Home » Coluna » Coluna Pedro Abelha
Setas amarelas

Coluna Pedro Abelha

SIGA AS SETAS AMARELAS
O fotógrafo Paulo de Araújo vai apresentar, na galeria Olho de Águia, em Taguatinga, sua mostra de fotografias “Siga as setas amarelas”. São cerca de 20 imagens ampliadas em grande formato, de uma das paisagens mais intrigantes da Europa, o mítico Caminho de Santiago de Compostela, que ele já percorreu por quatro vezes, sempre de bicicleta, ora sozinho, ora em companhia do grupo que preside, o Instituto Dá Pedal. Gaúcho de Santa Maria, Paulo de Araújo é fotojornalista, com mais de 30 anos de atividade em jornais e outros veículos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e Brasília, onde se radicou há mais de 20 anos. Já expôs trabalhos autorais sobre os Kalungas, povo quilombola de Goiás, e sobre o Kuarup dos índios Yawalapiti, sobre os quais também produziu video documentários. Essas mostras de fotografias autorais têm sido apresentadas em diversos estados do país, além de Alemanha, França, Espanha e África do Sul. Em “Siga as setas amarelas”, Paulo de Araújo selecionou imagens produzidas durante a primeira viagem que fez pelo célebre Caminho, sozinho, em 2007, quando percorreu 2.140km de bicicleta, entre Paris e Finisterra. As ampliações foram feitas em lona vinílica, em formato 0,80×1,20cm. Lançamento: Dia 17 de fevereiro de 2016, às 19h. Local: Galeria Olho de Águia (CNF 01, Edifício Praiamar, Loja 12 – Taguatinga Norte). Visitação: de 17 Fevereiro a 15 de Março, das 16h às 00h de terça a sábado.

DAN Imprensa MenorBOA SORTE: UM ENSAIO
Que abraço te dá sorte e que cor ele irradia? Estas duas perguntas serviram de base para o convite do Projeto Boa Sorte e da Cia Fábrica de Teatro a modelos voluntários de Brasília. A ideia era formar duplas aleatórias de diferentes sorologia, positiva ou negativa, que tivessem as melhores respostas às perguntas propostas e compatibilidade das cores dos abraços e horários livres. O resultado não poderia ser mais diversos, homens, mulheres, crianças e famílias inteiras participaram de “Boa Sorte: um ensaio” com o intuito de propor uma reflexão sobre a vida de que vive ou convive com HIV. O ensaio, assinado pelo fotógrafo Daniel Fama e dirigido pelos produtores Tássia Aguiar e Josuel Junior , contou com a participação de 60 pessoas que tiraram a roupa e vestiram o abraço da informação e da luta contra o preconceito. O precursor da ideia foi o ator Gabriel Estrëla que, após revelar publicamente ser soropositivo, desencadeou uma série de ações e parcerias para falar sobre a Aids no Brasil. Junto com o produtor Gabriel Martins, fundou o Projeto Boa Sorte, que compreende várias atividades socioculturais, como a montagem de espetáculo musical, palestras, conferências e vídeos informativos e interativos publicados em canal próprio no You Tube. A parceria com a Fábrica de Teatro e o fotógrafo Daniel Fama rendeu fotos curiosas e repletas de afeto, carinho e respeito – marcas do trabalho desenvolvido pelo projeto. A divulgação das imagens teve início em fevereiro e no final do ano as fotos circularão em exposição itinerante por todo o país.

MARATONA DE STARTUPS
Pela primeira vez, Brasília receberá uma maratona de startups e ideias. Trata-se da Maratona Ignition, nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, no Acelere.me (512 Sul). Será uma espécie de reality show do empreendedorismo, quando os cerca de 50 participantes, de dez equipes, serão confinados por 48 horas ininterruptas para uma série de workshops e consultorias com grandes nomes do mercado. Um projeto com impacto social será escolhido como vencedor e vai sair do papel para receber investimento e ganhar vida.

Carlos Eduardo Lopes e Eduardo BragançaNOVA DUPLA DE CRIAÇÃO
Para reforçar a equipe de criação da WMcCann em São Paulo, chegam à agência o diretor de arte, Carlos Eduardo Lopes, e o redator, Eduardo Bragança. Lopes tem 20 anos de experiência e já trabalhou em agências como FCB, Publicis e DM9DDB. Dentre os principais clientes atendidos estão Itaú, Sadia e Johnson & Johnson. Nos seus 15 anos de mercado, Eduardo Bragança tem passagens pela Carillo Pastore, Ogilvy & Mather, Cartoon Network (USA), Havas Brasil e, mais recentemente, pela Discovery Networks, onde montou e dirigiu o departamento de criação dos canais no Brasil.

DECÁLOGO DA PROPAGANDA
A Fenapro lançou o “Decálogo da Propaganda”, documento inspirado na iniciativa espanhola Publicidad Si!, que traz dez pontos fundamentais para o entendimento da importância da atividade para a economia e a sociedade. “O Decálogo da Propaganda integra as diversas ações que a Fenapro vem realizando para valorizar a atividade publicitária”, conta Alexis Pagliarini, superintendente da entidade. “A ideia é mostrar o valor e a força da propaganda para o desenvolvimento econômico, social e cultural do País, principalmente, neste momento de crise pelo qual o Brasil passa.” A campanha de divulgação do Decálogo da Propaganda inclui ação nas redes sociais e no portal da entidade, além de envio de e-mail marketing e divulgação em mídia impressa. Sua reprodução, através de posters e anúncios, deverá acontecer em todo o Brasil, sob coordenação dos Sinapros. As peças publicitárias da iniciativa foram criadas pela agência Rino Com.
Confira abaixo os pontos defendidos pela campanha:
1. Nas suas diferentes formas, é o modo mais eficaz de divulgar as melhores e instituições que oferecem serviços e produtos para consumidores;
2. Tem o fim de facilitar o sucesso das ideias que melhoram nossas vidas;
3. Fator chave de competitividade e de criação de valor para as empresas;
4. Transmite informações essenciais para tornar mais fácil a livre escolha de produtos e serviços em ambiente competitivo;
5. Sustenta os meios de comunicação que garantem a informação livre e acessível, além de entretenimento de qualidade;
6. Um dos setores mais conceituados da economia brasileira. Reconhecida por instituições globais, corporações multinacionais, competições internacionais, a propaganda brasileira está entre as três mais premiadas em competições internacionais;
7. Promove a disseminação de valores e iniciativas sociais cruciais para a igualdade, a solidariedade e o progresso social;
8. Setor econômico muito importante, capaz de movimentar a economia, direta ou indiretamente. A publicidade é um setor dinâmico no mercado de trabalho;
9. Uma das atividades mais criativas e inovadoras, com forte impacto no desenvolvimento da sociedade;
10. A indústria da propaganda brasileira está ciente de sua capacidade de influência e adota um código de conduta e comportamento socialmente responsável, com eficazes processos de autoregulação.

ESTACIÓN DE DESCANSO
No Peru, um em cada três acidentes nas estradas se deve à fadiga do condutor ao volante. Durante o verão estes acidentes aumentam, sobretudo na Panamericana Sur, extensa rodovia que vai de Lima até a fronteira chilena, ladeada por imensas planícies repletas de nada além de desertos e placas publicitárias. Para piorar a situação, não há ao longo da rota zonas nas quais os motoristas possam descansar durante a viagem. A Sodimac Homecenter viu nisso a oportunidade de oferecer aos motoristas exaustos mais do que apenas um outdoor. A marca criou pontos de descanso ao redor de seus outdoors no formato de casas, com comodidades que só um lar pode oferecer: estacionamento gratuito em sistemas de garagens decorados como ambientes de uma casa, com segurança 24 horas por dia durante toda a semana, máscaras de dormir e café quente para a hora do despertar. Uma ação na qual o outdoor de homecenter, ao invés de vender algo para sua casa, se transforma numa quando você mais precisa. Para ver o caso acesse: https://www.youtube.com/watch?v=HJ9AiK4zBJU

PRESIDENTE CRIATIVO
A APP vai promover na quinta-feira, dia 25, o 32º Fórum de Debates. Com o tema “Presidente criativo”, a entidade convidou os presidentes de agências Alexandre Gama (Neogama), Hugo Rodrigues (Publicis) e Mario D’Andrea (Dentsu) para a mesa de discussões, que será mediada por Renato Pereira, vice-presidente da APP e diretor executivo de relações com o mercado da Rede Globo. Segundo a Associação, a proposta do tema pretende explorar como é a vivência de profissionais de criação que chegaram à presidência de agências e o quão criativo é preciso ser para garantir um melhor desempenho no mercado publicitário, principalmente em um ano tão desafiador como o previsto para 2016. “O Fórum de Debates é um dos grandes eventos que a APP realiza e começamos 2016 trazendo três gigantes da propaganda, com carreiras brilhantes, para nos encher de criatividade, ideias e, acima de tudo, nos estimular a enfrentar os desafios deste ano”, relata Ênio Vergeiro, presidente da APP. O evento será realizado no Auditório Profª Aylza Munhoz, da ESPM, na Vila Mariana, em São Paulo. Associados da APP podem assistir ao debate gratuitamente. Quem não for filiado à entidade pode adquirir o ingresso por R$ 120 através do portal da APP.

NOVO MODELO DE TIMELINE
O Twitter lançou um novo modelo de timeline que promete deixar a rede social ainda mais parecida com o Facebook. Isso porque o novo recurso anunciado pela rede social vai organizar a exibição de tweets no mural do usuário por interesse. Quando o usuário abrir a página ou o app, as publicações que os algoritmos consideram mais relevantes de acordo com o que ele segue aparecerão no topo de sua timeline, ainda em tempo real e na ordem cronológica inversa. Os demais tweets serão exibidos logo abaixo, organizados da mesma forma que sempre foram. Ao atualizar a página, todos os novos tweets voltam a aparecer novamente. Segundo a rede social, com o novo recurso as pessoas tendem a tweetar e retweetar mais, gerando mais conversas e comentários em tempo real. Para experimentar a novidade, o usuário deve acessar a página de Configurações e escolher “Mostrar os melhores Tweets primeiro”. Nas próximas semanas, este recurso será ativado pelo Twitter para os usuários, que receberão uma notificação em sua timeline. Caso deseje, o usuário poderá desabilitar esta função em Configurações.

Viviane VelaREFORÇO PARA O KOLAB
Viviane Vela é a nova diretora de canais para liderar a área de Growth Hacking do Kolab, laboratório de tecnologia, inovação e inteligência de dados para o cliente Coca-Cola. Formado por uma joint venture entre WMcCann e FLAGCX, o Kolab atua com uma equipe integrada de diversas áreas para potencializar as estratégias da marca. A profissional chega ao mercado carioca após 6 anos na WMcCann em São Paulo como gerente de mídia. Viviane iniciou sua carreira na área de mídia do Itaú e teve passagens pelas agências DPZ e AlmapBBDO. Já atendeu anunciantes nacionais e internacionais, como Itaú, Quaker, Gol Linhas Aéreas, O Boticário, Mondelēz, Grendene, HP, Microsoft, Pfizer e MasterCard.

.

.

.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 15, Bruno César, Regina da Silva Pereira Pinto, Leonardo Siqueira; dia 16 , Camila Matias, Fátima Duarte-Ministério do Desenvolvimento Social, Dickson Ferreira Silva-Rádio JK, Manuel Ribeiro, Cristina Fernandes-PPR; dia 17, Ana Cláudia de Carvalho-Organização Jaime Câmara, Regina Lucia Cavalcante, Marcelo Fonseca; dia 18,Karina Arruda, Bruno Paschoalini; dia 19, Elisabete Pereira da Rosa- EBC, Joana Dark de Sousa-ECT, Luísa Marillac Gonçalves, Maria José Oliveira, Tainá Frota, Vânia Lúcia Moura Miranda, César Lucena, Márcio Carvalho, Shirley Souza; dia 20, Heloísa Alves Corrêa, Adriano Gehres, Alberto Campos Simões-EBC, Antônio Cordeiro de Melo-Front Comunicação, Eduardo Rocha Silva Neto, José Roberto-BorghierhLowe (SP); dia 21, Cíntia Magalhães, Cláudia Lassance-Heads Propaganda, Cristiana Bauer-Prime DBBS, Roberta Telles, Raphael Cavalcante-Publicis, Roberto Coutinho-Pixgraf.

E-mail:pedroabelha@terra.com.br