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Coluna Pedro Abelha.

NOVA DIRETORA-EXECUTIVA
A AMPRO – Associação de Marketing Promocional, que representa agências, empresas e profissionais ligados ao Live Marketing por todo o país, anuncia sua nova diretora-executiva nacional, Patrícia Segatto. Executiva de Comunicação e Marketing, Patrícia tem uma extensa carreira focada em negócios em diversas áreas e segmentos, como Borghierh/Lowe, Energia,Y&R, Aktuellmix, WTC Brasil e DuPont, além de consultoria estratégica em advertising online pelo Club Wi-Fi. A chegada da executiva tem como foco a implementação do plano de trabalho proposto pela nova gestão da AMPRO para o biênio 2016/2017, comandada pelo chairman Celio Ashcar Junior e pelo presidente Wilson Ferreira Junior. “Buscamos uma gestão mais dinâmica para agregar valor ao Live Marketing. A AMPRO passa por um processo de transformação e a chegada da Patrícia vai nos ajudar a implementar todos os projetos que temos para realizar “, afirma Celio.

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13533126_10154630088113488_2309951371168360109_nFESTA JUNINA SOLIDÁRIA DA PAIM
Mais de 200 peças de roupa e 30 kg de alimentos foram arrecadados pela Paim Comunicação, durante a primeira Festa Junina Solidária da agência, realizada na última semana. Além de incentivar a integração da equipe, o evento tinha como objetivo promover uma ação diferenciada: além do tradicional prato típico, os colaboradores deveriam contribuir com um agasalho ou um alimento não perecível. Os donativos foram usados como moedas de troca, permitindo o acesso às comidas de um determinado setor da agência conforme as doações eram feitas. A entrega para a Fundação Pão dos Pobres foi na sexta-feira, dia 1º. A instituição, que tem como objetivo potencializar o desenvolvimento de mais de 1,7 mil crianças e adolescentes, faz parte da lista de clientes da agência desde 2015. No Natal do ano passado, a Paim doou para as crianças do abrigo 100 pastas escolares feitas de mais de 130 metros quadrados de lona de outdoor.

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737 PRA VALER
Na sexta-feira, 1° de julho, Boeing e GOL lançaram a campanha 737 Pra Valer nas mídias sociais. Voltada para passageiros e executivos do setor aéreo, a campanha aborda em dois vídeos o poder transformador de companhias aéreas como a GOL que, ao operar com uma frota exclusiva de Boeing 737, encurta distâncias e conecta pessoas. A campanha está nos perfis das empresas nas mídias sociais, incluindo perfis da Boeing e GOL no Twitter e página da companhia aérea no Facebook e canal no YouTube. A iniciativa integra campanha global de marketing da Boeing, que fará campanhas similares com outras companhias aéreas em várias partes do mundo. O objetivo é ressaltar o papel aglutinador de empresas aéreas que operam com o 737. A GOL é a primeira companhia e o Brasil o primeiro país a participar da campanha – hoje a GOL é a principal cliente da família 737 na América Latina e uma das cinco maiores no mundo. A campanha global do 737 Pra Valer destaca vídeos online, estimulando o debate dentro das redes sociais, a interação entre as marcas em seus perfis no Twitter e a criação de um hub de conteúdo onde estão disponíveis os vídeos da campanhas e curiosidades adicionais sobre a atuação de GOL e Boeing no Brasil e dados a respeito da família de aeronaves 737. No hub também ficam destacadas histórias de pessoas postadas nas mídias sociais com a hashtag #737pravaler. O objetivo é gerar interação entre os usuários e as marcas a partir do compartilhamento de histórias que contem como o Boeing 737 nos conecta. “Toda a frota da GOL consiste em aeronaves da família 737. Por meio desta campanha desejamos mostrar com histórias reais como a aviação ajuda diariamente a aproximar pessoas, e como o avião possibilita esta ligação para qualquer lugar e a qualquer momento”, comenta Lilian Faria, gerente de marketing digital e e-commerce da GOL. “Também queremos encorajar as pessoas a compartilharem suas histórias sobre o impacto positivo que é voar a bordo de um 737. Todos os anos, mais de 1,2 bilhão de pessoas voam a bordo desta aeronave, o que faz uma enorme diferença no desenvolvimento das sociedades modernas”, diz Anthony Ponton, diretor global da marca 737.

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MADERO CRIA FOME VIRTUAL
Imagine que você está trabalhando buscando informações on-line ou fazendo uma pausa navegando no Facebook. São 11h45 e aquela fome já está batendo. Então, você vê um anúncio com uma linda foto de um hambúrguer e com aquela fumacinha em movimento saindo dele. Ou, ainda, alguns minutos antes do final do expediente, vê uma caneca de chope tão gelada (congelada, na verdade) que movimenta o ar em volta. Imaginou? Deu fome e sede? Essa foi uma das estratégias desenvolvidas pela agência GhFly para rede de restaurantes Madero, cujo faturamento cresceu 56,1% no ano passado e deve crescer mais 40% em 2016. Periodicamente eram postadas, nas diferentes redes sociais, mensagens como essas, para envolver o consumidor em uma experiência gastronômica rápida, porém intensa. Além disso, posts interativos no Facebook, com vídeos, imagens e botões que permitem ao internauta escolher o conteúdo que quer ver, bem como ações com o Waze, indicando o restaurante mais próximo de onde o internauta está, também fizeram parte da nova dinâmica proposta pela agência. “O Madero tem crescido de forma extremamente agressiva e é necessário ter um marketing digital voltado à performance, sem perder a inovação e criatividade da marca Madero. Para nós, era fundamental gerar um relacionamento com os clientes por meio das mídias digitais e a GhFly compreendeu exatamente o que precisávamos, entregando os resultados prometidos”, afirma Leandro Lorca, diretor de Marketing do Madero.

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AUMENTO DO ENGAJAMENTO SOCIAL
O objetivo da estratégia desenvolvida era gerar engajamento on-line e aumento do movimento nos mais de 60 restaurantes espalhados pelo Brasil. E deu certo. Em pouco tempo de trabalho, a agência conseguiu aumentar em 90% o tráfego do site, além de triplicar as visualizações mensais da página do Facebook. O engajamento social da marca aumentou em 400%, alcançando quatro milhões de pessoas. Com essa performance, o Madero aumentou seu investimento em marketing digital, com a programação de atingir R$ 300 mil até o final deste ano. “Estamos abrindo novos restaurantes internacionais, na Austrália e no Qatar, e contaremos com aexpertise da GhFly nesses novos desafios”, adianta Lorca. “Comunicação não é commodity, precisa ser adaptada ao perfil e à necessidade do cliente. Não basta apenas criatividade, é necessário ter a estratégia adequada para entregar os melhores resultados ao cliente”, afirma Gustavo Hana, CEO da GhFly. Segundo ele, é preciso que as empresas compreendam que o comportamento do consumidor mudou radicalmente e, hoje, é necessário conquistá-lo, principalmente, na plataforma mobile e de forma muito rápida. “São os chamados micro-momentos, pequenos instantes de intenção de tomada de decisão que podem durar apenas alguns segundos. Se não estamos presentes nesses momentos, não existimos para o consumidor”, explica Hana. O Google divulgou em artigo que, de acordo com dados coletados do Google Analytics, entre os meses de maio de 2014 e 2015, houve um aumento de 112% na participação do smartphone no acesso à internet. “Por isso, a presença mobile é tão importante e foi amplamente utilizada de forma marcante na estratégia para o Madero”, ressalta Hana.

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REDOXITOS_30s-4POR QUÊ?
A Bayer lançou recentemente Redoxitos®+, suplemento vitamínico infantil à base de vitaminas C, D e zinco, com tripla suplementação e um mix de sabores que inclui laranja, morango e papaia. Para apresentar o produto, a marca acaba de estrear campanha publicitária criada pela J. Walter Thompson. Intitulada Por quê?, a comunicação de Redoxitos®+ contempla filmes de 30 e 15 segundos para TV aberta e fechada e material no ponto de venda. Além disso, a campanha conta com ações no ambiente digital, da agência W3haus. O filme de 30 segundos (https://youtu.be/JU6Et6NOJJI), produzido pela YourMama Films, questiona: “Por que inventaram Redoxitos+, com vitamina C, D e zinco?”. Na sequência, as imagens mostram crianças se divertindo em situações extremas e improváveis, enquanto a locução, em off, vai respondendo à pergunta inicial com “Porque ainda não inventaram uniforme com guarda-chuva”, enquanto a cena mostra um menino jogando bola na chuva e um guarda-chuva acoplado ao seu uniforme, entre outras situações divertidas e inimagináveis, como o vento que vem com casaco e o canudinho que dá olé nas bactérias. “O objetivo da campanha é mostrar aos pais, de forma lúdica e criativa, os motivos que levaram a Bayer a trazer para o mercado um novo suplemento vitamínico infantil. Estamos aumentando a linha Redoxitos® com o lançamento de Redoxitos®+, que com tripla suplementação age no sistema imunológico das crianças quando elas mais precisam”, ressalta Ana Paula Fontes, gerente de marketing de Vitaminas da Consumer Health da Bayer.

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Carraro1NOVO SITE DA CARRARO
Já imaginou entrar no site de uma empresa de móveis e encontrar todas as lojas físicas e virtuais que comercializam aquela marca e ainda conferir os produtos ordenados por preço? Foi pensando nessa solução que a agência de comunicação 8 Total Brand idealizou o novo site da Carraro. Mais do que apresentar a nova identidade visual da marca, ele traz o novo posicionamento da empresa, o foco no consumidor. O site funciona como um catálogo virtual moderno, que indica ao cliente onde encontrar cada produto Carraro na loja física mais próxima ou nas lojas online. Com a nova ferramenta, o botão “Saiba onde comprar” está presente em qualquer item disponível no site. Ao clicar neste comando, é possível ver a lista de todas as lojas que vendem determinado produto, ordenado por preço e marca, o que facilita a escolha. A ideia é atender uma das principais necessidades da indústria: aproximar o cliente de parceiros lojistas. Criada exclusivamente para a Carraro, a solução permite que o site seja atualizado em tempo real, ou seja, quando o vendedor altera preços ou um produto sai de estoque, o consumidor confere as modificações ao mesmo tempo na plataforma. Além disso, as lojas físicas também ganham destaque com a busca personalizada por cidades e estados. Além de facilitar o acesso dos consumidores aos produtos Carraro, o novo site ainda ajuda os lojistas a ampliarem as vendas.

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grapette-2000ml-normalA IMPORTÂNCIA DAS EMBALAGENS E RÓTULOS
Você realmente compra o que quer? As embalagens e os rótulos dos produtos têm o poder de seduzir o consumidor. Eles são o primeiro ponto de contato físico do cliente com a marca, isso significa que as embalagens podem causar uma boa ou má impressão sobre o item. Investir em um novo design gráfico pode ser uma solução para impulsionar as vendas em tempos de economia estagnada. Um produto que atrai visualmente o cliente tem mais chance de sair das prateleiras do mercado e ir para o carrinho do consumidor. Para isto, é preciso que a nova embalagem atenda aos desejos do comprador daquele produto. A diretora de arte da Modo Design, agência especializada em branding e design de embalagens, Isabelle Lavigne, explica que com um trabalho de imersão no universo do consumidor é possível traçar o perfil do cliente e suas reais necessidades: “ Realizamos uma imersão para entender quais os pontos mais importantes no projeto da embalagem. Forma, códigos visuais do consumidor, funcionalidade e restrições de uso ou produção são estudados caso a caso. ”, diz a empresária, que em 2015 teve projetos aprovados para a Bienal Brasileira de Design.
Além de influenciar na escolha do cliente, reformular o design de um produto pode reduzir o custo da embalagem e, consequentemente, aumentar o faturamento da marca: “Junto ao cliente e ao fornecedor definimos o custo viável para as embalagens, e a partir disso adaptamos materiais e processos de produção, sem perder a qualidade do projeto”, explica Isabelle Lavigne.

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Grapette_lata_350mlGRAPETTE
Manter um consumidor por vários anos não é uma tarefa fácil, é muito importante conquistá-lo. Há episódios em que a empresa decide retomar conceitos antigos, o que inclui embalagens, para alavancar as vendas e reposicionar a marca no mercado. A LovBev, gestora da marca Grapette, é um exemplo. Em 2015, a empresa retomou o logotipo da década de 1990 e reproduziu nas garrafas pet o efeito retorcido dos antigos recipientes feitos de vidro “Retomamos o logotipo dos tempos áureos da marca para provocar nostalgia nos consumidores”, contou Claudio Rodrigues, CEO da LovBev. A empresa resgata o passado e aposta no futuro e vai lançar, ainda este mês, a latinha de 350ml do refrigerante.

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Megamatte_Nova Embalagem Tetra Pak_stillMEGAMATTE
A relação embalagem – compra – consumidor é comum de identificar no setor alimentício. Diversas vezes entramos em um supermercado para comprar um produto e saímos com várias sacolas. Em um supermercado, “nada é por acaso”. Sabendo da importância de uma boa embalagem na escolha dos produtos, o setor alimentício é um dos principais a apostar em uma identidade visual de qualidade. A Megamatte investiu R$ 200 mil para reformular sua identidade visual. A nova marca, elaborada por uma consultoria especializada, trocou o fundo branco, por tons verde e laranja. O nome da empresa, com uma tipologia unificada, proporciona uma leitura contínua do nome Megamatte. A nova caixa Tetra Pak da marca também passou por uma repaginada, dando maior destaque para os atributos ao chá mate, que é orgânico.

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Sorvete Itália_Caipirinha de limãoSORVETE ITÁLIA
O Sorvete Itália também repaginou suas embalagens ao lançar uma linha de picolés alcóolicos inspiradas no samba e na capoeira. Os sabores Caipirinha de limão – cachaça com limão e Batida de coco – feito com leite de coco, leite condensado, coco e cachaça, são vendidos em embalagens que buscam expressar a descontração e a musicalidade dos temas.

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ABRVCEDITAL DE CONVOCAÇÃO ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA – GESTÃO 2016/2018

A Presidente da Associação Brasiliense dos Representantes Comerciais de Veículos de Comunicação – ABRVC, Sra. Elizabeth de Faria Araújo, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista a recente alteração do Estatuto da ABRVC, prevendo novas datas para realização de pleito eleitoral para a Associação, torna público e convoca as empresas associadas para inscrição de chapas que concorrerão às eleições da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da ABRVC, para o período de Agosto de 2016 a Julho de 2018, conforme previsto no Estatuto Social da Associação e o disposto no presente Edital.
Art. 1º – A eleição dar-se-á por votação ou por aclamação (no caso de chapa única) a ser realizada no SCS – Ed. Denasa, sala 1.301 (Sede da Associada Armazém de Comunicação), no dia 15 de julho de 2016, com início às 9h30min, findando às 17 horas, impreterivelmente.
Art. 2º – Poderão participar da eleição as empresas Associadas integrantes do quadro associativo da ABRVC, observando-se as disposições contidas no Capítulo VIII – Das Eleições, do Estatuto Social da Associação.
Art. 3º – O pleito se destina a eleger chapa completa mínima para a Diretoria Executiva, conforme o Art. 12 do Estatuto Social da ABRVC, a saber:
Presidente;
Vice-Presidente;
1º Secretário;
2º Secretário;
1º Tesoureiro;
2º Tesoureiro;
Diretor de Comunicações e Eventos.
Art. 4º- Além dos concorrentes para a Diretoria Executiva, as chapas deverão registrar candidaturas para o Conselho Fiscal, conforme Art. 23 do Estatuto Social da ABRVC (3 membros efetivos e 3suplentes).
Art. 5º – As chapas deverão ser registradas junto à secretaria da ABRVC até 6 (seis) dias antes da data prevista para a realização do evento, mediante preenchimento de requerimento específico e a apresentação da qualificação de cada candidato para o pleito, a saber: nome completo, nacionalidade, estado civil, identidade, CPF e comprovante de residência.
Brasília (DF), 30 de junho de 2016.

Elizabeth de Faria Araújo
Presidente

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MUDANÇA DE ENDEREÇO
A FENAPEX – Federação Nacional da Publicidade Exterior comunica a mudança da sua sede, a partir de 20 de junho de 2016, para a cidade do Rio de Janeiro, na Avenida das Américas 3.500, Ed. Hong Kong 1000, Bloco 5, Gr. 307, Barra da Tijuca – Cep: 22.640-102. Telefones: (021) 3253-3952 e 3256-1627.

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.ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 04, Amanda Rafaela, Cristina Santos, José Carlos Alves, Luciana Mangoni, Márcio Castagna, Mateus Braga-Isobar Brasil; dia 05, Hilda Cicutti-Fulana de Tal Content Creation, Valeska Maia-McCann Erickson, Marvone Setúbal, Poliana Tonelli-Lew Lara TBWA, Yara Apparicio-McCann Erickson, Marcondes Lobo-Global Midia; dia 06, Ana Maria Leal Leão-VCR, Carlos Alberto Nesello, Carlos Eduardo Pedreti de Andrade-BB, Evaldo Lima de Alencar-Futura Propaganda, Fernando Lamber, Ítalo Cajueiro de Oliveira; dia 07, André Magalhães-Lew Lara TBWA, Giovani Xavier Moreira-Secom, Hélio Silva Paixão, João Tranqüilo Beraldo, Oliveiros Marques-Sotaque OM Loducca, Rafael Pascoal, Renata Cotta; dia 08, Adriana Favilla, Ivanete Scheider, Rodolfo Labanca-Octon; dia 9, Raquel Ramos Silveira, Rafael Lavenere, Thiago Endres da Silva Gomes, Valdir Vieira, Walner de Oliveira Pessoa, Gislene Andrade; dia 10, Adriana Pomelli Pinto Viegas-Self Propaganda, Cláudia Albuquerque, Meire Fátima Esteves Siqueira-Eletronorte, Danilo Trindade, José Carlos Lima, Mônica Mafra-Casablanca, Priscilla Rodrigues, Rodrigo Martins.