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DM9DDB

Coluna Pedro Abelha

DM9 REESTRUTURA CRIAÇÃO
Desde que Paulo Coelho e Márcio Oliveira assumiram a presidência da DM9 em janeiro, a agência vem passando por grandes transformações. Na Criação, a primeira medida foi unificar os departamentos on e off. Em seguida, Paulo promoveu Adriano Alarcon à VP de Criação. “O Alarcon é um cara moderno, que sempre teve uma carreira de sucesso no off-line e nos últimos anos vem imprimindo um trabalho inovador no Digital. Ele tem formação multidisciplinar, podendo atuar tanto como diretor de arte, como diretor de cena. Sem falar na incansável busca pela excelência criativa e pelo acabamento impecável. Não existe ninguém mais completo que ele para fazer a DM9 ser uma agência ainda mais integrada, atual e competitiva”, explica Paulo Coelho.

ÚNICO VP DE CRIAÇÃO
Agora, em mais uma etapa da reestruturação, Paulo Coelho nomeia Adriano Alarcon como único Vice-Presidente de Criação da agência. Alarcon vai coordenar uma equipe formada pelos diretores de criação Valdir Bianchi, Aaron Sutton, Ana Castelo Branco, e os recém-chegados Gustavo Victorino e Victor Sant’anna. Ainda completa o time a Head de Social Media Mariana Manso. “Estou muito feliz em contribuir com a transformação pela qual a DM9 passa, liderada pelo PC e o Márcio. Acredito que só é possível fazer um grande trabalho se tivermos inovação, integração e respeito às pessoas, tudo no mesmo lugar. O meu objetivo e o da equipe é criar uma comunicação que seja ao mesmo tempo entretenimento, gerando uma interação mais verdadeira e natural com o público”, completa Adriano Alarcon. Todas as mudanças promovidas por Paulo Coelho e Márcio Oliveira têm como meta transformar a DM9, uma agência que já é full service, em uma empresa de comunicação mais conectada com o futuro. Segundo Márcio, a DM9 quer que suas marcas sejam parceiras do consumidor, criando experiências inéditas e relevantes para eles. Paulo conclui: “O principal objetivo dessa reestruturação é trazer de volta a DM9 ao protagonismo criativo que ela sempre teve”.

NOVO HEAD OF ADVERTISERS
A Awin, rede global de afiliados que conecta consumidores com marcas em mais de 180 países ao redor do mundo, divulgou que sua operação brasileira incrementou em 36% o faturamento dos anunciantes em 2017, na comparação com o ano anterior. Para continuar crescendo de maneira consistente, a companhia – principal responsável pela consolidação do marketing de afiliação no país – está fortalecendo as áreas de atendimento e desenvolvimento de anunciantes e afiliados. Uma novidade integrada a esta estratégia é a contratação de Fernando Henrique Soares como o novo Head of Advertisers. O executivo une-se ao time liderado por Rodrigo Genoveze, Country Manager; Monalisa Rigo-Sanches, Head of Operation Sales e Javier Gomez, Head of Publishers Sales. Os três diretores atuam juntos desde que a Awin chegou ao Brasil, e foram responsáveis por elevar o número de anunciantes utilizando a plataforma de cinco para mais de 300 em apenas quatro anos. Para acompanhar o volume de demandas, o staff também precisou crescer. A operação brasileira, que iniciou 2014 com cinco colaboradores, hoje possui mais de 50. A equipe sênior busca consolidar o compromisso de impulsionar a inovação e oferecer maior eficiência ao processo de desenvolvimento de estratégias para divulgação de campanhas digitais de seus clientes. O Country Manager da Awin no Brasil, Rodrigo Genoveze, explica que Fernando Soares irá liderar a equipe do pilar de anunciantes, atuando de forma estratégica no relacionamento com as empresas.

ELIANE REVESTMENTOSTOP OF MIND SC 2018
A Eliane Revestimentos foi uma das grandes vencedoras da 24ª edição do Top Of Mind Santa Catarina, que aconteceu na quinta-feira (05), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. A empresa conquistou o primeiro lugar na categoria pisos e revestimentos cerâmicos do Estado. Promovido pelos veículos do grupo NSC Comunicação, a premiação foi realizada com base em uma criteriosa pesquisa do Instituto Mapa, que ouviu mais de 1 mil pessoas nos 30 municípios mais populosos de Santa Catarina. Além da opinião dos catarinenses, cerca de 150 empresários da região foram consultados para eleger as marcas vencedoras. Quem recebeu a premiação em nome da Eliane Revestimentos foi André Gaidzinski, conselheiro de administração da empresa. Segundo o diretor comercial e de marketing do Grupo Eliane, Rogério Longoni, a empresa sempre busca trazer inovações para seu portfólio de produtos e serviços, atendendo com perfeição as expectativas dos mais exigentes consumidores.

CUSTO DA PUBLICIDADE PAGA
A SEMrush, líder global em marketing digital, preparou um estudo inédito sobre as indústrias e as regiões mais caras para se investir em publicidade paga no Brasil. Para a realização do estudo, a empresa analisou mais de 55 mil palavras-chave de 10 diferentes indústrias, incluindo publicidade online e offline durante o último ano. O segmento de Seguros foi apontado como o mais caro, com CPC (custo por clique) médio de 0,42 dólares, seguido por Criptomoedas ($0,36), as áreas de Marketing e Publicidade ($0,14) Educação Online e Imóveis ($0,08) e a indústria de Carros e Automóveis e a de Bancos Online ($0,07). Analisando todas as áreas pesquisadas, notou-se que a cidade de São Paulo é a mais cara para se investir em publicidade paga, seguida pelo Rio de Janeiro, enquanto o terceiro lugar é disputado por Brasília e Porto Alegre. Por outro lado, Manaus é a capital brasileira com o custo mais barato.

É possivel ser felizTEM QUE SER SAUDÁVEL
Em uma era na qual o tempo parece ser um dos bens mais escassos, o senso de urgência faz com que consumidores façam escolhas ruins na tentativa de economizar alguns minutos. E isso inclui a alimentação. Segundo a pesquisa “Barreiras para uma Vida Saudável” realizada pelo Ibope, 80% das pessoas não possuem uma alimentação regrada — mas 95% dessas pessoas estão dispostas a mudar pequenos hábitos para serem mais saudáveis. Impulsionada pela demanda desse público, que busca alternativas de refeições balanceadas em uma rotina caótica, a rede de franquias especializada em salada por quilo, Green Station, cresce cada vez mais no Brasil, chegando à marca de 40 unidades. E em sua nova campanha ela não está para “palhaçadas” e provoca o público: do que adianta uma refeição rápida, que economiza tempo, mas que não agrega nenhum valor à qualidade de vida do cliente. Com o slogan “Não basta ser fast-food, tem que ser saudável”, a campanha foi criada pela agência capixaba Whoopee e engloba anúncios em outdoors distribuídos em algumas regiões.

PRÊMIO ABERJE PRORROGA INSCRIÇÕES
Considerada a mais importante premiação da comunicação corporativa no país, o Prêmio Aberje chega à sua 44a. edição em 2018, reconhecendo as organizações e profissionais que mais contribuem para o fomento das boas práticas na comunicação empresarial no Brasil. E se você ainda não se inscreveu, ainda dá tempo de participar: as inscrições foram prorrogadas até o dia 9 de agosto. No total, são 18 categorias (14 áreas de Gestão de Comunicação e Relacionamento e quatro de Mídias) que contemplam trabalhos realizados por empresas, assessorias de imprensa, agências e organizações de todo o país, associados ou não à Aberje. Serão avaliados projetos realizados entre 1º de janeiro de 2017 e 9 de agosto de 2018. Para facilitar o processo de inscrição, a Aberje disponibiliza a partir desta edição um regulamento simplificado — o regulamento formal, mais completo, também está disponível no site do Prêmio —, além de um canal direto com o Ombudsman para o envio de críticas e sugestões. Todos os projetos vencedores das edições anteriores também estão disponíveis na página do Prêmio Aberje 2018, assim como os livros publicados pela Aberje Editorial com os resumos dos cases premiados, tanto regionais, quanto nacionais. Mais informações no site: http://www.aberje.com.br/premio/index.html

Sabrina satoNOVA CAMPANHA ALTO GIRO
A nova campanha da Alto Giro foi fotografada com a Sabrina Sato, um dos nomes mais bombados do momento. As fotos foram feitas em um estádio com mood da Copa do Mundo e a coleção possui peças desenvolvidas com uma consciência ecológica. Elas trazem tecidos tecnológicos e amigos do meio ambiente, como o Soul Eco e o Up Co2, que em termos práticos, são de fácil decomposição após o descarte, seu tempo estimado é de apenas dois anos para o processo.

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IbopeRANKING DIGITAL DOS CLUBES BRASILEIROS
Com o levantamento deste mês, o IBOPE Repucom destaca o crescimento das bases digitais de Flamengo, Fortaleza, São Paulo e Paraná, clubes que mais cresceram no período e que juntos correspondem a mais da metade (52%) do total de novos inscritos nas contas de mídias sociais dos clubes brasileiros em junho. O Flamengo foi o clube que mais somou novos inscritos no último mês. O clube rubro negro agregou 197 mil inscritos em suas contas oficiais, aumentando a diferença para o vice-líder Corinthians. Atualmente cerca de 230 mil inscritos separam cariocas e paulistas. O Flamengo também apresentou o maior volume de crescimento entre todos os clubes no Twitter, no Instagram (responsável por 52% do total) e no YouTube. A adição de mais de 70 mil inscritos em seu canal oficial de vídeos, levou o Flamengo a atingir mais de 1 milhão de inscritos no YouTube, uma marca inédita entre os clubes analisados. O Fortaleza obteve a segunda maior evolução absoluta no período entre todos os clubes brasileiros. O atual líder do “Campeonato Brasileiro – Série B” registrou crescimento de 63,5 mil seguidores, impulsionado, principalmente, pelo Facebook (47,8 mil), o que corresponde a 75% do seu crescimento total. Aliás, o clube liderou o crescimento no Facebook nos últimos 30 dias. O São Paulo foi o terceiro clube que mais cresceu no combinado das quatro plataformas em junho. Com mais de 53 mil novos inscritos, o tricolor paulista esteve entre os três maiores crescimentos entre Twitter, Instagram e YouTube. Sua conta no Instagram foi a principal responsável pelo crescimento, com 62% de todos os novos inscritos são-paulinos.Outro destaque é o efeito causado pela Copa do Mundo no ritmo de crescimento das redes sociais dos clubes. Com a paralisação dos jogos da Série A e a atenção voltada ao Mundial, o crescimento dos 10 maiores clubes foi quase 20% inferior nos últimos 3 meses, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

AGÊNCIA MARIA CHEGA AO RIO DE JANEIRO
A MariaSãoPaulo agora também é carioca. Em julho, a agência abre suas portas no Rio de Janeiro para atender à L’Oréal e conquistar espaço no mercado publicitário da Cidade Maravilhosa. Desde seu primeiro ano, a estratégia sempre foi a mesma, fazer diferente.
Segundo o CEO, Juan Maresca: “Em momentos em que o Rio de Janeiro é vítima de uma campanha de desprestígio, nós decidimos acreditar na Cidade Maravilhosa e apostar em seus maravilhosos talentos. Nosso crescimento ininterrupto, as marcas grandiosas que atendemos (Cachaça 51, American Express, New Balance, L’Oréal e o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo) e a excelência das pessoas que trabalham com a gente mostram claramente que nosso caminhar está certo. Poderíamos falar ‘vamos por mais’, mas escolhemos falar ‘vamos por tudo’.”

AviancaNOVIDADES NA AVIANCA
A Avianca Brasil anuncia duas novidades em seu time de gestão. Thais Skitnevsky Grinberg assume como Diretora de Marketing da companhia. A executiva, que seguirá liderando a Diretoria de Negócios e Marketing do Programa Amigo, programa de fidelidade da empresa, será responsável por fortalecer a sinergia entre as duas marcas, garantindo o alinhamento estratégico e a eficiência das operações. Na estrutura da Avianca Brasil, Thais responderá ao Vice-Presidente Comercial, Marketing e Cargas, Tarcísio Gargioni. Para os assuntos sobre o Programa Amigo, continua reportando-se ao Diretor Geral, Fabrício Angelin. “Sabemos do potencial e da boa aceitação das marcas Avianca Brasil e Programa Amigo no mercado brasileiro. Por isso, vamos reforçar a integração entre as estratégias de marketing das duas empresas para criar experiências ainda melhores aos nossos passageiros e clientes. Será um trabalho de fortalecimento das marcas, no que diz respeito a branding, patrocínios e geração de oportunidades de
negócios”, comenta Thais.

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Avianca1COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Mariana Garbin, por sua vez, assumiu a área de Comunicação Corporativa e terá como foco o desenvolvimento de uma estratégia 360º, integrando as frentes de Comunicação Interna; Relacionamento com Imprensa; Influenciadores e Redes Sociais, reportando-se diretamente a Frederico Pedreira, presidente da Avianca Brasil. A nova gerente sênior de Comunicação Corporativa também destacou o momento da companhia e o trabalho que deverá desenvolver. “A Avianca Brasil está vivendo um momento excepcional de crescimento e temos o desafio de nos posicionar, interna e externamente, como a marca forte que somos. Temos atributos que nos colocam à frente e nos fazem ser a companhia aérea mais querida do País. Estamos reestruturando a área de comunicação para garantir que todos os nossos públicos possam se apaixonar ainda mais pela nossa experiência de voo”, afirma a executiva. “Nosso desafio é fazer com que todo o trabalho realizado pela Comunicação também gere resultados efetivos e tangíveis, que contribuam ainda mais com o crescimento da companhia. Exemplo disso é a formatação de um novo programa de influência que também funcione como um canal de vendas”, afirma a executiva.

Batalha espacialNOVA CAMPANHA LISTERINE
LISTERINE® estreia campanha para promover o lançamento do LISTERINE® TARTAR CONTROL ZERO™ ÁLCOOL. O conceito da campanha, desenvolvida pela J. Walter Thompson, traduz a ação de proteção do produto contra o tártaro e de sensação de dentes mais limpos e lisos. O mood criativo do filme é inspirado em uma batalha espacial. No roteiro, após utilizar o novo LISTERINE®, a personagem é transportada do banheiro para um combate no espaço. A ativação de um escudo invisível é o diferencial na luta contra as ameaças que aparecem. O insight veio do benefício do próprio produto que ativa uma proteção eficaz contra o tártaro e proporciona dentes mais limpos e lisos, por até três vezes mais tempo. “Além de dar destaque à principal funcionalidade do produto, que é a proteção contra o tártaro, o nosso desafio era criar uma história que fosse entendida não só no Brasil, mas em toda a América Latina. E foi aí que nasceu essa batalha interestelar, com uma produção inspirada nos filmes de Ficção Científica”, diz, Rodrigo Da Matta, Diretor de Criação da J. Walter Thompson. “O lançamento faz parte da missão de LISTERINE® de ser uma marca referência em soluções para combater aos principais problemas bucais, como o tártaro, e contribuir para saúde oral do consumidor”, afirma José Cirilo, diretor de marketing da Johnson & Johnson Consumo do Brasil. O filme será veiculado na TV aberta e na fechada. A estratégia prevê ainda, ações em digital e nos pontos de venda.
Link para o vídeo: http://youtu.be/phCbYIXeu_A

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 9, Raquel Ramos Silveira-BB, Rafael Lavenere-Sotaque Om Loducca, Thiago Endres da Silva Gomes, Valdir Vieira-DM9DDB, Walner de Oliveira Pessoa, Gislene Andrade-RC Comunicação; dia 10, Adriana Pomelli Pinto Viegas-Self Propaganda, Cláudia Albuquerque, Meire Fátima Esteves Siqueira-Eletronorte, Danilo Trindade, José Carlos Lima, Mônica Mafra-Casablanca, Priscilla Rodrigues, Rodrigo Martins; dia 11, Hildeberto Oliveira-Prommo7 Comunicações, Jenner Ramos Marinho Lopes-BB, Kelly Ribeiro-McCann Erickson, Márcia Henderson, Marcos Antônio Capitani, Mariana Caldeira; dia 12, Eliane Passos, Mauro Martins; dia 13, Cristiane Baggio Scheid, Silvana do Carmo Scorsin-Jornal O Liberal, Daniel Chaifon, Marco Frade-LG, Sérgio Flores-Embratur, Renata Mazoca, Verônica Pirajá; dia 14, Antônio Carlos Correia-BB, Glicia Nogueira, Maria Laurência Santos Mendonça-ECT, Rebeca de Almeida Celso Neto, Sueli Martins Alves, Klaudy Teles-Futura, Bartira Lins, Elane Araújo; dia 15, Carla Furtado-Agência Athena, Patrícia Helena Guedeville, Carlos Antônio Pereira da Silva, Elias Kury, Zander Campos da Silva-Cannes, Marcelo Brandão-Estúdio Audiotech, Olívia Nazário, Carla Dart.