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Coluna Pedro Abelha

CARONA VERDE
Em tempos em que as opções de mobilidade cada vez diminuem mais, chega à São Paulo um projeto inovador e charmoso: o Carona Verde. O projeto, calcado em uma opção ciclo viária, foi lançado pelas empresas Sincrônico Mais e Carona Verde, oferecendo lazer com sustentabilidade em um novo conceito de mobilidade urbana alternativa. O Carona Verde consiste no uso de triciclos para o transporte de passageiros que participam e interagem com as mensagens publicitárias veiculadas no próprio veículo. Ou seja, os anunciantes que veiculam suas marcas nos triciclos oferecem passeios gratuitos pela região da Avenida Paulista, de segunda à sexta-feira. Para Carlos Alberto de Oliveira, Diretor da Sincrônico Mais, “o lançamento do Projeto Carona Verde está sincronizado com as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Unindo o esforço para diminuir o impacto do uso de combustíveis, com um meio de transporte charmoso e confortável, oferecemos uma solução viável para que as pessoas possam realizar seus deslocamentos pela região da Avenida Paulista, centro de grandes atrações para a população. Ao mesmo tempo, oferecemos a anunciantes e agências, oportunidades de aliarem suas marcas a uma mídia sincronizada com essa iniciativa sustentável”.

CONFORTO E PROTEÇÃO
O triciclo estilizado é próprio para transportar pessoas com conforto e proteção ao sol e chuvas leves, contando com um sistema de áudio embutido que transmite aos passageiros as informações que o patrocinador desejar. Nos triciclos, a publicidade é realizada de acordo com as regras estabelecidas na Lei no 14.223 de 2006, em composição com a caracterização dos ciclistas. Os ciclistas são uniformizados/caracterizados de acordo com os projetos dos anunciantes, e são treinados para conduzir os passageiros de forma segura, e de acordo com o as exigências do Código de Trânsito Brasileiro, servindo também como guias que oferecem informações de pontos turísticos, locais próximos, e o que mais for conveniente no momento da carona. Além dessas opções de publicidade, a Sincrônico Mais oferece uma ampla linha de ações complementares de grande impacto junto aos eventuais consumidores. O projeto Carona Verde é signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas – ONU. Maiores informações pelo e-mail meatende@sincronicomais.com.br ou pelo telefone 11 2615-7409.

AMPLIANDO O TIME DE SÓCIOS
A agência MariaSãoPaulo tem planos para ampliar seu time de sócios. Integrantes da equipe desde seu início, Lais Corrado e Paulo Carvalho se juntarão ao quadro para expandir os negócios da agência. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada pela Business School São Paulo no Master em Marketing e Gestão Comercial, Lais Corrado atua no mercado publicitário há 9 anos e está MariaSãoPaulo há dois. Já Paulo Carvalho, se formou em publicidade pela Fundação Cásper Líbero, é pós-graduado pelo Senac e atua há 7 anos no mercado publicitário. “Sempre pensamos na Maria como uma terra de oportunidades. Em três anos, cinco colaboradores com funções diferentes foram convidados a serem sócios. É importante ressaltar que na Maria acreditamos que todos somos iguais. Na agência, não temos portas nem divisões justamente para mostrar que somos um time, que ninguém está acima de ninguém e todos se ajudam. Os únicos privilegiados aqui são os cachorros, que podem vir trabalhar com os donos toda sexta-feira, alegrando o ambiente.” Diz Juan Maresca, CEO da agência, sobre suas expectativas em relação à novidade.

LOGO_SBT_PARA_IMPRESSAOWMCCANN CONQUISTA TODA L’OREAL
Com uma relação de mais de 30 anos com a L’Oréal Paris, a WMcCann passa a concentrar agora toda a comunicação da marca. A conquista se deu depois de um processo de concorrência que lhe garantiu a conta digital. Dessa forma, a agência, que atende a L’Oréal Paris pelo escritório do Rio de Janeiro, torna-se responsável também pelo planejamento, execução e gestão das campanhas de mídia online. “Nos dias de hoje é muito difícil ter um pensamento separado entre ON e OFF, não existe mais uma comunicação unicamente OFF, mas existe algumas vezes comunicações unicamente ON. Por conta disso faz muito sentido as criações começarem de forma embrionária ON/OFF em uma só agência. Por isso acredito ser um novo momento para a nossa parceria entre L´Oréal Paris e WMcCann entregar campanhas mais eficazes para nossas consumidoras.” destaca Bianca PI, diretora de marca da L’Oréal Brasil. Para a WMcCann, atender a comunicação de uma marca icônica como a L’Oréal Paris é mais do que motivo de orgulho. “Estamos muito felizes com a escolha da L’Oréal”, afirma Hugo Rodrigues, Chairman e CEO da WMcCann, que acrescenta: “Nosso escritório do Rio ganha mais força e aumenta ainda mais a responsabilidade de todos nós em entregarmos um trabalho de resultado”. A conquista reflete ainda esse novo momento da WMcCann, no qual a agência está voltada para criação de conteúdos relevantes somados a ferramentas e metodologias para implementação de mídias de performance e programática.

CDI CONQUISTA AACD
A CDI Comunicação Corporativa é a nova agência de relações públicas da AACD, que em 68 anos de atividades constituiu uma infraestrutura completa dedicada à ortopedia e reabilitação física. A agência, que atendeu a instituição de 2010 a 2012, dará continuidade ao trabalho de fortalecimento de imagem e ampliação do relacionamento da AACD junto aos diversos públicos de interesse. “Estamos felizes em retomar essa parceria com a AACD. É um prazer para a CDI atender uma Instituição que realiza um trabalho de excelência, reconhecido internacionalmente, e tão importante para a sociedade brasileira”, afirma Antonio Salvador Silva, presidente e fundador do Grupo CDI.

jovemjornalista10º PRÊMIO JOVEM JORNALISTA
Até o próximo dia 30 de junho de 2018, estudantes de jornalismo de todo o país poderão inscrever propostas de pauta no 10º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão – uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog para estimular o processo jornalístico entre futuros profissionais. Autores das três melhores pautas terão a oportunidade de contar com o apoio de grandes nomes do jornalismo brasileiro como mentores para a produção das suas matérias. Nesta edição, os trabalhos deverão abordar como tema “2018. 70º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil”. As inscrições serão aceitas no site www.jovemjornalista.org.br e o processo permite inscrição individual ou em equipes de até três estudantes por pauta. Todas as propostas de pauta deverão contar, obrigatoriamente, com a participação de um professor-orientador vinculado à instituição de ensino dos participantes. A 10ª edição do Prêmio Jovem Jornalista conta com a parceria estratégica da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e da OBORÉ, apoio institucional da Periferia em Movimento, Tucarena e Câmara Municipal de São Paulo, patrocínio do Instituto Liberta e da Petrobrás.

APLICAÇÃO DO MARKETING NO UNIVERSO VETERINÁRIO
A ESPM-SP, escola de negócios referência nas áreas de marketing, comunicação, consumo, inovação e empreendedorismo, lança em julho a segunda edição do curso Aplicação do Marketing no Universo Veterinário. O curso de férias, com duração de quatro dias, tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as principais tendências e técnicas de planejamento para o setor. Segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há mais de 70 milhões de animais de estimação no país. Isso faz com o que o Brasil seja o terceiro maior mercado do mundo em faturamento para o setor pet. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, a venda de produtos relacionados a cães, gatos, aves e outros pets movimentou 18,7 bilhões de reais em 2016. O mercado pet também é impulsionado por mudanças demográficas e comportamentais dos consumidores, principalmente pelo componente emocional que envolve o setor. O programa do curso da ESPM-SP reflete esses componentes que vivem em constante adaptações. A programação inclui a aplicação dos conceitos centrais do marketing no setor veterinário, planejamento de marketing de negócios próprios, discussões e avaliações sobre as atuais práticas de mercado e sobre segmento de produtos e serviços.
O curso de férias Aplicação do Marketing no Universo Veterinário terá início em 23 de julho, duração de quatro dias e será ministrado no campus da ESPM, na Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana, São Paulo.

DIRETOR COMERCIAL JORNAL A TARDE

NOVO DIRETOR COMERCIAL

O publicitário Leonardo César é o novo contratado pelo grupo A Tarde para a sua diretoria comercial. O executivo, que atua no mercado há 24 anos, assume a função com a missão de trazer modernidade e ampliar os canais de negócios envolvendo as plataformas jornal, rádio, portal, mobile e novos negócios. “A Tarde é uma das marcas mais tradicionais da Bahia. Liderar o desenvolvimento de negócios vai ser um grande desafio, mas também uma grande honra. Venho para agregar minha experiência, meu conhecimento e minhas relações com foco na construção de um grande case de sucesso, unindo tradição, modernidade e bons resultados”, anuncia o executivo, que também foi diretor do Comitê Mercado Anunciante da Associação Nacional de Jornais (ANJ). Formado em Comunicação Social e com MBAs em Marketing, Gestão de Negócios e Gestão Empresarial, pela Unifacs, Faculdade de Tecnologia Empresarial (FTE) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), Leonardo César, 44 anos, acumula um histórico profissional diversificado, tendo passagens pelos veículos Band News e Rede Bahia como diretor comercial e na agência Propeg como diretor de atendimento, entre outras empresas. O profissional também é professor de Estratégias de Marketing no MBA da Unijorge.

TIM_PODE_TUDO_6TIM PRÉ SMART
A TIM segue com a evolução de suas ofertas e, mais uma vez, conta com a dupla Simone & Simaria para anunciar as novidades do segmento pré-pago. O novo filme – terceiro trabalho das cantoras com a operadora – foi criado pela WMcCann e CuboCC e divulga a inclusão do WhatsApp e Facebook Messenger no TIM Pré Smart, com chamadas de voz nos aplicativos sem descontar da franquia de internet. “Essa campanha já está alinhada com a nova assinatura da marca, ‘A Evolução Não Para’, que reforça o compromisso da TIM de evoluir junto com os hábitos dos consumidores e oferecer aos clientes a melhor experiência. Além disso, usamos novamente a música como pilar de comunicação, algo que nos aproxima ainda mais dos usuários”, explica Ana Paula Castello Branco, diretora de comunicação da TIM Brasil. Com o mote “só no TIM PRÉ o cliente pode ligar para o mundo inteiro quando e onde quiser”, a campanha conta com filme gravado em Fortaleza e em São Paulo, que acompanha Simone pelas ruas da capital cearense, quando ela recebe uma ligação de Simaria, feita pelo WhatsApp. A canção exclusiva “De Tudo” retorna à campanha para reforçar o conceito de “falar ilimitado”, agora também por aplicativos. Haverá também mídia digital e OOH. “Pela terceira vez, temos o prazer de contar com a parceria da Simone & Simaria. Na primeira campanha, elas criaram um hit que caiu nas graças do público e continuamos trabalhando com ele nas peças, agora com um remix”, afirma Marcio Borges, diretor-geral da WMcCann Rio. A campanha destaca o plano TIM Pré Smart 1GB, com mensagens e ligações ilimitadas pelo WhatsApp e Facebook Messenger, até 2GB de internet , chamadas TIM-TIM, 100 minutos para outras operadoras e TIM Music Som de Chamada Light por R$ 9,99 por sete dias. Para assistir ao filme, acesse: https://youtu.be/Z5ZfiLKWBTw

localizaCAMPANHA DE 45 ANOS
A Localiza, maior empresa de locação de carros da América Latina, estreia sua campanha de 45 anos. As ações, que incluem promoção para clientes, peças institucionais e promocionais e campanha interna, estão alinhadas sob o mote “Há 45 Anos Onde As Ideias Acontecem” e foram realizadas pelo Grupo TV1. “A campanha traz a confirmação do DNA de inovação da empresa e reforça o nosso posicionamento e liderança de mercado. Queremos ser lembrados não somente como uma empresa de aluguel, mas como uma solução inteligente de mobilidade”, destaca Herbert Viana, diretor de marketing da Localiza Hertz. Para os clientes da Localiza Hertz, a agência criou uma promoção dentro do conceito ‘Alugue essa Ideia’. Peças para ponto de venda e ambiente digital divulgam a ação especial de aluguel de carros para clientes. Chamada de Promoção 45 Ideias de Presente, ela distribuirá mais de 45 prêmios, entre eles: mais de 45 mil pontos no programa Localiza Fidelidade, 45 upgrades de categoria de carro, 45 diárias Grátis e 45 mil milhas Smiles. A promoção é válida para todos os clientes que alugarem um carro até o dia 31 de maio de 2018. A cada aluguel, eles ganham um número da sorte para concorrer aos prêmios.

MULTIPRÊMIOS LOCALIZA HERTZ
As agências de viagens também participam da Promoção 45 Ideias de Presente, por meio do novo programa de incentivo, o Multiprêmios Localiza Hertz. Por meio dele os emissores de viagem acumulam pontos a cada locação de carro realizada. E podem trocar por prêmios exclusivos da Promoção. O programa, relançado em abril, agora conta com a parceria da Dotz que permite somar a pontuação dessa rede aos do Multiprêmios Localiza Hertz. Também haverá um novo flight de mídia, para divulgar os vídeos da campanha Localiza Hertz, em TV fechada (GloboSat e FOX) e em grande parte dos aeroportos do país. A agência previu uma série de anúncios institucionais com a palavra de um dos fundadores, e atual CEO da companhia, Eugenio Mattar. A divulgação acontecerá nos principais jornais impressos do estado de Minas Gerais, onde a empresa nasceu e permanece instalada, e também no estado de São Paulo. Para o público interno, que transformam as ideias em realidade na Localiza, o objetivo das ações é o de celebrar o aniversário e também os valores que fazem o sucesso da empresa. A campanha interna contempla ações de engajamento para o time da sede e de todas as filiais da Localiza no país seguindo o key visual das peças para o público externo. Conforme explica a Gerente de Comunicação Corporativa, Príscilla Duarte, “a campanha traz o colaborador como protagonista e uma comunicação que reforça os valores do orgulho de pertencer, do espírito empreendedor, da visão de cliente e foco na excelência, que levam a empresa a sempre realizar novas ideias”, diz.
Toda a campanha de 45 anos da Localiza é de autoria do Grupo TV1.

Luiz Otávio Top Of MindTOP DO TOP
A Unimed foi destaque no prêmio Top Of Mind – Mercado Comum – Marcas de Sucesso-Minas Gerais – 2018, em cerimônia realizada na segunda-feira, 28 de maio, na Associação Comercial de Minas, em Belo Horizonte. A instituição é uma das quatro marcas que venceram em todas as edições anuais desde o início das premiações. Em 2018, foi premiada nas categorias Excelência e Top do Top. Na categoria Top do Top – Marcas mais Lembradas – Interior, a Unimed alcançou o primeiro lugar, com 67,8% de lembrança nas pesquisas, o que representa um aumento de 3,3 pontos percentuais (64,5%), em comparação ao resultado da pesquisa em 2017. Luiz Otávio Fernandes de Andrade, presidente executivo da Unimed Federação Minas, instituição que representa política e institucionalmente o Sistema Unimed, falou sobre a satisfação de participar do evento. “A indicação por 23 anos consecutivos para o Top of Mind é um reconhecimento ao trabalho do Sistema Unimed mineiro. As Unimeds de Minas Gerais encontram-se, sem exceção, muito bem estruturadas e preparadas para realizar um atendimento de excelência aos nossos clientes. Temos um compromisso com a qualidade da assistência que prestamos, esse é o nosso jeito de cuidar”, disse. Em Minas Gerais, a marca Unimed é líder no segmento de saúde suplementar – atendimento privado de saúde – com 58% de participação de mercado e presença em 97% do território mineiro. No Brasil, possui cerca de 18 milhões de beneficiários, 117 hospitais próprios, além de pronto-atendimentos, farmácias, laboratórios e ambulâncias.

NOVA EDIÇÃO DO DIMENSION
Veicular anúncios para viabilizar a propagação de conteúdo é uma prática frequente e até bem recebida pelos consumidores. De acordo com a nova edição do Dimension, levantamento da Kantar Media que entrevistou 5 mil consumidores conectados (aqueles que usam dois ou mais dispositivos entre PC ou laptop, tablet ou smartphone para se conectarem à internet) sobre a relação deles com a publicidade, 43,9% dos entrevistados declararam não se importar em ver anúncios direcionados, se isso ajudar a pagar por conteúdo de qualidade nos sites visitados. No entanto, uma nova tendência desponta no mercado: alguns veículos de mídia optaram por empoderar seus consumidores com a opção de evitar anúncios em seus sites por meio de uma assinatura premium, que também pode oferecer acesso a conteúdo diferenciado e/ou exclusivo. Segundo o estudo, 37% dos consumidores que pagam por uma assinatura de TV online ou vídeo on demand o faz para assistir seus programas e filmes sem intervalos comerciais. Além do consumidor conectado, a Kantar Media organizou mesas redondas e entrevistas individuais para ouvir as ideias e opiniões de líderes do setor, incluindo pessoas de entidades representativas, anunciantes, agências criativas, agências de mídia e plataformas e empresas tecnológicas de publicidade. Entre os executivos, ainda não há consenso se no futuro será viável manter meios e plataformas sem receita publicitária.
O que fica evidente é que os consumidores apreciam conteúdo de qualidade, seja editorial ou patrocinado, e que o mercado deve aperfeiçoar a criação e entrega de material relevante, investindo em anúncios que agreguem a experiência do consumidor, que sejam úteis, divertidos ou mesmo informativos.

Ricardinho Weitsman - diretor de criação - e Marcio Borges - diretor-geral da WMcCann RioNOVO DIRETOR DE CRIAÇÃO
A WMcCann anuncia Ricardinho Weitsman como novo diretor de criação do escritório do Rio de Janeiro. Com 20 anos de experiência, o profissional passa a fazer parte do time liderado pelo vice-presidente da área, André Marques. Trata-se de mais uma movimentação importante que acontece após a chegada do Chairman e CEO, Hugo Rodrigues. “Ricardinho é um profissional de grande destaque no mercado carioca. Ele é multidisciplinar e se encaixa perfeitamente nesse novo momento da WMcCann, em que buscamos diversificar nossas entregas criativas em total conexão com as mais diversas necessidades dos clientes”, destaca André Marques, vice-presidente de criação.
“Estou muito empolgado em fazer parte de um grupo que vem fazendo uma grande entrega criativa no mundo e que no Brasil está a pleno vapor, com relações fortíssimas com seus clientes”, enfatiza Ricardo. Sob a direção de Marcio Borges, o escritório do Rio ganha um grande reforço. “Poder contar com o talento de um profissional como esse só nos fortalece ainda mais”, afirma Marcio. Ricardinho se aproximou da publicidade, iniciando sua carreira no final dos anos 90. No ofício de redator, trabalhou em agências como Giovanni/FCB e DM9DDB. Também tem passagem pela NBS, onde atendeu OI, Bob’s, bomnegocio.com e CCAA. Para este último cliente, desenvolveu campanhas integradas com a participação de Samuel L. Jacskon, Megan Fox, Mike Tyson e Jessica Alba. Na Artplan, atuou durante três anos como diretor de criação, atendendo clientes como Cola-Cola, Estácio, Amil e Itaipava. Em premiações, conquistou o Festival de Cannes e a Estrela de Prata em filme do CCSP com a campanha online “Tudo que o Catra toca vira filho”, criada para o Dia dos Pais da rede de varejo Casa&Vídeo. Ainda como diretor de criação, com a peça Emotisound, para Live Tim, esteve na Shortlist da categoria Innovation, no Lions de 2016.

campanha MaláriaCOMBATE A MALÁRIA
Para conscientizar milhões de viajantes sobre a importância da prevenção e incentivo ao tratamento da Malária, o Ministério da Saúde fez campanha publicitária nas principais Rodoviárias do Brasil. Com o mote “Faça o Tratamento até o fim. Sem a doença, você vive muito melhor”, a campanha, criada pela agência Nova SB, incentivou as pessoas a procurarem o diagnóstico de malária em uma unidade de saúde para fazer o exame e, em caso positivo, realizar o tratamento completo. As peças publicitárias foram veiculadas nas Rodoviárias de São Paulo (Tietê, Barra Funda e Jabaquara), e Rio de Janeiro (Novo Rio e Menezes Cortes), em painéis da TR Mídia. A expectativa do Ministério da Saúde é atingir 12 milhões e 500 mil pessoas, além de mais 4 milhões que circulam pelos terminais de integração das Rodoviárias com o Metrô e Rede CPTM.
As peças ficaram expostas até 30 de maio (aproveitando o alto fluxo de visitantes aproveitando o feriado prolongado de Corpus Christi), para os usuários dos ônibus direcionado a 1850 municípios de todo o Brasil. Argeu Carloti, Diretor da TR Mídia, ressalta o imenso universo de pessoas que podem ser informadas e impactadas pela mensagem do Ministério da Saúde, nas Rodoviárias. Para ele, “os anunciantes e agências começaram a perceber que os roteiros publicitários oferecidos pela TR Mídia, impactam significativamente o imenso grupo de usuários desses ambientes. Os planejadores das agências podem contar, também, para atingir os objetivos desejados pelos seus clientes, com nossas pesquisas, disponíveis para basear, tecnicamente, a escolha de nossos roteiros”.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 4, Antonio Carlos Martins, Regina Alves de Oliveira-BB, Regina Eulália-ADPF, Sabrina Lima Silva; dia 5, Cristiane da Costa Maranhão, Emanuel Ricardo Veras, Fernanda Regina, Ione Maria de Almeida Rodrigues, Jeisa Araújo-McCann Erickson, Márcia Aguiar-Ogilvy, Mauricio Pedro Sobrinho, Ricardo Farias, Sérgio Luiz Carvalho-CNI, Valeska Maia-McCann Erickson ; dia 6, Ana Rita Silveiro, Antônia Cássia Gonçalves Miranda, Glêves Campos, Heglen de Oliveira, Ivone Camargo, Luiz Alberto Costa Marques, Nelson Vilalva-Propeg Comunicação; dia 7, Karla Martins, Eduardo Henrique dos Santos-Artplan, Francisco Menezes; dia 8, Cecili Padovan Bontempo-Santos & Padovan, Cynthia Raposo – Versus Representação, Dalton Goulart Valadares-Idéia Comunicação, Elvis Kleber de Arruda Figueiredo-BB, Tiago Abelha-Don Vito; dia 9, Andréia Ribeiro Lemes-Lew Lara, Andréa de Albuquerque Nobre, Danielle Carneiro de Matos-Nova SB, Lúcia Lobo, Ariovaldo Antunes, Leonardo Gomes Cortes, Ruben Dário Nieva, Andréia Lemes; dia 10, Iary Santana, Tatiana Ferreira, Carlos Eduardo Cabral Monteiro, Francisco Marcondes de Lima, Jefferson Pyratininga Stringhetti-BB, Magno Trindade-Re9 Comunicação, Mauro Soares-Real Mídia, Milena de Carvalho Vieira.