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Coluna Pedro Abelha

WORKSHOP DE VALOR
Amanhã, dia 24, a AMPRO realiza nova edição do “Workshop de Valor” para profissionais de agências e empresas fornecedoras do Live Marketing, em São Paulo. O objetivo é engajar mais empresas na prática dos Princípios de Valor, um conjunto de 10 regras básicas criadas para tornar mais sustentável o relacionamento entre agências e clientes no mercado. Esta será a última edição do ano na capital paulista. Organizados pelo Comitê de Relações Sustentáveis da AMPRO, os encontros começaram em São Paulo no mês de agosto e, desde outubro, já passaram por outras cinco capitais: Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Recife. Ao todo, mais de 100 agências já participaram de nove edições dos workshops promovidos pela Entidade. “Temos sentido o quanto estes workshops tem feito a diferença para as agências. Em todas as regiões, os desafios do mercado são os mesmos. Esses encontros possibilitam que elas se conversem e percebam que não vale a pena atuarem sozinhas ou isoladamente. O objetivo é integrar e alinhar boas práticas que podem, a partir de uma atitude correta por parte das agências, inspirar os clientes a fazerem o mesmo”, afirma o presidente do Comitê, Ronaldo Ferreira. Lançados durante o 2º Congresso Brasileiro de Live Marketing, no último mês de julho, os Princípios de Valor são compostos por 10 regras básicas que traduzem a experiência e os desafios dos empresários em relação ao desenvolvimento e ao futuro do Live Marketing no Brasil. Os Princípios também trazem regras para os clientes, como a adoção do sistema “4 or Pay”, com no máximo quatro agências nos processos de concorrência. Depois da edição do próximo dia 24, que acontece na sede da AMPRO, o Workshop de Valor chegara a Brasília, no dia 03/12, para fechar o road show de 2015. A participação é gratuita para profissionais e agências associadas ou não à Entidade e podem ser solicitadas por meio do e-mail relacionamento@ampro.com.br.

NOVOS TALENTOS DA FOTOGRAFIA
Cinquenta trabalhos de dez consagrados artistas brasileiros fazem parte da exposição Novos Talentos: Fotografia Contemporânea no Brasil, em cartaz em novembro na Caixa Cultural Brasília. Com curadoria da historiadora Vanda Klabin e coordenação e idealização de Afonso Costa, a mostra apresenta visões fotográficas variadas, com linguagens e processos de criação únicos que se utilizam de momentos políticos, da mutabilidade da natureza e até do próprio corpo como experimento. “As obras apresentadas servem como um interessante panorama de visualização da produção da fotografia contemporânea nacional. A ideia da curadoria é tirar partido deste frescor em uma mostra que reúne as obras mais próximas ao espírito inquieto desses artistas, cada um na sua dimensão particular, sempre em incessante processo criativo. Eles repensam, rediscutem e reinventam a extraordinária tradição fotográfica por meio de um pensamento plástico atual, com desenvoltura artesanal, intelectual e imaginativa inéditas até aqui”, explica a curadora. Essas peculiaridades podem ser conferidas nos trabalhos expostos dos artistas brasileiros Alexandre Mury, Arthur Scovino, Berna Reale, Gustavo Speridião, Luiza Baldan, Matheus Rocha Pitta, Paulo Nazareth, Raphael Couto, Rodrigo Braga e Yuri Firmeza.

Doadores de Talento+lenha de animaisQUATRO PRÊMIOS NO 3º CRIARP
A J. Walter Thompson Porto Alegre, com sede na Capital há pouco mais de dois anos, conquistou quatro prêmios, dois ouros e dois Grand Prix, na cerimônia de premiação do 3º CRIARP (Prêmio Criatividade ARP). A campanha “Doe Seu Talento”, criada para a Santa Casa de Porto Alegre, rendeu à agência Grand Prix e Ouro na área TV/Cinema, categoria Campanha. O projeto “Lenha de Animais”, desenvolvido para a Tramontina, foi premiado igualmente com Grand Prix e Ouro na categoria Peça Isolada, da área Marketing Direto. As peças da campanha “Doe Seu Talento” mostram ídolos nacionais declarando-se doadores de órgãos que simbolizam seus principais talentos. No trabalho “Lenha de Animais”, foram esculpidos animais em extinção na madeira como forma de alertar para o desmatamento. “Orgulho de toda equipe por esses prêmios. São dois trabalhos super relevantes para os nossos clientes e que tiveram o envolvimento de muita gente. O resultado está ai”, declara Diego Wortmann, Diretor de Criação da J. Walter Thompson. Realizado pela primeira vez dentro da Semana ARP da Comunicação, o evento reuniu na Casa Destemperados mais de 150 profissionais do mercado. No total, 93 trabalhos foram premiados nesta edição, divididos em Bronze, Prata, Ouro, Grand Prix e Ideia do Ano.

Pao dos Pobres

PAIM ASSUME O PÃO DOS POBRES
A Paim assume em caráter pro bono a comunicação da Fundação O Pão dos Pobres, uma organização não governamental que potencializa o desenvolvimento integral da criança e adolescente por meio de práticas socioeducativas. O objetivo será divulgá-la enquanto proposta de cunho social para mobilizar a comunidade e ampliar a captação de recursos e parcerias. “Entendemos que a instituição é de extrema importância para a sociedade gaúcha e é nossa meta promover maior reconhecimento e apoio da sociedade”, afirma João Batista, diretor de novos negócios da Paim. Atualmente, a Pão dos Pobres atende mais de 1.7 mil crianças e adolescentes, de 0 a 24 anos, por meio de cursos profissionalizantes, práticas esportivas, ações de acompanhamento psicossocial, oficinas e acolhimento. A Paim é uma agência com atuação nacional, fundada em 1991. Liderada pelo publicitário César Paim, a agência é uma das mais premiadas no país, conquistando Cannes Lions, Effie Awards, Voto Popular, Profissionais do Ano, El Ojo e Salão da Propaganda.

Bar do Gomes + doe um sorrisoUM OURO E UMA PRATA NO 3º CRIARP
A 8 Total Brand, especializada em estratégia de posicionamento e comunicação, foi premiada em duas categorias na terceira edição do Prêmio CRIARP, no último dia 18.
A premiação fez parte da programação da Semana ARP da Comunicação. A 8 levou o Ouro na categoria Branding Design pelo projeto Bar do Gomes e a Prata na categoria Online Branded Content com o projeto #DoeUmSorriso, para a The Body Shop Brasil.
A proposta da campanha #DoeUmSorriso foi comemorar o primeiro Natal da The Body Shop no Brasil, dividindo com os brasileiros a sua felicidade em chegar ao país. De 1º a 25 de dezembro de 2014, cada sorriso postado no Facebook e Instagram significou um real a mais na doação. A campanha conseguiu arrecadar no total R$ 100 mil para a ONG Saúde Criança. Além disso, a iniciativa ajudou a posicionar a The Body Shop no Brasil como uma empresa engajada no bem-estar social, além de aumentar o conhecimento da marca ONG Saúde Criança. Já na criação do branding do Bar do Gomes, localizado no bairro Moinhos de Vento, a ideia era fazer com que ele não fosse apenas mais um bar com a cara de Porto Alegre.

SPOT Gen3 HandSPOT BRASIL NA BLACK FRIDAY
A Black Friday está chegando e, com ela, os consumidores terão a oportunidade de encontrar promoções imperdíveis nas mais diversas categorias de produtos. A SPOT Brasil, marca subsidiária da empresa americana de telecomunicações via satélite Globalstar, lança campanha promocional para a Black Friday no dia 26 de novembro. Até o dia 29 de novembro, os equipamentos SPOT podem ser encontrados com descontos de até 50% no e-commerce (http://la.findmespot.com/pg/shop/) da marca e nos 30 revendedores espalhados pelo Brasil. “Essa é a segunda vez que a SPOT Brasil vai participar da Black Friday. Apesar da crise econômica, conseguimos manter os valores dos nossos aparelhos durante o ano e estamos lançando a promoção mais competitiva da nossa história. Nós vendemos segurança, o nosso produto é atemporal, com cobertura global, e permite comunicação em áreas remotas fora da cobertura celular. A nossa expectativa é acabar com todo o nosso estoque”, afirma Guilherme Abad, Gerente de Marketing da Globalstar no Brasil. A Globalstar conta atualmente com uma estrutura de 72 satélites próprios, formando a maior e mais moderna constelação satelital do mercado. A expectativa para 2016 é manter o crescimento do primeiro semestre e tornar a tecnologia cada vez mais acessível para o consumidor final.

Prêmio GRPCOM de Criação, em 17 de novembro de 2015, no Espaço Torres. fotografia © 2015 Rubens Nemitz Jr

7º PRÊMIO GRPCOM
O Prêmio GRPCOM de Criação divulgou os vencedores da 7ª edição, durante a cerimônia de premiação no Espaço Torres, em Curitiba. O evento reuniu cerca de 350 pessoas do mercado publicitário paranaense, entre agências, anunciantes e produtoras. O ator Julio Rocha e a apresentadora do Estúdio C da RPC, Daiane Fardin, apresentaram a premiação. Foram entregues os prêmios Televisão Curitiba, Televisão Regional, Rádio, Jornal, Digital e Responsabilidade Social, além da grande surpresa deste ano: Agência do Ano. A curitibana Candy Shop foi a grande vencedora da noite, conquistando os prêmios Agência do Ano, os Grand Prix Televisão Regional e Rádio e mais três ouros, três pratas e dois bronzes em diversas categorias. “Com 1 ano e 9 meses, a Candy Shop foi considerada a Agência do Ano e conquistou o maior número de prêmios individuais dessa premiação tão importante. É uma colheita de um ano de muito trabalho”, comemora Bruno Regalo, diretor de Criação e sócio da agência. A Heads venceu o Grand Prix Televisão Curitiba com a campanha para a Unimed Curitiba, faturou ainda dois ouros, três pratas e um bronze. A Terremoto levou um ouro, uma prata e o Grand Prix Jornal, com peças para a Ecovia. Também foram premiadas as agências Tif Comunicação, Bronx Comunicação, Taste, OpusMúltipla, Master Comunicação e Giacometti. Milena Seabra, diretora de Comunicação e Relacionamento do GRPCOM, destaca que a premiação se consolida a cada ano. “A credibilidade do Prêmio vem da qualidade e isenção do julgamento dos materiais. Ao longo desses sete anos, mais de 100 criativos de agências reconhecidas tanto nacionalmente como internacionalmente já foram jurados dessa premiação que reconhece e valoriza o talento da criatividade paranaense”, diz. Este ano prêmio contou com a participação de 99 agências de todas as regiões do estado, totalizando 650 peças inscritas. Concorreram materiais veiculados no período de 16 de agosto de 2014 e 28 de agosto de 2015 nas mídias do GRPCOM.

RESULTAAT _ Fábio Gueiros, Yuri Romão, André Felipe Ginga, Marcelo Alcoforado Segundo e bruno Segundo. FOTO PAULO ROMÃONOVA AGÊNCIA EM PERNAMBUCO
O mercado pernambucano agora tem uma nova agência de publicidade. A Resultaat foi lançada durante jantar do grupo de empresários LIDE Pernambuco, na MV Empresarial, no Recife, que teve como palestrante convidado o prefeito do Recife, Geraldo Júlio. Também participou do lançamento o diretor criativo da agência Ginga (SP), André Felipe Ginga, que será consultor da Resultaat. À frente da agência estão os empresários pernambucanos Yuri Romão (diretor de novos negócios), Fábio Gueiros (novos negócios e planejamento), Bruno Alcoforado (administrativo financeiro) e Marcelo Alcoforado Segundo (atendimento e planejamento). O grande diferencial da agência está na expertise acumulada dos sócios ao longo de anos de trabalho em suas áreas de origem. Aliada a isso está a idéia de trabalhar em uma perspectiva de plataforma colaborativa, junto com agentes criativos de todo o mundo, inclusive os do Porto Digital. Além disso, o consultor criativo André Felipe Ginga conta com mais de 15 anos de expertise e know-how, principalmente, nas áreas de publicidade, conteúdo online e branding. André foi Head of Criative da agência África, de Nizan Guanaes, e como associado da agência Ginga liderou contas como GVT, Brookfield Incorporações, Nutrimental, Grupo Caoa, Embraer e Volvo Caminhões. “A ideia de convidar um consultor do mercado paulista surgiu para fortalecer o trabalho da equipe. André Felipe analisa com perspicácia a linha criativa das campanhas, não só a excelência na forma, mas na sua efetividade”, explica Marcelo Segundo. “Estamos unindo expertises em áreas diferentes para um ambiente diferenciado de atendimento ao cliente, queremos resultados eficientes para todos os envolvidos”, aponta Fábio Gueiros. “Mais do que simplesmente uma criadora de campanhas publicitárias, somos uma agência completa, envolvida com o composto mercadológico do cliente, objetivando transformar empresários em visionários e visões em realidades traduzidas em marcas de sucesso”, destaca Yuri Romão. A Resultaat já nasce com seu primeiro cliente, a imobiliária Central de Vendas, de propriedade do sócio Fábio Gueiros. Para a Central de Vendas já está sendo criada uma campanha de incentivo e capacitação de corretores, o “Dezembro Amarelo”, para zerar o estoque de imóveis da empresa. O nome Resultaat, que significa resultado na língua holandesa, faz uma homenagem ao primeiro grande empreendedor de Pernambuco, Maurício de Nassau, cuja presença se faz viva em grandes realizações no Estado. “Ele foi um exemplo de inovação. Inspirado nisso, nosso compromisso é zelar para que a o cliente obtenha sempre o melhor retorno”, ressalta.

Campanha Dois Comunicação - Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - VT SaúdeTERCEIRO FILME
A agência Dois Comunicação acaba de lançar o terceiro filme de informe publicitário da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. O VT, em versões de 30” e 60”, é apresentado pelo cantor pernambucano Jr. Black e aborda as principais obras e ações da saúde no município. O artista mostra os serviços da UPA Sotave, que completou um ano de funcionamento e, nesse tempo, já atendeu cerca de 54 mil pessoas. O filme aborda ainda a construção de 15 novas unidades de saúde, além da reforma de outras 70, dentre elas as Policlínicas Mariinha Melo e as de Cavaleiro e do Curado. Ainda são citados o aumento das equipes de saúde da família e do serviço de mamografia móvel, que vai até as comunidades realizando o exame preventivo. O filme foge do tradicional informe publicitário que apenas faz a prestação de contas da Prefeitura. “Buscamos ser mais envolventes, por isso convidamos um âncora simpático que conversa com a população, de forma descontraída, buscando suas opiniões e apresentando, assim, os benefícios das ações da gestão”, afirma o diretor de criação, Marco Bahe. Vídeo: https://vimeo.com/146113042.

WMCCANN CONTINUA COM TIM
A WMcCann celebra o resultado de concorrência promovida por seu cliente TIM, que, após processo iniciado em setembro, optou por continuar com a agência. Nesta nova etapa, a WMcCann, ao lado da CUBOCC, montou uma equipe integrada que atenderá de maneira permanente as novas demandas do anunciante, oferecendo assim os recursos multidisciplinares os mais disponíveis no mercado. “Estamos felizes, orgulhosos e gratos pela continuação da parceria com a TIM”, resume Martin Montoya, presidente da agência.

gOGOSTOP DE MARKETING NO RS
A Claro venceu o Top de Marketing da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB-RS) 2015, na categoria Telecomunicações. Nesta edição, a operadora foi escolhida com o case “Promoção Recarga Disney Gogo’s”. “A inovação foi um dos principais fatores que garantiram o sucesso do case da empresa. Foi a primeira vez que uma operadora de telecomunicações brasileira desenvolveu uma ação promocional de tamanha envergadura e proporção de logística”, afirma Marcelo Repetto, diretor regional da Claro para o Rio Grande do Sul. O case vencedor da Claro apresenta um projeto mercadológico de alto impacto com foco no consumidor pré-pago. Em uma parceria inovadora, a operadora e a Disney lançaram a promoção “Recarga Disney Gogo’s”, uma forma divertida de recarregar os créditos do celular e trocar por Gogo’s, as miniaturas em toy art dos principais personagens da Disney como, Mickey e Minnie clássicos, Branca de Neve, Olaf, de Frozen, entre outros. Eram 22 Disney Gogo´s exclusivos da coleção Claro, sendo 20 coloridos e 2 dourados, os mais raros. A promoção incluiu parceria com a Panini, que comercializou um álbum de figurinhas com 63 personagens Disney Gogo’s e um encarte exclusivo com as figurinhas da coleção Claro. O sucesso dessa ação também foi reconhecido pelo Prêmio ABMN 2015, da Associação Brasileira de Marketing e Negócios, na categoria Comunicação Integrada. “A campanha foi muito bem aceita por crianças, jovens e adultos, que se envolveram numa verdadeira brincadeira de colecionar Gogo’s e trocar figurinhas”, comenta Repetto. Além de toda a repercussão sobre o tema, a promoção também foi assunto de destaque nas redes sociais e até gerou a criação de grupos de trocas das miniaturas em toy art. “Por meio desta ação promocional, a Claro ampliou o valor de sua imagem ao fortalecer laços com os seus clientes e criou novas oportunidades no mercado infanto-juvenil”, considera o executivo. Neste ano, a 33ª edição do prêmio Top de Marketing da ADVB-RS traz o tema “É nos piores momentos que os melhores aparecem”, e destaca empresas e projetos que superaram a crise e mantiveram a competitividade de seus negócios. A cerimônia de premiação está marcada para 24 de novembro, às 19h30, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 23, Jefferson Carlos, Josiane Paz-MDS, Karen Rocha, Roberta Garcia-Borghi (SP), Thiago Fernandes-Borghi (SP); dia 24, André Almeida Gomes, Anderson Carlos Maciel da Silva, Carlos Alberto de Sá-Sá Publicidade, Daniela Carneiro, Mariana Borges-Diários Associados, Mavi Paiva, Mônica Cunha; dia 25, Érick Campos Nogueira, Expedito Ricardo Aguiar, Maria do Carmo Silva, Vera Lúcia Alexandre de Souza, Yuri Tashiro; dia 26, Eloísa Paola Fontana, Ricardo Corrêa, Rodrigo Amorim, Stênio Neves; dia 27, Adriadne Barros-VC Eventos, Fernando Menezes, Joice Amaral Pacheco, Rafael Machado, Sandro Roberto de Oliveira, Vera Lúcia Vianna Franco-Secom; dia 28, Byanca Xavier, Carlos Roberto Pereira de Novais, Cristiane Andrade, Ézio Pereira Monteiro de Castro, José Geraldo Guimarães-Sette Graal Nossa Agência, Suely Gehre-MEC, Vânia Melo Cerqueira; dia 29, Adriana Valéria do Carmo, Edson Kikuche, Rodrigo Fernandes.