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Coluna Pedro Abelha

PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL

Para incentivar os mestres da rede pública de ensino infantil e fundamental a participarem da sexta edição do Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo MEC,a LinkComunicação & Propaganda criou uma campanha mostrando a importância da disseminação dos projetos bem-sucedidos e do reconhecimento dos trabalhos destes profissionais em todo o país. “Da sua sala de aula para todo o país.” é o slogan da campanha, que prevê anúncios nas principais revistas segmentadas, reforçando que as inscrições podem ser feitas até o dia 27 de outubro. O Prêmio Professores do Brasil reconhece a contribuição dos mestres das redes públicas de ensino na melhoria da qualidade da educação básica. O concurso consiste na seleção e premiação de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas ou em desenvolvimento e que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

 

TOP DE VENDAS E MARKETING

As grandes empresas de Brasília foram homenageadas com o Prêmio Top de Vendas e Marketing, entregue pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-DF), na segunda-feira, dia 24, no restaurante L’Affaire. Os vencedores da 5ª edição no Distrito Federal foram a Base Atacadista, o restaurante Commo Gastronomia, a JCGontijo Engenharia e o Brasília Shopping. Além destas empresas, pela primeira vez a ADVB DF recebeu cases de outros estados. Também foram laureados a Dançar Marketing e a Boa Vista Serviços, de São Paulo. Segundo o presidente da ADVB-DF,Newton Garcia, o prêmio procura reconhecer as empresas que superaram suas metas e transformam-se em casos de sucesso, ou seja, tornam-se grandes exemplos para o mercado, uma vez que a premiação visa estimular a produção de cases, por meio da ação e divulgação daqueles que demonstram ter utilizado, com maior propriedade esse ferramental. “O Top de Marketing e Vendas contribuirá para que os nomes dessas empresas conquistem mercados cada vez mais amplos” destaca. Quanto à metodologia da premiação,Newton Garcialembra que está direcionada a difusão de conhecimentos e capacitação profissional. “Os cases vencedores geram farto material, e estarão disponíveis para análise, estudos e debates”, ressalta.

 

EVENTO DA TV1

O Grupo TV1 reuniu, em Brasília, cerca de 30 convidados para um café da manhã no Grenat Cafés Especiais, onde foi apresentada a palestra “A utilização do conteúdo como estratégia na comunicação pública”. Os principais tópicos do evento foram: as ideias inovadoras praticadas pelo mundo; as mudanças na comunicação do cidadão com o estado no ambiente digital; o que se torna possível fazer com Big Data e Open Data (aplicativos, colaboração com cidadãos, etc); como a criação de ações e aplicativos com dados governamentais no Brasil ainda é baixa e cases de comunicação pública de diversos países.

 

ESTAMOSDE VOLTA

Depois de nove anos, a seleção brasileira masculina retorna à elite da Copa Davis de Tênis. Em comemoração a essa conquista,a LinkComunicação & Propaganda desenvolveu para os Correios – patrocinador oficial da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) desde 2008 – um anúncio que traz em destaque um abraço dos atletas Thomaz Bellucci e João Zwetsch, com o slogan “Estamosde volta”. Na peça, a dupla de tenistas que comandou a vitória por 5×0 contra a Rússia aparece envolta pela bandeira do Brasil, em um abraço que representa a união do grupo. “Nosso tênis voltou ao lugar que merece: o topo”, diz o anúncio. A parceria Correios e CBT tem o compromisso de popularizar o tênis, formar mais atletas e fazer desse esporte uma presença também em pódios mundiais e olímpicos.

 

CUIDE-SE BEM

A linha de cuidados pessoais Cuide-se Bem, que oferece soluções para descomplicar a rotina de cuidados diários das mulheres, está de cara nova e, para comunicar a novidade, além de reforçar o atributo de suavidade que a linha proporciona, O Boticário lança o filme “Toques”, criado pela AlmapBBDO. O comercial estreou no último dia 30 (domingo), no intervalo do Fantástico (Globo). A campanha terá veiculação nacional e contempla ainda anúncios para revista e internet, spot para rádio, outdoor e Elemídia. Complementando, O Boticário também prepara uma ativação com consumidoras em parques de quatro capitais brasileiras – Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Salvador. Nas tendas de Cuide-se Bem as consumidoras poderão conhecer os hidratantes da linha, com experimentação dos produtos, e aproveitar aulas de alongamento ministradas por profissionais de educação física.

 

ANÚNCIOS ERÓTICOS

Com o conceito “Não deixe a rotina atrapalhar o seu relacionamento”, entrou no ara novacampanha da Loja Comunicação para a boutique erótica A2, a maior loja de produtos eróticos do Rio de Janeiro. As peças mostram diálogos entre casais onde a rotina interfere na vida amorosa. Além do anúncio impresso, a campanha conta com spots para rádio. Em um dos diálogos dos spots a esposa fala para o marido que não está usando nada por baixo da roupa quando ele responde: “Também, com o calor que está fazendo…”. Em outro, o marido chama a esposa para tomarem banho juntos e ela responde perguntando se vão fechar a água hoje. A criação é de Daniel Bensusan e Thiago Neves, com direção de criação de Marcelo Giannini e produção da Silence.

 

PICCADILLY NICE

A Piccadilly apresenta uma nova gama de produtos com sua marca, dentro do segmento esportivo urbano, denominada Piccadilly Nice e destinada ao público jovem. Por isso a campanha primavera-verão 2012/2013 de Piccadilly Nice, criada pela agência GlobalCommONE, apresenta elementos do dia-a-dia de uma forma descontraída, para responder a três perguntas básicas sobre o produto: quem usa, onde usa e como usa. A novalinha, com design arrojado e modelos confortáveis, pode ser conhecida também através do Fashion Film Nice (http://bit.ly/PusOxf), que mostra o dinamismo entre os calçados e os melhores momentos em que podem ser usados. O vídeo, com duração de 1min e 30 seg, disponível apenas na internet, foi desenvolvido pela GlobalCommONE em parceria com a MMConteúdo.

 

PRÊMIO GRPCOM DE COMUNICAÇÃO

O balanço das inscrições na 4ª edição do Prêmio GRPCOM de Criação, que seleciona os melhores materiais publicitários veiculados nos meios de comunicação do Grupo Paranaense de Comunicação, mostra a consolidação do prêmio que valoriza a produção publicitária de todo o Brasil, principalmente a do Paraná. Foram registradas 740 inscrições de peças publicitárias de 117 agências nas seis categorias: Televisão Curitiba, Televisão Regional, Rádio, Jornal, Digital e Responsabilidade Social. O grande diferencial do Prêmio GRPCOM de Criação é o sistema de julgamento das peças, adotado desde a sua primeira edição, realizada em 2009. O investimento na customização de um sistema de votação online garante mais agilidade na apuração do resultado. Além disso, a participação de profissionais de criação e mídia de outros estados na avaliação das peças inscritas nos prêmios Televisão Curitiba, Rádio, Jornal, Digital e Responsabilidade Social e de grandes nomes do mercado publicitário paranaense para avaliar as peças inscritas no prêmio Televisão Regional, garantem a isenção no processo de julgamento. “O Prêmio vêm evoluindo a cada ano e em sua quarta edição está buscando ampliar os olhares sobre a produção publicitária, envolvendo outros profissionais das agências, não apenas os de Criação. Com isso, o julgamento sobre as peças concorrentes ganha ainda mais credibilidade”, diz Fábio Guimarães Costa, gerente corporativo de Promoções e Projetos do GRPCOM.

NOVOS CRIATIVOS

O vice-presidente nacional de criação da Ogilvy & Mather, Anselmo Ramos, acaba de contratar mais três integrantes para sua equipe: Gabriel Pinheiro(Ceará), Guilherme Nóbregaambos diretores de arte, e José Arnaldo Suaid, redator. Ceará veio da DM9DDB é já criou para empresas como Philips, Banco Itaú e Guaraná Antarctica. Já Guilherme é ex-Ogilvy Londres e também tem passagens pela AlmapBBDO e DM9DDB. O profissional trabalhou para as marcas Unilever, Coca-Cola, Nokia e Huggies. José Arnaldo, por sua vez estava na Loducca e ainda acumula passagem pela DDB NY. Entre as marcas para as quais criou estão Peugeot, Nextel e Red Bull.

 

NOVO SITE DO SPOLETO

Após lançar a novalinguagem de comunicação em julho, o Spoleto apresenta seu site (www.spoleto.com.br). Desenvolvido pela agência carioca Kindle, o novo endereço virtual da maior rede de culinária italiana do Brasil promete encantar clientes e fãs do restaurante. A ideia é traduzir a essência da marca através de elementos artesanais, uma forte característica dos seus produtos, e explorar a imagem do “Chefinho”, seu personagem animado e ícone de todas as campanhas publicitárias e de marketing lançadas esse ano. O novo site mostra a trajetória de sucesso da empresa, seu histórico artístico baseado na arte da Itália antiga, é inteiramente ligado às redes sociais e traz várias novidades para o internauta. “Coma nova página vamos interagir mais com o cliente e facilitar seu contato com a marca, mas, acima de tudo, queremos tornar a navegação atraente e gostosa. E reforçar o novo posicionamento da marca ‘Crie Bons Momentos Aqui’”, conclui o diretor de marketing e franquia da rede Antonio Moreira Leite. A rede de culinária italiana Spoleto dobrou a verba de marketing para 2012 e investiu R$ 16 milhões ao longo do ano para mostrara nova linguagem de comunicação da marca com o conceito “Crie bons momentos aqui”.  “É o maior investimento feito até o momento, 100% superior ao de2011”, assegura Antonio Moreira Leite. Desenvolvido pela agência Artplan, o reposicionamento da empresa exalta nas peças publicitárias e na criação de um brandbook sentimentos que estão presentes no DNA da empresa como alegria, criatividade e agilidade, sempre com foco na qualidade do produto.

 

SHOPPING CASA&GOURMET

Agência Kindle acaba de criar a campanha de lançamento do Shopping Casa&Gourmet. A campanha contará com mídia impressa, trabalho de mall, spots, marketing direto. O shopping é o antigo Rio Plaza, que agora muda de nome e assume sua vocação. Algumas peças estratégicas trazem profissionais renomados atestando a qualidade do novo empreendimento. Segundo Fábio Barreto, diretor de criação da agência, “A campanha traz em primeiro plano o grafismo da marca, simbolizando a interseção da decoração e da gastronomia presentes no novo shopping”, afirma Fábio.

 

NOVA DIRETORA DE MARKETING

A Schincariol anuncia a chegada de Maria Inez Murad como Diretora de Marketing da empresa. Inez é formadaem Jornalismo e Publicidadee Propaganda pela PUC RJ. Tem especializaçãoem Comunicação/Imageme Sustentabilidade com MBA Executivo em Creative Leadership pela Berlin School of Creative Leadership. Inez tem mais de 25 anos de experiência na área de Marketing com foco em produtos e bens de consumo em mercados competitivos para marcas de alta penetração. Há 3 anos, Inez atuava como consultora de marca e imagem para empresas como Nokia e Welleda. A profissional contribuiu para a consolidação da marca Omo, premiada mais de sete vezes consecutivas pelo Top of Mind dentre todas as marcas de consumo do Brasil. Em 2002, Inez recebeu o título de Profissional de Marketing do Ano pelo Prêmio Caboré. Inez inicia na Schincariol com o desafio de fortalecer o portfólio de produtos e colocar a marca cada vez mais próxima do consumidor.

 

DIA DAS CRIANÇAS LEADER

Para o Dia das Crianças, a Artplan criou uma campanha bem divertida para divulgar os produtos da Leader. A ação é focada em desenho animado e traz imagens muito coloridas do grafiteiro Toz, que desenvolveu um personagem com a cara da garotada — o monstrinho-ameba Shimu, um bichinho brincalhão, alegre e infantil. O filme de 30 segundos, produzido pela O2 Filmes, está no ar e mostra crianças com latas de spray e tintas pintando muros. Os desenhos ganham vida e interagem com os pequenos ao longo do comercial. Além do filme, também foram desenvolvidos anúncios em mídia impressa e catálogos que podem ser encontrados nas lojas. As lojas estão todas ambientadas com a identidade da campanha e contam ainda com vitrines especiais para a data.

 

A VOLTADOS POUPEDIS

Para comemorar o Dia das Crianças, o Sicredi apresenta uma campanha com ações que visam conscientizar os pais sobre a importância de investir para garantir o futuro dos filhos, além de estimular a educação financeira. A influência dos super-heróis na vida de crianças e adultos foi o mote utilizado para trazer de voltaos Poupedis, personagens que representam, desde 2009, apoupança do Sicredi. Desenvolvida pela agência Morya, a campanha apresenta os Poupedis como os guardiões do futuro, os heróis que ensinam a poupar. A veiculação começa com um flight de TV, com apoio de rádio e jornais locais. A comunicação também terá material de merchandising para as unidades de atendimento, mídia externa e ações na web.

 

NOVO SITE DA DOMINO’S

Desde o último dia 29, os fãs brasileiros da pizza mais quentinha do mundo já podem conhecer o novo site da Domino´s Pizza. A Kindle é a agência responsável por este trabalho, que teve como principal desafio mostrar graficamente a tradição da marca fundada em 1960 junto ao espírito jovial de seus consumidores. Os destaques da nova página virtual ficam com a arquitetura de informação e identidade visual. Enquanto o primeiro integra conteúdo e design, tornando a experiência do usuário intuitiva e completa, o segundo explora todo o potencial visual dos produtos e as cores marcantes da Domino´s. Este é o segundo site de administração do Grupo Trigo desenvolvido pela Kindle, que recentemente também lançou o novo endereço virtual da rede Spoleto.

 

MPB FM NO CASA COR RJ

A rádio MPB FM estará presente no Casa Cor Rio deste ano como patrocinadora oficial do evento. A agência de publicidade Loja Comunicação assina o anúncio de divulgação. O Casa Cor Rio acontece entre 03 de outubro e 19 de novembro. Será veiculadaem mídia impressa. Esseé o terceiro ano que a rádio patrocina o evento.

 

AMPLIANDO A EQUIPE COMERCIAL

O escritório da Brasil Mídia Móvel em São Paulo está ampliando sua equipe comercial.  Marcelo Nogueira, profissional de larga experiência no mercado será o novo Gerente de Contas para o atendimento a agências e anunciantes. A empresa abriu seu escritório comercial na capital paulista em maio último, sob a direçãode CarlosAlberto de Oliveira (Carlinhos), profissional com grande experiência no mercado de Mídia Exterior. Agora, Marcelo Nogueira, com atuaçãoem empresas como MBN Comunicações, Publicidade Klimes e Clear Channel, vem reforçar a equipe para dar vazão ao grande número de consultas que a empresa vem recebendo para ações com seu VUC (Veículo Urbano de Carga). O veículo é uma plataforma de mídia que permite a montagem de formatos inéditos e criativos para ações de mídia e promoções exclusivas, ativação de produtos, exposições, performances temáticas, blitz, e tudo o que os criativos das agências de publicidade possam imaginar.

 

REFORÇOS NA CRIAÇÃO

A equipe de criação da Ogilvy & Mather ganha o reforço de cinco novos profissionais: André Mezzomo, Diego Maciel Barboza, Guilherme Possobon, Luis Gatti e Rodrigo Nakaza, todos assistentes de arte. André veio da Escala (RS) e trabalhou com contas como Grendene, Unimed Porto Alegre e Coca-Cola Clothing. Já Diego (Aspira) é ex-Moma e também tem passagens pela Ponte Estratégia. Kia Motors, Harley-Davidson e Sherwin-Williams estão entre as marcas para as quais criou. Guilherme estava na DCS e trabalhou com Lojas Renner, Tramontina e Azaléia. Luis, por sua vez é ex-Publicis e criou para Sanofi – Aventis e Telecine. Rodrigo, que estava na Y&R, tem experiência com as marcas Colgate, LG, Goodyear e Danone.

 

CAMPANHA GLOBAL DO ECOSPORT

O EcoSport é um carro que inaugurou um segmento quando foi lançado no Brasil. Sucesso que hoje está sendo exportado para o mundo inteiro. Para isso, a Ford anuncia uma campanha global focada no espírito de aventura proporcionado pelo EcoSport, um carro que permite desbravar novos territórios, capaz de abrir possibilidades para o consumidor onde quer que ele esteja.A novacampanha vai abranger os mercados da América Latina, Ásia, Oceania e, futuramente, Europa. A ação começou com um trabalho de pré-lançamento planejado e executado em conjunto pelas equipes da JWT, Aktuell, Wunderman e Burson-Marsteller. Tudo pensado desde a primeira aparição do carro em abril deste ano em Beijing, culminando na ação ‘Fronteiras EcoSport’, que contou com a participação de celebridades. Os participantes toparam o desafio da Ford e cruzaram o País em busca das melhores respostas para a pergunta “Como o Novo EcoSport faz você ir mais longe?” Seguindo o conceito “What Boundaries?”, a campanha teve liderança de Fábio Brandão (diretor de criação para América Latina) e Doug James (diretor de criação para Ásia), sob a supervisão de Toby Barlow, CCO do Team Detroit. A equipe de criação teve a participação de profissionais vindos de diferentes partes do mundo: Brasil, Argentina, Austrália, China, França, Estados Unidos e Cingapura. “Nosso desafio foi criar uma campanha Global que respeitasse as diferenças de cada região. Enquanto no Brasil trata-se de um carro conhecido e desejado, na Austrália ou India é o lançamento de um novo produto. Normalmente, esse tipo de ação Global tende a um resultado genérico pela necessidade em agradar mercados tão diferentes. Neste caso, conseguimos uma ideia que é global, mas que permitia execuções voltadas aos consumidores de cada mercado”, comenta Fábio Brandão, Diretor de Criação da JWT.

Link para o filme: http://www.youtube.com/watch?v=u_oYal7tkYs

 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Dia 1º, Edson Ricardo, Jaime Peixoto-Cult Comunicação, Joceana Carvalho, Rani Vieira, Silvio Rodrigo Silveira-Folha de São Paulo, Vera Neyde Bezerra; dia 2, Alessandra Pereira, Bruna Guise, Bruno Almeida, Leonardo Freitas-Fluxo Mídia, Márcia Loyola-Propeg; dia 3, Benedito Pereira daSilva, Carlos Robertoda Silva Santos, Daniel Jordão-Caixa Seguros, Ednaldo Magalhães,Ewerton Machadoda Silva Ferreira-Rede Record, Felipe Campos,João JoséForni, José Donizetti de Melo-Secom, Márcia Goulart-Leo Burnett; dia 4, Andréia Lima, Cláudio Leite, Eva Figueiredo-Idéia3 Comunicação, Fátima Rodolpho, Ketuly Bernadi Leite, Marcelle Melasso; dia 5, Jane Colaquises, Kleber Valadão-KCV Publicidade, Marcelo Piano-Look Painéis Indoor, Danilo Passos-AllChannel; dia 6, Carla Guimarães-BB, Suelene de Fátima Rodrigues Neves; dia 7, Cristina Gutemberg-Nova SB,  Marcella Cunha, Renato Luiz Naegele, Tânia Neiva Rizzo Rubim-Secom.

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