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Bancorbras_35 anos

Coluna Pedro Abelha

MARCA COMEMORATIVA
No dia 13 de julho de 1983 nascia a Bancorbrás. São 35 anos de história e desde então a empresa brasiliense vem colecionando conquistas e se tornou referência no mercado de turismo, seguro e consórcio. Para celebrar essa data histórica foi criada uma marca comemorativa. Os traços do selo de 35 anos foram formados a partir da família tipográfica e pelas cores utilizadas, mantendo assim a coerência com a linguagem visual já adotada pela empresa. “A nova marca celebra com elegância o marco histórico de 35 anos para a Bancorbrás. São mais de três décadas no mercado fazendo parte de momentos importantes na vida dos nossos clientes”, comenta Claudio Roberto Nogueira de Souza Filho, Diretor-Geral de Negócios e Marketing da Bancorbrás. O selo comemorativo será usado em diversas ações da empresa até o final do ano.

PREPARA A EMOÇÃO
Após bater recorde com mais de 100 mil inscritos, a promoção “Prepara a Emoção” do McDonald’s anunciou as 11 crianças que entrarão em campo junto a Seleção Brasileira na partida contra a Costa Rica para a Copa do Mundo da FIFA 2018, no dia 22 de junho. A LIVE com cara de programa de TV teve como apresentador o ex-funcionário mais querido e bem-humorado da companhia, o engraçadíssimo Phellyx, que comandou o show ao lado dos influenciadores Vinishow, Rúbia Baricelli e Pyong Lee. Os fãs de McDonald’s de todo o Brasil puderam conhecer um pouco mais de cada um dos sortudos e sentir um pouco da empolgação e preparação da criançada que viaja para São Petersburgo nos próximos dias. “Tínhamos que fazer uma ação impactante, que realmente traduzisse a emoção e que, de maneira genuína, mostrasse a reação das crianças em fazer parte desse momento único. E nada melhor que contar essa história no formato de um telejornal divertido, com curiosidades e informações sobre as crianças e com a participação de influenciadores com a cara da marca”, afirma David Grinberg, Diretor de Comunicação do McDonald’s Brasil. A ação que foi criada pela DM9DDB e contou com a produção da Dead Pixel, áudio da Jamute e transmissão da Vocs. “Pela primeira vez, o McDonald’s faz uma ação desse tamanho para divulgar as crianças que entram em campo com os jogadores na Copa do Mundo da FIFA. Unindo o universo da mídia tradicional com o digital, fizemos um verdadeiro programa de televisão no Facebook, em que as crianças foram surpreendidas pelo influenciador que elas gostam”, comenta Paulo Coelho, copresidente e CCO da DM9DDB.

PRÊMIO EUROPA DE COMUNICAÇÃO
A Comissão Europeia de Turismo (ETC) anuncia que Sérvia e Montenegro serão os países que receberão os três jornalistas vencedores da 29º edição do Prêmio Europa de Comunicação, que reconhece e premia os profissionais de Comunicação brasileiros que produziram os melhores conteúdos sobre turismo na Europa. As inscrições para concorrer ao Prêmio estão abertas até 31 de julho de 2018 e o contéudo incrito deve ter sido produzido entre 1º de julho de 2017 e 30 de junho de 2018. “Sérvia e Montenegro são países com uma riqueza histórica sem precendentes e estamos muito contentes em anunciar que os dois receberão os jornalistas vencedores. Sérvia e Montenegro contam com grande potencial turístico e estão de portas abertas para dar as boas-vindas a mais brasileiros, povo que tem um relacionamento estreito com o turismo na Europa como um todo”, afirma Miguel Gallego, diretor de Comunicação e Marketing da Comissão Europeia de Turismo, baseado em Bruxelas. Os profissionais concorrem em três categorias diferentes (melhor máteria impressa, melhor matéria online e melhor matéria audiovisual) e os primeiros colocados de cada uma delas recebem uma viagem para a Europa com acompanhante. Os vencedores serão conhecidos em 25 de setembro em evento promovido pela Comissão Europeia de Turismo a ser realizado no Instituto Italiano de Cultura, em São Paulo. O regulamento completo do Prêmio Europa de Comunicação está disponível na página oficial: http://www.premioeuropa.com.br/.

foto Natalie e RalphTEAM CRÉATIC CONTRATA
Uma das mais importantes agências especializadas em Branding e Design no Brasil e no mundo e integrante do Team Créatif Group (multinacional francesa com atuação na Europa, Estados Unidos, América do Sul e Ásia), a Team Créatif está ampliando o time de profissionais para ajudar no desenvolvimento de uma série de metodologias, ferramentas e projetos da área de Estratégia & Inovação, sob o comando do diretor da área Ralph Uehara. Com 10 anos de experiência em pesquisa comportamental, planejamento estratégico e inovação, Natalie Kelsey chega para ocupar o cargo de estrategista de Branding e Inovação. “Ela está super alinhada com nossa essência, valores e forma de trabalho graças a sua passagem pela Team-Créatif Paris. Seu expertise em consumer insights e inovação também será fundamental para a evolução da nossa atuação”, destaca Ralph Uehara, diretor de Estratégia & Inovação da Team Créatif. “Tenho especial paixão por design humanizado, igualdade de gênero e storytelling, e acredito na aplicação desses conceitos como diferencial de negócios”, comenta Natalie Kelsey. Apaixonada por podcasts, psicologia positiva, jazz e yoga, a profissional tem dupla nacionalidade britânica-brasileira. Cresceu na Inglaterra e já morou e trabalhou na França, Espanha e Austrália, mas desenvolveu boa parte da carreira em São Paulo. “A Team Créatif vem expandindo fortemente sua atuação em Branding para além do Design, nosso core business original. Com perfil estratégico-criativo, visão multidisciplinar e experiência internacional, Natalie vai nos ajudar muito nessa trajetória”, completa Uehara.

MEU AMOR É TRICOLOR
Clientes são-paulinos do Banco Inter tiveram um Dia dos Namorados duplamente especial neste ano: além de assistirem ao jogo São Paulo x Vitória no camarote exclusivo do banco no estádio do Morumbi, foram surpreendidos com um jantar romântico à luz de velas para celebrar a data com seus namorados. A ação fez parte da promoção “Dia dos Namorados – Meu amor é tricolor”, que premiou sete correntistas torcedores do tricolor que postaram no Twitter as fotos mais criativas com os(as) namorados(as) evidenciando o amor pelo time. Eles ganharam pares de ingressos para assistir de camarote ao jogo do São Paulo na noite de 12 de junho. “Neste 12 de junho vimos a oportunidade de oferecer a nossos clientes uma ação unindo dois amores: pelo SPFC e por seus namorados ou namoradas. Foi uma experiência única de um jantar romântico num lugar inusitado. Com esta promoção fortalecemos o relacionamento com os torcedores e com o time do São Paulo”, afirma João Vitor Menin, presidente do Banco Inter. O Banco Inter, instituição financeira referência em crédito imobiliário, que oferece conta corrente totalmente gratuita e pioneira na modalidade digital no Brasil, é patrocinador oficial Master do São Paulo Futebol Clube, desde 2017. Desde que se tornou patrocinador Máster do São Paulo, o Banco Inter tem se destacado pelas ações que realiza para a torcida. Além de sortear ingressos para os jogos, camisas e visitas ao CT, a empresa também se dedica a criar benefícios e experiências exclusivas para os são-paulinos. No fim de 2017, por exemplo, o Banco Inter criou até um modelo de cartão e um aplicativo com as cores do SPFC. Mais do que uma identidade visual personalizada, o “Cartão Morumbi” é um produto que também beneficia o São Paulo, já que o banco repassa ao clube um percentual de todas as transações realizadas com os cartões.

DM9 99PROJETO DM9 99 DIAS
Chegou ao final o projeto DM9 99 Dias, lançado logo após a posse dos copresidentes, Marcio Oliveira e Paulo Coelho. A dupla quebrou paredes, redesenhou o layout e preparou a agência para uma maior integração, união e aproximação das áreas. O objetivo do projeto foi unir as equipes para expandir a capacidade produtiva e aprimorar eficiência no fluxo de produção da agência. Desde a posse dos novos copresidentes, a DM9DDB vem passando por profundas transformações. Entre elas está a mudança na área de Atendimento. Rafael Carmineti passou a responder pela vice-presidência de Atendimento. E a promoção de Adriano Alarcon a VP de Criação da agência. As modificações fazem parte da estratégia de entregar um trabalho cada vez mais integrado e digital, em sintonia com o futuro da comunicação. “Mudamos a agência completamente. São três meses de pura revolução dentro da DM9”, comenta o copresidente e CEO, Marcio Oliveira. “Estamos implementando uma nova gestão. Nosso foco são nossos clientes, queremos atender bem e crescer dentro das marcas”, completa Marcio.

MAIS DE 100 FILMES
Durante esse período, mais de 35 ações e campanhas foram lançadas em 99 dias, e mais de 100 filmes. Entre elas, destacam-se as campanhas para o Itaú – empréstimo pessoal com mais de 30 filmes diferentes, o lançamento de Preleção e a websérie Entrelinhas –; o reposicionamento de marca do Walmart e a campanha “Aqui da Jogo”, voltada para o maior evento esportivo de 2018; uma campanha completa para Perdigão, com mais de 20 filmes e uma websérie digital para acompanhar a jornada da torcida brasileira; além do reposicionamento de Johnson & Johnson que também incluiu uma ação promocional, e uma campanha global de Stay Free – Sempre Juntas, e aproximadamente 10 ações para o McDonald’s, entre elas o maior Cara ou Coroa da história sobre o Big Mac Bacon ser ou não um Big Mac, o lançamento do Duplo Big Tasty, o refil de refrigerantes e diversas ativações ligadas à Copa do Mundo. Uma campanha pioneira para revista VEJA com o tema Fake News – Veja se é verdade – e uma ação especial para o time invicto de futsal da JR/Corinthians, que reúne 23 jovens atletas com síndrome de down.

MOMENTO EMBLEMÁTICO
Para o copresidente e CCO, Paulo Coelho, esse momento da agência é muito emblemático. “A DM9 sempre foi uma usina de criatividade e eficiência, e queremos reforçar cada vez mais este posicionamento. É a DM9 voltando a ter a força e a pujança que historicamente ela sempre teve”, afirma Paulo. Ainda nesse intervalo, ocorreu a escolha do copresidente e CCO, Paulo Coelho, como jurado do maior festival de criatividade do mundo, o Festival Internacional de Criatividade de Cannes, na categoria Direct. Além da indicação do VP de Mídia da agência, Vicente Varela, ao título de Mídia do Ano 2018 no Prêmio Desafio Estadão e integrante do novo time de jurados do Wave Festival 2018. E ainda, a conquista de quatro Lápis no The One Show, sendo dois Lápis de Ouro e um de Bronze com o case “Price on the Jersey” do Walmart, e um Lápis de Bronze com o Kiss the Kremlin para Ssex Bbox. Ainda com o case de Walmart, conquistaram recentemente no Wave Festival in Rio ouro na categoria Media e prata com “Job on the Shelf”. Já na categoria Brand Experience & Activation, ganharam ouro e prata também com “Job on the Shelf”. E o resultado mais importante desses 99 dias, mesmo com toda essa avalanche de trabalhos, é o clima que a agência trabalha hoje, muito mais integrada e feliz.

Foto5RESPEITA E COLA
O álbum de figurinhas com os times masculinos presentes na Copa costuma anunciar que um dos maiores eventos esportivos do mundo está prestes a começar. Para chamar a atenção para as mulheres no esporte, os diretores de arte Miranda Gleiser e Ian Hartz e o redator Benny Hirsch, criativos da WMcCann, lançam o projeto independente “Respeita e Cola”, um site com as figurinhas das equipes femininas de países que estão no torneio.
Por meio da plataforma, é possível imprimir as figurinhas das jogadoras para completar um álbum vazio ou até mesmo colar em cima das originais, abrindo espaço para a representatividade da mulher no futebol. “Nós pensamos em criar esse projeto para aproveitar o momento de expectativa para a estreia da competição e questionar a presença da mulher no futebol. Todo mundo acompanha o mundial com as equipes masculinas, mas quase ninguém sabe quando é a Copa com os times femininos”, afirma Miranda Gleiser. Os criativos ainda lançaram um filme produzido por Osvaldo Neto, o qual mostra a reação das pessoas ao verem as figurinhas femininas em pontos de troca. Para assistir ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=c5WcQXxQTZo&t. E, para conferir a iniciativa e espalhar a ideia, acesse o site: https://www.respeitaecola.com/

ANÚNCIO EM VÍDEO IN-STREAM
Lançado no Brasil em fevereiro deste ano para marcas interessadas em se associar a conteúdos de qualidade e seguro (brand-safe) no Twitter, o anúncio em Vídeo In-Stream vem ampliando a lista de parceiros selecionados que usam o formato para monetizar suas produções e de anunciantes que aproveitam a oportunidade para atingir seu público de forma segura e em escala. Agora, o produto também passa a ser disponibilizado na plataforma de campanhas do Twitter ao redor do mundo, facilitando o acesso de anunciantes de todos os portes ao formato. “Trabalhamos com o anúncio em Vídeo In-Stream no Brasil nos últimos cinco meses, e praticamente triplicamos a lista de produtores de conteúdo selecionados aos quais os anunciantes podem se associar. A diferença é que antes atendíamos às marcas de acordo com demandas e oportunidades específicas, e agora, após resultados e feedbacks positivos tanto de parceiros de conteúdo como marcas, o formato passa a estar disponível para todos os anunciantes, a partir da nossa plataforma de campanhas”, explica Renata Altemari, gerente de soluções de vídeos para o Twitter na América Latina. O anúncio em Vídeo In-Stream já foi utilizado no Brasil em diferentes campanhas de marcas como, por exemplo, Uber e Vivo, que incluíram seus anúncios antes do início dos vídeos dos parceiros (pre-roll) em iniciativas criadas durante os primeiros cinco meses do ano.

ZOLY CONTRATA
A ZOLY, consultoria de data business e marketing services, anuncia a contratação de Daniel Gunji como Head de mídia centrada em dados e Eto Rodrigues como Media Manager. Os profissionais iniciam suas atividades na sede da companhia, em São Paulo.
Daniel tem mais de 20 anos de mercado com ampla experiência em mídias digitais e de desempenho e dados e insights, tendo atuado em grandes agências de marketing e publicidade como Dentsu Brasil, Agência Fischer América, AG2 Publicis Mode, entre outras. Além disso, foi professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie por quatro anos. “Estou muito empolgado com a oportunidade de fazer parte do time da Zoly. Sei que é um grande desafio, mas estou seguindo em direção a evolução pessoal e profissional”, afirma Gunji, que visa aliar experiências de funções anteriores e levar isso para o universo da nova empresa. Já Eto, que assume como Media Manager, tem 13 anos de experiência em mídia digital. Parte desse período trabalhou nas principais agências globais, atendendo grandes players de diferentes segmentos, como automotivo, tecnológico, telecom, entretenimento, varejo etc. “A ideia é agregar ainda mais junto a gestão que é defendida pela Zoly, pois promove a iniciativa de ser uma agência de marketing que trabalha com dados e traz um resultado diferenciado ao seu cliente. Dentro da lógica de gerar valor e relevância para as marcas, quero trazer meu conhecimento para que isso se intensifique ainda mais”, finaliza Rodrigues.

DESCONTO CAMPEAODESCONTO CAMPEÃO
A partir do dia 14 de junho, a Etna anuncia a chegada do Desconto Campeão, com ativação em todo o território nacional. A iniciativa, em clima esportivo, é válida entre os dias 14 de junho e 18 de julho e oferece vantagens especiais aos consumidores. A cada R$ 600,00 em aquisições nas lojas físicas e e-commerce da marca, o cliente recebe um voucher de R$ 150,00 de desconto para ser utilizado na sua próxima compra. A ação explora o período do maior torneio de futebol do mundo, quando os brasileiros costumam preparar a casa para receber amigos e familiares para assistir aos jogos. Móveis, itens de decoração temáticos e utilidades domésticas são alguns dos itens que a Etna oferece para o consumidor curtir o futebol com muito conforto e estilo. A comunicação da campanha é feita por meio de filmes publicitários, desenvolvidos pelas Artplan, e estrearam no último dia 14 em TV aberta, PayTv, além de ativações em redes sociais e pontos de venda. Link do filme: https://youtu.be/tAOd6IOmGIM

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 18, Sueli Dias da Rocha Borges, Luciana Peçanha, Vera Lúcia Lourenço, Gil Farias; dia 19, Ana Cláudia Costa Badra, Rosane Kaus-Vega Produções, Gilberto Azevedo-Gráfica Aquarela, Marco Jacobucci-Publicis; dia 20, Ana Fátima Ribeiro Sales-Secom, Cristina Pantuzo Silveira, Marcela Rascop, Marleide Loiola-Master, Paula Sayão Carvalho Araújo-BB, Sônia Damasco do Vale-Secom, Davi Gereci, Saulo Ângelo-Master, Marcos Araújo, Vânia Araújo-Versus Representação, Aila Bueno-Look Indoor; dia 21, Adalberto de Souza Luiz, Alberto Roseiro Cavalcante, Estefane Celis Araújo, Fernando Antônio Silva Galhas, Josi Pequeno-Mídia e Design; dia 22, Ana Lucia Santos, Cassandra Lopes, João Ricardo Noronha-Mídia Press, Marcus Valls, Patrícia Alves-Master, Raimundo dos Santos Sousa-Secom, Rejane Maria Braga e Souza-BB, Tadeu Brettas, Willian da Costa; dia 23, Carlos Alberto da Silva Costa, Janker Gomes Sandoval, João Herculino de Souza Lopes Filho-Uniceub, Pedro Junqueira-3 Mídia, Thiago Hirata; dia 24, José Manuel Guimarães.