Home » Coluna » Coluna Pedro Abelha
Record Brasilia

Coluna Pedro Abelha

NOVA CAMPANHA DA RECORD
“Se tem você, tem Record no ar”. Este é o mote da nova campanha da Record Brasília, lançada no Distrito Federal e em todo o entorno. Com o conceito de tornar o espectador uma peça fundamental para o sucesso da emissora, a campanha ousa em ações promocionais de rua para divulgar a programação, colocando como garotos-propaganda os artistas e jornalistas da emissora. Rodrigo Faro, Sabrina Sato, Marcos Mion, Chris Flores, Geraldo Luís, Roberta Piza, Henrique Chaves, Luiz Carlos Braga, Giulianno Cartaxo, Bruno José e Lívia Braz estarão mais presentes na vida dos brasilienses até dezembro. A primeira fase foi iniciada com a veiculação de anúncios em busdoor e de spots em rádios da região. Criada pela agência Momento Prommo, a campanha promete crescer, ao longo de novembro, com a veiculação em diversas mídias e com ações promocionais em pontos de grande fluxo, incluindo a participação de profissionais de peso da Rede Record nacional em determinados momentos. A agência não revela como isso acontecerá, mas garante que é algo inédito em Brasília. Dentro das estratégias da campanha, está ainda a de promover a interação com os seus telespectadores, seja pela internet ou ao vivo. A Record Brasília vai sortear um passeio para conhecer os estúdios da Record em São Paulo. Os colaboradores também serão contemplados com ações de endomarketing. “A Record Brasília é uma emissora que cresce em qualidade e em investimento, o que reflete também no crescimento da nossa audiência. Com esta campanha, queremos reforçar o reconhecimento da importância dos nossos telespectadores e de cada um dos nossos colaboradores para o nosso trabalho diário”, explica Carlos Alves, diretor geral da emissora.

RIR É O MELHOR REMÉDIO
Na última sexta-feira, dia 31, velhos companheiros se reuniram no Calhandra, em São Paulo, para festejar a vida. O almoço, já tradicional, é iniciativa do grupo do Facebook Semsura 888 e reúne mais de cem profissionais em cada edição. Boa comida, chopp gelado e muita risada. Como é bom encontrar os amigos e, como dizem os matutos, “conversar miolo de pote”. Realmente tem que se agradecer muito o privilégio de participar de um grupo tão bacana. A revista Seleções tem razão: Rir é o melhor remédio. Que venha logo o próximo encontro. Clique aqui para ver as fotos.

FESTA DA PROPAGANDA
Atenção mercado, falta um mês para a festa em homenagem ao Dia Mundial da Propaganda. Não esqueçam, dia 03 de dezembro, na Associação Médica de Brasília.

 

Projetos Rede Tribuna.CADERNO DE PROJETOS 2015
A Rede Tribuna de Comunicação, de Vitória-ES, formado pelo Jornal A Tribuna (o de maior circulação do estado), TV Tribuna (afiliada do SBT), Rádio Tribuna AM e Rádios Tribuna FM (Vitória e Cachoeiro do Itapemirim) já disponibilizou ao mercado o seu caderno de Projetos 2015. Entre os projetos apresentados no caderno, destacam-se o Carnaval Capixaba, o Seminários Tribuna, o Tribuna Open de Tênis, a Corrida Tribuna Ruas da Cidade e o Natal Encantado. Uma oportunidade imperdível para quem precisa falar com o Espírito Santo e com um custo/benefício imbatível.

PRÊMIO CAIO
O Prêmio Caio, maior premiação da indústria de eventos e turismo brasileira, divulgou a lista dos empreendimentos, espaços e destinos para eventos que mais se destacaram nacionalmente em 2014. São 30 Resorts, Hotéis, Centros de Convenções, Pavilhões e Espaços para Eventos distribuídos em 12 cidades de seis estados do país, além de três destinos para eventos de grande porte: Florianópolis/SC, Fortaleza/CE e Salvador/BA. Somente no estado de São Paulo destacaram-se 20 empreendimentos, sendo 13 na capital. No Rio de Janeiro foram quatro finalistas. Os demais estão distribuídos entre o Paraná, Santa Catarina, Brasília e o estado da Bahia. Os empreendimentos da lista destacam-se entre os 114 espaços e empreendimentos finalistas Regionais em 10 subcategorias. A disputa passa pela análise de um corpo de jurados extremamente qualificado, de usuários corporativos de hotéis e profissionais que realizam eventos pelo Brasil. “A análise incentiva a melhoria dos equipamentos e contribui para o desenvolvimento da indústria de eventos e turismo”, salienta o diretor do Prêmio Caio, Sergio Junqueira Filho. Os 30 finalistas Nacionais da categoria Empreendimentos concorrem aos Jacarés de ouro, prata e bronze que serão revelados no dia 09 de dezembro, durante a Noite do Jacaré, cerimônia de premiação do Prêmio Caio, no Expo Center Norte. Além deles, concorrem, outros 15 destinos diferentes para eventos de médio e pequeno porte, em todo o país.

Pack GPVEÍCULO IMPRESSO DO ANO
A Gazeta do Povo, jornal que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação, levou o Grande Prêmio de Veículo Impresso do Ano e prata na categoria Evento Social na 38.ª edição do Prêmio Colunistas Paraná, promovido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp) e realizado pelo Espaço de Marketing. Neste ano, a mais tradicional premiação brasileira de comunicação de marketing foi segmentada em 13 premiações, sendo: Mídias Integradas, Filmes, Rádio, Mídia Impressa, Mídia Exterior, Digital, Técnica, Promo, Marketing Direto, Design, Mídia, Inovação e Nova Geração. Para Axeu Beluca, diretor de Marketing da Gazeta Jornais, destaca o trabalho em equipe e a sinergia entre as áreas tanto para fortalecer a marca como para entregar conteúdo de qualidade. Na categoria Evento Social, a Gazeta do Povo e a Canal/MKT conquistaram a prata com “100 Anos de Emoção – Melhores do Paranaense 2014″. O Prêmio Colunistas Paraná 2014 contou com a participação de 22 jurados, incluindo jornalistas especializados da ABRACOMP e profissionais convidados, do mercado paranaense e de outros estados, entre publicitários, designers, profissionais de marketing promocional, professores, além de representantes de clientes, veículos, fornecedores e de entidades do setor de comunicação de marketing.

AMPRO BahiaLIVE MARKETING NA UNIVERSIDADE
Depois de Pernambuco, chegou a vez da Bahia receber, nos dias 6 e 7 de novembro, o Live Marketing na Universidade, evento promovido pelo Capítulo Nordeste da Associação de Marketing Promocional (Ampro Nordeste). O objetivo do encontro é inserir o tema Live Marketing no ambiente das instituições de ensino e despertar, cada vez mais, o interesse dos estudantes pelo universo do Marketing Promocional. O encontro na capital baiana contará com a palestra A Comunicação caminhou para o Live. Nós só contamos a história, ministrada pelo criativo carioca Tony Coelho, que também esteve no primeiro ciclo do evento, realizado em outubro, no Recife e em Caruaru. O evento será realizado no Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), Universidade de Salvador (Unifacs) e Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). “O Live Marketing na Universidade é um evento que traz a oportunidade de conversa e troca de ideias entre o mercado e o meio acadêmico”, diz o presidente da Ampro Nordeste, Milton Santana, lembrando que o evento é gratuito e aberto ao público.

Nova_Aliança - InternaCORRETORES DA GEMA
Com o objetivo de incentivar os corretores de imóveis a venderem cada vez mais e atenderem os clientes com excelência, a Kindle desenvolveu para a Nova Aliança o projeto Corretores da Gema. A campanha explora o principal conceito da marca da Nova Aliança, corretora de imóveis, há 19 anos atuando na Zona Sul do Rio de Janeiro, que conhece e sabe o tipo de imóvel que o carioca procura. Foram criados cartazes de lojas, e-mails marketing, brindes, entre outras peças de comunicação interna. Tatiana Guedes, gerente de Marketing da Nova Aliança, explica que a campanha é mais um estímulo na formação dos corretores, que é uma marca registrada da empresa. “Nós sempre formamos os nossos funcionários. Com o Corretores da Gema os estimulamos a estudarem (temas sobre corretagem e atualidades) e depois realizamos um tipo de perguntas e respostas para cada equipe. Os que se saem melhor, ganham prêmios, almoço num local bacana ou um café da manhã com o Ceo. Já até premiamos o melhor corretor com um carro 0 km. Com a ajuda da agência Kindle pudemos desenvolver o projeto de uma forma criativa’’, finaliza.

Giovanni RivettiJURADO NO EL OJO
Giovanni Rivetti, Chief Executive Officer do Grupo New Content, será jurado do El Ojo de Iberoamérica 2014 nas categorias “Conteúdo”, “Sports” e “El Ojo Local – Melhor Ideia por País”. Essa é a sétima vez consecutiva que o profissional participa do júri do maior festival de publicidade da América Latina, que neste ano apresenta sua 17ª edição e será realizado entre os dias 19, 20 e 21 de novembro no Hotel Hilton, em Buenos Aires. Enquanto a categoria “Conteúdo”, da qual Rivetti participa desde 2009, busca premiar a criatividade na mensagem feita para marcas e indústria do entretenimento, “Sports” reconhece as peças, ações ou campanhas criativas relacionadas com o cenário esportivo e as companhias que sabem aproveitar a oportunidade de negócios que eventos como a Copa do Mundo de 2014, Mundial de Basquete 2014 e as Olimpíadas de 2016 oferecem para uma conexão com seus consumidores. Já a categoria “El Ojo Local – Melhor Ideia por País” indica a Melhor Agência, Melhor Criativo, Melhor Produtora, Melhor Realizador e Melhor Anunciante de cada país ou sub-regiões da América Latina que mais se destacaram nos diferentes níveis de desenvolvimento da indústria da publicidade. Junto com os demais jurados destes segmentos, Rivetti participará das etapas de definição dos membros concorrentes, ajudará na escolha dos finalistas e então chegará aos indicados a Bronze, Prata e Ouro. Entre os trabalhos que conquistarem Ouro, os presidentes de júri definirão no Festival quais ganharão o Grand Prix. “É uma honra fazer parte de um corpo de jurados com mais de 200 profissionais do mercado latino americano, se comprometendo com um festival que divulga a produção inovadora do nosso território, também rico na diversidade de ideias e abordagens e por isso também reconhecido em nível global”, aponta Giovanni Rivetti. Com quase duas décadas de experiência em branded content, Giovanni comanda há seis anos o Grupo New Content, holding 100% dedicada à criação de estratégias de conteúdo para marcas ao lado dos sócios Roberto Feres, Edoardo Rivetti e Raphael Alcântara. O grupo produz publicações impressas, vídeos para web, obras audiovisuais, conteúdo mobile e ações para redes sociais. A lista de clientes atendidos pelo grupo inclui: TAM, Grupo Amil, Bradesco, Vivo, Google e Grupo Boticário.

CapaemaltaACHADOS & ROUBADAS
Chairman da WMcCann, Washington Olivetto lança, em novembro, seu sétimo livro, Achados & Roubadas – o segundo editado pela Panda Books com crônicas sobre suas experiências gastronômicas ao redor do mundo. A primeira obra em parceria com a editora foi Só os patetas jantam mal na Disney, lançado em 2011. A partir de suas aventuras à mesa, quando a satisfação do paladar fica acima ou abaixo da expectativa, Olivetto monta uma lista com indicações de onde se ir (ou não) em busca do prato inesquecível, acompanhadas de histórias mais memoráveis ainda. O lançamento de Achados & Roubadas acontece em duas noites de autógrafo: a primeira em São Paulo, no dia 4 de novembro, e a segunda no Rio, no dia 10 de novembro, ambas no Bar Astor, a partir das 19h.

.

.

Amoedo-Pintou, ta novoPINTOU, TÁ NOVO
Até o dia 09 de novembro, a Amoedo, líder no varejo de material de construção do Rio de Janeiro, realiza a campanha “Pintou, tá novo”. Assinada pela agência Artplan, a campanha conta com peças para TV, Rádio e Ponto de Venda, além de encarte. Com o mote “Encontre Aqui As Cores Que Vão Alegrar a Sua Casa”, as peças buscam mostrar ao cliente que a pintura pode alegrar os ambientes. O filme para TV, por exemplo, mostra uma parede sem vida e gasta que se transforma quando ganha uma cor viva e forte. A ação promocional se estende a todas as dez unidades da rede Amoedo e oferece descontos de até 30% de desconto em itens dos setores relacionados à pintura, além de itens de revestimento, ferramentas, louças e metais.

.

.

GLOBOSAT VENCE EM TRÊS CATEGORIAS
A Globosat venceu em três categorias no PromaxBDA LatinoAmérica 2014, uma das principais premiações de marketing do setor que destaca os melhores projetos criativos desenvolvidos na América Latina para promoção de programação e construção de marcas de canais de TV. As chamadas ganhadoras foram produzidas pelo Departamento de Promoções da programadora em parceria com o Canal Brasil e GNT. Duas promos do Canal Brasil ganharam Ouro nas categorias Documentary Promotion com a divulgação de “Mostra Eduardo Coutinho”, em homenagem ao cineasta falecido, e na categoria Movie Promotion com “Cone Sul”, faixa que apresentou dois filmes com Ricardo Darín e Soledad Villamil dirigidos por Juan José Campanella. O GNT conquistou a prata na categoria Holiday/Seasonal/Special Event Spot com a chamada do “Dias dos Pais”, que comemora a data especial de forma bem-humorada com um filme que mostra todo o esforço que a mãe dedica ao filho, mas, a primeira palavra que a criança pronuncia é “papai”. O Canal Brasil foi finalista ainda com a promo “Mostra 50 Anos do Golpe” na categoria Documentary Promotion, que divulga a programação especial sobre o Regime Militar com dez filmes censurados e novas produções.

FLUXO EM NOVO ESPAÇO
A partir da segunda quinzena de Novembro, a Fluxo – Escola de Fotografia Expandida estará atendendo em novo espaço. Mais amplo, com novas salas de aula, espaço expositivo, laboratório de revelação P&B e novos equipamentos, na Rua João Telles no 291, no bairro Bom Fim, em Porto Alegre/RS. Junto com a nova sede, a Fluxo inaugura um núcleo de audiovisual, a Fluxo.Mov, que tem como objetivo fomentar o ensino em cinema, trazer conhecimento e reflexão, além da troca de experiências e aperfeiçoamento para quem atua nesta área. A diretora, roteirista e produtora cinematográfica Beca Furtado é a curadora do núcleo, que passa a oferecer vários novos cursos, palestras, workshops, intervenções, entre outras atividades. Para Evelyn Hunsche Ruhl, diretora da Fluxo, a ideia é que na nova sede da escola possam ser realizadas também sessões comentadas de cinema, com filmes que não são exibidos nas grandes salas, valorizando curtas e filmes do cenário independente. “A Fluxo se percebe como uma escola de educação visual, e o cinema está inserido neste pensamento de ensinar a pensar e produzir imagens, sejam elas estáticas ou em movimento”, completa Evelyn. Para o lançamento da Fluxo.Mov, a escola oferece três cursos com grandes nomes do audiovisual brasileiro: Seriado na TV – da ideia ao piloto, com o autor e roteirista de televisão Newton Canitto; Montagem Audiovisual, com o montador, diretor e roteirista Vicente Moreno; e Direção Cinematográfica, com o diretor e roteirista Emiliano Cunha. Além destes cursos, a Fluxo agrega ao seu escopo outros cursos de cinema e um grande time de professores do audiovisual, como o diretor de fotografia Bruno Polidoro, o diretor de som e imagem Caio Amon, os diretores cinematográficos Gustavo Spolidoro e Pedro Gusmão e os profissionais do estúdio de cinema, som e música Kiko Ferraz Estúdio.

Gustavo BastosJURADO DO COLUNISTAS
Gustavo Bastos, sócio e diretor de Criação da agência 11:21 foi convidado para integrar o júri do Prêmio Colunistas São Paulo, a premiação mais tradicional da propaganda brasileira, com mais de 40 anos de existência. A votação termina no sábado, dia 8 de novembro, em São Paulo. Gustavo vai julgar Filmes, Rádio, Mídia Exterior e Técnica. “Será um prazer e uma honra participar de um evento tão importante como este”, comemora.

.

Novo 99-5

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 3, Euler Calazans, Marcelo Porlan, Saulo Rocha, Viviane Amaral-Agnelo Pacheco; Dia 4, Bibiana Stohler, Carlos Farias Pontes, Fernando Viegas-Self Propaganda, Frederico Hudson, Viviane Santos; Dia 5, Carolina Nunes-Nova/SB, Francisco Borges Santana, Gilma Célia dos Santos-Agecom GDF, Ingrid Rocha, Ivana Colombo-141 Brasil Comunicação; Dia 6, José Ricardo de Antoni-Secom; Rosinete Dalmaschio-Secom, Vanessa Braun; Dia 7, Cristiano Medeiros da Silva; Débora Carvalho, Everton Luiz Cabral Machado-ECT, Luiz Carlos do Nascimento, Orion Silva de Oliveira-Orion Publicidade, Felipe Junqueira-3 Mídia; Dia 8, Francy Lourdes Pereira Borges, Wesley Correa Aquino-Titan; Dia 9, Ana Paula Lopes Nascente, Anangela Castro, Leonardo Valverde-All Channel, Rayane Cecília, Luciana Raouf, Mª Helena Pacheco Schuster-Secom.

Novo SD