Home » Coluna » Coluna Pedro Abelha
capa1

Coluna Pedro Abelha

AS ESTRELAS DA VMP8

A VMP8 acaba de lançar a nova campanha do Clube de Turismo Bancorbrás, estrelada pela artista Didi Wagner, apresentadora do programa Lugar Incomum, da GNT. A comunicação marca um novo posicionamento do Clube de Turismo Bancorbrás, mais moderno, mais jovem e mais conectado. Uma campanha completa, com filme, spot, mobiliário urbano, frontlight, anúncio de revista e internet. A ação coroa uma série de trabalhos de sucesso da VMP8 criadas para seus clientes nos últimos meses. A atriz Maria Paula, no Natal e nos 18 anos do Pátio Brasil. E o piloto Felipe Nasr na campanha institucional do Laboratório Sabin. “O mais importante é que os personagens têm a ver de fato com as campanhas em que eles atuam, não são meros garotos-propaganda. Felipe Nasr é brasiliense e possui os mesmos atributos de precisão, excelência e agilidade do Sabin. Maria Paula também tem uma identidade com a Capital Federal, assim como o Pátio Brasil. E Didi Wagner é super ligada nas viagens pelo mundo, igual ao Clube de Turismo Bancorbrás”, comenta Gui Pacheco, diretor de criação da agência. “São campanhas pensadas para projetar a imagem institucional, mas focadas também em resultados para os clientes, afinal eles é que são as verdadeiras estrelas que têm que brilhar”, completa Eliane Nascente, diretora de atendimento e planejamento da VMP8.

LiminarLIMINAR
“Peça uma liminar para afastar você do trabalho e vem tomar uma”. A 11:21 como sempre aproveita a oportunidade do quadro político brasileiro, desta vez o afastamento de Eduardo Cunha por liminar do STF, neste cartaz e post para a Cerveja Rio Carioca. A agência vem explorando o momento do país para vários clientes, como Recreio Volkswagen, Spé, o Spa do Pé e a própria cerveja Rio Carioca, que já veiculou vários anúncios, cartazes e posts de oportunidade nos últimos meses. Oportunidade tem sido uma marca da 11:21, que acabou de ganhar ouro no Colunistas Rio e Brasil com a peça “Juiz”, criada para a AGO Mercedes-Benz no dia em que o juiz foi flagrado dirigindo o carro apreendido do então bilionário Eike Batista um anúncio que deu repercussão nacional e internacional, virando até matéria do New York Times. Em 2014 a agência também foi premiada pelo anúncio de oportunidade “Melhor mudar de assunto. Vamos falar de Golf”, para Recreio Veículos depois do 7 x 1 da Copa.

.

ANDRÉ SIMÕES WMCCANNNOVO DIRETOR-GERAL DE MÍDIA
Após atuar por mais de 13 anos no mercado publicitário de São Paulo, o mineiro André Simões chega à WMcCann Rio para assumir a Diretoria de Mídia da agência. Em São Paulo, passou pela Ogilvy, Euro RSCG (Havas), Taterka (DPZ&T) e JWT, atendendo a diversos clientes, entre eles Dove, Mattel, Citroën, McDonald´s, Warner Bros. e Mondelēz. Sua última atuação antes de se mudar para a capital fluminense foi como Head de Mídia na Natura Cosméticos.

.MARISA NO ESQUADRÃO DA MODA

MARISA A Marisa marcou presença no programa Esquadrão da Moda, atração do SBT exibida aos sábados, às 20h30, sob o comando da top model e consultora Isabella Fiorentino, e do stylist Arlindo Grund. A Giacometti Comunicação idealizou uma ação de merchandising para a edição do dia 7 de maio, véspera do Dia das Mães. No Esquadrão da Moda do SBT (versão nacional do “What not to Wear”, da BBC), mulheres consideradas sem estilo ou que simplesmente se vestem de forma inadequada são indicadas por amigos e familiares para serem transformadas pelo reality. Os especialistas Isabella Fiorentino e Arlindo Grund têm a missão de ensinar às “vítimas” como se vestirem bem e com estilo. A ação criada pela Giacometti aconteceu em uma das lojas da Marisa, maior rede de moda feminina do Brasil. A participante andou pela loja, escolhendo as peças que mais gostou e provando alguns looks. Arlindo e Isabella estavam com a participante para ajudá-la, dando dicas exclusivas e enaltecendo a marca como opção moderna, repleta de peças lindas e presentes incríveis para dar no Dia das Mães. “Todo o envolvimento da ação foi conceitual. Dessa forma, tivemos a marca inserida no Esquadrão da Moda de maneira orgânica e natural”, explica Doriano Carneiro, diretor de criação da Giacometti.
Veja o programa:
Parte 1 https://www.youtube.com/watch?v=hQGn6dsF95c
Parte 2 https://www.youtube.com/watch?v=ktlU19ZFJwo
Parte 3 https://www.youtube.com/watch?v=W93ofHi_Wh4

.

O OUTRO NASCIMENTO
O Dia das Mães é uma data muito importante para as marcas, e Ninho, em parceria com a McCann Santiago, aproveitou a oportunidade para lançar uma emocionante história chamada “O outro Nascimento”. Um mini-documentário que, em pouco mais de 3 minutos, conta a história deum jovem casal que prepara sua casa, e sua vida, para um novo filho, contando as semanas que passam até o grande evento. Logo nos damos conta de que, na verdade, a mulher não está grávida, mas a espera pela adoção do pequeno Tomás. O filme se encerra com a mensagem de que ser mãe vem do coração, desejando um Feliz Dia das Mães a todas elas. Lançado esta semana nas redes sociais da marca, com a hashtag #ElOtroNacimiento, o mini-documentário já conta com mais de 1.300 milhão de views, mais de 10.000 likes e mais de 20 mil compartilhamentos em menos de 48 horas. Para ver o filme: https://www.youtube.com/watch?v=R4VEiD_f5Fg

.

logo Axelrud RollinAXELRUD+ROLLIN
Os publicitários Eduardo Axelrud e Alexandre Rollin anunciaram nesta semana o lançamento oficial da consultoria Axelrud+Rollin, especializada emMarketing Estratégico, Posicionamento de Marca e Estratégia Criativa. A consultoria é o resultado da complementariedade das experiências e competências da dupla. Axelrud vem de 30 anos de uma premiada atuação como Diretor de Criação de grandes agências, como a Escala e a Competence, onde sempre reuniu criatividade de ponta a um forte raciocínio estratégico para marcas como Lojas Colombo, Renner, Unisinos, Panvel, Grendene, Zero Hora entre outras. “Estou muito entusiasmado em poder aproveitar tudo que acredito e aprendi sobre posicionamento de marcas, sobre estratégia criativa, sobre o que funciona e o que não funciona, e poder colocar diretamente a serviço das marcas”, afirma Axelrud. Já a experiência de 20 anos de Rollin como consultor de estratégia em marketing e também como empresário, somado ao Integrated Marketing and Communication Program realizado na DePaulUniversity em Chicago e completado em 2015, garantem à consultoria um olhar mais amplo sobre o negócio dos clientes. “Nossa abordagem permite apoiar as estratégias de produto, preço e distribuição das empresas, para então posicionar a comunicação das marcas, de forma integrada”, comenta Rollin.
As três áreas de atuação da consultoria (Marketing Estratégico, Posicionamento Estratégico de Marcas e Estratégia Criativa) podem ser contratadas na íntegra ou de maneira modular, serviço a serviço. “Dependendo do caso, podemos começar auxiliando nas definições estratégicas do próprio negócio e terminar com o encaminhamento criativo e a geração de um briefing para as agências de propaganda e demais empresas que atendem as marcas”, diz Axelrud. Mesmo recém-lançada, o trabalho da consultoria já está gerando frutos: a campanha de reposicionamento da rede de joias, óculos e acessórios Safira, com 11 lojas no Rio Grande do Sul, e que foi lançada na semana passada, foi toda baseada em um trabalho realizado pela consultoria no final do ano passado.

.

arp lança reviewARP LANÇA REVIEW 2015
A Associação Riograndense de Propaganda (ARP) acaba de lançar mais uma edição da revista Review. A publicação relembra os melhores momentos da Semana ARP da Comunicação 2015, com matérias, entrevistas e fotos das palestras e ações paralelas, que ocorreram pela primeira vez na Casa Destemperados. Além disso, é possível conferir uma galeria de fotos e a lista de premiados no Salão da Propaganda, realizado durante o Jantar da Propaganda. Assim como a 12ª edição do evento, a revista vem embalada no tema “Criative-se” – uma forma de inserir criatividade e inovação em meio à crise. “Na crise, é comum baixarmos a cabeça e resolvermos o urgente. Nosso objetivo foi mostrar criatividade para enfrentar o urgente, mas também inovação para pensar o futuro. Quando falamos de construção de marcas, não dá para desprezar o olhar para o longo prazo: grandes marcas não se constroem da noite para o dia. São elas que sobrevivem quando a crise e o desafio do curto prazo passam”, declara o ex-presidente da ARP Fábio Bernardi, que deixou a diretoria no final do ano passado. Para o atual presidente da entidade, Zeca Honorato, a entrega da Review é um compromisso da ARP com a Semana da Comunicação. “O lançamento da revista no primeiro semestre contribui ainda mais para a conquista de parceiros para a próxima edição do evento”, complementa.

CONTRA O USO DO CELULAR NO TRÂNSITO
Segundo a Comissão para Segurança de Trânsito de Porto Rico, 7 em cada 10 pessoas admitem usar o celular regularmente enquanto dirigem. Esta prática, a segunda maior causa local de acidentes de trânsito, resultou em mais de 50 mil acidentes por ano na ilha. A McCann San Juan decidiu recorrer a Pepito, um querido personagem de quadrinhos publicado há mais de uma década no jornal Primera Hora, para gerar visibilidade sobre o tema. A agência colaborou com os idealizadores de Pepito para a criação de uma série de histórias nas quais Pepito escrevia uma carta à Câmara de Representantes pedindo leis mais rígidas contra o text & drive. Enquanto Pepito cruzava a rua para entregar a carta, ele foi atropelado por um motorista imprudente. Durante uma semana os quadrinhos continuaram sendo publicados, destacando o fato de a carta de Pepito nunca ter chegado a seu destino. Passada mais uma semana, e com Pepito em estado de coma, o Primera Hora publicou a carta original escrita pelo personagem, com instruções aos leitores sobre como enviá-la a Jaime Perelló, Presidente da Câmara de Representantes. Pedia-se aos leitores que enviassem a carta ao representante governamental, do contrário Pepito não despertaría do coma. A campanha foi publicada tanto nas tirinhas impressas quanto na página de Pepito no Facebook. As noticias geradas pelo incidente com Pepito também pautaram as páginas editoriais do jornal Primera Hora, tanto na sua versão impressa quanto digital. Graças às cartas enviadas pela população, a Câmara de Representantes votou a resolução de mudar a lei existente e aumentar de US$ 50 para US$ 250 a multa a quem utilizar o celular na direção. Além disso, 10% do montante arrecadado com a alteração da lei passou a ser destinado à criação de novas campanhas educativas sobre o problema. Para ver o case: https://www.youtube.com/watch?v=ULB2fBER65Q

INFIDELIDADE À CAMISA
Segundo pesquisa de um dos canais de esporte mais populares da Argentina, 4 em cada 10 crianças não torcem para o mesmo time de seu pai, um fato que pode ser verdadeiramente traumático para a maioria dos homens. O TyC Sports lançou CONVERS.O.S (Convertidos), uma campanha com 4 comerciais e anúncios, criado pela Mercado McCann, na Argentina, a fim de gerar visibilidade ao tema, e de municiar os pais com um guia sobre como nutrir a afeição dos pequenos pelo seu time do coração. Visite o site: www.conversos.tycsports.com para ter mais informações sobre a campanha. Filmes: CONVERS.O.S. https://youtu.be/7A_xUmgav8w
Son of a mother https://youtu.be/8pQRtGmUpX4
Don´t mess with the kids https://youtu.be/snP2KU6XkSc
Chameleon https://youtu.be/kgSewHEguo8

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 9, Kalina Benedete, Maria Helena Werber, Soraya Lobo, Renato Lúcio de Oliveira Lemos-Sindicato dos Publicitários, Henriette Galo, Rubens Alves Gomes, Ana Lúcia Oliveira; dia 10, Laisa Fernandes, Iáscara Saraiva, Tatiana Soares Fabrino-Radiobrás, Alexandre Araújo-Cia de Propaganda, Cláudio Paim-TV Globo SP, Everton Carlos Pereira-Jornal O Globo, Elaine François; dia 11, Cláudia Maria Alves Pereira-Gabinete C, Cida Matos-3 Mídia, Patrícia Maria Ramos de Arruda, Renata Innecco Bittencourt de Carvalho-Uniceub, Felipe de Albuquerque, Danielle Fonteles-Digital; dia 12, Carla Dutra Correia-Rede Pampa Comunicação, Josué Jorge Barros Leite Campos-Universidade CEUMA, Edith Pessoa de Melo, Mário Lúcio César de Assis-Ideafix Propaganda, Pedro Henrique Garcia-Lew Lara; dia 13, Alessandra Cunha, Ana Paula Lopes-Jimenez, João Carlos Amador, Reginaldo Lacerda-Agência Click; dia 14, Carolina Taunay-Núcleo Mídia BB, Zander Campos Júnior-Cannes, Fernando Castro, Eliete Aguiar; dia 15, Neila Iara, Adriana Nina-Artplan, Soraia Kuns, Virgínia César, Edbert Pereira Leite Filho, Hugo Rodrigues, Maria Cláudia Luquet-McCann Erickson.