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Carlos Eduardo Pereira, Direitor Executivo do Clube de Turismo Bancorbras e Claudio Roberto Nogueira de Souza Filho, Direitor de Negocios e Marketing da Bancorbras

Coluna Pedro Abelha

ENCONTRO DE RECONHECIMENTO E SUCESSO
Na noite da quarta-feira, dia 6 de junho, a Bancorbrás foi reconhecida, mais uma vez, como uma das empresas destaque do Distrito Federal na 2ª edição do Anuário Maiores da Capital. A cerimônia de premiação foi realizada pelo Grupo JBr de Comunicação.
O Diretor-Geral de Negócios e Marketing da Bancorbrás, Cláudio Roberto Nogueira de Souza Filho, e o Diretor-Executivo do Clube de Turismo Bancorbrás, Carlos Eduardo Pereira, receberam o prêmio em nome da empresa, que em 2018 completa 35 anos. A programação da noite também contou com uma palestra do apresentador da GloboNews e especialista em economia, Samy Dana. Além da solenidade, a premiação contou ainda com a publicação de um anuário exclusivo com os 53 cases de sucesso. O prêmio foi concedido às empresas de Brasília que contribuem para impulsionar a economia local.

action Bora fazerREFERÊNCIA EM CENOGRAFIA CORPORATIVA
Responsável pela cenografia de grandes eventos e feiras do país, a MChecon Group quer crescer ainda mais e comprovar solidez no segmento corporativo, transformando ambientes em locais inovadores e reverentes, a fim de proporcionar verdadeiras imersões ao universo das marcas. Os novos escritórios da Agência África e ACT10N, além da nova sede da Straumman Group, em Curitiba, e Fabrica da Fiat, em Recife, são destaques de cenografias corporativas executadas recentemente pela empresa. Representando 7% do faturamento total da empresa, o fundador Marcelo Checon espera crescer 10% em relação ao ano passado. “Nossa inteligência no segmento permite criar experiências que vem ganhando força, pois, cada vez mais, buscamos aproximar o público das marcas, demonstrando nossa versatilidade de soluções”, ressalta o CEO.
A cenografia corporativa precisa estar apoiada sob três pilares: estética, experiência e funcional, exigindo uma mentalidade de elementos cenográficos, mobiliários e demais itens que durem em média cinco anos. “Estética para garantir que elementos cenográficos estejam em harmonia com o ambiente e a marca. Experiência para transformar a rotina de trabalho dos colaboradores mais leve e elevar a visita dos clientes a momentos inesquecíveis e marcantes. Por fim, e fundamental, a funcionalidade do espaço, afinal mesmo que com outros propósitos, o ambiente corporativo ainda trata-se de um local de trabalho”, explica Marcelo. Além do projeto, a empresa gerencia a obra civil, garantindo que o cronograma e a qualidade da entrega aconteçam dentro do escopo contratado.

USO DE APPS NO BRASIL
A nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil, divulgada agora em junho, relevou que um em cada três internautas brasileiros usuários de smartphone (33%) assina algum serviço de entretenimento móvel, cujo conteúdo é acessado predominantemente pelo celular. No mesmo período do ano passado eram 24%, o que aponta um crescimento de 11 pontos percentuais. “É um avanço significativo em 12 meses”, aponta Fernando Paiva, editor do Mobile Time e coordenador de conteúdo da pesquisa. “Os números sinalizam que os serviços de streaming estão ganhando cada vez mais a confiança dos usuários, sendo que, nesta pesquisa, o Netflix, Spotify e Deezer são os serviços mais citados pelos assinantes de entretenimento móvel. Os três registraram crescimento em um ano. O Netflix, que era assinado um ano atrás por 63% dos internautas que pagam por entretenimento móvel, agora subiu para 67%. E o Deezer, de 5% para 7%. Mas o destaque ficou com o Spotify, que deu um salto de 21% para 29% em 12 meses”. A pesquisa entrevistou 1.931 internautas brasileiros ao longo de abril que possuem smartphone. Quando a soma supera 100% é porque a pesquisa permite que o entrevistado cite até três serviços de entretenimento móvel que assine. Os dados têm validade estatística. O grau de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O relatório completo pode ser baixado em http://panoramamobiletime.com.br/.

WMCCANNPORTFOLIO NIGHT ALL-STARS
O diretor de arte da WMcCann, Ian Hartz, será o representante do Brasil no Portfolio Night All-Stars neste ano. Ele teve seu portfólio selecionado em maio, no “Portfolio Night 14”, uma noite de conselhos, networking e recrutamento que acontece em todo mundo, ao mesmo tempo, com profissionais importantes da indústria e seleciona jovens criativos que se destacaram em cada um dos mercados. A ação, promovida pelo The One Club, permite que os melhores do presente – renomados diretores criativos internacionais – conheçam e orientem os líderes do futuro. Ian e outros 18 jovens criativos de diversos países, passarão uma semana em Nova York, no mês de agosto, para trabalharem juntos em um briefing para uma grande marca global.

MARISA ÍNTIMA
A Marisa, maior marca feminina de moda e lingerie do País, apresenta nova marca para sua linha de lingerie – Marisa Íntima, em substituição a Marisa Lingerie. A mudança faz parte do projeto de arquitetura de marca apresentado pela companhia em dezembro do ano passado e que reforça a vocação da Marisa para oferecer uma moda democrática de maneira didática. De acordo com Andrea Sanches, diretora de Marketing da Marisa, o novo nome reforça um dos principais atributos da marca, a intimidade. “Ele oficializa nossa relação de cumplicidade com as brasileiras. A Marisa está presente em um dos momentos mais íntimos da rotina das mulheres, que é quando elas se deparam com a decisão de que qual lingerie vestir, logo ao acordar. Para nós, as peças íntimas carregam os planos e intenções das mulheres para o dia”. A campanha de lançamento da marca, criada pela agência Africa, mantém o conceito criativo lançado no último Dia Internacional da Mulher, mas desta vez voltado ao pilar da moda íntima. No novo filme, intitulado “Todas as Intenções, Uma só Marisa”, diferentes mulheres revelam as intenções que existem por trás da escolha de uma lingerie específica. “A campanha é um mergulho na intimidade das mulheres, na sua relação com as lingeries e suas intenções. Ela coloca as mulheres como protagonistas do próprio desejo e da própria história. A mudança no nome acaba sendo resultado dessa visão'”, comenta Claudia Almeida, diretora de atendimento da Africa.

Frame Mabel65 ANOS DA MABEL
MABEL® completa 65 anos de história como líder absoluta na categoria de rosquinhas no país. Para celebrar o momento, a marca colocou no ar uma nova campanha completa com mobiliário urbano, digital e filme, que mostra a presença de seus produtos no cotidiano das famílias brasileiras. Para registrar o momento, MABEL® lança, ainda, embalagens comemorativas em edição especial, nas roscas sabor Leite e Coco, nas versões de 400g e 800g. Tarik Mohallem, líder da categoria de Biscoitos da PepsiCo, diz que, ao longo de sua história, MABEL® construiu uma sólida relação afetiva com seus consumidores. “Nossos produtos estão há anos presentes nas mesas dos brasileiros, tanto em ocasiões cotidianas quanto em momentos especiais. Nessa nova campanha, resgatamos as memórias que contam a história dessas famílias, e como MABEL® sempre esteve presente nos momentos mais especiais, em diversas gerações”, acredita. De acordo com Tarik, ao mesmo tempo em que construiu uma imagem ligada a histórias de família, a marca também tem obtido sucesso no desafio de se conectar com consumidores mais jovens. “Não são apenas as mães e avós que amam e consomem MABEL®. Com nosso sabor tradicional e inconfundível somado às novidades que lançamos no ano passado, também estamos criando um vínculo com o público das novas gerações. Somos o biscoito dos momentos de carinho em família, das conversas ao redor da mesa” afirma.

SHOW DE ANIVERSÁRIO LIVELO
A Livelo, uma das principais empresas de fidelidade do Brasil, está estreando sua nova campanha publicitária na TV. Cantadas por Sidney Magal, as propagandas, que comemoram os 2 anos da empresa, estimulam os clientes a participarem da promoção “Show de Aniversário Livelo” e concorrerem a prêmios que vão de 10 mil a 1 milhão de pontos. Ao todo serão 2 milhões de pontos sorteados entre todos os clientes inscritos.
Com filmes bem-humorados, a campanha, realizada pela Fischer América, tem direção de criação de Eduardo Fischer, André Pedroso e Sandro Rosa. Ela transforma a assinatura da marca “Seus Pontos, Suas Escolhas” num bordão em diferentes jingles, cantados por Sidney Magal, que, além dos prêmios, destacam as diversas formas de acumular pontos Livelo e as milhares de opções de recompensas disponíveis aos clientes do programa. Para Mauro Bizatto, diretor de Estratégia, Produtos e Marketing da Livelo, a estreia em TV marca uma nova etapa de comunicação da empresa. “Somos uma empresa com DNA digital e, muito por conta disso, sempre investimos em mídias digitais, com bastante foco na explicação da plataforma para os clientes. Agora que estamos completando 2 anos, estamos apostando em uma campanha institucional mais forte e em novos canais. Por isso escolhemos este momento importante da Livelo para estrear na TV e dar a oportunidade de um público ainda maior concorrer aos prêmios”, destaca o executivo. Focada em TV fechada, as campanhas da Livelo poderão ser assistidas em canais como: Globo News, Telecine, Sportv, GNT, AXN, Discovery e Discovery Home & Health, além das já recorrentes mídias digitais, como diversos portais da internet, YouTube, Facebook, Google e Instagram, de streming (Spotify) e de rádios AM e FM de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. Os vídeos da campanha estão disponíveis AQUI.

Marly RamosNOVA GERENTE DE CONTAS
A Sincrônico Mais, empresa especializada em compartilhar com as agências e anunciantes soluções que levam suas ideias, produtos e serviços até o público-alvo de uma forma inusitada e impactante, anuncia Marly Ramos como a nova profissional de sua área de Vendas. Com 23 anos de atuação na área de mídia, Marly iniciou suas atividades no GAP (Deptº. Pesq. Mídia) da Almap, tendo duas passagens pela Denison, além das agências Standard, Ogilvy, CBBA, entre outras. Marly também conta com ampla experiência (12 anos), como veículo de comunicação, com passagem pela Três Meios, Contato Brasil, Prisma Comunicação, Brasil Taxi Mídia e Carrega+.

festa juninaVIVA SUA FESTA JUNINA
Embaixadora da Festa Junina há quase 30 anos, a Yoki celebra a chegada da festa mais popular e democrática do país com a campanha “Viva Sua Festa Junina”, que tem como objetivo promover uma interação mais ampla com os consumidores da marca. Com conceito criado pela agência WMcCann, as ações buscam resgatar as tradições juninas para engajar os consumidores nas diferentes frentes nas quais a marca estará presente durante o período. “Queremos estar junto ao nosso público não apenas nas ocasiões de compra, mas em seus diversos momentos de lazer e diversão, que é a essência da Festa Junina”, revela Manuel Garabato, Diretor de Marketing LATAM da General Mills. “Estamos muito felizes em poder, por mais um ano, entregar uma Festa Junina repleta de alegria, inovação e das comidas típicas preferidas dos brasileiros”, completa o executivo. Para isso, a Yoki irá patrocinar e ser a pipoca oficial da Festa da Veja SP, em São Paulo, do Arraiá do PIC (Pampulha Iate Clube) em Belo Horizonte (MG) e da Carvalheira na Fogueira, em Gravatá (PE). Nessas ocasiões, promotores estarão distribuindo pipoca gratuitamente, em carrinhos.

TOTEM OLFATIVO
A marca reforçará a presença nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre, com mobiliários urbanos. O destaque fica por conta de um totem olfativo que estará na Av. Paulista, até hoje, dia 11 de junho, na altura do número 900, com pipoca dentro como se estivesse estourando e exalando o cheiro peculiar de pipoca com manteiga pela Avenida mais famosa de São Paulo. A peça foi produzida pela Ótima. “A campanha quer deixar clara a autoridade da marca Yoki quando o assunto é festa junina, que é uma tradição brasileira, e os produtos Yoki são a companhia ideal para momentos de comemoração e alegria”, conta André Marques, vice-presidente de criação da WMcCann. “Para isso, pensamos em ativações exclusivas da Yoki, patrocínio de festas juninas de diversas cidades do Brasil, anúncios, ações nas redes sociais e até mobiliário urbano com cheirinho de pipoca, para todo mundo entrar no clima dessa data festiva que está nas raízes de diferentes regiões do Brasil”, finaliza.

rennerCASAIS REAIS
A Renner comemora este Dia dos Namorados exaltando as individualidades dentro de uma relação. É comum ouvirmos que duas pessoas se completam, mas sabemos que um casal na verdade é formado não por metades, mas sim por seres inteiros, que somam à vida do outro. Partindo desta premissa, a marca apresenta um filme intenso, gravado com um casting formado inteiramente por casais reais, que de fato estão em um relacionamento. O vídeo mostra momentos de cumplicidade, traduzida em olhares, sorrisos, toques e lágrimas que revelam muito sobre o forte sentimento nutrido por estes casais. Enquanto esta interação acontece diante das câmeras, a locução em off fala sobre a importância de se preservar as individualidades. A narradora ressalta que duas pessoas, mesmo entregues a uma linda história de amor, mantêm seu estilo próprio, seus gostos e seu jeito de ver o mundo. Desta forma, o filme da Renner sugere que, assim como na matemática, no amor um mais um também é igual a dois: é ser inteiro, sentir em dobro, somar loucuras. E esta é a melhor parte! A campanha é veiculada em TV aberta, TV fechada e também nos perfis da Renner nas redes sociais. Assista em: http://youtu.be/wxEwmSyxAEw

Ela Pode_Manifesto (1)_MENSTRUADA OU NÃO, ELA PODE
Com o objetivo de reforçar a mensagem de que o que uma mulher pode ser ou fazer depende da sua vontade, paixão, ambição e não do seu ciclo menstrual, Intimus®, marca líder de cuidados femininos no Brasil, lançou a campanha global “Menstruada ou Não, ela pode”. Na comunicação, a marca ressalta que as mulheres podem ser emotivas, intensas, exigentes, imprevisíveis, mas que elas não estão assim por conta do período. Elas são assim porque essas características fazem parte da sua personalidade e isso acontece por conta de seus diferentes desejos e escolhas. Para fazer isso, a marca traz palavras associadas ao período menstrual – e que geralmente estigmatizam a mulher – de forma positiva, usando-as para dar luz às conquistas femininas. De acordo com Carolina Gormezano, gerente da categoria de Cuidados Femininos da Kimberly-Clark Brasil, “a campanha tem a missão de provocar a reflexão e quebrar o estigma social de que a menstruação define a personalidade das mulheres. De fato, os sintomas no período acontecem de diferentes formas, mas o comportamento feminino associado a um ciclo natural não define como cada mulher é nesses e nos outros dias do mês”. Intimus® tem em sua essência o objetivo de apoiar e celebrar as conquistas femininas e deixa cada vez mais claro esse seu propósito. Como parte da estratégia de comunicação, a marca foi renovada, incorporando o símbolo feminino em toda a campanha e embalagens, enaltecendo que “ela” – se referindo a todas as mulheres – está no centro de tudo o que a marca faz. Para divulgar a nova campanha, a marca lança um novo manifesto na TV à cabo (sob o cuidado da agência Ogilvy), digital (VML) e ação de PR (PROS), junto com execuções reforçando os benefícios dos seus produtos. Além disso, promove o desafio #Menstruadaounão no ambiente digital em toda a América Latina.

Carla MeireleNOVA DIRETORA DE CENA
A La Casa de la Madre anuncia sua nova diretora de cena, Carla Meireles. Com passagens recentes pela Bossa Nova e Big Bonsai, a diretora tem no portfólio de publicidade filmes realizados para Natura, Caixa, Boticário, Always, Natura Musical, GM, Brastemp e Nestlé Negresco, com trabalhos que vão do humor ao drama, da intervenção urbana ao varejo. “Minha experiência com cinema e videoarte nutrem meus trabalhos publicitários com um grande frescor de linguagens”, revela a diretora, que começou a carreira como VJ em festivais como Sónar Festival e Skol Beats. No cinema, assinou a produção de arte do longa “O Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia, e a direção de arte de “Deserto Azul”, do cineasta Eder Santos.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 11, Luciana Lima, Alfredo Martin, Edson Norton-Cafezinho 407N, Junior da Silva-AllChannel, Hamilton Carneiro-Stylus, Antônio Benedito Pimentel-McCann Erickson, Márcio Lima; dia 12, Flávia Freire-Artplan, Mariana Salgueiro dos Santos Pereira, Antônio Rogério Araújo, Cadu Senna-Stylus, Charles Carneiro Bruno, Manuel Pereira de Araújo-Armazém de Comunicação, Roberto Peixoto de Araújo, Daniele Maldaner-Núcleo de Mídia Secom, Fabiana Bombig-FSB Publicidade, Marilda Theodoro, Mariângela de Figueiredo; dia 13, Antônio Aragão-Princípio Ativo Comunicação, Alice da Silva e Souza, Beatriz Bello Rossetto, Conceição de Maria Oliveira, Simone Sbardellini, Tânia de Castro Bernardes Barbosa, Verônica de Andrade Neves, Fábio Nascimento, Thiago Custódio, Marlene Molina-McCann Erickson, Idê Teodoro; dia 14, Alessandra Divina Borges, Rilma Carvalho Rodrigues, Renato Lanna Villas Boas, Sérgio Christal; dia 15, Vera Regina Rotta, Gilmar Rodrigues de Souza, Luis Rochadel, Luís Guilherme Siqueira Campos-Raido, Paulo Tamanaha-Centro de Ideias e Negócios, Wallace Alexander dos Santos Martins, Beto Genistretti-Nova SB; dia 16, Isabela Lucena, Luísa Sotero, Viviane dos Santos Muniz, Bruno Rodrigues Santos-Revista Boca a boca, José Antônio Agostinho-Secom, Juliana Silvertrini-Ogilvy e Mather, Delfim da Silva-Grupo 108; dia 17, Ellen Posse, Fernanda Louise-Correio Braziliense.