Home » Coluna » Coluna Pedro Abelha.
capa

Coluna Pedro Abelha.

HOMENAGEM A ATHOS BULCÃO
Para deixar as compras de Natal ainda mais empolgantes, o Taguatinga Shopping surpreende seus clientes com o sorteio de um automóvel Creta Hyundai automático, modelo Pulse 2017/2018, e brindes instantâneos com a arte de Athos Bulcão. Entre os dias 20 de novembro de 2017 a 4 de janeiro de 2018, o público poderá concorrer a este super prêmio: o carro é um modelo de luxo, com design robusto e imponente, com detalhes sofisticados e modernos. O carro pode ser apreciado no 3º piso. Nas compras acima de R$ 400, os clientes do centro de compras podem escolher entre dois kits exclusivos que celebram o centenário de Athos Bulcão. As opções de trocas são: um conjunto de quatro copos com a arte da Igrejinha ou um kit com quatro unidades de jogo americano com a ilustração do painel do Aeroporto de Brasília. Os interessados em participar da promoção podem trocar as notas fiscais pelo cupom no balcão de trocas localizado no 3º piso, e o limite é de até 1 (um) brinde por CPF. O sorteio do carro ocorrerá no dia 4 de janeiro de 2018, às 18h. Para celebrar os 100 anos do artista Athos Bulcão, além dos brindes de Natal, o Taguatinga Shopping recebe mostra em homenagem ao desenhista. Os clientes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Bulcão em exposição com dezenas de obras do artista, aberta ao público de 11 de novembro de 2017 até o dia 04 de janeiro de 2018, no corredor da Faculdade Anhaguera, 2º piso.

.

@EuSouNoel
Para tornar a interação virtual mais divertida, o Taguatinga Shopping surpreendeu os clientes com o instagram @EuSouNoel. Nele, o público tem a chance de interagir com o bom velhinho, que veio passar as férias em Brasília para fugir um pouco do frio do Polo Norte. Em divertidos posts na rede social, Papai Noel compartilha a aventura de curtir o calor brasiliense e conhecer os costumes locais. Os internautas podem acompanhar as postagens com as hashtags: #NoelConectado #TaguatingaShopping #NoelViajante no Instagram.

.

Das Raízes às Pontas - Foto-Janine-MoraesCINE CLEO
A sétima arte agora é delas: mulheres de Brasília e convidadas que mostram suas habilidades como roteiristas, produtoras, debatedoras e diretoras. Com estreia lotada no dia 19 de outubro, o Cine Cleo segue ocupando a sala Conchita da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (Conic – Setor de Diversões Sul). A próxima sessão será na quinta-feira (16/11), às 19h, com entrada franca. Apresentações de curtas e longas-metragens inéditos, reprises de filmes com temáticas reflexivas e rodas de bate-papo ao final compõem este projeto idealizado por uma equipe de 10 mulheres da capital federal. Os filmes são delas, das mulheres brasileiras que ganham cada vez mais força no mercado cinematográfico e buscam mostrar suas vozes dentro e fora das telonas. As sessões quinzenais acontecem até agosto de 2018, sempre às quintas-feiras. Após a estreia, que teve como foco o tema Tradições e Rupturas, elas retornam com a temática Espelhamento. Escolhidos a dedo, os curtas-metragens Rainha, de Sabrina Fidalgo; Das Raízes às Pontas, de Flora Egécia; e o longa Entorno da Beleza, da pesquisadora da UnB Dácia Ibiapina, serão exibidos para o público. As produções partem de um ponto em comum e deixam a reflexão: o que é belo? Questões estéticas, imposições de padrões e a luta contra os mesmos são assuntos que permeiam a sessão nas mãos destas diretoras. O Cine Cleo homenageia Cleo de Verberena (1909- 1972), a primeira mulher brasileira a dirigir um longa-metragem no país, O Mistério do Dominó Preto, em 1930. O projeto é uma realização da Secretaria de Cultura do Distrito Federal com o patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura. O cineclube faz ainda parceria com o projeto Verberenas, site colaborativo de críticas de cinema escritas por mulheres realizadoras audiovisuais. O projeto nasceu em 2015, dentro da Universidade de Brasília.

.

SINOPSES
Entorno da Beleza (Dácia Ibiapina) Documentário (1h11) – Temporada de concursos de miss em Brasília e cidades-satélites do Distrito Federal. Contradições afloram em ensaios, camarins e passarelas. Rainha (Sabrina Fidalgo) Ficção (30 min) – Rita finalmente realiza o sonho de se tornar a rainha de bateira da escola de samba de sua comunidade. Porém ela terá que lutar contra forças obscuras, internas e externas. Das Raízes às Pontas (Flora Egécia) Documentário (20 min) – Luiza tem 12 anos e fala com orgulho de seu cabelo crespo e sua ancestralidade. A história de Luiza é uma exceção. Os entrevistados, dos mais diversos perfis, falam sobre o papel do cabelo crespo como elemento do tornar-se negro e como ato político contra imposições estéticas. Questionar os padrões de beleza, que são impostos cada vez mais cedo e tratar a afirmação do cabelo crespo como um dos elementos fundamentais da identidade negra são a principal temática do filme, que também avalia a aplicação da Lei 10.639/03 que regulamenta o ensino da História Afro-Brasileira e Africana nas escolas brasileiras.

.

RC PROMO SELFIESELFIE COM O PREFEITO
A Cerveja Rio Carioca lançou na semana passada o outdoor “Sabe do prefeito? Se encontrar com ele, manda um abraço” brincando com a opinião popular de que o prefeito do Rio “sumiu” porque viaja muito. Pois a repercussão da peça foi tão grande que a marca decidiu lançar a promoção “Selfie com o prefeito”: as primeiras dez pessoas que postarem uma selfie com o prefeito do Rio tirada no Rio ganham um kit da cerveja. A promoção é válida até 17 de Dezembro e a foto deve ser postada com a #selfiecomprefeito. Mas a marca avisa que “não vale foto de campanha, porque na campanha eles sempre aparecem, mas depois de eleitos somem”. A criação da campanha é da Onzevinteum com direção de criação de Gustavo Bastos, que assina a criação com Clarisse Costa. Foto de Studio h, atendimento e Diego Crisostomo, mídia de Bianca Brandão e aprovação de Luiz Eduardo Vieira.

.

APOIO DO BIZSPARK
A startup Greengow Technology agora conta com o apoio do BizSpark, programa criado pela Microsoft para apoiar startups através da oferta gratuita de produtos e serviços. A parceria inclui a tecnologia da Microsoft Translator, que está inserida no algoritmo de tradução “push-to-talk” do aplicativo Greengow que permite usuários falar em tempo real em até 10 idiomas diferentes. A plataforma foi recentemente lançada na versão beta no Brasil, e é o único aplicativo que foi projetado nativamente para ser um tradutor de chamadas de voz em tempo real. “Usando a plataforma não é necessário comprar nenhum acessório para funcionar e funciona em qualquer modelo de smartphone, tanto para plataforma iOS ou Android. É possível se comunicar com uma pessoa do seu lado, ou localizada a milhares de quilômetros de distância, bastando estar conectado à internet.”, diz Carlos Tanaka, CEO da companhia. Estabelecimentos comerciais podem disponibilizar o número Greengow para seus clientes de qualquer lugar do mundo se comunicarem, sem mais a barreira do idioma e sem custo de ligação. “Hotéis, restaurantes, parques, clubes, lojas podem agora oferecer o número Greengow para seus clientes, e dessa forma, aumentar suas vendas ou mesmo, melhorar a qualidade de atendimento permitindo a comunicação em uma mesma chamada em idiomas diferentes. Todas as informações destes estabelecimentos ficam disponíveis para consulta dos usuários Greengow.” explica Tanaka. “Nós estamos realmente orgulhosos em apoiar o Greengow via BizSpark e também animados sobre o impacto que este extraordinário aplicativo pode trazer para cidadãos de todo o mundo, ajudando a construir pontes através do uso de novas conexões da Microsoft Translator que antes não eram possíveis”, diz Alessandro Jannuzzi, diretor de inovação e novas tecnologias da Microsoft Brasil.

.

Seara 1AQUECE POR IGUAL
A lasanha é uma receita extremamente querida pelos brasileiros e, por esse motivo, a Seara, que busca trazer novidade e qualidade à mesa, identificou novas necessidades e exigências dos consumidores para aprimorar essa categoria. Quando o assunto é lasanha congelada, os consumidores em geral apontam que, após o preparo no micro-ondas, o centro do produto fica frio e as bordas ficam queimadas. E foi através dessa demanda que a Seara investiu em pesquisas e inovação para trazer uma solução eficaz para romper essa barreira. Hoje, a linha de lasanhas Seara, tradicional no mercado, chega com uma novidade com um Q de inovação à sua linha: as novas bandejas com tecnologia “Aquece por igual”, que permite que o produto já conhecido e amado pelos consumidores fique quente por inteiro e ganhe ainda mais suculência quando preparado no micro-ondas. Novidade exclusiva da Seara no Brasil, a nova bandeja com tecnologia “Aquece por igual” promove aquecimento uniforme em todas as partes da lasanha através de um desenho interno que redireciona o calor do centro para as laterais e de dentro para fora, processo que garante também menor perda de umidade, deixando as lasanhas ainda mais suculentas. Além disso, com a nova tecnologia, o preparo das lasanhas Seara em micro-ondas é reduzido em cerca de 2 minutos. Isso acontece porque, com a tecnologia desenvolvida especialmente para cozimento de lasanhas, o aquecimento é mais eficaz, melhor distribuído e, com isso, chegando ao ponto ideal de consumo em menor tempo.

.

AGORA ESQUENTA
Segundo o Diretor de Marketing e P&D da Seara, Eduardo Bernstein, as novas bandejas de lasanha Seara atendem a uma antiga demanda dos consumidores e, por isso, reforçam o compromisso da marca em investimentos em inovação e praticidade. “O sabor das lasanhas Seara já era muito apreciado pelo consumidor. Mas existia essa demanda constante em melhorar o desempenho do aquecimento no micro-ondas com meio e laterais igualmente aquecidos. A nova bandeja vem para trazer uma nova experiência com a lasanha já conhecida por todos: agora, ela ficará mais quente, mais suculenta e com sabor já adorado por todos, em um tempo menor. Prático, inovador, sem perder o sabor característico. Para divulgar a tecnologia exclusiva da Seara, a WMcCann cria campanha que conta com filme de 30” para TV, com versões de 10” e 5”, mídia impressa e digital. No filme, a mãe traz a lasanha para mesa, mas é possível notar que está faltando a parte do meio. Os filhos questionam: “Ué, mãe. Tá faltando um pedaço da lasanha aqui”. A mãe responde que está no micro-ondas e afirma que todo mundo sabe que o meio da lasanha nunca esquenta direito. A locução avisa: “Agora esquenta!”. E apresenta a inovação da marca. Enquanto isso, a mãe leva à mesa a nova lasanha Seara direto do micro-ondas e quentinha por igual. O locutor arremata: “Lasanha com Q de Qualidade”. O posicionamento “Q de qualidade” foi lançado recentemente e complementa a assinatura “Seara. A qualidade vai te surpreender”. As lasanhas Seara com nova bandeja com tecnologia “Aquece por igual” estarão disponíveis a partir deste mês. A distribuição será nacional, nos principais canais de distribuição. Para assistir ao filme, acesse: https://youtu.be/HSY_PGTsljw

.

EL OJO DE IBEROAMÉRICA
O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica, principal evento criativo das Américas que é realizado anualmente em Buenos Aires, Argentina, encerra a sua 20ª edição premiando as maiores mentes e empresas latinas que atuam na indústria da comunicação. A Africa foi apontada como a Agência do Ano do El Ojo 2017. O Brasil, mais uma vez, foi o grande destaque do evento, encerrando a sua participação com 151 troféus acumulados, sendo 7 Gran Ojos (ou Grand Prix), 36 troféus de Ouro, 55 de Prata e 53 de Bronze. Além de ter sido escolhida como a Agência do Ano, a Africa teve seu co-presidente e chief creative officer (CCO), Sergio Gordilho, eleito o Criativo do Ano. A Primo/PBA Cinema conquistou o posto de Produtora do Ano, com o Nico Perez Veiga apontado como Diretor de Cena do Ano. A agência Independente do Ano é a We Believers, dos Estados Unidos, e Netflix o Anunciante do Ano.

.

EMPREENDEDOR
Na noite da última quarta-feira, (8), a Revista MIT Technology Review premiou o Tallis Gomes em sua lista anual de inovadores abaixo dos 35 anos. Por mais de uma década, a empresa de mídia global reconhece talentos cujo trabalho tem um grande potencial para transformar o mundo. Tallis que é fundador da Easy Taxi e Singu, foi reconhecido na categoria “Empreendedor” por causa do seu esforço para promover a mudança social. “Minha jornada aconteceu lá atrás, em Carangola [cidade que nasceu no interior de Minas Gerais], quando eu acreditava em algumas coisas que a grande maioria não acreditava. Foi com base nessa mania que eu construí e estou construindo minha carreira”, explica o Tallis.

.

TRANSFORMANDO VIDAS
“Eu acredito que é possível transformar a vida das pessoas humildes através do trabalho e meritocracia. Hoje com a Singu conseguimos transformar a vida de milhares de mulheres que viviam em situações quase que de risco. Com a Singu e graças ao trabalho que elas desenvolvem, elas podem escolher boa parte do caminho que querem trilhar”, completa. Tallis é fundador da Singu, startup do setor de beleza e bem estar, líder do Brasil e América Latina neste segmento. Hoje a empresa entrega dezenas de milhares de pedidos por mês, usando um algoritmo para aumentar a eficiência da agenda do provedor, o que lhes permite ganhar cerca de quatro vezes mais do que ganharam em salões tradicionais. “Ao longo dos anos, tivemos sucesso em reconhecer jovens inovadores, cuja mudança transformará a maneira como o mundo pensa sobre o que a tecnologia pode fazer”, diz o editor da Revista David Rotman. “Os homenageados passados incluem Larry Page e Sergey Brin (2002), os cofundadores do Google; Mark Zuckerberg (2007), o co-fundador do Facebook; E Jonathan Ive, o principal designer da Apple. Estamos orgulhosos de nossas seleções e da variedade de realizações que eles celebram, e estamos orgulhosos de adicionar Tallis Gomes a esta prestigiada lista”, complementa.

.

PRÊMIO CAIO
A votação para o Grand Prix do Prêmio Caio 2017, a premiação mais influente da indústria de Eventos e Turismo do Brasil, está aberta até o dia 10 de dezembro. O público poderá escolher uma personalidade em cada uma das sete categorias do Personalidade do Ano 2017 e os vencedores serão revelados durante a cerimônia da premiação, marcada para o dia 12 de dezembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
A indicação foi feita por um júri composto por cerca de 150 profissionais ligados aos mercados de Eventos e de Turismo e a empresas contratantes. Todos os profissionais indicados já são vencedores do Prêmio Personalidade do Ano 2017 e concorrem entre si pela premiação do Grand Prix em cada um dos segmentos. A votação é online e aberta ao público, pelo site www.premiocaio.com.br. A origem do nome é uma homenagem a Caio de Alcântara Machado, profissional pioneiro na área de eventos e feiras de negócios, criativo e bem-sucedido no lançamento de novos produtos, promoção e organização de eventos.

.

mini-cozinha-rpcRPC GANHA O PROMAXBDA
O principal prêmio mundial para chamadas de televisão, o PromaxBDA, é paranaense! A RPC ganhou o prêmio na categoria “Direção de Arte e Design” da América Latina, ao concorrer com cinco concorrentes internacionais. Os vencedores foram anunciados em uma solenidade em Miami na quarta-feira (8/11). “É uma honra estar aqui recebendo este prêmio nesta noite. Essa é a primeira vez que a RPC está no PromaxBDA, o que mostra que estamos no caminho certo. Eu estou aqui representando um time jovem e que busca fazer o melhor todos os dias. Esse prêmio vai para a RPC, vai para o Brasil!”, discursou Ana Maia, coordenadora de promoções da RPC, ao receber o prêmio. A campanha vencedora foi a minicozinha criada para divulgar o concurso de receitas do Caminhos do Campo programa semanal da emissora. Essa é a primeira vez que uma afiliada da Globo ganha o PromaxBDA.

.

NATAL KOPENHAGEN
A contagem regressiva para o Natal já começou! E por se tratar de uma das datas mais importantes do ano, a Kopenhagen, tradicional marca brasileira de chocolates finos, preparou produtos exclusivos e muito especiais para quem deseja surpreender aqueles que amam. Para comunicar a data, a marca criou o mote “Celebre o clássico sabor do Natal” e investiu em uma estratégia de comunicação completa, que envolve mídia em TV, ativações nos principais canais online da marca: Instagram e Facebook, além de vitrine especial. “Sabemos que o Natal é um momento muito importante para os consumidores, que sempre buscam unir a família e presentear as pessoas queridas de um jeito especial. Por isso, a Kopenhagen criou um mix de produtos inovadores e diferentes para celebrar a data em grande estilo. Além de apostarmos nos nossos clássicos como protagonistas da campanha, também trouxemos lançamentos que proporcionam uma experiência diferente ao consumidor, como o Petittone, uma nova forma de consumo e opção de presente para quem adora panettone”, afirma Maricy Porto, diretora de Marketing do Grupo CRM.

.

Grazi MassaferaNOVA CAMPANHA L’ORÉAL
Se está sol e tem mosquitos, o que você passa primeiro? Protetor ou repelente? A partir dessa dúvida muito comum, a WMcCann criou a campanha de divulgação do novo Solar Expertise com Ação Repelente de L’Oréal Paris, em parceria com a Tastemakers. Tudo começou com uma foto de Grazi Massafera em seu perfil de Instagram, onde ela comentou que nunca sabe se usa #primeiroprotetor ou #primeirorepelente. A partir daí, várias outras mulheres opinaram: Paola Antonini, Rachel Apollonio, Rafa Brites, Marcela Fetter, Mariana Gonzalez, Taís Araújo, Bruna Hamu, Sophia Abrahão, Agatha Moreira e muitas outras. Na sequência, sites de notícias responderam à dúvida e dermatologistas espontaneamente publicaram sobre o assunto. A polêmica chegou até a ser comentada por perfis de humor e a revelação veio com os comentários de outras influenciadoras: com o novo Solar Expertise, ninguém precisa ficar mais na dúvida e pode deixar a pele sempre bem protegida.

.

EMPODERAMENTO FEMININO
O Comitê Women Empowerment da AMPRO – Associação de Marketing Promocional prepara o encontro “Empoderamento Feminino: onde estamos hoje?”, voltado para executivas e profissionais do Live Marketing. Com palestras de Adriana Carvalho, da ONU Mulheres e de Fabiana Scheffer, da Netza, o objetivo é responder às perguntas: o que faremos agora e como transformar 100 em 15 anos? O evento acontece no próximo dia 28 de novembro, na sede da AMPRO, em São Paulo. Adriana Carvalho, conselheira do Comitê, é gerente dos Princípios de Empoderamento das Mulheres na ONU Mulheres. Com 20 anos dedicados ao mercado de promoção e eventos, a sócia-diretora da Netza Comunicação Integrada, Fabiana é formada em administração de empresas e pós-graduada em marketing pela Universidade de Berkeley, cursado nos EUA. O tema igualdade de gêneros tem sido uma das preocupações da AMPRO que, por meio das ações do Comitê Women Empowerment, tem buscado conscientizar as agências e profissionais ligados so Live Marketing. Dados recentes mostram que as mulheres são mais de 52% da população mundial, mas não estão representadas nos ambientes de poder, como liderança das corporações, políticas, entre outros. No entanto, empresas lideradas por mulheres ou com equidade de gênero são mais lucrativas do que as conduzidas somente por homens. Inscrições e informações: relacionamento@ampro.com.br ou (11) 3815-9998.

.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 13, Luís Gaston Lambert-Informação Comunicação, Maria Helena Oliveira, Regina Fátima de Souza Cruz, Roberta Sampaio-Núcleo de Mídia BB, Simone Lara Brandão de Oliveira-Versus Representação; Dia 14, Ana Carolina Santos, Cibele Martins Jacques-Secom, Nilva Maria-Sinal Verde, Rafael Kern, Wlamir Cordeiro Morias da Silva-CEF; Dia 15, Marisa Kratka, Selma Perez, Úrsula Ennes, José Emídio de Aguiar Júnior; Dia 16, José Roberto Filho (Betão)-NovaSB, Marcos Fadanelli-Fundação BB, Olímpio Antônio Cruz Neto, Paulo Cabral Jr.-Diários Associados, Ricardo Blanco Bittencourt, Marlene de Sá-Arcos, Wesley Turial; Dia 19, Alessandra Mayrinck-Nova Brasil FM, Sandra Meyer, Wander Inocêncio- TacticALL Comunicação Integrada.