Home » Coluna » Coluna Pedro Abelha
dpz

Coluna Pedro Abelha

FESTA DA DPZ
Na segunda-feira, dia 15, os ex-funcionários da DPZ fizeram uma verdadeira “festa de arromba” no La Fiesta em São Paulo. Muita música, muita risada e principalmente muita emoção neste reencontro dos participantes desta história maravilhosa, escrita por uma das mais fantásticas agências de propaganda do mercado brasileiro. Vejam algumas fotos

.

Campanha-medicos-para-quem-precisa-5 (2)#MEDICOPARAQUEMPRECISA
Diante do conturbado cenário que vive a saúde pública no Rio de Janeiro, a plataforma de agendamento de consultas Doutor Já e a Policlínica Granato criaram a campanha #medicoparaquemprecisa. A ação conjunta visa contribuir de forma ativa para alívio dessa crise, levando atendimento gratuito para quem sofre com longas filas do Sistema Único de Saúde (SUS). A cada consulta nas unidades Granato de São Conrado, Tijuca e Madureira realizada através da Doutor Já, uma vaga para consulta gratuita será aberta para um paciente da fila de espera de atendimento do SUS. Serão selecionados os pacientes com mais tempo de espera para consultas nas especialidades clínica médica, ginecologia e pediatria. Os atendimentos serão realizados na própria Policlínica Granato. Ao todo, serão disponibilizadas 100 consultas gratuitas. A campanha busca proporcionar uma alternativa viável às pessoas com dificuldades em conseguir atendimento médico. “Queremos mostrar que cada empresa ou indivíduo pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população”, salienta Gustavo Valente, um dos sócios da Doutor Já. O acesso à plataforma ocorre por meio do site ou do aplicativo, em que constam informações sobre os perfis dos médicos, endereços de consultórios e horários de atendimento disponíveis. O objetivo é oferecer uma experiência rápida, fácil e segura para profissionais e pacientes agendarem consultas. O cadastro de pacientes na plataforma é gratuito.

2Pesquiseria_Esqparadir_TiagoFaria_DennisGiacometti (2)PESQUISERIA
No Brasil, o ecossistema das startups tem elevado as chances de sucesso de marcas e empresas convencionais, auxiliando-as em processos de inovação aberta. Com o desafio de transpor esse cenário para o tradicional segmento de pesquisa, o empreendedor Tiago Faria apresentou à Giacometti Comunicação, agência na qual trabalhou há sete anos, a Pesquiseria. A startup criada em fevereiro deste ano recebeu um aporte de R$ 350 mil dos sócios da agência e contou com processo de aceleração taylor made conduzido pela Zhuo – consultoria focada em gestão, inovação e estratégia, parceira da agência. Após conduzir projetos para Lojas Marisa e Segurar, Faria anuncia o próximo passo da empresa: o selo Político. Por meio de metodologias emprestadas da “mercadologia”, a startup pretende investigar os anseios dos brasileiros, detectar demandas e transformar diagnósticos em projetos concretos, construídos coletivamente. Os clientes potenciais do selo Político são governos, partidos políticos, institutos/fundações, organizações suprapartidárias e ONGs. Segundo Tiago Faria, sócio-fundador, a Pesquiseria tem o objetivo de atender diferentes agências de publicidade e marcas. A proposta é fomentar um processo de criação coletiva não apenas para campanhas e estratégias de marketing, mas para o desenvolvimento de produtos, de modelos disruptivos de negócio e de serviços inovadores para os clientes. “Neste contexto está o selo Político, que lança um novo olhar para a pesquisa política; um olhar investigativo, disposto a entender quais são as reais demandas da sociedade – e a ajudar essa mesma sociedade a criar planos concretos para a construção de uma nova sociedade, alimentando o viés político do cidadão”, destaca Faria. O Projeto 30, que mapeia o brasileiro desta faixa etária, inspirou a criação do selo. “Estamos no estágio final deste projeto e os resultados são surpreendentes para o bem e para o mal. Ao mesmo tempo que detectamos problemas endêmicos, estamos diante da oportunidade de construir um novo Brasil”, afirma. Tiago Faria salienta que o selo não tem o interesse de repetir fórmulas de pesquisas políticas convencionais, que enxergam somente intenções de voto, aderência a candidatos ou percepções partidárias. “Queremos investigar o ser humano que antecede o eleitor; esse brasileiro contemporâneo, de todas as idades, que tem aversão à política. A transformação do Brasil passa, necessariamente, pela inovação trazida pelo empreendedorismo; essa inovação pode e deve contaminar a forma de fazer política no país”, finaliza.

INVESTIMENTO
Com a estratégia de investir no ecossistema de startups para desenvolver capital criativo e inovação aberta, a Giacometti Comunicação fez um aporte de R$ 350 mil na Pesquiseria e conduziu um processo de aceleração taylor made desenvolvido pela Zhuo – consultoria focada em gestão, inovação e estratégia. Nos Estados Unidos há agências de publicidade investindo em empresas nascentes de setores não necessariamente ligados ao negócio. A diferença da iniciativa da Giacometti Comunicação reside no fato de ter investido e acelerado uma startup que atua em uma área essencialmente estratégica para a agência, adotando a tendência corporate garage. Segundo Dennis Giacometti, sócio-presidente da Giacometti Comunicação, a escolha por investir em uma startup de pesquisa está respaldada no próprio DNA da agência: trabalhar com base em evidências. “A Giacometti Comunicação investe continuamente em pesquisas para dar suporte ao nosso modo de atuar; somos uma agência que entende a dimensão humana que antecede o arquétipo consumidor. Nas pesquisas realizadas nos últimos anos, a equipe da Giacometti reformatava a proposta das empresas contratadas para que o trabalho fosse adequado às premissas defendidas pela agência. Ao investir na Pesquiseria houve uma cocriação da metodologia adotada”, detalha Giacometti.

MUP MULHER 114X168EMBASA VENCE COLUNISTAS
Concebidos a partir do mote “Água vale mais do que você imagina”, os VTs Verão Embasa 2015 receberam Prêmio Colunistas, Norte/Nordeste na categoria Produtos e Serviços Públicos. A comunicação utilizou o bom humor como estratégia de persuasão, alcançando um público altamente diversificado em diversas cidades baianas. O objetivo da campanha foi conscientizar a população sobre a necessidade de usar a água de maneira mais racional, especialmente durante o período do verão. Uma postura que sempre traz benefícios para a sociedade, para o meio ambiente e também para o bolso do consumidor. Nos filmes produzidos para a TV, um divertido personagem surpreendia pessoas em situação de uso da água, orientando sobre as melhores formas de consumir sem desperdiçar.

MOMENTO ECONÔMICO
O presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Sergio Medina Pasqualin é um dos debatedores convidados do painel “Momento Econômico – Oportunidades em época de ajustes”, no 5º Fórum do Setor de Feiras e Eventos, que acontece no próximo dia 23 de fevereiro, durante o XI ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos, em São Paulo. O painel, com início programado para as 16h50, terá exposição do Ex-Presidente do BNDES, Ministro das Comunicações do governo FHC e Presidente da Foton Aumark do Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros, um dos mais respeitados economistas e articulistas do País, que falará ao trade turístico e ao mercado de eventos sobre oportunidades em meio ao cenário negativo da economia brasileira. O debate terá participações de Roberto de Lucena, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo; Toni Sando, Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau; Marco Ferraz, Presidente da CLIA-ABREMAR; Bruno Omori, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo – ABIH-SP; Milton Luiz de Melo Santos, Presidente da Agência de Desenvolvimento Paulista – Desenvolve-SP, além de Sergio Medina Pasqualin. O presidente da Academia também será um dos homenageados do XI ESFE, juntamente com Romano Pansera, Acadêmico, presidente do Conselho do POPAI Brasil – Associação Global de Marketing no Varejo e Presidente da Promovisão, e com outros empresários de diversos setores da economia, presidentes de entidades e autoridades. O terceiro painel do 5º Fórum sucede outros assuntos de grande importância para o trade, que serão tratados nos painéis de Feiras e Eventos e Infraestrutura e Destinos. O 5º Fórum do Setor de Feiras e Eventos começa às 8h, junto com o início do XI ESFE, no Golden Hall do WTC Convention Center.

OUTROS HOMENAGEADOS
O chairman da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, Celio Ashcar Jr., e o presidente da Entidade, Wilson Ferreira Jr., também serão homenageados em cerimônia durante o XI ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos. O evento irá homenagear presidentes, VPs e diretores de empresas e entidades de diversos setores da economia que se destacaram durante o ano de 2015. Entre os demais nomes do Live Marketing estarão ainda os de Kito Mansano, sócio-diretor da Rock, que presidiu a AMPRO por dois mandatos consecutivos até 2015, e o de Carlos Romano Pansera, presidente da Promovisão. Em parceria com a AMPRO, O XI ESFE realizará também um workshop para debate dos principais temas do Live Marketing. Com o objetivo de promover ideias, reunir líderes e abordar o crescimento do setor de Turismo de Negócios, o ESFE espera receber cerca de 1.000 participantes e mais de 70 marcas entre expositores, patrocinadores e apoiadores na edição de 2016, além de reunir lideranças do trade de Eventos, Feiras e autoridades políticas no 5º Fórum do Setor de Feiras e Eventos. Mais detalhes: www.esfe.com.br.

INSCRIÇÕES TERMINAM SEXTA
As inscrições para o Prêmio Petrobras de Jornalismo 2015 vão até a próxima sexta-feira, dia 26. Serão contempladas as melhores reportagens nas categorias nacional, regional e internacional, veiculadas em jornal/revista, emissora de televisão, emissora de rádio e portal de notícias na internet, nas áreas de Petróleo, Gás e Energia; Responsabilidade Socioambiental; Esporte; Cultura, além da melhor foto nacional e da melhor regional. A novidade desta edição é a categoria especial, que irá premiar a melhor reportagem no tema Transparência e Governança Corporativa, na categoria nacional ou regional. Os correspondentes internacionais também poderão inscrever matérias neste tema, dentro da própria categoria internacional. Podem concorrer matérias e fotos publicadas entre 10 de abril de 2014 e 9 de julho de 2015. Todas as matérias inscritas concorrem ainda ao “Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo” para a melhor reportagem. As inscrições devem ser realizadas através do link disponível no endereço eletrônico www.premiopetrobras.com.br. Na página, o jornalista pode acessar também o regulamento completo do prêmio.

ZecaHonoratoPRÊMIO ARP ORIGENS
A Associação Riograndense de Propaganda (ARP) comemora seis décadas em abril deste ano. Para celebrar a data, a instituição lança o Prêmio ARP Origens, uma homenagem a quem fez e faz a história da indústria da comunicação no Estado. Os profissionais e empresas agraciados serão escolhidos pela diretoria e conselho da associação, com base na sua contribuição para a profissionalização e qualidade do setor ao longo dos últimos anos. Os destaques da publicidade gaúcha serão reconhecidos em evento no Country Club de Porto Alegre. Para reforçar o objetivo da nova diretoria de valorizar e aproximar os associados do mercado, a ARP quer a participação do maior número de sócios na organização deste evento. “Os fornecedores da Semana ARP estão mantidos e confirmados, mas, nos demais eventos que a entidade promoverá este ano, serão priorizados novos parceiros para dar oportunidades ao maior número de empresas possível. A única contrapartida é a de que sejam sócios ou se associem”, afirma Zeca Honorato, recém empossado na presidência da ARP. Mais detalhes serão divulgados no início de março.

Arte1CASO VARIG
A Faro Comunicação Estratégica realiza o lançamento em Porto Alegre do livro Caso Varig – a história da maior tragédia da aviação brasileira. O livro do piloto Marcelo Duarte Lins narra a quebra da empresa Varig, que deixou milhares de funcionários sem os direitos previdenciários, um dos episódios mais tristes da história da aviação brasileira. Organizada em seções, a obra explana passo a passo do apogeu à queda, baseada em depoimentos, arquivos e experiência pessoal do autor, que trabalhou na Varig. O evento acontece na Livraria Cultura, no Bourbon Country (Túlio de Rose, 80), dia 23 de março, quarta-feira, a partir das 19h.

.

.

.

NOVA CAMPANHA TIM
A TIM estreou nova campanha nacional do plano TIM PRÉ com participação bem-humorada da embaixadora da marca Dani Suzuki e seu namorado, o ator Nikolas Antunes. O casal, que já atuou junto em Malhação, contracena pela primeira vez em um comercial de TV da TIM. O filme, criado pela WMcCann, reforça que o TIM PRÉ é acessível e completo, com navegação na internet na maior cobertura 4G do Brasil. No filme, Dani e o namorado estão na fila do cinema enquanto ela enumera as vantagens do plano TIM PRÉ. “Amor, você sabia que no plano pré da TIM, você tem internet na maior cobertura 4G do Brasil?”, questiona. A atriz também destaca as ligações para qualquer operadora de qualquer lugar do país e SMS por apenas R$ 7 reais por sete dias. Nikolas afirma que conhece todos os detalhes da oferta e, sem tirar o olho do celular, diz que por isso mesmo não para de postar e conversar com os amigos. A atitude do rapaz faz as pipocas na mão de Dani voarem em sua direção: “Engraçado, porque eu não recebi nenhum post fofo, nenhuma ligação, nenhuma mensagem no nosso aniversário de namoro!”, afirma furiosa. Ao final da mensagem, a atriz diz que não há mais desculpa. “O TIM PRÉ é completo e com o preço que você pode pagar”, encerra. Além do filme de 30’’ para TV, a campanha também conta com vinhetas e spot de rádio. Para assistir ao filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Xe_HuHZ5Wl0

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 22, Andréa Monteiro, Iane Vanessa Silveira Cunha, Marileuse de Avellar Ribeiro-Secom, Cristiano Soares, Daniel Kenji Oda, José Antônio Araújo Galena; dia 23, Isabela de Souza, Márcio Lacombe, Paulo Vinícius Ribeiro de Oliveira-Raul e Cia., Rosilene Gomes (Rose); dia 24, André Fratti-Vibe Marketing, Clauir Luiz Santos, Lucinéia Marques de Oliveira Siqueira, Samantha Marchiori, Renata Moraes, Carlos Alexandre; dia 25, Daniele Mendes, Thomaz de Freitas-Jornal da Comunidade, Zélia Maria de Souza Corrêa, Silmara Dassi, Hilton Ferreira-Rádio Antena 1; dia 26, Alessandra Oncken, José Alcindo Lima, Ralfe Braga dos Santos, Margarete Lopes; dia 27, Dalva Barbosa-Heads, José Augusto Henriques de Queiroz, Orlando Franzine-CTO Publicidade, Renata Vinagre, Rosângela Nogueira Santos; dia 28, Railda Neiva.

E-mail: pedroabelha@terra.com.br