Coluna Pedro Abelha | Coluna Pedro Abelha
Home » Coluna » Coluna Pedro Abelha
Brasília Shopping 2 -Capa

Coluna Pedro Abelha

DIA DAS MÃES DO BRASÍLIA SHOPPING
A promoção do Dia das Mães do centro de compras foi desenvolvida na modalidade compre e concorra. De 2 a 18 de maio, cada R$ 200 em compras comprovadas por nota fiscal vale um cupom que garante a participação no sorteio de um FIAT CRONOS PRECISION 1.8 AUTOMÁTICO 2018/2019, zero km. O sorteio será no dia 18 de maio, às 18h. “Estamos otimistas com os sinais de reação da economia no País. Presentear é um ato de carinho e as mães merecem todos os mimos possíveis”, pontua a gerente de marketing do Brasília Shopping, Renata Monnerat. Os cupons poderão ser depositados na urna da campanha Dia das Mães Brasília Shopping, até às 17h30, do dia do sorteio.

INCENTIVOS E EXPECTATIVA
Para alavancar as vendas da segunda melhor data para o comércio varejista, o Brasília Shopping também planejou incentivos para quem comprar nos finais de semana. O cliente que trocar as notas no sábado ou domingo ganha cupons em dobro. “A expectativa é que, em maio, as vendas sejam 10% superiores ao mesmo período de 2017. O tráfego de público no shopping deve subir em 5%. Estamos confiantes. Para o comércio, o Dia das Mães é uma data superada apenas pelo Natal”, relata Geraldo Mello, superintendente do centro de compras.

PORTE DE 40 MILHÕES DE DÓLARES
A SEMrush, líder global e principal plataforma de análise de inteligência competitiva de marketing digital, anuncia que recebeu um aporte de 40 milhões de dólares em financiamento das empresas Greycroft, Siguler Guff e e.ventures, que permitirá a ampliação dos esforços da empresa no sentido de levar inteligência competitiva e análise de pesquisa a mais de 2 milhões de profissionais de marketing digital em todo o mundo. O investimento permitirá que a SEMrush expanda seus recursos de inteligência de mercado baseados em Machine Learning, além do banco de dados proprietário, que atualmente fornece informações para mais de 150 países. Os conjuntos de dados abrangentes incluem informações de marketing de mecanismos de pesquisa (SEM), entre eles um dos maiores índices de backlinks do mundo, dados de comportamento de usuários, métricas de desempenho de mídias sociais e menções de marca. O software da SEMrush combina e analisa esses dados para fornecer insights aos usuários, permitindo que eles respondam a perguntas complexas como: “como minha taxa de carregamento ou de rejeição pode afetar minha classificação nos mecanismos de pesquisa?”, “quais links podem ser ruins para o meu site?” ou mesmo “qual título ou tópico devo escolher para melhorar o desempenho do nosso artigo?””No mundo cada vez mais conectado de hoje, muitas empresas ganham ou perdem com base em sua estratégia de marketing, especificamente em sua estratégia digital”, comenta Oleg Shchegolev, CEO e co-fundador da SEMrush. “Em 2017, os investimentos em publicidade digital finalmente superaram os voltados à TV. Enquanto a competição em marketing digital se intensifica, a SEMrush se dedica a continuar ajudando os profissionais de marketing de todo o mundo a construir e executar estratégias de sucesso” destaca o executivo, ressaltando que o investimento permitirá à SEMrush expandir para plataformas adicionais, como Amazon e Baidu, à medida que as plataformas novas e existentes se tornarem vitais para as estratégias de marketing digital. Além disso, o financiamento impulsionará aquisições estratégicas e tornará possível escalarmos nossa equipe executiva e mantermos a excelência técnica”.

Campanha Sucos do Bem (3)OFFICE MÍDIA CHEGA AO DF
A Office Mídia OOH amplia sua cobertura em telas digitais, plataforma de mídia em ambientes de consumo, nas lojas do GPA da região de Brasília. Dentro de mais algumas semanas, essas plataformas de mídia deverão estar operando em 16 lojas do GPA no Distrito Federal, Taguatinga e Águas Claras, compreendendo as bandeiras Pão de Açúcar e Extra. Para iniciar o processo de mapeamento para a instalação das 36 telas digitais fornecidas pela Office Mídia OOH, já desembarcaram em Brasília as equipes da empresa. Marcelo Aguiar, diretor comercial da Office Midia OOH explica as razões da expansão do projeto de telas digitais para a região do DF. Para ele, “os resultados dos nossos clientes em São Paulo e Rio de Janeiro oferecem a certeza e segurança de que estamos no caminho certo. Assim, com esse importante feedback, a expansão do projeto para outras cidades se torna um passo natural. Após uma criteriosa análise do desempenho das lojas do GPA, identificamos o grande potencial do mercado de Brasília. Além da relevância da mídia regional e o potencial de exportação, o consumo do brasiliense segue em crescimento comprovado através do desempenho das unidades Pão de Açúcar reconhecidas como uma das melhores do país”. Para Aguiar, o projeto de telas digitais já comprovou sua eficácia pois “os anunciantes reconhecem, cada vez mais, a importância das ações no Ponto de Venda como a última oportunidade de influenciar a decisão de consumo. Com as métricas atuais que a Office Midia OOH detém com exclusividade, é possível acompanhar o desempenho diário das vendas em cada loja e, a partir destes dados, validarmos a contribuição das nossas telas na concretização das vendas, resultando em negócios expressivos para as marcas anunciantes”.

DESAFIO CONQUISTA ONLINE DA BRASILPREV
A agência Desafio anuncia a conquista de mais uma grande conta que já inicia seus trabalhos a partir deste mês: a Brasilprev. Depois de disputar a concorrência com outras quatro agências de São Paulo, a Desafio contribuirá para o desenvolvimento do canal de vendas on-line, pelo aumento dos índices de relevância nos canais digitais e pela fixação de posicionamento da empresa, atuando em toda a sua frente digital. A Brasilprev é especialista no negócio de previdência privada e a maior empresa deste setor no País. Com uma carteira de 1,98 milhão de clientes, faz a gestão de mais de R$ 235 bilhões em ativos e conta com a solidez e experiência de seus dois acionistas, a BB Seguridade, holding de seguros, capitalização e previdência privada do Banco do Brasil, e a Principal, uma das principais instituições financeiras dos Estados Unidos. Já a agência Desafio está comemorando 30 anos de atuação no mercado e anunciou recentemente a criação do Grupo NÉF – Nós, Ética e Flexibilidade – que atua com comunicação 360 graus.

live nationLIVE NATION SE ASSOCIA AO ROCK IN RIO
A Live Nation Entertainment (NYSE: LYV), maior empresa de entretenimento ao vivo do mundo, está expandindo sua presença na América do Sul, ao adquirir uma participação no Rock in Rio que, em 2017, foi o segundo maior festival em bilheteria em todo o mundo, bem como o maior festival de música da América do Sul, assistido ao vivo por mais de 700.000 pessoas de 62 países diferentes. O lendário festival opera, atualmente, eventos bienais no Rio de Janeiro, Brasil, e em Lisboa, Portugal, cada um dos quais durando dois fins de semana de performances de artistas e experiências dos fãs. O Rock in Rio começou em 1985 e já realizou 18 edições, com mais de 1.700 artistas e 9 milhões de espectadores. É seguido por mais de 11 milhões de pessoas nas redes sociais. O festival é levado a mais de 1 bilhão de pessoas no mundo por transmissão para TV e via streaming. “Estamos muito satisfeitos por reunir o maior festival de música do mundo com a maior empresa de entretenimento do planeta”, disse o fundador e presidente do Rock in Rio, Roberto Medina. “A parceria irá gerar várias sinergias, que irão possibilitar a concretização de ambições ainda maiores do Rock in Rio. Somos duas empresas com visão global unificada e capacidade de realizar grandes sonhos”. Medina e sua equipe mantem sua parte societária e continuam a administrar todos os aspectos da produção e seguem à frente dos negócios. “O Rock in Rio é um evento excepcional, que estabeleceu o padrão para festivais na América do Sul”, disse o presidente e presidente-executivo da Live Nation Entertainment, Michael Rapino. “Roberto e sua equipe fizeram o Rock in Rio crescer a ponto de se tornar um verdadeiro evento global e um proeminente festival no mercado emergente de eventos ao vivo na América do Sul. Estamos ansiosos para integrar sua expertise global aos negócios da Live Nation”.

PANORAMA MOBILE TIME/OPINION BOX
O mais recente levantamento do Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre o uso de aplicativos e sites no comércio móvel no Brasil aponta o WhatsApp e Facebook pela primeira vez no ranking dos serviços mais usados para compras online. Entre os aplicativos e sites mobile, o WhatsApp aparece em sexto lugar, citado por 8% desse grupo, e o Facebook Messenger em décimo-primeiro, apontado por 5%. A liderança continua com o Mercado Livre (31%), seguido pela Americanas.com (21%). Quando perguntados se já encomendaram algum produto ou serviço especificamente através do WhatsApp e/ou do Facebook Messenger, o resultado indica que o uso desses dois aplicativos de mensageria para compras no Brasil é maior do que se imaginava: 57% dos internautas brasileiros com smartphone afirmam que já encomendaram produtos ou serviços através do WhatsApp e 42% já o fizeram pelo Facebook Messenger. A pesquisa também apurou que 74% dos internautas brasileiros com smartphone já fizeram compras de bens físicos através de apps ou sites móveis, 1% menos que a pesquisa anterior de setembro de 2017. O número de pessoas que afirma fazer compras com mais frequência pelo smartphone do que pelo desktop é um pouco menos, 63%, mas, ainda assim, mostra que o m- Commerce vem superando os seus desafios. Segundo Fernando Paiva, editor do Mobile Time e coordenador de conteúdo da pesquisa, “a aparição do WhatsApp e Facebook reflete o esforço das empresas de Mark Zuckerberg em atrair marcas para dentro de suas plataformas, assim como seu estímulo ao chamado ‘comércio conversacional’, com uma API para bots no Facebook Messenger, seguindo tendência vinda da Ásia. Além disso, inúmeros estabelecimentos comerciais de pequeno porte e profissionais liberais já usavam as duas plataformas de mensageria para a oferta de seus produtos e serviços antes mesmo da disponibilização de ferramentas oficiais para tanto”, afirma ele.

ItalacNOVA CAMPANHA DA ITALAC
A F&Q Brasil apresenta campanha baseada em uma história real com foco na família láctea da linha Zero Lactose da Italac. Quem estampa os filmes são os embaixadores da marca, Lázaro Ramos e Taís Araújo. A cena mostra o ator Lázaro cozinhando com o creme de leite zero, já que ele é intolerante à lactose. A campanha estará no ar nas TVs Globo, Band e Record, além de ilustrar relógios de rua na capital de São Paulo, anúncios em revistas e um forte movimento no meio digital. No filme, Lázaro aparece preparando uma receita de estrogonofe, reproduzindo uma cena típica do dia a dia, e em uma conversa descontraída com a mulher, Taís, relembra a emoção que sentiu ao experimentar esse prato pela primeira vez, já adulto, uma vez que não havia alternativas durante sua infância e adolescência para os intolerantes à lactose. A partir dessa experiência, o ator desenvolveu um paladar mais aguçado, até porque não podia saborear pratos da culinária que continham o leite. Em sua fala, ele descreve emocionado o que sentiu: “Aí eu coloquei na boca e senti aquele gostinho”. Interrogado por Taís, ele conclui: “É que deu alegria, né!?” E ela finaliza o filme: “Por isso que toda a linha zero lactose da Italac aqui em casa sempre tem”. “Ficamos contentes em ver a progressão dos vídeos que desenvolvemos para a Italac. Eles fazem parte da campanha institucional iniciada em 2016 para reforçar o conceito da marca. É a primeira vez que a Italac faz campanhas e isso só chancela sua potência depois de 20 anos de história”, ressalta Fernando Quinteiro, sócio-presidente de planejamento e atendimento. As peças foram produzidas pela Mixer e estarão no ar em rede nacional em diferentes programas da TVs Globo, Band e Record. “Foi muito interessante como a história da campanha foi construída. O casal representa a família unida, bem-humorada e de sucesso, acessível a todos, como os produtos da marca. Somado a isso, foi possível contar uma história real do Lázaro, uma vez que a linha zero lactose propicia a oportunidade de degustação de diversos pratos para pessoas com restrição. O filme tem apelo emocional, com um toque de bom-humor e fala diretamente com o público-alvo da marca”, destaca Paschoal Fabra Neto, sócio-presidente de criação.

AÇÃO DIFERENTE
O Agibank, banco 100% digital, está fazendo uma ação diferente para anunciar seu patrocínio na camisa do Corinthians. Um post nas redes sociais do time está contando que o timão tem um novo patrocinador, sem dizer quem é, e divulgando um número de celular, através do qual a novidade será revelada. Ao enviar uma mensagem para o número, o torcedor recebe uma resposta do Agibank. O texto diz que o banco acredita que hoje em dia podemos fazer tudo pelo celular, até mesmo descobrir quem é o novo patrocinador do time. A mensagem estimula o download do app e ainda destaca uma das principais inovações do Agibank: o único banco onde o número da conta é o número do celular.

MCHECONCOPACABANA OPEN DE BEACH TENNIS
Rio de Janeiro recebeu nos últimos dias o Copacabana Open de Beach Tennis, primeiro torneio de tênis de praia do Rio. E a MChecon Rio, em parceria com a Uplim Agência, foi a responsável pela entrega da cenografia do evento. “As particularidades do Rio de Janeiro e suas estruturas a beira mar colocam a prova nossa capacidade de construção e nos desafia mais uma vez”, destaca Marcelo Checon, CEO da empresa. Com capacidade para receber até 1.500 pessoas, o local reuniu os principais jogadores do ranking mundial da modalidade em três torneios.

AÇÃO NO DIA DO BEIJO
A Evino, um dos maiores e-commerces e aplicativos de vinhos do Brasil, realizou uma ação em sua Fan Page do Facebook, para celebrar o dia do beijo, e deu o que falar nas redes sociais. No post, a marca explicou que enviaria uma caixa com 10 vinhos para quem postasse, nos comentários, uma foto caprichada mostrando que beijo e vinho são uma dupla perfeita. Os autores das 10 imagens mais curtidas ganhariam o prêmio.
Tudo começou quando um dos seguidores da fan page da Evino no Facebook, Everton Duarte, se empolgou com a ação erevelou que não tinha uma companhia especial para degustar a bebida caso ganhasse a promoção. O perfil da Evino na rede social, claro, deu uma forcinha para o Everton e promoveu uma grande movimentação nos comentários do post, com o objetivo de encontrar uma pretendente para o solteiro do pedaço. Depois do alvoroço, Gianne Rodrigues, também seguidora da Evino, respondeu a mensagem de Everton dizendo que amava vinhos e, como uma mulher de atitude, o convidou para provar um rótulo. Após o match público na página, a Evino, claro, mobilizou um jantar para os dois amantes de vinho, além de oferecer um workshop exclusivo sobre vinhos na sede da empresa, em São Paulo. “Foi uma situação inesperada, mas ficamos muito felizes em ver a movimentação dos seguidores para encontrar uma pretendente para o Everton. Desejamos que o romance permaneça e que tenha como ponto de partida a paixão por vinhos”, diz Elaine Ishibashi, chief brading officer da Evino.

VIRALATA_DIVULGACAOVIRALATA ANUNCIA NOVO SÓCIO
Consolidada no mercado de produção audiovisual, a VIRALATA Produções anuncia a entrada do publicitário Vinícius Monteiro, ex-sócio da extinta LEMON e da agência STALK, para o cargo de Diretor de Inovação e Comunicação, integrando o time composto por Gabriel Correa e Castro, Diretor Geral e Produtor executivo; Elisa Petry, Diretora de Operações; Danielle Fragelli, Diretora de Relacionamento e Rafael Machado, Diretor Audiovisual. “A Viralata tem oito anos no mercado carioca. Somos uma empresa jovem e plural, já desenvolvemos mais de 500 filmes publicitários e corporativos, séries e documentários para clientes como: Thyssenkrupp CSA (atual Ternium do Brasil), Neoenergia, Brasfels e Unimed-Rio. A atuação também passa pelas agências, tais como NBS, WMcCANN, Fields e Binder. Chego para dar ainda mais qualidade ao trabalho e desenvolver as unidades de negócio, dando uma visão mais criativa e estratégica aos projetos”, destaca Vinícius Monteiro. O momento é de virada para a VIRALATA, que pretende estar entre as cinco maiores produtoras cariocas até 2019 e a resposta para este movimento são as produções que estão acontecendo neste exato momento. O filme Blitz, que conta a trajetória da banda de Evandro Mesquita, em parceria com o Canal Curta!, e o documentário Palace II, produzido em parceria com a Globo Filmes, marcam o trabalho em 2018.

NOVA GERENTE DE CLIENT SERVICE
A Logan, empresa multinacional especializada em marketing mobile, tem uma nova gerente de Client Service. Jéssica Paiola Campos, ex-YContent e Navegg, é formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e, será responsável por liderar os processos de implementação, reporting e pós-venda da Logan. Dentre as estratégias da nova gerente, está o aprimoramento no atendimento ao cliente e no cuidado pós-venda. “Nossa tecnologia fornece grande volumes de dados que precisam ser compartilhados e analisados pela expertise de nossa equipe. Por isso, temos a qualidade do atendimento como uma prioridade”, explica Campos. Com 101% de crescimento em 2017 em relação ao ano anterior, a empresa planeja ter uma ascensão ainda maior neste ano, por isso o foco é criar a melhor estrutura para atender a crescente demanda. “A Jéssica tem uma experiência de oito anos no mercado digital, com comprovados resultados de sucesso operacional. Por isso, acredito que ela será uma peça fundamental para o crescimento do nosso departamento de Client Service, que é cada vez mais querido pelo nossos clientes,” complementa Francesco Simeone, diretor de Negócios da Logan Brasil. Com presença em oito países, a Logan é líder em marketing mobile na América Latina, sendo a única empresa da região a ganhar três Smarties, o prêmio máximo da categoria. No Brasil, a empresa atende todas as maiores marcas do mercado, cobrindo todos os segmentos, do financeiro ao consumer goods.

frame2HOSPITAL DO AMOR
A personagem principal da nova campanha do Hospital de Amor é uma animação 3D, mas o roteiro representa a vida de qualquer criança ou adulto que se depara com a necessidade do tratamento de câncer. O filme de quase 3 minutos procura retratar o impacto não só na vida do paciente, mas na de familiares, profissionais de saúde e amigos que lidam com ele, mostrando que, na verdade, o melhor remédio para tratar a doença é, antes de tudo, o amor. A peça assinada pela WMcCann, Zombie Studio e Loud faz parte da primeira grande comunicação do hospital, referência no tratamento e prevenção de câncer no Brasil, após a mudança do nome de Hospital do Câncer de Barretos para Hospital de Amor. O filme é apenas uma das peças de uma campanha ainda maior que vai trabalhar a comunicação do hospital de maneira mais ampla ao longo do ano. “Esse novo nome, na verdade, é uma tradução do que sempre aconteceu no hospital, que já era chamado carinhosamente por seus colaboradores, familiares e pacientes de Hospital de Amor. Então, a criação deste filme veio mostrar essa história por meio de uma bela animação 3D, refletindo o que se passa na vida de muitas pessoas que são assistidas por nossa instituição”, afirma Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor.

TRABALHO CONCEITUAL DA CAMPANHA
À WMcCann coube todo trabalho conceitual da campanha, levando à criação do curta-metragem. Uma solução criativa que surgiu quase que naturalmente, uma vez que o novo nome do hospital nada mais é do que um componente fundamental para o tratamento da doença. “A mudança de nome é muito estratégica, uma vez que o foco é o tratamento de crianças”, conta André Marques, VP de criação da WMcCann, acrescentando: “O novo nome reflete uma abordagem mais humana e moderna para o tratamento, uma mensagem que foi muito bem construída com o talento dos diretores de criação Eiji Kozaka e Marcelo Conde, o redator Gustavo Cavinato e os diretores de arte Francisco Oliveira e Ian Hartz”. A direção do filme ficou por conta da Zombie Studio. Foram 10 meses estudando a narrativa e todo o visual da animação, o resultado: personagens, minuciosamente detalhados, além da riqueza de elementos e grande quantidade de movimentos nas cenas. “Esse filme possui um tema ultrassensível que, desde o início, impactou diretamente os profissionais e artistas do estúdio pelo fato de falar do câncer – uma doença que já atingiu familiares diretos de pessoas que trabalham no estúdio. Portanto, esse projeto pediu um carinho mais que especial para podermos ajudar a se tornar realidade e ajudar na causa da luta contra a doença.” destaca Paulo Garcia, diretor e sócio da Zombie Studio.

TRILHA SONORA
E não poderia faltar uma trilha sonora emocionante para dar o tom certo ao filme. A canção “Heart Full Of Love”, foi criada especialmente para a campanha por Felipe Vassão e Rafa Kabelo, da Loud, e interpretada pela cantora norte-americana Rebecca Peters. “A gente amou, literalmente, o desafio de ajudar a contar essa história através de uma canção, e tanto a criação quanto os diretores do filme nos deram carta branca pra criar, algo muito raro no mundo atual. Houve um envolvimento emocional muito grande por parte de toda equipe, movidos pela história, pela mensagem e pelas nossas próprias experiências pessoais: minha mãe teve câncer, tenho outros familiares que também estão nessa luta, e sabemos o quanto o amor, apoio e presença fazem a diferença. Tentar transmitir isso numa canção era o mínimo que podíamos fazer” afirma Felipe Vassão – maestro da Loud. Para assistir ao filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=naXplhurrCU

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 7, Sandra Maria Freire Lopes, Simone Ferreira, Clemilton Vaz-Link Propaganda; dia 8, Ana Lúcia-Competence, Andréia La Câmara, Márcia Borges de Carvalho-Caixa Seguros, Rosemere Lima de Souza-BB, Tânia Aguilar-MEC, Vanessa Botelho, Artur Barros Moreira-Digital, Wesley Santos-Digital Group; dia 9, Kalina Benedete, Maria Helena Werber, Soraya Lobo, Renato Lúcio de Oliveira Lemos-Sindpub, Henriette Galo, Rubens Alves Gomes, Ana Lúcia Oliveira; dia 10, Laisa Fernandes, Iáscara Saraiva, Tatiana Soares Fabrino-EBC, Alexandre Araújo-Cia de Propaganda, Cláudio Paim-TV Globo-SP, Everton Carlos Pereira-Jornal O Globo, Elaine François; dia 11, Cláudia Pereira-Gabinete C, Cida Matos-3 Mídia, Patrícia Maria Ramos de Arruda-BB, Renata Innecco Bittencourt de Carvalho-Uniceub, Felipe de Albuquerque, Juliana de Andrade Rocha; dia 12, Carla Dutra Correia, Josué Jorge Barros Leite Campos-Jorge Leite Associados, Mario Lucio César de Assis-Ideafix Propaganda; dia 13, Alessandra Cunha, Ana Paula Lopes, João Carlos Amador, Reginaldo Lacerda.