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Coluna Pedro Abelha.

APOSTA NO ROCK
Uma curiosidade tem chamado a atenção do mercado de rádio do Distrito Federal. A Transamérica FM 100.1, emissora própria da Rede Transamérica de Comunicação, obteve a sua melhor colocação de audiência em Brasília na comparação com os resultados obtidos pela FM nos últimos anos. Segundo os comparativos, a evolução ocorreu após ajustes feitos na grade local da 100.1 FM no Distrito Federal, que passou a contar com uma linha “pop/rock” em sua sequência musical. As mudanças na grade local foram iniciadas em 2013, mas ampliadas em 2014. Foram adicionados hits da linha “pop/rock” nacional e internacional na grade da Transamérica de Brasília, cuja execução busca “harmonizar” com a linha “Pop” adotada pela rede. Além da sequência musical, foram ajustadas a grade, programas, plástica e também as ações locais no Distrito Federal.

OITAVO LUGAR
O resultado é o atual oitavo lugar geral em períodos importantes da pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media (Brasília é um mercado que conta com mais de 20 FMs medidas pelo instituto). A oitava colocação geral é a melhor posição já obtida pela Transamérica nos últimos 10 anos em Brasília. Aliado a isso, a Rede Transamérica também obteve variações positivas em seus universos em outras praças, como São Paulo e Curitiba. A situação da rádio em Brasília converge com o bom momento vivido por rádios classificadas como “rock” ou que exploram o gênero de alguma forma no Brasil. Brasília é considerada por muitos o berço do rock nacional. Desde 2015, quando foi sancionada a lei n° 567/2015 que declara o Rock de Brasília patrimônio cultural e imaterial do Distrito Federal, a Transamérica lançou na mesma data uma coletânea de bandas de Brasília “Toma Rock Brasília” que está indo para terceira edição. O disco mescla bandas novas e atuantes, como também bandas consolidadas no cenário nacional que representam a capital. Fortalecendo assim o título de Capital do Rock.

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AÇÃO CIVIL PÚBLICA
A Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital) e a Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais do Brasil) encabeçam uma ação civil pública no Tribunal Regional Federal, em Brasília, em caráter de urgência para retirar do ar a nova propaganda do governo sobre a reforma da Previdência. A alegação é que a propaganda causa dano moral com forte condição de assédio moral contra o servidor público. “O argumento central da peça acusa a propaganda do governo de assédio moral contra os servidores públicos porque passa a ideia de que estes são uma casta de privilegiados, que trabalham pouco. O governo trata direitos legítimos e justos como privilégios, para demonizar os servidores públicos perante a sociedade. Mas a sociedade sabe bem quem são os privilegiados”, afirma o presidente da Fenafisco, Charles Alcantara. Entre as mudanças na PEC que propõe a reforma na Previdência Social trazidas pelo novo texto do governo está o tempo de contribuição mínima do trabalhador, que na iniciativa privada passaria a ser de 15 anos, enquanto dos servidores públicos seria de 25 anos. As demais condições foram equiparadas ou igualadas. Esta semana, as entidades lançarão uma campanha de TV para esclarecer e desmentir questões abordadas pelo governo sobre a reforma da Previdência.

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Teresa CristinaMachado_AlbertoRu (1)PAPO PROATIVA
Com o objetivo de estabelecer uma relação pedagógica com seus clientes, a Proativa Comunicação traz a última edição deste ano do projeto Papo Proativo, desta vez com a jornalista Teresa Cristina Machado. O evento gratuito será transmitido no próximo dia 29 de novembro, a partir das 15h, pela página da Proativa no Facebook. Durante a sétima edição do Papo Proativo, Teresa Cristina irá explorar temas como Assessoria de Imprensa X Enxugamento da Mídia, Content Marketing, Influenciadores Digitais, Inbounds e Fake News. “O bate-papo será uma oportunidade de trocarmos impressões sobre as mudanças que o mercado de comunicação atravessa no Brasil e no mundo; e que alteram a forma de elaborarmos as táticas de confirmação e fortalecimento da imagem e da reputação das organizações”, explica a jornalista gaúcha, que acumula mais de 25 anos de experiência em Comunicação Organizacional. “Entendemos que este diálogo com o mercado é extremamente importante para criar uma cultura de comunicação nas organizações, fortalecendo o mercado e profissionalizando uma área que, lamentavelmente, vem sendo banalizada, sobretudo com o advento das redes sociais”, defende Flávio Resende, diretor executivo da Proativa Comunicação e idealizador do projeto. Nesta edição do Papo Proativo, Teresa Cristina Machado pretende abordar o tema de modo dinâmico e interativo. “A ideia é que as pessoas mandem perguntas, complementem a linha de raciocínio e compartilhem conhecimento e experiências”. O evento é aberto ao público, recomendado para empresários, jovens estudantes, microempreendedores e comunicadores de forma geral.

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FENAERT DISCUTE MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA
A modernização trabalhista vai estimular a geração de empregos e reduzir conflitos nas relações de trabalho no setor de radiodifusão, avalia o presidente da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert), Guliver Leão. As mudanças na legislação trabalhista foram tema de um workshop promovido pela entidade na terça-feira (21), em Brasília. Segundo Leão, a negociação coletiva com força de lei é um dos pontos mais positivos da modernização. “É positiva para ambas as partes. As relações passam a ser mais diretas. Vai diminuir a ocorrência de conflitos”, disse. Para o presidente da Fenaert, as entidades sindicais patronais e de trabalhadores terão de reformular a forma como negociam. De acordo com Leão, questões ideológicas devem ter cada vez menos espaço nas discussões em prol de cláusulas que tratem de ganhos efetivos para as partes. “A negociação tem de ser um ‘ganha-ganha’. Tem que ser boa para todo mundo”, afirmou. O vice-presidente da Fenaert, Ari dos Santos, também aponta a negociação com força de lei como a grande novidade positiva da modernização. “Pode não trazer efeito imediato, mas vai trazer tranquilidade no futuro, porque dá segurança jurídica”, declarou. “Todas as empresas terão que repensar seu jurídicos nessa linha”. Os advogados palestrantes esclareceram vários pontos da legislação trabalhista aplicadas ao setor de radiodifusão. O advogado Fernando Miranda disse que o principal efeito da nova legislação é o que ele chamou de “contenção judicial”. Para ele, a nova legislação confere segurança jurídica às relações de trabalho. Para a advogada Maria Luiza Gama Lima, as novas regras aproximam o mercado de trabalho da realidade do país e vão criar melhores condições para a geração de empregos. A também advogada Patrícia Guimarães afirmou que a modernização vai reduzir os conflitos trabalhistas.

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o boticarioNATAL O BOTICÁRIO
Mais uma vez, O Boticário emociona com sua tão esperada campanha de Natal mostrando a beleza de unir as pessoas. Criada pela AlmapBBDO, a resgata a aproximação com quem se ama. Em um mundo em que facilmente se perde o contato real, com tantas tecnologias e cada vez menos tempo, a marca recupera o espírito natalino e a capacidade das festas de final de ano em reunir amigos e familiares e conectar – e reconectar – as pessoas. Com sensibilidade e poesia, o filme “Conectada” reproduz uma cena comum a muitas pessoas: a jovem filha que passa boa parte do tempo ligada ao celular. O pai sente este afastamento no dia a dia. Durante a comemoração do Natal em família, passada em um bonito jardim, ele se prepara para entregar o presente do Boticário para filha. O telefone da menina toca. O pai deixa a caixa, decorada sobre a mesa, já que a garota está ocupada. Em seguida, a jovem pega o presente, o abre, e aplica o Floratta Blue que acaba de ganhar em seu punho. Ela vai até o seu pai, estende o pulso e o convida a sentir a fragrância. Então o pai vê a surpresa que a menina preparou para ele: uma tatuagem que simboliza o vínculo e o amor que os conecta. Um emocionante abraço sela este sentimento. O comercial assina: “Natal O Boticário. A beleza de unir as pessoas. Acredite na beleza”. O filme será veiculado em rede nacional em versão de um minuto e 30 segundos, vinhetas de sete e cinco segundos também serão exibidas. A campanha conta também com anúncios, outdoor, mobiliário urbano, spot para rádios e mídia digital.

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AÇÃO ESPECIAL
A magia do Natal do Boticário vai para as ruas em uma ação especial com o ator Lázaro Ramos. Ele vai conversar com as pessoas que passarem pela Avenida Paulista, em São Paulo, por meio de uma tecnologia de transmissão simultânea. Em um tom descontraído, os passantes serão convidados a entrarem em contato com quem está distante, fisicamente ou emocionalmente. O ator irá ajudar a concretizar esse momento por meio de uma ligação, uma surpresa especial ou um presente de O Boticário. A ação acontece na primeira semana de dezembro em um enorme portal de Natal, instalado na altura do Shopping Center 3. A estrutura estará montada a partir do próximo dia 29. No portal, as pessoas poderão compartilhar seus desejos de Natal e fazer fotos e postar nas redes sociais para enviar para os amigos e familiares. A ação, executada pela Agência Samba, será transmitida nas redes sociais da marca. O ator também vai selecionar algumas histórias do público que participou do portal para unir as pessoas de fato até a noite de Natal. Todo o conteúdo será transformado em um vídeo, parte da campanha digital do Boticário, idealizada pela agência W3.

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NOVA CAMPANHA DA ANER
Neste mês a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) lançou uma nova campanha institucional. Denominada “o mercado unido é mais forte”, a ação busca ampliar a base associativa da entidade e, consequentemente, a participação de instituições representadas nos conselhos que discutem os interesses editoriais, comerciais e diversos que compõem o segmento de revistas. Tem promovido diversos encontros com foco na prestação de serviços e no planejamento das ações para o próximo ano. A entidade, que completou 30 anos de atividade em 2016, conta, atualmente, com seis comissões compostas por representantes das principais editoras brasileiras. São elas: Assinatura, editorial, jurídica, publicidade, venda avulsa e design.
Promove, além de discussões em todas as esferas governamentais, a realização de fóruns, campanhas, premiações e encontros com associados, para fortalecer a imagem e destacar a relevância das revistas para a sociedade. “A troca de cases e engajamento das editoras em diversos projetos têm possibilitado a inclusão de novas vozes e maior legitimação da entidade na discussão de temas como a credibilidade da informação, liberdade de expressão e a proteção de direitos do segmento. Trazer novas editoras e ampliar esse envolvimento garantirá ainda mais unicidade aos pleitos em tempos de constantes mudanças do mercado”, reforça a diretora executiva da ANER, Maria Célia Furtado.

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ÉGênio_Habib´s_Publicis4HABIB’S É GÊNIO
As histórias cotidianas de um casal, retratadas com bom-humor, são o mote da nova campanha do Habib’s, estrelada pelos atores e namorados Camila Queiroz e Klebber Toledo. Criada pela Publicis, a iniciativa marca um novo momento na estratégia de comunicação da rede de fast-food, com a apresentação do posicionamento ‘Habib’s é Gênio’. A ideia é mostrar que a tradicional rede de culinária árabe oferece, com uma seleção de ingredientes de alta qualidade, produtos saborosos, criativos e inusitados. “O Habib’s tem muita coisa bacana que, às vezes, as pessoas desconhecem. Fica muito forte a questão do preço. Mas, chegar a um preço baixo e com a excelência de qualidade que nós temos é a verdadeira ‘mágica’. Por exemplo, trabalhamos com muitos insumos e ingredientes importados e, também, de fabricação própria e temos a maior variedade de cardápio da categoria. Então, para contar essa história, investimos em uma linguagem descontraída e sofisticada e escolhemos dois nomes que representam muito bem este novo momento da marca: a Camila Queiroz e o Klebber Toledo. Eles são alto-astral, descolados e despontam como os talentos da nova geração. E vamos nos apropriar ainda mais do nosso ícone, o Gênio, também como expressão de linguagem – é Gênio!”, comenta André Marques, Diretor de Marketing e Criação do Habib’s.

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NOVO POSICIONAMENTO
O primeiro passo desse novo posicionamento será a campanha promocional de fim de ano, que tem como carro-chefe as tradicionais Bib’sfihas. A campanha será bastante abrangente, com filmes para TV e esquetes para internet, dirigidos por Clovis Mello, da Cine, além de interações no Facebook, Instagram e Youtube e exposição em mídias online, out of home e alternativa. No filme, Camila e Klebber aparecem em uma loja do Habib’s. Ela olha o cardápio enquanto o namorado não tira os olhos do celular. É só quando ela revela o preço da Bib’sfiha, a 0,99 centavos, que ele para tudo, olha para ela e diz: “0,99? Gênio!” Já nos filmetes da internet, são destacadas diferentes vantagens do Habib’s, como o cardápio com mais de 100 opções, garantia de procedência dos produtos e delivery com entrega em 28 minutos. “O novo posicionamento da marca é, ao mesmo tempo, um resgate de toda a história do Habib’s e um olhar para o futuro. Uma marca que sempre surpreendeu e trouxe para o consumidor muito mais do que se espera de uma rede de fast-food árabe, como o churros de doce de leite ou a linha de sorvetes artesanais. Ter transformado o gênio ‘substantivo’ em ‘adjetivo’, significa, exatamente, qualificar essa equação de muita qualidade, variedade no cardápio e itens selecionados a um preço justo. Ao trazer um novo posicionamento para o Habib’s, iniciamos uma conversa diferente com o consumidor”, comenta Domenico Massareto, CCO da Publicis.

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PRÊMIO CAIO
O Prêmio Caio, principal premiação da indústria de Eventos e Turismo no Brasil, divulgou a lista dos 270 empreendimentos vencedores da edição de 2017 e os 30 finalistas que estão disputando os Jacarés de Ouro, Prata e Bronze. Entre os destaques do ano, 28 estão no eixo Rio-São Paulo. Na capital paulista, o Rooftop5 & Centro de Convenções figura pela primeira vez entre os melhores Centros de Convenções de Pequeno e Médio Porte do Brasil. E o São Paulo Expo, pelo segundo ano consecutivo entre os finalistas da categoria Pavilhão de Feiras e Exposições do Brasil, consolida-se entre os três melhores pavilhões do país, na opinião dos jurados. A cidade de São Paulo, por sinal, está em primeiro lugar entre as 20 com mais empreendimentos premiados este ano no Prêmio Caio. Brasília e Rio de Janeiro aparecem na sequência, em segundo e terceiro lugar. “Este ano concorreram no Prêmio Caio 682 empreendimentos, dentre hotéis, resorts, centros de convenções, espaços para eventos e pavilhões de exposições. Um júri de mais de 200 profissionais selecionou os 270 melhores do país. Os três primeiros em cada Categoria estarão no palco da cerimônia de premiação”, afirma o diretor do Prêmio Caio, Sergio Junqueira Arantes. Os vencedores dos Jacarés de Ouro, Prata e Bronze serão revelados na cerimônia do Prêmio Caio 2017, que acontece no dia 12 de dezembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A lista completa dos 270 vencedores está no Portal Prêmio Caio – www.premiocaio.com.br.

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PROGRAMA BEM QUERER MULHER
O Programa Bem Querer Mulher é o maior movimento brasileiro pela não-violência contra a mulher e agrega, inclusive, outros movimentos que atuam pela mesma causa, dentro do seu escopo de trabalho. Com chancela da ONU Mulheres, o Programa vem atuando há 12 anos no encaminhamento e solução de casos, atendendo a um total de 2 mil mulheres vítimas de violência, por ano, por meio do projeto MulheReviva. É um trabalho de grande competência em que todos os atores sociais responsáveis por contribuir para a solução deste grave problema estão orquestrados e atuam de forma sinérgica. A central de atendimento Bem Querer Mulher (chamada de Casa Violeta), as agentes Bem Querer Mulher (que passam por um treinamento em profundidade e são certificadas para atuar nos casos), as delegacias da mulher e outras delegacias, advogadas especialistas e juízas, enfim, toda uma rede, atua de forma sinérgica no encaminhamento e contribuição efetiva para a solução dos casos. Inclusive medidas protetivas imediatas, espaço para mulheres agredidas e seus filhos em abrigos enquanto se aguarda o encaminhamento definitivo etc.

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NOVA EMBAIXADORA
No inicio deste ano, o Programa ganhou um reforço da maior importância: Ana Maria Braga aceitou o convite para ser a Embaixadora do Programa Bem Querer Mulher.
Aproveitando a força da imagem da nova embaixadora, a Full Jazz lançou a primeira campanha que, às vésperas do Dia Internacional da Não-violência à Mulher, provocou um verdadeiro choque heterodoxo em todas as redes sociais. A campanha começou com uma foto, que viralizou, de Ana Maria com o olho roxo, como se tivesse sido agredida. Na noite do mesmo dia, Ana Maria soltou um vídeo de 6 segundos, ainda com o olho roxo, dizendo que ela não aceita a violência contra a mulher. Mais tarde, ela postou, nas redes sociais, o vídeo em que vai retirando a maquiagem que estava em seu olho, mostrando que não é o rosto dela que está ferido, mas sim o seu coração, por ver tanta violência contra a mulher em nosso país. Nesse vídeo, que também entra em veiculação na TV aberta, em rede nacional, ela explica por que abraçou a causa, tornando-se embaixadora do Programa Bem Querer Mulher, e convida todas as mulheres brasileiras a participar do programa para, assim, salvarem milhões de vidas em risco, neste momento, em nosso país.

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ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 27, Adriadne Barros-VC Eventos, Joice Amaral Pacheco, Rafael Machado, Sandro Roberto de Oliveira, Vera Lúcia Vianna Franco-Secom; Dia 28, Byanca Xavier, Carlos Roberto Pereira de Novais, Cristiane Andrade, Ézio Pereira Monteiro de Castro, José Geraldo Guimarães-Sette Graal Nossa Agência, Suely Gehre-MEC, Vânia Melo Cerqueira; Dia 29, Adriana Valéria do Carmo, Edson Kikuche-Band, Rodrigo Fernandes; Dia 30, Beatriz Vieira-Master, Olívia Vieira, Teresa Parada; Dia 1º, Eliane Bastos Velloso, Cláudia Gonzaga, Gil Rodrigues-Master, Raquel Vilela Corrêa, Roberto Messias-Banco do Brasil; Dia 2, Andréa Carvalho, Daniel Cardoso, Júnior Barros, Luís Carlos Santos, Rodrigo Walcacer, Ronildo Oliveira, Viviane Amorim-Núcleo de Mídia CEF, Carlos Alencastro; Dia 3, Danielle Bueno Carvalho, Mila Rocha-Apex-Brasil, Márcio Oliveira Godinho, Neire Pareja-BB.