Home » Coluna » COLUNA PEDRO ABELHA
capa

COLUNA PEDRO ABELHA

UM BOM PLANO PODE SALVAR SEU DIA
A nova campanha da Corretora de Seguros Bancorbrás está no ar. Com o slogan “Um bom plano pode salvar seu dia”, a ação trabalha a comunicação em forma de histórias, envolvendo o consumidor para que ele compreenda os diferenciais da corretora de forma lúdica e divertida. A ação evidencia o trabalho de assessoria – desde a aquisição de um plano até a ocorrência de um sinistro – que a empresa presta aos seus clientes, por meio de uma equipe qualificada. O plano de mídia, previsto no planejamento estratégico da Corretora de Seguros Bancorbrás, prioriza ações digitais, com o objetivo de ampliar a quantidade de novos clientes e consolidar os produtos da Corretora junto aos atuais usuários.

ALFAONZEVINTEUM CRIA PARA STUDIO ALFA
O retorno dos antigos sócios do Studio Alfa é o gancho da campanha criada pela Onzevinteum para o Studio Alfa, gráfica com 50 anos de história que ficou conhecida por imprimir em qualquer superfície e pela busca da qualidade em todos os trabalhos. O Studio alfa hoje é o maior fornecedor de impressões em plataformas digitais para agências de live marketing do Rio e uma das maiores do país. Imprime digitalmente em qualquer superfície, além das lonas e adesivos convencionais. Madeira, aço, acrílico, azulejos, MDF, madeiras especiais, Couro Cru. Suas impressões têxteis podem ser utilizadas para vestuário e uso promocional. Tudo com qualidade fotográfica.
A campanha será veiculada em jornais, mídia exterior, redes sociais e rádio, sempre focando a paixão, a excelência e a qualidade a preço justo que estão de volta com o retorno dos seus antigos sócios. Segundo Evando e Fabrício, a escolha da Onzevinteum para esta nova fase da comunicação do Studio Alfa se deve a “Procuramos uma agência que enxergasse nossa empresa com uma percepção diferenciada, mais criativa, para nossa campanha de reingresso ao nosso mercado de comunicação e marketing visual. Necessitamos nos reposicionar, mostrando que o Studio, além da qualidade, pontualidade, vai continuar sendo a empresa que mais investiu e vai continuar em pesquisas de novas tecnologias e soluções para seus produtos – este é o nosso diferencial”. Gustavo Bastos, CEO e Diretor de Criação da agência diz que “a campanha reflete a paixão do Evando e o que os clientes ganham com isso, é uma campanha que faz pensar, estamos muito felizes com o resultado final”.

Patricia_CAM29672NOVA DIRETORA DE MÍDIA
A WMcCann anuncia Patrícia Calheiros como diretora de mídia. Com mais de 10 anos de experiência no mercado publicitário e atuação em grandes agências como J. Walter Thompson, DM9DDB e Publicis, Patrícia acumula em sua carreira, trabalhos com anunciantes dos mais diversos setores e diferentes perfis de negócio. Entre alguns dos clientes no seu portfólio pessoal estão C&A, Unilever, Johnson & Johnson, Walmart, Whirlpool, Avon, Intel, entre outros. Além das agências, Patrícia também trabalhou no Google Brasil, o que garantiu uma grande expertise digital. Ela também é reconhecida pela capacidade de administrar contas globais, que exigem alinhamentos constantes e sinergia de trabalho com todas as frentes encarregadas. “Trazer uma profissional completa como a Patrícia, com ampla bagagem digital e com esse olhar para as novas necessidades da propaganda, traduz esse nosso novo momento da WMcCann.” afirma André França, diretor-geral de mídia da WMcCann.

GuanabaraPÁSCOA ENCANTADA
A rede de Supermercados Guanabara lançou ontem a campanha “Páscoa Encantada”, que traz mágicos, cartolas, coelhos e muitos chocolates. A ação de marketing, criada pela agencia Fullpack, inclui anúncios em TV aberta, jornais, mobiliário urbano e mídias digitais. Além de uma seleção variada de ovos de Páscoa e chocolates das principais marcas do mercado, os clientes poderão ganhar, semanalmente, por meio de sorteio, um automóvel Argo Drive 1.0 Flex/modelo 2018 e já com IPVA pago. Ao todo serão três automóveis. A promoção acontece entre 12 de março e 1 de abril. Durante o mesmo período também serão sorteados, diariamente, R$ 200,00 em compras. A empresa tem a expectativa de aumentar as vendas de ovos de chocolate em até 5% em comparação ao mesmo período do ano passado. O mix das lojas será composto ainda por 40 variações de barras de chocolates que totalizam mais de 2 milhões de unidades. A rede também aumentou em 10% os pedidos de bacalhau, azeite importado e vinho. Ao adquirir os produtos em qualquer uma das 25 unidades dos Supermercados Guanabara, a cada R$ 50,00 (cinquenta reais) e seus múltiplos, em compras efetuadas e pagas, o cliente receberá um cupom, para concorrer a prêmios gratuitos. Clientes que comprarem com cartão Guanabara Card ganharão o dobro de cupons. A promoção começa hoje, dia 12 de março.

shopping villalobosDIA DA MULHER DIFERENTE
Fugindo da prática comum da data de celebração do Dia Internacional da Mulher, com entregas de chocolates e flores, o Shopping VillaLobos propôs uma reflexão aos seus visitantes. Todos os clientes que estacionaram seus carros, no dia 08, foram surpreendidos no momento de sua volta com um manifesto nos retrovisores. O projeto desenvolvido em conjunto com a agência Santa Clara trouxe um olhar voltado para a causa feminina em frases de apoio às mulheres. “A mudança começa com a vontade. E isso as mulheres têm de sobra”, “Hoje é dia de bombons, flores e respeito” são algumas das mensagens recebidas pelos clientes neste gesto do Shopping. Leia o manifesto completo: “Quando se trata do desejo de mudar, não adianta dar jeitinho, se adaptar ou se ajustar. Porque mudança nunca acontece por acaso. Ela é fabricada. Requer muita vontade. E isso as mulheres têm de sobra. Hoje é um dia recheado de bombons, rosas e outros presentes valiosos. Mas além disso, as mulheres querem algo que não custa tanto: respeito. Durante anos, elas buscam por uma mudança. Desde o respeito no trabalho até o respeito nas ruas. Não é pedir muito. Aliás, nem deveria ser pedido. Dê voz ao lado feminino. A única coisa que elas não querem mudar, é a vontade de mudar.”

MAURICIO MORGADO (002)AMPRO LIVE TALKS
A AMPRO – Associação de Marketing Promocional acaba de lançar o AMPRO Live Talks, uma série de pocket eventos para levar informação e capacitação ao mercado do Live Marketing. O primeiro do calendário será o “Tendências de Varejo – Pós NRF 2018”, uma iniciativa do Comitê de Trade Marketing da AMPRO com as novidades do varejo mundial. Será no próximo dia 14 de março, das 9h às 11h30, na Casa Pompéia, em São Paulo. Com palestra de Maurício Morgado, coordenador do GVcev – Centro de Excelência em Varejo / Retail Center da FGV, o objetivo é reunir as principais tendências identificadas e monitoradas no NRF 2018 – Retails Big Show & Expo, o maior encontro mundial do varejo que aconteceu em Nova Iorque, para donos e executivos das agências de Live Marketing, clientes e correlatos do mercado.
Após a apresentação, um painel com Rafael D’Andrea, CEO do grupo ToolboxTM, especializada em trade e shopper marketing, Maurício Morgado e convidados vai debater sobre as novidades. As inscrições para o AMPRO Live Talks Tendências de Varejo – Pós-NRF 2018 vão até o dia 13 de março, pelo e-mail relacionamento@ampro.com.br. As vagas são limitadas.

AUDIÊNCIA DO OSCAR 2018
A transmissão do Oscar 2018 alcançou quase 9 milhões de telespectadores, considerando desde o momento do red carpet até o final do evento de gala. As mulheres se destacaram entre o público que assistia o evento alcançando os 59%. A faixa entre 18 e 49 anos de idade representou 52% dos telespectadores da premiação. Além disso, de acordo com dados do Kantar Social TV Ratings, a premiação somou 185 milhões de milhões de impressões (quantidade de vezes em que os tweets relacionados ao programa foram efetivamente visualizados) ao longo do dia. A cerimônia concentrou cerca de 70% do volume de tweets e o Red Carpet outros 20%. Os índices apontam que o ambiente de Social TV divergiu da escolha da academia para esse ano. Os principais momentos da noite de premiação, de acordo com a mesma solução, foram: 1 – O filme Corra! vence como melhor roteiro original (Jordan Peele, primeiro homem negro a vencer na categoria); 2 – A Forma da Água, ganha a estatueta de melhor filme; 3 – Gary Oldman ganha o prêmio de melhor ator (o ator recebeu críticas pelas acuações de violência doméstica). Com esse nível de engajamento e alcance, a premiação não poderia ficar fora dos planos de comunicação de grandes marcas. De acordo com levantamento preliminar da Kantar IBOPE Media, durante a transmissão do Oscar 2018 em TV aberta e paga, 17 anunciantes exibiram suas marcas para os telespectadores, em um total de mais de 170 inserções no decorrer da cerimônia. O espaço ocupado pelos anunciantes correspondeu a uma hora de exibição de conteúdo publicitário. O anunciante que ocupou o maior espaço durante a transmissão foi a Ambev, com um total de 8 minutos, seguido pela Samsung, Petrobrás, Dell, Ford e Ifood, que ocuparam cada 6 minutos e 20 segundos de espaço comercial. Os demais anunciantes totalizaram cerca de 22 minutos com mensagens publicitárias.

O MAIOR INVESTIDOR NO MOBILE
O setor financeiro foi o que mais investiu em formatos de anúncio mobile no Brasil, em 2017. É o que indica uma pesquisa da Logan Mobile Media, empresa argentina especializada em marketing mobile. A área de finanças, que usa muito esse tipo de anúncio para oferecer créditos e seguros, foi responsável por 24,6% dos US$ 142,78 bilhões investidos em mobile neste ano. Em segundo lugar ficou o setor de varejo e consumo, com 14,8% dos investimentos. “Se as marcas estão realmente interessadas em alcançar seu público final, não podem mais ignorar a publicidade mobile. Ao criar, produzir e implementar estratégias pensadas especialmente para esse canal, conseguirão resultados expressivos em termos de personalização, entregando a mensagem adequada na hora e no lugar certos”, analisa Juan Carlos Göldy, CEO da Logan e membro do Board LATAM de MMA. O mobile continua sendo tendência para o mundo da publicidade e do marketing. A eMarketer, empresa de pesquisa sobre canais digitais, projeta que o investimento em formatos móveis alcance US$ 181 bilhões em 2018. No Brasil, a estimativa é de que o mobile represente metade dos investimentos em canais digitais até o final do ano, de acordo com a Mobile Marketing Association (MMA).

app Pier 3PIER MAUÁ LANÇA APP
Quando o assunto é viajar, sempre ficamos com dúvidas sobre que passeios fazer para aproveitar da melhor forma a experiência local. Para ajudar os turistas que chegam no Rio de Janeiro, o Pier Mauá investiu numa aplicação móvel que fornece sugestões de diversos pontos turísticos, os meios de transporte e seus respectivos tempos de trajeto até o destino desejado. Fora isso, o aplicativo também permite acesso rápido e fácil aos principais telefones úteis para os turistas e já está disponível nas versões IOS e Android, bastando buscar por “Pier Mauá” para encontrá-lo. As informações são organizadas numa plataforma atraente e de fácil manuseio. O conteúdo, disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol), tem alto nível tecnológico e estético, estimulando a divulgação e visitação dos principais pontos turísticos na cidade considerando o local de onde a pessoa está. “Demos uma analisada e parece que o Pier Mauá é o primeiro ponto de entrada turística no Brasil a oferecer este simpático e útil facilitador. Estamos confiantes que será muito aproveitado pelos turistas que chegam no Rio”, diz Sabrina Brito, diretora da Simples.net e responsável pela comunicação estratégia da concessionária.

DISPONÍVEL NAS LOJAS
O app Pier Mauá já pode ser baixado direto das lojas Apple Store e Google Play, apresenta 41 pontos turísticos, onde o usuário pode obter informações como: foto, breve descritivo, curiosidades (se houver), diferentes formas de chegar (à pé, de carro ou transporte público). Integrado ao Google Maps, fornece além dos meios de transportes, a distância e respectivos tempos de trajeto. Uma vez logado através do Facebook conect, pode-se inclusive opinar como foi a experiência: boa, média ou ruim. Para facilitar a busca do melhor destino, os pontos podem ser filtrados por proximidade, reputação (mais populares), região ou nome (ordem alfabética). “Este aplicativo é uma iniciativa que tem como principal objetivo orientar nossos turistas. Acredito que, além da utilidade pública, ele se torne também uma forma simpática do Pier Mauá dar “boas vindas” para quem chega de navio na cidade. Os turistas já podem ir baixando o app antes mesmo de desembarcarem. E nós pretendemos ir aprimorando o app e desenvolvendo novos recursos facilitadores no futuro”, diz Denise Lima, diretora do Pier Mauá.

otica carolNOVA CAMPANHA ÓTICAS CAROL
A Óticas Carol, divulgou sua nova campanha, que traz Tatá Werneck como grande “estrela”. O comercial apresenta uma das promoções mais esperadas pelos consumidores durante o ano. Conhecida pelo jingle “Quantos anos você tem, é só falar que o melhor preço vem”, a campanha oferece benefício definido de acordo com os anos de vida do cliente. O vídeo busca aproximar os consumidores por meio da personalidade e bom humor de Tatá Werneck, como conta a Diretora de Marketing e Inovação da Óticas Carol, Raquel Pirola. “A participação da Tatá nesse comercial transmite, de forma leve e descontraída, a preocupação que temos em oferecer os melhores produtos e serviços, por preços acessíveis, nos aproximando cada vez mais do consumidor com campanhas cheias de personalidade”, explica Raquel. A promoção foi eleita por ser bem aceita entre clientes de diversas faixas etárias em diferentes localizações do Brasil. A campanha será veiculada nos principais canais de TV e está disponível no YouTube e nas redes sociais da Óticas Carol. Confira o resultado no link: youtu.be/nKc_YITJmPg.

REPOSICIONAMENTO DA MARCA
Com um crescimento de 900% nos últimos três anos, a Ice Creamy Sorvetes, maior rede de sorvetes na pedra do país, se deparou com mais um desafio: criar uma nova identidade. A empresa começa o ano de 2018 com o reposicionamento da marca, que compõe um grande projeto de expansão da rede para os próximos cinco anos. O reposicionamento foi conduzido em parceria com a Team Créatif, uma das maiores empresas de branding e design do mundo. O grupo francês, com sede no Brasil desde 2004, há quase um ano, liderou todo o planejamento estratégico de marketing, criação de novas campanhas, layouts das lojas, além de serem os responsáveis por todos os lançamentos da marca a partir do reposicionamento. “A mudança como um todo tem como objetivo trazer para a imagem da empresa o crescimento e consolidação que prevemos para os próximos cinco anos. Como uma das franquias mais bem avaliadas do país, queremos levar a Ice Creamy para toda a América Latina e EUA, e para isso, sentimos a necessidade de trazer para a marca uma nova identidade, reforçando nossos valores e mostrando como a personalização do produto entregue ao consumidor é a chave para o sucesso do negócio”, explica o presidente da marca, Émmerson Serandin.
“O profissionalismo e a persistência de toda a empresa com certeza é um dos grandes responsáveis pelo seu crescimento exponencial. Além disso, a paixão e comprometimento dos franqueados conquista o consumidor e traz para a marca credibilidade e um teor mais humano nos produtos que entregam. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos com o reposicionamento, e esperamos que em breve mais pessoas em todo o mundo conheçam a magia contida na marca Ice Creamy”, destaca o diretor de atendimento da Team Créatif, Thiago Vareta. O vice-presidente global do grupo Team Creátif, Mathieu Reverte, acredita que a marca tem grande potencial para expansão fora do país. “Já tivemos contato com muitas empresas e a Ice Creamy tem realmente algo de diferente. O perfil de consumidor que a empresa quer atingir é algo que vai agradar muita gente no mundo inteiro. O produto no estilo Do it yourself ou faça você mesmo somado a paixão mundial por sorvete, e o atendimento Ice Creamy promete fazer sucesso em outros países”.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 12, Adriana Rodrigues, Alberto Moreira Rosa-Central Comunicação, Daniela Lima Barbosa, Douglas Nascimento-Ogilvy e Mather, José Mauro Cassimiro, Pedro Lacerda Neto, Rinaldo Messias de Jesus Feitosa, Zenicéia de Assis-MSZ; dia 13, Adriana Lopes-Lew Lara TBWA, Adriana Mollo-Artplan, Denise Goulart – Propeg, Ieda Reis Tolentino-EBC, João Tolezano, Lane Diniz, Mônica Carvalho-DM9DDB, Mônica Lopes-Cia de Idéias, Patrícia Tôrres de Lima-Rádio Transamérica, Paulo Henrique de Araújo-Secom, Stênio Araújo Correa-BB,Vagner Campos Camargo-Capital Mídias; dia 14, Alessandra Amorin-Artplan, André Luiz Góes, Bianca H. Andrade-McCann, Christianne Varella-Link Propaganda, Francisco Pacobahyba Raposo-BB, Manuella Silveira-WHD Comunicação, Marcos André Alves Barros, Maria Tereza Teixeira, Matilde Gonçalves, Mônica Lacreta Leoni, Rafael Gustavo Rabelo-Stylus Comunicação; dia 15, Alessandra D’avila Charchar, Felipe Lobo-McCann, Francisco Ruiz, Giovani Soares, Lenicia Leal da Paz Kornelius-BB, Luiz Artur Toribio, Ricardo de Mattos Cunha, Tamaquara Santos Ferreira-Sindicato dos Publicitários; dia 16, Zuleide Medeiros-Ministério da Cultura, Alexandre Guedes-ORM (Organização Romulo Maiorana), Thiago Rieth Marcello-Sette Graal, Nelson José Hubner Moreira; dia 17, Sandra Medeiros-Coca-Cola, Carlos Antônio de Souza Feitosa-Luz Publicidade, João Martins, Rodrigo Capdville; dia 18, Fernanda Araújo, Luciana Moya, Luiz Gustavo Cardoso Mundim, Marcial Schimidt-Jimenez, Simone Garcia, Rodrigo Oliveira-McCann; dia 19, Claúdia Thereza de Oliveira-C3 Comunicação, Josi Lopes, Rui Ikeda, Marici Marotti-McCann.