Home » Coluna Pedro Abelha
ArturB

Coluna Pedro Abelha

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Comunicadores e publicitários de Brasília têm a chance de conhecer a visão de Arthur Bender, especialista em gestão de marca. Com 20 anos de experiência na área de branding, Bender é autor de livro sobre o tema e irá apresentar a palestra “Planejamento Estratégico e Personal Branding”, durante o Top 10 Empresarial, realizado pela N Produções, dia 27 de setembro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. O especialista dará uma macro visão de um plano eficaz de marca ao abordar sua importância sobre vários aspectos. Ele destaca os reflexos na produção de sua empresa ou projeto com a boa utilização do branding. Mais informações sobre como garantir o seu ingresso para o Top 10 Empresarial pelo telefone 3272-1027 ou pelo site http://www.nproducoes.com.br/.

FERNANDO BRETTAS DEIXA A G3

Depois de 18 anos como sócio da G3 Comunicação, ele deixa a sociedade. Para descrever o momento que está vivendo, citou a frase “As depedidas são formalidades obrigatórias para que se possa viver uma das mais singulares emoções da vida: o reencontro com a sua própria vida”. Brettas foi presidente do Sindicato das agências de Propaganda do DF por dois mandatos, é diretor de relações governamentais da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda, e representante da Federação no CENP e no CONAR.
MALUQUINHOS POR DIVERSÃO
Ícone da literatura infantil no país, Ziraldo é o grande homenageado da Saraiva no mês das crianças. Com criação da agência Taterka, a campanha trabalha o conceito ‘maluquinhos por diversão’ e incorpora ao universo Saraiva elementos do personagem mais famoso do cartunista: Menino Maluquinho. O projeto é uma parceria com a editora Melhoramentos, que edita os livros do Ziraldo, para celebrar os 80 anos do autor. No formato 360º, a campanha prevê materiais de ponto de venda, ações off-line, online e programação completa de eventos infantis em lojas, com a presença do Ziraldo em São Paulo e Rio de Janeiro. E, ainda, a promoção ‘Maluquinhos por fotos’: nas compras acima de R$100 com cartão de crédito ou débito ou R$50 no cartão de crédito Saraiva, nas lojas físicas ou loja virtual da Saraiva, o cliente ganha um álbum de fotos personalizado em formato de revistinha. A campanha ‘Maluquinhos por diversão’ começa a ser veiculada hoje,dia 24, e se estende durante todo mês de outubro.

CONTRA A CORRUPÇÃO

A candidata da oposição à presidência da OAB-RJ, Carmen Fontenelle tem sua campanha criada pela 11:21, que colocou no ar neste fim de semana, na internet e em redes sociais, um comercial institucional contra a corrupção. O comercial mostra uma bandeira do Brasil do lado do avesso, tremulando, e o letering diz: “A corrupção inverte os valores de uma nação. Diga não à corrupção”. A intenção é dizer que a OAB sempre esteve presente em campanhas pela cidadania e que está na hora de voltar a se comunicar dessa maneira. A candidata tem entre suas prerrogativas o combate à partidarização da OAB e a volta da independência total da entidade. Link para o filme: http://www.youtube.com/watch?v=ocEEG_BC2Cg&feature=youtu.be.

 

JWT NO COLUNISTAS PR
A JWT e a Agência CASA conquistaram quatro medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze no Prêmio Colunistas PR. A JWT levou um ouro com a peça “Bolhas”, para Academia Gustavo Borges, e uma prata, com o anúncio sequencial “Mordidas”, criado para Kit Kat, na categoria Mídia impressa. Levou também uma medalha de prata com “Maçã”, para a Nokia, e uma de bronze com o filme “Velhinhos” para HSBC. Já a Agência CASA levou ouro nas categorias Mídia Alternativa – com a ação “Matinhos na Calçada”, para a marca Reach –, Mídia Digital e Cases e Mídia Integradas – com o case “Espalhe a leveza”, para Kraft Foods. Conquistou, ainda, um bronze na categoria Apresentações Especiais – com “Aventuras no Fundo do Mar”, um aplicativo lançado em uma promoção para Band-Aid.

 

ONG DONA DE LEITE
Com objetivo de angariar donativos para a ONG Dona de Leite, a Master Regional RE/MAX Minas Gerais, lançou campanha, via redes sociais – Twitter e Facebook, na última semana. De acordo com a responsável pelo marketing da regional, Daiana Sampaio, a ideia é gerar uma grande mobilização de pessoas, tanto virtual quanto presencialmente, para arrecadação de dinheiro e donativos que serão distribuídos na ONG em duas datas: Dia das Crianças e Natal. “Com as redes sociais, vamos criar uma viralização a partir da divulgação de imagens da campanha e com isso conseguir um engajamento por parte do nosso público. Cada curtida ou like que os usuários derem na nossa Fan Page no Facebook será revertido no valor de R$ 0,25 que serão doados a instituição”, informa. Na segunda etapa da campanha as pessoas poderão fazer a doação de brinquedos, roupas e alimentos em qualquer uma das oito franquias da RE/MAX em Belo Horizonte, Lagoa Santa e Uberlândia. Informações https://www.facebook.com/remaxminas e  https://twitter.com/REMAX_Minas.

 

NATAL MAIS CEDO
O Natal chegou mais cedo para a Duloren este ano. Começa a ser veiculada essa semana, a primeira peça publicitária da Duloren com gancho no Natal. A peça bem ousada, assinada pela X-Tudo, traz a bailarina do Faustão e Playboy de junho, Aline Riscado chutando o bumbum de um homem e com a famosa frase da marca: “Você não imagina do que uma Duloren é capaz”. Na foto, a bailarina aparece usando peças da coleção “Bubble”, lançamento da marca para o natal, em renda vermelha, referência à cor da data festiva. A campanha será veiculada nas redes sociais da Duloren (Twitter e Facebook), comandado pela Simples Agência, na mídia impressa e em mais de 22 mil pontos de venda espalhados pelo País.
SITE RENOVADO
O site do Spoleto está de cara nova. Desenvolvido pela Agência Kindle, o novo endereço virtual da maior rede de culinária italiana do Brasil promete encantar clientes e fãs do restaurante. A ideia é traduzir a essência da marca através de elementos artesanais, uma forte característica dos seus produtos. Além disso, a nova página mostra a trajetória de sucesso do Spoleto e explora seu histórico artístico baseado na arte da Itália antiga. Tudo isso foi trabalhado pela Kindle em um layout que harmoniza desenhos e cores, fazendo com que o usuário entre na história da rede e se sinta parte da família Spoleto.
CHARGES DO BRASILEIRÃO
Após 55 mil visualizações durante a Copa do Brasil, o aplicativo de charges da Petrobras inova em seu retorno para o Campeonato Brasileiro. Criado e desenvolvido pela Agência CASA, o app Charges do Brasileirão Petrobras pode ser acessado na fanpage do Facebook (www.energiadastorcidas.com.br/chargesdobrasileiraopetrobras) pelos torcedores de todos os times das séries A e B do Brasileirão a partir dessa semana. Basta curtir a fanpage e gerar charges com os mascotes dos clubes, deixando ainda mais divertidas as brincadeiras com os torcedores dos times adversários antes, durante e depois dos jogos. O primeiro passo é criar um texto e selecionar os mascotes que irão direcionar a brincadeira em cima de seus alvos favoritos. Depois é só compartilhar e curtir nas redes sociais, dando início a uma grande piada sobre as conquistas, as decepções e as chances de cada time no Campeonato Brasileiro. As ideias mais criativas concorrem a prêmios – um kit que inclui uma camisa oficial do time do vencedor, um Playstation 3 Slim com 160GB e um controle extra, além de um jogo Pro-Evolution Soccer 2013 –, o que dá à brincadeira um caráter simultâneo de disputa. As charges mais criativas e engraçadas de cada mês serão premiadas mensalmente até o final do Brasileirão Petrobras, em dezembro.
9º MAIS VISTO
O comercial “Miniatura” da 11:21 para a Recreio Volkswagen está em 9º lugar entre os 10 mais vistos da semana no site We Love Ad, de Singapura, o maior da Ásia e uma das principais referências do mundo em propaganda. Gustavo Bastos, sócio e diretor de Criação da Agência, criador do comercial com o Diretor de Arte Leandro Barbosa, comemora o destaque: “Mais uma vez a gente mostra que a Simplicidade Criativa pode chegar bem longe”.
III PRÊMIO PERNAMBUCO DE PROPAGANDA
Conquistando três medalhas de Ouro, quatro de Prata e seis de Bronze, a Arcos Comunicação, foi a grande vencedora da noite no III Prêmio Pernambuco de Propaganda e ganhou o direito de assinar a campanha publicitária da próxima edição. O evento, foi promovido pelo Sinapro-PE, com apoio da Abap-PE. A abertura da cerimônia de premiação que ocorreu na quarta-feira, 19 de setembro, no Chevrolet Hall, contou com o discurso do Presidente do Sinapro-PE, Antônio Carlos Vieira, que fez uma reflexão sobre a importância do prêmio. “A premiação reflete um mercado publicitário pernambucano criativo e cada vez mais maduro. O PPP acompanha esse amadurecimento com o orgulho de sermos publicitários e vivermos juntos mais um grande momento esta noite”. A noite foi de expectativa e comemoração para os vencedores do ano e os Grand Prix de cada categoria. Agência do Ano: Arcos Comunicação; Anunciantes do Ano: Natura; Produtora de Imagem do Ano: Ateliê de Imagens; Produtora de Som do Ano: Onomatopéia; Comercial de TV/Cinema do Ano: Série – 12 de março – uma canção para Recife e Olinda / TV Globo Nordeste / Plano B Comunicação / RTV Produções; Comercial de Rádio do Ano: Série – Dia do Rock Rivoli / Rivoli / Arcos / Onomatopéia; Peça de Mídia Exterior do Ano 1: ônibus Sanfona / XIII Fenearte / Plano B Comunicação; Peça de Mídia Exterior do Ano 2: Série – Lacta Mordida / Kraft Foods / Agência: Gruponove; Peça Digital do Ano: Penteadeira / Natura / Ampla / Dafne; Campanha Digital do Ano: El Jimador e Jacaré Banguela – Uma viagem ao México / Brown-Forman-El Jimador / Hagua / Hagua e Jacaré Banguela; Campanha Promocional do Ano: Penteadeira / Natura / Ampla / Dafne; e Peça Promocional do Ano – CD – Cantigas Johnson’s baby / Johnson & Johnson – Johnson’s baby / Gruponove / Estúdio das Cavernas. Ao final da cerimônia o mercado publicitário se emocionou com a homenagem póstuma para o notável publicitário Severino Queiroz, fundador da agência Ampla Comunicação, que faleceu no dia 22 de julho. O texto produzido pelo Diretor Comercial da Globo Nordeste, Iuri Leite, contou toda a trajetória de batalha, paixão e sucesso que “Seu Queiroz” percorreu, bem como relembrou as belas frases ditas pelo publicitário ao longo de sua vida.

 

NOVO DESAFIO DE MARIO VIRVA
Mario Virva começou sua carreira no setor publicitário há praticamente 23 anos, passou por grandes agências, foi diretor de criação de uma das unidades da Fischer em Minas Gerais e possui diversos trabalhos premiados em festivais, como no El Ojo de Iberoamérica, Profissionais do Ano da Rede Globo e Festival Mundial de Gramado. Atualmente, ele é sócio e diretor de criação da DIFERi Comunicação de Impacto®. No ano passado, a agência emplacou dois vídeos na revista alemã Archive com co-direção de Mario, conquistando assim a marca de ser a única agência do interior da América Latina a conseguir destaque na publicação em 2011. Agora, Virva se lança em novos desafios e assina a direção de cena de dois vídeos criados para Elglobal. “Trabalhei sempre com ótimos profissionais, e com o passar do tempo você acaba criando um olhar bem específico. Estar disposto a enfrentar novos desafios é uma grande qualidade nos tempos de hoje, comecei minha vida profissional há muito tempo, e agora me lancei nesse outro desafio, assim como outros criativos como Dulcídio Caldeira, ex-diretor de criação da AlmapBBDO e da BBDO de Nova York,  e Marcelo Giannini, sócio e diretor de criação da Loja Comunicação. Não estou me comparando a eles, mas existem vários casos de diretores de criação que se lançam como diretores de cena”, comenta Mario Virva. Os vídeos fazem parte da campanha de lançamento do Neo Office.

 

HOMENAGEM A NEIL ARMSTRONG
O Spé, Spa do Pé, faz uma homenagem na semana que vem ao astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a colocar os pés na lua, morto recentemente aos 82 anos de idade. O comercial de 15″ criado pela 11:21 mostra a imagem de um astronauta na lua em preto e branco com uma trilha épica e o texto da homenagem: “a gente não podia deixar de homenagear o homem que pousou na lua e colocou os dois pés na história”. A criação é de Gustavo Bastos e Leandro Barbosa com direção de Gustavo, produção da Cinerama Brasilis e trilha da Silence. O atendimento é de Mônica Broseghini e Petra Carstens, mídia de Bianca Brandão e aprovação de Luiz Pedreira.
19 ANOS DO NEUMARKT
Uma ampla campanha conceituando o Neumarkt Blumenau como um shopping em constante renovação, foi desenvolvida pela Competence para marcar o aniversário do empreendimento. Com o slogan “Há 19 anos, um shopping sempre novo. Um shopping sempre seu”, a campanha é respaldada na relação da marca do Grupo WAJ com os clientes. Assim, o símbolo do Grupo é o elemento de interação utilizado em diversas situações em que as pessoas aparecem abraçando, valorizando o fato de ser uma marca apreciada e que faz parte da vida cotidiana das pessoas. O símbolo foi texturizado para ressaltar cada um dos quatro principais pilares do Neumarkt: moda, gastronomia, amplo estacionamento e diversão.  A campanha destaca, ainda,  a ação promocional com uma cartela de descontos retirada nas lojas e encartada em jornal. A campanha, composta por anúncios, filme, outdoor e peças de PDV, ressalta, ainda, os investimentos do Shopping Neumarkt Blumenau em novidades para oferecer o melhor em compras, lazer e diversão para os clientes da região. A renovação é outro dos pontos de força da campanha que mostra a futura transformação da praça de alimentação em um centro gastronômico com muitas novidades. Outro diferencial do shopping de Blumenau é a ampliação do estacionamento que acaba de ganhar 300 novas vagas. E o entretenimento, mostrado através da tecnologia das salas de cinema com 3D é o quarto pilar da campanha.

 

NOVA DIRETORA DE ARTE
Jéssyca Lobo é a mais nova componente da equipe criativa da Kindle, sob direção de Fábio Barreto. A diretora de arte chega para atuar nas contas de BRMalls, Sportv, Forum Ipanema e PSafe, entre outras. Jéssyca já trabalhou na Percepttiva (RJ), Virtus Filmes (GO) e PC Vídeos Filmes (GO).
ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 24, Daniele Abreu Bechique, Isabela Andrade, Luiz Lourival Silva-Rede Globo, Nilo Sérgio Mothé-Rede Globo, Márcio Monteiro-Agnelo; dia 25, Alessandra Nogueira da Gama-SBT, GalebBaufaker-Minicentro; dia 26,Adilson José da Silva-Sá Publicidade, Lana Piccoli, Roberto Moreira Campos-Ministério da Justiça, Zildete Nascimento-Sindicato dos Publicitários; dia 27, Adele Rossi Heusi, Ana Maria Silva Barros,  Marcelo de Faria Campos, Márcio Antônio Corrêa, Mariana Castello, Renato Fernandes, Marítisa Gambirasi; dia 28, Benjamim Carvalho de Matos-Secom, Flávio Resende-Proativa, Mônica Taurisano,  Paulo César Oliveira Marques-Correio Braziliense, Raul Francisco Madureira de Lima-Ferraz Publicidade, João Paulo Andrade Pereira; dia 29, Charlinho Marar Filho-Espaço Comunicação, Eduardo Reis, Maria Delfina Dornas-Fábrika, Sidney de Jesus Oliveira, Silvana Lúcia-Radiobrás; dia 30, Andressa Andrade, Caroline Rebellato-McCann Erickson; Catarine Xavier, Flávia Mota de Castro, Suellen Kiss.

Deixe uma resposta