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Coluna Pedro Abelha.

CAMPANHA DO COLUNISTAS
A campanha do 49º Prêmio Colunistas, criada pela 11:21, vai buscar ressaltar que a criatividade e a capacidade técnica deveriam ser os verdadeiros critérios para definir o valor de uma empresa de comunicação. O conceito da campanha reflete bem o momento do mercado, quando se discute o valor e a relevância das agências: “Não é o seu preço que define o quanto você vale. É o contrário”. Segundo Gustavo Bastos, Sócio Diretor de Criação da 11:21, “é sempre um desafio criar a campanha do Colunista, mas é muito bom ver um resultado como e deste ano, com conceito forte e layout muito bonito, original”. Já segundo Márcio Ehrlich, vice-presidente executivo do Prêmio Colunistas, “No momento em que o mercado registra protestos das agências e produtoras à pressão que muitos clientes fazem para pagar menos pelos serviços que contratam, é importante o Colunistas se aliar a este movimento, lembrando que preço baixo jamais deveria ser o principal critério de seleção para quem traz a inteligência e a experiência que vão ajudar o próprio cliente a vender mais seus produtos”. Ficha Técnica: Agência: 11:21; Direção de Criação: Gustavo Bastos; Criação: Gustavo Bastos (redator) e Karina Puppin (diretor de arte).

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PROATIVOS DO BEM
Após o êxito da campanha de 2015, quando a Proativa Comunicação ofereceu, gratuitamente, Consultoria em Comunicação para o Projeto Cão Guia DF, o “Proativos do Bem” está de volta. Neste ano, a unidade de Taguatinga da Associação Brasileira de Assistência à Pessoas com Câncer (ABRAPEC) foi escolhida para receber o suporte em Comunicação e Marketing da agência. A ABRAPEC é uma organização não governamental, comprometida com o suporte às pessoas em tratamento de câncer e em situação de vulnerabilidade social, seja dando assistência socioeconômica, auxiliando na reabilitação física-emocional ou oferecendo suporte jurídico. A proposta da ABRAPEC é ajudar aquele paciente com câncer que sozinho não teria condições para arcar com os custos. Segundo Flávio Resende, diretor executivo da Proativa Comunicação, o projeto Proativos do Bem, nascido em 2014, reflete a preocupação da empresa e de sua equipe com a responsabilidade social. “Existem muitos projetos sociais que beneficiam centenas de pessoas, mas acabam não recebendo o destaque que merecem por lacunas na área de comunicação. É nesse ponto que queremos ajudar”, explica Flávio. Em 2014, o Proativos do Bem apoiou causas pontuais como a reforma do Centro Socioeducativo Santo Aníbal Maria, no Guará, e a campanha de doações para viabilizar a participação do artista Lúcio Piantino, portador de Síndrome de Down, em uma exposição na Itália. Em 2015, a Proativa ajudou o Projeto Cão Guia DF, reconhecido internacionalmente pelo trabalho de inclusão de pessoas com deficiência visual. “Em 2016, após recebemos a inscrição de dezenas de projetos sociais, a ABRAPEC foi escolhida pelo excelente trabalho que presta às pessoas em tratamento de câncer. Cuidaremos tanto da relação da empresa com a mídia, como também das mídias sociais. Com este reforço de Comunicação, pretendemos mostrar à sociedade como o público pode ajudar e fortalecer o trabalho da associação”, finaliza o diretor da Proativa.

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Washington Olivetto na WMcCann Rio

Washington Olivetto na WMcCann Rio

OLIVETTO E A TOCHA OLÍMPICA
Washington Olivetto conduzirá a tocha olímpica no dia 4 de agosto, no Rio de Janeiro, na véspera da abertura das Olimpíadas. O publicitário foi convidado pelo Bradesco, patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, para ser o grande representante da publicidade brasileira no revezamento. O Chairman e CCO da WMcCann foi o primeiro ganhador do Leão de Ouro do Brasil no Festival de Cannes e é um dos maiores ganhadores do Festival de todos os tempos, no mundo inteiro – só em TV foram 52 Leões. Além disso, ele é o único não anglo-saxão a entrar para o Creative Hall of Fame do The One Club, uma das mais renomadas entidades da publicidade mundial. No esporte, foi um dos criadores da Democracia Corintiana. Depois do revezamento percorrer por mais de 300 cidades, ele receberá a tocha no dia em que a chama olímpica chegará ao seu destino final.

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#SOMOSTODOSRIO2016

Há menos de 30 dias da abertura dos Jogos Olímpicos, autoridades da indústria de eventos e Turismo aprovaram o lançamento da campanha #SomosTodosRio2016, que aconteceu durante o painel da Unedestinos no MPI Lamec – Latin America Meetings & Events Conference, no último dia 4, em São Paulo. A iniciativa, que partiu do diretor da Eventos Expo Editora, Sergio Junqueira Arantes, já recebeu a aprovação de autoridades dos setores, como secretário de turismo do Rio, Antônio Pedro Figueira de Mello, que parabenizou o movimento. “O Rio, nesta Olimpíada, é o Brasil. Temos absoluta confiança que realizaremos a melhor Olimpíada de todas e contribuiremos para melhorar a imagem do Brasil e do Rio de Janeiro”, declarou o diretor comercial do Rio Convention & Visitors Bureau, Michael Nagy. Para o VP da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Ibrahim Georges Tahtouh, “elevar a pátria brasileira, sua hospitalidade e acolhedor povo, só ajuda a geração de emprego e renda pelo Turismo”.

Confira abaixo o artigo inédito escrito por Sergo Junqueira Arantes sobre o lançamento e objetivos da campanha:
Jogar contra o Rio 2016 é jogar contra o Brasil
Sergio Junqueira Arantes
O Brasil conquistou com muito esforço o direito e a obrigação de realizar a Olimpíada 2016. O palco principal é o Rio de Janeiro, mas a passagem da Tocha Olímpica por 329 cidades brasileiras, levada por mais de 12.000 condutores espalhou por todo país a mensagem de paz e união dos povos defendida pelos Jogos Olímpicos desde sua criação. Homens, crianças, mulheres e idosos, esportistas e artistas famosos, e também os ainda desconhecidos mostraram, desde os Lençóis Maranhenses até as Missões gaúchas, sua imagem, seus costumes e sua cultura para os brasileiros e para todo mundo. E eles choraram, pularam de alegria, mesmo os milhões que estavam à beira das estradas, ruas e avenidas aplaudindo a passagem da Tocha Olímpica sabiam estar participando de um momento único em sua vida. Nestes 90 dias, o Brasil coloriu suas ruas e praças de verde amarelo, assim precisamos continuar fazendo até que o último atleta, jornalista e turista volte à sua casa, feliz por tido oportunidade de participar da melhor Olímpiada de todos os tempos. Nos últimos anos, foram muitos os problemas pelos quais o país atravessou. Mas, quando nos delegou a responsabilidade de realizar a Olímpiada, o COI conhecia perfeitamente a realidade brasileira, sabia que muito do prometido não seria entregue (afinal, nos Jogos Pan-americanos isso já tinha acontecido), que haviam riscos de atraso nas obras, que a segurança poderia não ser suficiente para evitar riscos (afinal, as favelas já estavam nos morros muito antes do anúncio da Rio 2016) e o Governo, ora o governo nunca deixou de ser o que sempre foi – uma nau desgovernada. Mas, então porque o Brasil foi escolhido? Por que o povo que sai às ruas nos carnavais carioca, paulista, baiano e pernambucano, nos festejos de Parintins, Sírio do Nazaré e Peão de Barretos é o verdadeiro sujeito desta oração. Somos nós, todos nós que vamos realizar a melhor Olímpiada de todos os tempos. Por isso, mesmo sofrendo ataques na imprensa internacional e, também, de maus funcionários públicos que abdicando de seu dever de prestar serviço, optaram por denegrir a imagem do Brasil com cartazes nos aeroportos, mesmo sob ataque de políticos oportunistas, o povo brasileiro doravante vai responder #SomosTodosRio2016. No último dia 4 de julho, a Revista Eventos lançou no Lamec & UneCongresso, uma campanha deflagrada a partir do dia 5, quando faltam 30 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos. #SomosTodosRio2016 é o grito de paz para que todos os brasileiros, de todos os estados do país, promovam em todas suas manifestações daqui até o último dia da paraolimpíada. Em todas as redes sociais, em todas as fotos, em todas mensagens, emoldurando seus retratos ou em escrevendo simples folhas de papel a hasthag #SomosTodosRio2016.

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APORTE MILIONÁRIO EM APP
Existe aplicativo para quase tudo hoje em dia: economizar dinheiro, correr, paquerar, comprar comida, pegar carona e mais uma infinidade de facilidades que a tecnologia vem proporcionando. Porém, o que ainda não existia era um aplicativo que nos ajudasse quando precisamos de um médico, e, foi assim, que em setembro de 2015, nasceu o Docway. Uma ferramenta que auxilia tanto os médicos a gerenciarem seus atendimentos dominiciliares, quanto pacientes nas horas de necessidade. Atualmente Docway é o aplicativo mais completo do país, oferecendo, além das consultas aonde e quando o usuário desejar, outros serviços como coleta de exames e vacinas. A ideia foi tão boa e o sucesso tão grande, que acabou chamando a atenção do Grupo Garantia que anunciou recentemente um investimento “Série A” ao negócio. O grupo agora é dono de 51% do aplicativo e junto com os seus investidores colocará toda a sua experiência na formação de grandes empresas para que o Docway seja referência em tecnologia e saúde. “Encontramos no Docway uma empresa extremante séria, realizando um trabalho fantástico, atendendo seus pacientes com muito carinho e dedicação, sem perder o ar de startup. Trazemos para a empresa toda nossa experiência e assim contribuímos com o seu crescimento”, comenta Marisa Seibel, presidente do conselho do Grupo Garantia.

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Perfil_Médico_DocwayINVESTIMENTO INICIAL
O Docway havia recebido apenas o investimento inicial, ou investimento-anjo, antes da entrada do Grupo Garantia. Agora a startup recebe um aporte “Séria A”, para um runaway longo devido a grande ruptura de mercado que a pretendida. “O que chamou atenção do Grupo Garantia foi à rápida penetração na área de consultas médicas e o crescimento considerável dos últimos três meses, onde o número dobra a cada mês. A Docway triplicou o número de profissionais médicos nos últimos três meses”, explica Marisa. O Grupo Garantia buscou no mercado empresas que estão num estágio inicial e tem potencial, para levar o negócio outro patamar, Fábio Tiepolo, fundador do aplicativo, fica a frente do projeto, que tem grandes planos para o futuro. Com o aporte recebido e toda a experiência do Grupo Garantia, o Docway estará presente em todas as capitais até o final do ano, e espera atingir 100.000 pacientes e mais de 14.000 consultas/mês até lá. A plataforma, que conta atualmente com 750 profissionais cadastrados, espera quadruplicar esse número até dezembro, a meta é que o aplicativo conte com mais de 4 mil profissionais atendendo. Outro objetivo da empresa é acelerar a conquista do mercado brasileiro, para alcançar o mercado internacional, a partir do ano que vem, em países como EUA, Canadá e China, de onde a startup já recebeu contatos.

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Marcos Franco_diretor marketing RPCQUALIDADE E RESULTADOS
Entre as questões que pairam sobre o mercado publicitário estão as relacionadas às produções de comerciais. Será que anúncios produzidos com qualidade dão mais resultado? Produções bem-feitas dão mais retorno para o anunciante? E afinal, o que é qualidade? As respostas dessas perguntas compõem o resultado de uma pesquisa inédita sobre campanhas publicitárias realizada pela RPC, empresa do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e afiliada à Globo no Paraná. A emissora queria descobrir quais elementos de um filme publicitário que fazem com que ele desperte desejo, crie uma imagem confiável da empresa, gere relacionamento do consumidor com a marca e, é claro, concretize uma venda. “Pela primeira vez conseguimos demonstrar de forma estatística como campanhas publicitárias podem ser mais eficazes e trazer melhores resultados”, conta o diretor de marketing da RPC, Marcos Franco.

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INDICADORES DE QUALIDADE
Para definir quais seriam os indicadores de qualidade de um filme publicitário, um comitê formado por 12 profissionais do mercado (agências, produtoras e anunciantes) debateu e estabeleceu um conjunto de 14 indicadores, que depois foram validados através de uma pesquisa feita com mais de 144 profissionais de todo o Estado. Eles elencaram os sete principais atributos de um vídeo de sucesso: ideia criativa (que obteve a maior indicação como atributo mais importante com 35% das respostas), depois vieram foco no que está sendo vendido ou comunicado, linguagem atualizada e adequada ao público, roteiro, exposição clara dos benefícios, direção cuidadosa e fotografia. “Por si só esses atributos já são um grande trunfo da pesquisa, pois ter um olhar para esses indicadores nos dá a oportunidade de melhorar uma campanha”, conta Franco.

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PESQUISA DE CAMPO
Definidos os indicadores, 44 profissionais assistiram a uma série de vídeos do setor de calçados e de materiais de construção, avaliando-os com notas de acordo com os atributos para dividi-los em bem e mal avaliados. O próximo desafio seria verificar se os vídeos melhor avaliados de fato trariam impactos mais positivos sobre os telespectadores. Para isso, a Diferencial Pesquisa de Mercado, parceira no projeto, foi à campo para ouvir 600 consumidores que assistiram aos vídeos e responderam perguntas quanto à propensão de compra, atendimento, qualidade da loja, se recomendariam aquele lugar e se comprariam lá. Após assistir aos comerciais, os consumidores eram apresentados a dois produtos genéricos (luminária branca e sapato social preto). Ao considerar quanto pagariam em cada um, nos dois casos, o valor percebido no comercial melhor avaliado era maior: 10% no caso do material de construção e 35% maior no caso do sapato. “No entanto, quando perguntado se considerava aquele produto caro, a diferença percentual entre um filme e outro não acompanha o atributo de valor. Ou seja, o consumidor acha que o produto de um bom comercial vale mais e está disposto a pagar por isso”, explica Franco.

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CONCLUSÃO
Em todos os critérios os vídeos bem avaliados se destacaram. No caso de materiais de construção, por exemplo, 61% dos consumidores que viram o vídeo melhor classificado disseram que comprariam a luminária apresentada. Esse percentual foi 14% maior quando comparado com aqueles consumidores que assistiram ao filme menor classificado. Isto mostra que investir em qualidade de produção pode aumentar o fluxo de pessoas dispostas a ir à loja. No setor de calçados, o filme melhor avaliado ganhou a maior nota entre os profissionais e teve um desempenho ainda melhor entre os consumidores. Foram 31% dos respondentes dizendo que “com certeza” iriam àquela loja comprar o sapato apresentado na pesquisa, o dobro de pessoas em relação ao vídeo de menor qualidade, o que confirmou a tese de que investir em qualidade de produção gera um desejo maior de compra. Desta forma, investir em produção de filmes publicitários pode ser também uma estratégia para elevar o valor do produto visando aumentar também o retorno. Além disso, o estudo conclui que uma campanha de qualidade, que considere atributos importantes em sua criação, não só eleva a percepção de valor do que é anunciado, como constrói uma imagem de marca mais sólida.

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NOVA CAMPANHA BEPANTOL BABY
Na gestação, uma das principais tentativas da mãe de se comunicar com o bebê é por meio da música, quando ela canta para sua barriga. Para reforçar a importância deste gesto durante a gravidez e de outros momentos especiais para as famílias durante os 12 primeiros meses de vida da criança, Bepantol® Baby estreia campanha para apresentar o novo Bepantol® Baby Extra Proteção, creme antiassaduras desenvolvido para bebês de até 1 ano. Dividida em etapas, a comunicação, criada pela J. Walter Thompson, reforça a importância do carinho e do primeiro ano do bebê na vida dos pais..

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TEASER
Na primeira fase, Bepantol® Baby convidou mamães grávidas a enviar vídeos cantando para suas barrigas, fazendo de suas vozes o primeiro gesto de carinho para seus bebês. Inspirada nesses vídeos, a agência produziu um filme teaser, com quatro gestantes cantando, e convidou uma delas, a Anna Ratto, para gravar a trilha do novo comercial.
“Com o teaser, nosso objetivo foi estimular de uma maneira natural que as mães entendessem a importância de cantar para suas barrigas, reforçando esse gesto como um dos primeiros para a construção de vínculo”, diz André Mendes, gerente de marketing de Bepantol® Baby no Brasil. “Um bebê pode sentir carinho pelo toque suave, pela pele bem cuidada, mas também pode sentir carinho através do som”, comenta o diretor de criação da J. Walter Thompson Gustavo Lacerda. “Por isso, para lançar a campanha de Bepantol® Baby, convidamos futuras mamães para cantar para suas barrigas. E escolhemos uma delas para gravar a trilha da nossa campanha, uma música muito especial: Você, do Tim Maia”, completa o também diretor de criação da agência, Nacho Mendiola.

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FILME DE 30’
Agora, a marca estreia um filme de 30 segundos para TV em que a trilha sonora é a música Você, de Tim Maia, na voz de Anna Ratto. “Durante a produção da campanha, a Anna estava grávida, e foi muito interessante porque a voz real não era só de uma cantora, o que ouvimos ali foi a voz de uma mãe transmitindo seu primeiro gesto de carinho. A ação também reforça outros momentos marcantes que acontecem pela primeira vez na vida do bebê durante seus 12 meses iniciais de vida. Momentos tão importantes quanto a pele dele, que nessa fase é mais delicada e precisa de produtos especialmente desenvolvidos para ela, como o novo Bepantol® Extra Proteção”, afirma André Mendes. Embalado pela voz da cantora e com tom emocional e envolvente, o filme começa mostrando o primeiro encontro de um casal com seu bebê, ainda na maternidade. Na cena seguinte, o pai está tentando trocar a fralda do bebê, quando de repente a criança faz xixi e o pai leva o primeiro susto. Na sequência, imagens mostram os primeiros passinhos. Para finalizar, a assinatura: Novo Bepantol® Baby Extra Proteção. Especial como o primeiro ano. “Fiquei muito feliz com o convite da marca para participar de um projeto tão especial, que tem tudo a ver com o momento que estou vivendo, sendo mãe recente e de primeira viagem. Até por isso minha identificação com a ação foi imediata, pois realmente estou experimentando esses primeiros gestos de carinho e de amor com meu filho, que são ressaltados na campanha. Além disso, pude vivenciar o canto para ele, ainda na barriga, de uma forma única e muito emocionante nas gravações. Isso já era algo natural na nossa relação. Sem contar que interpretar uma música de Tim Maia é com certeza um grande presente. Espero que as mamães e os papais gostem”, revelou Anna Ratto. A campanha, que ainda terá mais desdobramentos no ambiente digital, com criação da agência W3haus, conta também com uma versão maior do filme para as redes sociais, com trilha mais completa da música, além de mais imagens emocionantes e divertidas entre pais e filhos durante os primeiros 12 meses de vida do bebê.

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ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 11, Hildeberto Oliveira-Prommo7 Comunicações, Jenner Ramos Marinho Lopes-BB, Kelly Ribeiro-McCann Erickson, Márcia Henderson, Marcos Antônio Capitani, Mariana Caldeira; dia 12, Eliane Passos, Mauro Martins; dia 13, Cristiane Baggio Scheid, Silvana do Carmo Scorsin-Jornal O Liberal, Daniel Chaifon, Marco Frade-Unilever, Sérgio Flores-Embratur, Renata Mazoca, Verônica Pirajá; dia 14, Antônio Carlos Correia-BB, Glicia Nogueira, Maria Laurência Santos Mendonça-ECT, Rebeca de Almeida Celso Neto, Sueli Martins Alves, Klaudy Teles-Futura, Bartira Lins, Elane Araújo; dia 15, Carla Furtado-Agência Athena, Patrícia Helena Guedeville, Carlos Antônio Pereira da Silva, Elias Kury, Zander Campos da Silva-Cannes, Marcelo Brandão-Estúdio Audiotech, Olívia Nazário, Carla Dart; dia 16, Fernanda Vieira, Patrícia Brasil; dia 17, Fernanda Caixeta-Casa da Redação, Ludmila Brandt-Núcleo Mídia BB, Marli Caneloi, Nilzete Barbosa-Listel, Núbia Lima-Secom, Suzie Sabino da Costa, Orlando Rangel-Raru Comunicação, Otaviano Marx, Cacá Prado, Bruno Aguiar-Proativa Comunicação.