Coluna Pedro Abelha | Coluna Pedro Abelha
Home » Coluna » Coluna Pedro Abelha
PROATIVA CAPA

Coluna Pedro Abelha

PROATIVA É FINALISTA
A Proativa Comunicação é finalista em duas categorias na maior premiação do setor no país, o “Prêmio Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa”, iniciativa criada em 2015 pela Mega Brasil e a Maxpress para homenagear os executivos de comunicação corporativa e as agências de comunicação mais admiradas do país. Vencedora em 2015 na categoria “Melhor Agência de Comunicação do Centro-Oeste”, a Proativa concorre, este ano, em duas categorias: Agências Nacionais e Agências Regionais (Centro-Oeste). A segunda etapa, que definirá os vencedores, começou na semana passada e vai até o dia 20 de abril. Somente os profissionais cadastrados – o cadastro deverá ser feito pelo telefone (11) 5576-5600 ou pelo e-mail:patrickribeiro@megabrasil.com.br – pela Maxpress, poderão participar da votação. A premiação estimula o desenvolvimento do empreendedorismo entre profissionais da comunicação de todo o território nacional. Três clientes da agência também figuram entre os maiores executivos de comunicação corporativa do centro-oeste. São eles: Alexander Oliveira, gerente de Marketing da Emplavi; Jakelline Batista, gerente de Marketing da Fast Açaí; e Neyson Freire, coordenador de Comunicação e Marketing do Cofen. Os TOP 10 Brasil e os TOP 5 de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul serão homenageados com diplomas e troféus simbolizados pela onça pintada, em solenidade marcada para o dia 17 de maio deste ano em São Paulo, no encerramento do 21º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, no Centro de Convenções Rebouças. “Temos trabalhado arduamente para oferecer uma entrega de qualidade para o nosso cliente. O nosso desafio tem sido acompanhar a velocidade das mudanças no universo da comunicação e ofertar serviços convergentes com a atual demanda do mercado”, afirma Flávio Resende, diretor executivo da Proativa, lembrando que o só pela indicação já somos vencedores e que o mérito deve ser compartilhado com toda sua equipe, formada por jornalistas, social medias, publicitários e especialistas em Comunicação Organizacional.

produtosCAMPANHA PARA INTERVENÇÃO DO RIO
Começa a circular pela cidade na última semana de Abril uma campanha assinada pelo Gabinete de Intervenção do Rio de Janeiro apelando para que as pessoas não comprem produtos de origem suspeita para não “alimentar a violência que depois se volta contra você”, como diz o texto dos anúncios, cartazes e filmes de TV. A campanha será veiculada voluntariamente em jornais, bancas, Metrô, trens da Supervia, ônibus, outdoors, TV aberta e fechada. Cada peça mostra um produto entre os preferidos pelo público, desde uma simples bala de menta até um smartphone ou um headphone. O detalhe é que no cantinho da bela embalagem mostrada em fundo impecavelmente branco tem uma mancha de sangue. O conceito “Foi barato, mas pode ter custado uma vida” completa o apelo. “A ideia é conscientizar as pessoas para que elas façam a parte delas no combate à violência como um todo e ao roubo de cargas em particular.” explica Gustavo Bastos, Diretor de Criação da Onzevinteum e criador da campanha junto com as Diretoras de Arte Karina Puppin e Clarisse Costa. A agência criou e ajudou na veiculação voluntariamente, assim como todos os parceiros e veículos de comunicação.
A campanha entra no ar em Abril com mídia impressa, mídia exterior, cartazes de banca, rádio e redes sociais. Em um segundo momento, a campanha ganhará ainda filmes para TV.

KB!COM CONQUISTA TRÊS CONTAS
A KB!COM, agência de comunicação corporativa, ficará à frente das ações de relacionamento com a imprensa para o Brasil e países da América Latina das feiras in-cosmetics Latin America 2018, Feiplastic 2019 e Automec 2019, a primeira do portfólio internacional Reed Exhibitions e as outras do nacional pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. A agência já tem experiência em trabalhar com eventos da Reed, como exemplo a in-cosmetics Latin America 2017. De março a dezembro de 2017, a KB! esteve à frente da comunicação da 4ª edição, com aumento significativo dos resultados em comparação a edição anterior em quantidade e relevância, incluindo publicações importantes no Uruguai, Equador, Peru, México e Colômbia. Com a Feiplastic e Automec, a KB!COM tem como desafio oferecer um trabalho de assessoria de imprensa consistente na América Latina, com resultados que sejam considerados uma evolução em relação as últimas edições. “São eventos já tradicionais e consagrados nos nichos em que atuam, por atingir e impactar um público qualificado. Entendemos a importância de inovar a maneira de comunicar com ações planejadas para atender as estratégias de cada feira”, reforça Kelly Boscarioli, CEO da KB!COM. Ainda no atendimento LATAM, a KB!COM soma experiência com grandes nomes de mercado como a inglesa Bango, a dinamarquesa Danfoss e a multinacional japonesa Sysmex, por meio de sua subsidiária brasileira. Todos estes players interessados em uma inteligência de comunicação traduzida em resultados efetivos.

A PRIMEIRA E ÚNICA PIZZA HUT
A rede Pizza Hut, reconhecida como uma das maiores redes de pizzarias do mundo, lança sua nova campanha, resgatando a força do seu pioneirismo no mercado brasileiro. Tendo como assinatura “A primeira e única Pizza Hut”, o conceito relembra e reforça que a Pizza Hut foi a primeira a apresentar a famosa massa pan ao mundo. A comunicação, criada pela WMcCann, estreia hoje, dia 16, e apresenta o novo posicionamento da marca no país. É o primeiro trabalho da agência após a conquista da conta em fevereiro deste ano. Além do filme para TV, a comunicação marca o início de uma ampla presença na plataforma digital, que promete definir um novo momento da marca nas redes sociais. Tudo isso de um jeito mais interativo, divertido e inesperado, ou seja, de um jeito primeiro e único – assim como sua nova assinatura. A campanha conta também com uma minuciosa estratégia de performance, trazendo irresistíveis conteúdos de produtos recheados de “appetite appeal”, levando os consumidores direto para o delivery ou para a Pizza Hut mais próxima. “Pizza Hut tem um plano forte de crescimento para os próximos anos. Nosso foco está em ampliar a penetração da marca e também a frequência de pedidos em loja e no delivery. Ter um parceiro criativo e ao mesmo tempo com visão de negócio, como a WMcCann, é fundamental nesse processo de transformação”, diz Renata Campos, gerente-geral da Pizza Hut no Brasil.

Pizza Hut - WMcCannNOVO POSICIONAMENTO
“Com esse novo posicionamento, vamos aproximar a marca do público mais jovem e mostrar o pioneirismo da Pizza Hut”, destaca André Marques, vice-presidente de criação da WMcCann. E acrescenta: “Vamos nos apresentar como se fosse a primeira vez e sugerir encontros únicos todos os dias. Queremos que a Pizza Hut reconquiste seus clientes todos os dias”. Por meio do conceito “a primeira e única”, a criação desenvolveu uma série de filmetes que exploram personagens imaginários, como Adalberto, o primeiro e único alpinista de muretas; Waldemar, o primeiro e único pirata de aquário; e Doralice, a primeira e única professora de esquilos. Tudo isso atrelado ao princípio de que a Pizza Hut é mais do que pizza, tendo o queijo como diferencial, assim como sua borda alta e sua massa “crocantaaaaça”, para usar um dos adjetivos da própria campanha. A comunicação também não esquece de explorar o custo-benefício dos produtos, mostrando os preços promocionais da “Hut do dia”.
Para assistir ao filme, acesse: https://youtu.be/3IJQZpk_NV8

MUDANÇAS NA DM9DDB
Desde a posse dos novos copresidentes, Marcio Oliveira e Paulo Coelho, a DM9DDB vem passando por profundas transformações. A mais recente delas é a promoção de Adriano Alarcon a VP de criação da agência, ao lado de Arício Fortes. A mudança faz parte da estratégia da agência de entregar um trabalho cada vez mais integrado e digital, em sintonia com o futuro da comunicação. Em fevereiro os copresidentes, Márcio Oliveira e Paulo Coelho, aproveitaram a folga de Carnaval dos funcionários para lançar o projeto de gestão batizado de DM9 99 DIAS. A dupla quebrou paredes, redesenhou o layout e preparou a agência para uma maior integração, união e aproximação das áreas. O projeto tem o objetivo de parear as equipes para expandir a capacidade produtiva e aprimorar eficiência no fluxo de produção da agência.

NOVA VISÃO NA CRIAÇÃO
Alarcon, que é diretor de arte de formação, tem 20 anos de experiência e já passou pela AlmapBBDO, F/Nazca e FCB e pela DM9 anteriormente. Retornou à agência há dois anos como diretor de criação. Nessas duas décadas, esteve a maior parte do tempo envolvido com trabalhos offline, mas foi no online que ganhou metade dos seus 36 leões em Cannes e criou vários outros cases de sucesso. Entre eles, o filme em looping para o Drive-Thru do McDonald’s, que virou benchmark global do Facebook. “A minha experiência em on e off vem ao encontro com a nova visão de trabalho da agência, cada vez mais híbrida e integrada. Minha missão será levar ainda mais o pensamento digital para todo time da DM9. O objetivo é criar espaço para diálogos e experiências que transbordem a mídia onde estão sendo anunciadas, sem abrir mão da excelência”, destaca Alarcon, que também é formado em Gestão de Negócios e Cinematografia. Já dirigiu diversos comerciais, além do último videoclipe de Preta Gil. “O Alarcon tem feito um trabalho consistente e relevante nos últimos anos aqui na DM9. Ele trouxe a qualidade de acabamento do mundo offline para as produções online, elevando o padrão das nossas entregas. É essa habilidade natural de trafegar nos dois mundos e de fazer as coisas acontecerem independente do orçamento, que o levaram a assumir uma nova responsabilidade nesse momento tão importante da agência”, conta Paulo Coelho, se referindo às mudanças significativas que vem ocorrendo na DM9 desde que ele assumiu a copresidência.

NOVIDADES DO ATENDIMENTO
Outra mudança recente na DM9DDB foi na área de Atendimento. Rafael Carmineti passou a responder pela vice-presidência de Atendimento. O profissional tem mais de 20 anos de carreira e passagens pela WMcCann, Lew’Lara\TBWA, Loducca e Futura Propaganda. Em 2014, Carmineti foi finalista do prêmio Caboré na categoria Profissional de Atendimento.

EDSON SANTOS VOLTA À MCHECON
Edson Santos está de volta à MChecon group, assumindo como Gestor de Planejamento. Há 23 anos o profissional ingressou no ramo de eventos, participando de grandes projetos para o Rock in Rio e Salão do Automóvel, onde adquiriu vasta experiência no departamento orçamentário. A contratação de Edson acontece para aperfeiçoar os planejamentos às necessidades dos clientes. “Agora seremos mais precisos na apresentação dos custos e sugestão de materiais”, ressalta Marcelo Checon, CEO e fundador. Com isso, a função não se limitará apenas a parte orçamentária, passando a considerar todo um planejamento e mapeamento do projeto em busca de novas oportunidades e ideias que otimizem os investimentos. “Estou muito feliz com essa nova oportunidade à frente da gestão de orçamentos da MChecon. Com anos de experiência, chego para reforçar a área, contribuindo para que um projeto seja executado com precisão desde o início, com soluções criativas que otimizem a verba do cliente”, explica Edson.

DE TELA EM TELA
Em sua nova campanha, “De Tela em Tela, O Brasil Multitela”, a NET mostra como os brasileiros estão “multitelando” a todo momento os seus filmes, séries e programas de TV favoritos. A NET apresentou o novo conceito “multitelas” no início de 2017, que hoje já faz parte do dia a dia de todos os clientes que estão conectados de diversas formas: pela TV, computador, tablet e celular, dentro e fora de suas casas. Com criação da Talent Marcel, traz pessoas de diferentes perfis e regiões do país “multitelando”, ao som do reggaeton, com uma versão nacional da música Sock It To Ya, do rapper californiano RedFoo. A campanha é composta por sete filmes e a veiculação contempla TV, mobiliário urbano, rádios, cinemas e digital. Os filmes ainda retratam o comportamento dos brasileiros em situações comuns, como assistir séries enquanto tomam sol na praia ou a uma transmissão de um campeonato de surf durante uma viagem de ônibus. E com o futebol em alta em 2018, o esporte não poderia ficar de fora: cenas de campeonatos esportivos também estão contempladas na campanha. Tudo isso reforçando que a NET é a melhor parceira para assistir desde os seus programas favoritos até grandes competições mundiais. “Os NETs agora já sabem o que é e como podem “multitelar” e queremos reforçar isso em todo o Brasil. Só a NET está com seus clientes em todos os lugares e em todos os momentos, conectando-os com tudo o que interessa. Esta nova campanha reforça o conceito da TV Everywhere que faz parte do DNA da empresa”, comenta Roberta Godoi, diretora de comunicação da NET. “Esta campanha é uma grande celebração do movimento multitela que já se espalhou pelo país inteiro”, afirma Philippe Degen, Diretor de Criação da Talent Marcel

ACREDITA BRASIL
A MRV Engenharia lança campanha “Acredita Brasil”. No filme, que está sendo veiculado na TV aberta, a companhia demostra confiança no crescimento do país e seu apoio aos brasileiros, provando que quando uma empresa privada decide continuar firme no seu propósito de construir o lar para mais de um milhão de pessoas, ela contribui para recolocar nos eixos as engrenagens do país. Os grandes números da companhia contribuem com o desenvolvimento do país, gerando novos empregos, novos parâmetros para o setor, desenvolvendo e dando uma maior qualidade de vida à população. A MRV acredita que quando uma empresa investe, inova e confia, ela não cresce sozinha. Veja a campanha: www.youtube.com/watch?v=TIOn_xR6fSQ&feature=youtu.be!

DCIM100MEDIADJI_0054.JPG

CAMPANHA VESTE O CRISTO REDENTOR
Uma pesquisa inédita realizada pela Ipsos no Brasil, apontou que 91% da população desconhece totalmente a UCE (Urticária Crônica Espontânea), doença que afeta mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. Ao se verem com os sintomas da doença, as pessoas passam anos buscando sua causa e, em razão disso, a maior parte dos pacientes desiste de procurar um médico. Para reverter essa situação e auxiliar essas pessoas a voltarem a ter uma vida normal, a campanha de conscientização “UCE – Todos pela Causa”, foi inteiramente focada no paciente e na informação sobre a doença. A campanha foi criada pela AMZ para a Novartis, com estratégia de PR da Economídia. O filme principal da campanha narra a vivência de quatro pacientes e conta com o protagonismo do ator Eriberto Leão, que imediatamente aceitou o desafio de se tornar embaixador da causa e de comunicar para o maior número possível de pessoas que: “sim, a UCE tem tratamento, e quanto mais gente souber, mais poderemos ajudar”. Como essa doença não escolhe perfil ou classe social, o plano de mídia e de relações públicas foi traçado para atingir o maior número possível de pessoas na TV aberta e fechada, rádio e Youtube, além de serem feitas parcerias com uma diversidade de canais digitais, artistas e influenciadores – escolhendo parceiros que realmente se solidarizaram pela causa. Para lançar a campanha, o Cristo Redentor, um ícone nacional que representa o Brasil no mundo e uma das sete maravilhas do mundo moderno, recebeu uma projeção de proporção inédita e “vestiu a camisa” da campanha na noite do seu lançamento. articiparam do lançamento celebridades como Ellen Roche, Flávio Canto e Gabriel O Pensador. Mais informações no hotsite: www.tudosobreuce.com.br.

VOICE DRIVE
Quem nunca teve a sensação de que propagandas de carro são todas parecidas? Independente do cenário ou terreno, por trás está sempre uma voz pomposa que dá mais “peso” para qualquer anúncio. Pensando nisso, a Peugeot resolveu inovar e trazer algumas dessas vozes para a frente das câmeras, oferecendo uma experiência única de direção avaliando o novo SUV Peugeot 5008. A experiência é o que dá origem a campanha Voice Drive para promover o lançamento, que é mais uma etapa para consolidar a oferta de gama SUV da marca Peugeot no Brasil. “Não poderíamos estar mais orgulhosos do momento vivido pela Peugeot. Depois do sucesso de público e crítica do novo SUV Peugeot 3008, a marca mais uma vez supera expectativas e traz o NOVO SUV PEUGEOT 5008, modelo muito bem avaliado por consumidores e especialistas, e reforça a nova Peugeot como referência no universo SUV”, diz Antoine Gaston-Breton, diretor de Marketing da Peugeot. E complementa Alessandra Souza, gerente de Marketing da Peugeot: “Para lançar o novo SUV Peugeot 5008, a nossa campanha precisava ser ousada e diferente e responder ao mesmo nível da entrega de produto. Melhor do que narrar é experimentar! Foi isso que fizemos. Nunca um SUV foi tão longe”.

BRINCANDO COM AS VOZES
A peça, criada pela agência Tribal Worldwide, brinca com algumas das vozes mais reconhecidas em comerciais de carros. Os locutores Ithamar Lembo e Edinho Moreno foram convidados para experimentar o NOVO SUV PEUGEOT 5008 na pista do autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Lá, ao invés de apenas narrar algumas das funcionalidades do carro, eles puderam experimentar – mas ao mesmo tempo mantendo a entonação típica dos comerciais. O resultado é, ao mesmo tempo, engraçado e surpreendente. “Todo filme de carrão vem acompanhado daquele vozeirão inconfundível de locutor. É algo que já está no imaginário popular. Nessa campanha, a gente decidiu fazer algo inédito, tirando esses famosos profissionais de trás dos microfones dos estúdios e levando eles para pilotarem o NOVO SUV PEUGEOT 5008 e sentirem na prática cada funcionalidade do carro”, diz Adriano Abdalla, Executive Creative Director da Tribal Worldwide.
Criada para ambientes digitais, a campanha traz Stories de 10 segundos com diferentes momentos narrados pelos locutores. Além dos Stories, a campanha será veiculada digitalmente em formato de vídeo longo, de 2 minutos, e vídeos curtos de 30 segundos. Começou no dia 12 de abril e fica no ar até junho, com um alcance potencial de 19 milhões de pessoas.

Ri Happy30 ANOS DA RI HAPPY
A nova campanha da Ri Happy remete a um encontro de gerações e mostra como a marca se mantém presente na vida das pessoas desde que foi fundada há 30 anos. Criada pela WMcCann, a comunicação é totalmente embalada pelo conceito da marca de diversão e desenvolvimento infantil através do brincar. O filme estreia dia 12 de abril na TV aberta e por assinatura, mas todo trabalho conta com uma série de ações digitais, garantindo ainda mais envolvimento e interação do público. A comunicação terá ainda um selo comemorativo, exibindo o Solzinho da Ri Happy, personagem símbolo da rede.
“Temos orgulho de toda nossa história e isso nos motiva ainda mais a escrever os próximos 30 anos. Planejamos continuar nosso crescimento orgânico com novas unidades por todo país, fortalecimento no setor Baby, continuidade no crescimento acelerado do e-commerce e iniciativas omnichannel. Ainda esse ano, faremos a inauguração da nossa primeira loja no modelo One Stop Shop, na Zona Norte de São Paulo, ampliando nosso portfólio de produtos para oferecer uma experiência única de compra”, afirma o CEO da Ri Happy, Héctor Núñez.

EXPLORANDO AS LEMBRANÇAS
“Procuramos explorar de forma lúdica a lembrança das pessoas e em como elas se sentem quando estão em uma das 192 lojas da rede”, afirma André Marques, vice-presidente de criação da WMcCann. Para isso, o filme apresenta uma criança que sozinha percorre a loja Ri Happy a procura de um presente de aniversário. A peça segue explorando o lado lúdico e divertido, até surpreender o expectador ao revelar que aquela criança que se sente tão à vontade na Ri Happy, indo às compras sozinha, na verdade, é a mãe da criança aniversariante, representando esse sentimento de volta à infância quando ela vai a uma loja da rede. Todo filme é permeado pelo conceito da marca de que “brincar faz bem e nos torna pessoas mais felizes”.
Outras duas versões do filme não esquecem a importância do apelo promocional, ainda mais em período de aniversário da marca. Os filmes mostram que durante o período, acima das compras de R$ 80, o consumidor pode ganhar um jogo de tabuleiro: “Brincadeiras do Solzinho”. As peças também estarão disponíveis na plataforma digital, como nas redes sociais Facebook e Instagram. Para assistir ao filme, acesse: https://youtu.be/RcteWoOv2ZU

Road Show - Ogilvy (4)ROAD SHOW EM AGÊNCIAS
Em tempos de discussões sobre métricas para a mídia OOH, a pergunta que ainda não se fez foi: as métricas disponíveis no mercado garantem o retorno sobre o investimento tão desejado pelo cliente? As novidades divulgadas no mundo da mídia OOH trazem um novo formato de estudo, patrocinado por grandes players desse mercado, oferecendo aos planejadores de campanhas, dados de alcance, frequência e GRP, com métricas de audiência para o setor. Mas, apesar de relevante e necessária, a iniciativa ainda não garante, efetivamente, a concretização da compra do produto anunciado. E é justamente esse o ponto que a Office Midia OOH apresenta ao mercado como seu grande principal diferencial competitivo. As comprovações de compras estão presentes nas análises realizadas pelos institutos Neogrid, Accera e Dunnhumby que possuem acesso ao Sell-out diário. Através dos relatórios fornecidos por essas empresas, é possível realizar o comparativo de vendas em locais onde foram veiculadas mensagens publicitárias e locais sem exibição. Para Marcelo Aguiar, diretor comercial da Office Mídia OOH, “a única métrica válida no varejo é a que comprava efetivamente as vendas realizadas no PDV. Estamos habituados a está dinâmica e já comprovamos resultados efetivos para clientes como AMBEV, L´Oréal, KraftHeinz e Hersheys, entre outros.”

SUPORTE ESTRATÉGICO
Aguiar esclarece que “a Office Mídia OOH oferece o suporte estratégico baseado em 3.540 entrevistas realizadas com clientes do GPA. A partir deste estudo, selecionamos os momentos mais oportunos para impacto nos shoppers. Com a parceria recente, realizada entre a Office Mídia OOH e a empresa Dunnhumby, especializada na análise de dados de comportamento dos consumidores na rede GPA, desenvolvemos ações diferenciadas com base no comportamento dos mais variados tipos de consumidores e na sua real disposição para consumir determinado produto, fazer trade up/trade down ou experimentar outras categorias. Com campanhas mais assertivas, aferimos melhores resultados e valorizamos cada vez mais os investimentos dos nossos clientes” resume o executivo. O momento, segundo Aguiar, é o de participar do sucesso nos resultados dos clientes. “Compreender os hábitos de compra dos clientes é o grande diferencial que oferecemos. Com a precisão das pesquisas, e o impacto frontal das nossas 320 telas digitais nos acessos às lojas do GPA, estamos seguros que os resultados serão surpreendentes”, afirma o Diretor comercial da empresa. Para detalhar mais como anunciantes e planejadores de campanhas poderão se beneficiar da métrica oferecida, a Office Mídia OHH e Dunnhumby realizarão Road Shows nas principais agências de publicidade do mercado, durante o mês de abril. O primeiro deles já foi realizado na Ogilvy com a presença dos principais profissionais da agência. Nesses encontros, a apresentação “Jornada do Consumidor” mostra os principais cases de sucesso promovidos com a Office Mídia OOH. Para agendar esta apresentação, basta entrar em contato pelo e-mail contato@officemidiaooh.com.br.

peeCAMPANHAS DA SINCRÔNICO MAIS
A Sincrônico Mais, empresa especializada em ações personalizadas e sincronizadas em vários níveis, realizou campanhas nas cidades de São Paulo para a Sociedade Brasileira de Urologia e Rio de Janeiro, para o 99 APP. Para a Sociedade Brasileira de Urologia, a Sincrônico Mais, em parceria com a agência Triunfo Sudler Brasil que criou a “Pee Parade”, com o objetivo de conscientizar a população sobre o problema da incontinência urinária e como os exames são importantes para tratar a questão. A veiculação da campanha, como sustentação de uma exposição realizada no Shopping Vila Olímpia, contou com uma adesivação e cenografia criativa de vasos tematizados por artistas plásticos, montados em um VUC da Brasil Mídia Móvel, que circulou por São Paulo entre 14 e 16 de março. Já para 99, a Sincrônico Mais, atendendo diretamente, realizou campanha na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de agregar motoristas interessados em trabalhar com a empresa no formato 99APP. A plataforma de mídia BMM foi um acessório cenográfico ambientado para o atendimento dos interessados, onde promotoras explicavam e cadastravam motoristas no ato. Nessa ação, a Sincrônico Mais foi a responsável pela estratégia adotada, por toda a produção que incluiu cenografia, uniforme, WiFi, além de toda a documentação legal para a locação dos pontos de parada, contratação e treinamento das promotoras e segurança. A Sincrônico Mais é uma empresa especializada em compartilhar com as agências e anunciantes soluções que levam suas ideias, produtos e serviços até o público-alvo de uma forma inusitada e impactante.

NOVA CAMPANHA DA CAIXA SEGURADORA
A Youse, plataforma de venda de seguros online da Caixa Seguradora, anuncia a veiculação nacional da nova campanha publicitária da marca. Apoiada pela #OuseEscolher, a campanha seguro auto foi desenvolvida pela agência Ana Couto e produzida pela Bufalos que tem como principal objetivo representar o novo momento da empresa que, em 2018, busca empoderar as escolhas de seus clientes. A campanha #OuseEscolher, que foi lançada nos meios de massa em 9 de abril, ficará no ar com a sustentação até o fim de maio, embora um breve warm up tenha sido divulgado em 19 de março no meio digital, além dos formatos MDOOH, boletins do Repórter Aéreo e uma ação integrada no programa Auto Esporte, da Rede Globo. Em 2017, a marca, que apostou no modo prático de contratação online do seguro automotivo, trazendo para o centro da discussão o questionamento do modelo adotado pelo mercado, em 2018 ilustra o empoderando cada vez maior das escolhas de seus clientes. “A campanha #OuseEscolher mostra um novo momento da marca, com o mote mais integrado e dinâmico, baseada nas qualidades do produto, na força do Stories como formato e nas vantagens de se tornar um Youser”, diz Leandro Maraccini Claro, CMO da Youse.

LINGUAGEM DIGITAL
“Nos apropriamos de uma linguagem digital para uma marca 100% digital, fazendo uso das características presentes no Stories do Instagram. Esta linguagem traduz o diferencial da Youse, que é a possibilidade de personalizar e fazer escolhas”, explica a sócia-diretora executiva da Ana Couto, Fernanda Galluzzi. João Paulo Magalhães, diretor de criação, complementa que “Nossa ideia foi recriar um formato já conhecido no online e ir além das redes, permitindo que nosso público tenha acesso à campanha em outros formatos de mídia off sem perder as impressões criadas no ambiente digital”.
Para produção e entrega dos filmes, a campanha que veiculará na TV aberta, Rádio, MDOOH e Digital contou com uma equipe de cerca de 150 pessoas em 6 locações e teve todo apoio da equipe Bufalos. “A parceria com a agência Ana Couto para esse filme foi muito positiva, acrescentamos cenas ao roteiro e a nossa linguagem de fotografia. É a nossa primeira campanha publicitária para a Youse. A Bufalos tem um DNA de guerrilha e, neste caso, mesmo tratando-se de um trabalho publicitário, viemos com uma equipe reduzida, focados na excelência da entrega”, comenta Guilber Hidaka, CEO e diretor da Bufalos.

DATA-DRIVEN
Outro pilar importante é o modelo de gestão Data-Driven da Diretoria de Marketing da Youse, que analisou, por meio de pesquisa e cruzamento de dados e risco, o tom, a mensagem e a escolha das praças, além da afinidade de target, baseada em cálculos de áreas de risco e planejamento mercadológico, utilizando o Método de Monte Carlo (MMC), que é uma metodologia estatística baseada em uma grande quantidade de amostragens aleatórias para chegar a resultados próximos de resultados reais e gerar conversão. “Para a Youse, além do target demográfico ambos os sexos, ABC, entre 25-49 anos, são utilizados cinco clusters psicográficos construídos a partir do perfil do comportamento dos motoristas. São eles: Autolovers, Urbanos, Tradicionais, Práticos e Indiferentes”, afirma Leandro Claro. Link para a campanha: https://youtu.be/7XXlOjvDeis

TELESENATELE SENA MILONÁRIA DE MÃES
Em um cenário lúdico e repleto de cristais, a apresentadora Eliana é a protagonista da nova campanha da Tele Sena Milionária de Mães – título comercializado pela Liderança Capitalização (empresa pertencente ao Grupo Silvio Santos). Nos comerciais, além de prestar uma emocionante homenagem ao Dia das Mães, a artista irá explicar ao público todas as novidades da edição que, pela primeira vez, contará com o prêmio instantâneo “Cupom Premiado” oferecendo Carros, Viagens em Cruzeiros, iPhones X, TVs e Joias em Ouro com brilhantes. “Fiquei orgulhosa de ser a representante das mães de todo o Brasil nesta linda campanha, num momento tão feliz da minha vida”, comenta Eliana que pela segunda vez estrela uma campanha de mães para o título. Mãe de Arthur, 6 anos, e da pequena Manuela, de apenas 7 meses, ela comemora em 2018 30 anos de carreira e lidera o ranking das apresentadoras de TV mais influentes nas redes sociais, conforme levantamento realizado por uma agência de marketing especializada no setor.
Além do inédito “Cupom Premiado”, a Tele Sena Milionária de Mães apresenta suas tradicionais premiações. A edição está à venda de 09 de abril a 20 de maio nas Casas Lotéricas e agências dos Correios de todo o Brasil por R$ 10,00. No Rio de Janeiro e em cidades do Estado de São Paulo, também é possível adquirir o título em bancas de jornal selecionadas. Vale lembrar que a campanha tem criação do Departamento de Propaganda e Marketing da Liderança Capitalização, com supervisão de Tadeu Lima, e traz filmes produzidos pela 511 filmes, com direção de Fernando Bianchi.

DIRETOR GLOBAL DE AUDIÊNCIA
A Kantar Media, líder global em inteligência de mídia, anuncia a nomeação de Bas de Vos como Diretor Global de Audiência (Audience Targeting & Activation). Com mais de 20 anos de experiência digital no mercado de mídia, De Vos liderará a evolução e o aperfeiçoamento das soluções de mensuração de audiência da empresa.
“Estou muito feliz por recepcionar Bas no time da Kantar Media. Suas conquistas como diretor administrativo da SKO (órgão responsável pelo monitoramento e reporte de audiência na Holanda) são reconhecidas por todo o mercado, e seu conhecimento profundo do ecossistema digital e da indústria de TV & vídeo vai garantir que a Kantar Media continue desenvolvendo as melhores soluções para os nossos clientes”, comenta Andy Brown, CEO Global e Chairman da Kantar Media.
“Estou muito feliz por me juntar à Kantar Media nesta nova função. O papel da medição multiplataforma nunca foi tão importante como no cenário digital atual e estou ansioso para combinar à expertise e o alcance da Kantar Media com a minha visão para soluções de medição da audiência digital”, finaliza Vos. O executivo assumirá o cargo em junho de 2018.

estilop_stripNOVAS CONTAS NA DESAFIO
A agência Desafio, que neste ano completa 30 anos, anuncia a conquista das contas Kärcher, Syngenta e Vivo Sabor. O grupo de comunicação, que atende grandes marcas, como Mercedes-Benz, Medley, Revlon, Montana Grill, Australian Gold, entre outras, teve um grande crescimento em 2017. “Foi um ano marcante, em março incorporamos a Estilo Propaganda e a Estilo Press; no meio do ano nos associamos à agência Produto de Campinas – coligada à Publicis -, que é especialista em varejo e contas públicas, com 37 anos de mercado; e reposicionamos a Berlim’89 nas áreas de eventos e live marketing”, detalha o publicitário Cássio Botelho. Segundo ele, não haveria esse crescimento sem muito trabalho, persistência e um time comprometido. “Conseguimos respeito com a nossa equipe, fornecedores e clientes, por acreditarmos no que fazemos, fazendo bem-feito e mantendo a ética e a transparência acima de tudo”, completa. O publicitário conta que quando a Agência Desafio iniciou, em 1988, as coisas eram bem diferentes. “Tudo começou com uma prancheta emprestada, três canetas nanquim, uma pequena sala alugada e muita garra e vontade. Hoje a realidade é outra, um grupo de comunicação com cinco empresas, passamos de três para quase 100 pessoas vestindo essa camisa, estruturas próprias para sediar nossos negócios, novas tecnologias, ferramentas, equipamentos; mas, nossa essência e garra continuam exatamente as mesmas do princípio. Fomos muito além do que eu poderia imaginar, e isso me traz muita satisfação, orgulho e gratidão”, explica.

GRUPO NÉF
Cássio Botelho quer aproveitar o aniversário da empresa para anunciar o Grupo NÉF – Nós, Ética e Flexibilidade – que atua com comunicação 360 graus. “Atuamos em todos os pontos de contato da comunicação, do branding à assessoria de imprensa; do planejamento e criação de campanhas ao lançamento de produtos; do live marketing a eventos corporativos; da gestão de comunicação de contas públicas ao mundo digital; enfim, com empresas especialistas e muito bem posicionadas, temos a expertise necessária em todas as frentes do relacionamento com os públicos estabelecidos”, ressalta. O publicitário ainda não anunciou quando ou como será o evento de aniversário, mas garante que as comemorações já iniciaram. ” Temos que fazer muitos brindes comemorativos, afinal chegar aos 30 anos em uma realidade política e econômica tão instável como a que vivemos não é tão simples. Queremos reunir todas as pessoas importantes na nossa história e festejar!”, finaliza Cássio.

PMU BRASIL FAZ CAMPANHA
Os canais de esporte, rádios, jornais, mídia exterior, redes sociais, sites e blogs especializados começam a veicular a nova campanha da PMU Brasil neste mês de abril. Empresa francesa que gerencia as apostas do Jockey Club Brasileiro, a PMU entregou sua conta para a Onzevinteum em março. A estratégia é popularizar o turfe e as apostas nos cavalos, aproximando o esporte do público. Para isso, a campanha lança um novo conceito, traçando um paralelo com o futebol. Segundo Adriene Trinca, Diretora de Comunicação e Marketing da PMU Brasil, “o turfe é um esporte emocionante e envolvente, tem tudo para conquistar um lugar no coração do brasileiro. Essa primeira campanha tem como objetivo desmistificar a imagem de que é um hobby da elite através do bom humor”. Já Gustavo Bastos, CEO e Diretor de Criação da Onzevinteum, ressalta que “a veia cômica e popular da campanha vai trazer o espírito do esporte e da brincadeira para o turfe e a qualidade do material, com produção impecável, vai manter a marca de tradição do Jockey ao mesmo tempo”. O primeiro comercial de TV mostra um hipotético proprietário de cavalos aristocrata falando com arrogância em sua bela casa do haras que, para ficar milionário com cavalos de corrida você deve investir muito e por muitos anos, desde garantir o melhor reprodutor até construir o “melhor centro de treinamento que o dinheiro pode pagar”. Neste momento, entra em cena um tratador puxando um cavalo que desmonta todo o clima “blasé” e diz que “ou então você aposta só 6 Reais e pode ganhar 5 milhões todo dia!”. Entra então o lettering “Aposte no turfe, emoção em doses cavalares”. Assina o filme com as patas dos cavalos correndo e a marca PMU.

Fotograma Aristocrata closeO MAIOR GP BRASIL DE TODOS OS TEMPOS
No segundo filme, o foco é o Grande Prêmio Brasil, principal evento do turfe no país, que acontece em junho. Nele, o aristocrata fala, sempre em seu tom arrogante, do glamour do GP, das “socialites e do jet set internacional” sempre presentes no evento há anos, diz que foi o bisavô dele que começou a tradição e como ele se sente à vontade ali na tribuna. Encerra dizendo que, “definitivamente não é pra qualquer um”. Neste momento, ele mais uma vez é interrompido pelo cavalariço puxando o cavalo e dizendo que “não é para qualquer um, é pra todo mundo! Não precisa ir de terno, a entrada é franca, tem food trucks e é pra toda a família”. No GP Brasil entram ainda ações de ativação dentro e fora do Jockey Club Brasileiro, campanha de mídia OOH, programática e redes sociais. Será o GP Brasil de maior investimento em todos os tempos.

HUMOR PARA POPULARIZAR O TURFE
No terceiro filme o humor ganha mais destaque. O comercial começa com o cavalariço sentado na poltrona do patrão, vestido como ele e imitando seu jeito arrogante:
“O turfe é para famílias abastadas, cheias de tradição assim como a minha. Macacos me mordam se não for assim!” ele segue na imitação quando é interrompido pelo patrão que chega de surpresa: Ora francamente! Ele se justifica: “Patrão, é que eu ganhei cinco milhões com a PMU e fiquei rico!” O aristocrata na mesma hora muda o tom e fala amigavelmente: “Patrão não, sócio, vamos comprar uns cavalinhos juntos?”

CAMPANHA GRÁFICA E DIGITAL
Nos meios digitais, no OOH e na mídia impressa, o apelo é pela emoção e a comparação do turfe com o futebol. “Nos cavalos não tem zero a zero” é o título da primeira peça, que começa a ser veiculada ainda em abril. Link dos filmes:
Filme “Aristocrata”: https://www.youtube.com/watch?v=X27IOgtiMWY
Filme “GP Brasil”: https://www.youtube.com/watch?v=OfWQmNhduxI
Filme “Tratador”: https://www.youtube.com/watch?v=phSEOt_-QZk

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 16, Ana Cristina Nogueira Mello Von Behr, Ester Venâncio Medeiros, Luiz Felipe de Olveira-BB, Ronald Andrade, Ulysses Ferraz, Juliana Nascimento-McCann Erickson; dia 17, Claúdia Patrícia da Silva-Sebrae; dia 18, Ivete Peixoto, Stael Dourado, Alvim D’Ávila, Eduardo Gomes de Faria, Milena Lima-Propeg, Vandemberg Costa-Lowfat Comunicação; dia 19, Beatriz Helena Ribeiro-Ministério da Saúde, Miriam Cristina Lima-Mistério da Agricultura, Renata Ziller-Sebrae, Anderson Pires-Signo Comunicação, Luiz Henrique Pimenta Rech, Sávio Marques, Larissa Bispo-Propeg; dia 20, Bárbara Corrêa-Editora Abril, Roberta Diniz, Omar Barreto Lopes-BB, Renato Alcântara-Embratur, Ricardo Antunes Ruas, Alex Pereira-McCann Erickson; dia 21, Lindalva Gomes, Humberto Junqueira-Vento Bravo Comunicação, Izo Zeigerman, Pedro Carlos Machado Peixoto Neto (Tupan)-Versus Representação, Otto Pajunk-Addict; dia 22, Denise Del Negro, Delmo Tomaz da Fonseca-Bees Publicidade, Halley Amaral, Mauro Sérgio Fernandes Silva-Exemplus Propaganda, Ricardo Tibães-Competence.