Home » Coluna » Coluna Pedro Abelha
capa

Coluna Pedro Abelha

LIBERDADE DE IMPRENSA & DEMOCRACIA
Acontece no próximo dia 3 de maio o 8º Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia, em Brasília (DF). O evento gratuito, idealizado por IMPRENSA, está com inscrições abertas. Nesta edição, os painéis terão como tema central de debate as relações entre jornalistas, suas fontes e a Justiça, cujas liberdades frequentemente são testadas na cobertura de casos que correm sob segredo de Justiça. A conferência de abertura — “Premissas para o exercício do jornalismo livre no Brasil” — terá como convidados o Ministro Og Fernandes e a jornalista Eliane Cantanhêde, que atualmente é colunista de O Estado de S.Paulo e comentarista da GloboNews e Rádio Estadão. O painel que abordará os “Fatores que definem um caso em segredo de Justiça” será moderado por Ricardo Noblat e terá como convidados Pedro Rodrigues, da Comissão de Ciências Criminais e Segurança Pública da OAB/DF; Felipe Recondo, do JOTA; e o deputado Sérgio Vidigal. O debate seguinte falará sobre o “O limiar entre o sigilo assegurado por lei e o interesse público” e terá como debatedores Rubens Valente, da Folha de S.Paulo; Vinicius Sassine, de O Globo; e Allan Abreu, do Diário da Região. O painel será moderado por Murillo de Aragão, da Arko Advice Pesquisas. No painel de encerramento com o tema “Desafios da cobertura política em tempos de vazamento de informações e segredo de Justiça”, estão confirmadas as presenças de Carolina Bahia, do Grupo RBS, Marcelo Beraba, de O Estado de S.Paulo e Sérgio Fadul de O Globo. O painel será moderado por Daniel Slaviero, da ABERT. O Fórum acontecerá no auditório da OAB/DF, que fica localizado na SEPN 516 Bloco B Lote 07. Para participar, basta se inscrever no site www.portalimprensa.com.br/forumliberdadedeimprensa e garantir a presença. Para promover o Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia, IMPRENSA lançou a campanha “O Silêncio Ensurdece”. Antes e durante a realização do evento, notícias sobre censura e violência contra jornalistas que forem reportadas em seus veículos serão acompanhadas da hashtag #osilencioensurdece. “A campanha é a nossa forma de ressaltar que a democracia está acima de posições políticas, dos interesses corporativos ou da situação econômica do país e das empresas de comunicação. É nossa maneira de dizer que uma imprensa muda faz do país surdo”, defende a realizadora do Fórum.

LUIS JOCA CONVIDA
Jornalistas de Brasília vão se encontrar uma vez todo mês: Será na última sexta-feira de cada mês, a partir das 17 horas, no bar/restaurante Beirute da Asa Sul. Sem horário para término. POR QUÊ: Para acabar com a solidão de vários amigos e amigas. Este mês, Abril, o encontro será dia sexta-feira, 29.04.2016. A pauta terá como temas: 1. Assuntos pessoais (Vida alheia); 2. Mercado de trabalho; 3. As “complexidades simultâneas” (como diz Gilberto Gilpolíticas sociais, políticas e econômicas do Brasil. Os “Radicais de Centro” serão bem recebidos. Radicais de Direita e Esquerda estão convidados, mas, pelas liberdades democráticas, ficarão “à latere” (à margem) numa mesa separada. Informo que Charles Preto, Presidente Vitalício e Plenipotenciário do PACOTÃO (Sociedade Armorial, Patafísica e Rusticana), tem autorização para comparecer. Compartilhem, Convidem os companheiros e companheiras. Conversando é que a gente se entende. (Luís Joca – 61 9983.3589).

CAMPANHA INSTITUCIONAL DA PROATIVACAMPANHA DE 15 ANOS
Posicionada como a primeira agência do país especializada em Comunicação Estratégica para Entidades de Classe (associações, sindicatos, conselhos, federações e confederações), a Proativa Comunicação lança campanha e começa a comemorar seus 15 anos. No mês do aniversário de Brasília, a Proativa também inicia suas comemorações, propondo que “Com orientação adequada, fica mais fácil alcançar o destino”. Segundo Flávio Resende, diretor executivo da agência, o objetivo é estimular as empresas a reagir e a pensar estrategicamente para conseguir seu espaço no mercado. “Não basta ser bom, é preciso ser bem orientado”, explica. No ano passado, a Proativa foi eleita a “Melhor Agência de Comunicação Corporativa do Centro-Oeste”, pelo prêmio Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa, considerada a mais importante premiação do país, na área da comunicação organizacional. Esse ano, a agência está concorrendo na categoria TOP 5 Região Centro-Oeste. “Outros novos clientes incrementaram a carteira da Proativa, entre os quais a Valorum, o Hospital e Maternidade Brasília e o Alphaville”, conta Flávio Resende. Atualmente, a Proativa Comunicação atende clientes nas áreas de Assessoria de Imprensa, RP Digital, Publicidade e Propaganda, Clipping Setorial, Planejamento Estratégico de Comunicação, Produção de Publicações, Desenvolvimento de Sites e Media Coaching.

SIMPÓSIO DE INOVAÇÃO E PESQUISA
A Fenapex Federação Nacional da Publicidade Exterior faz seu primeiro Simpósio de Inovação e Pesquisa, no próximo dia 28, na cidade do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, no Salão de Convenções do Le Monde Office. O evento conta com dois grandes institutos reconhecidos que estarão fazendo as apresentações. Pedro Martins Silva- Presidente e CEO do IVC – Instituto de Verificação de Comunicação, vai apresentar a ferramenta de dois produtos que desenvolveu para o mercado de Mídia Exterior, Out-Of-Home/OOH. “Visando o planejamento de ações de comunicação por parte do mercado publicitário, o IVC verificará a existência e operacionalidade de oportunidades de inserção publicitária, chamada de “Auditoria de Inventário”. Disponibilizará estas oportunidades através de um certificado e da ferramenta MediaPlanner, já disponível para Jornais, Revistas, Gratuitos, B2B e WebSites. Adicionalmente, vamos auditar as campanhas veiculadas nos associados ao IVC para certificar que uma campanha foi veiculada nos pontos e telas de mídia exterior pelo período contratado. Não se trata de auditoria de instalação apenas, já que verifica também a permanência da publicidade no período contratado. Este produto será contratado, campanha a campanha, e apenas os veículos auditados por inventário terão acesso a esta oportunidade. O IVC procura atender as necessidades do mercado publicitário brasileiro com o que há de mais moderno no mundo”, nos afirmou Pedro Silva. E para falar de como colocar a Midia Exterior na ferramenta mais utilizada pelas grandes Agências e Anunciantes em seu processo de compra, a Fenapex está trazendo Márcia Furtado Spacca, do Kantar IBOPE Media, que abordará a nova realidade “com o fim do projeto Inter-meios, que dava uma dimensão do tamanho do mercado publicitário com base no faturamento dos veículos participantes do projeto, o mercado sentiu a necessidade de não perder esse olhar do quanto a indústria movimenta e fatura com publicidade no país. O Grupo de Mídia, representando as agências e seus interesses, optaram pela base de investimento publicitário da Kantar IBOPE Media, como a mais representativa no mercado, para início de um estudo que tem como objetivo estimar a participação e investimento publicitário nos meios de comunicação. Para chegar ao número estimado, foi feito um levantamento dos descontos médios praticados pelas agências nos meios, para ser aplicado sobre os valores reportados no Monitor Evolution, que são baseados na tabela de preço cheia dos veículos. O papel da Kantar nesse projeto é fornecer a base de dados para o estudo. Também tem a responsabilidade de continuar seguindo na evolução da cobertura dos meios para que a sua base continue representando o mercado, dentro das possibilidades e desafios que cada meio possui para seu monitoramento. Como sabem, o principal foco hoje está justamente na ampliação dos formatos OOH”, nos afirmou a equipe da Kantar Ibope Media. Segundo a Presidente da Fenapex, Teresinha Abreu, este é um momento ímpar para apresentar ao mercado publicitário estas novas ferramentas, pois a Mídia OOH está vivendo uma nova realidade com os grandes avanços tecnológicos.

bomgourmetVIVER ESSE MUNDO NOVO
A campanha institucional “Viver esse mundo novo” da Gazeta do Povo, veículo que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), estreia nova fase com destaque para as plataformas temáticas: Bom Gourmet de gastronomia e Haus de arquitetura e decoração. As peças criadas pela Getz seguem a linha já utilizada de enfatizar o conteúdo oferecido nas diferentes plataformas impressa ou digital e que a Gazeta do Povo está sempre ao lado do seu leitor.
O Bom Gourmet é a maior solução multiplataforma de gastronomia do Brasil, que conta com aplicativos e a maior revista de gastronomia do sul do país, realiza ações de relacionamento, promove eventos, festivais e o consagrado Prêmio Bom Gourmet. As peças da campanha ainda valorizam o aplicativo Delivery Bom Gourmet, que permite fazer pedidos e receber os melhores restaurantes em casa.
A plataforma Bom Gourmet também se diferencia por oferecer o primeiro estúdio gastronômico aberto para o público, o Estúdio Bom Gourmet, que fica no Pátio Batel para a realização de aulas-show, eventos e gravações de receitas. Todas essas iniciativas renderam o reconhecimento do Bom Gourmet no INMA Awards 2014, um dos prêmios internacionais mais importantes de Marketing. Confira aqui o filme da campanha.
Para viver o mundo da arquitetura e decoração de um jeito novo, a campanha também apresenta a plataforma Haus Gazeta do Povo, produto que conta com site, revista, aplicativo e eventos voltados para decoração, arquitetura e design. A editora Larissa Jedyn, a repórter Daliane Nogueira e o colunista da Gazeta do Povo Reinaldo Bessa fizeram a cobertura especial do Salão do Móvel de Milão, referência máxima no universo do design, realizado na última semana.
O investimento em produtos temáticos como Bom Gourmet e Haus demonstra a evolução e inovação do meio jornal, que tem apresentando uma série de novas oportunidades para cativar nossos leitores independentemente da plataforma. “Acompanhamos nossos leitores em quase todas as sua jornada diária disponibilizando as melhores informações e serviços facilitando assim seu cotidiano”, reforça Axeu Beluca, diretor de Marketing da Gazeta do Povo Jornais.
Prova disso são os últimos resultados de audiência. A Gazeta do Povo bateu recorde no mês de março: foram 7,4 milhões de visitantes únicos e 39 milhões de visualizações de páginas no site do jornal. Os números representam um crescimento de 71% nos acessos, em relação ao mesmo mês de 2015, segundo dados da comScore Digital Analytix.

IMG_8619COLEÇÃO OUTONO-INVERNO
O Shopping Metrô Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, lançou a coleção Outono-Inverno 2016 e revela as novidades e tendências da estação com exposição de manequins pendurados em balanços aéreos no shopping. Os balanços, presos ao teto do empreendimento, extrapolam as vitrines e chamam a atenção do público nos vãos centrais e praça de eventos. “O cliente vai se surpreender e conhecer as novidades que cada marca trouxe para essa época que é cheia de charme”, disse a coordenadora de marketing, Andreia Vidal. A estilista e produtora de moda, Nathália Portella, conta que os destaques da campanha são as texturas em cores neutras e quentes. “Acredito que os looks vão agradar e inspirar muitas pessoas para essa estação”. Para conhecer em detalhes os produtos, o cliente poderá retirar gratuitamente, até dia 30 de abril, um catálogo no balcão de atendimento e no fraldário, ambos no piso Metrô. Além disso, os looks serão postados na página do Facebook do shopping.

BRADESCO3CAMPANHA DA CHAMA OLÍMPICA
Na quinta-feira (21), a Chama Olímpica foi acesa na cidade grega de Olímpia e terá, pela primeira vez na história, o Brasil como destino final. O evento marca a proximidade do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, que se inicia em 3 de maio em Brasília, e o Bradesco lança campanha para celebrar essa data histórica para os brasileiros. O cantor, compositor e ator Seu Jorge foi a voz escolhida para contar ao espectador que o Banco foi atrás de histórias inspiradoras de brasileiros que serão os condutores do Bradesco no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. São pessoas que têm histórias que refletem os valores olímpicos e paralímpicos de coragem, excelência, respeito, amizade, igualdade, inspiração e determinação. No filme de 30’’, os personagens correm lentamente em direção à câmera com o braço estendido, e a percepção de quem assiste é a de que eles estão segurando a TochaOlímpica Rio 2016. Enquanto isso, Seu Jorge, no papel de narrador, conta que junto aos condutores, o Bradesco vai ajudar a levar o espírito olímpico e iluminar brasileiros em todos os cantos do país. O filme se encerra com o convite para conhecer essas histórias em: www.bradesco.com.br/tocha. Ao final da mensagem, a assinatura: O espírito olímpico é BRA. BRA de Brasil. BRA de Bradesco. O Programa de Revezamento percorrerá 329 cidades em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. O Revezamento percorrerá o País até chegar ao Maracanã, no Rio de Janeiro. Lá, um último condutor acende a pira olímpica, dando início aos Jogos Rio 2016. O Bradesco é patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, do Revezamento da Tocha, do Time Brasil e de seis Confederações – basquete, esportes aquáticos, remo, vela, rugby e judô. Para assistir ao filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=i9WjkciE-oU

DEBATE SOBRE MOBILIÁRIO URBANO
Amanhã, dia 26, a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) abre as portas do seu auditório para o debate “Licitação do Mobiliário Urbano de Porto Alegre: o que falta para uma cidade mais limpa e moderna?”. O encontro, que faz parte das comemorações dos 60 anos da entidade, vai reunir empresas exibidoras e seus sindicatos, além de representantes da ARP e de outras entidades representativas. “Mais do que atender ao apelo do mercado gaúcho, nossa proposta é criar uma plataforma de sugestões para o poder público. Queremos abrir um canal de conversa com a prefeitura, para viabilizar a participação de empresas locais na renovação desses mobiliários”, declara o presidente da ARP, Zeca Honorato. Gratuito e aberto ao mercado, o debate acontece no auditório da sede da Associação (Rua Tobias da Silva, 120), a partir das 19h. A presença deve ser confirmada pelo e-mail arp@arpnet.com.br ou pelo fone (51) 3231-9700.

AÇÃO ESPECIAL DA MCCANN MÉXICO
Segundo a ONG Colour Blind Awareness (http://www.colourblindawareness.org) 1 em cada 12 homens não podem enxergar a cor vermelha porque têm daltonismo, e quando suas companheiras usam um vestido, sapatos ou pintam os lábios nesta cor, eles só enxergam os tons café, ocre e até marrom. Por isso, a McCann México junto com L’Oréal Paris, através da sua marca de batons Color Riche, ofereceu a mulheres cujos parceiros são daltônicos a oportunidade de descobrir o vermelho pela primeira vez.
As mulheres que participaram do projeto foram maquiadas usando um dos tons de vermelho da linha Color Riche de L’Oréal Paris. Posteriormente foi apresentado a esses homens um video com um close-up dos lábios pintados de suas mulheres. Elas pediram então que eles colocassem óculos especiais com lentes com a tecnologia Enchroma®, que os possibilitou a ver a cor vermelha pela primeira vez nos lábios das mulheres amadas. Elas então saíram de trás da tela, surpreendendo-os e compartilhando com eles a emoção de ver a cor vermelho pela primeira vez. A ação foi registrada num video lançado no dia 8 de março, 
nas redes sociais da L’Oréal Paris México, e motivou muitas mulheres a compartilharem seus lábios vermelhos nas redes sociais com a hashtag #EsteEsMiRojo (#EsteÉMeuVermelho). Para ver o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VopYAus6EUA

CONGRESSO DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Estão abertas as inscrições para o 19º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, que será realizado na cidade de São Paulo, nos dias 17 e 19 de maio, no hotel Maksoud Plaza. O evento é promovido pela Mega Brasil Comunicação e terá como tema “Inovação, Novos Conceitos e Novas Práticas na Comunicação Corporativa”. O Congresso espera receber um público de mais de 600 profissionais, entre pesquisadores, empresários, autoridades de Governo e outros formadores de opinião vindos de todos os estados brasileiros e também do exterior. Os participantes farão análises e troca de informações propiciadas por palestra, mesas redondas, conferências e sessões especiais, como a Arena da Inovação e o Fórum do Pensamento. Poucas atividades econômicas mudaram tanto em tão pouco tempo. É o caso da comunicação corporativa que, em meados do século XX, nascia tímida, nos limites da assessoria de imprensa e das relações públicas, e, hoje, se mostra como um dos setores que mais lucram, como afirma o diretor de relacionamento da Mega Brasil Comunicação Eduardo Ribeiro. “Atualmente o segmento vem crescendo com um faturamento bilionário e se constituindo como um objeto do desejo de investidores internacionais. Nós fomos pioneiros ao prestigiar e incentivar no Brasil a sistematização das múltiplas áreas que, hoje, identificam a comunicação corporativa”, explica. Há quase duas décadas a empresa realiza o Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa e promove uma série de encontros paralelos que agregam valor ao evento principal. Entre os destaques da programação estão as conferências internacionais “La (re)volución de la comunicación” e “Por que a transparência é transformadora: impactos na reputação e nos resultados”. Além dessas apresentações, o Congresso também contará com a participação do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, responsável pela reprovação das contas do Governo Federal, ato que levantou o questionamento em torno das chamadas “pedaladas fiscais”. Outros pontos abordados serão o impacto da tecnologia e da comunicação em diferentes gerações no ambiente de trabalho, a reputação da marca Brasil, que será discutida no Fórum do Pensamento; a polêmica do Uber, estratégias e ações no esporte, impactos e gestão das redes sociais, entre outros. Para mais informações e para se inscrever no 19º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, basta acessar o site http://www.megabrasil.com.br/Congresso2016/, ligar para (11) 5576-5600 ou enviar um e-mail para eventos@megabrasil.com.br. Os profissionais de Minas Gerais ganham 35% de desconto na inscrição, bastando apenas digitar ZOOM no campo indicado.

MARISA Frame 04M DE MULHER
Com muito “M de mulher que sabe o que quer e samba no pé”, a Marisa lançou, na TV aberta e por assinatura, um novo filme criado pela Giacometti Comunicação para destacar os looks da coleção de maio. Embalado por uma música especialmente composta para a marca pela produtora A Voz do Brasil, o comercial reforça a personalidade da rede varejista, a maior de moda feminina do país. “O filme é muito bonito, combinando alguns dos mais atraentes looks do catálogo Marisa, modelos belíssimas e uma trilha sonora cativante, que transmite o posicionamento institucional do cliente”, explica Doriano Carneiro, diretor de criação da Giacometti. “O uso da música deu nova vida à nossa mensagem, reforçando e valorizando a comunicação com a moderna mulher brasileira que sabe o que quer, como diz o refrão”, acrescenta Roberta Morelli, Gerente de Divisão de Marketing da Marisa. Modelos de vários tipos e personalidades, representando a mulher dinâmica, ativa e descontraída, dançam e valorizam os atributos da moda Marisa. A letra da música, recheada de palavras que começam com M, reforça a imagem da marca: “muito feminina, M de Marisa; M de mulher que sabe o que quer; menina-moça, muito mais; M de moderna, muito mais mulher”. O filme anuncia também uma promoção que oferece desconto de 25% em todos os produtos nas compras com cartão Marisa. O filme tem veiculação na TV aberta e na TV por assinatura. Veja: https://www.youtube.com/watch?v=lzMl82pEoEI

PrêmioColunistas2015-festapremiacao1VEÍCULO IMPRESSO DO ANO
A Gazeta do Povo foi eleita o Veículo Impresso do Ano no Prêmio Colunistas Paraná 2015, promovido pela ABRACOMP e realizado pelo Espaço de Marketing. A cerimônia de premiação reuniu profissionais de agências, veículos e produtoras no MON – Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Além de Veículo Impresso do Ano, a Gazeta do Povo faturou mais quatro prêmios. Axeu Beluca, diretor de Marketing da Gazeta do Povo Jornais, destaca que as premiações refletem a seriedade e a qualidade do trabalho desenvolvido junto às agências para o fortalecimento da marca e dos produtos da Gazeta do Povo. “Essa conquista é de todo time, parabéns a todos os envolvidos e às agências parceiras que contribuem nesse processo de posicionamento da nossa marca”, comemora. A campanha Política Cidadã, assinada pela Getz, levou o bronze na categoria Mídias Integradas. A Gazeta do Povo e a Getz ainda conquistaram mais dois prêmios juntas com campanhas para o Clube Gazeta do Povo: o bronze do prêmio Rádio na categoria Meios de Comunicação com “Adeus, tédio” e a prata no prêmio Técnica na categoria Direção de Filme com a campanha “Qual Clube”, que também contou com a The Youth. A Gazeta do Povo ainda conquistou o ouro do prêmio Digital na categoria Ação de Comunicação em Rede Social com a ação “#eripinta”, criada pela Tif para a plataforma Enkontra.com. O GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação e a Candy Shop levaram o ouro do Prêmio Colunistas Mídias Integradas, com a campanha do Prêmio GRPCOM de Criação.

ABRVCPrezado Associado,
Considerando que para a eleição da nova Diretoria Executiva programada para o último dia 29 de março – período de 11/dez/16 a 10/dez/18 –, não houve a inscrição de nenhuma chapa interessada, a atual Diretoria Executiva entende por bem realizar a convocação dos Associados e demais empresas de representação comercial, para uma reunião emergencial em que será debatido o futuro da ABRVC e a necessidade, de se dar continuidade aos trabalhos que estão sendo realizados. Nessa ocasião, será apresentado também o balanço financeiro da ABRVC.
Data: 29 de abril de 2016 (sexta-feira) Horário: 16h, Local: Nazareth Café, praça de alimentação do edifício Multiempresarial, SRTVS, quadra 701, bloco O, nº 110. A questão a ser debatida é de extrema importância, uma vez que ABRVC corre o risco de extinção após quase oito anos de existência. Por isso, a participação de todos é imprescindível.
Atenciosamente,
Diretoria Executiva da ABRVC

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 25, Fernanda Moreira dos Santos-Secom, Joelma Sousa, Maria José Carvalho, Luiz Artur de Oliveira-Lis Assessoria; dia 26, Alexandre de Figueiredo Falcão, Karla Villela-Artplan, Célia Gonçalves-Link Propaganda; dia 27, Rogério Pinto-DeBrito, Mary Arouche-Radiola DP; dia 28, Juliana Costa-Digital, Lígia Kosin, Patrícia Mesquita, Mário Lúcio Peconick, Eduardo Coutinho, Elton de Paiva Souza-Ministério Público; dia 29, Cláudia Silva Gonçalves-Secretaria de Planejamento do DF, Shirley Sousa, Janaína Macedo-Casablanca, Wilma Régia Bezerra Pires-Mídia Real, Jaques Irineu Marques-CAESB, Sérgio Brotto; dia 30, Giovanna Carla de Oliveira Granada, Luciana Gaudêncio-Vivo, Magda Santiago Paiva Dias, Francisco José Cunha Martins-Artplan, Francisco José Palhares-SLU, Rafael Borela-Streetmidia Representações.

E-mail: pedroabelha@terra.com.br