Coluna Pedro Abelha. | Coluna Pedro Abelha
Home » Coluna » Coluna Pedro Abelha.
Capa

Coluna Pedro Abelha.

APOSTE NOS NÚMEROS CERTOS
A agência 11:21, conhecida pelos anúncios de oportunidade, aproveitou o resultado do sorteio da Mega Sena do dia 07/06 e produziu mais uma pérola. Parabéns ao Gustavo Bastos e à agência, que foi a carioca mais premiada no Prêmio Colunistas Brasil.

.

Juliana Senna e Alexandra Junqueira _WMcCannMUDANÇAS NO ATENDIMENTO
A WMcCann Rio acaba de anunciar a promoção de duas profissionais no atendimento. Juliana Senna passa a ser Diretora de Atendimento de Coca-Cola e Alexandra Junqueira de TIM. Ambas pertencem a equipe da Paula Fernandes. Juliana iniciou sua carreira na Propeg. Lá deu suporte às contas da Eletrobrás, Petrobras, Citroën e IBMEC. Há 7 anos na agência, atendeu as seguintes contas: ExxonMobil, TIM, Museu de Arte Moderna, AACD, Devassa, L’Oréal Paris e Furnas. Em 2008, passou pela DM9DDB para atender a conta do Ponto Frio. Em menos de 2 anos, retornou à WMcCann para atender INTELIG e há 5 anos é responsável pela Coca-Cola. Com mais de 13 anos de experiência, Alexandra tem passagens pela WMcCann e NBS, tendo trabalhado para clientes como TIM, Coca-Cola Brasil e México, Colorama e Maybelline (Divisão de maquiagem do grupo L´Oréal Paris), UVA, Zona Sul, EVEN, Patrimóvel, RIOgaleão, Hebara, VARIG, Bob´s, Unimed, Camel, Ibmec, IBTA, Falmec, Fundação São Martinho e Cervejaria Devassa.

.

DanielaDiniz_GPTWNOVA DIRETORA DE CONTEÚDO
Profissional especializada em carreira, mercado de trabalho e gestão de pessoas, Daniela Diniz é a nova diretora de Conteúdo e Eventos da consultoria Great Place to Work® (GPTW). Depois de mais de 15 anos nas redações de títulos líderes de mercado – Exame, Você S/A e Você RH –, a jornalista deixa a Editora Caras para assumir uma unidade de negócios a convite de Ruy Shiozawa, CEO do GPTW Brasil. “Deixo a Editora Caras, depois de uma rica experiência no comando da Você S/A e Você RH. Na diretoria de Conteúdo e Eventos do GPTW, seguirei navegando no mundo de gestão de pessoas, gerando conteúdo de qualidade, relacionamento e promovendo a troca de experiências em uma organização cuja missão é construir uma sociedade melhor, ajudando empresas a transformar seu ambiente de trabalho”, afirma a jornalista.

.

gr_Premio_CaioPRÊMIO CAIO
As inscrições para a principal premiação da indústria de eventos e turismo estão abertas e as agências especializadas que criam e executam eventos, assim como as empresas que fornecem serviços como cenografia, comunicação visual, montagem de estandes etc já podem participar com trabalhos que tenham sido realizados entre julho de 2015 e junho de 2016. As inscrições são feitas diretamente pelo site www.premiocaio.com.br.
Os segmentos de Eventos e Serviços são os que somam o maior número de inscrições nas edições do Prêmio Caio. Juntos, eles compreendem 37 categorias distintas, sendo 23 para Eventos e 14 para Serviços. Na edição de 2015, foram 108 premiados somente nos segmentos de Eventos e Serviços, entre agências especializadas, entidades, além de um empreendimento hoteleiro. A premiação prestigia, anualmente, os 52 segmentos da economia que tem nos eventos seu motor socioeconômico. “O Prêmio Caio é, a cada ano, mais valorizado pelas empresas e empreendimentos como um investimento para reconhecer suas equipes e seus clientes. Há empresas que concorrem anualmente com diversos trabalhos, porque acreditam na força da premiação, e temos observado um aumento também no número de novos concorrentes, que também alcançam prêmios pela qualidade dos cases”, enfatiza o diretor do Prêmio Caio, Sergio Junqueira Arantes. O Prêmio Caio 2016 comemorará sua 17ª edição no Expo Center Norte, patrocinador máster da premiação. A “Noite do Jacaré”, como é conhecida a festa de premiação, já está marcada para o dia 13 de dezembro.

.

ElSolLogo1º LUGAR NO EL SOL
O McCann Worldgroup ficou no 1º lugar entre as redes mais premiadas da edição 2016 do El Sol – Festival Iberoamericano de la Comunicación Publicitaria, que valoriza a criatividade da publicidade iberoamericana. O Festival aconteceu nos dias 2, 3 e 4 de Junho em Bilbao, Espanha. As agências do McCann Worldgroup da América Latina e Espanha conquistaram um total de 33 prêmios, que resultaram em 1075 pontos. A segunda rede mais premiada teve um total de 884 pontos. Os prêmios, por agência, são os seguintes: Mercado McCann, Argentina: 4 Prêmios. 2 Ouros, 1 Prata e 1 Bronze, para a campanha do canal esportivo TyC Sports; WMcCann, Brasil: 1 Prata para L’Oréal; McCann Colômbia: 1 Ouro e 1 Bronze para o Ministério da Educação; McCann Equador: 1 Bronze para marca de produtos de limpeza doméstica La Fabril; McCann Perú: 7 Prêmios. 1 Ouro e 1 Prata para Sodimac Homecenter. 2 Pratas e 1 Bronze para o Instituto de la Memoria, 1 Bronze para Save The Children Peru e 1 Bronze para a Cruz Vermelha peruana; McCann Madri: 1 Ouro e 1 Bronze para Fundación Alzheimer. 3 Pratas para Ikea Espanha. 1 Prata, 2 Bronze para Save The Children Espanha. 1 Prata para Movistar. 1 Bronze para ColorAdd. 1 Bronze para Padres 2.0; McCann Madri & MRM//McCann Madri: 3 Pratas para Ikea Espanha; McCann Barcelona: 1 Prata para Jagermeister; MRM//McCann Madri: 1 Prata para MasterCard Espanha; The Cyranos McCann, Barcelona: 1 Prata e 1 Bronze para a ONG ACCEM. “A sustentável performance de liderança das nossas agências pela rede, nos posicionando, pela segunda vez seguida, como a Rede Mais Premiada de um grande festival de criatividade Iberoamericano, nos mostra que estamos desenvolvendo um trabalho verdadeiramente relevante para as marcas e os consumidores”, diz Fernando Fascioli, Presidente do McCann Worldgroup para a América Latina e Caribe. A performance do McCann Worldgroup Festival El Sol foi precedida pela eleição da rede também como a mais premiada na edição 2016 do FIAP.

.

GnocchideCaprese - CredEduardoGuedesFESTIVAL DO GNOCCHI
Cada região da Itália apresenta sua receita de gnocchi. Há versões com ovos, farinha de castanhas e até preparações doces. Por aqui, apesar do mais popular ser o de batata, a massa caiu no gosto do brasileiro, que aprendeu a apreciá-la em diferentes sabores, acompanhada de molhos variados ou até mesmo gratinada – ótima opção para dias mais frios como os que se aproximam. Tamanho é seu sucesso entre os comensais que o Spoleto promove no primeiro mês de inverno o “Festival do Gnocchi”, com lançamento de dois sabores da massa: caprese e abóbora. A partir de 6 de junho, esse clássico da culinária italiana será o astro do restaurante, podendo ser combinado com molhos exclusivos ou “à moda Spoleto”, no qual o cliente escolhe o sabor do Gnocchi, o molho (entre os tradicionais) e mais oito ingredientes. A nova chef do Spoleto Andrea da Conceição, inspirada nas receitas do chef Gianni Carboni, desenvolveu novos sabores de Gnocchi para o festival e também a opção do “pode pirar”. O Spoleto investiu R$ 1,1 milhão no Festival do Gnocchi, com o qual estima incremento de 9% nas vendas. Em 15 de junho, a rede põe na rua a campanha publicitária com mídia na TV fechada, contando com patrocínio de alguns programas como: Receitas da Carolina no canal GNT, Cake Boss no canal H&H e também o Combate Culinário no canal TLC.

.

PRÊMIO AMB DE JORNALISMO
Os interessados em participar do XI Prêmio AMB de Jornalismo ainda têm chance de enviar seus trabalhos até o próximo dia 16 de junho. As reportagens devem abordar a atuação do Poder Judiciário e da magistratura e terem sido veiculadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015. Ao todo, serão R$ 115 mil em prêmios, sendo R$ 15 mil para cada reportagem vencedora das categorias tradicionais e R$ 25 mil ao ganhador do Grande Prêmio. Os autores precisam ter registro profissional e as inscrições são feitas somente pela internet. O prêmio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) tem como objetivo estimular a produção de reportagens que abordem a importância do Judiciário e da magistratura como sustentáculos do Estado Democrático de Direito. A premiação vai destacar os melhores trabalhos divulgados durante o ano passado nas categorias impresso, telejornalismo, radiojornalismo, webjornalismo, fotojornalismo, assessoria de imprensa das associações filiadas à AMB e o Grande Prêmio AMB de Jornalismo. O Grande Prêmio, neste ano, terá o tema Justiça contra a corrupção, para o qual podem concorrer reportagens inscritas de todas as mídias. Os trabalhos serão analisados por uma Comissão de Seleção e posteriormente encaminhados à Comissão Julgadora, que definirá os ganhadores. Os materiais que não se adequarem às exigências do regulamento e/ou forem enviados incompletos serão desclassificados.

.

bradesco_compromisso_3NOVO FILME BRADESCO
O Bradesco lançou novo filme que mostra, por meio de seus patrocínios, o apoio do banco aos esportes. O Banco é patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, do Revezamento da Tocha, do Time Brasil e de seis Confederações – basquete, esportes aquáticos, remo, vela, rugby e judô. Este é o segundo filme da instituição que conta com a narração de Seu Jorge, em criação da WMcCann. Para o Bradesco, patrocinar é acreditar na força do Brasil e de cada brasileiro, por isso, na peça de 30’’, vemos o Bradesco presente e crescendo com os brasileiros nos mais variados momentos, seja na quadra de basquete ou no atendimento do gerente em uma agência; seja junto à atleta durante um teste de espirometria e também na sequência, quando ela utiliza as facilidades do serviço de mobile banking para realizar um pagamento. Ao final do filme há uma cena de um condutor durante o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, patrocinado pelo Bradesco com o objetivo de levar o espírito olímpico para todo o País. Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=cmEgeAozoEo

.

AUTORREGULAMENTAÇÃO
No último dia 3 de junho, o ForEVENTOS – Fórum das Entidades do Setor de Eventos reuniu membros em São Paulo para dar continuidade aos estudos para a criação da autorregulamentação do setor. E, para fazer benchmark, convidou o CENP – Conselho Executivo das Normas-Padrão, como uma das referências no assunto e por possuir semelhança com o setor de eventos. O encontro reuniu representantes de dez entidades do mercado. Sob o slogan “Autorregulação. Se não tem respeito, não tem negócio”, os convidados Ernesto Morita, advogado do CENP, e Oscar de Mattos Junior, diretor de Relações Institucionais, explicaram sobre a atuação da entidade e seu histórico na criação das normas-padrão e dos ajustes das relações comerciais da publicidade brasileira. O encontro serviu como inspiração para aprofundamento dos estudos em andamento pelo Grupo de Trabalho do Fórum, formado especialmente para esse assunto. “É um desafio, mas o Fórum reúne as partes importantes do setor: agências, organizadores, fornecedores, clientes e acadêmicos pesquisadores. Precisamos agora encontrar o nosso modelo de negócio para autorregulação, buscando reunir as boas práticas que já existem e os códigos de ética do mercado, convidar os especialistas para depoimentos e colaboração para preencher as lacunas existentes. O resultado obtido deverá ter a concordância e o comprometimento dos membros do ForEVENTOS para sua prática, pois, como diz o CENP, o diálogo é fundamental”, afirma a presidente do ForEVENTOS, Elza Tsumori.

.

RECADO SPÉRECADO DOS PÉS
Tem um recado dos seus pés pra você. Este é o conceito o novo filme da 11:21 Simplicidade Criativa para seu cliente Spé, o Spa do Pé. Com produção da MZ3 e veiculação prevista para julho em TV aberta no Rio de Janeiro, o filme de 30″ usa o humor em um roteiro simples que brinca que os pés “estão cheios de dedos” para falar que precisam ir ao Spé, o Spa do Pé, já que eles ficam tanto tempo dentro do sapato que eles ficaram meio retraídos. E que é rapidinho ir ao Spé, “você vai num pé e volta no outro”. A criação é de Gustavo Bastos, que comemora “Mais uma vez a Simplicidade Criativa nos dá a oportunidade de gerar uma propaganda leve, bem humorada e certeira”. Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=RrMPZG_j9WY

.

ALFABETO DAS CORES
Existem 350 milhões de pessoas daltónicas em todo o mundo, uma limitação que não lhes permite distinguir algumas cores numa sociedade pensada para pessoas que o conseguem fazer. As pessoas daltónicas não podem ser eletricistas, polícias, artistas, pilotos… a sua limitação provoca-lhes frustrações sociais e profissionais e até situações em que a sua vida pode ser colocada em risco. A McCann e a ColorADD têm, nos últimos anos, trabalhado juntas para universalizar o alfabeto das cores, uma ferramenta que poderá resolver estes problemas: um código simples e universal que qualquer daltónico poderá utilizar para facilmente identificar as cores, independentemente da sua língua. Um código de cores, semelhante a um alfabeto ou ao braille para os cegos, através do qual um daltónico consegue facilmente identificar o vermelho, o verde, o amarelo ou o azul. As cores primárias são identificadas por um símbolo e as cores secundárias resultam da junção de vários símbolos. O ColorADD pode ser utilizado em todos os objetos de uso diário através de uma aplicação para celular que identifica as cores e as traduz para o respetivo símbolo. O alfabeto ColorADD está a mudar a vida de milhões de pessoas. Por exemplo, torna possível andar de metro no Porto sem qualquer confusão, está já em lápis de cor, hospitais, etiquetas. Até em jogos para crianças. A ideia do alfabeto das cores foi já reconhecida internacionalmente, tendo sido premiado pela ONU graças à sua capacidade para reduzir as desigualdades do mundo. Mas o seu sucesso é garantido quando empresas e instituições adotam o ColorADD no seu dia-a-dia, para que os daltônicos não sintam nenhuma desvantagem. O objetivo da McCann e da ColorADD é generalizar o uso do alfabeto das cores por todo o mundo e, para promovê-lo, a McCann, para além de diversos outros projetos em que as duas empresas têm trabalhado em conjunto, criou esta campanha. Para ver o case: https://www.youtube.com/watch?v=Ofv0fWik2mc&feature=youtu.be

.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 13, Antônio Aragão-Princípio Ativo Comunicação, Alice da Silva e Souza, Beatriz Bello Rossetto, Conceição de Maria Oliveira, Simone Sbardellini, Tânia de Castro Bernardes Barbosa, Verônica de Andrade Neves, Fábio Nascimento, Thiago Custódio, Marlene Molina-McCann Erickson, Idê Teodoro; dia 14, Alessandra Divina Borges-Latin Promo, Rilma Carvalho Rodrigues, Renato Lanna Villas Boas, Sérgio Christal; dia 15, Vera Regina Rotta, Gilmar Rodrigues de Souza, Luis Rochadel, Luís Guilherme Siqueira Campos-Raido, Paulo Tamanaha-CIN (Centro de Ideias e Negócios), Wallace Alexander dos Santos Martins, Beto Genistretti-Nova SB; dia 16, Isabela Lucena, Luísa Sotero-Artplan, Viviane dos Santos Muniz, Bruno Rodrigues Santos-Revista Boca a boca, José Antônio Agostinho-Secom, Juliana Silvertrini, Delfim da Silva; dia 17, Ellen Posse, Fernanda Louise-ANAC; dia 18, Sueli Dias da Rocha Borges, Luciana Peçanha, Vera Lúcia Lourenço, Gil Farias; dia 19, Ana Cláudia Costa Badra-Revista Foco, Rosane Kaus-América del Sur TV, Gilberto Azevedo-Gráfica Aquarela, Marco Jacobucci-Publicis.