Home » Coluna » Coluna Pedro Abelha.
CAPA

Coluna Pedro Abelha.

PARCERIA CHEVROLET ONIX E WAZE
O Chevrolet Onix se juntou ao Waze como parceiro oficial do lançamento de seu mais novo recurso no Brasil. O popular aplicativo de navegação agora pode ser conectado a tela do console central de carros equipados com o sistema Android Auto. A inovação permite que o motorista do Chevrolet Onix 2018 navegue com o aplicativo na tela do sistema multimídia MyLink do veículo. Para anunciar a novidade, a Commonwealth//McCann lança campanha que conta com filme para TV e mídia digital. No filme, vemos um gato dirigindo o Onix. Ele passa por um girassol e por um ninja. A locução avisa que o carro que sempre conectou o motorista com tudo que é novo, agora vai conectá-lo a um trânsito mais colaborativo. Assim que o gato chega a seu destino, um homem desce do carro e a namorada dele diz: “Oi, gatinho”, revelando que todos aqueles personagens eram, na verdade, usuários do Waze com seus avatares. Para a campanha digital, a marca preparou teasers que mostram tutoriais de gambiarras que as pessoas costumam fazer para os aplicativos funcionarem no multimídia do carro e lança a hashtag: #chegadegambiarra. Para marcar a parceria, a partir de agora, o usuário que quiser poderá ter no aplicativo as instruções de viagem com a locução do Marco Luque. O ator e humorista emprestou sua voz ao Waze e gravou diversas frases relacionadas a conexão do Chevrolet Onix. A campanha estreou ontem e também será veiculada na Argentina. Para assistir ao filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=FT08BPvOL24&feature=youtu.be

.

ESQUECIMENTO X MEMÓRIA
Até onde vai a liberdade de expressão e o direito à intimidade? É possível esquecer, vivendo na sociedade da informação? Direito ao esquecimento seria um tipo de censura? Com estas e muitas outras indagações a serem respondidas, a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e o Instituto Palavra Aberta realizam, em Brasília, o Fórum “Esquecimento X Memória – Reflexão sobre o direito ao esquecimento, o direito à Informação e a proteção à memória”, voltado a profissionais da comunicação. Para o evento, que promete ser polêmico e acontece no próximo dia 21, a partir das 18h, na sede da Ordem dos Advogados (OAB) de Brasília, estão confirmadas, entre outras, as participações da ministra do STF, Cármen Lúcia e do procurador-geral da República Rodrigo Janot. Na abertura, estarão presentes os presidentes da ANER, Fábio Petrossi Gallo; do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco e OAB/DF, Juliano Costa Couto. Segundo Patrícia Blanco, o objetivo do evento é debater e alertar profissionais de Comunicação, do Direito e a sociedade, de forma geral, sobre a possibilidade de o direito ao esquecimento tornar-se uma praxe danosa. “Com a digitalização de acervos, hoje é possível acessar, facilmente, materiais de quase meio século passado, gerando uma memória importante. Corre-se o risco de que pessoas que se sintam lesadas passem a solicitar a remoção de registros, indiscriminadamente, gerando um cerceamento à liberdade de imprensa e pesquisa histórica”, diz Blanco. A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, abordará, juridicamente, a preservação da memória histórica, com foco em biografias – tema bastante controverso, que envolve a liberdade de expressão e o direito à privacidade. Já o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, discorrerá, na oportunidade, sob aspectos ligados ao direito ao esquecimento e a preservação da liberdade de expressão. O professor e especialista em Direito Constitucional, Eduardo Mendonça, fará a apresentação que deverá responder à emblemática questão: “É possível esquecer na sociedade da informação?”. Haverá, ainda, um talk show para discutir as opiniões sobre o tema, com o professor de Direito Administrativo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Gustavo Binenbojm, e o procurador do Estado do Rio de Janeiro e professor adjunto de Direito Civil da UERJ, Anderson Schreiber. As inscrições dos profissionais de comunicação são gratuitas e estão limitadas à lotação máxima permitida.

.

lazaro ramosCAPA DA MADE
Lázaro Ramos foi consagrado para estrelar a capa da edição de agosto a revista MADE, que chega às bancas esta semana. Clicado por Fred Otero e com edição de moda de Fabricio Miranda e Fernanda Batista, um dos escritores mais vendidos do Brasil neste ano, ator, diretor, apresentador, produtor, roteirista e a nova aposta da Rede Globo para conduzir o programa “Lazinho com você” nas tardes de domingo, mostrou todo o seu carisma e elegância, durante a sessão de fotos para a publicação.

.

.

.

AGÊNCIAS DA SECOM/PR
Após diversos recursos, a SECOM/PR definiu que NBS, Calia e Artplan são as vencedoras da concorrência promovida para definir as agências que cuidarão de sua publicidade. A verba do cliente é de R$ 208 milhões anuais, com possibilidade de renovação por até 5 anos. O contrato de ser assinado nos próximos 15 dias. Com isso, está definido o processo que teve diversas idas e vindas, com direito a desclassificação da DPZ&T por um erro no prazo de validade da proposta técnica, a volta da mesma ao processo, e, ainda, a desistência de participação da Young & Rubican, que havia sido inicialmente uma das vencedoras. Atualmente a conta é atendida pela Nova/SB, Leo Burnett Tailor Made e Propeg.

.

unlike anyINLIKE ANY
A Under Armour dá início no Brasil à sua nova campanha com foco no público feminino a partir desta segunda-feira. “Unlike Any” ressalta as características únicas das mulheres e como elas são capazes de se colocar acima de qualquer comparação de gênero – por meio do próprio talento e determinação.
Para protagonizar a campanha, a Under Armour escalou um time de atletas e embaixadoras globais, entre elas a bailarina principal do American Ballet Theatre, Misty Copeland, a corredora de longa distância Alison Désir, a campeã mundial e olímpica dos 400m rasos Natasha Hastings, além de talentos como a atriz Zoe Zhang e a dublê Jessie Graff.
Com o objetivo de enaltecer as características que tornam as mulheres únicas, os filmes e peças da campanha trazem narrações e textos elaborados por poetas, músicos e escritores contemporâneos. Entre eles estão nomes como Saul Williams, Aja Monet, Kojey Radical, Dominique Christina e Aristophanes.
“Acredito no poder da força interior e como essa força pode te levar a alcançar o que aparentemente é impossível. Esta campanha é uma celebração da força interior de cada pessoa e um lembrete para todas as mulheres de que elas são fortes, únicas e verdadeiramente sem igual”, destaca Misty Copeland.
Criados em parceria com a agência Droga5, os filmes da campanha foram dirigidos por Georgia Hudson. Juntos, tomam forma de um conjunto de homenagens elaboradas especificamente para cada atleta no auge de sua performance.
“Com o passar dos anos, construímos uma categoria feminina baseada em produtos inovadores, dedicados a empoderar nossas consumidoras com o que há de mais avançado em termos de design e tecnologia. Nosso objetivo é seguir abrindo novos caminhos para este público, reconhecendo as maneiras pelas quais as mulheres estão redefinindo a prática esportiva no mundo todo”, afirma Pam Catlett, Gerente Global da categoria feminina da Under Armour.
Os vídeos e peças da campanha #UnlikeAny estão disponíveis no site www.underarmour.com.br e nos canais digitais da Under Armour Brasil: facebook.com/UnderArmourBrasil, @underarmourbrasil no Instagram, Twitter @underarmourbr, além de youtube.com/UnderArmourBrasil.

.

office_mídiaPROJETO VAREJO CHEGA AO RIO
A Office Mídia OOH dá início à expansão do projeto realizado em parceria com o GPA (Grupo Pão de Açúcar). A equipe da empresa desembarcou no Rio de Janeiro, para iniciar os estudos e vistorias para a instalação dos painéis digitais nas unidades da rede na cidade, a exemplo do que já acontece em São Paulo. O projeto Varejo, lançado em parceria entre o GPA e a Office Mídia OOH, é uma plataforma de mídia inédita no Brasil. Consiste em um mobiliário digital da marca LG, com características próprias, já amplamente utilizado na Europa em grandes redes de consumo, sendo disponibilizado pela Office Mídia OOH, em 75 lojas do GPA, em São Paulo. Até o momento foram instaladas 142 dessas telas, com previsão de chegar a 360 até o final do ano. Para Dario Gohda, CEO da Office Mídia OOH, a chegada do projeto na cidade do Rio de Janeiro já estava prevista no planejamento estratégico da empresa. “Com o avanço das instalações na cidade de São Paulo, e a boa aceitação por parte de anunciantes e agências na capital paulista, iniciamos a ampliação da cobertura da rede. Nossa previsão é que, até o final de 2017, teremos 80 telas no Rio de Janeiro, oferecendo, assim, mais opções para os anunciantes.” Recentemente a Office Mídia OOH realizou uma pesquisa presencial para identificar o perfil e hábitos de consumo dos clientes das lojas do GPA (compreendendo a rede de Supermercados Pão de Açúcar, Extra Super e Extra Hiper). A empresa Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing realizou 3.540 entrevistas nas lojas do GPA em cinco regiões da cidade (centro, norte, sul, leste e oeste), cobrindo os turnos das 7h às 22h30. A pesquisa revelou e comprovou os hábitos, perfis e horários de preferência de compras, de acordo com o porte de cada estabelecimento da rede. “Com esses novos dados, agregados a todas as demais informações técnicas que a Office Mídia OOH já dispõe, o planejador da agência ganha ainda mais subsídios para planejar suas ações, podendo oferecer seus produtos e serviços ao consumidor final, em seus mais variados momentos e situações”, finaliza Dario Gohda.

.

vza_expomídiaUNDER CONSTRUCTION
A VZA Expomídia, maior empresa de live marketing do Rio de Janeiro, é responsável pela ativação do recém-inaugurado espaço da Novo Ambiente, em São Paulo. A marca aportou em novo endereço, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em prédio assinado por Paulo Mendes da Rocha. O espaço foi apresentado ao público ainda em clima _under construction_ durante a DW!SP, recebendo o Estúdio Guto Requena em uma noite de cinema e design! O episódio sobre Guto Requena na série Designer do Brasil foi transmitido no evento e, logo em seguida, um talk com Guto discutiu os rumos do design e seus desafios na Era Digital. O evento celebrou ainda o pré-lançamento de uma coleção de sofás corporativos, também fruto da parceria entre o arquiteto e a Novo Ambiente.

 

.

.

filme o reino gelado 2O REINO GELADO 2
A Sincrônico Mais foi a responsável pela criação da cenografia que conta com muita neve e lonas especiais para promover a divulgação do filme “O Reino Gelado 2” nos cinemas brasileiros. A campanha, criada pela Califórnia Filmes, contou com um VUC tematizado da Brasil Mídia Móvel, com cenas do filme, que circulou pela cidade de São Paulo, cobrindo escolas e parques, entre os dias 06 e 11 de agosto. O filme, uma sequência de sucesso da primeira produção, relata que, após a queda da Rainha da Neve, o troll Orm precisa refazer sua vida em meio aos seres de sua espécie. Para tanto, ele passa a trabalhar como mineiro e morar com a avó criando muitas aventuras.

.

washington olivettoOLIVETTO MINISTRA PALESTRA
Washington Olivetto ministrou palestra no Salão Nobre da Fundação Getúlio Vargas, em encontro com investidores sociais da Fundação Gol de Letra. O evento contou com apresentação do ex-jogador Raí, Instituidor e Presidente do Conselho da Fundação. O publicitário falou sobre construção e solidez de marca, resultados, inovação e oportunidades da comunicação, mostrando casos bem sucedidos de seus grandes clientes. Ele também apresentou campanhas de sucesso que já assinou para projetos de responsabilidade social, sem abrir mão da grande ideia – elemento fundamental na comunicação, seja qual for a tecnologia. A Fundação Gol de Letra é uma organização não governamental que tem como objetivo promover novas perspectivas de vida para crianças, adolescentes e jovens em comunidades socialmente vulneráveis.

.

grilletoACELERA PARA A GRILETTO
Que tal ganhar um carro ou uma scooter? A partir de hoje, você pode tentar a sorte nas lojas do Griletto, a maior rede de grelhados do país. A promoção “Acelera para o Griletto” vai sortear dois carros modelo MOBI Easy (Fiat) e dez scooters modelo PCX (Honda). A ação segue até 30 de setembro e o sorteio será no dia 10 de outubro.
Poderão participar da promoção todos os clientes que consumirem qualquer item do cardápio acompanhado de uma bebida (exceto bebida alcoólica) nas unidades participantes. O cliente receberá, no ato da compra, uma raspadinha com um código, que deverá ser cadastrado no site da promoção (www.acelera.griletto.com.br). No site, estarão disponíveis o regulamento completo da promoção, a relação de lojas participantes e a ficha de cadastro a ser preenchida com os dados pessoais. Para concluir a inscrição na promoção, o cliente deverá inserir o número da raspadinha e responder à pergunta: “Qual a Rede de Grelhados que acelera com você?”. O resultado do sorteio será divulgado no hotsite da promoção.

.

embaixador da omegaASTRONAUTAS POR UM DIA
A Omega, patrocinadora oficial da PGA da América, juntou duas de suas paixões: o golfe e espaço lunar, com uma ação durante um dos principais torneios de golfe do mundo: PGA das Américas. Os embaixadores Sérgio Garcia e Rory McIlory se vestiram de astronauta como parte das comemorações de aniversário de 60 anos do Speedmaster. O relógio foi lançado em 1957 mas seu legado espacial começou em 1965, quando a NASA o qualificou para ser usado em suas missões espaciais. Desde então, foi usado em todos os seis desembarques na lua e ganhou o apelido de “Moonwatch”. Garcia e McIlory se revezaram para dirigir um lunar Rover e abrir a semana do Campeonato PGA no Quail Hollow Club. “Hoje me diverti muito com o Sergio, usar essa roupa e ter a Impressão de estar na lua, é muito interessante. Definitivamente, uma maneira divertida de estar com a Omega, à frente do PGA aqui em Charlotte”, comentou McIlory. “É uma das melhores coisas que já vi em um torneio de golfe”, disse Garcia. “Celebrar o “Moonwatch” junto com Rory com roupa de astronauta é bastante legal e único. Estou orgulhoso de ser um embaixador Omega e apoiar uma grande iniciativa no Campeonato PGA nesta semana”, completou o espanhol.
O Campeonato PGA das Américas 2017 foi realizado de 7 a 13 de agosto e marcou a 99ª edição de um dos eventos de golfe mais esperados no calendário. Os principais golfistas do mundo competiram pelo Troféu Wanamaker. A Omega atuou como Patrocinadora Oficial da PGA da América pelo sétimo ano consecutivo.

.

REWARDSTYLE CITY TOUR
A rewardStyle, plataforma global de influenciadores e monetização de conteúdo, escolheu a cidade de São Paulo para receber a sequência de eventos globais da marca, o rewardStyle City Tour, que tem como objetivo reunir as principais influencers parceiras da plataforma e conectá-las à novas marcas. O encontro, que acontece no dia 15 de agosto, em parceria com a marca de beleza Mary Kay, será no restaurante Chez MIS.
Durante os City Tours, a rewardStyle tem grafitado diversas paredes com artes de diferentes artistas ao redor do mundo, que servem como pano de fundo para as fotos das blogueiras. Alguma delas já foram apresentadas em Dallas, Los Angeles, Chicago e Londres, e São Paulo será a sexta cidade a receber a intervenção. Chamado de LIKEtoKNOW.it Wall, o muro será grafitado pela artista Marta Carvalho no dia do evento, e ficará disponível por cerca de dois meses no Museu de Imagem e Som – MIS SP. Além disso, as 25 influenciadoras digitais brasileiras de maior destaque da rewardStyle nos segmentos de moda, beleza e comportamento, como Lu Ferreira do Chata de Galocha, Camila Coutinho do Garotas Estúpidas, Fran Monfrinatti e o blog Depois dos Quinze, estarão presentes no evento. As atividades têm como pauta central o empoderamento feminino. Dentre elas, uma conversa com Shana Peixoto, vice-presidente de Marketing da Mary Kay, que falará sobre empreendedorismo, essência do negócio de venda direta da marca de beleza, além de sua trajetória no mercado. Durante o evento, o maquiador global da marca Luis Casco apresentará as novas cores de sombra e batons líquidos matte, ensinando as melhores técnicas com exclusividade para as convidadas, além de workshop com as da DJs South Sound.

.

amproAMRO GLOBES AWARDS
O AMPRO Globes Awards, maior premiação do Live Marketing no Brasil, já está com inscrições abertas para a etapa nacional da premiação. Todos os 81 trabalhos vencedores da etapa regional deverão representar suas regiões nacionalmente. Os cases serão submetidos a novo julgamento para a decisão de quais poderão concorrer internacionalmente, na última etapa do The Globes Awards 2017, coordenada pela MAA Worldwide. Terminado o julgamento da etapa nacional, os cinco cases em cada categoria que obtiverem as melhores notas comporão o shortlist, que será divulgado no dia 3 de outubro. Os resultados finais da etapa nacional do AMPRO Globes Awards devem ser divulgados em 23 de outubro, durante a cerimônia da premiação que acontecerá no Palácio Tangará, em São Paulo. As inscrições são feitas pelo site do AMPRO Globes – www.amproglobesawards.com.br até o dia 31 de agosto. Na oportunidade, também serão revelados os vencedores nacionais dos Prêmios de Melhor Profissional de Atendimento, Criação, Planejamento e Produção, Melhor Fornecedor, de Melhor Agência e o Grand Prix 2017. A definição do melhor profissional será por voto popular – os vencedores de cada uma das regiões agora concorrem entre si. Os portfólios dos finalistas ficarão expostos no hotsite do AMPRO Globes Awards, por meio do qual ocorrerá a votação, e nas redes sociais AMPRO. Só poderão votar profissionais atuantes no setor de Live Marketing – cada CPF terá direito a um voto em cada uma das quatro áreas.

.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 14, Patrícia Correa Soares-Eros 22 Marketing, André Luiz Gomes Pepes-Net Vox, Carlos Henrique-Publicidart, Rodrigo Hiram, Sérgio Souza-BB; Dia 15, Ana Paula Melo-Promark Comunicação, Adriene Zema-TST, Carolina Guidotti-Cine Vídeo, Nanan Catalão, Paula Braga-TBA, Romildo Borges, Sandro Eduardo Macedo Pinto-BB, Marcus Vinícius, Érica Campbell-PPR; Dia 16, Ana Paula Bulus-Agência Click, Antônia Vieira, Emanuelle Santos, Jane Fagundes, Selma Nunes-Fischer+Fala, Carlos Filho, Fernando Coelho, Fernando Barros-Propeg, Kiko Vicente-Master, Ireno Mendes da Luz Júnior, Ricardo Neiva Tavares-Ministério das Relações Exteriores, Vladimir Aparecido Spinoza-Rádio Senado, Antonia Marinho, Beatriz Spira, Gustavo Diamantino, Caroline Braz; Dia 17, Fernando Simões; Dia 18, Letícia Ritta Duque, Tatiana Lima Rosa de Oliveira, Antônio Carlos Pereira, Sílvio César Alves Bizzo; Dia 19, Carla Nesi-BB, Daniele Vieira, Heleonísia Nunes Santos, Gerson Macedo Ribeiro, Rosana Ribeiro-Lowe; Dia 20, Cíntia Hogner-Tato Marketing, Monaliza Maia – Shopping JK, Ademar Shiraischi-Consulta, Luís Eugênio Cardoso, Amanda Faria-Master.