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Plural Imagem e Som

COLUNA PEDRO ABELHA

PARCERIA COM A UNICEF
Representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estarão em Goiânia (GO), nesta quarta-feira, 20/12, para assinatura de memorando de entendimento que formaliza parceria com a produtora goiana Plural Imagem e Som. O chefe de comunicação e parcerias do UNICEF no Brasil, Michael Klaus, e o coordenador de comunicação digital da entidade, Nelson Leoni, participarão do evento que acontece, a partir de 14h, na sede da empresa na capital goianiense. A Plural, que já desenvolve trabalhos para o UNICEF desde 2016, torna-se a parceira oficial na produção de conteúdo audiovisual no país, com fins institucionais e de desenvolvimento de projetos. O trabalho em conjunto visa o melhor engajamento às causas relacionadas à infância, uma vez que a comunicação tem esse papel de contribuir para a divulgação de temas e campanhas relevantes. “Ter a Plural Imagem e Som, produtora de excelência no país, como parceira nos dá a segurança e a capacidade de transformar nossas ações de comunicação em realidade”, afirma Michael Klaus. Segundo o coordenador geral da Plural, Márcio Lemes, a parceria sem fins lucrativos ressalta o comprometimento da produtora de atuar em prol de objetivos sociais e direitos humanos. “O UNICEF desempenha um trabalho fundamental não só no Brasil, mas no mundo todo. É uma honra para nós, através do audiovisual, contribuir em benefício de crianças e adolescentes”, afirma.

CAMPANHA DE FINAL DE ANO DO BB
A campanha de final de ano do Banco do Brasil é embalada pelo hit “Por Você”, do Barão Vermelho, e foi inspirada em histórias reais de funcionários e parceiros do Banco, como o velejador Amyr Klink. Filme publicitário, iluminação de prédios, projeção mapeada e cabines de gravação integram as ações que estimulam o espectador a declarar o seu amor para as pessoas especiais na vida de cada um. As ações começaram no dia 28 de novembro, quando os funcionários enviaram comentários, fotos e vídeos, expressando o que fariam por quem mais importa em suas vidas. São as frases mais criativas que você verá nas peças criadas para a campanha. Uma iluminação especial foi preparada para o edifício sede do BB, em Brasília (DF), e a antiga sede do Banco, na Av. Paulista, em São Paulo (SP), para funcionar entre a sexta, 15/12, e sábado, 06/01, sempre das 19h às 6h. No alto dos prédios ainda será instalada uma faixa de Led, onde serão veiculados frases e fotos encaminhados pelos funcionários do Banco. Essas frases também estarão nas mídias digitais, além de estamparem mobiliários urbanos (paradas de ônibus, relógio de rua, dentre outros) a partir desta terça, 19, em Brasília e em São Paulo, e do dia 28 no Rio de Janeiro (RJ).

CABINES ITINERANTES
Cabines itinerantes estarão montadas e disponíveis para participação de todo e qualquer cidadão que quiser se expressar em sete capitais brasileiras – Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP) – veja detalhes abaixo, no Serviço. Para tanto, basta entrar, gravar o depoimento e encaminhar a mensagem na hora, pelo Facebook. Em cada uma dessas cabines haverá um recepcionista para instruir o usuário. Mas você não precisa estar na cabine para demonstrar seu carinho ao mundo. Para tanto, basta fazer sua declaração e compartilhar o post de forma pública, no Facebook, utilizando a #PorVocê. Ao lembrar das pessoas especiais para cada um de nós, a campanha lança o novo propósito do BB: cuidar do que é valioso para as pessoas. Assim, ainda foram produzidos cinco minidocumentários nos quais os próprios protagonistas contam suas próprias histórias que têm tudo para inspirar a gente em 2018. Um canvas de Facebook será o receptivo da campanha onde o usuário vai poder assistir e compartilhar os conteúdos além de poder enviar os próprios vídeos para uma paródia do comercial que será feita só para web.

RiachueloEM 2018, SEJA VOCÊ
A campanha de Natal da Riachuelo deste ano traz a mensagem “Em 2018, Seja Você. Seja Feliz, ao lado de quem você ama”. Durante o vídeo, frases como “seja parceiro, seja companheira, seja amorosa, seja divertido, seja diferente, seja sonhadora”, aparecem para reforçar os votos da Riachuelo para a data. “A ideia do vídeo é agir como um convite para que as pessoas repensem, aceitem as diferenças e vivam com mais leveza, humor, celebrando a vida do jeito que nos faz feliz ao lado de quem amamos”, explica Marcella Kanner, gerente de Marketing da Riachuelo. A campanha foi criada pela agência Bigman Comunicação e o conteúdo online pela agência 3YZ, ambas produzidas pela Dietrich TV, com direção de Nicole Heiniger, beleza por Daniel Hernandez e styling de Rafaela Carmona.

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA PARA MÍDIAS SOCIAIS
Na próxima quarta-feira, 20 de dezembro, a partir das 17h, a relações públicas Erika Pessôa e o jornalista Alysson Lisboa ministram o curso Comunicação Estratégica para Mídias Sociais no espaço P7 Criativo, Avenida Afonso Pena, 4000, 4º andar, Belo Horizonte. O curso é o resultado de um trabalho acumulado pelos mentores durante os últimos três anos com consultoria em empresas de pequeno e médio portes e ações de marketing com foco em resultado e geração de negócios. A metodologia é baseada em pesquisas sobre Narrativas Transmídia de pesquisadores norte-americanos e brasileiros com base teórica robusta. As inscrições podem ser feitas através do site www.alyssonlisboa.com.br com um valor de R$197,00.

CAIA NA REAL FAZ SUCESSO
A Central de Outdoor comemorando os resultados parciais de sua campanha nacional, com o tema “Caia na Real”, decidiu estender a veiculação da mesma até janeiro de 2018. Baseada em ação semelhante, desenvolvida pela OAAA – Outdoor Advertising Association of America, Inc., Central de Outdoor oferece às suas empresas afiliadas vários tipos de layouts para diferentes tipos de Mídia Exterior, com chamadas criativas que mostram que essa mídia pode sim potencializar o engajamento digital. A ação, veiculada pelas afiliadas da entidade, apresentou resultados expressivos junto a agências e profissionais do mercado publicitário, além de gerar comentários e feedback de várias partes do país. Segundo Valério Junkes, presidente da Central de Outdoor, “as veiculações vem acontecendo de forma intensa, sustentando os contatos com agências e publicitários locais, para estreitar o relacionamento com a exibidora e mostrar o valor de uma peça real para despertar o engajamento digital, convidando-os a vivenciarem uma experiência ‘fora de casa’, e assim alavancar maiores e melhores resultados para o sucesso de suas campanhas.” Valério Jukes confessa que já esperava uma grande repercussão e sucesso da campanha, mas o efeito junto à população foi maior ainda. “Com esse sucesso decidimos estender a veiculação até janeiro do próximo ano. Mas, esse prazo é apenas uma sugestão de nossa parte. A utilização dessas chamadas poderá ser estendida a critério de cada afiliada já que cada uma pode mensurar os resultados da aproximação das afiliadas com agências e profissionais do setor”, finaliza o presidente da Central de Outdoor.

RIHAPPY_PASSAGEIROS_10#MODOBRINCAR NA TV PAGA
Para estimular mais conexão e interatividade com as crianças, a Ri Happy sugere que os pais coloquem o celular no #modobrincar e se desconectem temporariamente de ligações, uso de aplicativos, redes sociais e leitura de e-mails. A iniciativa, lançada no meio digital, chega agora à TV por assinatura. Com o mote “Modo Brincar, um jeito divertido de usar o Modo Avião”, o filme “Passageiros”, criado pela WMcCann, estreia hoje, dia 18. Inspirado nas instruções que os comandantes de avião dão antes da decolagem, o filme mostra uma mãe entrando em casa e ouvindo a mensagem de um piloto, em voz alta. Ele recomenda uma brincadeira com as crianças de dez minutos, sem interrupções pelo uso de celulares. Para isto, basta acionar o #modobrincar para a diversão decolar. A segunda fase da campanha, prevista para janeiro de 2018, inclui peças de mídia impressa e Out of Home, ativações no Ponto de Venda e com influenciadores. A rede Ri Happy deve promover sábados de brincadeiras em suas lojas em 2018. “Teremos também ações ao ar livre e eventos em parques, que vão estimular o brincar”, afirma Flávia Drummond, diretora de marketing da Ri Happy. O filme digital “Visionário”, lançado na primeira semana de dezembro, faz parte do movimento #modobrincar e está fazendo sucesso nas redes sociais. Em duas semanas, tem mais de 3 milhões de visualizações e mais de 21 mil compartilhamentos no Facebook. Inspirado nas famosas apresentações do Vale do Silício, o filme traz um palestrante no “estilo Steve Jobs” mostrando uma tecnologia capaz de eliminar distrações da vida moderna – e que pode reconectar pais e filhos: um smartphone no Modo Avião – Modo Brincar. Para assistir ao filme, acesse: https://youtu.be/KPeMbdl_IL4

euricoNOVO DIRETOR DE JORNALISMO
Após ser homenageado com o título de cidadão soteropolitano, Roberto Appel encerra seu vitorioso ciclo no comando do jornalismo da maior empresa de comunicação do Norte e Nordeste logo após o Carnaval. A Rede Bahia anunciou, em comunicado oficial para seus funcionários, o nome do novo diretor de jornalismo de Televisão da Rede Bahia, o gaúcho Eurico Meira da Costa, 44 anos. Eurico inicia o processo de transição a partir da segunda quinzena de janeiro, junto ao atual diretor Roberto Appel nos preparativos para o Bahia Folia 2018, tradicional projeto de transmissão do Carnaval de Salvador. Eurico Meira da Costa tem 44 anos e é natural de Santa Maria (RS). É jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem MBA em Jornalismo pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais de São Paulo e especialização em gestão pela Fundação Dom Cabral. Estudou liderança, marketing e finanças na Kellog School of Management, escola de negócios da Universidade de Northwestern nos Estados Unidos.

NOVA DIRETORIA DA AMPRO
A AMPRO – Associação de Marketing Promocional definiu a nova diretoria que estará à frente da Entidade durante o biênio 2018/2019. Após eleições com chapa única, reassumem, como presidente, Wilson Ferreira Junior e, como chairman, Célio Ashcar Junior, para darem continuidade às ações que contribuíram com o desenvolvimento do mercado de Live Marketing entre 2016 e 2017.A nova diretoria, no entanto, será composta por mais sete vice-presidentes, além da vice-presidência Nacional, que passará para Maurício Magalhães (atual VP de Marketing e Comunicação). Assumem: Rafael Phoca (atual Diretor Adjunto da Regional Sudeste – Espírito Santo), como VP de Assuntos Regionais; Tony Coelho (atual diretor do GEA – Grupo de Estudos Acadêmicos) como VP de Assuntos Acadêmicos; Denise de Cássia (atual diretora do Comitê de Pesquisa, Inteligência e Inovação), como VP de Estratégia e Comunicação; Igor Tobias, como VP DE Relações Sustentáveis e Cristiano Miano, como VP de Convergência. Permanecem Ricardo Beato, na vice-presidência Financeira, e Moisés Gomes, como VP de Assuntos Governamentais. Nas diretorias regionais, Marcio Viana continua à frente do Capítulo Norte/Nordeste, e Débora Tenca à frente da Regional Sudeste. A diretoria da Regional Sul fica com Tiago Fattori e da Regional Centro-Oeste com Mateus Vianna. Os Comitês também têm diretorias renovadas, com exceção do Comitê de Marketing de Incentivos, que permanece dirigido por Luiz Salles, e do novo Comitê de Regulamentação, dirigido por Elza Tsumori. Sergio Alves assume o Comitê de Trade Marketing (atualmente dirigido por Ana Paula de Andrade); Dilma Campos estará à frente do novo Comitê de Relações Humanas; e Andrea Prochaska assume a diretoria do GEA (atualmente sob o comando de Tony Coelho).

DNA MC DONALDSACREDITAMOS NOS JOVENS
Inovadores, criativos e questionadores: essas são algumas das características que cabem à geração millennial. E, principalmente por valorizar cada uma delas, o McDonald’s confia e acredita nos jovens para estar à frente da operação de seus restaurantes. Para mostrar isso, entrou no ar a campanha Acreditamos nos Jovens. A marca tem forte relação com o público jovem e isso se reflete em seu quadro de colaboradores: nos mais de 900 pontos de venda distribuídos pelo Brasil, atualmente, cerca de 90% dos funcionários, o equivalente a 40 mil pessoas, tem entre 16 e 25 anos. Metade deles está em sua primeira experiência profissional. Criado pela DPZ&T, o filme reforça o entendimento que o McDonald’s tem desse público, como uma empresa contemporânea, que traz valores para a sociedade ao escutar e dar voz aos seus jovens funcionários de uma forma que nenhuma outra rede é capaz. “Ao ouvir os jovens, e compreender seus anseios, o McDonald’s transforma esse público em seu próprio porta-voz de um discurso transparente e relevante para os consumidores”, afirma Sergio Mugnaini, diretor executivo de criação da DPZ&T. “Para a marca é fundamental confiar nos jovens, dar espaço e credibilidade a eles. Nossa força de trabalho é muito nova. Isso nos dá aval e pleno conhecimento para falar sobre e com esse público. Conhecemos seus anseios, expectativas e dificuldades. Para estar no nosso quadro, eles só precisam de motivação, interesse e disponibilidade para aprender”, afirma David Grinberg, Diretor de Comunicação Corporativa do McDonald’s Brasil.

PESQUISA REVELA PERFIL DOS JOVENS
Uma pesquisa inédita feita pelo McDonald’s em cinco países (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru), avaliou as inquietudes e as aspirações da geração millennial. E os resultados validam o entendimento que a companhia tem deste público e, principalmente, mostram que o caminho que vem seguindo está alinhado ao que eles esperam. De um modo geral, o estudo mostra que a autoconfiança do jovem brasileiro está mais abalada do que nos outros quatro países latino-americanos pesquisados. O Brasil passou por uma das piores crises de sua história e a situação difícil está impactando na confiança dessa geração. “Em busca do primeiro emprego, eles encontram mais portas fechadas do que abertas”, afirmou Ilton Teitelbaum, professor-adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e coordenador do estudo. Ao identificar as principais barreiras que encontram na hora de procurar emprego, 77% dos jovens apontam para a falta de uma experiência anterior, 69% para a falta de oportunidades, 68% para a falta de confiança na sua geração e 58% para a dificuldade de transição do ensino médio para o mercado. “O McDonald’s está sempre de portas abertas para o jovem. Esteja ele em busca de seu primeiro emprego ou não. Tenha ele experiência no setor ou não. Estamos dispostos em investir para desenvolvê-los e prepara-los para ocupar novas posições em nossa companhia ou para sair em busca de outras oportunidades no mercado de trabalho”, finaliza Grinberg.

E-COMMERCE EM ALTA
O Natal, que historicamente é a data mais importante para o varejo, deve movimentar R$ 8,428 bilhões no comércio eletrônico do País. Quem faz a estimativa é a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Esse montante representa um crescimento de 12% quando comparada com a mesma data de 2016. No total, a expectativa é que as lojas virtuais brasileiras recebam mais de 27 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 308. As categorias mais buscadas devem ser “Informática”, “Celulares”, “Eletrônicos”, “Moda e Acessórios” e “Casa e Decoração”. A previsão leva em conta as compras realizadas entre os dias 24 de novembro e 22 de dezembro. “O e-commerce brasileiro registra um ritmo muito bom de crescimento, o que deve se refletir nas comemorações natalinas, encerrando o ano com um grande impulso”, avalia Mauricio Salvador, presidente da ABComm. “O período demanda condições especiais e produtos exclusivos, tornando-se muito atrativo para os consumidores, principalmente nesse momento de retomada da economia nacional”, complementa.

premio colunistaPRÊMIO CAIO 2017
A cerimônia da premiação mais influente da indústria de Eventos e Turismo do Brasil, o Prêmio Caio, revelou, na noite do último dia 12, os melhores cases em eventos, serviços para eventos, destinos e empreendimentos, além do Grand Prix entre as Personalidades do Ano e o Prêmio Caio Sustentabilidade. A 18ª edição da premiação reconheceu 3 melhores Destinos para Eventos Nacionais, 30 melhores Empreendimentos do Brasil, 110 trabalhos e 21 Personalidades do mercado durante a “Noite do Jacaré”, que aconteceu no Expo Center Norte, na capital paulista. Na presença de mais de 700 convidados, os Jacarés de Ouro, Prata e Bronze foram anunciados pelos jornalistas Izabella Camargo (TV Globo) e Roberto Nonato (CBN). Sete personalidades receberam também o Grand Prix Prêmio Caio 2017 nos segmentos Eventos – Rodrigo Cordeiro (MCI Brasil), Serviços para Eventos – Rafaelle Cecere (R1 Soluções Audiovisuais), Centro de Convenções – Paulo Ventura (Expo Center Norte), Hotelaria – Patrick Mendes, Institucional – Wilson Ferreira Jr. (AMPRO – Associação de Marketing Promocional), Marketing de Destinos – Aristides de La Plata Cury (Skal São Paulo) e Cliente – Ana Claudia Panneitz (Pfizer). A edição de 2017 da premiação somou 461 trabalhos pré-inscritos, com 370 aprovados para julgamento, de 77 empresas especializadas e fornecedoras para os mercados de Eventos e Turismo.
Já dentre os empreendimentos, concorreram, este ano, 682, entre hotéis, resorts, centros de convenções, espaços para eventos e pavilhões de exposições. Um júri de mais de 200 profissionais selecionou os 270 melhores do país. Os três primeiros em cada Categoria receberam Jacarés. “Reunimos a nata da indústria de eventos e turismo para festejar as vitórias e conquistas de 2017”, comemora o diretor da premiação, Sergio Junqueira Arantes. Confira a lista completa com os resultados no site do Prêmio Caio: http://olha.ai/AGcvyF

EXAGERADOS NO AMOR
A Reserva, marca de moda masculina, anunciou o mote da campanha de natal 2017. No lugar do famoso Papai Noel, entram os protagonistas da marca: clientes, vendedores e o marcante atendimento das lojas. Chamada de “Exagerados no Amor”, a campanha destaca essa característica irreverente de proximidade, encanto, criatividade e cuidado com que funcionários tratam os consumidores. Esse é o grande diferencial da Reserva, que encontrou no relacionamento uma forma de criar sua rede de amigos. Rony Meisler, CEO da Reserva, reforça que ir na contramão é uma característica que faz parte da alma da empresa. “Enquanto outras marcas ensinam seus vendedores a não se aproximarem dos clientes e limitam a interação, a Reserva incentiva a aproximação e o afeto. Queremos ressaltar isso especialmente por ser Natal, um momento de sensibilidade e demonstração de carinho. Não realizamos simplesmente um atendimento ao cliente, mas criamos uma Experiência Reserva”, conta Meisler. Sabendo dessa característica exagerada, a marca resolveu brincar com a situação ao contar na campanha de Natal histórias reais de vendedores e seus clientes em vídeos que mostram relatos de momentos inusitados e imagens que ilustram alguns acontecimentos. A campanha também contempla um vídeo de humor criado em parceria com o Sensacionalista que mostra essa relação. Tudo isso para compartilhar, de forma divertida e humorada, sentimentos tão presentes no dia a dia das lojas. A marca, que tem em sua essência buscar um papel relevante na sociedade, se orgulha por poder provocar reflexões, emocionar e surpreender. “Na Reserva cada um pode e deve manter sua personalidade e naturalidade da vida! Falamos alto, gargalhamos, gostamos de abraçar, somos intensos e afetivos. Acreditamos que a Reserva é uma grande família e o cliente faz parte disso, por isso fazemos questão de agradar, acolher e atender calorosamente a esses amigos que frequentam as nossas lojas. É um sentimento genuíno que está presente desde o início, sempre fomos assim e é uma alegria sermos conhecidos por essa característica!”, explica Meisler. A campanha será divulgada nos canais oficiais da marca e iniciada com um Guia de Natal lançado no início de dezembro. Em seguida, serão postados os vídeos de relatos dos vendedores sobre relações reais e inusitadas da proximidade com os clientes e, por fim, o vídeo de humor em parceria com o Sensacionalista.

TICTOC BY BLOOMBERG
O Twitter e a Bloomberg Media (@BBGMedia) lançam hoje (18) o primeiro canal global de notícias veiculadas 24 horas por dia, sete dias por semana: o TicToc by Bloomberg (@tictoc). Criado especialmente para a plataforma em que os consumidores procuram as mais recentes informações, o canal disponibilizará dois tipos de conteúdo: Breaking News – últimas notícias em tempo real; e Global News Update – atualização a cada hora com notícias globais para que as pessoas estejam constantemente atentas aos acontecimentos importantes. Para conferir, basta seguir a conta do TicToc by Bloomberg no Twitter (@tictoc) ou acessar live.twitter.com/tictoc. O canal contará com vídeos ao vivo e reportagens da Bloomberg, além de conteúdo de notícias dos usuários do Twitter com curadoria de editores de acordo com as conversas em tempo real. A experiência tem como objetivo ser interativa, rica em conteúdo e consumível em qualquer dispositivo. Além disso, o TicToc by Bloomberg apresentará conteúdo nativo de marcas e integrações exclusivas nos vídeos criados em parceria com cada patrocinador. Entre eles estão AT&T (@ATT), CA Technologies (@CAinc) e Goldman Sachs (@GoldmanSachs). É possível acessar a mais recente cobertura de notícias de vídeo por meio da conta do TicToc by Bloomberg no Twitter (@tictoc), via live.twitter.com/tictoc no desktop e no celular e participar da conversa com a hashtag #TicTocNews. O perfil TicToc by Bloomberg está disponível em inglês e é gratuito no Twitter.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 18, Aline Montandon-Montandon Comunicação, Jucenir Oliveira-AllChannel, Angélica Gardova Machado-BB, Aquilamares Bauer Alberti-Master, Eduardo Vergara-Rede Gasol, Eurizete Vasconcelos, Fernanda da Silva-Secom, Fabiana Gomes de Andrade, Rodrigo Rubim-Grupo Comunicação e Marketing; Dia 20, Cleuber de Rezende Costa, José Adilson Alves Dias, José Luiz da Silva Amorim, Maria de Fátima Everton Alves; Dia 21, Camila Fleury, Daniel Mielzynski, Jô Abreu, José Eustaquio Boitrago, Jonas Aguiar, Marco Antônio Brito Lomanto-Embratur; Dia 22, Cynthia Machado, Ligia David-New Business; Dia 23, Álvaro Márcio Ramalho, Cláudio Olimar Inatomi-Ministério das Minas e Energia, Gustavo Simões-Lowe, Iara Strufaldi-Shopping Iguatemi, Luiz Antunes de Souza-E-co Comunicação, Monique Marie-Bancorbrás, Moacir Ferreira; Dia 24, Beto Ramazzina, Cilma Paula Azevedo–Caixa Seguro, Karen Rukat de Azevedo, Mara Abreu-Prime DBBS, Ramon Targino Teixeira-Paralelo 20, Ricardo Correa, Vanuza Souza Porto-Perfil Publicidade; Dia 25, Elyéder Ribeiro, Halph Silva-Lowe, Marco Antônio da Silva, Natalice Mundim, Rita de Cássia Barreto Tretter