Home » Coluna » Coluna Pedro Abelha
João Paulo

Coluna Pedro Abelha

O DESAFIO DO CRESCIMENTO
Depois do sucesso da maratona de eventos do especialista Oscar Motomura, a empresa N Produções traz para Brasília mais um grupo de peso para falar sobre liderança e gestão nas organizações. O evento O desafio do crescimento e o papel da liderança acontece no dia 30 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, de 18h às 22h30, e conta com a participação de Luis Augusto Lobão Mendes, palestrante internacional e especialista em planejamento estratégico, a Dra. Janete Vaz, sócia-proprietária e uma das fundadoras do Laboratório Sabin, e Luiz Alexandre Garcia, vice-presidente do grupo Algar Telecom. A carga horária é de 3h e o investimento é de R$250,00. O evento começa com um Welcome Coffee, servido às 18h, seguido da participação de Lobão Mendes, que compartilhará os principais pontos de sua experiência de mais de vinte anos como consultor em processos de formatação e orientação de empresas brasileiras e, também, do exterior. O conteúdo da palestra inclui temas como a maximização do valor central do core-business, formas de crescer com oportunidades adjacentes, a relação entre liderança e crescimento e, também, a necessidade de manter a criatividade para alcançar o sucesso.A partir de 21h, o Fórum dos Presidentes tem início, trazendo ao palco Janete Vaz, que falará sobre casos de sucesso do Laboratório Sabin, e Garcia, que tratará do mesmo tema, mas, em relação à Algar Telecom, empresa de telecomunicações que registrou lucro bruto de R$641,8 milhões em 2015 e está presente em oito estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Para o presidente da N Produções, José Paulo Furtado, o evento O desafio do crescimento e o papel da liderança é parte de um projeto amplo, encabeçado pela empresa, que tem como objetivo desenvolver líderes e organizações em prol de resultados positivos. “Brasília vem crescendo e se fortalecendo como polo comercial e econômico, por isso existe a necessidade de investir na capacitação dos profissionais e empresários que estão aqui”, assinala Furtado. “A finalidade desse evento é demonstrar, de forma nítida, a importância de alinhar os objetivos das organizações para gerar um crescimento sólido e constante, não apenas individualmente, mas a própria cidade”, conclui.

OFFICE MIDIA CONQUISTA REDE IN BUS
A Office Midia OOH, empresa do Grupo Office Shopping, anuncia a assinatura de contrato de representação com exclusividade, em São Paulo, com a Rede In Bus, a maior empresa de mídia OOH e DOOH do grande ABCDM, compreendendo os Municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Diadema e Mauá). O Grupo Rede In Bus atua na veiculação de publicidade em mídia digital em ônibus e terminais, busdoor e abrigos, impactando mais de 1.500.000 de pessoas/dia. A Rede In Bus optou pela Office Shopping OOH, uma empresa totalmente focada na comercialização de espaços publicitários em áreas de grande concentração de público como ônibus, metrô, trens, supermercados etc, pertencente a Office Shopping, grupo especializado na locação de espaços temporários, comercialização de mídia, merchandising e ações promocionais em shopping centers. Segundo Edson Maurício de Souza Pinto, Diretor Comercial da Office Mídia OOH, “nossa expertise na comercialização desse tipo de mídias pesou nessa decisão da Rede In Bus de entregar a representação comercial desses espaços para nós já que, hoje, temos uma abrangência que inclui os principais meios OOH, com um volume de publico impactado imenso, atingindo todas as classes sociais, com shoppings, Hiper e Supermercados, Metrô, Barcas no RJ, Trens e Central do Brasil também no RJ. Hoje os anunciantes têm, na Office Midia, uma empresa que pode apresentar um plano onde os consumidores são atingidos em todos os seus momentos fora de casa, com condições únicas de negociação.” Luciano Gayer, Diretor Executivo da Rede In Bus, ressalta que “a Rede In Bus conta com um universo de oportunidades de mídia que compreende cerca de 200 busdoors, 50 TVs em 2 terminais de ônibus, 250 abrigos de ônibus, 50 abrigos conjugados com Mupis e mais de 300 TVs em ônibus, com uma programação voltada inteiramente ao usuário de transporte coletivo, impactando esse público no momento mais ocioso do seu dia. Atualmente, a Rede In Bus está presente em 5 Municípios da região mais importante da Grande São Paulo, já que essa região é tida como a quarta economia do país. Essas centenas de oportunidades de veiculação de mensagens interessam anunciantes e agências pela abrangência que oferecem e temos certeza de que a Office Mídia OOH, com sua experiência nessa área, oferecerá o melhor atendimento no planejamento e execução de suas campanhas.”

Novo site ARPNOVO SITE DA ARP
O site da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) fecha o primeiro trimestre do ano de cara nova. Com design responsivo, o que permite a adaptação a diferentes plataformas e navegadores, ele privilegia o uso de imagens e dá destaque à fácil navegação. Resultado de uma parceria com a DZ Estúdio, a novidade ainda prioriza a organização de conteúdo e traz entre as inovações um espaço para compra de mídia. “Nossa maior preocupação era criar uma experiência de usuário mais positiva. Tínhamos a missão de tornar o espaço mais amigável, onde as pessoas pudessem encontrar e consumir o conteúdo com maior facilidade”, destaca o sócio-diretor da agência, Zé Pedro Paz. Ele ainda reforça que a ideia era desenvolver uma interface mais moderna e de agradável navegação. “É importante ver que a ARP dá espaço para empresas digitais, que ela está aberta a novos players. Assim, conseguimos levar um pouco da nossa essência para o mercado tradicional da comunicação”, complementa. Iniciativa da gestão de Fábio Bernardi, que deixou a presidência da ARP no final de 2015, o novo site surge como um dos primeiros projetos a serem concluídos pela atual diretoria. “Esse novo espaço traduz a relação da entidade com o mercado da comunicação. Queremos oferecer uma ferramenta muito mais interativa e de fácil acesso. Uma verdadeira plataforma de consultas e serviços”, garante o presidente, Zeca Honorato. Mais do que informações atualizadas da associação e da atual diretoria, o novo site reúne os principais eventos do setor e notícias relacionadas ao mercado. Também é possível conferir as empresas e os profissionais associados, além de benefícios oferecidos pela ARP. Galeria de fotos e informações dos projetos da entidade, como CRIARP, Semana da Comunicação e Salão da Propaganda, também estão disponíveis em http://www.arpnet.com.br/.

BOTBALLET5BALLET
Inspirada na delicadeza das bailarinas em contraste com os grandes centros urbanos, a nova campanha de O Boticário traz o lançamento da coleção de maquiagem Make B. Urban Ballet. Criada pela agência AlmpapBBDO. No filme “Ballet”, dirigido por Paulo Vainer e Fabiana Serpa, da produtora Paranoid, uma bela bailarina encara, confiante, o espelho de um estúdio de dança enquanto se maquia. Bonita e firme em seus movimentos, outra bailarina executa harmoniosos passos de ballet no topo de um arranha-céu. Nos 30 segundos do filme, acompanhamos essas duas mulheres, que traduzem o espírito romântico e ao mesmo tempo cosmopolita de Make B. Urban Ballet, circularem sozinhas e decididas por cenários urbanos. Arrumadas a caminho do trabalho ou casuais rumo ao ensaio de dança, as personagens exaltam sofisticação e confiança, enquanto caminham ou pedalam pela agitada Av. Paulista, em São Paulo. “Ballet” capta, em belas imagens, a feminilidade dessas bailarinas urbanas, a graça e a leveza que trazem à paisagem monocromática e repetitiva da cidade. A locução em off assina a campanha: “Nova coleção Make B. Urban Ballet. delicadamente marcante”. Além do filme, a campanha terá anúncios impressos, mobiliário urbano, material de ponto de venda, estratégia para redes sociais, mídia display e editorial publicado na revista Vogue Brasil (edição de abril). Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iGEa4OeuD7A

Drogaria VenancioESPECIAL CABELOS
Até o dia 30 de março, a Drogaria Venancio realiza o Especial Cabelos. A campanha, desenvolvida pela agência Kindle, conta com peças para PDV, Mídias Sociais, Rádios, Encarte e Impresso, na Revista de domingo do jornal O Globo e na revista Quem. A Venancio também investiu no audiovisual e criou a campanha online #XôBadHairDay, com vídeo disseminado através do Youtube. A rede também investiu em diversas ações comerciais para a campanha. Em todas as lojas, produtos capilares, nacionais e importados, estão com descontos especiais. Kits exclusivos para cabelos também fazem parte do especial. A rede criou uma linha com três bolsas exclusivas, em parceria com a Pantente, com frases como “Meu cabelo, meu estilo, meu orgulho!”. Na compra de R$60 em produtos capilares, o cliente pode escolher uma delas para levar para casa.
Para levar informação sobre cuidados com os cabelos para seus clientes, a rede programou uma agenda de serviços gratuitos em suas lojas, como análise capilar e sessões de penteado. A Venancio também convidou a badalada blogueira especialista em beleza, Ellen Aread, para um rodízio nas lojas com o objetivo de atender as clientes para uma consultoria gratuita sobre produtos adequados para cada cabelo. Conteúdo voltado para cuidados com cabelos estão presentes mais fortemente nos perfis da Venancio nas Mídias Sociais e a agenda da programação de serviços gratuitos é divulgada semanalmente nesses canais.

Luciane Paim e Alex GermaniNOVIDADES NA OITO TOTAL BRAND
O aumento de faturamento em 30% em relação ao ano anterior já é um bom motivo para a Oito Total Brand comemorar seus quatro anos de existência. A agência, comandada pela psicóloga Luciane Paim, brinda a data com ótimas notícias: conquista de três novos clientes – SIMERS, ASSINTECAL e Santa Helena -, fusão com a Tempo Propaganda, braço da agência Escala, e contratação de sete novos funcionários. PLA do Brasil, GNC Cinemas, San Marino, Febravar/Sindilojas, WayUp Brasil e Astir, antes atendidas pela Tempo, agora preenchem a cartela de clientes da empresa. Com o encerramento das atividades da Tempo, o publicitário Alex Germani e ex-acionista da agência, passa a integrar a equipe da Oito Total Brand. Ele assume como diretor de Relacionamento e Novos Negócios. A união das duas agências será um acréscimo ao desempenho favorável da Oito no mercado em mutação como o da comunicação no país. De acordo com o Sebrae, 90% das pequenas empresas fecham suas portas antes do primeiro ano de existência e das 10% restantes, apenas 20% chegam ao quinto ano. Para Luciane Paim, os quatro anos da Oito foram marcados por inquietude, transformação e flexibilidade. “Em pouco tempo construímos ótimos trabalhos junto aos nossos clientes e fomos parte de mudanças importantes em cada um deles, além de aprendermos diariamente com essa troca”, declara a sócia. A empresa que começou com uma consultoria focada em Endobranding é hoje parceira estratégica dos clientes, participando do planejamento e execução das ações de marca. “Tudo para garantir a força do negócio e a consistência das marcas que estão conosco”, finaliza Luciane.

DIA AMPRO
Amanhã, 29 de março, a AMPRO – Associação de Marketing Promocional, reunirá clientes e dirigentes de agências de Live Marketing para compartilhar propostas, discutir ideias e divulgar as conquistas obtidas no mercado brasileiro. Para os clientes, a programação inclui um workshop do Comitê de Relações Sustentáveis da AMPRO, em parceria com a ABA – Associação Brasileira de Anunciantes; já para as agências, além de um report sobre as principais ações em andamento na entidade, haverá a sequência do workshop de valor iniciado ano passado, com foco em assuntos ligados a modelos de cobrança e faturamento. O encontro será no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Para encerrar as atividades do dia, o GEA – Grupo de Estudos Acadêmicos da AMPRO, organizou o Live & Fun, um programa para o público universitário cuja primeira edição acontecerá na universidade Metodista de São Paulo. Em uma ampla carreta adaptada fornecida pela Truckvan, alunos dos cursos de Comunicação assistirão a uma apresentação de Vânia Ferrari, sobre “Conhecimentos, Habilidades e Atitudes dos profissionais do Século 21”, em formato Stand up Comedy. Ao final, o evento evoluirá para uma balada. A ideia é proporcionar experiência e diversão, além do conhecimento. “Este primeiro Dia Ampro – faremos mais cinco em São Paulo este ano e oito em outras capitais ao redor do Brasil – é o início de um de nossos projetos para o biênio 2016/2017. Levaremos conteúdo de qualidade a nossos associados, clientes e futuros profissionais de todo o país. Queremos envolver e incentivar toda a cadeia, com materiais, pesquisa e informação, e estender isso também para o público universitário, que estará em breve no mercado. No caso deles, em específico, queremos que vivenciem uma experiência única e tenham amostras do que eles próprios poderão oferecer a seus futuros clientes e empresas nas quais vierem a trabalhar, caso dediquem-se ao Live Marketing, o marketing da vida como ela é. Eles são o futuro do mercado, e nosso setor é o futuro da comunicação”, enfatiza o presidente da AMPRO, Wilson Ferreira Jr.

 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Dia 28, Juliana Portela-Rome Eventos, Yole Maria de Mendonça, Valéria Primon-BB, Marizete Marques-Calia; dia 29, Elisabeth de Faria Araújo-Solução Publicidade e Marketing, José Eduardo Quariguazi da Frota, Luiz Antônio Moreti, Luiz Marcelo da Costa Correia, Luiz Paulo Azevedo Bittencourt-BB, Mozalt Fidelis, Marco Aurélio Nunes Pereira-Site ABC Político, Paulo Henrique Almeida Carvalho-BB; dia 30, Adilson Granado-Repcon3 Representação, Alex Fernando do Prado, Carlos Eduardo Bastos Fialho, Lair César Vasconcelos, Marcos Teixeira Dutra-Folha da Manhã, Márcia Mendonça, Marina Lemos, Patrícia Cardoso, Zilma Carneiro da Silva; dia 31, Sergio Noronha, Jair Fernando Langkammer-Jornal Lago Notícias, Marcela Jaccottet, Patrícia Mezzaroba Scartezini-Cria 4, Silvia Cristina da Silva Nunes, Leandro Borba; dia 1º, Eliane Silva de Paula, Keith Gomes, Luiz Ritton-Lew Lara TBWA; dia 02, Alexandra Guedes Labuna, Álvaro Costa Rezende-RC Comunicação, Andréia de Matos Ribeiro, Daniela Moura, Gisele Hildebrant, Isabela Almeida, Marcela Garcia, Priscilla Palhano, Selma Casagrande-Jornal Destak, Sigrid Guimarães, Reinaldo Macedo; dia 3, Adriana Amaro, Amanda Silva, Felipe Vassalli-Master, Juliana Zancanaro-EBC, Lucila Maria Rodrigues Esteves, Luiz Roberto Lacombe, Patrícia Flores Nunes, Ronaldo Mendes, Roney Luiz Fracalossi, Terezinha Costa Lopes.

E-mail: pedroabelha@terra.com.br