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COLUNA PEDRO ABELHA

ESPALHANDO FELICIDADE
Felicidade é poder fazer escolhas! O Brasília Shopping tem mil e uma opções e mil e um motivos para fazer o brasiliense feliz. O centro de compras, que traz a capital no nome fez 21 anos no mesmo dia que Brasília completou 58, segue uma trilha de inovação, com novidades e surpresas para 2018. Os propósitos vão em direção à efervescência fashion e cultural, à diversidade, à sustentabilidade, à gastronomia afetiva e a um calendário repleto de eventos imperdíveis! “Vivemos um tempo de transformação. No Brasília, as ideias tomam corpo e movem a cidade para longe do lugar comum. A ousadia continua sendo a nossa marca e no decorrer do ano vamos espalhar felicidade”, adianta o superintendente do empreendimento, Geraldo Mello. Em 2018, a campanha institucional do Brasília Shopping traz peças no rádio, na TV, nas redes sociais e no próprio centro de compras. “Vamos falar sobre felicidade. Nossa campanha traduz um estado de espírito, uma aposta em um ano mais leve e feliz. E ser feliz é ter mil e uma opções, mil e uma oportunidades, mil e um eventos, mil e uma coisas para fazer. Tudo isso, bem no coração da cidade”, adianta a gerente de marketing do Brasília Shopping, Renata Monnerat. Com direção de criação de Cláudia Pereira e direção de arte de Clarissa Teixeira, da Gabinete C, a campanha busca na exuberância da natureza e das artes e na leveza inspiração para a identidade visual. “Como recurso gráfico, escolhemos a colagem de fotos de modelos com ilustrações de flores e folhas e ilustrações outline”, diz Clarissa. Para traduzir a felicidade em estar em um lugar agradável, a agência apostou em um clima de alto astral, simplicidade e luz natural nas fotos e peças da campanha. “Seguindo essa linha criativa, na qual felicidade tem a ver com leveza, com tranquilidade e com o belo chegamos ao slogan Brasília Shopping, mil e um motivos para ser feliz”, aponta Cláudia.

ESPAÇO GOURMET REPAGINADO
Para brindar esse propósito, o Brasília acaba de entregar ao público uma Praça de Alimentação repaginada. O espaço traz um novo conceito e receberá, em breve, uma operação âncora que é referência em São Paulo. O mobiliário foi totalmente substituído e uma ambientação acolhedora transformou a área gourmet, trazendo o aconchego e o charme que os shoppings mais conectados do País oferecem. “É uma praça que privilegia o encontro, a convivência, o bate-papo descontraído, fatores que marcam uma nova relação com a gastronomia que o mundo inteiro está experimentando”, enfatiza Mello. O projeto tem a assinatura da arquiteta Maria Eduarda de Almeida, da Reis Arquitetura. A proposta luminotécnica é de Pedro Martin, da Isowatt. A praça tem cerca de 610 lugares. Mais do que um espaço destinado a refeições, o Brasília Shopping está disponibilizando ao público um spot de bem-estar. “A hora do almoço, do lanche ou do jantar deve ser uma experiência prazerosa e essa renovação abre os braços para esse momento”, acrescenta Monnerat. E por falar em novidades, em breve, um dos mais autênticos restaurantes de São Paulo desembarca em um dos espaços âncoras da praça gourmet. A casa oferecerá uma culinária de excelência, cheia de personalidade, com pratos da cozinha italiana contemporânea.

SITE TAMBÉM REPAGINADO
O site do Brasília também está repaginado. Mais leve e com mais informações, o endereço eletrônico traz dicas culturais, de eventos, de serviços, de restaurantes e das mil e uma opções oferecidas pelo centro de compras. E muito mais está por vir. Até dezembro, uma programação que agrega arte, fomento à sustentabilidade, moda, gastronomia e experiências vai movimentar o shopping com o Mercadinho do Brasília, o Brasília Doce, o Conexão Brasília Shopping e o Vogue Fashion’s Night Out (VFNO), que surpreenderá novamente a cena da moda na capital. “Vamos multiplicar esse universo criativo e de ideias inesgotáveis. O Brasília será mais Brasília do que nunca!”, acrescenta Monnerat.

MASTER SEMINARS BRASÍLIA
No dia 10 de maio, Brasília recebe especialistas do mercado digital para apresentar e discutir as principais novidades do setor na prática. Trata-se do Master Seminars Digitalks que reúne conteúdo atualizado, apresentado em 2 salas simultâneas por mais de 10 palestrantes para falar sobre tendências, cases, troca de experiência, integração e outros temas da atualidade. O Master Seminars surgiu no Expo Fórum de Marketing Digital, principal evento anual do setor promovido pelo Digitalks, com conteúdo e seminários práticos. A pedido do público, o formato está sendo aplicado fora da capital paulista, com o diferencial de acontecer em 2 palcos simultâneos. “Disseminar conteúdo de qualidade para capacitar o mercado regional e facilitar a conexão entre pessoas e empresas de todo o país são os pilares do Master Seminars, que serão realizados em três cidades fora de São Paulo neste ano. As palestras com maior duração proporcionam o aprofundamento no tema e, consequentemente, melhor aproveitamento”, esclarece Gabriela Manzini, Head de Conteúdo do Digitalks. Durante todo o dia, o público terá acesso a dois palcos simultâneos, que compreendem os temas Content e Mobile e Mídia e Performance. “A ideia do Master Seminars é trazer aprofundamento nos temas para os profissionais de Brasília e região, com o intuito de estimular o desenvolvimento do seu setor digital e de comunicação e negócios. Para tal, os seminários serão mais aprofundados, com qualidade de conteúdo e foco em workshops como os atuais master classes que vemos no mercado paulista atualmente”, comentou Gabriela.
Entre os assuntos abordados estão O mercado não perdoa as empresas que não fazem a leitura correta do momento, com Thiago Buchler, Sócio da Good to Connect, que abordará a importância das empresas em mudar sua cultura, estrutura e maneira de atuação do negócio. Wagner Kojo, Head of Business Industry da Stefanini, fala sobre Evolutionary Marketing. Ao término do dia acontece o Happy hour de negócios que estimula a troca de experiências entre profissionais da região e executivos convidados.
O Master Seminars Brasília acontece no Windsor Plaza Brasília, que fica no Setor Hoteleiro Sul Q. 5 BL N – Asa Sul, das 9h às 19h, reúne mais de 10 palestras e Happy Hour de negócios. As vagas são limitadas para o melhor aproveitamento. A inscrição deve ser feita no site da Digitalks, através do link digitalks.com.br/eventos/master-seminars-digitalks-2018-brasilia/. Informações através do e-mail forum@digitalks.com.br ou do telefone (11) 3159-1458.

DIGA-ME COM QUEM ANDAS
Nos dias 8 e 10 de maio, das 19h30 às 21h30, acontece, em Brasília, o workshop “Diga-me com quem andas”, sobre Análise de Redes Sociais. As vagas são limitadas e a inscrição custa R$ 30 (trinta reais), com valor revertido para o projeto Vestibular Cidadão. O encontro é uma parceria entre o Conversa Coletivo de Comunicação Criativa e a OUT3 – Creative Solutions, e acontece no Manifesto Coworking (206 Norte). A inscrição deve ser feita pelo link bit.ly/RedesConversaOut3. O workshop terá como facilitador o coordenador de Estratégia & Inteligência na GlobalTech Artificial Intelligence, Pedro Carvalho, e é destinado a profissionais de Comunicação, empresários e curiosos do assunto. Tem o objetivo de capacitar profissionais para identificar e demandar análises relacionais de públicos e influenciadores e permitir a compreensão de grafos e, dessa forma, interpretar achados e identificar insights. O “Diga-me com quem andas” será dividido em cinco módulos, teóricos e práticos: Histórico da análise de redes; Principais conceitos e métricas; Distribuições e algoritmos; Aplicações na comunicação; Limitações em trabalhar com API (Application Programming Interface) de redes sociais e Estudos de Caso. “Trabalharemos aspectos históricos da análise de redes e como suas aplicações se dão no mundo da comunicação digital. Além disso, veremos exemplos práticos que demonstram como essa metodologia pode se aliar a meios mais tradicionais de pesquisa para auxiliar diretores de conta e analistas a atenderem seus clientes e públicos com mais eficiência”, explica Pedro Carvalho.

REGGAE_12MUSTAFARAY NA COPA
Com o Campeonato Brasileiro em campo e às vésperas da Copa do Mundo na Rússia, a agência Abille elencou Marco Luque para estrelar mais uma campanha da Sportingbet. Esta é a segunda vez que o humorista é requisitado pela agência para promover o “Sportingbet. TV”, site gratuito de estatísticas e live score. Ano passado, Luke participou de campanhas com as personagens de Silas Simplesmente e Jackson Faive. Este ano, Mustafary fará sua estreia. Rodado no litoral de São Paulo, na praia de Guaiuba no Guarujá, a Abille criou a equação perfeita para que Mustafary se sentisse em casa. Na peça audiovisual, ele convida a todos a participarem do time de palpiteiros mundo afora. Praia, sol, surf, galera, energia e muito futebol. O vídeo clipe também conta com a participação especial de Fabricio “Vai Cavalo” Werdum. O lutador brasileiro de MMA é patrocinado pela Sportingbet desde 2015, ano em que conquistou o tão almejado cinturão da categoria peso pesado do UFC. Com o slogan “Todo mundo tem uma chance. Aproveite a sua”, o filme explora todo o carisma e graça do personagem. Divertido e cheio de energia, é embalado por um jingle marcante que promete ser mais um chiclete de ouvido da playlist da Copa do Mundo da Rússia. A criação é de Rodrigo Giordano, CCO da Abille. O filme será veiculado durante um ano, em formatos de 60”, 30” e vinheta de 5”, além de formatos para mídias digitais.

NOVO ROSTO DA SODIÊ
A primeira campanha da Agência Rái Publicidade que vai lançar o rosto do cantor Wesley Safadão como novo rosto da marca Sodiê Doces é assinada pelo VP de criação Guilherme Fleury e Maurício Cavalcanti e vai ao ar em rede nacional para o Dia das Mães. Com o título Sodiê Manifesto, o filme resgata a imagem da Dona Cleusa, fundadora da Sodiê, como matriarca da marca que leva a junção dos nomes de seus filhos, Sofia e Diego e remete ao cuidado que ela tem com sua empresa ao mesmo que tem com seus filhos. Todo o material traz o cantor e a fundadora da Sodiê como protagonistas, e reforçam o papel da Dona Cleusa como a idealizadora dos bolos que fazem tanto sucesso nas franquias de todo o Brasil.

ViewImageTROCA DE APRESENTADORA
Troca de Estilos, produção local do Discovery Home & Health, estreia sua terceira edição de cara nova: a apresentação do programa estará sob o comando de Mel Fronckowiak. Recém-contratada pelo canal, Mel começou as gravações em abril e será a responsável por receber a cada programa uma dupla de mulheres que não gostam nada do estilo uma da outra, e terão que abandonar suas zonas de conforto para passar por uma transformação completa com a ajuda da apresentadora e de especialistas de moda e beleza. A terceira temporada de Troca de Estilos será composta por vinte episódios com trinta minutos de duração cada e ainda não tem data de estreia definida. A série é uma coprodução entre Discovery Home & Health e a Zola Filmes. Mel Fronckowiak é gaúcha e estudou jornalismo na Universidade Católica de Pelotas. Em 2011 e 2012 integrou o elenco da novela “Rebelde”, da RecordTV, como uma das protagonistas. Em 2013 lançou o livro “Inclassificável: Memórias da Estrada” e em 2014 estreou como nova integrante do programa “A Liga”, da Band. Comandou ainda a websérie “Carefree Desabafa”, em 2015, e fez parte do elenco das séries “O Hipnotizador”, da HBO, e “3%”, da Netflix. Desde setembro de 2015 comanda o programa “Destino Certo”, no canal +Globosat.

AWIN LANÇA MODELO INÉDITO
O mercado nacional de marketing de afiliação sempre funcionou remunerando o primeiro e o último clique. Mas isso está com dias contados: a rede de afiliação Awin acaba de lançar o Awin Pay Per influence, modelo de pagamento por influência que mensura a porcentagem exata de remuneração que cada afiliado deve receber. O serviço já existe no Reino Unido e é inédito no mercado brasileiro. Com o programa, a estimativa da empresa é de aumentar em 30% a variedade de afiliados remunerados em cada compra já nos próximos meses. Para Rodrigo Genoveze, Country Manager da Awin no Brasil, o principal intuito da novidade é fazer com que afiliados que agregam valor tenham uma remuneração mais justa. “Sabemos que existem afiliados com grande influência no funil de vendas mas que não são remunerados no modelo tradicional de CPA [custo por aquisição], que considera apenas o último clique. O sistema do pagamento por influência possibilita que o anunciante tenha acesso a informações detalhadas sobre o perfil dos usuários e a influência de cada afiliado, propiciando uma remuneração adicional”, explica. O produto é importante para evitar que um publisher subscreva o outro e para remunerar de acordo com a importância que cada setor exerce para aquele anunciante. O segmento de moda, por exemplo, está mais ligado a uma decisão de compra rápida. Então o primeiro clique, que cria o laço inicial de engajamento, é o mais importante. Já na venda de produtos da linha branca, o último clique é o que define a conversão. Cada anunciante poderá decidir o que é mais valioso para ele, de acordo com o tipo de usuário e o tempo de decisão de compra. A partir dessa escolha, cria-se uma regra e o sistema automatiza o CPA em função dela, possibilitando também um ganho de escala.

mala idealAMOR DE MÃE
Com o Dia das Mães chegando, o site Mala Ideal realiza uma promoção nas redes sociais e o prêmio será uma Bolsa de Viagem e uma mala tamanho P, ambas da linha Ruby da Lansay – que contam com design diferenciado e alta qualidade das matérias-primas utilizadas. Para participar é simples: Basta curtir a página da Mala Ideal e postar uma foto criativa com a sua mãe com as hashtags #AmorDeMae e #MalaLansay. O resultado sairá no dia 11/05 e o regulamento está no site – goo.gl/Ru8DKY. Para quem deseja presentear as mães com malas e bolsas de altíssimo padrão e ótimo custo-benefício, o site Mala Ideal segue com promoções exclusivas e uma variedade de modelos. Para mais informações acesse – www.malaideal.com.br/

DUAS NOVAS CONTAS NA SALLERO
A Sallero, agência de soluções integradas de Live Marketing, Digital e Mídia do Grupo CDI, anuncia a chegada de dois novos clientes ao seu portfólio: a Dow – empresa do setor químico, reconhecida como uma das companhias mais sustentáveis no Brasil – e o Santana Parque Shopping – da rede Aliansce Shopping Centers e localizado na Zona Norte da capital paulista. Parceira da Dow desde 2017, a Sallero agora será responsável pelas estratégias e execuções de eventos da companhia global pelos próximos dois anos. Já no Santana Parque Shopping, primeiro da rede Aliansce com uma comunicação fundamentada a partir do pensamento digital, a agência realizará toda a estratégia e gestão dos canais digitais. A equipe de atendimento da Dow na Sallero está sob os cuidados de Ricardo Moraes (ricardo.moraes@sallero.com.br) e Gabriela Martins (gabriela.martins@sallero.com.br). O Santana Parque Shopping conta com o atendimento de Cristiane Gimenes (cristiane.gimenes@sallero.com.br) e o apoio da equipe de Digital da agência.

RiachueloMATERNIDADE SEM REGRAS
A campanha de Dia das Mães da Riachuelo deste ano reuniu um time poderoso de mães e seus filhos para transmitir frases e mensagens de empoderamento da maternidade, reforçando que as mães podem e devem ser quem elas quiserem ser. A campanha, que tem um vídeo como a principal peça para o digital e também para o offline, foi ao ar dia 24. Isabeli Fontana, Mica Rocha, Helen Ramos, Carol Ribeiro, Laura Fernandes, Ana Claudia Michels e seus filhos participaram das fotos e vídeo da campanha, que exalta o poder das mães de serem elas próprias – seja ela mandona, amorosa, ciumenta, cuidadosa ou companheira. “Seja menino ou menina, seja de um, seja de muitos, seja de coração, seja da barriga, no dia das mães seja tudo de uma vez”, diz uma das mensagens do filme. “É um vídeo simples e sensível com o objetivo de tirar das mães aquela imagem padronizada em lugares comuns, todas iguais. Cada mãe é a melhor mãe do mundo à sua maneira, com o que tiver para oferecer, sendo feliz da forma que ela realmente é”, explica Marcella Kanner, gerente de Marketing da Riachuelo. Cada uma ao seu estilo, essas mães cheias de personalidade também darão depoimentos exclusivos para as plataformas digitais da Riachuelo, sobre o que a maternidade significa para cada uma delas.

MASTER EM NEUROCIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Os avanços da neurociência abriram novas perspectivas para a compreensão do comportamento humano. Como o funcionamento do cérebro humano afeta os comportamentos de consumo? Essa é a principal questão a ser respondida pelo Master em Neurociência do Consumidor. Criado pela ESPM, instituição de ensino superior referência nas áreas de Publicidade, Marketing, Consumo, Comunicação e Economia Criativa, o Master em Neurociência do Consumidor oferecerá um programa de pós-graduação inédito no Brasil, que vai levar aos alunos uma visão do comportamento do consumidor sob o olhar da neurociência. Além do ineditismo temático a ESPM inova também no método de ensino/aprendizagem ao desenhar o curso na modalidade Blended Learning, uma tendência na educação, que evidencia o caminho híbrido para o processo de educação fazendo convergir o modelo presencial com o on line. Na proposta, estudantes de diferentes localidades do país irão participar de atividades a distância de forma integrada e com ritmos de estudo e flexibilidade horária personalizadas, bem como de encontros presenciais simultaneamente realizados nas 3 unidades da ESPM (São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre) e baseados em métodos ativos de aprendizagem como Problem Based Learning; Project Based Learning, Método do Caso, entre outros. Nesses momentos presenciais não haverá aulas expositivas, o aluno vivenciará o processo da chamada “Sala de Aula Invertida” com a fundamentação teórica tratada nas atividades on line (síncronas e assíncronas) e resgatada presencialmente através das vivências práticas advindas dos métodos propostos. O contexto social em que vivemos é híbrido em sua essência e a ESPM através dessa proposta inovadora antecipa uma tendência da educação em que não haverá mais modalidades (presencial e on line) separadas. A educação refletirá a realidade híbrida da sociedade. Serviço: Master em Neurociência do Consumidor; Início: 8/5/2018; Duração: 3 semestres, com encontros presenciais bimestrais, às sextas-feiras, das 10 às 18 horas.

Gripe Rodoviária ReduzidaMS FAZ CAMPANHA EM RODOVIÁRIAS
O Ministério da Saúde inicia a sua 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, prevendo atender, inicialmente, perto de 54 milhões de pessoas que fazem parte do grupo prioritário da vacina. A campanha publicitária, criada pela agência Cia de Comunicação & Publicidade – CCP, convocando a população para a prevenção contará com veiculação em 48 painéis publicitários da TR Mídia, espalhados pelos diversos ambientes e plataformas de embarque das rodoviárias do Tietê, Barra Funda e Jabaquara, em São Paulo. A veiculação da campanha aproveita o aumento de usuários dessas rodoviárias que devem aproveitar o feriado prolongado de 1º de maio. A previsão é que cerca de 320 mil pessoas devam passar pelas plataformas dessas três rodoviárias entre 27 e 30 de abril, sendo os destinos mais procurados as regiões do Litoral Norte e Sul de São Paulo, Interior de São Paulo (Vale do Paraíba), Sul de Minas Gerais, Norte do Paraná, Curitiba e Belo Horizonte. Argeu Carlotti, Diretor da TR Mídia, comentou que “o aumento de passageiros nesta data promete bater recordes. Esse fato convenceu o Ministério da Saúde que a ação contará com mais impacto, atendendo, assim, aos objetivos da entidade de conscientizar a população sobre a importância da vacinação preventiva”. A vacinação do Ministério da Saúde começa em 23 de abril e se estende a 1º de junho. A veiculação da campanha se estende pelo mesmo período.

WORKSHOPS GRATUITOS
A produtora de filmes La Casa de la Madre, de São Paulo (SP), lança um projeto para compartilhar com o mercado suas experiências em projetos audiovisuais de storytelling e branded content. Destinado às áreas de marketing, vendas e Recursos Humanos, o programa “La Madre na Estrada” visa jogar luz ao tema de uma maneira pragmática e objetiva, mesclando conceitos, técnicas, práticas de mercado e exercícios de criação que capacitam os times a criarem histórias para cumprir os objetivos de seus departamentos.
“A humanidade se moldou ao redor de histórias, mas as empresas ainda estão descobrindo o potencial do storytelling para construir valor e conexão com a sua audiência. Queremos compartilhar nosso conhecimento adquirido com os mais de 200 filmes que já criamos e produzimos para marcas do mundo todo”, comenta o roteirista e CEO da produtora, André Castilho, que conduz os workshops. Entre as primeiras empresas visitadas pelo “La Madre na Estrada” estão o canal HBO, a startup 99 e a varejista Óticas Carol. As empresas interessadas em participar desse circuito de workshops gratuitos, podem acessar o hotsite (http://conteudos.lacasadelamadre.com.br/solicitacao-de-palestra) e preencher o cadastro. É necessário que a companhia tenha mais de 100 funcionários e que o board executivo esteja presente na dinâmica. As vagas são limitadas.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 30, Giovanna Carla de Oliveira Granada, Magda Santiago Paiva Dias, Francisco José Cunha Martins(Franzé)-Artplan, Luciana Gaudêncio-Vivo, Francisco José Palhares-IBAMA, Rafael Borela-Bus TV, Pedro Rocha; dia 1º, Clarisse Mendonça da Silva, Marluza Matos, Patrícia Rocha, Homero Caldeira Viana de Paula, Otto Sarkis-Hplus, Tatiana Arata, Roberto Monteiro-McCann Erickson, Maira Schreck-Perfil Publicidade; dia 2, Francisco Dal Molin-Elemidia, Junice Rosa-Banett Ferrer, Agripino Zumba-Radiobrás, Darlan Rodrigues-Agência Neurônio, Gilvan Ferreira Ximenes-Secom, Lucio Caramori-LewLara,Vinícius de Sá, Carlos Eduardo Moreno-Perfil Publicidade; dia 3, Alexandre Antunes Vieira-Secom, Charles Marar-Espaço Comunicação, Fausto Salim, Rodrigo Nunes Gurgel-BB, Rodrigo Simões-Lew Lara TBWA, João Marchise-Ogilvy e Mather, Willian Martins-Proativa Comunicação; dia 4, Julio César Viola-ABC Propaganda; dia 5, Fabíola Santos de Medeiros-BB, Maria Laurinda da Silva Fares, Alexandre Paes-Sinal Verde, Francisco Cámpera, Irineu Francisco de Oliveira Neto-Prommo7, Rafael Peixoto-BB, Ana Laura-Artplan, Gabriela Plazio; dia 6, Fernando Carvalho Horta, Simão Luiz Kovalski-BB.