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DOIS TRAÇOS

Coluna Pedro Abelha

DOIS TRAÇOS NO CORAÇÃO
No dia 21 de abril, a capital federal completa 55 anos. A Record Brasília criou uma homenagem para interagir com seus telespectadores nas redes sociais. Com o mote “Dois traços no coração”, a campanha faz referência ao surgimento de Brasília, em 1960, e convida os moradores a manifestar seu amor pela cidade. “De dois traços surgiram outros traços, algumas curvas e vários caminhos na vida da gente. Gente que veio fazer a história. De dois traços, desenharam-se os destinos de todos os brasilienses e de quem escolheu esta cidade como lar”, explica Valéria Martins, supervisora de Projetos de Mídia da emissora. Nas peças que serão veiculadas nas redes sociais da Record Brasília, pessoas fazem o gesto de abraço, ressaltando a ideia dos dois traços e do afeto pela cidade. A ação foi criada pela agência Mommento Promo e vai até o aniversário da capital, dia 21. “Quem é de Brasília sabe que hospedar o poder não resume nossa cidade. Temos orgulho do nosso lugar, da nossa cultura, do nosso jeito de viver. Somos a reinvenção de nós mesmos”, ressalta Valéria.

7° FÓRUM LIBERDADE DE IMPRENSA & DEMOCRACIA
No próximo dia 05 de maio, acontece em Brasília, o 7° Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia. O evento será realizado no auditório do Museu da Imprensa Nacional e terá, no seu painel de encerramento, um assunto do maior interesse para o mercado publicitário: Limites na criação publicitária: liberdade de consumo vs. controle e regulamentação.

EVENTO DA FAAP
A 20ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (ENERI) será realizada entre os dias 22 e 25 de abril, em Brasília (DF). Com o tema “Rumo à multipolaridade”, o evento reunirá grandes nomes do setor em palestras, minicursos, mesas redondas e workshops. Os temas serão debatidos a partir do tripé do curso de Relações Internacionais: política, história e economia. A palestra de abertura do evento será feita pelo ministro de Estado das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Mauro Vieira. O ENERI está sendo organizado pelos alunos da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), instituição cujo curso de Relações Internacionais chega a 18 anos de história. As inscrições devem ser feitas pelo link www.faap.br/eneri2015. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3662-7263 / 7512 ou pelo e-mail atendimento.eneri@faap.br.

II FRONTEIRAII FRONTEIRA
O II Fronteira – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental encerrou no último dia 08 de abril as inscrições para sua segunda edição, que será realizada em Goiânia entre os dias 20 e 29 de agosto. Diferentemente do que aconteceu em 2014, na primeira edição do festival, esse ano o Fronteira reduziu pela metade o prazo de inscrições, apesar disso, o número de produções inscritas permaneceu quase o mesmo e a diversidade de países que enviaram seus projetos foi uma grande e grata surpresa para os diretores do festival. “Ano passado foram aproximadamente três meses de inscrições abertas e recebemos quase 800 inscritos. Esse ano tivemos apenas um mês e meio para inscrições, entretanto, o número de inscritos foi bem próximo. Ficamos muito animados com a quantidade de países representados. Temos filmes de todos os lugares do mundo e isso nos traz um ótimo panorama do que tem sido produzido mundialmente, principalmente no que se refere a filmes documentários e experimentais”, explica Rafael Parrode, curador das mostras competitivas e diretor artístico do festival. A segunda edição do Fronteira recebeu inscrições de 58 países, o que traz à curadoria do festival várias perspectivas e diferentes cinematografias, totalizando 143 filmes de longa-metragem inscritos e 527 de curta-metragem. Até o dia 22 de maio os curadores trabalham na seleção dos filmes que integrarão as mostras competitivas e as programações especiais, organizadas a partir dos filmes inscritos. “No momento, estamos na metade do trabalho de curadoria, entregamos o resultado no dia 22 de maio. O mais interessante desse ano é termos contato com cinegrafias que nós não conhecíamos. A aproximação com realizadores de todo o mundo que estão pensando tantas maneiras diferentes é sensacional para nós e é o grande objetivo do Fronteira”, avalia Rafael.

NOVA CAMPANHA SEARANOVO COMERCIAL SEARA
Jandir Dalberto, presidente da rede de churrascarias Fogo de Chão, é o novo especialista a endossar um produto da linha Seara no mais recente comercial criado pela WMcCann, agora para destacar a linguiça toscana Seara. No filme a embaixadora da marca, Fátima Bernardes, apresenta Jandir e suas credenciais como expert em churrasco, uma vez que ele foi de chef-churrasqueiro a presidente de uma das mais renomadas e internacionalmente conhecidas redes de churrascaria do mundo, a Fogo de Chão. Jandir, orgulhoso, declara que o churrasco deles é um sucesso e que atrai gente do mundo inteiro para experimentá-lo. Nesse momento, Fátima conta ao espectador que a linguiça Seara é feita com carnes selecionadas e temperada no ponto e que o especialista irá experimentá-la, ao que ele prontamente responde: “Experimentar, não. Já sirvo na Fogo de Chão há muitos anos”. Fátima convida o consumidor a pesquisar, comparar e sair do automático para ser surpreendido pela qualidade dos produtos Seara. Os dois então degustam prazerosamente uma fatia do produto. A ação é complementada por anúncios em jornais veiculados no estado de São Paulo. Para assistir ao filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=AzZozueARRs.

PORNOGRAFIA PODE SALVAR VIDAS
Abril é o mês internacional de combate ao Câncer Testicular, e tendo isso em mente o Pornhub, site de pornografia mais visitado do mundo, em parceria com a McCann Lima, lançaram “Watch porn, save your life”. A campanha visa gerar conscientização em torno do câncer testicular. Um vídeo feito por uma famosa atriz pornô foi postado no site com o sugestivo título: “Charlotte Stokely te ensina a durar mais”. O nome incorpora a ideia central: uma atriz pornô que ensina os homens a durarem mais….na vida. Quando se clica no vídeo o usuário aprende como fazer um autoexame testicular sem nem se dar conta. “Watch porn, save your life” se vale de maneira criativa e oportuna de um lugar ao qual muitos homens acessam, mas dessa vez para dar uma mensagem de prevenção num lugar cheio de atrações. Assista ao case: https://www.youtube.com/watch?v=NyRP2hU8WJc.

9º Electronic Lounge9ª ELECTRONIC LOUNGE
A 9ª edição do Electronic Lounge, promovida pela APP na última quinta-feira, 16, na sede da entidade, bateu recorde de público. Direcionado às novas tecnologias para o mercado de comunicação, 65 pessoas assistiram ao debate “Mídia Programática para Campanhas de Performance e Branding”, apresentado por Edvaldo Acir e Igor Falbo, Diretor Geral e Sales Manager da Rocket Fuel Inc (NASDAQ: FUEL) para o Brasil e América Latina. A mediação foi de Marcio Zorzella, da diretoria executiva da APP e diretor de Mídia da Dentsu Brasil. Estrategista comercial, especialista em marketing e desenvolvimento de novos negócios, Edvaldo Acir apresentou as mudanças na publicidade digital e seu forte alcance quando aplicada no meio multiplataforma (display, mobile e social). “A mídia programática já começa pelo objetivo da campanha, depois detecta o comportamento do consumidor para no fim gerenciar o budget. É a publicidade que aprende, pois ao longo da campanha detecta os melhores dispositivos e momentos de anunciar e para qual público direcionar”, explicou. Entre os cases da Rocket Fuel, ele destacou trabalho para a empresa de aviação Lufthansa, para a qual aumentaram a audiência do site em 11%, e para a Epson Global (impressoras) aumentou o brand lift em 19% em toda a Europa e 56% em sua base, na Alemanha. Quando questionado pelo público sobre os dados em “nuvem”, acessíveis na internet por serviços permanentemente online, Edvaldo explicou que “este é um dos diferenciais da mídia programática, por analisar informações perenes, vivas. Em segundos os dados mudam, levam a outros cenários e é por isso que oferecemos tecnologias de Inteligência Artificial para acompanhar esse tráfego de dados rápido e flexível”. Igor Falbo também destacou a precisão dos códigos gerados pela mídia programática, que chegam a analisar 11 milhões de variáveis para cada usuário analisado e, assim, faz o cruzamento de dados e plataformas detectando onde as campanhas terão melhores resultados. Por outro lado, Marcio Zorzella apontou que meios como o impresso, TV e Mídia Out of Home vem percebendo a importância da mídia programática e a estudando como provedora de dados essenciais para ações futuras. “Esta ferramenta pode ajudar muito no direcionamento de certas notícias para determinados públicos, por exemplo. Para os meios tradicionais pode tornar a compra de mídia mais dinâmica, assim como vem aplicando para empresas que atuam no mercado digital”.

REST IN PLAYLISTREST IN PLAYLIST
O projeto Rest In Playlist, para a rádio web Putzgrila, foi destaque no festival latino-americano de criatividade. R.I.P. (http://bit.ly/1Imn7JL) foi premiado com ouro e prata na categoria Branded Content, que, pela primeira vez, fez parte da programação do Wave, e ainda figurou na short list da categoria Direct. O evento de premiação ocorreu no dia 16 de abril, no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Em um mercado dominado por mega serviços de reprodução musical, o que uma rádio web independente do sul do Brasil poderia fazer para conquistar audiência? Para solucionar esse problema, a Global criou para a rádio web Putzgrila a mais fantástica curadoria musical já feita.
Através da renomada médium Carmem Tiepolo, foram contatados doze espíritos de alguns dos maiores ídolos da história do rock como John Lennon, Jimi Hendrix, Kurt Cobain e Renato Russo. Os espíritos indicaram playlists com as músicas que estão escutando no além, que foram disponibilizadas em um website (radioputzgrila.com.br/rip) juntamente com um documentário em vídeo. Para comentar essas seleções, foram convidados músicos e jornalistas de veículos especializados que participaram de um programa semanal na rádio Putzgrila. Todo esse conteúdo foi ativado nas redes sociais da rádio e logo se espalhou pelo mundo, virando tópico de discussão entre fãs de rock, pessoas ligadas à religião e todos aqueles que se interessam por um grande mistério. As bandas indicadas pelos espíritos também foram impactadas pela ideia e ajudaram a disseminá-la em suas redes sociais. R.I.P. foi destaque em grandes portais de notícias do Brasil, blogs de música de diversos países e até mesmo na programação de rádios concorrentes. Com um investimento mínimo em mídia e produção, o projeto atingiu 3.9 milhões de pessoas e acumulou 884,927 dólares em mídia ganha. Durante o período da ação, o website da rádio Putzgrila registrou um aumento de 112% em seu número de visitas e seu tráfico internacional cresceu 4258%.
Para a criação e o desenvolvimento de Rest In Playlist, a Global contou com a colaboração da Loop Reclame, Pitanga Filmes, Babushka Social Media e do ilustrador Fabian Gloeden, fazendo valer o conceito de Crowdtalent defendido pela agência.

DIA DAS MÃES ESPOSENDEDIA DAS MÃES ESPOSENDE
A campanha do Dias das Mães Esposende começou com tudo, trazendo diversas novidades e produtos exclusivos. Criada pela Competence, a comunicação traz como foco criativo a mãe moderna, na moda e que não deixa de viver momentos felizes com seus filhos. Nas peças impressas, essa sensação fica bastante explícita e se completa com elementos em 3D, cores e filtros que carregam toda a leveza da mãe moderna. Já nas lojas, a comunicação estará presente através de materiais de PDV. A campanha ainda terá mídia externa e nos meios eletrônicos. A veiculação ocorrerá até 10/5/2015 nas praças Pernambuco, Paraíba, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte.

NOVA DIRETORA DE ARTENOVA DIRETORA DE ARTE
Paula Neves é a nova Diretora de Arte da agência Kindle. A publicitária chega para atender, entre outros clientes, o Grupo AB, uma das maiores redes de concessionárias do Rio de Janeiro. Com mais de dez anos de mercado, Paula tem passagens pelas agências Interface Designers, Comunicação InVitro, Fiore Comunicação e Conexão Brasil.

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Paixão pra toda vida -  Bangu ShoppingPAIXÃO PRA TODA VIDA
Uma promoção exclusiva começou no Bangu Shopping e ligará duas das datas mais importantes do ano: o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Entre os dias 16 de abril e 14 de junho, o empreendimento realiza a campanha “Paixão pra toda vida” que sorteará sete câmeras Go Pro Hero 4; duas Scooters Bee 50cc, 0 Km, modelo 2015; e um automóvel Mini Cooper One, 0Km, modelo 2015. Inspirada no estilo do Instagram, a campanha “Paixão pra vida toda”, que remete ao uso da rede social para perpetuar e demonstrar afeto àqueles que amamos, ainda promete fazer com que os clientes registrem suas histórias e amores através da fotografia. De acordo com o Superintendente do Bangu Shopping, Luis Antonio Marques, esta promoção tem o objetivo de incrementar e alavancar ainda mais as vendas durante um dos períodos mais movimentados do comércio. “Nestes Dia das Mães e Dia dos Namorados, buscamos aumentar o número de prêmios para que os clientes do Bangu Shopping tenham ainda mais interesse em participar da promoção. Estamos confiantes do sucesso dessa iniciativa, esperamos atrair um público maior que no ano anterior e deixar nossos consumidores dez vezes mais satisfeitos”, comenta o executivo. A agência de publicidade DMAZ/B Comunicação é quem assina as peças da campanha publicitária.

SURFANDO UMA HISTÓRIA
Martín Passeri (5 vezes campeão argentino de surf) e Nicolás Gallegos (deficiente físico há 20 anos) emocionam a todos surfando uma história de vida única. Duas histórias de vida paralelas que a marca Reef e a McCann Buenos Aires fazem com que se cruzem no primeiro trabalho desenvolvido pela agência para a marca, uma ação ao vivo em pleno Campeonato Argentino de Surf, realizado em fevereiro passado em Mar del Plata, emocionando milhares de pessoas in loco e através das redes sociais. Veja o case em: https://youtu.be/pQW3t28T9Qo.

SOBREMESAS COM PAÇOQUITASOBREMESAS COM PAÇOQUITA
A rede Bob’s lança, em parceria com a Santa Helena, em todas as lojas do país, sua linha de sobremesas com Paçoquita. O produto brasileiro à base de amendoim misturado com sorvete e chocolate chega nas versões Milk-shake de Paçoquita, Milk-shake de Paçoquita com chocolate, Bob´s Max Paçoquita e casquinha recheada a Paçoquita. A ação de marketing será comunicada com material no ponto de venda e nas redes sociais, em campanha criada pela agência NBS. Segundo Carlos Pollhuber, diretor de marketing da rede Bob’s, as novidades irão agradar aos fãs da marca. “Temos certeza que as novas sobremesas serão um grande sucesso, pois são uma opção diferente e muito saborosa, com a qualidade dos produtos oferecidos pelo Bob’s ao seu público”, explica Pollhuber.

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NOVA CONTA NA CAFÉ DAS 4 
Tendo em seu portfólio grandes contas do mercado carioca como Maracanã, Farm, Som Livre, Piraquê, Leite de Rosas e Limppano, a agência Café das 4 acaba de assinar contrato para cuidar da conta digital do RIOgaleão. O projeto prevê a gestão de redes sociais, SAC 2.0, monitoramento, ações de live marketing e produção de conteúdo no aeroporto; com objetivo de reforçar a qualidade no atendimento ao público, com informações em tempo real sobre voos, operação, além de resposta às dúvidas dos usuários. O destaque é para produção de conteúdo em fotos e vídeos que apresentam o lado vivo do RIOgaleão, se aprofundando na história de passageiros e funcionários, mostrando ao público mais do que um complexo de engenharia, mas um ambiente rico em pessoas e histórias de todos os tipos.”Na primeira externa ficamos impressionados com a riqueza do material que produzimos. Cada pessoa ali carrega uma história que é um prato cheio pra gente trabalhar como conteúdo de redes sociais”, afirma o sócio da Café das 4, Lucas Contaifer. Em 15 dias de contrato a agência já produziu o vídeo case da ação de páscoa produzida pelo aeroporto e a identidade visual e hotsite do concurso “Histórias que se Conectam”, uma parceria entre o RIOgaleão e Copa Airlines, que premia as melhores histórias dos usuários com passagens áreas.

BAGUNCEIRASBAGUNCEIRAS
O filme “Bagunceiras”, criado pela agência AlmpaBBDO e dirigido por Gustavo Leme da Delicatessen, mostra duas irmãs brincando de vestir o cachorro. Sentindo falta de um último acessório, a menor vai até a gaveta da mãe e pega um colar de pérolas. Quando ela tenta colocar no pescoço do cãozinho, o colar arrebenta. Apesar do susto, elas juntam as pérolas e correm para uma joalheria. No caminho, passam por uma loja de O Boticário e resolvem fazer uma surpresa. Quando a mãe chega em casa, vê as pérolas de seu colar espalhadas pela escada. Ela segue o caminho feito pela joia e encontra uma caixa da marca com a fragrância Glamour Amour. As filhas, que estão escondidas embaixo da cama, desejam um Feliz Dia das Mães e elas se abraçam numa emocionante demonstração de amor. A locução sugere: “dê Glamour Amour para a sua mãe. O Boticário. Aqui a vida é linda”. A campanha impressa também promete encantar o público. As peças em tons de cor de rosa trazem o lançamento e também kits criados pela marca como opção de presente para valorizar esse amor tão valioso. O amor mais precioso também está presente nas ações digitais de O Boticário para a comemoração. A campanha para internet, idealizada pela agência gaúcha W3Haus, retrata o grande momento em que nasce esse precioso amor entre mãe e filho. A estrela da campanha é uma mãe de primeira viagem, que foi convidada a registrar em um vídeo alguns dos momentos finais de gestação. A grande novidade está na forma de captação das imagens: um smartphone (iPhone 6).

PARCERIA INÉDITA
A Gazeta do Povo participa de uma parceria inédita do jornalismo investigativo brasileiro: cinco dos maiores jornais se unem para ganhar ainda mais relevância e ter impacto maior na comunidade. Gazeta do Povo, Zero Hora, Diário Catarinense, O Globo e O Estado de S. Paulo produziram a série especial de reportagens Universidades S/A, que mostra a falta de transparência e suspeitas de irregularidades em universidades do país. Cada jornal está dando destaque maior em sua área de cobertura. No Paraná, o trabalho está em “entender como a universidade se relaciona com a sociedade numa série de contratos com empresas para realização de serviços e de obras”, explica Marisa Valério, editora executiva de Vida e Cidadania. A experiência da Gazeta do Povo com o jornalismo de dados foi fundamental para a apuração desse trabalho investigativo. O repórter Felippe Aníbal conta que foram analisadas mais de oito mil linhas numa planilha de Excel para identificar quatro repasses do MEC à Funpar – fundação que apoia a UFPR – para financiar uma participação em obras do DNIT, por exemplo. Foram meses de trabalho, diversas reuniões via Skype e centenas de e-mails trocados para essa produção que começou a ser publicada nesta semana. Na Gazeta do Povo, participam da série Universidades S/A: Felippe Aníbal,Marisa Boroni Valério, Caroline Olinda, Guilherme Storck, Brunno Covello, Marcelo Andrade. O vídeo contando os bastidores dessa parceria está disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/a-investigacao-2s1f5kra1ttusmi66yl7vmtw3.

INFINITYINFINITY
A Tim estreia uma nova campanha para apresentar conceitualmente o seu plano Infinity. Criado pela WMcCann, o filme será veiculado em rede nacional a partir do dia 15 de abril e conta com a locução da porta voz da marca, Dani Suzuki. A atriz mostrará que através do Infinity é possível se conectar com os diversos grupos que cada usuário faz parte, de onde estiver. O filme traz também a assinatura que permeará todas as peças de comunicação para o plano: “Infinity. A sua comunidade ainda mais conectada”. Na peça, Dani Suzuki conta a história de quatro personagens. O primeiro é o Beto, que aparece sozinho em um cenário paradisíaco, enquanto ela revela que ele está trabalhando com a equipe. Na sequência vemos a Renata em uma reunião num ambiente de trabalho, enquanto Dani, em off, diz que ela está se reunindo com as amigas. O Gabriel, em uma exposição, e Marta, em uma festa, surgem nas cenas seguintes, enquanto a atriz conta que ele está sempre ligado à família e ela curte um momento a dois. A locução em off conclui: “Com ligações, mensagens e internet, o Infinity conecta você com quem você quer estar mais perto. Infinitamente mais”. O filme de 30’’ conta com versão de 10’’ e vinhetas de 7’’ e de 5’’. Para assistir ao filme, acesse: https://youtu.be/XYg6cDWcYwo.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 20, Bárbara Corrêa-Versus Representação, Roberta Diniz, Omar Barreto Lopes-BB, Renato Alcântara-Embratur, Ricardo Antunes Ruas, Alex Pereira-McCann Erickson, Marilande Maccabelli-Publicis; dia 21, Lindalva Gomes, Humberto Junqueira-Vento Bravo Comunicação, Izo Zeigerman, Pedro Carlos Machado Peixoto Neto (Tupã)-Versus Representação, Otto Pajunk- Addict Marketing e Business; dia 22, Denise Del Negro, Delmo Tomaz da Fonseca-Bees Publicidade, Halley Amaral-Estúdio Audiotech, Mauro Sérgio Fernandes Silva-Exemplus Propaganda, Ricardo Tibães; dia 23, Soraia de Sousa Paiva-Armazém de Comunicação; dia 24, Ariadne Maciel, Gizella Rodrigues, Katiane Alves, Maria Eliza Cesarino Mendes Coelho, Verônica Maria Néri de Sá, Alex Coelho, Miguel Bueno-C3 Comunicação, Cleide Saraiva-Atual Propaganda; dia 25, Fernanda Moreira dos Santos-Secom, Joelma Sousa, Maria José Carvalho, Luiz Artur de Oliveira-Lis Assessoria; dia 26, Alexandre de Figueiredo Falcão, Karla Villela-Artplan, Célia Gonçalves-Link Propaganda.

E-mail: pedroabelha@terra.com.br