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O jeito Bancorbrás_Trabalhar sob pressão

Coluna Pedro Abelha

O JEITO BANCORBRÁS
A nova campanha do Clube de Turismo Bancorbrás está no ar! Com o slogan “O jeito Bancorbrás”, a ação foca em apresentar soluções de como lidar com os pequenos estresses do dia a dia, como a pressão no trabalho, o trânsito caótico na cidade, entre outros. O visual de férias e momentos de felicidade envolve o consumidor, gerando uma identificação imediata. A divulgação iniciou no último dia 18 de março, nas praças de Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB), com vídeo institucional transmitido no intervalo do programa Fantástico, da Rede Globo. E, desde o dia 19, a veiculação está acontecendo em televisão, rádios, jornais, revistas, outdoors, placas e outros. O on-line acontece por meio do site e das redes sociais da Bancorbrás, além de anúncios no Google e envio de e-mail marketing.

DUELO6NOVA CAMPANHA DA DECA COMFORT
Quem nunca saiu de um banheiro com a roupa molhada por ter o jato forte demais na torneira? Qual criança pequena consegue escovar os dentes sem deixar a água respingar? São situações do dia a dia como essas que serviram de inspiração para a nova campanha da Deca Comfort. Criada pela WMcCann, a comunicação explora a tecnologia das torneiras da marca para mostrar a eficiência dos produtos no dia a dia. O bom humor dá tom aos filmes que reproduzem dois dos mais rotineiros hábitos: lavar as mãos e escovar os dentes. As peças criadas para a plataforma digital mostram como essas situações, que muitas vezes causam muita molhação nos banheiros e lavabo, podem ser evitadas se o produto for Deca Comfort. Décadas atrás, a Deca foi pioneira ao oferecer arejadores para o Brasil, hoje, ao desenvolver e trazer Deca Comfort em todas as torneiras e misturadores para banheiro da marca, a marca promove uma evolução de mercado. “Essa campanha é um momento marcante na história da marca. Estamos nos comunicando diretamente aos consumidores, tratando de um problema real, do dia a dia das pessoas, onde a marca, através de muitas pesquisas, conseguiu tangibilizar uma solução a uma necessidade real de mercado. Para a WMcCann, o desafio foi o de mudar a forma da marca se comunicar: mais leve, direta, gerando identificação com o público alvo”, afirma Bruno Antonaccio, diretor de desenvolvimento e marketing da Deca. “Tratamos de maneira bem humorada aquilo que ninguém acha graça quando acontece com a gente: tomar um banho de torneira”, conta André Marques, vice-presidente de criação da WMcCann. A campanha também terá material impresso e ações nas redes sociais. Para assistir ao filme, acesse: https://youtu.be/0k8ISRYJ4d8

AGENCIADESAFIOAGÊNCIA DESAFIO COMPLETA 30 ANOS
A agência Desafio, que neste ano completa 30 anos, anuncia a conquista das contas Kärcher, Syngenta e Vivo Sabor. O grupo de comunicação, que atende grandes marcas, como Mercedes-Benz, Medley, Revlon, Montana Grill, Australian Gold, entre outras, teve um grande crescimento em 2017. “Foi um ano marcante, em março incorporamos a Estilo Propaganda e a Estilo Press; no meio do ano nos associamos à agência Produto de Campinas – coligada à Publicis -, que é especialista em varejo e contas públicas, com 37 anos de mercado; e reposicionamos a Berlim’89 nas áreas de eventos e live marketing”, detalha o publicitário Cássio Botelho. Segundo ele, não haveria esse crescimento sem muito trabalho, persistência e um time comprometido. “Conseguimos respeito com a nossa equipe, fornecedores e clientes, por acreditarmos no que fazemos, fazendo bem-feito e mantendo a ética e a transparência acima de tudo”, completa. O publicitário conta que quando a Agência Desafio iniciou, em 1988, as coisas eram bem diferentes. “Tudo começou com uma prancheta emprestada, três canetas nanquim, uma pequena sala alugada e muita garra e vontade. Hoje a realidade é outra, um grupo de comunicação com cinco empresas, passamos de três para quase 100 pessoas vestindo essa camisa, estruturas próprias para sediar nossos negócios, novas tecnologias, ferramentas, equipamentos; mas, nossa essência e garra continuam exatamente as mesmas do princípio. Fomos muito além do que eu poderia imaginar, e isso me traz muita satisfação, orgulho e gratidão”, explica.

GRUPO NÉF
Cássio Botelho quer aproveitar o aniversário da empresa para anunciar o Grupo NÉF – Nós, Ética e Flexibilidade – que atua com comunicação 360 graus. “Atuamos em todos os pontos de contato da comunicação, do branding à assessoria de imprensa; do planejamento e criação de campanhas ao lançamento de produtos; do live marketing a eventos corporativos; da gestão de comunicação de contas públicas ao mundo digital; enfim, com empresas especialistas e muito bem posicionadas, temos a expertise necessária em todas as frentes do relacionamento com os públicos estabelecidos”, ressalta. O publicitário ainda não anunciou quando ou como será o evento de aniversário, mas garante que as comemorações já iniciaram. “Temos que fazer muitos brindes comemorativos, afinal chegar aos 30 anos em uma realidade política e econômica tão instável como a que vivemos não é tão simples. Queremos reunir todas as pessoas importantes na nossa história e festejar!”, finaliza Cássio.

WOLOVO CHEGA AO MERCADO
Marcas e anunciantes são, atualmente, reféns dos algoritmos estabelecidos aleatoriamente pelas grandes redes sociais mundiais, como Facebook e Google. De olho no mercado e focada em solucionar o problema do baixo alcance orgânico desses players, chega ao mercado a Wololo, startup criada sob o conceito de Comunidades, com o objetivo de estabelecer uma conexão entre marcas e seus stakeholders. Segundo dados do próprio Facebook, menos de 3% dos usuários são atingidos por meio de posts orgânicos nas redes sociais, dessa forma as marcas não conseguem transmitir conteúdos relevantes a um público estratégico, tornando-se reféns do investimento de mídia para manter viva sua presença digital. Ao observar esse gap para a área de marketing, Eden Wiedemann, CEO e fundador, e Jackson Fullen, co-fundador da Wololo, lançam a Talkative. A plataforma é baseada no conceito de Comunidades e tem o objetivo de reunir pessoas relevantes para a estratégia da marca, criando verdadeiros hubs de comunicação para cada empresa. “No último ano vimos o boom de fintechs, agtechs e até mesmo lawtechs. A grande promessa de 2018 é o conceito de Comunidade. Vemos que a audiência cresceu muito nas redes sociais e os usuários são cada vez mais ativos. Porém, o conteúdo acaba se dispersando, gerando grandes esforços por parte das marcas para alcançar seu target, mais que nunca dependente de volumosos investimentos em mídia e ainda assim sem resultados efetivos. A Talkative chega como solução para esse problema, pois são criados clusters onde somente pessoas realmente interessadas sobre determinado tema participam ativamente das discussões propostas e realizam ações que ajudam a mensagem a chegar mais longe, sem depender de mídia ou alcance orgânico”, explica Wiedemann.

TRANSFORMANDO TARGET EM MÍDIA
A Talkative transforma o target em mídia, ou seja, uma marca pode montar uma base de usuários de colaboradores, fãs, trade, micro-influenciadores ou consumidores. Essas pessoas vinculam suas contas do Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, WhatsApp, Youtube e Vimeo à plataforma, recebem conteúdo customizado e sugestões de ações de engajamento que vão de compartilhar um post do Facebook, dar like em uma imagem no Instagram, enviar um vídeo para os amigos pelo WhatsApp, dar RT em um tuíte, assistir um vídeo, ler um texto, enviar uma foto ou até mesmo responder uma pesquisa. Ao realizar essas atividades, os usuários ganham pontos que podem gerar badges, um ranking ou serem resgatados como forma de incentivo. “Além do conceito de Comunidades, conseguimos unir a gamificação – que foi forte ano passado e continuará crescendo – para que o diálogo entre marcas e seus stakeholders possa ser leve, divertido e, de fato, efetivo. As possibilidades são inúmeras. Para os mídias, os compartilhamentos, RTs, vídeos e afins são ouro; para os profissionais de conteúdo é a segmentação das entregas já que podem oferecer um conteúdo adaptado para cada grupo, usando a linguagem e narrativa mais eficiente, além de contar com audiência garantida; e para as marcas é a possiblidade de fazer pesquisas em tempo real com uma base engajada e analisar tudo que é feito dentro da plataforma”, comenta Eden.

lutaFILHO TEU NÃO FOGE À LUTA
No momento sócio-político-econômico caótico do Brasil, a Reserva sobe ao ringue para bater no que nos agride. E convida a todos a lutar juntos. Para a campanha de Inverno 18, que conta com os lutadores Shogun e Demian Maia, a marca promove uma porrada nos problemas sociais, na violência psicológica e de gênero e tudo mais que nos envergonha. Para vencer é preciso um único peso-pesado: o amor. Filho teu não foge à luta é uma coleção engajada com a vida real. Ao vestir a camisa, a convocação se estende a série de frases de combate a causas como: racismo (“Diga-me a cor da sua pele e não te direi porra nenhuma”); censura (“Cala a boca já morreu. Quem manda na minha boca sou eu”); assédio (“A de assédio, B de bullying, C de chega”); Machismo (“Mulher é o sexo ágil”); entre outras. Para isso, foram eleitos quatro embaixadores: Jojo Todynho, Gretchen, Leo Jaime e Jonathan Haagensen. Baseada no tripé que alinha reciclagem, reuso e redução de impacto na natureza, a coleção inclui um grupo de produtos sustentáveis, como bermudas, polos, camisetas e calças feitas com fios que seriam descartados. O resultado é um efeito irregular que faz com que cada peça seja única. Os fios passam ainda por um tingimento que usa 50% menos água e energia, o que representa menos impacto ao meio ambiente. Os acessórios são desenvolvidos a partir de materiais reaproveitados. Sobras de tecidos, etiquetas e solas de calçados foram trituradas, prensadas e, ao final do processo, dão origem a uma matéria-prima totalmente nova.

A Riachuelo preparou um fashion film inspirado no poder da música em unir as pessoas para lançar sua nova coleção jeans com a temática rock’n’roll – a Jeans Rock Bands –, que chega às lojas em abril. A campanha, que marca o início dos trabalhos da Mutato para a Riachuelo, é composta por uma série de 11 vídeos, além de fotos para Facebook, Instagram e banners para mídia online. Além do vídeo principal com 5 personagens, filmes curtos serão postados no Stories da Riachuelo no Instagram, dando dicas versáteis de como as pessoas podem compor seus looks. Os outros vídeos da série mostrarão, a partir de cada personagem do vídeo principal, a conexão leve mas permeada de rebeldia e liberdade que o rock permite. “A música tem uma linguagem universal que conecta as pessoas e marca momentos da vida. Nossa campanha passa essa mensagem de que estar entre amigos e ouvindo artistas preferidos é um momento único”, diz Marcella Kanner, gerente de Marketing da Riachuelo. A coleção Jeans Rock Bands Riachuelo traz peças com estampas e referências de bandas icônicas como The Rolling Stones, Metallica, Nirvana, Red Hot Chili Peppers, Foo Fighters, Aerosmith e Guns N’ Roses, entre outras. As jaquetas e calçam chegam em versões destroyed para completar o mood rock´n´roll

Jakelline BatistaNOVA GERENTE DE MARKETING
A Fast Açaí, franquia goiana especializada em alimentação saudável, acaba de contratar uma nova gerente de Marketing. Trata-se da publicitária Jakelline Batista, pós-graduanda em Análise de Consumo e Marketing, com sete anos de experiência na área. Responsável pela gestão de marca, relacionamento com clientes e parceiros, além das estratégias de marketing integrado da empresa, Jakelline tem o desafio de manter a qualidade do trabalho, com a Fast Açaí em pleno crescimento, inclusive internacional. A executiva, que tem sua última passagem pelo Marketing da Frutos do Cerrado, acredita que o momento é favorável para uma parceria de sucesso. “A minha expectativa é ampliar e implementar melhorias junto com a marca, e expandirmos horizontes para o global”, finaliza.

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NOVO POSICIONAMENTO INSTITUCIONAL
A Johnson & Johnson Consumo do Brasil, companhia que faz parte da maior e mais diversificada empresa de saúde e bem-estar do mundo, anuncia o seu novo posicionamento institucional no Brasil, Saúde Todo Dia. O conceito reforça a relevância do portfólio de suas marcas no cotidiano de milhares de brasileiros, ajudando-os a viver de maneira plena e saudável. Para apresentar esse novo posicionamento será lançada uma campanha institucional seguida de e uma grande promoção, com estreia em abril, e reflete a essência de pioneirismo e inovação da Johnson & Johnson, que inaugurou diversas categorias no país e continua a transformar a rotina de cuidados pessoais dos consumidores. “Hoje, o conceito de saúde vai além da ausência de doença. Ser saudável é um estilo de vida. A nova saúde é sinônimo de bem-estar físico e emocional. Como uma companhia que está presente em todas as fases da vida dos consumidores com um portfólio de produtos para toda a família, promover saúde é, sem dúvida, o nosso propósito mais relevante”, explica José Cirilo, diretor de Marketing da Johnson & Johnson Consumo no Brasil. “Ajudamos os brasileiros a cuidar da saúde da pele, dos cabelos, da boca. Cuidamos da saúde do corpo, do alívio da dor. E, mais do que isso, ajudamos as pessoas a cuidarem de suas famílias”, reforça o executivo. “A Johnson & Johnson é tão presente na vida dos brasileiros que não percebemos o quanto os seus produtos já fazem parte do nosso dia a dia”, declara Paulo Coelho, co-presidente e CCO da DM9DDB. “Reposicionar uma marca icônica como essa é um daqueles trabalhos que entram para a história de qualquer agência. E o conceito Saúde Todo Dia é isso, ele reconecta a empresa à sua essência, sem perder a emoção e inovação que sempre fizeram parte do seu DNA”, conclui Paulo.

SAÚDE TODO DIA, PRÊMIO TODO DIA
Repetindo a fórmula de sucesso do ano passado, a Johnson & Johnson lança mais uma grande campanha promocional, conectada com o seu novo posicionamento. A promoção “Saúde Todo Dia, Prêmio Todo Dia” será realizada de 02 de abril a 28 de junho de 2018, com distribuição de prêmios diários instantâneos no valor de R$ 1 mil, além do sorteio de R$ 1 milhão no último dia da ação. Para dar mais visibilidade à campanha em todo o país, um time de embaixadores de peso foi escalado para endossar o conceito de estilo de vida saudável: o casal de atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, e o apresentador Marcio Garcia e sua esposa, Andrea Santa Rosa. O filme da campanha, que tem criação da DM9DDB, traz como trilha sonora uma releitura da música I Feel Good, de James Brown, e estreia em 09 de abril em TV aberta e nas mídias sociais. O filme mostra situações do dia a dia dos casais, que dançam e interagem com os produtos da Johnson & Johnson de maneira divertida e bem humorada. Para amplificar a mensagem, também estão previstas uma série de ativações com influenciadores nas mídias sociais, além de merchandising no programa Tamanho Família, da Rede Globo.
A estratégia de marketing digital é assinada pela agência Sunset. Já o desenvolvimento da identidade visual, do enxoval de materiais para Ponto de Vendas, além da gestão da promoção e coordenação do evento de lançamento são de responsabilidade da agência Tracy Locke.

Crystal 1CRYSTAL COM SWISH SWISH
Aproveitando sua campanha de lançamento, que já brincava com onomatopeias para expressar a sensação de provar Crystal Sparkling, a água com gás e aromas naturais da Coca-Cola Brasil, criou “Crystal com Swish Swish” para uma ação de comunicação no show da cantora internacional Katy Perry. Para isso, a marca matou a sede do público e de influenciadores, como Gretchen, convidada pela própria Katy para cantar com ela “Swish Swish” no palco. Toda a ação foi desenvolvida pela WMcCann e a Weber Shandwick. “A ideia foi aproveitar o conceito, a comunicação que já tinha sido lançada e o produto, que tem essa pegada de água com algo a mais, para brincar com esse ‘Swish Swish’ da música”, conta Nicolás Romanó, Diretor de Criação da WMcCann, acrescentando: “O público brasileiro estava ansioso pelo primeiro encontro presencial entre Gretchen e Katy Perry, e Crystal Sparkling enxergou essa oportunidade para propor uma ação divertida”. Sucesso da noite com Katy Perry, Gretchen matou a sede no backstage e fez posts e alguns stories declarando sua preferência por águas como Crystal Sparkling.

AWIN DAY 2018
Na última semana, a Awin promoveu o seu evento anual, o Awin Day 2018, no Centro Britânico Brasileiro, em São Paulo. O evento foi voltado para anunciantes, afiliados e experts de diversas indústrias e verticais, que enxergam no marketing digital um caminho para alavancar seus negócios. Foram discutidas as principais tendências e oportunidades de crescimento do futuro. Foi um dia de palestras, sessões interativas e insights.
O Country Manager da Awin, Rodrigo Genoveze, fez a abertura das atividades trazendo números sobre o crescimento da empresa no último ano. “Em 2017, tivemos um crescimento de 36% em receita gerada para os anunciantes e de 23% no número de comissões pagas a afiliados. De uma forma geral, estes números destoam do desempenho econômico brasileiro, apontando que o marketing de afiliação pode ser considerado um ponto fora da curva, o que é muito positivo para as lojas virtuais anunciarem e para os afiliados monetizarem”, indicou. Jasper Mulder, Head Global de Publishers da Awin, compartilhou insights da organização no mundo e mostrou que transparência e confiança são pilares compartilhados por todas as unidades da empresa no mundo. Mulder explanou sobre tendências de futuro, mídia de massa, marketing de influência e outros pontos relacionados a melhorar o ROI positivo para os anunciantes. “Outro modelo que tem revolucionado o mercado no Reino Unido e que está para ser lançado no Brasil, ainda neste semestre, é o de pagamento por influência. Este modelo inova porque mensura a porcentagem exata de remuneração que cada afiliado deve receber”, disse.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 26, Cristiane Montandon-Montandon Comunicação, Dirce Ferreira-Incra, Fernanda da Silva-Secom, Letycia Carolina Souto de Oliveira-BB, Sheila Portal-Ministério dos Transportes, EnioTaniguti, Henrique Gomes, José Carlos Ramalho Jr.-Secom, Luiz Carlos Carvalho-Global Comunicação, Thais Cardoso-Comunicata; dia 27, Sandra Regina Baraúna Recalde, Robson Paiva, Ana Seidl, Lílian Gabor-PPR; dia 28, Yole Maria de Mendonça, Valéria Primon-BB; dia 29, Elisabeth de Faria Araújo-Jornal A Tarde, José Eduardo Quariguazi da Frota, Luiz Antônio Moreti, Luiz Marcelo da Costa Correia, Luiz Paulo Azevedo Bittencourt-BB, Mozalt Fidelis, Marco Aurélio Nunes Pereira-Site ABC Político, Paulo Henrique Almeida Carvalho-BB, Marizete Marques dos Santos-Desigual Propaganda; dia 30, Adilson Granado-Repcon3 Representação, Alex Fernando do Prado, Carlos Eduardo Bastos Fialho-JCGontigo, Lair César Vasconcelos, Marcos Teixeira Dutra-Folha da Manhã, Márcia Mendonça-Ogilvy e Mather, Marina Lemos, Patrícia Cardoso, Zilma Carneiro da Silva; dia 31, Sergio Noronha, Jair Fernando Langkammer-Jornal Lago Notícias, Marcela Jaccottet, Patrícia Mezzaroba Scartezini-Cria 4, Reinaldo Roberto da Cruz-Armazém de Comunicação, Silvia Cristina da Silva Nunes, Leandro Borba; dia 1º, Eliane Silva de Paula-CEF, Keith Gomes, Luiz Ritton-Lew Lara TBWA.