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Coluna Pedro Abelha

PRIMEIRO LUGAR NO ACT CANNES
A McCann Health, parte do McCann Worldgroup e do Interpublic Group (NYSE: IPG), anunciou que a campanha “Valuable Heritage” criada pela McCann Health Brazil para o Hospital Moinhos de Vento venceu o primeiro lugar na categoria Solidariedade na cerimônia do ACT Creativity for Good e Champions of Good em Cannes, França. “Estamos muito orgulhosos que nossa campanha ‘Valuable Heritage’ tenha conquistado o primeiro lugar em Solidariedade na ACT Exhibition em Cannes”, disse Bruno Abner, diretor de criação da McCann Health Brasil. “A campanha recria Fabergé eggs como órgãos humanos, mostrando seu valor e beleza com reflexos artísticos, para destacar a importância da doação de órgãos. Isso traz à tona uma pergunta básica: O que você deixará como herança? O que você realmente tem de mais precioso?
Bruno Abner, diretor de Criação da McCann Health Brasil, e João Consorte, CEO da McCann Health Brasil, receberão hoje o prêmio em uma cerimônia especial em Cannes. A campanha “Valuable Heritage” da McCann Health Brasil foi selecionada pela ACT Responsible para fazer parte de sua Exposição ACT anual no Cannes Lions International Festival of Creativity. O Tributo ACT de Cannes tem como objetivo reconhecer as agências por sua contribuição na divulgação de importantes causas sociais. Os vencedores são selecionados por voto popular.

AUDIÊNCIAS DA COPA
Contribuindo com a cobertura da Copa do Mundo FIFA, a Kantar IBOPE Media disponibilizará a audiência de todos os jogos do campeonato em seu site. O painel comparativo vai considerar as transmissões em TV aberta e paga em 10 países da América Latina: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá, Peru e Uruguai. As audiências estarão disponíveis em até 48h úteis após as transmissões das partidas e podem ser acessadas em http://www.kantaribopemedia.com/copadomundo/

attends the PUMA Hoops HQ kickoff where Walt "Clyde" Frazier signs the first ever life long contract with PUMA on June 18, 2018 in Brooklyn.

DE VOLTA AO BASQUETE

Para cravar sua volta a categoria de basquete, a PUMA fechou contrato vitalício com Walt ‘Clyde’ Frazier, lenda do esporte e dono do primeiro sneaker criado especificamente para um atleta, o PUMA Clyde, lançado em 1973. O anúncio, feito pelo Diretor Global de Branding e Marketing da PUMA, Adam Petrick, aconteceu nesta segunda-feira (18) durante evento no Brooklyn, em Nova York, e contou, ainda, com a presença do mais novo atleta patrocinado pela marca, Deandre Ayton, considerado a melhor escolha no próximo draft da NBA. Para celebrar o momento, 73 pares de uma edição limitada do PUMA Clyde foram vendidos, com exclusividade, no novo escritório da PUMA Hoops, também no Brooklyn.

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OLHARES INSPIRADORES CANON
A Canon do Brasil, líder mundial em soluções de imagem digital, realiza, entre junho e agosto, mais uma etapa do concurso “Olhares inspiradores Canon”, que irá premiar as melhores fotografias. O tema desta edição será “Formas de clicar o amor” e os participantes poderão concorrer em três categorias: câmeras Canon compactas e EOS, câmeras Canon Full Frame e smartphones e câmeras digitais de outros fabricantes.
“Existem várias possibilidades de mostrar, por meio da imagem, a representação do amor. Queremos que todos os participantes se inspirem e cliquem com o coração”, comenta Tânia Abe, supervisora de Marketing de consumo da Canon do Brasil.
Esta edição do concurso já está com inscrições abertas no site do Canon College, no endereço http://college.canon.com.br/concursos. Lá também é possível encontrar o regulamento completo do concurso. Para participar, os interessados deverão criar uma conta no site e em seguida enviar suas fotos. Quem já participou do concurso poderá usar o mesmo login e senha. Cada inscrito terá a oportunidade de enviar 3 fotos para a edição, independente da categoria. Quem quiser participar do concurso com o tema “Formas de clicar o amor”, deve enviar sua foto até o dia 02 de julho. Os próximos temas serão: cotidiano, de 02 de julho a 01 de agosto, e felicidade, de 01 de agosto até 31 de agosto. Os jurados para esta edição do concurso serão Eder Chiodetto, curador especializado em fotografia, muito famoso no Brasil e no exterior por suas mais de 70 exposições realizadas, e Cássio Vasconcellos, fotógrafo paulistano que integra o seleto grupo do livro The World Atlas of Street Photography. Mais informações poderão ser encontradas no site http://www.canoncollege.com.br/concursos.

BrastempCAMPANHA DIGITAL DA BRASTEMP
Com o objetivo de dar sequência ao movimento de lançamento de produtos da Nova Geração, um dos maiores investimentos de sua história, a Brastemp acaba de lançar uma campanha digital, criada pela FCB Brasil, que apresenta as novidades de 2018. “Com esta campanha, apresentamos os novos produtos da marca de uma forma divertida e bem-humorada. Apostamos nos ícones da nossa comunicação para resgatar a conexão emocional com os consumidores e, ao mesmo tempo, projetamos a marca para o futuro com lançamento de novas tecnologias em um universo 100% digital”, afirma Renato Firmiano, diretor de Marketing da Whirlpool Latin America. O novo filme “Internet” é uma continuidade do filme “Homemenagem” lançado em 2017, mas, desta vez, os atores Arthur Kohl e Wandi Doratiotto foram de fato convidados para protagonizar a campanha – já que no comercial anterior se mostraram decepcionados por não terem destaque. Agora, eles têm o desafio de fazê-lo 100% digital. O conteúdo brinca com a pouca familiaridade da dupla com este universo ao tentar usar elementos atuais da internet para apresentar os novos produtos. “No sucesso da ‘Homemenagem’ que fizemos às campanhas da Brastemp nos anos 90, resolvemos resgatar a história e usar toda a carga emocional de uma lovebrand para falar sobre as grandes novidades tecnológicas dos produtos da marca. Atendendo a pedidos, os heróis do passado voltam agora, mais digitais, mais modernos e em muito mais plataformas”, comenta Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil. Além do filme principal, publicado em todos os canais digitais da marca, outras sete pílulas divertidas serão exibidas nos ads do YouTube, no Facebook e no Instagram (@brastemp). Para assistir, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=7HMac35PNvc

DIGITAL SUMMIT
O bairro da Vila Olímpia, sede da Digital House, hub de educação para a formação de profissionais de alta performance para o mercado digital, receberá no próximo dia 30 de junho a primeira edição do Digital Summit. A agenda contempla mais de 60 paineis gratuitos durante todo o dia, com a presença de palestrantes de empresas como Google, IBM, Twitter e LinkedIn. Entre os temas que serão abordados no Digital Summit, estão: “A Evolução do Marketing”, “Inovação Exponencial”, “Startups: como chegar à série A”, “Blockchain: A nova era da colaboração” e “Crise nas Redes Sociais: Gestão e Gerenciamento”. “O Digital Summit foi pensado para reunir e atualizar toda a comunidade digital, além de atrair interessados em aproveitar as mais diversas oportunidades desse mercado tão efervescente. Os setores de educação e de tecnologia estão em transformação e nós queremos participar como protagonistas desse processo no Brasil a partir de iniciativas como essa”, diz Edney “InterNey” Souza, diretor acadêmico da Digital House. As inscrições para o evento e a programação completa estão disponíveis na página do evento, no link. As palestras acontecerão simultaneamente ao longo do dia e a participação está sujeita à lotação das salas. O evento acontece na sede da Digital House Brasil.

itaúTITE EM NOVA CAMPANHA DO ITAU
Como parte da campanha de lançamento das novas funcionalidades do app Itaú Light –aplicativo voltado para clientes que possuem smartphones com sistema Android – o Itaú estreia campanha com o técnico da Seleção Brasileira Tite. Criada pela DM9DDB, o filme retoma o conceito “É você que atualiza o Itaú”, lançado em março de 2017 para o app que é mais leve e conta com as transações mais usadas pelos clientes. Com uma linguagem divertida, o comercial mostra que não é preciso apagar suas selfies com seus ídolos para ter um aplicativo de banco no celular, mesmo com as novas funcionalidades como: recarga de celular, empréstimo e poupança. A campanha será veiculada em TV aberta, com versões diferenciadas para o Facebook (facebook.com/itau), Instagram Stories, display media e bumper ads. Confira o filme no YouTube: https://youtu.be/Bxav8UPehPw

NOVA PESQUISA SEMRUSH
A SEMrush, líder global de marketing digital, realizou uma pesquisa que trouxe os principais desafios dos especialistas de marketing e conteúdo. Para o estudo, 1884 profissionais foram selecionados, divididos entre estrategistas de conteúdo, criadores de conteúdo, gerentes de marketing e relações públicas, editores e gerentes de projetos. Alguns pontos de destaque apontados pelos estrategistas de conteúdo foram criar conteúdos interessantes e atrativos para o público-alvo (33%), desenvolver o plano de ROI (25%) e a busca por temas propícios ao projeto (16%). A explicação para tais pontos se deve ao fato de que é necessário um grande volume de informações para a realização do planejamento de conteúdo estratégico. No setor de criação de conteúdo, os respondentes comentaram que suas dificuldades estão em encontrar um equilíbrio entre o elemento criativo e a otimização de pesquisa de conteúdo (47%), descobrir qual o público-alvo e suas percepções (38%) e a gestão do tempo (17%). Definir ROI de campanhas (31%), definir os temas para escrever (26%) e encontrar o veículo ideal para a publicação de conteúdos (19%) são os pontos indicados pelos gerentes de marketing e relações públicas na realização da pesquisa. Os editores já encaram como desafio, a edição de rascunhos (40%), o gerenciamento do fluxo de trabalho (27%) e o gerenciar o calendário editorial (22%). Todos os pontos fazem parte da rotina do trabalho de um editor e, a organização é algo necessário para que o fluxo de trabalho transcorra sem problemas. Os gerentes de projetos, que precisam se comunicar com equipes diferentes para alinhar, tanto as informações quanto às mensagens, apontam o planejamento e a gestão de recursos (43%), o processamento e documentação (34%) e a comunicação com os membros da equipe (24%) como principais desafios. Infográfico Completo

DROGARIASSOLIDARIEDADE, O MELHOR REMÉDIO
O inverno está chegando e com ele a preocupação em auxiliar as pessoas que muitas vezes dependem de uma doação para se manterem confortáveis e aquecidas nesta que é a estação mais fria do ano. E para estimular essa reflexão e incentivar a participação da sociedade, todos os anos, as redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo trabalham uma campanha para coletar doações de roupas, agasalhos e itens de inverno – novos ou em bom estado. Este ano para garantir o engajamento de clientes e colaboradores, a companhia desenvolveu a campanha “Solidariedade é o melhor remédio para quem sente frio”, que acontece de 18 de junho a 15 de agosto. “Anualmente a campanha têm sido um sucesso e, assim como em todas as edições, todos podem participar. A ação contribui para que a estação mais fria do ano seja mais aquecida para muitas pessoas, por isso ela é tão importante para nós. Além disso, ampliamos o nosso compromisso com a responsabilidade social e estendemos esse valor para os nossos clientes”, fala Thaís Lima, Gerente Executiva de Marketing do Grupo DPSP, companhia que administra as marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo. As doações realizadas para a campanha do agasalho serão destinadas para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e para filiais da Cruz Vermelha distribuídas nos 9 estados e o Distrito Federal, locais onde a companhia possui filiais.

QUATRO NOVAS CONTAS
A Content House, agência estratégica digital com DNA de conteúdo, comemora a conquista de novas contas, de segmentos variados, no primeiro quadrimestre deste ano. Mahogany, Riot Games, Belliz Company e Troller, do grupo Ford, são os novos clientes estratégicos da agência, para os quais a Content House será responsável pela construção de marca no ambiente digital. A agência abraçou o desafio de reposicionar a Mahogany e criou o conceito Sinta Essa Festa. A estratégia para construção de marca, além do digital, envolve eventos, PDV e influencer marketing, e já teve a atriz Gabi Lopes – que conta com 2 milhões de seguidores só no Instagram – como embaixadora da marca. Para a Riot Games, desenvolvedora do League of Legends, um dos jogos para computador mais jogados no mundo, a agência entra em ação com sua expertise em branded content e uma equipe especialista em e-sports, incluindo jogadores de LoL. Embarcando em um mundo de aventuras com a chegada da Troller, do grupo Ford, a Content House é responsável pelo novo posicionamento da marca “Trilhe o Novo”, e lança uma websérie com quatro episódios: Mães, Namorados, Pais e Viagem com os Amigos. A agência também estará à frente da estratégia digital de três marcas do grupo Belliz – Vertix, Ricca e Belliz – e tem como desafio reforçar o posicionamento de cada uma das marcas, com a criação de conteúdos segmentados para cada target. “Muitas dessas marcas chegaram até nós vendo nosso trabalho no ambiente digital ou até mesmo por indicação dos nossos clientes. Essas novas contas são fruto do nosso compromisso com os resultados e da construção da nossa história de sucesso com os clientes da casa”, afirma Marja Pugliesi, COO da Content House.

Lázaro RamosNOVA CAMPANHA DA AVON
A Avon, empresa que mais vende fragrâncias em todo mundo, apresenta Segno, perfume masculino inspirado no novo líder. Para personificar esse homem, o ator Lázaro Ramos será o protagonista da campanha de lançamento da fragrância. A campanha, criada pelo hub de agências AVON, J. Walter Thompson, Mutato e iCherry, entrou no ar na sexta, 22 de junho, durante a transmissão do jogo do Brasil e será veiculada ao longo dos jogos da Copa do Mundo, em rede nacional, além de mídia impressa e digital. A busca por um novo tipo de liderança é o conceito da campanha. Essa é a primeira vez em que uma marca de beleza obtém uma cota de participação da transmissão oficial da Copa do Mundo. “É uma grande satisfação poder levar ao público, por meio de uma campanha, esse novo significado de líder, tão necessário no mundo em que vivemos hoje. Refletir sobre o nosso papel como homem em um universo onde predomina a competição é inspirador”, afirma Lázaro Ramos. Segno foi pensado para perfis arrojados, que refletem a personalidade daqueles que inspiram, ao invés de comandar. “Na Avon, acreditamos em um novo modelo de liderança: um líder que inspira as pessoas com suas atitudes, estabelece uma causa comum, um sonho coletivo. E lidera pelo exemplo, Segno é a expressão desse novo líder”, explica Juliana Barros, Diretora Executiva de Marketing da Avon Brasil. Link para o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=Z3sQt1Mr2ZQ

DEQUADIN É ALIVIÊNCIA
O Dequadin, medicamento indicado para dor, irritação e inflamação da garganta, estreia campanha de comunicação com estética musical e com personagens representando uma dupla sertaneja. A criação é da REF+, consolidada entre as cinco maiores agências independentes no mercado brasileiro. Com o mote “Dequadin é aliviência chega de sofrência”, o filme de 30″ exibe uma dupla sertaneja cantando o jingle em diversos cenários, mostrando ao consumidor que, quando o assunto é dor de garganta, Dequadin alivia os sintomas. A produção é da Blackdoor. A campanha está sendo veiculada até o mês de setembro e contempla TVs e rádio. Aproveitando o momento de maior procura do produto, o inverno, a ação tem como objetivo relançar Dequadin com estratégia DTC, direcionando os investimentos de marketing na comunicação para o consumidor final. “O filme da campanha tem como escopo enfatizar os benefícios da Dequadin para o consumidor de forma alegre e descontraída, em um momento de maior procura do produto”, explica Renato Pereira, sócio e CCO da REF+. Confira o filme da campanha no link.

tokioCAMPANHA NO TWITTER
Tokio Marine Seguradora entrou no clima dos amantes do futebol e está interagindo diariamente com seus seguidores no Twitter para escolher quem foi o “Resolvedor” das partidas do Campeonato Mundial. A ação é uma alusão ao slogan da campanha institucional da seguradora: “A Tokio Marine resolve o que precisa, para você resolver o que importa”, no qual a empresa reforça o protagonismo de seus Clientes e seu papel no sentido de apoiar a busca deles pelas coisas que de fato valem a pena em suas vidas. Além de escolher o craque de cada partida, o perfil oficial da Tokio Marine trata, de forma bem-humorada, situações ocorridas durante os jogos. “Estamos buscando em nossas ações de marketing trazer o seguro de uma maneira mais simplificada e próxima do dia a dia, e o campeonato é uma oportunidade de fazer isso de forma leve e divertida!” explica Priscila Fernandes, gerente de marketing da seguradora.

GUIA DE STORYTELLING GRATUITO
Uma data comemorativa como o Dia das Mães ou dos Namorados é uma oportunidade incrível para alavancar vendas. Mas, na opinião de André Castilho, sócio fundador da produtora de filmes La Casa de La Madre e profissional especializado em storytelling, a maioria dos profissionais de criação acaba perdendo a grande chance de emocionar verdadeiramente seu público em campanhas promocionais ao optar pelo caminho cego dos clichês. Quem não sabe de cor aquela chamada da rede de lojas de eletrônicos “quem ganha presente neste Natal é você!” ou a típica liquidação do Black Friday, “deu a louca no gerente”? Para Castilho, a pressão dos prazos, budget reduzido e o medo de errar não podem conduzir a criação de campanhas, pois são exatamente estes fatores que podem levar uma agência ou produtora a perder clientes facilmente. “Cada data comemorativa do ano é um momento único que movimenta emoções e elas são poderosas para conquistar clientes”, complementa o publicitário. Por meio do storytelling, as empresas conseguem mostrar que estão presentes na vida das pessoas, criando identificação e aproximação. Para dar dicas de como usar essa ferramenta de forma eficiente, a La Casa de la Madre, uma das mais expressivas produtoras de filmes e branded content do País, lança o e-book “Storytelling em datas comemorativas”, uma forma de escolher o tema ideal a cada período do calendário. Escrito pelo próprio André Castilho, que é roteirista, e pela jornalista, Mariana Zirondi, a publicação destaca 11 datas comemorativas e apresenta, de maneira inteligente, alternativas, ideias, possibilidades e ferramentas para criar histórias originais e poderosas para conquistar o consumidor pela emoção. As datas abordadas no Guia são: Carnaval, Dia da Mulher, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Copa do Mundo, Dia dos Pais, Outubro Rosa, Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano Novo. O conteúdo pode ser baixado gratuitamente no link disponibilizado pela La Casa de la Madre:
http://conteudos.lacasadelamadre.com.br/ebook-datas-comemorativas

Ba e Rafa FernandaVERÃO 2019 DA RAFITTHY
O casal Bárbara Santos e Rafael Barbieri, da Casa da Janela Filmes e a equipe criativa da agência Invento acabam de rodar a campanha Verão 2019 da Rafitthy. Esta é a segunda vez que Casa da Janela e Invento trabalham com a musa Fernanda Lima em uma campanha da marca de bolsas e acessórios. Tendo como cenário as paradisíacas praias mexicanas – com locações no Zoëtry Wellness & SPA Resorts – a campanha cria uma atmosfera de férias dos sonhos. “Com clima leve, mar azul, atitude fresh e positiva, planejamos mostrar um verão cheio de energia, dando aquela vontade de estar lá”, explica Luiza Fontoura, diretora de criação da Invento. A diretora de criação conta ainda que a escolha da produtora foi fundamental para o sucesso da produção. O filme que será exibido no final do ano – mostra toda a atitude de Fernanda e o ambiente criado. “essa dupla sabe interagir com todos os elementos de maneira impecável, o que sempre resulta em filmes que transmitem muito mais que uma estética linda, mas sim os sentimentos que temos vontade de transmitir aos públicos da marca”. Bárbara Santos, diretora de cena, conta que foi muito tranquilo este segundo trabalho com Fernanda Lima. “Já conhecemos seu jeito e a entrega foi muito maior”, observa a publicitária emendando que outro fator de sucesso foi a parceria do fotógrafo das celebridades, o italiano Claudio Carpi. “Foi tudo muito leve e incrível no set”, conta Bárbara.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 25, Fernando Cabral-Ferconsult, José Eguimar de Oliveira, Patrícia Gogliara, Renata Amoroso, Yasmim Assunção, Danielle Rocha; dia 26, Andréa Cabrera-Visuplac, Ana Paula Costa-Ministério do Turismo, Beatriz Nogueira dos Santos-BB, Camila Fonseca-Ogilvy e Mather, Catarina Fortes-Borghierh Lowe, João Régis Teófilo Magalhães-CEF, Lia Farias-CEF, Newton Pacheco; dia 27, Amélia Chiarelli Coienca, Marcello Frechiani Dalla Bernadina-Ateliê do Som, Rosemir Fernandes Paiva; dia 28, Gustavo Adolfo Botelho-Marfat Assessoria, Sônia Barbosa; dia 29, Adriana Moya-Digital, Celso Cavalcanti de Melo Junior, Daniella Salles da Silva, Emerson Sousa-AB Comunicação, Guilherme Rocha, Henrique Peirano, Laila Maria Muniz Montalvão Sousa, Maria Alice Orlando, Mariana Alzuguir, Nilson Araújo, Paulo Henrique de Oliveira Nadiceo, Pedro Laplace Brito Peixoto, Pedro Ungarelli, Pedro Victor de Senna; dia 30, Alessandra Queiroz, Fábio Nogueira Molina, Fábio Silva-G3 Comunicação, Kátia Virginia Martins, Rafael Aires de Souza e Silva, Tatiane Santiago; dia 1º, Nayara Sousa, Anabela Caldeira Rodrigues-Núcleo de Mídia Caixa, Antônio Sávio Lins Mendes-BB, Gisela Avancini, Maristela Aparecida de Oliveira.