveMyAd é uma tecnologia de Inteligência Artificial desenvolvida em 2017 em Delaware, EUA. Na fase de lançamento, anunciantes e agências podem experienciar seus serviços gratuitamente por até dois meses. Basta enviar e-mail para contact@savemyad.com ou entrar em contato pelo site www.savemyad.com.

KANTAR IBOPE MEDIA MODERNIZA ATENDIMENTO
Com o objetivo de estreitar ainda mais o relacionamento com os seus clientes e acompanhar as principais tendências mundiais de desenhos organizacionais, a Kantar IBOPE Media anuncia a modernização do seu atendimento comercial. A empresa reflete no mercado brasileiro o movimento global da Kantar Media para manter a companhia em linha com as constantes mudanças do mercado de mídia. A estrutura de relacionamento com o cliente foi dividida em 3 grandes pilares que privilegiam a especialização por tipo de produto e serviço, e a segmentação por tipo de cliente. Essa estrutura amplia os pontos de contato entre os clientes e a liderança comercial da Kantar IBOPE Media, além de permitir maior profundidade ao time de atendimento e de criar mais oportunidades de desenvolvimento de novos negócios com clientes e não-clientes. Desenvolvimento de Negócios e Insights – área focada na análise do mercado para desenvolver novas oportunidades em termos de soluções e na interface com o time global de produtos. Diretoria Comercial – área voltada para questões comerciais e no relacionamento com os clientes e com o mercado, estruturada com executivos de conta dedicados a este atendimento. Diretoria de Soluções ao Cliente – área que se propõe a aprofundar análises de forma proativa e ágil para o entendimento das necessidades e capacitação dos clientes.

NOVA FASE
Nessa nova fase, à frente da gestão da Kantar IBOPE Media no Brasil, Melissa Vogel conta com o apoio de uma equipe formada por profissionais reconhecidos e com extensa experiência no mercado, entre eles e reportando-se diretamente à CEO, está o time de liderança: Rita Romero, diretora de Novos Negócios e Insights; Felipe Campos, diretor de Soluções ao Cliente; Giovana Alcantara, diretora Comercial Sul e Sudeste; Arthur Neto, diretor Comercial Centro Oeste, Norte e Nordeste; e Ana Monteiro, diretora Comercial de Agências e Anunciantes. Juntam-se também a esta equipe Adriana Favaro, diretora Comercial de Veículos, e Paulo Arruda, diretor Comercial Digital, ambos recém contratados pela Kantar IBOPE Media. “Essas mudanças tornam a empresa mais focada no mercado de mídia, aumentando nossa capacidade de antecipar tendências e desenvolver soluções inovadoras que farão a diferença para os clientes. O objetivo é melhorar ainda mais a satisfação dos clientes e impulsionar nossos resultados. Queremos traduzir mais rapidamente as necessidades do mercado e estar preparados para a sua constante evolução”, comenta Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil.

NOVA CAMPANHA UNISSELVI
Embalado pelo clima de Copa do Mundo e com intuito de reforçar seu modelo semipresencial, o Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI lançou uma campanha publicitária exclusivamente digital chamada “O dia em que o campinho ficou do tamanho do mundo”, gravada na Comunidade do Caju, em Florianópolis, com crianças locais. Criada pela Agência Seven, a campanha tem como estrela principal o jogador Cafu, capitão da seleção brasileira na Copa de 2002, quando o Brasil conquistou o pentacampeonato. O vídeo se passa em um campinho de futebol onde crianças estão jogando. Cafu aparece para auxilia-los no treinamento. A ideia é mostrar que com orientação presencial, é mais fácil aprender. A UNIASSELVI é pioneira no modelo EAD semipresencial, um de seus grandes diferenciais. Nesta modalidade, a presença do aluno não é solicitada apenas para a realização das avaliações do curso. São disponibilizadas, presencialmente, monitorias, orientações e eventos que auxiliam na formação do acadêmico. De acordo com Aldo Pasqualini, gerente de Marketing da Uniasselvi, a campanha visa a mostrar como o acompanhamento presencial é importante na formação do acadêmico. “Neste trabalho, Cafu representa nosso tutor em sala de aula, que auxilia os alunos no desenvolvimento das atividades individuais e em grupo”.
Para conhecer o vídeo acesse: www.uniasselvi.com.br/uniasselvinacopa.

TEALAND
A marca de chá britânica Twinings apresenta sua nova campanha de inverno. Inspirada no filme “Alice no País das Maravilhas”, o filme “Tealand” explora o momento do chá como uma experiência que pode ser muito mais encantadora e surpreendente do que as pessoas estão acostumadas, convidando-as a conhecer esse “mundo mágico”. Tendo o lúdico como pano de fundo, o filme, produzido pela agência Saatchi na Itália e adaptado localmente pela Bossa Nova Filmes, revela o prazer em beber chá e a experiência sensorial proporcionada ao consumidor graças à qualidade superior dos chás Twinings, com aromas e sabores intensos e blends cuidadosamente selecionados por experts exclusivos da marca. “Twinings acredita que devemos aproveitar as pequenas coisas da vida. Sabemos que um momento gostoso pode fazer grande diferença no nosso dia! Nosso objetivo é inspirar as pessoas a aproveitarem e valorizarem esses momentos de prazer, explorando diferentes sensações ao beber os diferentes chás Twinings”, explica Sílvia Amaral, diretora de marketing de Twinings no Brasil. Em sua nova campanha, Twinings traz a modernidade mantendo os elementos da tradição típica inglesa, junto à expertise de quem entende de chá há mais de 300 anos. Com plano de mídia elaborado pela Agência Ampfy, o vídeo será veiculado exclusivamente no meio digital, incluindo as redes sociais de Twinings.

Funyl

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 16, Fernanda Vieira, Patrícia Brasil; dia 17, Fernanda Caixeta-Casa da Redação, Ludmila Brandt-Núcleo Mídia BB, Marli Caneloi, Nilzete Barbosa, Núbia Lima-Secom, Suzie Sabino da Costa, Orlando Rangel-Raru Comunicação, Otaviano Marx, Cacá Prado, Bruno Aguiar-Proativa Comunicação; dia 18, Lenize Baseggio-ECT, Luiza Pupe-, Telma Maria Vieira da Silva-Secom, Vera Lúcia Bento, Vera Lúcia de Oliveira-Secom, Anselmo Pìnheiro-Propeg, Osias Luna-Borghi Lowe, Cillas Amaral-Calia Y2, Cristine Santos; dia 19, Ana Carolina Silveira de Castro-Secom, Dilênia Rosa Martins, Kelly Santos, Fernanda Cardoso de Vasconcelos-Meio e Mídia, Michellen Leal-DQV, Thelma Regina Melo-Global Comunicação, João Paulo Verano-Gráfica Coronário, Nenn Costa, Vicente Finageiv Filho, Guilherme Faria, Janine Marx; dia 20, Adelina Lapa Nava Rodrigues, Ana Lúcia Monteiro Salgues, Ana Paula Ferreira Messeder-Frisson, Carlos Ricardo Fernandes Cacaes, Gaetano Re-Senado Federal, Marcelo Perseul-Sotaque OM Loducca, Marcelo Martins Mendonça, Thiago Macêdo, Lorenna Resende-Proativa Comunicação; dia 21, André Luiz Silva de Moura, Jordane Lopes-Brasil Telecom, Márcio Souza, Maria Helena dos Reis; dia 22, Albaniza Aparecida dos Santos-EBC, Christina Pires, Emir Araújo-Icone, Helena Vitória Zuma Maia, José da Silva Leite, Maurício Mori, Maurício Passarinho, Rodrigo Cardos-Look Painéis Indoor.