Home » Coluna » Coluna Pedro Abelha
Sem título-1

Coluna Pedro Abelha

DOIS ANOS DO EL PAIS
Em novembro de 2013, o El Pais estreava no Brasil. Começava assim o que, segundo eles seria a “sua maior ousadia profissional e empresarial desde a sua fundação há 37 anos”. E o seu presidente, Juan Luis Cebrián, afirmava: “Um jornal não pode ser global se não tiver uma operação no mercado brasileiro”. Apostando pela primeira vez em uma língua que não a espanhola, o jornal comemora o acerto da sua decisão, junto com o aniversário de dois anos. De acordo com o ranking da ComScore, o El País é o nono maior jornal digital do Brasil. Segundo a diretora executiva da publicação no Brasil, Isabel Amorim Sicherle, o portal já soma mais de três milhões de usuários únicos ao mês. Atualmente o Brasil aparece em terceiro lugar em termos de audiência mundial, atrás apenas de Espanha e México. E em busca do seu “brake even”, Isabel afirma: “Ainda estamos em fase de investimentos, tivemos um crescimento considerável de publicidade neste ano”. Isabel acredita que a empresa está muito perto do seu equilíbrio financeiro.

correios3#ISSOÉENTREGA
Para promover os serviços de conveniência dos Correios: seguro DPVAT, cadastramento de CPF, certificação digital, emissão do certificado digital, depósitos, pagamento de contas, etc, a Propeg criou uma campanha #ISSOÉENTREGA acompanhada de comercial para TV/internet. Protagonizado por Gustavo Borges e Gustavo Kuerten, a produção é da VAPT com direção de Gustavo Brandau. O filme já está no ar. Assista: https://vimeo.com/148084050

Ortobom Natal 2015UM FELIZ NATAL ORTOBOM
A Ortobom já lançou a sua campanha de Natal 2016. Pela primeira vez, a empresa fez uso de um jingle. Em tom intimista e com jingle suave, valoriza a família e o sentimento de bem-estar que esse momento proporciona: “É Natal, tempo de abraçar a quem se ama mais, Tempo de entender que a vida se refaz, É Natal, tempo de deixar rolar a emoção, Tempo de carinho e dedicação, Tempo de levar conforto ao coração. Um Feliz Natal, Ortobom.” O tema da campanha se traduz também no colchão Orthopur, protagonista da oferta, que é feito em malha com fibras do Bambu e espuma viscoelástica, termossensível. A rede preparou ofertas especiais em todas as lojas e no site (www.ortobom.com.br), com descontos de até 40% e parcelamento em até 10x sem juros. As promoções vão até o dia 27 de dezembro. A campanha terá filme de TV, peças de PDV e redes sociais, desenvolvidas pela agência Squadro Ideias.

DSCN5644ALVIN E OS ESQUILOS
A Rei do Mate traz mais uma surpresa para seus clientes. Após o lançamento dos copos personalizados Alvin e os Esquilos- Na Estrada, com temas natalinos, vendidos até janeiro de 2016, a rede aposta na visita dos simpáticos personagens pelas lojas da Rei do Mate. Nos dias já definidos 08,10, 19 e 26, Alvin e seus amiguinhos estarão nas lojas para beber muito mate, brincar e tirar muitas selfies com os clientes da loja. O tempo de visita de cada esquilo são 30 minutos em cada loja e os horários de visitas alternam.
Encontre Alvin e Os Esquilos: 8/12 (terça-feira) Plaza Sul às 15h30; 10/12 (quinta-feira) Raposo Shopping às 17h; 19/12 (sábado) Shop Tiete às 11h e 26/12 (sábado) Mooca Plaza às 16h.

LupoWMCCANN CONQUISTA LUPO
A WMcCann celebra a conquista da Lupo, fabricante brasileira de moda íntima, meias e uniformes esportivos, fundada em 1921. A agência será responsável pelo desenvolvimento de todas as ações de comunicação do anunciante, nas mídias on e off-line. “Eu sonhava há anos em trabalhar com essa marca que é um ícone da cultura popular brasileira”, comenta Washington Olivetto, Chairman e CCO da WMcCann.
“O amor antigo consolida-se após 25 anos”, afirma Liliana Aufiero, CEO da Lupo.

SETE PERSONALIDADES DO ANO
A AMPRO – Associação de Marketing Promocional e o ForEventos – Fórum das Entidades do Setor de Eventos têm, juntas, sete Personalidades do Ano no Prêmio Caio 2015, a maior premiação da indústria de Eventos no Brasil. O presidente da AMPRO, Kito Mansano, juntamente com Anita Pires, da ABEOC – Associação Brasileira das Empresas de Eventos, e Bruno Omori, da ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, foram indicados na categoria Institucional da premiação e concorrem entre si ao Grand Prix da categoria. Em Centro de Convenções, Ana Luisa Cintra, da ABRACCEF – Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras e membro do ForEventos, também foi uma das indicadas; a categoria Marketing de Destinos tem Elenice Zaparoli, do SPC&VB – São Paulo Convention & Visitors Bureau; e em Serviços para Eventos, concorre ao Grand Prix Getúlio Tamada, da ABRACE – Associação Brasileira de Montadoras e Locadoras de Stands. Silvana Torres, da Markup, que também é diretora do Comitê Women Empowerment da AMPRO, concorre ainda na categoria Eventos. Todas as entidades são membros do ForEventos. Para o presidente da AMPRO, a indicação ao Prêmio Caio é expressão de reconhecimento. “Quando nos dedicamos a construir, de maneira sincera e apaixonada, seja uma associação, empresa ou relações pessoais, o resultado é percebido por todos que vibram na mesma energia do bem”, afirma. “Esse reconhecimento reforça o potencial do nosso trabalho”, complementa Silvana Torres. Todos os indicados já são vencedores como Personalidades do Ano no Prêmio Caio 2015 e concorrem ao prêmio máximo, o Grand Prix, em cada uma de suas categorias. “Queremos parabenizá-los desde já, pois ser um dos três finalistas de cada Categoria, por si só já representa uma vitória e reconhecimento dos jurados do Premio a cada um deles”, reforça a presidente do ForEventos, Elza Tsumori. Conhecido por premiar, nos últimos 16 anos, os melhores profissionais, empresários, cases e empreendimentos no setor de eventos e turismo no Brasil, o Prêmio Caio prestigia as personalidades que fizeram a diferença em seus mercados durante o ano, em sete categorias distintas.

CHURRASCO NA LAJE
Como entidade que fomenta o desenvolvimento da indústria da comunicação e que congrega publicitários de todo o País, a APP fecha 2015 com uma festa de fim de ano intitulada “Churrasco na Laje” e realizada para diretoria e parceiros. O evento será no dia 9 de dezembro, próxima quarta-feira, a partir das 17h, no antigo prédio da agência DPZ, em São Paulo. A confraternização ocupará um dos terraços mais icônicos do mercado publicitário para celebrar as diversas atividades promovidas pela APP ao longo do ano, como as edições do Fórum de Debates, Jogos Publicitários, Fest’UP, Prêmio Contribuição Profissional, cursos, palestras e workshops, entre outras. “Dessa vez vamos realizar esta festa em um dos lugares mais charmosos da cidade. A intenção também é agradecer a parceria com os agentes da Propaganda que colaboram com a profissionalização e autonomia do setor”, comenta Ênio Vergeiro, presidente da Associação.

EDIÇÃO ESPECIAL DE LATAS
A McCann Equador criou comercial para a Cerveza Pilsener, que promove a edição especial de latas com motivos futebolísticos, no qual vemos, de maneira bem-humorada, que em campo a rivalidade começa e as amizades terminam, mas só durante o jogo. Para ver o filme acesse: https://www.youtube.com/watch?v=UuUbRMIXJxU

MATEUS SOLANO EM CAMPANHACAMPANHA DE DOAÇÃO
Já está no ar no ar a campanha de incentivo à doação para a Vaga Lume, com a participação do ator Mateus Solano. A ideia do vídeo é chamar a atenção das pessoas para o trabalho desenvolvido pela organização e dar mais visibilidade para sua campanha de incentivo à doação de indivíduos. A direção e produção do filme, que está sendo veiculado num site específico para doações para a Vaga Lume, em suas redes sociais e nos voos da Azul Linhas Aéreas, Companhia Aérea Oficial da Expedição Vaga Lume – 15 anos, é da agência Salem. A Vaga Lume tem como meta aumentar o número de indivíduos que financiam o seu trabalho e, para isso, tem investido em meios para facilitar a contribuição daqueles que acreditam na sua causa. As doações, a partir de R$30,00 mensais, podem ser feitas via internet, de maneira simples e segura. “O mundo ideal seria ter mil doadores recorrentes, contribuindo com R$ 30 mensais. Estamos esperançosos que a campanha com o Mateus nos ajudará a atingir essa meta”, afirma Sylvia Guimarães, presidente da Vaga Lume. Mateus Solano se encantou pelo trabalho realizado pela Vaga Lume e fez questão de passar sua mensagem. “Estou muito feliz em poder fazer parte dessa história e ajudar a Vaga Lume a dar continuidade a esse trabalho incrível”, afirma o ator. No filme, ele conta que já são mais de 150 bibliotecas criadas pela organização em comunidades rurais da Amazônia e cerca de 22 mil crianças beneficiadas.

BOTLINDA60_13LINDA PARA SEMPRE
A memória despertada por uma fragrância marcante é o fio condutor da emocionante campanha de Natal de O Boticário para este fim de ano. A empresa líder em perfumaria no país convida a todos a se emocionarem lembrando os bons momentos vividos ao lado das pessoas queridas com a campanha “Linda para Sempre”. O filme publicitário, criado pela agência AlmapBBDO apresenta o amor de um homem idoso por sua mulher, que a enxerga sempre linda e jovem, com o mesmo encantamento de quando a viu pela primeira vez. O telespectador só descobre isso, no entanto, no fim do comercial, que brinca com a imagem da mulher ainda jovem. É o perfume usado pela sua esposa que o estimula a resgatar os bons momentos que viveram. O roteiro traz lindas imagens do Natal em família, acompanhadas por uma comovente trilha sonora. Dirigido por Dúlcidio Caldeira, o filme tem produção da Paranoid.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 7, Cristiana Carvalho, Gabriela Ortiz, Helena Silva Salles, Marcos Duarte-Bancobrás, Moacir Lopes Pereira Júnior, Rosângela Melo-Abrace; dia 8, Cléia Andrade, Flávia de Castro, José Cyrillo Agathão, Maíra Montalvão Lima-Street Midia, Michelle Carvalho, Vânia Valadares-Self Propaganda; dia 9, Bárbara de Siqueira-TV Globo, Marlene Couto, Sabrina Lopes-Rede Record; dia 10, Claiton Silveira-Estúdio Audiotech, Anna Halley-WHD Comunicação, Cláudia Pardini, Eduardo Raggi, Fábio Saboia, Gleice Rodrigues Ribeiro-Correio Web, José Augusto Gonçalves, Marina Veloso-Giacometti; dia 11, Heloisa Carvalho-Sette Graal Nossa Agência; dia 12, Bárbara Marques, Márcia Nunes, Mª Elizabeth Carneiro Coelho, Maria Melbe de Sousa-Visão Global, Maria Elisa-Perfil Promoções, Soraia Duarte, Selma Alves; dia 13, Carla Mesquita, Cristiane Couto, Glaucimar de Castro, Karina Saldanha-Raido Propaganda, Luciano Costa-Arte Propaganda, Salejandra Alves Santos-Strauss, Zilá Messeder-Frisson Comunicação.