Home » Coluna » Coluna Pedro Abelha.
capa

Coluna Pedro Abelha.

SELFIE COM O PREFEITO

Saiu o resultado da promoção da cerveja Rio Carioca. Mais uma bela sacada da Agência 11:21.

.

FENAERT PROMOVE WORKSHOP
Representantes de sindicatos do setor de rádio e TV estarão reunidos em Brasília amanhã, dia 21, para discutir os impactos das alterações na legislação trabalhista para o segmento. O workshop “Reforma Trabalhista e seus reflexos nas negociações sindicais”, promovido pela Federação Nacional das Empresas de Rádio e TV (FENAERT), será realizado na sede da entidade, localizada no SAF Sul, Quadra 2, Lote 4, Bloco D, sala 101, das 9h45 às 17h30. Entre os principais temas a serem discutidos está a mudança relacionada à contribuição sindical e uma análise das negociações coletivas e dos efeitos da súmula 277 do Tribunal Superior do Trabalho. Para o presidente da FENAERT, Guliver Leão, o encontro é de suma importância para que as empresas e sindicatos do setor estejam preparadas para a implementar das mudanças e se adaptar à realidade jurídica que a nova legislação impõe.

.

Ivete SangaloVAPT PRODUZ PARA CERESER
Com Ivente Sangalo, a VAPT Filmes produziu dois filmes para a Cereser. Com a assinatura criativa da agência NAMOSCA, os filmes foram dirigidos por Marcos Lopes e Nico Matteis. Em uma atmosfera festiva, o primeiro filme comemora 50 anos da marca e conversa com todos os públicos. De diferentes idades, gêneros e classes sociais. “Cereser! Popular é ser feliz! Autêntica. Livre e sem frescura”, comemora Ivete Sangalo. O segundo filme apresenta um novo produto da marca: a Cereser Frizée. Como diz a garota propaganda “o primeiro espumante feito para a galera”. Os filmes produzidos serão veiculados na internet. Link: https://vimeo.com/241559356

.

CANNES 2018
O Festival Internacional de Criatividade de Cannes será menor em 2018, quando realizará a sua 65ª edição. Dos oito dias de atividades de 2017, o evento será concentrado em cinco dias no ano que vem, de 18 a 22 de junho. Com isso, o preço de um Complete Pass, para o delegado participar de todas as atividades cai dos € 4.135 cobrados em 2017 para € 3.249 em 2018. Ainda nesta linha mais econômica, a organização do evento prometeu que o preço dos hotéis será congelado para 2018 para participantes inscritos no Festival, que também poderão economizar com menus de preço fixo em mais de 50 restaurantes, com três opções: € 20, € 30 e € 50.Além disso, cada agência que fez mais de 15 inscrições de peças na edição de 2017 terá direito a uma inscrição grátis para delegado Young Lion em 2018. Com isso, segundo a organização, mais de 650 jovens criativos participarão do evento no ano que vem sem custo de inscrição. O esquema será repetido em 2019, com base nas inscrições de 2018.

.

MUDANÇA NA CATEGORIA PROMO
O Festival Internacional de Criatividade de Cannes, o Cannes Lions, anunciou, no último dia 13, diversas mudanças para a edição de 2018. Entre as alterações, a que impacta diretamente o Live Marketing é a exclusão da categoria Promo & Activation, e a inclusão da Brand Experience & Activation. Na opinião do chairman da AMPRO, Celio Ashcar Jr., que participou do júri do último Cannes Lions, a mudança é positiva para o setor. “Não sinto a exclusão da categoria Promo & Activation como um encerramento. Na verdade, vejo a nova categoria Brand Experience & Activation como uma evolução da que foi extinta. Ela está muito mais em sintonia e próxima do que é o Live Marketing. É o sinônimo e a essência do que fazemos”, afirma.
Outro ponto importante para agências que pretendem participar do Cannes Lions 2018 é o limite de inscrições, de no máximo seis para cada campanha. A programação mais enxuta também facilita a participação, já que os custos ficam mais reduzidos.

.

Lapa - João O Maestro 2FESTIVAL DE CINEMA DA LAPA
Entre os dias 22 e 26 de novembro, acontece a 10ª edição do tradicional Festival de Cinema da Lapa, na histórica cidade da Lapa (PR), localizada na região metropolitana de Curitiba. Promovido pelo Instituto Histórico e de Cultura da Lapa, em parceria com o Instituto Borges da Silveira, o evento é considerado uma das principais celebrações do cinema nacional. Durante a programação oficial, serão exibidos gratuitamente 34 filmes ao longo dos cinco dias de evento, além da realização de oficinas e bate-papos, em dois espaços selecionados especialmente para o festival: uma enorme tenda instalada na Alameda David Carneiro e o histórico Theatro São João. Um dos grandes destaques da programação ficará por conta da mostra competitiva, que contará com a exibição dos filmes “João O Maestro”, “A Menina Índigo”, Filme da Minha Vida” e “Bye Bye Jaqueline”. A primeira exibição da mostra competitiva será o filme “João O Maestro”, que será apresentado na quinta-feira (23), a partir das 20h. O filme é uma produção da LC Barreto e Filmes Equador, em parceria com a Globo Filmes. Protagonizado pelo ator paranaense Alexandre Nero, a obra conta a história de João Carlos Martins, um dos grandes nomes da música brasileira. Na madrugada de sexta (24) para sábado (25), a partir das 00h, o Festival de Cinema da Lapa vai promover a clássica Sessão da Meia Noite, com a exibição de quatro filmes de terror: “Pessoas mortas não precisam de bateria”, de Almir Correia; “End of the road”, de João Vitor Ferian; “Cercados Pela Morte”, de João Vitor Ferian; e “Paula Paranormal”, de Almir Correia.

.

JULGAMENTO DO PRÊMIO CAIO
Um júri composto por cerca de 150 profissionais ligados ao mercado de Eventos e Turismo e a empresas contratantes (clientes) foi responsável pelo julgamento do Prêmio Caio 2017, a mais influente premiação da indústria de Eventos e Turismo no Brasil. O time julgou 338 cases de 77 agências especializadas e empresas fornecedoras, além de 682 Empreendimentos e 60 Destinos selecionados para concorrer na edição, mantendo-se estável em comparação a 2016, apesar das dificuldades que o mercado atravessou em 2017. Em qualidade, no entanto, o crescimento foi notável, na opinião dos jurados. “A cada ano a eleição do Prêmio Caio está mais concorrida. O mercado se desenvolveu de forma grandiosa, tanto empresas quanto profissionais estão cada vez mais empenhados em buscar novas tecnologias e aprimorar seus conhecimentos para, assim, poder proporcionar aos seus clientes os melhores resultados e as melhores experiências”, avaliou a coordenadora de marketing da Huesker, Fabia Tanabe. “Minha experiência foi muito positiva na participação dos julgamentos e em alguns casos foram extremamente difíceis as votações para os desempates”, avaliou Carla Baldini, gerente de Eventos & Relacionamento do Laboratórios Baldacci.

.

OSCAR DOS EVENTOS
Ser jurada do ‘Oscar dos Eventos’, é poder julgar profissionais altamente competentes e lugares maravilhosos”, complementou a Executive Assistant to Senior VP & GM, Dell EMC Brasil, Andrea Ocker Santos. “Uma experiência enriquecedora” é a opinião de Ricardo Morales, especialista em Seguros para Eventos e Obras de Arte do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre. “Os cases que participam são todos de ótima qualidade e todos possuidores de atributos para serem premiados. Por isso temos que ter a responsabilidade de pontuar com muito critério nas votações realizadas, a eleição dos melhores com isenção em nome da seriedade do Prêmio”, afirma. “O sucesso de uma premiação é resultado da qualidade dos cases premiados. Por isso o Prêmio Caio é o que é. A qualidade dos cases é garantida pelo case em si e, principalmente, pelo conhecimento de causa do corpo de jurados”, reforça o presidente da J.Cocco, José Estêvão Cocco. O Prêmio Caio é a única premiação brasileira que prestigia os 52 segmentos da economia que tem nos eventos seu motor socioeconômico. Contempla anualmente os trabalhos de empresas especializadas e fornecedoras, além dos profissionais que contribuem para o desenvolvimento do setor no país. A cerimônia de premiação dos vencedores ocorrerá no dia 12 de dezembro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, quando será revelado quem conquistou os cobiçados Jacarés de Ouro, Prata e Bronze.

.

PLANO DE EXPANSÃO
O Shopping RioMar Recife será o novo destino das Lojas Viggo. Segundo o diretor de marketing e expansão, Diogo Oliveira, a abertura desta unidade faz parte do plano de expansão da empresa, que almeja abrir outras três unidade em 2018, além do e-commerce recém-inaugurado (www.lojasviggo.com.br). “Nossa meta é ampliar o faturamento da empresa em 10% no final deste ano, se comparada a 2016, quando faturou R$ 10,5 milhões. Para isso, nossos investimentos totais são na ordem de R$ 3 milhões, diluídos entre esses projetos, marketing e gestão operacional”, ressalta o executivo. As novas operações (loja RioMar e loja virtual) têm o objetivo de ampliar a visibilidade da marca em nível nacional, aproveitando a retomada da economia e os números positivos apontados em diferentes pesquisas quanto às operações neste segmento. Além disso, Oliveira afirma que o Shopping RioMar Recife foi uma escolha estratégica, por ser um dos shoppings de maior visibilidade na cidade. “Colocaremos a Viggo lado a lado a grandes marcas, tanto as de renome internacional, quanto outras nacionais igualmente importantes. Adicionalmente, atenderemos uma demanda reprimida local, dada a pouca opção de redes de calçados exclusivos voltados especificamente ao público masculino”, comenta o executivo.

.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 20, Camila Junqueira, Cely Sandoval de Castro, Maria da Conceição Farias de Oliveira-EBC, Monique Vidal, João Luiz Toríbio, Paulo César da Silveira, Sérgio Souza-AV Comunicação, Luiz Cavalcanti-Agência AdMan Criativa; Dia 21, Antônio Carlos da Silva, Bruno Chicaroni, Carlos Clemente, Cláudio Vieira da Silva, Luciana Mariano; Dia 22, Elaine Brandão, José Fernandes Araújo, Maurício Sampaio, Paulo Roberto Peixoto, Ricardo de Felippe-Dimensão Propaganda, Vanuza Gonçalves, Fernanda Nogueira; Dia 23, Jefferson Carlos, Josiane Paz-MDS, Karen Rocha, Roberta Garcia-Borghi (SP), Thiago Fernandes-Borghi (SP); Dia 24, André Almeida Gomes, Anderson Carlos Maciel da Silva, Carlos Alberto de Sá-Sá Publicidade, Daniela Carneiro, Mariana Borges-Diários Associados, Mavi Paiva-Viva Representação, Mônica Cunha; Dia 25, Érick Campos Nogueira, Expedito Ricardo Aguiar, Maria do Carmo Silva, Vera Lúcia Alexandre de Souza, Yuri Tashiro; Dia 26, Eloísa Paola Fontana, Ricardo Corrêa, Rodrigo Amorim, Stênio Neves.