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Bazinho Ferraz

COLUNA PEDRO ABELHA

PRESIDENTE DO CONSELHO
Bazinho Ferraz, CEO da B!Ferraz, acaba de ser eleito presidente do Conselho Consultivo da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, maior entidade que representa o setor de Live Marketing em todo o país. Ele ocupará o cargo na gestão biênio 2016/2017 liderada por Celio Ashcar Jr. (Chairman) e Wilson Ferreira Jr. (Presidente). “Nosso desafio será o de ampliar a relevância do Live Marketing no mercado, construindo relações duradouras e sustentáveis entre clientes, agências e fornecedores”, destaca Bazinho Ferraz. Além de Ferraz, o Conselho da AMPRO é formado por Claudio Xavier (New Style), Maria Laura Nicotero (Momentum), Paulo Focaccia (FAS Advogados) e Silvana Torres (Markup). Como conselheiros permanentes: Aguinaldo Viriato (Ampla), Djanira Dias (2D PROMO), Elza Tsumori (Casa Barcelona), Geraldo Rocha Azevedo (Time for Fun), Julio Cesar Anguita (Babel), Julio Feijó Neto (Promoview), Kito Mansano (Rock), Lauro Siqueira (Brindz) e Luiz Antonio Peixoto (Cobram). A Associação de Marketing Promocional é a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de forma ampla. Com sede em São Paulo, completa 23 anos em 2016 e possui cerca de 400 empresas associadas, com representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste). www.ampro.com.br

NOVOS CLIENTES NA PROATIVA
O primeiro semestre de 2016 começou para a Proativa Comunicação com a conquista de novos clientes: Hospital e Maternidade Brasília, que fazem parte da Rede Impar, presente também no Rio de Janeiro e São Paulo; e a VERT, empresa de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que lança no dia 30 de março, no Setor de Oficinas (SOF) Norte, o seu data center em nuvem voltado ao mercado corporativo. A Rede Impar é uma rede de sete hospitais, presentes nas mais importantes capitais do país. Para o diretor executivo da Proativa, Flávio Resende, a crise política e econômica tem trazido muitos reflexos para o mercado, mas esta realidade tem conduzido as empresas a se renovarem e apresentarem soluções mais criativas e inovadoras. A visão da agência continua bem alinhada: “ser uma empresa reconhecida nacionalmente por suas práticas inovadoras de comunicação integrada e de cultura organizacional”, assim como a sua missão, que é de “fortalecer e maximizar a imagem do cliente, utilizando soluções de comunicação integrada”.

Megamatte Kung Fu Panda 3NOVO COPÃO DA MEGAMATTE
A Megamatte lança com exclusividade a 2ª edição da promoção especial do licenciamento com a DreamWorks Animation SKG. Todas as 120 unidades da rede, em seis estados, terão disponíveis o combo promocional (R$ 14,90) de 18 pães de queijo e Copão de 1 litro ilustrado com o divertido personagem. Este já é o quinto investimento da empresa nesse segmento de marcas, depois do grande sucesso dos últimos quatro licenciamentos com personagens do universo infantil, ocorridas no final de 2014, ao longo de 2015 e janeiro de 2016. Com um investimento total de aproximadamente US$ 100 mil, a Megamatte lança o novo copão promocional com os protagonistas do Kung Fu Panda, terceiro filme da sequência de sucesso recém lançado. “Estamos muito satisfeitos com o sucesso dos copões licenciados. Já entramos na quinta edição do combo promocional e observamos que os nossos clientes estão muito felizes com as opções trabalhadas até o momento e por esse motivo, elegemos os protagonistas de Kung Fu Panda 3 como novos astros do combo promocional. Ainda este ano, a Megamatte lançará novos personagens para o copão de pão de queijo, um produto de grande sucesso entre o nosso público”, destaca Julio Monteiro, diretor-executivo da Megamatte. Desde a primeira edição, em 2014, antes de decidir quem estamparia a promoção, a franqueadora promoveu uma pesquisa interna com os franqueados, em busca de personagens queridos em diversas faixas etárias. O pão de queijo foi o produto escolhido para acompanhá-los por ser um dos carros-chefes da empresa, representando 15% do faturamento anual da rede.

POSSE NA AMCHAM
Na última quinta-feira (10), aconteceu a posse do Conselho de Administração da Câmara Americana de Comércio (Amcham), em São Paulo. Sergio Cavalcante, superintendente do instituto CESAR, assumiu o cargo de presidente do Conselho Consultivo Amcham do Recife. Cavalcante, cujo mandato será de dois anos, terá entre suas funções: realizar sugestões para o aprimoramento dos programas da Amcham Recife e presidir o Conselho de Business Affair da Amcham Recife. O superintendente do CESAR é Ph.D. em Eletrônica pela Newcastle University – Inglaterra (1997), Sergio Cavalcante é, desde 2005, Superintendente do CESAR, onde também foi Presidente do Conselho durante três anos, e participa como membro do conselho do Porto Digital, Amcham-PE, Pitang e Joy Street. Ele também foi Chefe do Departamento de Ciência da Computação do Centro de Informática da UFPE de 2001 a 2005, onde leciona desde 1989. A cerimônia de Posse de Conselho de Administração da Amcham Brasil foi com um almoço reunindo CEO’s, empreendedores e autoridades na sede da entidade, em São Paulo. O evento contou com um painel reunindo David Cote, CEO Global da Honeywell, David Feffer, presidente da Suzano Holding S/A, e da consultora Betânia Tanure, debatendo o tema “Transformação Empresarial e Social”. O ex-ministro da Fazenda Delfim Netto encerrou o painel de conteúdo apresentando sua visão sobre o “Cenário Econômico Nacional e Internacional e as Perspectivas para o País”.

NO TOP 10 DO COMSCORE
O grupo Webedia, que edita no Brasil os sites IGN, TudoGostoso, AdoroCinema, PurePeople e PureBreak, conquistou, pela primeira vez, o top 10 das maiores propriedades do Brasil, de acordo com a comScore*. Os dados da comScore são relativos a janeiro de 2016 e foram divulgados no início deste mês. “Três anos depois da nossa entrada no mercado, o Brasil já é o nosso maior país no mundo em termos de audiência. Ainda identificamos muitas oportunidades de crescimento e vamos continuar investindo no Brasil para manter essa dinâmica”, comenta Cyrille Reboul, CEO da Webedia Brasil. Segundo o relatório da comScore, as propriedades da Webedia somam mais de 36,6 milhões de visitantes únicos por mês, atingindo cerca de 36,5% de alcance na população digital brasileira, que passa 1,2 milhão de minutos navegando entre os sites do grupo francês. “O principal destaque entre nossos sites é o crescimento expressivo do AdoroCinema, que ultrapassou a marca de 12 milhões de visitantes únicos por mês no Brasil”, conclui Reboul.

gazeta do povoFINALISTA EM CINCO CATEGORIAS
A Gazeta do Povo, que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), está entre os finalistas do INMA Global Media Awards, prêmio promovido pela International News Media Association (INMA). São quatro cases que concorrem em cinco categorias desta competição que valoriza alguns pontos-chaves para o sucesso comercial e da marca, como a criação de novos produtos, a monetização da audiência, as receitas de publicidade, o desenvolvimento de pesquisas com consumidores, a marca e a inovação. O trabalho realizado para a “Nova Gazeta” disputa o ouro em duas categorias: “Best Brand Awareness Campaign” e “Best New Print Product”. Recentemente, a Gazeta do Povo adotou um posicionamento ousado, implantando inovações que passaram pelo formato impresso, a adoção de edição única de fim de semana e um novo modelo de comercialização. O lançamento da plataforma de compra e venda Enkontra.com é finalista em “Best Launch of a Brand or Product to Create An Audience Segment” e a campanha para divulgar as vantagens de ser assinante – “Clube das pessoas que não conhecem o tédio” – concorre em “Best Idea to Encourage Print Readership or Engagement”. A ferramenta painel de pesquisa com assinantes e leitores no Facebook, criada com o objetivo de gerar insights, é finalista na categoria “Best Use of Consumer Research”. “Disputar o ouro em diferentes categorias mostra a força da nossa marca, o envolvimento com nosso público e o resultado proporcionado aos nossos anunciantes”, comemora Axeu Beluca, diretor de Marketing da Gazeta do Povo Jornais. Nesta edição, 41 executivos de 19 países que representam a indústria de comunicação avaliaram 699 trabalhos de 40 países. A divulgação dos vencedores será feita em maio, em Londres. Os cases de sucesso da Gazeta do Povo têm se destacado ao longo dos anos nesta premiação. No ano passado, a campanha de posicionamento Política Cidadã conquistou o primeiro lugar em duas categorias: “Best Brand Awareness Campaign Across Platforms” e “Best Public Relations or Community Service Campaign”. Já o projeto Ler e Pensar ganhou a prata na categoria “Best Public Relations or Community Service Campaign”.

Valentina SampaioL’OREAL COMEMORA O 8 DE MARÇO
L’Oréal Paris acredita que ser mulher é algo que transcende o corpo e, por isso, neste Dia Internacional da Mulher, dá voz à luta pela liberdade feminina em todas as suas expressões através da história de Valentina Sampaio. Cearense, filha de um pescador e uma professora, Valentina é a segunda de seis irmãos. Começou sua carreira de modelo em um desfile local e com o tempo foi cercada pelo mundo da moda. Ela sempre se sentiu menina e relata isso no vídeo de L’Oréal Paris em comemoração ao 8 de março: “Desde pequena eu usava cabelos compridos, gostava de roupas mais apertadas, shorts curtos”. Valentina é uma mulher transgênera e, apesar de sempre ter se sentido mulher, até hoje a carteira de identidade não a representava. Esse é o foco do filme, que a mostra se preparando para a foto que finalmente documentará seu orgulho de ser mulher: a do seu novo RG. A beleza da ideia, criada pela WMcCann e prontamente abraçada por L’Oréal Paris, gerou manifestações de apoio espontâneo por parte de todos os envolvidos – da produtora do vídeo, a KN Produções, ao renomado fotógrafo Paulo Vainer. “Queremos levar esta mensagem de orgulho feminino por toda a parte, mostrando que a identidade da mulher não tem a ver só com gênero”, explica Viviane Pepe, Diretora de Criação da agência. A iniciativa reforça o compromisso da marca com a valorização feminina e demonstra a atualidade de seu slogan “Porque Você Vale Muito”, criado por uma jovem redatora da McCann nos anos 70, durante o movimento feminista. Com a homenagem, L’Oréal Paris reafirma sua filosofia da “Beleza para todos”. Porque para L’Oréal Paris, toda mulher vale muito.
Assista ao filme: https://www.youtube.com/watch?v=3J8CiwL4BCo

DISCUTINDO O0S PRINCÍPIOS DE VALOR
No dia 21 de março, os principais fornecedores do mercado de Live Marketing estarão reunidos em São Paulo para discutir os Princípios de Valor do setor. O encontro será organizado pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional, por meio do seu Comitê de Relações Sustentáveis, e acontece no Centro de Convenções Rebouças. Em 2015, mais de 50% das agências associadas à Entidade reuniram-se para compartilhar e multiplicar um formato sustentável para manter e desenvolver o mercado de Live Marketing brasileiro. “Os Princípios de Valor são o norte de todo o trabalho que estamos realizando com sucesso na AMPRO. O objetivo é fortalecer e garantir o relacionamento saudável entre Clientes, Agências e Fornecedores”, afirma o presidente do Comitê, Ronaldo Ferreira Jr. Os Princípios de Valor são um conjunto de 10 regras básicas criadas pela AMPRO para tornar mais sustentável o relacionamento entre agências, clientes e fornecedores no mercado. “Temos sentido o quanto estes workshops tem feito a diferença para as agências. Agora, nosso objetivo é engajar as empresas fornecedoras e, posteriormente, os clientes, para fecharmos o elo e contribuirmos com o crescimento do Live Marketing por meio das boas práticas”, enfatiza Ronaldo. O evento é exclusivo para fornecedores e a participação é gratuita. Outros detalhes e inscrições pelo e-mail relacionamento@ampro.com.br ou telefone (11) 3815-9998.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 14, Alessandra Amorin, André Luiz Góes-BorghierhLowe, Bianca Andrade, Christianne Varella-Link Propaganda, Francisco Pacobahyba Raposo-BB, Manuella Silveira, Marcos André Alves Barros, Maria Tereza Teixeira, Matilde Gonçalves, Mônica Lacreta Leoni, Rafael Gustavo Rabelo-Stylus Comunicação; dia 15, Alessandra D’avila Charchar, Felipe Lobo-McCann Erickson, Francisco Ruiz, Giovani Soares, Lenícia Leal da Paz Kornelius-BB, Luiz Artur Toríbio, Ricardo de Mattos Cunha, Tamaquara Santos Ferreira-Sindicato dos Publicitários, dia 16, Zuleide Medeiros, Alexandre Guedes-ORM (Organizações Romulo Maiorana), Thiago Rieth-Sette Graal, Nelson José Hubner Moreira; dia 17, Sandra Medeiros-Coca-Cola, Carlos Antônio de Souza Feitosa-Luz Publicidade, João Martins, Rodrigo Capdville-Giacometti; dia 18, Marcia Gonçalves-, Fernanda Araújo, Luciana Moya, Luiz Gustavo Cardoso Mundim, Marcial Schimidt-Jimenez, Simone Garcia, Rodrigo Oliveira; dia 19, Claúdia Thereza de Oliveira, Josi Lopes-Portal metrópole, Rui Ikeda, Marici Marotti; dia 20, Adriana Probst-CEF, Georgina Marcelo, Jaíra Alves Costa, Patrícia Moreira, Wilma Godoy-Giovanni FCB, Anderson Salazar Padilha-Folha de São Paulo, Francisco Xavier Alves (Xexéu)-Xexéu Comunicação, Gabriel Aquino, Leonardo Lima Costa-Bró Comunicação, Stefany Moreira, Alexandre Dias-DeBrito, Arthur Paganini.