Home » Coluna » COLUNA PEDRO ABELHA
Sem título-1

COLUNA PEDRO ABELHA

WORKSHOP DE VALOR
Brasília recebe, no próximo dia 03 de dezembro, a primeira edição local do “Workshop de Valor”, um encontro promovido pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional para profissionais de agências e empresas fornecedoras do Live Marketing. O objetivo é engajar as empresas locais na prática dos Princípios de Valor, um conjunto de 10 diretrizes básicas criadas para tornar mais sustentável o relacionamento entre agências e clientes no mercado. A edição de Brasília faz parte da segunda etapa dos workshops organizados pelo Comitê de Relações Sustentáveis da AMPRO, que começaram em São Paulo no mês de agosto e, desde outubro, ganharam o país. No final de outubro, o evento reuniu 44 representantes de 27 agências e empresas fornecedoras no Rio de Janeiro e, neste mês de novembro, o encontro já passou por Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife e novamente em São Paulo. Ao todo, 260 profissionais de mais de 140 agências já participaram das 10 edições dos workshops promovidos pela Entidade. “O encontro promove uma integração de resultados entre as Agências. Os profissionais se integram e descobrem que seus interesses e seus desafios são comuns e convergentes. E a partir daí, as agências entendem, validam e se comprometem com os Princípios de Valor da Ampro”, afirma o presidente do Comitê, Ronaldo Ferreira.

CARTAZ COLARINHOCRIME DO COLARINHO
Os recentes acontecimentos que dominam as páginas dos jornais, sites e as conversas de bar, com a nova fase da lava jato prendendo banqueiro e até senador, inspiram mais um anúncio de oportunidade da 11:21, desta vez para a Cerveja Rio Carioca. O anúncio/post brinca com os fatos no título cheio de humor: “Cuidado com a cerveja que você bebe. Acabou a impunidade para o crime do colarinho no Brasil”. Embaixo, apenas o conceito da cerveja: Rio Carioca, o espírito carioca engarrafado.
A criação é de Gustavo Bastos e Robson Oshiro, com atendimento de Diego Crisostomo, mídia de Bianca Brandão e aprovação de Luiz Eduardo Vieira e Leandro Barfly.

PRÊMIO PETROBRÁS DE JORNALISMO
Jornalistas e fotógrafos podem inscrever reportagens publicadas entre 10 de abril de 2014 e 9 de julho de 2015 em jornais/revistas, emissoras de rádio e de televisão e portais de notícias na internet — na forma de texto, vídeo, áudio e fotografia. Além das categorias Petróleo, Gás e Energia, Responsabilidade Socioambiental, Esporte, Cultura e Fotojornalismo, a novidade desta edição é a criação da categoria Especial sobre Transparência e Governança Corporativa.

Nicolas RomanoNOVO DIRETOR DE CRIAÇÃO
O escritório da WMcCann Rio encerra o ano com novidades em sua equipe de criação. A partir do dia 1° de dezembro a agência contará com a presença de Nícolas Romanó, até então co-diretor executivo de criação da McCann Peru, que passará a dedicar-se ao atendimento criativo do cliente Coca-Cola. Argentino e diretor de arte de origem, Romanó esteve nos últimos 5 anos à frente da liderança criativa da operação peruana da McCann tendo, neste período, posicionado o escritório como o mais premiado na rede na América Latina. Entre outros prêmios conquistados pela agência no período está o 1° Grand Prix de Cannes do país, com o antológico case Happy ID, para Coca-Cola, em 2014. Entre os principais prêmios conquistados pelo criativo estão Leões no Festival de Cannes, Clio Awards, Effies, El Sol e El Ojo, entre outros. Mais recentemente o profissional foi eleito melhor diretor criativo do Peru na última edição do Festival El Ojo de Iberoamérica, realizado no início de novembro em Buenos Aires.

PAIM CONQUISTA LA SALLE
A Paim foi a vencedora do processo de concorrência da rede de ensino La Salle e passa a ser responsável pela comunicação da instituição em todo o Brasil. “A conquista representa a possibilidade de atuar em um cenário de extrema relevância para a agência, a educação, e marca o retorno ao segmento”, afirma João Batista, diretor de novos negócios da Paim. A rede La Salle está em 9 estados e no Distrito Federal e conta com mais de 45 mil alunos desde o ensino primário até o superior. São 46 comunidades educativas e 4 mil educadores. A agência de Porto Alegre, liderada pelo publicitário César Paim, vai atender todas as unidades da rede. Em seu portfólio estão marcas como Lojas Renner, Camicado, AmBev, Wallmart, Italínea, BrMalls, entre outros.

270749_562333_pagina_5AÇÃO COM STAR WARS
SUBWAY® anuncia ação promocional em parceria com a Lucasfilm, para o lançamento do filme mais esperado do ano: o episódio 7 da saga “Star Wars – O Despertar da Força”, que será apresentado globalmente no dia 17 de dezembro. No Brasil, a ação estará ativa nas duas mil lojas da rede e envolverá os personagens do filme. Na compra de um combo SUBWAY® (exceto Barato do Dia e Baratíssimo), o cliente leva um dos quatro modelos de minipôster do principal lançamento cinematográfico do ano.

.

ADVBPR_TopMarketing2015_fotoPriscillaFiedler-135GAZETA É DUPLAMENTE PREMIADA
A Gazeta do Povo foi duplamente premiada no Top de Marketing 2015, promovido pela ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil). A Expedição Safra e o Enkontra.com venceram nas duas categorias lançadas nesta edição: Agronegócio e Digital, respectivamente. A entrega dos troféus da 40ª edição do prêmio foi realizada no Teatro Guaíra, em Curitiba. A premiação chega num momento especial para o Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo. Este ano, a Expedição Safra completa 10 anos, consolidando sua importância nesse segmento. “Hoje, falamos de desenvolvimento econômico e social a partir do agronegócio. Os números da economia mostram a importância desse segmento não só para o campo, mas para a cidade”, afirma Giovani Ferreira, gerente do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo. O projeto da Expedição Safra é um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos em 15 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, a Expedição inclui os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa, China e Índia. Já o Enkontra.com, que venceu na categoria Digital, é a plataforma de classificados da Gazeta do Povo Jornais, formada pelas marcas Gazeta do Povo, Tribuna e Jornal de Londrina, que se uniram para oferecer uma solução para compra e venda de veículos, imóveis e serviços. “Com apenas um ano no mercado, é com muito orgulho que recebemos esse reconhecimento. Isso mostra a relevância do Enkontra.com, principalmente para os mercados imobiliário e automotivo”, afirma Murilo Ribeiro, gerente comercial da Gazeta do Povo.

NOVA DIRETORIA DA AMPRO
A nova diretoria da AMPRO – Associação de Marketing Promocional para o biênio 2016/2017 foi oficialmente eleita no dia 30 de novembro, em assembleia que aconteceu na sede da Entidade, em São Paulo. A partir do próximo ano, a Associação será liderada pela primeira vez por um chairman – Célio Ashcar Jr., sócio-diretor da Aktuellmix, ao lado do presidente – Wilson Ferreira Jr., sócio-diretor da agência Etna, que sucede quatro anos de mandato de Kito Mansano, sócio-diretor da Rock. À frente da vice-presidência nacional estará Milton Santana, sócio-diretor da A-Sim e atual presidente do Capítulo Nordeste da AMPRO. Assumirão também como VPs Ricardo Beato (Keeper), atual na área Administrativa e Financeira, Mauricio Magalhães (Tudo) para as áreas de Marketing e Comunicação; e Moises Gomes (Terruá), para Relações Governamentais. Para o Conselho Consultivo do biênio foram indicados: Bazinho Ferraz (B/ferraz), Claudio Xavier (New Style), Maria Laura Nicotero (Momentum), Paulo Focaccia (FAS Advogados) e Silvana Torres (Markup). “Nossa expectativa é unir os associados num movimento único de melhorias e evolução ao nosso mercado”, afirma Célio Ashcar Jr. A evolução da imagem institucional da AMPRO é um dos projetos da nova gestão e uma das principais prioridades a serem trabalhadas ainda durante primeiro trimestre de 2016. “Temos que reforçar o posicionamento da Ampro, cada vez mais temos e devemos mostrar nosso valor agregado”, reforça Celio. A nova diretoria da AMPRO assume, oficialmente, no dia 26 de janeiro de 2016.

Anuncio Odebrecht 196x35 05 Teles 0311:21 CRIA PARA ODEBRECHT
“Entregamos a hidrelétrica de Teles Pires em tempo recorde, para que milhões de brasileiros tenham mais energia”. Com este conceito criado pela 11:21, a Construtora Norberto Odebrecht anuncia a entrega da hidrelétrica de Teles Pires, uma das grandes obras do país. Com anúncios nos jornais O Globo, Folha de São Paulo, Estado, Correio Brasiliense e Valor Econômico, a campanha mostra a imagem da obra monumental já em funcionamento. “Para nós é um orgulho participar da comunicação deste empreendimento tão importante para o país”, declara Gustavo Bastos, Sócio e Diretor de Criação da 11:21.

.

.

.

.

UM JORNAL CRÍVEL
Esperta, criativa e recheada de fatos históricos, a mais recente campanha criada pela Mercado McCann para comemorar os 10 anos do jornal argentino Diário Perfil é composta de 9 filmes, anúncios e spots de rádio. Os filmes combinam fotos e vídeos das histórias mais incríveis relacionadas ao dia-a-dia da Argentina para enfatizar que o Diário Perfil é uma fonte de verdade num país onde acontecem coisas difíceis de se acreditar. A assinatura resume: “Um jornal crível num país incrível”. Para ver a série de comerciais: https://www.youtube.com/watch?v=Wvd1Dgarv1g.

CELEBRE A VIDA COM CERESER
A Cereser, marca de bebida-símbolo das comemorações dos brasileiros e líder absoluta da categoria sidra, coloca no ar a campanha na TV da promoção ‘Celebre a Vida com Cereser’, estrelada pela jornalista Nadja Haddad, apresentadora do SBT na web e jurada do Programa Silvio Santos. Nadja abre o comercial definindo a Sidra Cereser como o ‘verdadeiro gosto do Natal’, e citando as opções sem álcool e saborizadas, em um cenário que tem ao fundo uma mesa com família reunida comemorando o Natal. Em seguida, informa aos consumidores como participar da promoção, que vai sortear três Certificados de Barra de Ouro para compra de um carro zero quilômetro e 1 mil kits de taças de cristal importadas da Alemanha. O filme de 30 segundos, exibido em rede nacional em emissora de TV aberta, é assinado pela agência Santo Forte Digital, responsável pelas campanhas da marca, entre elas, com Íris Stefanelli como garota-propaganda. Também foi produzida a versão de 15 segundos para divulgação nas redes sociais. Além do comercial, a divulgação da Cereser na TV contará ainda com ações de merchandising. A campanha na mídia eletrônica e a ação promocional são pilares da estratégia de marketing, cujo objetivo é manter a imagem da Cereser como a marca de referência das festas de fim de ano da família brasileira.

PERFIL NA BLACK FRIDAY
A 8 Total Brand, empresa especializada em branding e endobranding de Porto Alegre, delimitou o perfil dos compradores nas redes sociais durante a Black Friday em todo o país. Os principais perfis identificados foram o traça-livro (49%), o viciado em smartphone (20%), o musical (13%), o tecnológico (6%) e o louco por série (4%). A partir deste material, a 8 criou o infográfico “Quem é você na fila da Black Friday?” (em anexo). Para criar o infográfico, a equipe analisou o que os consumidores estão falando sobre a Black Friday em todo o país durante todo o mês de novembro.

1-SALTO COM APLIQA VIDA NÃO TEM REPLAY
No clima de Verão da Bahia, de diversão, e no ritmo alegre do Axé, a Indústria São Miguel (ISM) lança a nova campanha do refrigerante Goob com o conceito “A vida não tem replay. Curta com Goob”. As imagens com pessoas bebendo o refrigerante na praia, com amigos, surfando, praticando esportes de aventura e na balada compõem as peças publicitárias, desenvolvidas pela agência Ideia 3, e que estão sendo usadas em outdoor e em mídia bus. Os novos jingles e VT (https://www.youtube.com/watch?v=CSGMd-bWSVw), que exaltam a vida e convidam para viver o agora, são veiculados em rádios e Tv’s da capital e do interior baiano. “Se joga na vida, se joga com fé, o tempo não para, curta meu amor…” é a letra de um dos jingles, enquanto o VT lança algumas mensagens como: “não espere o momento certo, não espere um sinal, não espere ter certeza, viva o agora. A vida não tem replay. A vida é muito Goob”.

RISERISE – COMO PESQUISAR TENDÊNCIAS
A escola de atividades criativas, Perestroika, está com inscrições abertas para o RISE, um curso que ensina como pesquisar tendências. A ideia é falar sobre novos métodos e abordagens que ajudam a elevar o olhar para mapear novos caminhos, gerar insights e vislumbrar reais oportunidades de negócio. Tudo isso, ampliando a pesquisa para movimentos culturais e comportamentais como um todo e fugindo do conceito tradicional de pesquisa de tendências ligado somente ao universo da moda. Para abordar o tema, a Perestroika convidou uma dupla de profissionais renomados na área para atuar como professores: André Oliveira, que foi Head of Trends na Box1824 e já trabalhou com diferentes bureaus de tendência e escritórios de pesquisa de mercado desenvolvendo projetos de insights e criatividade para clientes como Ambev, Grendene, Renner, Multishow, Nestlé, entre outros; e Lucas Liedke, que tem nove anos de experiência na área de pesquisa de tendências de consumo na Box1824. Como especialista em cultura jovem e reconhecimento de novos padrões, Liedke já atendeu clientes como Bradesco, C&A, Fiat, Itaú, LG e Unilever. O curso é dividido em três aulas. A Floating Research, vai abordar o conceito de tendência e as possibilidades profissionais desse universo, além de desbravar as metodologias-chave do mapeamento de tendências baseadas nas diferentes escolas de Trend Forecasting – exercício de transformar nonsense em sentido. Já no segundo encontro, a aula Grounding Creativity, são apresentados métodos que ajudam a dar uma cara para a tendência e a dividi-la com o mundo de forma inspiradora. Para finalizar, a aula Trends Workroom vai ser um verdadeiro laboratório para ensaiar o futuro, em que será possível tangibilizar tendências. O RISE acontece na capital paulista nos dias 8, 9, 10 e 12 de dezembro. Informações completas sobre matrícula e investimento estão no site da Perestroika: www.perestroika.com.br.

Copo EditadoNOVO COPO TEMÁTICO
O Rei do Mate lança o copo de mate Alvin e os Esquilos – Na Estrada. São um milhão de copos com artes dos simpáticos esquilos em temas Natalinos. A novidade exclusiva já está disponível em todas as lojas do Brasil e faz parte da mais nova campanha de marketing da marca em parceria com a Fox Film do Brasil e visa divulgar o longa que será lançado em 24 de dezembro em todo país. A campanha ainda contará com outras ações como vídeo making of e tour dos carismáticos personagens do filme circulando nas lojas da marca nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro para tirar fotos e brincar com os clientes da rede. Em breve, o vídeo da ação gravada no Shopping Cidade São Paulo poderá ser visto nas redes sociais da marca. No registro, Alvin e seus amigos fazem uma divertida bagunça na loja, bebendo muito mate nos copos ilustrados, tirando fotos e promovendo o lançamento do longa que é sucesso por onde é exibido.

logomarca-01TRADUZINDO GISELE
O Centro de Traduções Língua2, que atua no mercado de traduções e versões desde 1991, é responsável pelas versões em português e em inglês de Gisele. O livro, que conta a trajetória da supermodelo brasileira Gisele Bündchen, foi lançado recentemente no Brasil e no exterior. Para traduzir os depoimentos de amigos, familiares e profissionais da indústria da moda sobre Gisele, o Língua2 foi escolhido pela agência Giovanni Bianco Studio65, de Nova York. Durante oito meses, o trabalho envolveu seis tradutores e revisores, do Brasil e da Inglaterra. Anna Lúcia Zecca G. da Costa, diretora do Centro de Traduções Língua2, vê o resultado com entusiasmo, já que “foram dedicadas várias horas de estudo sobre a vida e a carreira da celebridade internacional, para poder transmitir com exatidão os sentimentos das pessoas que deram seus depoimentos”.

PELO SÉTIMO ANO
A Dream Factory, empresa especializada em live entertainment, vai produzir, pelo sétimo ano consecutivo, o Carnaval de Rua da cidade do Rio de Janeiro. Ao vencer a concorrência da Prefeitura, Dream Factory e Antarctica se consolidam como parte fundamental do Carnaval de Rua, organizado através de um modelo parceria público-privada. A Dream Factory é responsável por diversos itens fundamentais para que a folia do momo seja reconhecido como um dos principais do país e do mundo: banheiros, segurança, limpeza, logística de transporte para colocação das grades e instalações dos sanitários, equipe de produção etc.

.

TIM_POS_FRAME_1COMUNICAÇÃO COM AÇÕES VARIADAS
Depois de reformular todo o seu portfólio de planos, a TIM segue sua estratégia de comunicação com ações variadas para apresentar aos consumidores as vantagens das novas ofertas. Além de lançar filme para TV sobre o novo TIM PÓS, a operadora aposta também em uma parceria com vlogger Kéfera Buchmann – sucesso na internet com o canal 5incominutos – para mostrar como seus novos planos se adaptam aos mais diversos perfis de clientes. As campanhas foram criadas pela WMcCann. “Entendemos o momento do país e trouxemos ofertas totalmente adequadas à realidade atual dos brasileiros, saindo na frente mais uma vez. Agora, precisamos comunicar de forma assertiva essas novidades, compreendendo que a jornada diária das pessoas está muito mais pulverizada e complexa, com muitos pontos de contato. Por isso, contamos com um mídia mix bem diversificado para passar a mensagem e encontrar o momento certo para impactar o consumidor”, explica Livia Marquez, diretora de Advertising & Brand Management da TIM Brasil. No filme para TV, a ideia é mostrar que o novo TIM PÓS traz mudanças significativas para o mercado de telefonia. O plano oferece franquias de dados robustas e muitos minutos – para qualquer operadora – com o melhor custo-benefício. Na campanha, pessoas com diferentes estilos alertam que as operadoras precisam entendê-las e se adaptarem as suas necessidades. Além do filme para TV, a campanha do novo TIM PÓS conta com mídia impressa, mídia exterior, mídia digital e spots de rádio. Já a ação para a web trará pequenos filmes que apresentam os planos mais adequados para os diferentes perfis de usuários, destacando as novas ofertas dos três segmentos: pós-pago, pré-pago e controle. Assista ao filme: https://www.youtube.com/watch?v=wb6vbEg2Y9c..

11X16_MOD2HUMOR NO NATAL
“Se não se comportar, Papai Noel vai trazer Itaipava”. Com este conceito e a assinatura “Feliz Natal da Rio Carioca, o espírito carioca engarrafado”, a 11:21 lança a campanha de Natal da Cerveja Rio Carioca em filme, anúncio, cartaz e post em redes sociais.
“É uma piada tipicamente carioca, que brinca com a diferença entre as cerveja artesanais como a Rio Carioca, e as cervejas de volume, que não são concorrentes, trabalham públicos e preços diferentes”, diz Gustavo Bastos, Diretor de Criação da agência, “por isso nem consideramos esta campanha como propaganda comparativa, é apenas uma piada bem carioca”. A criação é de Gustavo Bastos e Robson Oshiro com atendimento de Diego Crisostomo e mídia de Bianca Brandão. A campanha já está no ar. https://www.youtube.com/watch?v=YiQZh0xK4PA.

.

.

EL PAIS NEWS

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 30, Beatriz Vieira-Master, Olívia Vieira, Teresa Parada; dia 1º, Eliane Bastos Velloso, Cláudia Gonzaga, Gil Rodrigues-Master, Raquel Vilela Corrêa, Roberto Messias-Banco do Brasil; dia 2, Andréa Carvalho, Daniel Cardoso, Júnior Barros, Luís Carlos Santos, Rodrigo Walcacer, Ronildo Oliveira, Viviane Amorim-Núcleo de Mídia CEF, Carlos Alencastro; dia 3, Danielle Bueno Carvalho, Mila Rocha-Calia Y2, Márcio Oliveira Godinho, Neire Pareja-BB; dia 4, Carlos Murilo Reis Carneiro Novaes, Daniel Didó, Fabrício Andrade, Giovanni Lima-Master, Milen Baqui, Veruschka Fonseca; dia 5, Liana Moreira Lima Bonccorsi, Thaiane Avelino-141 Brasil Comunicação; dia 6, Marcia Cristina Guasco-Ogilvy, Dilma Lima, Elaine François, Kaká Lobo, Luzia Arleth Campos-Secom, Márcia Paulo de Tarso Pereira, Wellington Barbosa Alves, Roberto Thomé.