Home » Coluna Pedro Abelha
DestaqueSata

Coluna Pedro Abelha

IDEIA 3 CONQUISTA SATA

A Ideia 3 conquista a conta da SATA, primeira companhia aérea de Portugal, que acaba de anunciar voo direto e semanal de Salvador para Lisboa sem escala, em homenagem ao dia mundial do turismo. A Ideia 3 já havia realizado anteriormente trabalhos para o segmento de aviação, com destaque para memoráveis campanhas realizadas na década de 90 para a Nordeste Linhas Aéreas. A primeira criação da agência para a SATA é a campanha sobre o novo destino da companhia. Um anúncio já está sendo veiculado na mídia impressa e em breve será colado um outdoors; as peças  tem como cenário o céu e origamis em forma de pássaros que voam de uma pessoa a outra, reforçando o novo voo sem escalas que vai facilitar a viagem entre os dois destinos.

 

ROTEIRO ABD

A Brasil Mídia Móvel, a partir do próximo dia 15, colocará à disposição do mercado publicitário seu Roteiro ABD, incluindo rotas e caminhos para a utilização de seu VUC. Através desses roteiros pré concebidos, anunciantes e agências de publicidade poderão programar a exposição de suas marcas e produtos nos maiores geradoresde fluxode pessoas na região que compreende as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, no Grande ABCem torno da Capitalpaulista. Os roteiros incluem as principais Avenidas, Shoppings Centers, Supermercados e Hipermercados, Centros Comerciais, Universidades, Bancos, Prefeituras e Parques. O veículo oferecido pela BMM garante que a mensagem desejada do anunciante chegue efetivamente ao seu destino, junto ao público que se deseja impactar, em locais onde as formas de mídia tradicionais não chegam. Além disso, o anunciante tem em mãos uma ferramenta que une a Mídia OOH ao Marketing Promocional, combinando movimento e interatividade. O roteiro ABD oferecido pela BMM compreende o máximo de 4 anunciantes por veículo (sem choque de concorrência), com veiculação nos horários de maiorfluxo depedestres e veículos, pelo período de sete dias.

 

WHAT’S MONEY?

O que é dinheiro para você? Saída para muitos problemas ou motivo para vários? Ele pode melhorar a qualidade de vida das pessoas ou acabar com ela. Pode comprar uma boa casa, mas talvez nunca um lar de verdade. Pode colocar qualquer um no controle ou controlar aquele que o possui. Afinal, o que ele representa? Reflexão é a proposta da nova ação de comunicação do  HSBC que mostra a importância de fazer a gestão de patrimônio para ter um futuro com mais opções. Para transmitir a mensagem, a JWT criou um filme online, disponível no brandchannel do HSBC, e o aplicativo para Facebook “What’s Money?”. Para utilizá-lo, basta acessar o link www.oqueedinheiro.com.br e entrar com os dados da rede social. A partir de então, o aplicativo exibe o mesmo filme, só que numa versão editada, com uma narração personalizada, permitindo uma reflexão direta ao usuário sobre o que o dinheiro representa em sua vida. A ação inclui ainda anúncios de mídia impressa e digital. O filme pode ser visto no brandchannel do HSBC: http://www.youtube.com/hsbcbrasil?wt.ac=HBBR_MSYT.

 

ROCK’N’COOK

 Uma nova linha de produtos voltada ao público jovem foi lançada pela Tramontina. Com foco no público que gosta de música, prepara suas refeições e não abre mão da qualidade e facilidade no dia a dia, a linha Rock ‘n’ Cook tem seu conceito voltado no Rock. Para divulgar a novidade, a DCS criou a campanha, que começa a ser veiculada nas principais revistas dos segmentos jovem e musical do país. As peças publicitárias têm como conceito “O rock mistura os instrumentos. A culinária mistura os ingredientes. E a Tramontina misturou tudo”. A Rock ‘n’ Cook apresenta peças estampadas que trazem elementos como microfones, guitarras, fitas k7, discos de vinil e ícones dos comandos play, stop e pause.  Os produtos incluem também peças em forma de instrumentos musicais e um kit que tem como embalagem uma mochila que reproduz um amplificador.

 

CIRCO

Com o tema Circo, a campanha criada pela Ideia 3 para a promoção do mês das crianças do Shopping Iguatemi de Salvador, em parceria com o Marcos Frota Circo Show, já está sendo veiculada desde o dia 01 deste mês e segue até 31 de Outubro. Para este job, a Ideia 3 criou um spot e peças de mall, como estola, totem, fachada e backlight, que, retrata o circo através de cores alegres e vibrantes e apresenta o artista Marcos Frota caracterizado de personagens circenses. A campanha está sendo veicula dentro do shopping, em mídia impressa e nas rádios. A mecânica da promoção consiste na troca de ingressos: cada R$300 reaisem compras no Shopping Iguatemidá direito a um ingresso infantil para assistir ao espetáculo do Marcos Frota Circo Show. A troca será feita por um vale convite que poderá ser trocado por um ingresso em uma bilheteria exclusiva do Iguatemi.

11:21 CRIA PARA ZINZANE

A Zinzane, rede “fast fashion” feminina com 80 lojasem todo o Brasil, a maior parte em shoppings, decidiu investir em comunicação e chamou a 11:21, que já criou e produziu o primeiro filme de 30″ para a marca. O comercial terá veiculação nacional em TV e cinemas. A campanha conta com a modelo Stephanie Oliveira (filha do ex-jogador Bebeto) como atriz principal em um comercial de estilo humor-chic. O filme se passa na casa da personagem de Stephanie, que está no telefone com uma amiga dizendo que o namorado quer voltar, mas ela não quer mais nada com ele, está decidida e quer “sair só com as meninas”. Outras duas amigas que já estão com ela não sabem ainda com que roupa vão. Eis que toca a campainha e é o tal ex-namorado, com uma rosa na mão e um presente da Zinzane na outra. Ela sorri, faz charme para ele e parece até que ela sucumbiu ao bonitão. Mas ela pega a sacola da Zinzane, agradece e bate a porta, deixando ele com a rosa na mão e a cara de bobo. Ela ainda fala para as meninas: “agora eu já tenho o que vestir”. O conceito da campanha encerra o comercial: “Zinzane. Você só paga o preço de ficar linda”. A criação é de Gustavo Bastos, Renata Birman e Leandro Barbosa com direção de criação de Gustavo, produção da diretoria cinematográfica e direção de cena de Líbero Saporetti.

 

QUER SABER?

Para promover o acesso a seu acervo, com 137 anos de história, o Estadão lança campanha que destaca os acontecimentos do país no período. A ação, que contempla filme, anúncios para jornal e spot de rádio, tem a assinatura “Quer saber desde 1875? Estadão Acervo”, que dá continuidade ao posicionamento “Quer Saber? Estadão”, lançado em março deste ano. O filme “Memórias” apresenta uma linha do tempo que surge na tela com a data de partida em 1875 enquanto um tic tac de relógios é ouvido de maneira compassada ao fundo, aludindo a um metrônomo. Fatos marcantes aparecem junto às figuras que moldaram nossa história como a conhecemos hoje, entre eles a morte de Getúlio, o nascimento de Pelé e a derrota da inflação após a posse do ex-presidente Fernando HenriqueCardoso. Por fim, surge a imagem de Dilma Rousseff, representando a primeira mulher a conquistar a Presidência da República. O Acervo está no ar desde maio deste ano e mesmo quem não é assinante pode acessar parte do conteúdo, através da visualização de até 40 páginas por mês. O filme terá veiculação na TV aberta e fechada. Para assistir ao filme, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=-aoCT9hCQ4k .

 

REVISTA PLAENGE PREMIUM

A construtora Plaenge está trazendo seu conhecimento para o mercado de comunicação curitibano. A empresa paranaense lança em outubro sua primeira revista institucional na capital do Estado. O coordenador de marketing da empresa, Augusto Oliveira, comenta a iniciativa. “A revistaPlaenge Premium busca estabelecer um novo canal de comunicação e relacionamento com os nossos clientes, amigos e parceiros. A publicação é o resultado de todo o cuidado e seriedade com que nos dedicamos em cada projeto que realizamos. Com o objetivo de atender ao gosto apurado de nosso público, abordaremos temas como arte, cultura, gastronomia, turismo, moda, saúde e comportamento”, afirma. Para a primeira edição,a revistatraz uma interessante matéria sobre o artista plástico curitibano Poty Lazzarotto e mais informações sobre o Ipanema, o lançamento da Plaenge no Chile.

 

DELANIL 500M²

A MMS Comunicação Integrada desenvolveu uma estratégia de marketing inusitada para a Tintas Iquine, entre os dias2 a6 de outubro na Ficons, maior evento voltado para a construção civil do Norte e Nordeste, que aconteceu no Cecon. O desenvolvimento artístico foi o ponto principal da ação. Para divulgar o novo produto da Iquine, Delanil 500m²,  a MMS  Comunicação criou uma ação inspirada no layout da campanha, convidando o artista plástico, Manoel Quitério, para transformar uma maquete de madeira do número 500 em uma verdadeira obra de arte. A ação  desenvolvida durante o horário de visitação dos três dias na Ficons, resultou em uma obra na qual as cores do folclore brasileiro e das festas populares da nossa região estavam retratados com estilo e bom gosto. As pessoas que visitaram o estande da Iquine, preencheram um cupom e concorreram a obra de arte. Foram selecionados três sorteados que levaram, cada um, uma parte do numeral para a casa.

 

EXPERIENCE PRODUCT

A agência Dmagrella criou ação especial para a marca L’Oréal, promovendo a linha Elseve Óleo Extraordinário, produto com ingredientes ativos que fornece aos cabelos nutrição, maciez e brilho fascinantes, com um simples gesto. Para promover o produto, a Dmagrella optou pela Brasil Mídia Móvel em uma ação de “Experience Product”, montando um verdadeiro Hair Studio no Baú do veículo, onde Cabeleireiras demonstravam o produto para potenciais clientes. A iniciativa reforçou as ações desenvolvidas com o mesmo produto nos pontos de venda. O caminhão da Brasil Mídia Móvel esteve presente em pontos de grande concentração de pessoas nos municípios de São Paulo, Alphaville, Santo André, São Bernardo do Campo e Ribeirão Pires.

MUTATO

Eduardo Camargo e Andre Passamani anunciam o lançamento da Mutato, empresa de Branded Content e Social Engagement. Ambos deixaram a Colmeia no início de 2012 e agora contam com a sociedade do Grupo JWT na nova agência. “Desde 2007, como sócios da Colmeia, sempre estivemos atentos e focados no impacto da comunicação digital na vida das pessoas. Seja produzindo conteúdo em formatos inovadores ou desenvolvendo experimentos tecnológicos, nossos projetos sempre dialogaram com a audiência por meio de redes sociais. Google e Coca-Cola, nossos dois primeiros clientes fixos, são dois anunciantes com altíssimos níveis de exigência criativa e de entrega, o que automaticamente eleva a barra de qualidade da agência e a mantem alta desde o nosso nascimento”, esclarece Eduardo Camargo, CEO da Mutato. A Mutato planeja, cria e realiza entretenimento, utilidade e conteúdo de marca a partir do digital para qualquer mídia. Andre Passamani, COO da empresa, explica a proposta da Mutato (do latim, “mudança”). “Nossa nova empresa é pós-digital, nasce pronta para realizar projetos para qualquer contexto, mídia ou plataforma. Internet, mobile, games, música, eventos, instalações, TV e cinema. Ao mesmo tempo, somos ágeis e unimos especialidades diferentes para garantir a adaptação e evolução constante como método”, complementa. A Mutato é uma empresa independente do ponto de vista criativo e operacional, preparada para atender demandas dentro e fora do grupo. Segundo Stefano Zunino, Chairman do Grupo JWT no Brasil, a ideia de investir num novo modelo de negócio vinha sendo estudada desde o ano passado, sendo consolidada pela confiança e admiração no volume e na qualidade de entrega da dupla. “Estamos olhando para o futuro da comunicação e ele começa aqui, com uma empresa que nasce criando e entregando relevância cultural, além de engajamento social para as marcas”, afirma Zunino.

 

ESPORTE SEM LIMITES

Está no ar a série “Esporte Sem Limites”, iniciativa de responsabilidade social criada pela Netshoes para divulgação e engajamento no movimento #EsporteSemLimites, pioneiro no incentivo do esporte adaptado no Brasil. Produzido pela Crash Filmes com criação da WoodycomRossetto, a campanha digital é composta por sete mini documentários que serão lançados durante o mês de outubro. Com sete filmes dirigidos por Gabriel Matarazzo, da Crash Filmes, a série apresenta personagens reais e histórias únicas de superação e conquista de pessoas que desafiaram e ultrapassaram seus próprios limites através da prática esportiva. O casting é composto por pessoas comuns e atletas da ADD e ACIDE, entidades apoiadas pela Netshoes, e foi escolhido pelo próprio diretor em visitas às associações para deficientes. “Entre tantas histórias emocionantes, tivemos de elencar apenas algumas para as gravações. Todas estas pessoas são vencedoras sem limites, contam momentos especiais de suas vidas, o que as motiva a praticar esporte todos os dias e como o esporte mudou suas vidas. Mais do que vencedoras, são verdadeiros heróis”, resume Gabriel Matarazzo. O primeiro filme foi ao ar no dia 1º de outubro e pode ser visto no hotsite da Netshoes (http://www.netshoes.com.br/especial/esportesemlimites) e nas redes sociais da marca: Twitter, Facebook e Youtube.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Dia 08, Fernanda Requenada Nóbrega-Jornal O Globo, Jean Marcel, Priscila Junqueira, Rachel Patta Melão-EBC; dia 09, Acyr Simão, Gui Pacheco-Agnelo Pacheco, Janaina Magalhães, Paulo SérgioVilela Santos-Marssoti Associados, Waldir Diniz, Wilson Borgesde Sousa; dia 10, Almir Sales-Casablanca, Mª Beatriz Cunha, Luís Carlos Pauletto, Luís Fernando Castilho Lavoyer, Rosanne Cotrim, Rita Cintra; dia 11, Dalva Marília Ferreira-Nova SB; dia 12, Pedro Werta, Arnaldo Valle, Rani Ribeiro; dia 13, Adriana Matos, Alexandre Evaristo, Ildeu Borges-Brasil Telecom, Jucileia Carvalho-Fluxo Mídia, Luciana Mir-FTPI, Patrícia Marinho-NewCast, Ruberval Monteiro, Sancler Ribeiro, Tatiana Bueno Ananias de Almeida-BB, Vladimir Machado Moreira-BB, dia 14, Adalberto Fiore, Ana Célia da Silva Souza, Jaime Recena-Administração do Lago Norte, Luciana Miranda, Pedro Ayres, SérgioVancini-McCann Erickson.

email: pedroabelha@terra.com.br

Deixe uma resposta