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GPBC

Coluna Pedro Abelha

GAZETA DO POVO LANÇA SITE
A Gazeta do Povo, que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e foi um dos grupos pioneiros a investir em branded content com uma estrutura para operar em âmbito nacional, lança um site para apresentar os serviços e os cases de trabalhos já realizados. Lançado em setembro do ano passado, o núcleo GPBC – Gazeta do Povo Branded Content inicia 2016 aberto ao mercado depois te ter atuado em operação Beta em 2015. As marcas, dos mais diversos segmentos, podem contar com serviços de publicidade nativa, ou seja, conteúdos patrocinados por marcas, com linguagem editorial e publicados nos veículos de comunicação, projetos customizados, produção tanto de conteúdo (online e off-line) como audiovisual, com webséries e vlogs. “Hoje, a Gazeta do Povo, com seus 97 anos, se tornou uma plataforma completa de comunicação, com jornais, revistas, sites, mobile, vídeos e eventos, com foco no conteúdo relevante e no relacionamento forte entre as marcas e os consumidores finais”, explica Axeu Beluca, diretor de Marketing da Gazeta do Povo Jornais. Nos próximos dias será feita a inclusão de um blog no site, que será atualizado pelo núcleo GPBC com publicações sobre branded content e os bastidores dos trabalhos. A próxima novidade é a gravação de uma websérie em Ilha Comprida (SP) com a participação do alpinista brasileiro Valdemar Nicklevitz.

PROJETOS DE SUCESSO
Com escritórios em Curitiba e São Paulo, o GPBC conta com uma equipe experiente que tem realizado entregas customizadas e completas, começando pelo planejamento, passa pela produção até a distribuição do conteúdo. Segundo Guilherme Krauss, head de Planejamento de Marketing da Gazeta do Povo Jornais, o objetivo deste ano é consolidar o núcleo GPBC como um dos principais players do segmento no país. Krauss destaca projetos de sucesso de grandes marcas como Unilever – Becel e Perdigão. Com a parceria da Unilever, o GPBC realizou para a Becel uma ativação completa com objetivo de conscientizar a população em relação aos riscos do colesterol e formas de redução para quem tem um alto percentual. Além de uma série de anúncios especiais na Gazeta do Povo e um infográfico citando os riscos e dados relacionados ao colesterol e suas complicações, foram realizadas ações semanais no Parque Barigui e Jardim Botânico, em Curitiba, com a realização de exames, orientação nutricional, médica e esportiva, além da promoção de atividades de esporte e lazer. Na Vinada Cultural, festival que reúne os melhores dogueiros da capital paranaense, o GPBC desenvolveu um projeto customizado para a Perdigão, que esteve presente com um foodtruck que foi campeão de vendas entre os expositores com uma receita de cachorro-quente criada por um chef especialmente para o evento. O foodtruck personalizado ainda foi destaque em mídia espontânea e a marca também promoveu aulas gastronômicas para diferentes faixas de público, com receitas variadas, mas com um ponto em comum: o uso de salsichas Perdigão como ingrediente.

AMPRO TRAZ AS TENDÊNCIAS DA NRF
Pelo segundo ano consecutivo, a AMPRO – Associação de Marketing Promocional traz ao mercado do Live Marketing as tendências da NRF – Retail Big Show, o maior evento do varejo mundial, que acontece anualmente em New York. No último dia 01 de março, o Comitê de Trade da AMPRO reuniu, em São Paulo, cerca de 100 representantes de agências para acompanharem as novidades trazidas por Mauricio Morgado, da FGV-EAESP e Morgado & Vitelli, e pelo fundador e sócio-diretor da Shopping Brasil, José Resende, sob o olhar o Live Marketing. “Estudar o varejo e entender para onde caminha este mercado é um dos objetivos do Comitê. O Brasil é o país da América Latina com maior presença na NRF e, especialmente diante do cenário econômico atual, precisamos entender qual o nosso papel diante das tendências. Quem está na rédea é o consumidor e, quando falamos em pessoas, falamos em experiências”, afirmou a presidente do Comitê de Trade, Ana Paula Andrade.

MILLENIALS
Durante o primeiro painel “Retail BIG SHOW 2016 – Cases e tendências do maior evento mundial de varejo”, Mauricio Morgado trouxe dados sobre os “millenials”, jovens nascidos entre 1980 e 2000 e amplamente citados durante a edição deste ano da NRF. “Eles são o foco, fazem parte das nossas empresas e são quem movimenta o mercado. Diferente da geração ‘baby boomer’, eles não querem seguir carreira tradicional, gostam de tecnologia, mas muito mais de experiência dão preferência para marcas com propósito e história”, enfatizou, citando cases como a Nixon, fabricante de relógios que podem ser montados e personalizados, e a Trader Joe’s, uma rede de mercearias americana com apelo direto para os millenials. A importância da loja física em tempos de aceleração do e-commerce também foi um dos pontos abordados. “Não significa que o cliente tenha que comprar o produto na loja. A Bonobos, marca de roupas, por exemplo, começou online e sentiu necessidade da loja, mas serve apenas como show room, as pessoas vão para provar as roupas e receber atendimento personalizado, mas a compra é online”. Conceito similar, que interliga canais físicos e online, também é aplicado pela Ikea, outro case apresentado, que utiliza a tecnologia de realidade aumentada pra resolver a dúvida dos clientes se aquele móvel desejado cabe na sala de casa. O catálogo físico da loja funciona como referência: basta posicioná-lo no espaço que deseja decorar e, com a ajuda da câmera do celular, aproveitar a tecnologia antes de adquirir o sofá novo.

STORYTELLING
O storytelling é um dos recursos que precisa ser mais bem aproveitado pelas marcas no Brasil, segundo Morgado. Exemplos de marcas americanas de vários portes e segmentos foram apresentados como cases de sucesso neste sentido. “A RRL – antiga Ralph Loren – abriu loja com estilo country reforçado, que puxa para a história da marca. Na Mast Brother’s, de chocolates gourmet, além de uma grande mesa de degustação, há uma placa explicando todo o processo do chocolate, mostra o que é o cacau, a procedência de toda a matéria-prima usada, cada cor de embalagem tem uma história e um sabor diferentes; na Patagônia, loja de produtos esportivos, há um painel com fotos de pessoas que compraram os artigos em suas aventuras pela natureza. Outro exemplo é a Story, de produtos diferenciados, que a cada dois meses fecha, troca tudo e conta uma história nova”, ilustrou.

A IMPORTÂNCIA DOS DADOS
Os especialistas trouxeram ainda cases sobre a importância de utilizar dados para gerar informação útil e ações concretas entre empresas e clientes. Exemplos com uso de beacons, tecnologia de escaneamento, impressão 3D e realidade virtual com o intuito de colher dados, sugerir e facilitar compras e proporcionar experiências diferenciadas. “A loja que não fala com o coração do consumidor terá dificuldade de sobrevivência. Aprendemos a falar com o bolso e esquecemos do coração. Precisamos trocar venda por metro quadrado por experiência por metro quadrado”, afirmou José Resende. Para ele, a aceleração das mudanças é o que deve reger a nova forma de fazer negócios. “Se os meus métodos estão iguais há cinco anos já estou obsoleto, porque o público daqui a cinco anos não terá nada a ver com o público de hoje”. As marcas precisam saber atrair e fidelizar seus públicos. Ambientes aconchegantes, que ofereçam o que os millenials buscam; customização, que proporciona exclusividade e interação com as marcas; curadoria de processos, produtos, pessoas; preocupação com as pessoas; as tendências do varejo de subscrição, para usufruir de novos produtos todos os meses por mensalidades fixas; e a digitalização nos PDVs foram temas discutidos pelo especialista durante o painel “Destaques das experiências vividas na visita às lojas em NY, e o que de fato se adere ao mercado brasileiro”.

Live marketingPLATAFORMAS DIGITAIS DE RELACIONAMENTO
Resende comentou ainda sobre o crescimento das plataformas digitais de relacionamento. “O Brasil é o quarto país mais conectado do mundo. O tráfego em loja vai vir cada vez mais das plataformas digitais: para cada 100 contatos no digital teremos um físico. O jogo do varejo vai ser ganho nas plataformas de relacionamento que as marcas conseguirem construir”. O evento finalizou com um debate sobre “Como as agências de Live Marketing se posicionam diante das tendências do novo comportamento de consumo?”, conduzido por Henrique de Campos Jr., professor da EAESP-FGV e da ESPM e Coordenador de cursos de pós-graduação de Marketing da FECAP e do SENAC-SP, com a participação de Ana Paula Andrade; Marcia Cabral, diretora executiva Applause Consultoria; Maurício Morgado; José Resende e participação do público com perguntas via Whats App. O encontro também teve transmissão simultânea para agências inscritas pelo canal da AMPRO no Youtube. “Este é o primeiro evento público da nova gestão e o streaming é uma novidade que queremos implementar em todos os eventos sociais da entidade. Reflete a filosofia que queremos implantar, que é levar conteúdo de qualidade e fazer da AMPRO uma entidade com presença nacional”, afirmou o presidente da AMPRO, Wilson Ferreira Jr.

PAIM-EquipeNovosNegóciosPAIM INVESTE EM NOVOS NEGÓCIOS
Lamentar não é uma opção para a Paim. A agência, que desde o começo do ano já contratou 16 funcionários, não para de se reinventar. As transformações também passam pelo setor de Marketing e Novos Negócios. Sob o comando de João Batista de Melo, o desafio é tornar a Paim mais ativa em prospecções e relações com o mercado. “Estamos em movimento e em busca de oportunidades, com postura empreendedora e comercialmente ativa”, afirma Melo. O reforço no time de negócios se deu com Felipe Assis Brasil, que trabalhava na área de atendimento há mais de três anos, e Amanda Franceschi, que também já fazia parte da equipe Paim. O publicitário Felipe passa a exercer o cargo de Coordenador de Marketing e Novos Negócios por atender ao perfil desejado: amplo conhecimento do negócio, foco em relacionamento e atitude comercial. Se a partir do ano passado os esforços foram para a racionalização de custos, 2016 é o momento para uma atitude comercial mais atenta e frequente. As metas estabelecidas firmam o compromisso da agência em aumentar sua presença no mercado e ampliar a carteira de clientes.

ABORDAGEM POUCO USUAL
Num mundo repleto de todos os tipos de snacks, dos mais indulgentes aos mais saudáveis, a McCann Colômbia propõe uma abordagem de venda pouco usual para o lançamento de Dunitas, donuts de embalagens individuais da Bimbo. A agência apelou para o egoísmo e as soluções mais surreais as quais alguém pode recorrer apenas para não ter que dividir sua Dunitas com alguém ;-). Ficha-técnica: Anunciante: Bimbo; Produto: Dunitas; Agência: McCann Worldgroup Colombia; CCO: Samuel Estrada; Diretor criativo: Alejandro Bermúdez; Criação: Alejandro Bermúdez / Ricardo Rojas/ Diego Melo; Atendimento: Andrés Jiménez/ María Fernanda Puerta; Art buyer: Tiffany Bernal; Produtora: Akira; Diretor de cena: Juan Rueda; Produtor executivo: Aura Rodríguez; Trilha: Laika Studio. Para ver os filmes:

https://www.youtube.com/watch?v=0YmXVNVgb0I

OS PROTAGONISTAS
Após o sucesso da primeira edição do concurso “Os Protagonistas”, o Canal Universal (universal.tv.br) traz novamente a ação de relacionamento voltada aos profissionais de 350 agências de publicidade de todo o país convidados pela área comercial da Globosat, a partir desta segunda-feira, dia 7. O desafio traz o conceito de gamification e será realizado a partir de uma plataforma online que testará o conhecimento dos participantes sobre o canal e suas oportunidades comerciais. Os dois participantes que tiverem o melhor desempenho ganharão uma viagem ao Universal Orlando Resorts, com direito a um acompanhante cada. Neste ano, o quiz traz um ambiente de uma agência de publicidade. Através do site www.osprotagonistas.com, os participantes poderão criar o seu próprio avatar e terão que percorrer quatro andares do escritório para responderem as questões. Na medida em que acertarem as perguntas, acumulam admiradores. No total, serão 12 questões com quatro alternativas e apenas uma resposta correta. “Com entretenimento e diversão, o game pretende oferecer novos desafios para os profissionais das agências de publicidade que passam a conhecer ainda mais o Canal Universal. O ótimo resultado em engajamento e alto nível de acertos nas respostas da primeira edição nos mostrou que estes objetivos foram atingidos. Além disso, foi muito gratificante proporcionar uma experiência única aos vencedores através da viagem, um prêmio mais que merecido! Estamos entusiasmados em iniciar esta nova edição”, diz Paulo Barata, CEO da NBCUniversal Networks International Brasil. O concurso começa nesta segunda-feira, dia 7 de março, e encerrará no dia 18 de março, sexta-feira. O resultado será divulgado no site (www.osprotagonistas.com) no dia 21 de março, segunda-feira.

Marisa_01PAPO DE MULHER PARA MULHER
A Marisa apresenta o segundo filme da campanha “Papo de Mulher para Mulher”. No comercial criado pela Giacometti Comunicação para comemorar o Dia da Mulher (8/3), a rede de lojas reafirma sua relação de cumplicidade e intimidade com as brasileiras, desta vez abordando a questão da autoestima. “É uma campanha que mescla o institucional e o promocional. O vídeo já começa com o famoso slogan, ou seja, o conceito da marca vai além de mera assinatura e passa a ser protagonista”, explica Doriano Carneiro, diretor de criação da Giacometti. O filme destaca a coleção de lingerie da Marisa, mostrando uma conversa descontraída entre quatro amigas, “mulheres de verdade” interpretadas por atrizes que representam a diversidade brasileira: “Os diálogos abordam a relação da mulher com o próprio corpo, o orgulho feminino, a importância da amizade e da intimidade para desenvolver autoestima e segurança”, acrescenta Carneiro. Na opinião de Roberta Morelli, Gerente de Divisão de Marketing da Marisa, “A campanha valoriza a autoestima da mulher brasileira e a importância das mulheres se sentirem bem do jeito que são”. A veiculação está sendo realizada na TV por assinatura (de 4 a 8 de março) e na TV aberta (7 de março). Entre 5 e 8 de março, Dia Internacional da Mulher, compras de lingerie feitas com os cartões Marisa terão 25% de desconto. O primeiro filme da campanha “Papo de Mulher para Mulher”, com foco na coleção outono-inverno, foi veiculado nos dias 11 e 12 de fevereiro. A parceria com a Gazpacho Filmes, do diretor Arturo Querzoli, ajudou muito no processo: “A campanha demonstra que, quando existe uma ideia forte e pertinente, não são necessárias verbas milionárias para a realização de filmes de ótima qualidade. Em tempos de crise, essa é uma grande notícia”, diz Dennis Giacometti, sócio-presidente da agência. Vale lembrar que, em 2015, Giacometti e Marisa retomaram uma das mais bem-sucedidas parcerias da publicidade nacional. Veja o filme:
https://www.youtube.com/watch?v=BDwAFZHxOVo

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 07, Kadiê Rodrigues de Medeiros-BB, Karine Machado-CEB, Marcelo Strufaldi-Editora 3, Sônia Brandão-Sevenbsb Representação; dia 08, Mauro Soares-Soluções Representações, Edimar Santana, Fárida Ximenes-PNUD, Julieta Maria Pinheiro Martins, Luiz Paulo de Oliveira Machado-BB, Rejane Laitano de Oliveira, Sílvia Sardinha, Viviane Bento-Artplan, Viviane Oliveira; dia 09, Adriana Cocenza, Juliana Moura, Marco Antônio Silva-TV Band, Regina Dantas-Grupo 108, Ronald Van de Kamp-AV Comunicação; dia 10, Andréa Niccoli-Publicis, Elizabeth Almeida, Fabíola Santos, Juliana Corgosinho, Marcio Estigarraga Silveira-FTPI, Marcos Raul Soares, Pablo Seabra, Tainá Araújo; dia11, André Junqueira-C4 Comunicação, Diego Ximenes-DeBrito, Fátima Sá, Flávio Franco-BorghierhLowe, Izadora Macedo de Holanda-Secom, Jorge Rosa, Lípel Custódio-Sebrae DF, Marcelo Morais Martins-Secom, Marco Genésio Moreira Monteiro; dia 12, Adriana Rodrigues-RC Comunicação, Alberto Moreira Rosa-Central Comunicação, Daniela Lima Barbosa, Douglas Nascimento-Ogilvy e Mather, José Mauro Cassimiro, Pedro Lacerda Neto, Rinaldo Messias de Jesus Feitosa, Zenicéia de Assis-MSZ; dia 13, Adriana Lopes-Lew Lara TBWA, Adriana Mollo-Artplan, Denise Goulart-Propeg, Ieda Reis Tolentino-EBC, João Tolezano, Lane Diniz, Mônica Carvalho-DM9DDB, Mônica Lopes-Ceub, Patrícia Tôrres de Lima-Rádio Transamérica, Paulo Henrique de Araújo-Secom, Stênio Araújo Correa-BB,Vagner Campos Camargo-Capital Mídias(Goiânia).

E-mail: pedroabelha@terra.com.br