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Tablet Taxi

Coluna Pedro Abelha

TABLET TÁXI
Já está funcionando há 2 anos em Brasília um excelente canal de publicidade, o Tablet Táxi. Trata-se de veículo de mídia digital interativa (dooh) que usa tablets de 10 polegadas instalados em 250 táxis, e alcança mais de 146.000 pessoas da classe A&B por mês. O produto tem um custo x benefício bastante atraente, é flexível e confiável. A experiência do passageiro de táxi é bastante intensa, pois durante as viagens há entretenimento a bordo e acesso às peças publicitárias em veiculação. As agências podem modificar as campanhas a qualquer momento e também é disponibilizada ferramenta exclusiva de medição em tempo real do retorno das campanhas (cliques por região, por táxis, tempo de interação, etc). A 13:20 Mídias Digitais, proprietária do veículo, é nascida em Brasília e continuamente investe no desenvolvimento de plataformas DOOH, uma tendência dos segmentos de mídia que mais tem crescido nos últimos anos. A empresa também atua no segmento de IoT (Internet Of Things) onde desenvolve produtos com interação do mundo real com o virtual. Mais informações pelo site www.trezevinte.com.br, telefone (61)3703.1320, email atendimento.1320@gmail.com ou com a Versus Representação, com o Renato Lemos (9985-3848).

Daniel Vieira Thiago Jarjour e Flávio LudgeroMARATONA IGNITION
Foi um verdadeiro sucesso a 1ª Maratona Ignition, que reuniu no fim de semana (19 a 21 de fevereiro), dez projetos de startups brasilienses, com impacto social, para 48 horas ininterruptas de mentorias, consultorias e workshops. Além de aprimorarem suas ideias, as equipes competiram entre si pelo prêmio de R$ 14 mil e suporte profissional para ganhar vida. A escolhida pelos mentores foi a Be.Cause, que vai produzir camisetas baseadas em causas sociais e destinar parte dos lucros às campanhas. Entre os convidados para falar com os empreendedores estavam o Secretário Adjunto de Trabalho, Thiago Jarjour, o Subsecretário de Empreendedorismo, Daniel Vieira, o apresentador Guilherme Portanova, o empresário Fernando Aquino, entre outros. A iniciativa foi promovida pela pré-aceleradora de projetos Acelere.me, encabeçada pelo casal Juliana Guimarães e Fernando Santiago.

Rafaela DornasNOVIDADES NO INSIDE
A apresentadora Rafaela Dornas volta de licença maternidade cheia de novidades para seu Inside (SBT Brasília). Ocupando a vice-liderança, e voltado para a família brasiliense, o programa vai ficar ainda mais interativo. Um novo quadro vai mostrar dicas enviadas pelo público, sobre lugares bacanas da capital federal. Tudo muito fácil e para participar basta que o telespectador envie um vídeo pelo WhatsApp. E tem novidade também para os famosos da web, que vão sair da telas dos computadores e smartphones, direto para TV. No quadro “Intimidade”, Rafaela bate um papo descontraído com artistas em lugares inusitados de Brasília. A partir do dia 5 de março, o programa estará com novo horário (13h), levando muita informação, entrevistas, cobertura de eventos, beleza, cultura, esportes, moda, gastronomia e muita diversão para a tela da TV.

Pracinhas2guerraPRÊMIO NO SND DIGITAL
O ano começou com premiação para a Gazeta do Povo, veículo que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), que recebeu um prêmio de excelência no SND Digital – um concurso internacional de design para internet organizado pela Society for News Design. O time foi premiado na categoria “cobertura” com o trabalho que conta a história dos pracinhas brasileiros na Segunda Guerra Mundial. A série foi publicada entre os dias 9 de 11 de agosto de 2015 e envolveu equipes de reportagem, infografia, web desenvolvimento e vídeo. A ideia de fazer o especial surgiu do fato de praticamente todos os ex-combatentes serem nonagenários. O material foi construído a partir de entrevistas com seis pracinhas, três familiares de expedicionários, um ex-soldado do Exército alemão e um ex-partisan italiano. O editor de infografia Leandro Santos conta que o Museu do Expedicionário foi um grande colaborador para o especial, fornecendo fotos históricas e abrindo as portas da casa para a equipe participar das reuniões semanais dos pracinhas. “O prêmio maior foi poder ver no rosto dos expedicionários a satisfação por darmos o mais que devido reconhecimento pela sua participação na 2ª Guerra. O diretor do museu chegou a dizer que alguns dos pracinhas que andavam cabisbaixos tiveram uma injeção de ânimo após o especial”, diz. O repórter Diego Antonelli afirma que trabalhar assuntos que resgatam a história permite entender a realidade atual. Além disso, os textos podem ser bem trabalhados sem serem extensos, vídeos, infográficos e gráficos interativos são usados para retratar e trazer um resgate histórico. “Uma premiação demonstra o trabalho bem feito pela equipe. Esse reconhecimento é fundamental para dar uma oxigenada e é um incentivo para que outros projetos surjam”, diz. Os infográficos vencedores foram selecionados entre mais de mil trabalhos, inscritos em 15 categorias e o resultado foi anunciado na American University, em Washington, nos Estados Unidos. Agora, os trabalhos selecionados participação de outro concurso previsto para abril, quando serão escolhidas as melhores peças jornalísticas do mundo.

troteTROTE DO AMOR
Pelo segundo ano consecutivo o curso de inglês BRASAS patrocina o “Trote do Amor”. O evento tem início hoje, dia 29. O objetivo da ação é aproveitar toda a energia dos jovens nos tradicionais trotes das maiores faculdades e universidades do Rio de Janeiro em benefício de instituições de caridade da cidade. O Trote do Amor é uma competição. Vence quem arrecada mais donativos para instituições de caridade. Participam alunos da UFRJ, UFF, UNIRIO, FGV, ESPM, IBMR, Veiga de Almeida, PUC, FACHA, IBMEC e Unicarioca. Cada unidade de ensino se torna padrinho de instituição participante. Entre elas estão a Apae, Instituto Ronald McDonald, Associação Beneficente São Martinho, Sociedade Viva Cazuza, Ruas (Ronda Urbana de Amigos Solidários), Sapo (Somos Amigos em Prol do Outro), e ABRAPAC (Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes de Câncer), Lar Cristão Maria de Nazaré, Lar Pedro Richards e AACS (Associação de Assistência às Causas Sociais). Para o BRASAS apoiar o Trote do Amor é mais uma forma de possibilitar o crescimento das pessoas, já que a ação ajuda a conscientizar os calouros de que o trote pode ser sinônimo de solidariedade. Para Marcos Mendes Jr, fundador da agência Panqueca e um dos idealizadores do projeto, o objetivo agora é tentar ultrapassar as 5,5 toneladas de alimentos arrecadadas na primeira versão do trote, em agosto do ano passado. “Em agosto, em apenas cinco dias, alcançamos mais de cinco toneladas. Este ano, acredito que vamos superar a marca, porque conseguimos envolver mais pessoas e empresas que passaram a apoiar a nossa iniciativa, além de melhorar a estrutura do projeto, que nesse ano vai contar com placar em tempo real e aplicativo”, diz Marcos Mendes, empolgado com a segunda versão do “Trote do Amor”.

PROMOÇÃO DA JOHN JOHN
Os fãs do cantor Adam Levine tem um novo motivo para irem a John John. Após confirmar a presença do cantor em sua flagship, a marca lança uma promoção que irá premiar 10 sortudos com um meet & greet com Adam Levine em sua passagem por São Paulo. Ao adquirir peças de jeans ou sarja da ação, os clientes tem direito a um Golden Ticket para concorrer ao encontro. Basta cadastrar o código do bilhete dourado no site promocional (http://www.johnjohndenim.com/meetadam) e torcer para ser um dos premiados. Para promover a ação, a John John criou um vídeo com os seis passos para uma “noite John John perfeita”, que envolvem diversão e, claro, o jeans, DNA da marca. A promoção é válida até o dia 13 de março. Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Xg65k0IWI94

NOVA REPRESENTANTE COMERCIAL
A CCR Barcas é a única concessionária dedicada à operação de transporte de massa hidroviário no Estado do Rio de Janeiro. O sistema mais importante do país, que é o 4º maior do mundo, opera com 24 embarcações que atendem 6 linhas e 5 estações por onde passam 26,5 milhões de pessoas por ano, com pesquisas que comprovam que as maioria dos consumidores do sistema pertence às classes A,B e C. A partir de agora, a Office Mídia OOH, empresa do Grupo Office Shopping, será a responsável pela comercialização das diversas mídias oferecidas pela Project Media e a Modal, empresas responsáveis, com exclusividade, pela exploração de publicidade nas Barcas. Comentando a escolha da Office Mídia OOH para a realização desse trabalho de comercialização, Marcus Machado, Diretor da Modal Midia & Sign, disse que “nossa experiência e parceria com o Grupo Office, existente já há vários anos, no planejamento e implementação de diversas ações, nos traz a certeza de que fizemos a escolha certa para tê-los como parceiros para oferecer ao mercado nossas oportunidades de mídia em OOH no sistema Barcas, segmento que vem ganhando grande relevância entre as agências e anunciantes. Temos um grande potencial em termos de oportunidades de mídia e a Office Mídia OOH, com certeza, saberá apresentá-las ao mercado anunciante de forma atraente”. Segundo Alexandre Medeiros, Diretor da Project Media que atendia estes mercados, “a demanda crescente de negócios, aliada à reformulação e modernização dos espaços publicitários deste importante modal, geraram a necessidade de estabelecer um representante com potencial de negócios e penetração no mercado anunciante. É neste perfil que o Grupo Office Shopping se encaixa adequadamente”. Cristiano Tassinari, Diretor da Office Mídia OOH, empresa do Grupo Office Shopping, também ressalta a importância das mídias oferecidas pelo sistema CCR Barcas. “Anunciantes e agências podem contar com variados tipos de peças direcionadas a esse extenso universo de potenciais consumidores que utilizam diariamente esse sistema, podendo planejar campanhas de alto impacto. Quem conhece o sistema sabe de seu imenso potencial em função de público qualificado o utiliza”, afirma Tassinari. A atuação da Office Mídia OOH será no atendimento a agências e anunciantes nas praças de São Paulo e Brasília.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 1º, Alberto Rodrigues Alvim, Dalva Dutra-Interlegis, Edson Cunha Neto-Gráfica Santa Marta, Thiago Alberto de Sá-Sá Publicidade, Wilson Tadeu Cardoso; dia 2, Adriana Campos-Vivo, Daniel Olival Ferreira, Luciano Crispiniano, Luiza Emilia Mello, Patrícia Leite de Lima; dia 3, Alessandra Sales, Carlos Eduardo de Souza Fonseca, Cláudio de Oliveira, Jafete Abrahão, Vera Lúcia da Costa-Secom; dia 4, Antônio Carlos Figueiredo de Paula, Denise Carvalho, Leonardo Brandão-Estúdio Audiotech, Renata Sanchez-Propeg; dia 05, Ivan Lemos Tonet–Diários Associados; Sérgio Pieratti-Dimensão Propaganda; dia 06, Ana Leão-McCann Erickson, Bete Mendes-Naoum Plaza, Daniela Nahss, Francisco Oliveira Paco, Francisco Rosa-DM9DDB, Ricardo Dias Lino-Sá Publicidade, Débora Teixeira-WHD Comunicação.

E-mail: pedroabelha@terra.com.br